You are on page 1of 15

Universidade Federal de Gois

Uma Anlise da Durao sobre a Memria de Curto Prazo

Daura C.P. Carvalho Dbora F. Castro Katrine S. Silva Rayne S. Marques

Jata
2011

Resumo A capacidade que o ser humano possui de guardar dados e lembrar ou esquecer-se dos mesmos, fez surgir necessidade de estudar e conceituar o mecanismo que possibilita este processo. Ou seja, a memria. Ebbinghaus em 1885 foi dos primeiros tericos a conceituar a memria e como acontece o processo de esquecimento com A Curva Hipottica de Esquecimento que ainda hoje utilizada como referencia nos estudos da memorizao e do processo de esquecimento e recordao. Este trabalho utiliza-se dos estudos de Ebbinghaus como contribuio para observar estatisticamente a relao entre a o conceito de memria de curto prazo e a relao lembrana e o esqucimento no intervalo de tempo em segundos Palavras chaves: Memria de curto prazo, Intervalo de reteno e esquecimento.

Ebbinghaus teve grande importncia em relao as suas teorias sobre memria, foi um dos primeiros a escrever sobre o assunto. Uma das mais importantes foi A Curva Hipottica de Esquecimento no qual ele dizia que h um declnio na memria aps a primeira recordao perfeita de uma lista, e depois com uma diminuio da taxa de esquecimento at o ponto em que elas j no so mais esquecidas (Ebbinghaus, 1885 apud Pergher & Stein, 2003). Os estudos de Ebbinghaus favoreceram para que novos estudos e novas teorias surgissem ao longo do tempo como, por exemplo, a Teoria da Deteriorao, que diz que com a passagem do tempo as memrias se enfraquecem levando at o esquecimento por completo; Teoria da Interferncia no qual prega que a informao esquecida por haver influncia de uma memria sobre a outra podendo ser chamada de efeito da primazia (que lembrar as primeiras palavras de uma lista), ou recncia (que lembrar as ltimas palavras da lista). Enfim vrios estudos abordando o mesmo assunto, que a memria. (Pergher & Stein, 2003) A memria pode ser descrita da seguinte maneira:
Segundo a perspectiva estrutural, a memria seria constituda por vrios sistemas responsveis pelo armazenamento e reteno da informao quer a curto prazo quer a longo prazo. Segundo a perspectiva processual, a informao daria entrada na memria (aquisio), permanecia l durante um certo tempo (reteno) e por fim seria usada ou recordada (recordao). (Pinto, 2001).

Segundo Edwards (1979), memria de curto prazo (MPC) a capacidade de recordao ou reteno em que o material permanece acessvel por um perodo curto de tempo. Ela pode ser subdividida em trs momentos: perodo de memria imediata, fluente e unidade solitria. A memria imediata a recordao exata de um material exposto, esta pode variar a quantidade de itens acertados de 5 a 9. A memria fluente a recordao exata do inverso do material exposto. E a ltima que a unidade solitria uma atividade que impede a reteno da memorizao do material aprendido. Memria de Curto Prazo : A capacidade de recordao de um aprendiz humano imediatamente aps a apresentao de uma sequncia verbal geralmente limitada de 5 a 9 itens, chamada de amplitude da memria imediata. (Jacobs, 1887; Miller, 1956 apud Catania, 1999 p.344). Uma das variveis possveis para interferir na MPC o intervalo de reteno. Reteno : persistncia da aprendizagem depois da prtica ter cessado. (Edwards, 1977 p. 211). Segundo Edwards (1977), h duas maneiras de medir a reteno, podendo ser atravs da recordao ou do reconhecimento. A recordao esta em apresentar de forma correta o material retido com poucas pistas, esta precisa de um grau de boa aprendizagem. J o reconhecimento esta na escolha correta do material apresentado. Os conceitos de memria surgem como uma rea de grande interesse de estudo relacionando aprendizagem, leitura, ateno, enfim a capacidade de memorizao e uma srie de curiosidades que leva o ser humano a pensar de como ocorrem esses processos e do que lembrado. Frente importncia da memorizao este trabalho visa verificao em relao memria de curto prazo frente ao tempo decorrido, ou seja, a capacidade que o sujeito tem de recordar com a passagem do tempo em segundos, e tambm verificar se o tipo de vocbulo juntamente com sua ordem influncia na memorizao ou se isso prevalece sob o tempo.

Para verificao ser aplicado um teste com trs pessoas contendo um pacote com quatro listas de palavras concretas. Os resultados obtidos sero analisados apontando a relao entre a memria de curto prazo e intervalo de reteno.

Mtodos
Participante Participaram-se da pesquisa trs pessoas com idade entre 20 e 36 anos. Dois deles com nvel de alfabetizao do ensino superior incompleto e um com ensino superior completo. Todos foram capazes de recordar palavras da lista. Foram selecionados aletoriamente, um dos participantes, no caso, o segundo participante apresentava um nvel de memorizao j efetivado antes do procedimento. A pesquisa foi realiza em uma sala de aula com luz artificial, paredes claras, sem muitos objetos significativos contendo apenas mesa, cadeiras e quadro. Materiais Os materiais utilizados foram: um pacote com quatro listas de palavras, cada uma contendo vinte palavras, e um cronmetro. Cada pacote de lista possua uma ordem entre os vocbulos, sem mudana de palavras. A cada entrega de uma lista havia um tempo relacionado para a aplicao. Procedimento. O procedimento ocorrido foi de apenas uma fase, um pesquisador controlava o tempo e entregava listas, o outro ficava observando todos os fatos e comportamentos do indivduo e do local.

Para realizao do teste visando a verificar a relao entre o intervalo de reteno e a memria de curto prazo, foram selecionadas oitenta palavras concretas, sendo 20 monosslabas, 20 disslabas, 20 trisslabas e 20 polisslabas. Estas palavras foram distribudas igualmente em quatro listas, essas quatro listas compe um pacote. O teste aconteceu da seguinte maneira, a primeira lista foi entregue ao sujeito que permaneceu com ela por 1 minuto com um intervalo de 30 segundos foi feita a interrogativa de quais palavras se encontrava na lista. Aps 3 minutos de intervalo da interrogativa foi entregue a segunda lista e novamente o tempo de permanncia do sujeito com a lista foi de 1 minuto, sendo que a interrogativa aconteceu depois de 90 segundos. E novamente aconteceu um intervalo de 3 minutos para a entregada da terceira lista que tambm permaneceu no poder do sujeito por um minuto e o intervalo de tempo para a interrogativa foi de 180 segundos. Passados mais trs minutos da interrogativa foi lhe entregue a quarta e ltima lista, permanecendo com ela por mais 1 minuto e a interrogativa acontecendo aps um intervalo de tempo de 210 segundos. Ressaltando que o intervalo entre a entrega de uma lista e outra o tempo foi constante, ou seja, de trs minutos, como tambm o tempo de permencia da lista no alcance do sujeito.

Resultados
Conforme a figura 1, o primeiro participante teve num intervalo de 30 segundos obteve 45% de acerto. No intervalo de 90 segundos obteve 55% de recordao, em 180 segundos 30% de palavras recordadas e por fim de 210 segundos 30% de acerto entre as palavras. Observando a figura 4, o mesmo teve um desempenho em relao ao tipo de vocbulo da seguinte maneira: monosslaba com 60% de recordao, disslaba com 25%, trisslaba com 15% e polisslaba com 40% de acerto.

Comparativo da Porcentagem de Acertos com o Tempo


100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

Porcentagem de Acertos

55% 45% 30% 30% Participante 1

30

90

180

210

Tempo em Segundos

Figura 1: Porcentagem de acertos do primeiro participante em relao ao tempo.

Relao entre o Tipo de Vocbulo entre a Porcentagem de Palavras Acertadas


100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

Porcentagem de Acertos

60% 40% 25% 15% Participante 1

Monosslaba

Disslaba

Trisslaba

Polisslaba

Tipo de Vocbulo Figura 4: A porcentagem de acertos do primeiro participante sob o tipo de vocbulo referente sua organizao sequencial. O segundo participante, se encontrava diante de um estudo, ou seja, um esquema de memorizao antecedente ao procedimento ocorrido ao teste. Com um intervalo de 30 segundos sua recordao fora de 20% de acerto, em 90 segundos 35%, em 180 45%, e em 210 segundos 35%. Conforme na figura 5, seu desempenho em relao ao tipo de vocbulo respectivamente em sua ordem foi de trisslabas 55% de acerto, monosslaba com 45% de acerto, polisslaba com 25%, e disslaba com 15% recordao.

Comparativo da Porcentagem de Acertos com o Tempo


100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

Porcentagem de Acertos

45% 35% 20% 35% Participante 2

30

90

180

210

Tempo em Segundos

Figura 2: Porcentagem de acertos do segundo participante em relao ao tempo.

Relao entre o Tipo de Vocbulo entre a Porcentagem de Palavras Acertadas


100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

Porcentagem de Acertos

55% 45% 25% 15% Participante 2

Trisslaba

Monosslaba

Polisslaba

Disslaba

Tipo de Vocbulo Figura 5: A porcentagem de acertos do segundo participante sob o tipo de vocbulo referente sua organizao sequencial. O terceiro e ltimo participante em relao ao tempo exposto na figura 3 obteve com 30 segundos uma margem de 20% de lembrana. Com 90 segundos 40%, com 180 segundos 35 % e por fim de 210 segundos com 25% de lembrana. Sua execuo em

relao ao vocbulo conforme a figura 6 fora de: polisslaba 60% recordao, trisslaba com 30%, disslaba com 15%, e finalmente monosslaba com 25%.

Comparativo da Porcentagem de Acertos com o Tempo


100%

Porcentagem de Acertos

80% 60% 40% 40% 20% 20% 0% 30 90 180 210 35% 25% Participante 3

Tempo em Segundos

Figura 3: Porcentagem de acertos do terceiro participante em relao ao tempo.

Relao entre o Tipo de Vocbulo entre a Porcentagem de Palavras Acertadas


100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

Porcentagem de Acertos

60%

30% 15%

25%

Participante 3

Polisslaba

Trisslaba

Disslaba

Monosslaba

Tipo de Vocbulo

Figura 6: A porcentagem de acertos do terceiro participante sob o tipo de vocbulo referente sua organizao sequencial.

Ao final da experincia somaram-se os trs pacotes, e fora observado que monosslabas possuam 43% de acerto, disslabas com 18,3%, trisslabas com 33,3%, e polisslaba com 41,6% de acerto, onde os resultados so apresentados na figura 7.

Somao Total da Porcentagem em Relao ao Tipo de Vocbulo


100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

Porcentagem Total

43.0% 33.3% 18.3%

41.6%

Porcentagem de Acertos em relao aos trs Pacotes

Monosslaba

Disslaba

Trisslaba

Polisslaba

Tipo de Vocbulo

Figura 7: Porcentagem total de acertos sob o tipo de vocbulo.

Discusso Os resultados deste estudo mostra que com o decorrer do tempo h um pequeno decaimento na memorizao das palavras, exceto aps a reorganizao do vocbulo que se mostrava a partir dos 90 segundos e assim ocorria o decaimento da lembrana. De acordo com a literatura, mais especificamente na curva de Ebbinghaus ele mostra esse decaimento da memria. Porm como pode-se observar com a reorganizao dos vocbulos este prevaleceu sobre o tempo, dando oportunidade para novos estudos. Conforme a teoria de primazia as palavras mais recordas era de fato em grande maioria as primeiras das listas a serem lembradas, porm na recncia (que lembrar-se das ltimas palavras da lista), no teve uma nfase relevante em relao com a reorganizao, pois devido ao dado de que palavras monosslabas e polisslabas so facilmente lembradas e sendo assim estando entre as primeiras e as ltimas seriam mais recordadas. Quando elas estavam aleatoriamente organizadas houve interferncias nos resultados. Em contrapartida com a literatura encontra-se neste trabalho que somente o tempo no foi o suficiente para determinar o decaimento de recordao das palavras. Sendo assim outras influncias como tipo de organizao da lista, bem como tambm o tipo de palavra juntamente com o tipo de vocbulo. Em exceo do segundo participante, seus resultados foram de forma relativamente constante por haver um nvel de memorizao antes do procedimento que no caso tambm interferiu em seus dados e que por isso no houve um decaimento significativo.

Concluindo, foi observado nos dados obtidos que palavras monosslabas e polisslabas so mais recordadas independentemente da organizao da lista. Com o passar do tempo, exceto o primeiro tempo aps a reorganizao, mostra assim como a literatura que h uma diminuio da memria. E dando uma nfase no tipo de vocbulo, pois este interferiu significativamente na memria.

Referncias
Oliveira, A.A. (org.) (2007). Memria: Cognio e comportamento. (1a ed.). So Paulo, SP: Casa do Psicolgo. Pinto, A.C (2001). Memria, Cognio e Educao: Implicaes Mtuas. Disponvel em: http://www.fpce.up.pt/docentes/acpinto/artigos/16_memoria_e_educacao.pdf. Acesso: 16/09/2011. Moreira, E.A. (2007). Memria de Trabalho e Ateno dividida: Um Estudo de Processamento de Frases. Disponvel em: http://www.webposgrad.propp.ufu.br/ppg/producao_anexos/014_Dissertacao%20E duardo%20Antonio%20Moreira%20-%20Divulgacao.pdf. Acesso: 17/09/2011 Rocha, P.B. (2007). A Relao da Memria de Trabalho e da Memria de Longo Prazo no Processamento de Itens Referenciais na Leitura de Textos Escritos. Disponvel em: http://www.bdtd.ufu.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2058. Acesso: 17/09/2011 Barbosa, F.F. (2007). Estampa Temporal na Memria de Reconhecimento em Estudantes Universitrios. Disponvel em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=& co_obra=92412. Acesso: 16/09/2011 Pergher, G.K & Stein, L.M. (2003). Compreendendo o esquecimento: Teorias Clssicas e seus Fundamentos Experimentais. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010365642003000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso: 29/ 09/ 2011 Edwards, D.C. (1977). Manual de Psicologia Geral. (1a ed.). So Paulo, SP: Cultrix. Catania, A.C. (1999). Aprendizagem: Comportamento, Linguagem e Cognio. (4a ed.). So Paulo, SP: Artmerd.

Anexos

You might also like