You are on page 1of 9

Questionrio de TGA

Prof.; Ana Paula Cabral TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAO 1-Assinale a alternativa verdadeira correspondente hierarquia das necessidades de Maslow, respectivamente de baixo para cima da pirmide: ( ) a) Necessidades de segurana; Necessidades fisiolgicas, Necessidades sociais; Necessidades de estima; Necessidades de auto-realizao.( ) b) Necessidades de segurana; Necessidades fisiolgicas; Necessidades de estima; Necessidades de auto-realizao; Necessidades sociais.( ) c) Necessidades fisiolgicas; Necessidades de auto realizao; Necessidades de estima; Necessidades de segurana; Necessidades sociais. ( ) d) Necessidades fisiolgicas; Necessidades de segurana; Necessidades sociais; Necessidades de estima; Necessidades de auto realizao. ( ) e) Necessidades de segurana; Necessidades fisiolgicas, Necessidades de estima; Necessidades sociais; Necessidades de auto realizao. ( )

2-- Assinale a alternativa correspondente a um sistema de administrao participativo: a) Totalmente centralizado na cpula da organizao.( ) b) Centralizado na cpula, mas permite alguma delegao, de carter rotineiro.( ) c) Consulta aos nveis inferiores, permitindo a delegao e a participao ( ) d) Totalmente descentralizado. A cpula define polticas e controla resultados. ( ) e) Nenhuma das alternativas. ( )

3- O salrio, para Herzberg, um fator: a) Motivacional. ( ) b) Intrnseco.( ) c) Higinico ou ambiental. ( ) d) Que deve ser tratado isoladamente dos demais fatores. ( ) e) Nenhuma das anteriores. ( )

4-Para McGregor, as necessidades humanas so: a) Fisiolgicas, de segurana, sociais, e de auto-realizao. ( ) b) Fisiolgicas, de segurana, do ego, e de auto-realizao.( ) c) Fisiolgicas, sociais, do ego, e de auto-realizao. ( ) d) Fisiolgicas, vegetativas, de segurana, do ego, e de auto-realizao ( ) e) Fisiolgicas, de segurana, sociais, do ego, e de auto-realizao. ( )

5- O behaviorismo pe nfase: a) No homem administrativo. ( ) b) No homem organizacional.( ) c) No homo economicus ( ) d) No homem social. ( ) e) Nenhuma das alternativas.( )

6- Douglas McGregor foi um dos principais behavioristas. Uma de suas contribuies foi a introduo do conceito de: a) Cooperao. A organizao um sistema cooperativo. ( ) b) Deciso. A organizao uma estrutura decisorial. ( ) c) Motivao. Existem duas teorias da administrao: a Teoria Y ou tradicional e a Teoria X , baseada na importncia da motivao econmica e social. ( ) d) Motivao. Existem duas teorias da administrao: a Teoria X que se baseia em antigas concepes sobre a natureza humana e a Teoria Y que se baseia no papel da motivao dentro da administrao. ( ) e) Nenhuma das alternativas. ( )

7- A Teoria Comportamental da Administrao tem como uma de suas origens a confirmao: a) Da Teoria Estruturalista. ( ) b) Dos princpios da Teoria Burocrtica. ( ) c) Dos princpios da Teoria Clssica. ( ) d) Irrestrita da Teoria das Relaes Humanas.( ) e) Nenhuma das alternativas. ( )

8- Os behavioristas estudaram a relao entre a eficincia e satisfao: a) medida que aumenta a satisfao aumenta necessariamente a eficincia da equipe. b) medida que aumenta a eficincia da equipe aumenta necessariamente a satisfao. c) medida que aumenta a eficincia da equipe diminui necessariamente a satisfao. d) medida que aumenta a satisfao da equipe diminui necessariamente a eficincia. e) No notaram correlao estreita entre ambas. 9- Para a Teoria Behaviorista, os indivduos participantes da organizao so instrumentos passivos cuja produtividade varia e pode ser elevada mediante o incentivo econmico (plano de remunerao de acordo com a produo), condies fsicas ambientais de trabalho favorveis e: a) Motivao psicolgica ( ) b) Liderana democrtica.( ) c) Administrao participativa ou consultiva. ( ) d) Trabalho em equipe.( ) e) A afirmao acima est incorreta.( )

10- O salrio um componente do moral. Porm, para Herzberg: a) medida que o salrio percebido como baixo, isto abaixa a moral.( ) b) medida que o salrio percebido como alto, isto eleva definitivamente a moral.( ) c) medida que o salrio percebido tanto como alto quanto baixo, ele eleva e abaixa a moral. ( )

d) medida que o salrio percebido como alto ele abaixa o moral e medida que percebido como baixo ele eleva a moral.( ) e) Nenhuma das anteriores.( )

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL 11-- Quais as caractersticas de um sistema aberto? a) No apresentam intercmbio com o meio ambiente que os circunda.( ) b) Compostos por equipamentos, maquinaria, objeto e coisas reais.( ) c) Compostos por conceitos, filosofias, planos, hipteses e idias. ( ) d) Apresentam relaes de intercmbio com o ambiente por meio de inmeras entradas e sadas ( ) e) Nenhuma das alternativas ( )

12- Um dos pressupostos bsicos do D.O., coloca em destaque: a) A necessidade de participao e comprometimento dos participantes das organizaes. ( ) b) Desenvolvimento da buropatia. ( ) c) Os critrios de escolha de pessoal com base na capacidade e competncia tcnica.( ) d) A relativa estabilidade das organizaes. ( ) e) Desenvolvimento de um comportamento dramatrgico. ( )

13 -Cultura organizacional: a) o sistema de crenas e valores, o modo de vida, os hbitos e costumes tpicos de uma organizao que so diferentes das outras organizaes.( ) b) o sistema de regulamentos internos, procedimentos e diretrizes de uma organizao.( ) c) potencial profissional e cultural existente dentre os participantes de uma organizao. ( ) d) o grau de conscientizao social dos participantes de uma organizao. ( ) e) Nenhuma das alternativas ( )

14- Programas de D.O. podem ser aplicados, por exemplo, para: a) Manter uma estratgia administrativa.( ) b) Analisar as tarefas dos participantes.( ) c) Identificar os grupos informais.( ) d) Melhorar a colaborao intergrupal .( ) e) Satisfazer as necessidades de segurana. ( )

15- No sentido restrito, D.O. um desdobramento prtico e operacional da Teoria: a) Matemtica da Administrao. ( ) b) Das Relaes Humanas.( ) c) Comportamental da Administrao.( ) d) Estruturalista da Adminsitrao.( ) e) Clssica da Administrao.( )

16 - Segundo Blake e Mouton, para mudar uma empresa necessrio: a) Mudar a empresa por partes.( ) b) Que a mudana seja de responsabilidade pessoas de algumas pessoas localizadas na cpula da empresa.( ) c) Mudar a empresa toda.( )

d) Mudar as suas lideranas. ( ) e) Que os seus dirigentes fiquem fora da mudana.( ) 17- O D.O. um processo essencialmente dinmico que, conforme o grau desejado de mudana pode ser: a) Muito complexo.( ) b) Mais ou menos complexo.( ) c) Pouco complexo.( ) d) Nada complexo.( )

e) Nenhuma das alternativas.( )

18- Para Reddin a nica tarefa do administrador ser eficaz. Para ele, o gerente eficaz: a) Resolve problemas.( ) b) Cuida dos recursos.( ) c) Cumpre com o seu dever.( ) d) Reduz custos.( ) e) Obtm resultados.( )

19-- A condio essencial para qualquer programa de mudana : a) Algum em uma posio estratgica sinta a necessidade de modificao.( ) b) Vrias pessoas em posies estratgicas sintam que no h necessidade de modificao.( ) c) Algum em uma posio subordinada sinta que o melhor deixar as coisas como esto.( ) d) Vrias pessoas em posies estratgicas sintam que a mudana deve ser sempre terica e conceitual.( ) e) Nenhuma das alternativas ( )

20- Assinale a alternativa que define o conceito de Clima organizacional: a) a coordenao de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transaes planejadas com o ambiente. ( ) b) o conjunto de hbitos, crenas, valores e tradies, interaes e relacionamentos sociais tpicos de cada organizao. ( ) c) Sistema humano e complexo, com caractersticas prprias tpicas da sua cultura.( ) d) Constitui no meio interno ou atmosfera psicolgica caracterstica de cada organizao. ( ) e) Nenhuma das alternativas ( )

21- Qual das alternativas abaixo no representa uma caracterstica do DO: a) Orientao sistmica.( )

b) nfase na soluo de problemas.( ) c) Aprendizagem experimental ( )

d) Utilizao de agentes de mudana ( ) e) Focaliza as habilidades tcnicas e de direo ( ) 22- Por que a Administrao Cientfica foi criada? Em que ano? - Porque as empresas cresceram e se expandiram,por isso precisava organizao 23. O que surgiu nas organizaes da poca, com o surgimento da Administrao Cientfica? - Surgiu com um intuito de impor cargos de fama hierrquica, tais como supervisor, chefe... 24-. Nesta Teoria, como o conceito das organizaes? 25. Como surgiu a Teoria das Relaes Humanas? - Surgiu com a crtica clssica e a queda da bolsa de valores. 26. Qual o principal representante da Teoria das Relaes Humanas? 27. Cite dois itens nos quais esto centradas as crticas Teoria das Relaes Humanas? - Apresentou uma concepo ingnua e romntica do operrio, concentrao da nfase apenas no s grupos informais. 28. O que voc acha de positivo nessa Teoria? - A influncia da motivao humana no trabalho. A experincia de hawthorme permitiu a concepo de homo economicus. 29-. Cite as principais caractersticas da Teoria Neoclssica. - nfase na prtica da ADM, reafirmao dos postulados clssicos, nfase nos princpios gerais da ADM, nfase nos resultados e objetivos. 30. O que significa centralizao e descentralizao? - Centralizao quer dizer que a autoridade para tomar decises est centrada no topo da organizao. Na descentralizao a autoridade de tomar decises delegada aos nveis baixos da organizao.

31. Quais so as funes do Administrador? - Planejar, organizar, dirigir e controlar 32- Que significa estrutura organizacional? Constitui o elo entre as orientaes estratgicas da organizao e a sua atuao no mercado e pode ser dividida em macro- estrutura e micro-estrutura. 33- Qual a origem da Teoria Estruturalista? - A oposio surgida entre a Teoria Clssica e a Teoria das Relaes Humanas - A necessidade de visualizar "a organizao como uma unidade social complexa - Novo conceito de estrutura 34-. Cite quais foram os fatos que deram origem a Teoria Estruturalista? - A oposio surgida entre a teoria tradicional e a teoria das relaes humanas. A necessidade que a organizao seja vista como uma grande e complexa unidade social, onde os grupos sociais interagem. 35. Para onde est direcionado o principal fundamento da Teoria Estruturalista? - Tem como objetivo principal o estudo das organizaes, fundamentalmente na estrutura interna e na interao com outras organizaes. QUESTO 36 ANULADA 37-. Defina conflito organizacional? A existncia de idias, sentimentos, atitudes ou interesses contrrios e, portanto, que podem se chocar. 38- O que Diviso de Trabalho e Especializao do Operrio? A anlise do trabalho e o estudo dos tempos e movimentos proporcionaram uma profunda reestruturao das operaes industriais. 39 - Explique o Conceito de Homo Economicus? - Toda pessoa concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais econmicas e matrias. 40- O que Superviso Funcional? - A existncia de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada rea. 41 - O que Princpio da Exceo? -

42 - Por que se fala em viso microscpica do homem ?


-

44-Quais so os 14 Princpios Gerais de Administrao para Fayol? - Diviso do trabalho, Autoridade, Disciplina, Unidade de comando, Unidade de direo, Subordinao dos interesses individuais(ao interesse geral) ,Remunerao, Centralizao (ou Descentralizao, Linha de Comando (Hierarquia), Ordem, Equidade, Estabilidade dos funcionrios, Iniciativa, Esprito de equipe. 45-Quais so as seis funes bsicas da empresa segundo Fayol? - Funes tcnicas, comerciais, financeiras, de segurana, contbeis, e admnistrativas 46-Por que estudar Administrao? - RESPOSTA PESSOAL 47-O que Administrao? - RESPOSTA PESSOAL 48-Qual o papel do Administrador? - Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. 49-Cite cinco objetivos organizacionais da Administrao? - sobrevivncia, crescimento, lucratividade, produtividade, competitividade. 50- Cite quatro Objetivos individuais da Administrao? - Salrio, qualidade de vida, considerao e respeito. 51- Cite algumas exigncias que as empresas modernas exigem do profissional? - Liderana, criatividade, iniciativa, pro atividade ... 52-Qual a Diferenas entre misso e viso? - Misso a razo de ser da entidade, delimita sua atuao. Aplica-se a grandes empresas. Viso um desafio e como atingir esse objetivo traado. 53-Quais so as cinco variveis bsicas da teoria geral de administrao? - Tarefas, estruturas, pessoas, ambiente, tecnologia.

You might also like