You are on page 1of 21

BuscaLegis.ccj.ufsc.

Br

ICMS Ecolgico - Aspectos Pontuais - Legislao Comparada.

derson Pires *

"Ecologia e economia so dois conceitos, um formado pelos radicais oikos e logos, enquanto que o outro constitudo pelos radicais oikos e nomos. Ambos tratam da casa (oikos). Sobre uma casa deixa-se informar, observar. Sobre a outra trata-se de analisar as regras e inter-relaes a que est submetida introduzindo-lhe as leis que so capazes de traduzir seu comportamento. A casa reconhecida pela razo a casa da natureza, a outra casa por outro lado relaciona-se puramente com o homem, o qual inserido nela necessita de regras e normas, a fim de obter, com o mnimo de dispndio, o mximo de utilidade. O conceito de economia reporta-se a uma vida parcimoniosa do homem, enquanto que o conceito de ecologia abrange uma teoria ou conhecimento do ser vivo com a sua casa natureza. Nesta perspectiva, a anlise inter-relacionada de ambos os conceitos esconde uma certa oposio, uma vez que um toma unicamente o homem e suas regras, normas e necessidades para anlise, enquanto que o outro conceito toma todos os seres vivos, no meio dos quais o homem apenas um deles a se relacionar com a natureza" (Helmut Blbaum, apud DERANI, 1997: 70).

Esta proposital transcrio, que faz um contraponto entre os conceitos de economia e ecologia, traduz o que ao longo da histria, dentro de uma perspectiva conceitual e prtica, observa-se acerca do desenvolvimento econmico e ambiental.

Economia e Ecologia historicamente sempre foram representadas por linhas paralelas, no apresentando ponto de interseco. O Direito Ambiental, por sua vez, veio aproximar as relaes entre as cincias, passando a ser um ponto de convergncia e disciplina, na busca do desenvolvimento sustentvel.

Por outro lado, aliadas ao Direito Ambiental, inmeras aes humanas criativas cumprem e bem este papel de aproximao. Exemplo claro o chamado ICMS ecolgico, idealizado como alternativa para estimular aes ambientais no mbito das municipalidades, ao mesmo tempo em

que possibilita o incremento de suas receitas tributrias, com base em critrios de preservao ambiental e de melhoria da qualidade de vida, afastando o argumento, h muito enraizado em administraes municipais e divulgado como justificativa para aprovao de leis flagrantemente atentatrias ao meio ambiente, de que o crescimento, a gerao de empregos e o aumento das receitas dependem nica e exclusivamente do incentivo a atividades industriais que em si caracterizam-se como potencialmente poluidoras.

Estados como Paran, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, So Paulo, Rondnia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul j colhem os frutos do ICMS Ecolgico ou possuem legislao j em vigor. Santa Catarina, por sua vez, ainda no foi contemplada com a nova forma de distribuio de recursos. As propostas legislativas em trmite, algumas delas aparentando timidez em relao aos demais diplomas normativos semelhantes, representam significativo avano no trato das questes ambientais em nosso Estado. Mais do que simplesmente determinar uma melhor repartio de receitas tributrias, o ICMS ecolgico representa uma ao governamental objetiva, na luta por uma melhor qualidade de vida a todos os Catarinenses, com reflexos nacionais e at mesmo internacionais.

Durante a Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, cujos resultados foram consubstanciados na Agenda 21 , por exemplo, foram estabelecidas metas programticas dinmicas e a destinao de recursos financeiros com vistas garantia do desenvolvimento sustentvel, que em muito se assemelham, latu sensu, aos objetivos visados com a instituio do ICMS ecolgico.

L-se na Introduo do texto que compe a Agenda 21:

Para fazer frente aos desafios do meio ambiente e do desenvolvimento, os Estados decidiram estabelecer uma nova parceria mundial. Essa parceria compromete todos os Estados a estabelecer um dilogo permanente e construtivo, inspirado na necessidade de atingir uma economia em nvel mundial mais eficiente e eqitativa, sem perder de vista a interdependncia crescente da comunidade das naes e o fato de que o desenvolvimento sustentvel deve tornar-se um item prioritrio na agenda da comunidade internacional. Reconhece-se que, para que essa nova parceria tenha xito, importante superar os confrontos e promover um clima de cooperao e solidariedade genunos. igualmente importante fortalecer as polticas nacionais e internacionais, bem como a cooperao multinacional, para acomodar-se s novas circunstncias. (Agenda 21 Captulo 2)

Talvez o receio em relao ao desconhecido, a averso a propostas inovadoras, que no raras vezes so causas para a manuteno de sistemas j consolidados, sejam os motivos para a demora na implementao do novo modelo catarinense de repartio de receitas tributrias, entretanto necessrio estabelecer em nvel regional o mesmo dilogo que norteou a edio da Agenda 21, pautado pela solidariedade e cooperao dos municpios mais desenvolvidos em benefcio das comunidades ainda em desenvolvimento.

Municpios sem mananciais de abastecimento de gua ou unidades de conservao, por exemplo, e que se utilizam destes recursos existentes em Municpios vizinhos, devero ser solidrios concordando com o novo critrio e, para manter sua arrecadao em alta, investir em sistemas de tratamento de lixo e esgoto, por exemplo, ou at mesmo manter/financiar unidades de conservao em outras localidades. Essa parceria observa tendncia mundial, e deve ser objeto de previso legislativa, como ocorre na esfera privada onde a manuteno de servides ambientais destinadas a garantir o seqestro de carbono j uma realidade.

As prprias unidades de conservao, alm de viabilizar o ICMS ecolgico, sero fontes de riqueza, pelo que se observa dos estudos que vm sendo realizados sobre a comercializao dessas chamadas servides ambientais, que no transferem a propriedade, mas to-somente os benefcios econmicos, principalmente os decorrentes do seqestro de carbono. As reas continuariam a pertencer aos Municpios, servindo para o enquadramento na lei do ICMS Ecolgico, alm de servirem instituio dessas servides ambientais.

Sobre as servides ambientais e o seqestro de carbono, faremos estudo em separado.

No restam dvidas de que o novo modelo de repartio de receitas representar um grande passo para o reconhecimento nacional e internacional das aes do Estado de Santa Catarina, inclusive com aporte de recursos financeiros no cumprimento das diretrizes traadas na Agenda 21, pois o aumento da qualidade de vida ser conseqncia natural dos investimentos necessrios habilitao dos Municpios aos ditames da norma de regncia. Observe-se, a ttulo de exemplo, as inmeras premiaes obtidas pelo Estado do Paran em razo de sua dedicada ateno s questes ambientais.

Tomando, pois, como norte a legislao do vizinho Estado do Paran e os estudos l desenvolvidos, bem como no Estado de Minas Gerais, que h muito regulamentaram a

distribuio de receitas do ICMS aos municpios com base em critrios de natureza ambiental, social e at mesmo educacional, passa-se a analisar o ICMS ecolgico (como ficou conhecido), que em nosso Estado objeto de 3 projetos de lei ainda em fase de tramitao perante a Assemblia Legislativa .

DISPOSIES CONSTITUCIONAIS:

A Constituio Federal, em seu Artigo 158, VI, determina que 25% do Imposto sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e sobre Prestaes de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicaes ICMS, de competncia Estadual, sejam repassados aos municpios da seguinte forma: dos 25%, no mnimo, distribudos na proporo do valor adicionado fiscal (VAF), disciplinado pela Lei Complementar 63, de 11 de janeiro de 1990, correspondente diferena entre a sada de mercadorias, adicionadas aos servios prestados, e a entrada de mercadorias em seus territrios, observado o ano civil. dos 25% de acordo com o que dispuser a lei estadual

Extrai-se do texto constitucional que 75% da parcela destinada aos municpios encontra critrio de aferio rgido, resultante da participao dos prprios municpios na arrecadao do ICMS. De outro norte, 25% podem ser destinados de acordo com o que dispuser a lei estadual.

No Estado de Santa Catarina esta destinao obedece ao comando normativo constante da Lei n 7.721, de 06 de setembro de 1989, alterada pelas leis 7.816/89 e 8.203/90, distribuindo 85% com base no VAF (Valor Adicionado Fiscal) e 15% em partes iguais a todos os municpios.

Toda a disciplina relativa ao VAF, critrios tcnicos, forma de apurao, prazos para recursos e datas de repasse, encontram disciplina na Lei Complementar 63/90, em atendimento ao comando contido no artigo 161, I da Constituio Federal.

As propostas legislativas que criam o ICMS Ecolgico em Santa Catarina objetivam melhor distribuir a parcela de dos 25% de participao dos municpios na receita do ICMS, com vistas a estimular aes na rea ambiental.

CONCEITO:

Na verdade no se trata de uma nova modalidade de tributo ou uma espcie de ICMS, parecendo mesmo que a denominao imprpria a identificar o seu verdadeiro significado, de vez que no h qualquer vinculao do fato imponvel do ICMS a atividades de cunho ambiental. Da mesma forma, como no poderia deixar de ser, no h vinculao especfica da receita do tributo para financiar atividades ambientais.

No obstante, a expresso j popularizada ICMS ECOLGICO est a indicar uma maior destinao de parcela do ICMS aos municpios em razo de sua adequao a nveis legalmente estabelecidos de preservao ambiental e de melhoria da qualidade de vida, observados os limites constitucionais de distribuio de receitas tributrias e os critrios tcnicos definidos em lei.

FINALIDADE:

A finalidade imediata estabelecida de acordo com as prioridades de cada estado da federao, em nvel ambiental e at mesmo social, estimulando:

aes de Saneamento bsico; a manuteno de sistemas de disposio final de resduos slidos e redes de tratamento de esgoto; a manuteno de mananciais de abastecimento pblico de gua; a criao e manuteno de Unidades de Conservao;

o investimento em educao e sade; atividades agropecurias; incremento de aes fiscais visando o aumento das arrecadaes municipais.

No que respeita finalidade mediata, todas as aes esto voltadas melhoria da qualidade de vida e garantia do desenvolvimento sustentvel.

ESTADO DE MINAS GERAIS:

O Estado de Minas Gerais adota um sistema bastante analtico e diferenciado, abordando um cem nmero de variveis e beneficiando com o repasse inclusive municpios especficos, em razo de sua recente instalao.

O repasse do ICMS com base no VAF (Valor Adicionado Fiscal) subdividido. Alm dos 75% definidos constitucionalmente, outros 4,6% so includos nos clculos ttulo de estmulo ao incremento de arrecadao do prprio ICMS no territrio municipal. Juntamente com os demais critrios, ambientais, sociais (investimentos em educao e sade) e geogrficos, bem como de estmulo/compensao aos municpios produtores e mineradores, iro compor o valor final de repasse. H, ainda, a cota mnima de participao, igual a todos os municpios, na ordem de 5,5%, alm de um estmulo ao aumento de sua prpria arrecadao.

Ponto interessante a ser destacado foi a forma gradativa como foram os percentuais de repasse relativos a cada critrio modificados ao longo de um perodo inicial de adaptao. Houve previso de valores diferenciados para os exerccios de 1997 a 2000, tanto no que concerne s redues quanto majoraes, possibilitando uma anlise dos reflexos sobre as finanas dos municpios.

No que tange ao critrio Meio Ambiente, que o ponto nodal do presente estudo, a legislao estadual estabelece 2 formas de enquadramento dos municpios, para que se beneficiem de maior parcela do ICMS:

Saneamento Ambiental:

Deve o municpio atender a pelo menos um dos seguintes requisitos:

possuir sistema de tratamento ou disposio final de resduos slidos urbanos lixo, que atenda a pelo menos 70% da populao urbana do municpio, com operao licenciada pelo Conselho Estadual de Poltica Ambiental COPAM;

possuir sistema de tratamento de esgotos sanitrios que atenda a pelo menos 50% da populao urbana do municpio, com operao licenciada pelo COPAM.

Unidades de Conservao:

Objetivando compensar os municpios que possuem partes de seus territrios protegidas por unidades de conservao que acarretam restries ao uso do solo e para incentivar a criao, implantao e manuteno de unidades de conservao pelos prprios municpios, so estes tambm beneficiados. Requisitos:

possuir unidades de conservao federais, estaduais ou municipais e inclusive particulares, definidas e lei e cadastradas junto Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel SEMAD, com limites territoriais definidos e com restrio de uso do solo;

possuir reas legalmente enquadradas nas diversas categorias de manejo, com limites territoriais definidos e com restrio de uso do solo, a saber: Estao Ecolgica, Reserva Biolgica, Parque, Reserva Particular do Patrimnio Natural, Floresta Nacional, rea de Proteo Ambiental, rea de Proteo Especial e rea Indgena.

O valor do repasse, limitado ao percentual estabelecido em lei para o critrio Meio Ambiente, ser diretamente proporcional ao nvel de adequao dos municpios aos critrios fixados: 50% com base no Saneamento Ambiental e 50% com base nas unidades de conservao.

A habilitao dos municpios trimestral.

Impende destacar que a previso de repasses com base em inmeros outros critrios, que incluem iniciativas na rea de sade, educao, produo agropecuria, tiveram sensvel importncia para diminuir os impactos decorrentes da novel legislao, haja vista as diferentes realidades municipais.

ESTADO DO PARAN:

Pioneiro na criao do ICMS Ecolgico, que encontra apoio na prpria Constituio Estadual, o Paran, diferentemente do Estado de Minas Gerais, estimula a manuteno de mananciais de abastecimento pblico de gua e unidades de conservao, no observando as aes municipais na rea de sade e educao.

Entretanto, aponta outros critrios de compensao, relacionados tambm populao, produo agropecuria, propriedades rurais, territrio. A participao igualitria de todos os municpios restringe-se a 2%.

Dispe o pargrafo nico do artigo 132 da Constituio do Estado do Paran:

Art. 132 A repartio das receitas tributrias do Estado obedece ao que, a respeito, determina a Constituio Federal.

Pargrafo nico O Estado assegurar, na forma da lei, aos Municpios que tenham parte de seu territrio integrando unidades de conservao ambiental, ou que sejam diretamente influenciadas por elas, ou quelas com mananciais de abastecimento pblico, tratamento especial quanto ao crdito da receita referida no art. 158 pargrafo nico II da Constituio Federal.

Extrados os 5% constitucionalmente assegurados ao critrio ambiental, representados pela existncia de mananciais e unidades de conservao, o restante destinado aos demais itens estabelecidos, visando compensao financeira:

VAF 80% Produo Agro-pecuria 8% Nmero de Habitantes 6% Nmero de Propriedades Rurais 2% rea Territorial 2% Parcela Igualitria 2%

Relativamente ao critrio ambiental, a distribuio dos 5% se dar da seguinte forma:

Mananciais de Abastecimento Pblico de gua:

So contemplados os Municpios que abrigam em seu territrio parte ou o todo de bacias de mananciais para atendimento das sedes urbanas de Municpios vizinhos, com rea na seo de captao de at 1.500 km2, em utilizao na data de 09/12/91 e com aproveitamento normal. Para os futuros aproveitamentos, sero observados outros critrios tcnicos, relativos vazo.

Todos os fatores que possam influenciar na qualidade da gua so tambm determinantes, como, por exemplo, a densidade populacional do entorno. O estimulo ao controle de ocupao tambm, neste caso, observado.

Unidades de Conservao:

Sero contemplados os municpios que possurem em seus territrios:

reas de Proteo Ambiental - Estaes Ecolgicas, Reservas Biolgicas, Parques;

reas de Relevante Interesse, sob domnio pblico - Reservas Florestais, Florestas Nacionais Estaduais e Municipais, reas de Relevante Interesse Ecolgico(RIES), Hortos Florestais, Refgios de Vida Silvestre, Monumentos Naturais;

reas de Relevante Interesse, sob domnio privado - reas de Proteo Ambiental (APAs), reas Especiais e Locais de Interesse Turstico, Refgios de Vida Silvestre, reas de Relevante Interesse Ecolgico (RIES) e Reservas Particulares do Patrimnio Natural.

O percentual de distribuio ficou assim definido:

50% para os municpios com mananciais de abastecimento pblico de gua.

50% para os municpios com unidades de conservao.

Havendo sobreposio de uma rea sobre outra, valer o critrio de maior compensao financeira.

ESTADO DE SANTA CATARINA:

Atualmente existem 3 projetos de lei em fase de tramitao perante a Assemblia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Cuida-se dos projetos de lei ordinria n 82/95, 226/99 e de Lei Complementar n 04/2001.

O projeto de Lei Complementar n 04/2001, aproximando-se do modelo paranaense, abarca o contedo dos outros dois projetos de lei ordinria, estabelecendo critrios graduais de distribuio ao longo dos 3 primeiros anos de vigncia. Ao final, ficariam assim distribudos os valores:

Receita Prpria 6% Populao 2% rea do Municpio 1% Quota Igualitria 9% Saneamento Ambiental 2% Unidades de Conservao/Terras Indgenas 5%

Neste projeto no h previso de estmulo/compensao aos Municpios cuja produo agropecuria acarrete restries ao uso do solo, impedindo a criao de unidades de conservao. Tal previso, contudo, consta do projeto de lei 226/99 e se faz importante, na medida em que a participao igualitria dever ser diminuda.

No mais, todos os projetos apresentam semelhanas quanto finalidade, diferenciando-se no que respeita ao percentual de distribuio dos valores.

Em substitutivo global aos projetos de lei ordinria, houve sensvel alterao nos percentuais de participao, estabelecendo-se um meio termo no que respeita aos critrios de distribuio:

VAF 80% Quota Igualitria 12% ndice Agropecurio 3% Unidades de Conservao 3% Educao Ambiental 1% Arrecadao prpria 1%

H, sem sombra de dvidas, que se discutir e muito os projetos propostos, especialmente sobre a necessidade de um estudo aprofundado das realidades e necessidades regionais, bem como sobre os inevitveis impactos negativos sobre a receita de determinados Municpios.

De se ressaltar, entretanto, que uma das principais necessidades a reduo do percentual de repasse igualitrio hoje existente, para estimular aes voltadas ao enquadramento dos municpios nos novos critrios de distribuio. Sobre este aspecto, merecem aplausos os projetos n 82/95 e 04/2001.

A manuteno ou o aumento do percentual igualitrio um desestmulo a novas aes, pois os Municpios que sobrevivem basicamente desta quota parte, pouco faro para se adequarem, malferindo um dos principais objetivos da nova sistemtica. No Paran, o percentual de participao igualitria de apenas 2%.

No se est aqui incentivando a reduo pura e simples do percentual de repasse igualitrio, mas to-somente alertando para a necessidade de estimular as administraes municipais a se adequarem s novas normas. Casos excepcionais podem ser tratados de forma diferenciada, como fez o Estado de Minas Gerais, estabelecendo percentual de repasse especfico para novos Municpios.

De outro norte, a distribuio de receitas com base em critrios populacionais, de territrio e de arrecadao tendem nitidamente a valorizar os maiores municpios, j beneficiados com maior repasse em termos de Valor Adicionado Fiscal VAF, que reflexo de sua movimentao em termos de ICMS. Aqui o projeto de Lei Complementar 04/2001 foi generoso.

Ponto de destaque, encontrado tambm na legislao mineira, a previso de percentual destinado aos municpios que desenvolverem aes objetivando a melhoria de sua prpria arrecadao, com a adoo de aes na rea fiscal.

Quanto ao contedo em si das propostas, h observncia das diretrizes traadas pela legislao dos demais entes da federao que inovaram na distribuio de recursos financeiros decorrentes do ICMS.

O substitutivo global apresentado aos projetos de lei ordinria falha ao no estabelecer o critrio de saneamento ambiental, onde estaria prevista uma das principais aes a ser estimulada, qual seja a criao/manuteno de sistema de destinao final de lixo e de tratamento de esgotos.

O receito de grande parte dos municpios em ver reduzida a arrecadao, em face da reduo do valor da participao igualitria, hoje em 15%, deve ser compensado com a perspectiva de aumento substancial das suas receitas, com a edio do ICMS ecolgico.

Suponhamos que no incio de vigncia da nova legislao apenas parte dos municpios se enquadrem nos critrios previamente fixados. O valor do repasse ser distribudo totalmente entre apenas estes. No momento em que outros municpios forem se adequando, o valor dos repasses passar tambm a beneficia-los, entretanto inmeros problemas que antes necessitavam de elevados investimentos, tero sido solucionados. Haver aumento de arrecadao de impostos municipais e taxas, pois o saneamento urbano justifica o aumento de IPTU e a criao de taxas de coleta de lixo e de tratamento de esgotos.

Em verdade, trata-se de um desafio para as administraes municipais, dentro da moderna concepo do Direito, identificada pela prevalncia das normas de incentivo, onde o objetivo visado pelo legislador alcanado no atravs da sano pelo no cumprimento do comando normativo, mas mediante a concesso de benefcios administrativos, fiscais, sociais, etc.

VINCULAO DA RECEITA:

Muito se discute acerca da necessidade de vinculao da receita distribuda com base no critrio ambiental a programas especficos nessa rea, entretanto tal no possvel e at mesmo indesejvel.

Dispe o artigo 167, IV da Constituio Federal:

Art. 167. So Vedados:

(...)

IV a vinculao de receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, ressalvadas a repartio do produto da arrecadao dos impostos a que se referem os arts. 158 1 159, a destinao de recursos para a manuteno e desenvolvimento do ensino, como determinado pelo art. 212 e a prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de receita, previstas no art. 165, 8, bem assim o disposto no 4, deste artigo.

Por sua vez, estabelece o 4 do mesmo dispositivo:

4 - permitida a vinculao de receitas prprias geradas pelos impostos a que se referem os arts. 155 e 156, e dos recursos e que tratam os arts. 157, 158 e 159, I, a e b, e II, para a prestao de garantia ou contragarantia Unio e para pagamento de dbitos para com esta.

O texto constitucional no deixa margem a dvidas. Afora os casos previstos, no se admite a vinculao de receitas tributrias decorrentes de impostos, com ressalvas unicamente para a prestao de garantia e contragarantia Unio e para pagamento de dbitos para com esta, alm do investimento obrigatrio previsto no artigo 212 da Constituio Federal na manuteno e desenvolvimento do ensino.

Muito embora no seja possvel a vinculao legal das receitas para financiamento de programas ambientais, dentro da proposta do ICMS Ecolgico, isso no significa que inexistiro investimentos por parte dos Municpios, pois somente a partir de um programa srio de aes na rea ambiental sero eles enquadrados dentro dos critrios legais estabelecidos para repasse dos recursos.

Penso que a receita do ICMS ecolgico no deve mesmo ser vinculada ao financiamento de programas ambientais, pois o interesse dos municpios em manter a at aumentar sua participao ser suficiente a que as respectivas administraes municipais passem a aplicar recursos nessa rea, sob pena de ver reduzida ou at mesmo excluda a sua participao.

Fica o municpio livre para aplicar os recursos em quaisquer reas, o que mais uma forma de estimular sua adequao lei, possibilitando o incremento de sua receita tributria para investimentos em obras, sade, educao etc.

Por fim, com a inevitvel reduo do repasse com base no critrio de distribuio igualitrio, a nica alternativa posta disposio dos municpios ser o seu enquadramento nas regras do ICMS ecolgico.

PROCESSO LEGISLATIVO:

A Constituio do Estado do Paran, em seu artigo 132, diferentemente de Minas Gerais e Santa Catarina, estabelece, formalmente, a obrigatoriedade de tratamento especial aos Municpios que tenham parte de seu territrio integrando unidades de conservao ambiental ou mananciais de abastecimento pblico, no que respeita ao repasse de ICMS previsto no artigo 158, pargrafo nico, II da Constituio Federal.

Com indisfarvel impropriedade legislativa, o artigo da Constituio foi regulamentado atravs da Lei Ordinria n 9.491/90 e esta atravs da Lei Complementar 59/91.

Entretanto no se observa vcio de constitucionalidade, uma vez que a Constituio Federal no exigiu regulamentao mediante a edio de leis complementares, o mesmo ocorrendo com as Constituies Estaduais.

Por este motivo, a legislao sobre ICMS Ecolgico do Estado de Minas Gerais, bem como os projetos de lei catarinenses podem seguir o processo ordinrio ou complementar, sendo este desejvel em face do maior e mais amplo debate que proporciona.

A exigncia de Lei Complementar cinge-se regulamentao do disposto no artigo 161 da CF, no que concerne definio de Valor Adicionado Fiscal e normas de acompanhamento por parte dos beneficirios acerca do clculo das quotas de participao, bem como sobre a forma de liberao dos recursos. Trata-se aqui de Lei Complementar Federal, editada sob o n 63, de 11 de janeiro de 1990.

Os percentuais de participao, os diversos fatores/coeficientes de conservao, saneamento, qualidade de gua, rgos gestores etc., e demais critrios a ser considerados no clculo das quotas individuais devem constar da prpria lei ordinria que altera a distribuio da receita, no sendo susceptveis de regulamentao atravs de decretos, uma vez que dizem respeito ao prprio montante do repasse. A estes compete estabelecer conceitos, disciplinar o procedimento de cadastro dos municpios, estabelecer as frmulas de clculo, etc.

AS UNIDADES DE CONSERVAO CONCEITOS:

Os contornos fundamentais das diversas unidades de conservao esto definidos em leis federais, notadamente no Cdigo Florestal (Lei 4772/65).

A ttulo de exemplo, objetivando esclarecer o significado de cada espcie de unidade de conservao, transcrevemos na ntegra os diversos conceitos estabelecidos na Resoluo SEMAD N 003, de 29 de julho de 1996, do Estado de Minas Gerais, em anexo legislao que versa sobre ICMS Ecolgico:

ESTAES ECOLGICAS: "So reas representativas de ecossistemas brasileiros, destinadas realizao de pesquisas bsicas e aplicadas de Ecologia, proteo do ambiente natural e ao desenvolvimento da educao conservacionista". (Lei n 6.902, de 27.4.81, Art. 1). Noventa por cento ou mais da rea da Estao Ecolgica devem ser destinados, em carter permanente, preservao integral da biota. Nas reas restantes poder ser realizadas pesquisas ecolgicas que impliquem modificaes no ambiente natural, desde que previsto em zoneamento e conforme regulamento interno. So criadas pela Unio, Estados e Municpios, em terras de seu domnio. Devero ser implantadas e estruturadas de modo a permitir estudos comparativos com as reas da mesma regio ocupadas e modificadas pelo homem, a fim de subsidiar o planejamento regional e o uso racional dos recursos naturais. (Lei n6.902, de 27.4.81, Art. 1 ao 7). RESERVAS BIOLGICAS: reas de domnio pblico, criadas com a finalidade de preservar ecossistemas naturais que abriguem exemplares da flora e fauna nativas.(Decreto Estadual n 33.944/92, de 1.9.92, artigo 4, 4, item I; Cdigo Florestal - Lei n 4.771, de 15.9.65, Art. 5, alnea " a"). As atividades de utilizao, perseguio, caa, apanha ou introduo de espcimes da fauna e flora silvestres e domsticas, bem como modificaes do meio ambiente a qualquer ttulo so proibidas, ressalvadas a atividades cientficas devidamente autorizadas. (Lei n 5.197, de 3.1.67; Lei de Proteo Fauna, Art. 5, alnea "a").

PARQUES: Tm por finalidade resguardar atributos excepcionais da natureza, conciliando a proteo integral da flora, da fauna e das belezas naturais, com a utilizao para objetivos educacionais, recreativos e cientficos. (Lei n 4.771, de 15.9.65 - Cdigo Florestal, Art. 5, alnea "a"). Os Parques so criados pelo Poder Pblico, federal, estadual ou municipal, em terras de seu domnio. Neles proibida qualquer forma de explorao de recursos naturais, ressalvada a cobrana de ingressos a visitantes ou outras fontes de recursos resultantes de uso indireto. O uso e a destinao das reas dos Parques deve respeitar a integridade dos ecossistemas naturais envolvidos, condicionada a visitao pblica a restries especficas, mesmo para propsitos cientficos, culturais, educativos ou recreativos. (Decreto n 84.017, de 21.9.79). FLORESTAS NACIONAIS, ESTADUAIS OU MUNICIPAIS:

So reas de domnio pblico, criadas para fins econmicos, tcnicos e sociais. Podem compreender reas ainda no florestadas, mas reservadas para atingir aquele fim. Destinam-se a atividades de pesquisa e experimentao florestal, extrao sustentvel de madeira e outros produtos florestais. (Lei n 4771, de 15.9.65 - Cdigo Florestal - , Art. 5, alnea "b"). REAS INDGENAS So terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios, por eles habitadas em carter permanente, utilizadas para suas atividades produtivas, imprescindveis preservao dos recursos ambientais necessrios ao seu bem estar e sua reproduo fsica e cultural. (Constituio Federal, Art. 231, 1). RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMNIO NATURAL: reas de domnio privado consideradas de relevante importncia pela sua biodiversidade, ou pelo seu aspecto paisagstico ou por outras caractersticas ambientais que justifiquem aes de recuperao. Tm por objetivo a proteo dos recursos ambientais representativos da regio e, mediante zoneamento, podem ser utilizadas para atividades cientficas, culturais, educacionais, recreativas e de lazer. As Reservas so constitudas por destinao do seu proprietrio, em carter perptuo, desde que reconhecidas e registradas pelo IBAMA. (Lei n 4.771, de 15.9.65 - Cdigo Florestal - Art. 6; Decreto n 1.922, de 5.6.96).

REAS DE PROTEO AMBIENTAL So reas de relevante interesse pblico, declaradas pelo Poder Executivo como de proteo ambiental, a fim de assegurar o bem-estar das populaes humanas e conservar ou melhorar as condies ecolgicas locais. Em cada rea de Proteo Ambiental, dentro dos princpios constitucionais que regem o exerccio do direito de propriedade, o Poder Executivo estabelecer normas de uso de acordo com as condies locais biticas, geolgicas, urbansticas, agropastoris, extrativistas, culturais e outras. (Lei n 6.902, de 27.4.81, Art. 9, inciso VI, alterado pela Lei n 7.804, de 18.7.89; Lei n 6.938, de 31.8.81; Resoluo CONAMA n 10 de 14.12.88).

REAS DE PROTEO ESPECIAL reas de interesse especial, destinadas proteo dos mananciais ou do patrimnio paisagstico e arqueolgico, definidas por decreto estadual.(Lei n 6.766, de 19.12.79, Art. 13 e 14). (g.n.)

CONCLUSO:

No so poucos os Municpios que esto implementando aes objetivando o seu enquadramento com vistas a aumentar sua participao no repasse de ICMS, dentro dos critrios estabelecidos nas leis que regulamentam o chamado ICMS Ecolgico. No Estado do Paran um dos maiores exemplos representado pelo Municpio de Guaraqueaba, que aumentou sua arrecadao em aproximadamente 600%, num primeiro momento.

No Estado de Minas Gerais, por sua vez, os municpios de Betim, Contagem, Ipatinga, Uberlndia e Coimbra, aps investirem em sistemas de disposio final de lixo, atravs de aterros sanitrios e/ou unidades de compostagem, atendendo a mais de 3 milhes de habitantes, o que corresponde a 1/5 da populao urbana do Estado, tiveram sensvel incremento em sua receita tributria, decorrente do repasse de ICMS. Inmeros outros Municpios j esto sendo beneficiados e outros tantos buscam seu enquadramento, com projetos ambientais em fase de licenciamento.

Saliente-se, ainda, a unio de esforos que se observa entre Municpios de pequeno porte, na elaborao de projetos conjuntos de disposio final de lixo e tratamento de esgotos, o que possvel e at mesmo desejvel, beneficiando todos os entes envolvidos quanto ao repasse de recursos. Assim como os problemas ambientais no se circunscrevem a determinada regio, tambm as aes devem desconhecer os limites geogrficos.

De falar-se ainda sobre o importante papel de conscientizao observado nos Estados onde o ICMS Ecolgico foi implantado, especialmente nos municpios diretamente interessados, com investimentos macios em educao ambiental. A partir desse passo, aliada ainda indispensvel ao estatal, evidencia-se a mobilizao social em prol da melhoria da qualidade de vida, com mudana de concepo acerca da valorao de espaos anteriormente tidos como empecilhos ao desenvolvimento.

Afastando, pois, o sentimentalismo que ao longo dos tempos ampara os movimentos ambientalistas e que, no se pode negar, teve sua parcela de responsabilidade na evoluo do pensamento voltado ao desenvolvimento sustentvel, revela-se o ICMS ecolgico uma ao administrativa, poltica e comunitria, com tendncia a tangenciar futuramente o modelo estatal de interveno na poltica ambiental, pois no restam dvidas de que os olhos da economia voltam-se para o meio ambiente, no sendo raros os exemplos de investimentos privados em unidades de conservao e de mananciais, com vistas garantir a manuteno de outras atividades industriais.

A preservao ambiental ser, sem sobra de dvidas, a responsvel pela riqueza dos municpios em futuro prximo.

BIBLIOGRAFIA:

SPINELLI, Edilson. Pesquisa e biodiversidade.

MAGElA, Geraldo. ICMS ecolgico e desenvolvimento turstico.

RIBEIRO, Maurcio Andrs. Ana Lcia Bahia Lopes e Ludmila Alves Rodrigues. Fundao Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais. ICMS ecolgico. O ICMS e o Sanemento - Dirio do Comrcio de 22/01/98. BERALDIN, Neivo. ICMS ecolgico.

Legislao Consultada:

Constituio Federal de 1988; Constituio do Estado de Santa Catarina; Constituio do Estado do Paran; Constituio do Estado de Minas Gerais; Lei Complementar Nacional n: 63/90; Lei Complementar do Estado do Paran n: 59/91; Lei Ordinria do Estado do Paran n: 9.491/90;

Leis Ordinrias do Estado de Santa Catarina n: 7.722/89, 7.816/89, 8.206/90; Lei Ordinria do Estado de Minas Gerais n: 12.040/95 Projetos de Lei n: PL 82/95- SC, PL 226/99 SC; Projeto de Lei Complementar n: 04/2001 SC; * Advogado; Procurador do Estado de Santa Catarina Disponvel em: http://www.direitovirtual.com.br/artigos.php?details=1&id=160 > Acesso em: 6 out. 2008.

You might also like