You are on page 1of 4

Teoria Dow (Dow Theory) MAR 29, 2002 A teoria de Dow uma das principais bases da anlise grfica.

. A teoria composta por alguns princpios bsicos que estudaremos a seguir. Princpio 1: Os ndices Descontam Tudo Os ndices representam a ao conjunta de inmeros investidores, desde os mais bem informados (que contam com as melhores informaes e previses) at os muito inexperientes. As variaes dirias dos preos de um ndice, portanto, j tm includas (descontadas) no seu valor os eventos que iro acontecer e que so desconhecidos pela maioria dos investidores. Dessa forma, todo o fator que afeta a relao de oferta/demanda est refletida no preo do mercado. Entretanto, existem os eventos que so imprevisveis e que as pessoas no tm como saber, como calamidades naturais, catstrofes como os atentados nas torres americanas, etc. Esses so os chamados "atos divinos" , quando acontecem podem gerar fortes oscilaes iniciais, mas acabam sendo absorvidos pelo mercado. Resumo do Princpio: Todo o fator que afeta a oferta x demanda est refletido no ndice. O ndice j possui em seu valor (j descontou) eventos futuros que a imensa maioria no conhece. Acontecimentos completamente inesperados so rapidamente avaliados e seus possveis efeitos absorvidos. Princpio 2: As Trs Tendncias do Mercado O segundo princpio de Dow afirma que o mercado possui trs tendncias de movimento: primria, secundria e terciria. A tendncia primria a tendncia principal de um mercado. um movimento longo que pode ser de alta ou de baixa e que leva a uma grande valorizao ou desvalorizao dos ativos. No existem regras matemticas exatas para definir o tempo de durao das tendncias, entretanto, as tendncias primrias duram aproximadamente de 1 a 2 anos. Na figura abaixo, as linhas verticais esto fazendo uma separao entre trs tendncias primrias no ndice Bovespa.

Uma tendncia primria no se movimenta em linha reta. Ao observarmos o mercado (como no grfico acima) percebermos que o movimento acontece como um ziguezague. Em um mercado de alta, aps um impulso para cima que forma um novo topo (mais alto que o anterior), temos uma correo que forma um novo fundo (tambm mais alto que o fundo anterior). Em uma tendncia de baixa o oposto acontece, aps uma queda que forma um fundo mais baixo, acontece uma reao que cria um topo mais baixo. O conjunto desses impulsos e correes dentro de uma tendncia primria so as chamadas tendncias secundrias. Uma tendncia secundria dura de 3 semanas a alguns meses e pode corrigir at dois teros da tendncia primria que ela faz parte. As tendncias tercirias fazem parte das secundrias. So movimentos menores de, em mdia, at 3 semanas. Elas se comportam em relao s tendncias secundrias da mesma maneira que as secundrias em relao s primrias. Quando estamos analisando o mercado interessante classificar as tendncias do movimento atual, assim, podemos avaliar melhor as aes a serem tomadas dentro de nossa estratgia operacional. Princpio 3: As Trs Fases dos Movimentos Dow fez uma srie de observaes sobre os movimentos de preos, tanto de alta como de baixa, caracterizando aspectos psicolgicos marcantes de cada fase: Fases do Mercado de Alta Fase 1: No incio da alta o mercado comea a ser propulsionado por investidores mais qualificados, que percebem logo que novos ventos esto soprando. Enquanto isso, a maioria ainda acredita que o pior ainda est por vir, o que permite aos investidores de elite comprarem papis muito baratos. As notcias apresentadas pela mdia refletem as expectativas negativas da maioria.

Fase 2: A segunda parte uma acelerao mais acentuada do movimento. A presso compradora aumenta bastante. Fase 3: A terceira fase marcada por grandes altas. Os participantes do mercado, de maneira geral, esto cada vez mais seguros de seus lucros e os investidores mais bem preparados comeam a vender suas posies. A grande massa de investidores est em clima de euforia que se realimenta diariamente nos noticirios. Est aberta a possibilidade para a fase 1 do mercado de baixa. Fases do Mercado de Baixa Fase 1: Nesta fase os profissionais e investidores de elite vendem seus ativos, iniciando a retrao. Fase 2: uma etapa marcada por um grande nervossmo, os investidores percebem o equvoco e tentam se desfazer de suas posies. Fase 3: Com as grandes perdas e ativos muito desvalorizados a presso vendedora se dissipa, oportunidades para uma nova alta comeam a surgir. Princpio 4: O Princpio da Confirmao O princpio da confirmao afirma que para uma reverso de tendncia ou rompimento de nvel de suporte/resistncia (suportes e resistncias sero melhor explicados nos captulos seguintes) ser vlido, o fato deve ocorrer em dois ndices de composies distintas. Assim, um ndice confirma o outro, demonstrando que no se trata de uma oscilao temporria do movimento.

Para ilustrar o princpio da confirmao suponha dois ndices (A e B) de composies diferentes, mas que se comportam de maneira semelhante. O ndice A, durante uma alta, vence a zona de presso vendedora (a linha de resistncia) e parece seguir com fora em sua tendncia. O ndice B, entretanto, ao chegar pela primeira vez na linha de resistncia no consegue o rompimento da mesma forma que A. Um investidor que analisa o mercado apenas a partir do ponto de vista do ndice A pode concluir que existem boas oportunidade de compra logo aps o rompimento.

Contudo, o que acontece uma retrao, pois o mercado no estava to forte como demonstrou a falha de rompimento por parte de B. Essa a essncia do princpio da confirmao. Dois ndices so usados para que um pronuncie uma "segunda opinio" sobre o outro, de modo a validar o que est acontecendo ou indicar uma armadilha. No caso brasileiro, esses dois ndices poderiam ser, por exemplo, o ndice Bovespa e o IBRX. Princpio 5: Volume Deve Confirmar a Tendncia Este princpio bastante simples, na teoria de Dow o volume est relacionado com as tendncias da seguinte maneira: Tendncia de Alta: Em uma tendncia principal de alta esperado que o volume aumente com a valorizao dos ativos e diminua nas reaes de desvalorizao. Tendncia de Baixa: Em uma tendncia principal de baixa esperado que o volume aumente com a desvalorizao dos ativos e diminua nas reaes de valorizao. Princpio 6: A Tendncia Continua At Surgir um Sinal Definitivo de que Houve Reverso Embora parea bvio, este princpio importante. O mercado no vai cair apenas porque atingiu um nvel "alto demais" ou subir porque "j caiu demais". Uma das tcnicas mais simples utilizadas a identificao de falhas ao formar um topo mais alto (em uma tendncia de alta) ou um fundo mais baixo (em uma tendncia de baixa). O investidor deve possuir uma metodologia de identificao de pontos de entrada e sada, existem uma srie de ferramentas de anlise tcnica que ajudam nessas decises. Neste e em outros tutoriais e artigos voc aprender sobre padres clssicos, candles, indicadores e muitas outras armas da escola grfica.

You might also like