You are on page 1of 5

Igreja Batista Nacional de Nobres

Escola Bblica Sabatinal em 12 de junho de 2010

A Mente de Cristo em Ns
Texto base: 1 Corntios 2:14-16 Ora, o homem natural no aceita as coisas do Esprito de Deus, porque para ele so loucura; e no pode entend-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ningum discernido. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instru-lo? Mas ns temos a mente de Cristo.

INTRODUO
O homem natural, com sua mente e raciocnio naturais, jamais poder entender as coisas do Esprito, porque elas se entendem ESPIRITUALMENTE. O versculo anterior (v.13) nos diz que coisas espirituais devem ser comparadas com (homens) espirituais. E vimos que quem compara ou ensina estas verdades espirituais com nosso esprito o Esprito Santo. Mas o v.16 tem sido muito pouco compreendido; ele afirma que ns temos A MENTE DE CRISTO! Esta palavra mente pode ser traduzida como pensamento e tambm como entendimento. Portanto, Paulo est dizendo que temos o pensamento ou entendimento de Cristo. Observe a pergunta feita antes dessa afirmao: Pois quem jamais conheceu a mente (pensamento - entendimento) do Senhor...?. Esta uma citao de uma passagem do Velho Testamento: Quem guiou o Esprito do Senhor, ou, como seu conselheiro o ensinou? Isaas 40:13 O apstolo tambm usa a mesma citao em Romanos. E qual o contexto? A profundidade das coisas de Deus: profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como da cincia de Deus! Quo insondveis so seus juzos, e quo inescrutveis os seus caminhos! Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro? Romanos 11:33-34 Paulo est fazendo uma pergunta: quem conheceu a mente do Senhor? E a resposta de sua pergunta do v.16 est nos v.10 e 11. Quem conhece a mente do Senhor e suas profundezas a ponto de esquadrinh-las o Esprito Santo! O prprio Paulo j havia respondido a pergunta mesmo antes de faz-la. Depois do ponto de interrogao, a resposta est l: mas ns temos a mente de Cristo. Ao perguntar sobre quem conhece a mente do nosso Senhor, ele est dizendo que ns podemos conhec-la porque a possumos. No v.16, Paulo s est resumindo seu ensino do captulo dois. Quem conheceu a mente do Senhor? O Esprito Santo. E o mesmo Esprito Santo que conhece a mente do Senhor nos foi dado para que possamos compreender e conhecer as coisas de Deus. Ele est em ns! O que a Mente de Cristo?

Igreja Batista Nacional de Nobres


Escola Bblica Sabatinal em 12 de junho de 2010 A mente de Cristo nada mais que A PESSOA do Esprito Santo em ns ensinando-nos e revelando-nos as coisas de Deus. No inteligncia a mais que Deus quer nos dar. Eu creio que Deus pode nos capacitar com sabedoria e inteligncia no aprendizado das coisas seculares como Ele fez com Daniel e seus companheiros na Babilnia. Ora, quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligncia em todas as letras e em toda a sabedoria; e Daniel era entendido em todas as vises e sonhos. E ao fim dos dias, depois dos quais o rei tinha ordenado que fossem apresentados, o chefe dos eunucos os apresentou diante de Nabucodonozor. Ento o rei conversou com eles; e entre todos eles no foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso ficaram assistindo diante do rei. E em toda matria de sabedoria e discernimento, a respeito da qual lhes perguntou o rei, este os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino. Daniel.1:17-20 Mas entenda algo: Paulo est falando da presena bendita do Esprito Santo em ns, no seu ministrio de revelar-nos as coisas espirituais; isto no tem nada a ver com inteligncia e sabedoria, mas com revelao da sua vontade para a vida do crente!

QUAL PROPSITO DE DEUS EM NOS DAR A MENTE DE CRISTO I - PARA COMPREENDERMOS A SUA VONTADE EM CONTRASTE COM A DO MUNDO 1 A mente de Cristo em ns no uma capacitao para aprendermos Matemtica ou Fsica, mas para entendermos verdades espirituais que se encontram alm da nossa capacidade de compreenso natural. 2 Deus quer que voc compreenda os mistrios do Reino. E o Senhor j lhe deu a proviso para que isto acontea: voc tem a mente de Cristo! Voc tem o Esprito santo! 3 Ser que voc entende por que o Esprito Santo mora em voc? a) Observe: em toda a Bblia, vemos que a TRINDADE INTERAGE, ou seja, age em conjunto. Na Criao vemos o Pai planejando, o Filho colocando o plano em ao (como o verbo criador) e o Esprito Santo executando o que foi dito. A Trindade interage. No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princpio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.Joo 1:1-3 b) E na redeno no diferente. O plano pertence ao Pai.; o Filho, Jesus, vem Terra e cumpre o plano oferecendo a redeno atravs de sua morte e ressurreio; e o Esprito Santo o responsvel por trazer a realidade do que foi feito por Cristo, para a nossa vida.

Igreja Batista Nacional de Nobres


Escola Bblica Sabatinal em 12 de junho de 2010 4 O Esprito Santo sempre est realizando o acabamento, seja na Criao ou na Redeno. E Ele habita em ns para completar em nossa vida o plano de Deus. E isto envolve o trazer a compreenso espiritual das coisas de Deus. Uma de suas muitas atividades em nosso ntimo nos fazer compreender as coisas de Deus (1 Cor.2:12). a) O apstolo do amor, Joo, tambm falou acerca deste agir do Esprito Santo em ns: Ora, vs tendes a uno da parte do Santo, e todos tendes conhecimento... E quanto a vs, a uno que dele recebestes fica em vs, e no tendes necessidade de que algum vos ensine; mas, como a sua uno vos ensina a respeito de todas as coisas, e verdadeira, e no mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei. 1 Joo 2:20,27 b) Jesus tambm falou acerca deste tremendo ministrio do Esprito: Mas o Consolador, o Esprito Santo a quem o Pai enviar em meu nome, esse vos far lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. Joo 14:26 II PARA NOS GUIAR A TODA A VERDADE 1 Cristo ainda chamou o Esprito Santo de Esprito da verdade: Quando vier, porm, aquele, o Esprito da verdade, ele vos guiar a toda verdade; porque no falar por si mesmo, mas dir o que tiver ouvido, e vos anunciar as coisas vindouras. Joo 16:13 a) Ele nos guia a toda verdade! Ele no fala de si mesmo, mas sim daquilo que ouviu. Em outras palavras: das profundezas de Deus que Ele esquadrinha... de suprema importncia entendermos o peso da palavra VERDADE. Deus nos toca atravs da verdade. Verdade uma realidade; uma qualidade atravs da qual as coisas se apresentam como so. b) Enquanto o diabo age pela mentira, engano e falsidade, Deus opera pela verdade. O diabo prende as pessoas atravs da mentira e o engano. Ele faz as pessoas crerem que devem ficar no pecado, na misria, no fracasso... que no h salvao para elas em Deus, que no tem valor algum. Ele ainda tenta derrubar os cristos com ventos de doutrina (Ef.4:14) e com doutrinas de demnios (1 Tm.4:1). Ele tenta trazer engano e atravs de suas mentiras ele prende as pessoas. c) O diabo s opera pela mentira: Vs tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele homicida desde o princpio, e nunca se firmou na verdade, porque nele no h verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe prprio; porque mentiroso, e pai da mentira. Joo 8:44

Igreja Batista Nacional de Nobres


Escola Bblica Sabatinal em 12 de junho de 2010 Ele vive mentindo e enganando (Ap.20:8,10) e desta forma que ele aprisiona as pessoas. d) Mas Deus age pela verdade. e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar. Joo 8:32 O conhecimento da Verdade liberta! Liberta de qu? De alguma forma de priso, pois s pode ser livre quem est preso. A ausncia de verdade pode nos manter presos a muitas circunstncias, mas a verdade de Deus nos liberta, aleluia! No em vo que a Palavra de Deus chamada PALAVRA DA VERDADE (2 Cor.6:7; Ef.1:13; Col.1:5; 2 Tm.2:15; Tg.1:18). Em Joo 17:17 Jesus orou assim ao Pai pelos seus discpulos: Santifica-os na verdade, a tua Palavra a verdade. Quando Jesus disse que o Esprito Santo nos guiaria a toda verdade, Ele afirmou que Ele nos apresentaria as coisas como de fato so! Creio que temos falhado muito em no nos posicionarmos com firmeza em busca da verdade em muitos assuntos bblicos. Cada um pensa de um jeito e para no ser confrontado, diz:-Voc cr do seu jeito e eu do meu... Mas a Bblia no nos ensina a proceder assim... no pode haver duas verdades diferentes; um dos dois est errado, ou ento ambos! Pv.23:23 diz compra a verdade e no a vendas. Devemos nos lanar em busca das verdades de Deus em sua Palavra. Temos a mente de Cristo em ns. Temos o Esprito Santo que nos guia verdade... s precisamos DEIX-LO fazer isto em ns. Precisamos pleitear pela verdade! Paulo fez isto em Jerusalm: e isto por causa dos falsos irmos intrusos, os quais furtivamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos escravizar; aos quais nem ainda por uma hora cedemos em sujeio, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vs. Glatas 2:4,5 Podemos facilmente nos apartar das verdades do evangelho se no tomarmos cuidado. At mesmo Pedro e Barnab chegaram a faz-lo certa ocasio: Quando, porm, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensvel. Pois antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios; mas quando eles chegaram, se foi retirando e se apartava deles, temendo os que eram da circunciso. E os outros judeus tambm dissimulavam com ele, de modo que at Barnab se deixou levar pela sua dissimulao. Mas, quando vi que no andavam retamente conforme a verdade do evangelho, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e no como os judeus, como obrigas os gentios a viverem como judeus? Glatas 2:11-14 No nada de errado em aprender com homens. Deus colocou mestres na Igreja para ensinar. Mas uma coisa certa: h limitaes nesta forma de aprendizado.

Igreja Batista Nacional de Nobres


Escola Bblica Sabatinal em 12 de junho de 2010 Se voc estudar somente o que lhe ensinam, nunca ir longe demais. Mas se voc decidir ir direto fonte, poder ir alm at mesmo de seus mestres. O salmista no salmo 119:99-100, fez isto: Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos so a minha meditao. Sou mais entendido do que os velhos, porque tenho guardado os teus preceitos. Salmo 119:99,100 CONCLUSO Voc tem a mente de Cristo. A Escritura no um livro selado, o autor mora em voc e deseja ensin-lo, gui-lo verdade. Pv.8:32-36. Abra-se a Ele, e deleite-se!

You might also like