You are on page 1of 30

ENTENDENDO O PR-SAL

eplf05092008

O propsito destas notas a respeito do que se denomina pr-sal, ou a descoberta de petrleo do pr-sal, reunir conceitos bsicos e informaes gerais a respeito deste assunto que vem mobilizando imprensa nacional e autoridades pblicas e logrou reafirmar a imagem brasileira internacional como pas de notveis perspectivas econmicas para os prximos anos. Mas, o que o pr-sal? Por que tanta polmica e controvrsia a esse respeito? As notcias tm sido suficientes e claras o bastante a ponto de traduzir para o cidado comum o que o fato noticiado ir acarretar para si e para sua famlia e seu pas, em termos de mudanas possveis, provveis, para sua vida individual e familiar, bem como para a sociedade brasileira, no curto, mdio e longo prazo? O pr-sal j tempera as conversas de fim-deexpediente do brasileiro, que, a exemplo de futebol, revela-se um tcnico opinioso no assunto? Para elevar e democratizar o patamar do debate a respeito deste novo acontecimento da vida poltica e econmica nacional h necessidade de difundir conceitos e opinies abalizadas. Aqui esto reunidos e sistematizados conceitos e definies j estabelecidas a respeito dos tpicos de natureza cientfica, tcnica e tecnolgica, econmica e poltica, relacionados a uma ao de governo. Por ao de governo entenda-se a definio e execuo das estratgias e polticas aptas a gerir bem esse recurso natural escasso e valioso, cujo acesso e disponibilidade tm condicionado aes e estratgias polticas dos Estados nacionais no mundo moderno h quase um sculo.

O que ?
1) O que o petrleo?

2) O que uma jazida de petrleo? 3) Onde h petrleo no mundo? 4) O que se faz com o petrleo? 5) O que significa ter petrleo a riqueza nacional? 6) Que importncia tm os pases produtores de petrleo? 7) Quem compra e quem vende o petrleo no mundo? 8) De que modo o Brasil administra as suas jazidas petrolferas? 9) Como se desenvolveu a explorao de petrleo no Brasil? 10 Qual o regime jurdico da explorao do petrleo brasileiro? 11 A PETROBRS uma empresa brasileira? 12 A PETROBRS tem um dono? 13 O que so royalties da produo do petrleo? 14 O que participao especial? 15 O que bnus de assinatura? 16 O que o pr-sal? 17 Onde est o pr-sal? 18 Quem descobriu o pr-sal? 19 O que campo de petrleo? 20 O que bloco de explorao? 21 O que distingue jazidas e reservas petrolferas? 22 O que plataforma submarina? 23 O que so fundos marinhos? 24 O que zona econmica exclusiva ZEE? 25 O que ocorre entre a descoberta da jazida at a explorao comercial do petrleo? 26 O que a Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis ANP? 27 O que marco regulatrio? 28 O que leilo de reas exploratrias? 29 O que se obtm com o desenvolvimento da indstria petrolfera no Brasil? 30 O que o pr-sal vai influir no preo de combustveis para o consumidor?

31 O que doena holandesa? 32 O que modelo institucional de explorao e administrao das jazidas e reservas petrolferas? 33 O petrleo ir acabar?

1) O que o petrleo? O petrleo um combustvel fssil, originado de material orgnico, restos de vida animal aqutica acumulados no fundo de oceanos primitivos e submetidos a enormes presses, sob camadas geolgicas formadas pelo depsito de sedimentos acumulados por milhes e milhes de anos. Ao longo desse tempo, esse material foi-se transformando em massas homogneas viscosas de cor negra. Os petrleos crus podem ser classificados como: leve, mdio, pesado e ultrapesado, conforme sua densidade. A indstria do petrleo adota a denominao API (grau API, de American Petroleum Institute), como referncia para a densidade do leo, medida em relao gua. A escala de classificao corresponde ao maior grau API, quanto mais leve for o petrleo. Petrleos com grau API maior que 30 so considerados leves; entre 22 e 30 graus API, so mdios; abaixo de 22 graus API, so pesados; com grau API igual ou inferior a 10, so petrleos extrapesados. O petrleo tambm dito do tipo leve ou do tipo pesado, dependendo das caractersticas que apresentar para refino, sendo o leo leve mais valorizado por resultar em maior quantidade de fraes mais valiosas, como a gasolina e o querosene, enquanto o do tipo pesado, aps refino, produz menor quantidade de gasolina e maior de outros derivados menos nobres, portanto deste resulta menor rentabilidade comercial. At a recente descoberta dos campos profundos do pr-sal brasileiro, a maior parte do petrleo produzido no pas era do tipo pesado, de baixo grau API, que no podia ser totalmente processado no pas, uma vez que as refinarias nacionais foram todas construdas em poca em que o Brasil era importador lquido de petrleo. O Brasil exporta parte do petrleo pesado que produz, importando um leo mais leve e mais caro para fazer com ele mistura adequada capacidade tcnica de refino instalada no pas.

Comercialmente, o petrleo bruto, ou petrleo cru, tambm pode atender a duas classificaes correntes, sendo uma o West Texas Intermediate (WTI, petrleo norte-americano), vigente para as operaes tendo por base Nova York, e a outra o North Sea Brent, para operaes no mercado de Londres. 2) O que uma jazida de petrleo? Uma jazida petrolfera o acmulo de petrleo em uma camada geolgica no permevel que o aprisionou, impedindo sua migrao para outros estratos geolgicos ou seu afloramento superfcie terrestre. O petrleo bruto, ou petrleo cru, pode estar associado ao gs natural de petrleo em uma mesma jazida. O petrleo cru e o gs natural devem ser extrados em estgios distintos quando associados em uma mesma jazida ou campo petrolfero. O gs natural encontrado associado com petrleo pode ser queimado no local da extrao, reinjetado nos poos e assim contribuir para aumentar a vazo do petrleo, ou ser canalizado para ser processado ou utilizado como gs combustvel. 3) Onde h petrleo no mundo? As maiores jazidas petrolferas conhecidas e exploradas hoje esto situadas nos EEUU, Mxico, Venezuela, Rssia, Malsia (Bornu) e Oriente Mdio (Arbia Saudita, Emirados rabes, Ir, Iraque, Kuwait). Os pases membros da Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo OPEP (OPEC, segundo a sigla em ingles), mundiais. 4) O que se faz com o petrleo? possuem 78% das reservas mundiais de petrleo. Suprem 40% da produo mundial e 60% das exportaes

O petrleo cru, isto , a matria-prima energtica extrada das jazidas petrolferas, tem reduzida aplicao. Seu valor est em, aps a etapa industrial de seu refino, fornecer combustveis, lubrificantes, solventes, e muitas matrias-primas secundrias para a indstria petroqumica. Os combustveis derivados do petrleo constituem-se na principal fonte para produo de energia no mundo moderno, respondendo por 43% (quarenta e trs por cento) do total de insumos energticos consumidos, gerando eletricidade por meio de usinas termoeltricas, aquecimento e iluminao, alm de alimentar os principais meios de transporte e locomoo. Seu processamento industrial inicia com o refino, onde o petrleo pode ser separado em fraes, incluindo o gs natural, a gasolina, a nafta, o querosene, os leos combustveis e lubrificantes, a parafina, o asfalto. Este processo de refino do petrleo bruto inicia na torre de destilao, onde o leo cru aquecido a temperaturas capazes de convert-lo em gases. Esses gases se condensam de novo em lquidos a diferentes temperaturas. Dessa forma o leo separado em partes ou fraes: 20 C - GASES DE REFINO: Incluem metano, etano, propano e butano; 20 a 70 C GASOLINA: Usada como combustvel de automvel e matria-prima para plstico; 70 a 160 C - NAFTA: Pode ser transformada em plsticos, combustvel de automvel e outras substncias qumicas; 160 a 250 C - QUEROSENE: Transformado em combustvel para jatos e em leo de calefao; 250 a 350 C - GASLEO: Transformado em combustvel para motores diesel e caldeiras; 400 C - RESDUOS: Transformados em combustveis de refinao, leo diesel pesado, cera parafnica, graxas e asfalto. 5) O que significa ter petrleo para a riqueza nacional?

Possuir uma riqueza natural apenas no garantia de ter sucesso para sua explorao e converso em bens e servios necessrios para proporcionar a um pas e seu povo uma economia de abundncia capaz de gerar renda e emprego localmente. preciso, em primeiro lugar, dispor de autonomia poltica decisria, capacidade gerencial e recursos humanos qualaificados para a explorao dessa riqueza. Em segundo lugar, necessrio dispor da tecnologia e recursos materiais para ter acesso a essa riqueza e poder explor-la. Tecnologia e recursos materiais tambm implicam disponibilidade de recursos financeiros ou de capitais lquidos para custear as despesas de prospeco, explorao e produo e comercializao do produto bruto ou de seus derivados. 6) Qual a importncia econmica e poltica dos pases produtores de petrleo? exceo dos EEUU e da Rssia, os pases produtores de petrleo no se caracterizam por possuir poderio econmico decorrente de seus mercados internos ou da capacidade produtiva domstica industrial, associada ou no indstria petrolfera ou extrativa neles existente. Em conseqncia, retiram sua importncia econmica e poltica exatamente dessa condio de pases exportadores de matria-prima energtica bruta, que o petrleo cru, e das receitas em moeda forte obtidas com as transaes com o petrleo. Os pases produtores de petrleo organizaram a Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo OPEP, que atua para possibilitar a fixao conjunta de preos e cotas de exportao dos pases participantes dessa entidade. Em 2009, assumir a presidncia do cartel de produtores de O vicepetrleo o ministro do petrleo de Angola, Desidrio Costa. energia, Galo Chiriboga.

presidente da mesma entidade ser o ministro equatoriano de minas e Nesse ano, o nmero de pases-membros da OPEP cair de 13 para 12, em virtude da sada da Indonsia, que deixou de ser produtos tornando-s importador de petrleo.

7) Quem compra e quem vende o petrleo no mundo? Compradores de petrleo so, em geral, companhias petrolferas que tambm atuam no refino e na distribuio de derivados do petrleo. Vendedores de petrleo podem ser empresas estatais sob controle dos governos dos pases produtores ou empresas petrolferas que detm direitos de explorao e comercializao sobre jazidas petrolferas ou a produo de petrleo delas. Os preos do petrleo so fixados de acordo com a demanda e a oferta diria dos mercados internacionais. A demanda por parte de empresas petrolferas, empresas de refino e outros adquirentes, inclusive governos que mantm estoques estratgicos de petrleo, se d por meio de propostas de compras negociadas em duas Bolsas internacionais New York Mercantile Exchange (NYMex) e Intercontinental Exchange (ICE), de Londres, Reino Unido (ICE Future Europe). A oferta fica por conta das empresas que comercializam o petrleo, que podem ser produtoras exploradoras ou agentes dos governos dos pases produtores de petrleo. 8) Como o Brasil administra suas jazidas petrolferas? Historicamente, no Brasil, a explorao das jazidas petrolferas, como de outros minerais, tem sido objeto de concesso do Estado, caracterizando-se os recursos minerais como bens dominiais, i.e., de propriedade estatal originria. A Constituio de 1891 alterou esse regime jurdico dominial, admitindo a propriedade das minas pelo proprietrio do solo, ainda que passvel de desapropriao por necessidade ou utilidade pblica (art. 72, pargrafo dezessete). Em 1934, a Carta ento editada afastou essa hiptese, ao distinguir entre a propriedade do solo e a das minas e demais riquezas existentes no subsolo passveis de explorao ou aproveitamento industrial por autorizao ou concesso federal, na forma da lei, quando

conferidas exclusivamente a brasileiros ou empresas organizadas no Brasil. Outro marco histrico de grande significao veio com a instituio do monoplio da Unio para explorar e produzir petrleo, sendo criada a empresa estatal Petrleo Brasileiro S. A. PETROBRS, em 1953, como desfecho de uma campanha de larga penetrao poltica e social com origem na dcada de 30 e que, durante o segundo governo Vargas, adotou o slogan O petrleo nosso. Na dcada de 90, no bojo da redemocratizao em nosso pas e da liberalizao da economia, houve a flexibilizao formal do monoplio estatal na explorao e produo do petrleo, mantidos o monoplio da Unio para as atividades econmicas e o regime dominial para as jazidas, foi admitida a participao de empresas estatais ou privadas nas atividades de pesquisa, explorao, refino, importao e exportao, e transporte de petrleo, gs natural e derivados. 9) Como se desenvolveu a explorao de petrleo no Brasil? At 1938, as exploraes ocorreram sob o regime da livre iniciativa, tendo sido feita a primeira sondagem profunda entre 1892 e 1896, no Municpio de Bofete, Estado de So Paulo, por Eugnio Ferreira Camargo. A explorao petrolfera efetiva no Brasil teve lugar em alguns pontos do territrio nacional, como o Recncavo Baiano, regio compreendida pelo entorno da Bacia de Todos os Santos, Bahia. Ali houve incio da extrao de petrleo em 1941, em Lobato, cidade que ganhou este nome em homenagem a Monteiro Lobato, que j em 1931 lanara subscrio de aes de companhia por ele fundada, a Companhia Petrleos do Brasil. Monteiro Lobato foi um defensor aguerrido da existncia de petrleo no Brasil e da necessidade de assegurar autonomia poltica e de gesto para capitais nacionais explorarem as jazidas porventura existentes. Enfrentou perseguies por parte do governo de Getlio Vargas em razo de suas posies nacionalistas e privatizantes.

O choque do petrleo ocorreu em 1973, quando os pases produtores do Oriente Mdio, em cerca de trs meses, elevaram o preo do barril (o barril de petrleo contm 159 litros de leo cru) de petrleo de US$2,90 para US$11,65. Ao mesmo tempo, houve o embargo do petrleo contra os EEUU e a Europa. Durante a Guerra do Yom Kipur (tambm conhecida como Guerra Israel-rabes de 1972, ou Guerra do Ramad), em razo do apoio que aqueles haviam emprestado a Israel quando este ocupa territrios palestinos. O conseqente encarecimento das importaes brasileiras dessa matria-prima provoca restries severas no balano de pagamentos e induz maior investimento na prospeco de petrleo no Brasil, para fazer frente a estas restries. no. 76.5930. Paralelamente, houve ainda o lanamento estratgico do PROLCOOL, em 14 de novembro de 1975, com o Decreto O governo Geisel restringiu o monoplio do petrleo, admitindo contratos de risco para a prospeco e a explorao de petrleo em 1975, ao mesmo tempo em que esforos de pesquisa e prospeco dirigiam-se para a plataforma continental brasileira, onde, em 1974, fora descoberto o campo de Garoupa, na Bacia de Campos, Rio de Janeiro, o mais importante em produo at o presente. Contratos de risco eram contratos de prestao de servios de explorao e produo com risco, mediante a associao da empresa estatal brasileira, PETROBRS, e empresas petrolferas internacionais. Foram ento excludas de sua aplicao as provncias petrolferas da Bacia de Campos e do Alto Juru, no Amazonas, que j se apresentavam promissoras. Oito so as provncias onde hoje h produo de petrleo no Brasil, a includas as bacias Solimes, Cear, Potiguar, Sergipe-Alagoas, Recncavo, Esprito Santo e Santos, alm de Campos, Estado do Rio de Janeiro. H, em menor escala, produo petrolfera em bacias terrestres em Barreirinhas, Maranho, e em Tucano, Bahia. So produzidos cerca de 4.000 barris de petrleo/dia em S. Mateus do Sul, por meio da minerao e retortagem do folheto betuminoso da Formao Irati, na Bacia do Paran.

10

Mapa das bacias sedimentares brasileiras, com indicao das provncias produtoras de leo e gs no Pas. Fonte: Geologia, Tectnica e Recursos Minerais do Brasil 541
L. A. Bizzi, C. Schobbenhaus, R. M. Vidotti e J. H. Gonalves (eds.) CPRM, Braslia, 2003; http://www.cprm.gov.br/publique/media/capX_a.pdf

10 Qual o regime jurdico da explorao do petrleo brasileiro? Pode-se dizer que a explorao de jazidas petrolferas no Brasil experimentou, ao longo do tempo, diversos regimes jurdicos. Iniciou-se com a liberdade da iniciativa mediante a concesso pblica do direito de pesquisa e explorao, chegou-se ao monoplio estatal integral, exercido
11

mediante a concesso nica empresa estatal criada para esse fim especfico, que foi mitigado pelo sistema de contratos de riscos, at chegarmos situao atual de ambiente competitivo regulado. Depois da edio da Lei do Petrleo (Lei no 9.478, de 6 de agosto de 1997), que colocou em prtica a liberalizao no setor petrolfero nacional, a PETROBRS deixou de ter exclusividade na prospeco, explorao e produo de campos petrolferos no Brasil. Outras empresas passaram a habilitar-se nas licitaes promovidas para a concesso de direitos exploratrios e de comercializao de petrleo encontrado em jazidas no territrio brasileiro. No entanto, a experincia geolgica acumulada pela empresa brasileira ao longo de sua existncia, seu porte empresarial e a qualificao de seus quadros, tm induzido associaes entre empresas privadas, inclusive de capital estrangeiro, e a Petrobrs. 11 A PETROBRS uma empresa brasileira? A PETROBRS permanece sendo empresa de capital misto, com seu controle acionrio detido pela Unio, e foi constituda no Brasil, sendo por isso legtima empresa brasileira, de controle nacional estatal. A empresa tem o presidente de seu Conselho de Administrao indicado pelo acionista majoritrio, assegurando com isso a palavra final do governo brasileiro nas decises tomadas pela empresa. As atribuies principais desse rgo societrio so fixar as diretrizes estratgicas da Companhia e supervisionar os atos de gesto da Diretoria-Executiva. Compe-se de nove membros eleitos em Assemblia Geral Ordinria, sendo sete deles representantes do acionista controlador, um representante dos acionistas minoritrios titulares de aes ordinrias e um representante dos acionistas titulares de aes preferenciais. Em razo dos mercados onde tem suas aes negociadas em Bolsa, a empresa sujeita-se s regras da Comisso de Valores Mobilirios (CVM) e da Bolsa de Valores de So Paulo (Bovespa), no Brasil; da Securities and Exchange Commission (SEC) e da
12

New York Stock Exchange (Nyse), nos Estados Unidos; do Latibex, da Bolsa de Madri, na Espanha; e da Bolsa de Buenos Aires, na Argentina, onde atua por intermdio da Petrobras Energia.

12 A PETROBRS tem um dono? A propriedade de uma sociedade annima define-se em razo do controle majoritrio do seu capital integralizado. No caso da PETRBRS, a Unio (governo federal) detm 32, 2% (trinta e dois dcimos por cento) das aes do capital da empresa com direito a voto, representando 55,7% (cinqenta e cinco e sete dcimos por cento) do capital societrio total, e o que excede a este percentual encontra-se em mos de fundos de penso, fundos de investidores, investidores individuais, sendo transacionado em operaes de bolsas de valores, no Brasil e no exterior. Destaca-se ainda a BNDESPar (empresa subsidiria do BNDES), que detm 7,6% (sete inteiros e seis dcimos por cento), e uma empresa pblica, portanto, tambm essa participao acionria , em ltima anlise, propriedade do Estado brasileiro. H tambm, desde agosto de 2000, percentual de 2,2% (dois inteiros e dois dcimos por cento) de aes da empresa em mos de fundos que aplicaram e administram recursos provenientes do FGTS de assalariados brasileiros. Foram em torno de 312 mil trabalhadores com contas de depsitos do FGTS autorizados a aplicar entre R$300,00 (trezentos reais) e at 50% (cinqenta por cento) do saldo da conta, resultando na captao de R$1,6 bilho. R$u8,432 bilhes. De 2000 at Os 45 (quarenta e cinco) fundos setembro/2008, o investimento de investimentos denominados FMP-FGTS detm patrimnio lquido de proporcionou rendimento de 766,8%, superior em 742,5% ao obtido pelos depsitos mantidos no FGTS, no mesmo perodo. 13 O que so royalties da produo do petrleo?

13

A explorao de recursos minerais e energticos envolve o pagamento de receitas diversas, pblicas e privadas, segundo disposio expressa na Constituio brasileira. As receitas diretamente vinculadas extrao desses bens minerais so entendidas, por um lado, como forma de remunerao devida ao detentor originrio desses recursos (a Unio), por outro lado, como indenizao decorrente da exausto do recurso mineral explorado, que, em linguagem popular, diz-se no dar duas safras. No caso do petrleo essas receitas compreendem o bnus de assinatura, royalties pela produo efetiva do campo, participaes especiais derivadas da alta produtividade alcanada em determinados campos e poos, que so consideradas participaes governamentais, alm dos tributos incidentes sobre a atividade econmica realizada. O pagamento de royalties feito mensalmente, em moeda nacional, a partir da data de incio da produo comercial do campo, e correspondem a 10% (dez por cento) da produo de petrleo ou gs natural, conforme disposto no artigo 47, da Lei no. 9.478, de 6 de agosto de 1997 (Lei do Petrleo). A Agncia Nacional do Petrleo. Gs Natural e Biocombustveis ANP poder reduzir de 10% (dez por cento) para 5% (cinco por cento) o montante devido a ttulo de royalties pela explorao de campo petrolfero, levando em conta os riscos geolgicos, as expectativas de produo e outros fatores pertinentes a esse bloco licitado. 14 O que participao especial? A participao especial prevista na Lei n 9.478, de 1997, constitui-se compensao financeira extraordinria devida pelos concessionrios de explorao e produo de petrleo ou gs natural, nos casos de grande volume de produo ou de grande rentabilidade, e ser paga, com relao a cada campo de uma dada rea de concesso, a partir do trimestre em que ocorrer a data de incio da respectiva produo.

14

15 O que bnus de assinatura? Bnus de assinatura uma oferta de valor em dinheiro, estabelecido livremente pelo licitante quando apresenta sua proposta para obteno da concesso de petrleo ou gs natural. Deve ser igual ou superior ao valor mnimo que a ANP fixa no edital da licitao dos blocos para explorao, sendo pago no ato da assinatura do contrato de concesso com o licitante vencedor, em uma parcela nica vista. Evidentemente que o valor do bnus ir variar segundo o interesse dos participantes na licitao em obter a concesso e o nvel de acirramento da competio entre esses interessados. 16 O que o pr-sal? O pr-sal, que tambm chamado de camada pr-sal, consiste de um extrato geolgico ultra profundo onde est depositada uma jazida de petrleo. Supe-se haver ali quantidades de petrleo e gs capazes de dobrar o atual nvel de reservas brasileiras provadas que de 14 (quatorze) bilhes de barris de petrleo. No h at o momento confirmao das reais dimenses das descobertas feitas no pr-sal profundo. denominado assim por haver, acima das camadas de rochas sedimentares que alojam o petrleo, estrato geolgico de sal sob grandes presses derivadas do peso das camadas geolgicas superiores. Uma sonda ou broca de perfurao que alcance o depsito de petrleo pr-sal ter penetrado uma sucesso de camadas de rochas, acima do estrato geolgico de sal, para ento chegar ao depsito de petrleo sob esta camada geolgica, o qual se encontra em mais outra camada de rochas sedimentares impermeveis. 17 Onde est o pr-sal?

15

O pr-sal brasileiro, que hoje desperta a ateno da media e da indstria do petrleo, situa-se entre 5.000 a 7.000 metros abaixo do leito do mar. Pode estender-se por uma faixa que vai do litoral de Santa Catarina ao do Esprito Santo, ao longo de cerca 800 km, distante em linha reta h aproximadamente 300 km da costa atlntica brasileira. 18 Quem descobriu o pr-sal? A existncia das camadas geolgicas que se sucedem no interior da crosta terrestre objeto de estudos por cientistas de variada formao, especialmente gelogos e sismlogos, porque o estudo da composio e estrutura das camadas do subsolo terrestre possibilita conhecer melhor a formao da Terra e os processos geolgicos cuja gnese se estende origem do sistema solar. A descoberta recente do petrleo pr-sal profundo, i.e., a constatao da existncia de depsitos ou jazidas de petrleo a uma grande profundidade e aps a sucesso de camadas de rochas de caractersticas distintas, decorreu de dezenas de anos de pesquisa e prospeco geolgica pela Petrobrs. Conhece-se, pelo menos, desde 2004, a possibilidade de existirem depsitos de petrleo e gs em estratos geolgicos inferiores aos das jazidas da bacia de Campos, tendo a Petrobrs feito tentativas de perfurar poos profundos ainda nos anos 80, nesta bacia, onde antes foram descobertos, nos anos 70, campos como Badejo, Trilha e Enchova, situados em guas rasas e com reservatrios a profundidades menores que 4.000 metros, na camada pr-sal. 19 O que campo de petrleo? A definio legal para campo de petrleo ou de gs natural : rea produtora de petrleo ou gs natural, a partir de um reservatrio contnuo ou de mais de um reservatrio, a profundidades variveis, abrangendo

16

instalaes e equipamentos destinados produo (cfme. Lei no. 9.478/96, art. 6., inciso XIV). 20 O que bloco de explorao? A definio legal para bloco de explorao : parte de uma bacia sedimentar, formada por um prisma vertical de profundidade indeterminada, com superfcie poligonal definida pelas coordenadas geogrficas de seus vrtices, onde so desenvolvidas atividades de explorao ou produo de petrleo e gs natural (cfme. Lei no. 9.478/96, art. 6., inciso XIII). 21 O que distingue jazidas e reservas petrolferas? Denominam-se jazidas petrolferas os depsitos subterrneos de petrleo, que resultam da acumulao de depsitos de material orgnico. Reservas petrolferas so as jazidas petrolferas que foram dimensionadas e classificadas quanto ao potencial de sua produo e o tipo de petrleo e gs nelas existentes. O dimensionamento da capacidade de uma jazida obtido mediante testes de vazo e de extenso e volume do depsito. Utiliza-se ainda o conceito de reserva comprovada (proved reserve). Reservas comprovadas compreendem as reservas desenvolvidas, com potencial de explorao conhecido e dimensionado, e as reservas subdesenvolvidas, desde que o potencial de produo delas seja demonstrado ainda que dependente de maiores investimentos em tecnologias extrativas. Campos petrolferos em produo so os depsitos de petrleo em explorao comercial. O total de barris de petrleo existente em um depsito de petrleo considerado no cmputo das reservas petrolferas, at seu total esgotamento, o que depender ainda das tecnologias utilizadas e do custo de extrao.

17

22 O que plataforma submarina? Plataforma submarina denomina-se a extenso submersa do bloco continental e insular que se estende sob a superfcie do mar contguo ao territrio sob domnio e jurisdio de um pas. O marco legal brasileiro inicial o Decreto n. 28.840, de 8 de novembro de 1950, que declara integrada ao territrio nacional a plataforma submarina, na parte correspondente a esse territrio, e d outras providncias. Este Decreto executivo federal assim disps, em sua parte substantiva, at hoje vigente: Art. 1 - Fica expressamente reconhecido que a plataforma submarina, na parte
correspondente ao territrio continental e insular do Brasil se acha integrada neste mesmo territrio, sob jurisdio e domnio exclusivo, da Unio Federal. Art. 2 - O aproveitamento e a explorao de produtos ou riquezas naturais que se encontram nessa parte do territrio nacional, dependem, em todos os casos, de autorizao, ou concesso federal. Art. 3 - Continuam em pleno vigor as normas sobre a navegao nas guas sobrepostas plataforma acima referida, sem prejuzo das que venham a ser estabelecidas, especialmente sobre a pesca nessa regio.

A Constituio da Repblica Federativa do Brasil utiliza o conceito de plataforma continental, quando refere aos recursos minerais considerados bens da Unio (artigo 20, V), conformando-se assim Conveno das Naes Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM). 23 O que so fundos marinhos? Fundos marinhos denominao originada com a Conveno das Naes Unidas sobre o Direito do Mar CNUDM (United Nations Convention on the Law of the Sea), adotada em Montego Bay, Jamaica, na data de 30 de abril de 1982, conhecida por Conveno do Mar. Com esta buscou-se estabelecer princpios jurdicos internacionais para a explorao de recursos marinhos, revendo prticas e princpios antigos j desatualizados face s
18

exigncias

modernas

os

recursos

tecnolgicos

disponveis

necessidades.

Alm disso, a Conveno do Mar disps sobre a definio

de forma mais precisa dos espaos martimos e de formas para seu aproveitamento em benefcio comum da humanidade. O Brasil firmou a Conveno das Naes Unidas sobre Direito do Mar CNUDM em 10 de dezembro de 1982, junto com outros 118 pases, e em 22 de dezembro de 1998, veio a ratific-la. A Conveno entrou em vigor, internacionalmente, no dia 16 de novembro de 1994. Os estudos j promovidos pelo Brasil, no tocante s avaliaes e medies da margem continental brasileira permitem concluir que o Brasil ter uma rea de Zona Econmica Exclusiva - ZEE de 3.539.919 km e uma extensa rea de plataforma continental jurdica que, na regio norte, atinge o valor de 323.658 km e, na regio sudeste sul, o valor de 588.189 km. Equivale a 911.847 km, alm da ZEE. A rea de plataforma continental jurdica incorporada como rea de Zona Econmica Exclusiva (ZEE) jurisdio martima brasileira ser de 4.451.766 km. O Brasil poder incorporar sua jurisdio poltica territorial uma rea martima um pouco superior metade da rea continental de 8.511.996 km, exercendo a direitos de soberania e jurisdio, permitida a explorao e o aproveitamento dos recursos naturais e a explotao de recursos minerais marinhos. 24 O que zona econmica exclusiva? Este conceito estabelecido pela Conveno do Mar para conciliar interesses dos pases que advogam jurisdio prpria sobre o mar territorial, e dos pases interessados na liberdade dos mares. Assim, o conceito de Zona Econmica Exclusiva ZEE foi definido como sendo o segmento ocenico situado alm do mar territorial e adjacente a este, projetando-se at 200 milhas da linha da costa a partir da qual se mede a largura do mar territorial de qualquer pas costeiro. Nessa rea qualquer Estado goza do

19

direito de navegao e sobrevo, cabendo-lhe ainda a liberdade de instalao de cabos e dutos submarinos. Entretanto, os Estados costeiros exercem ali soberania plena para fins de explorao e aproveitamento dos recursos biolgicos e minerais existentes no leito e subsolo do mar e em guas sobrejacentes, inclusive a pesca. Por esta razo, o Brasil, detentor de mais de 8.000 km de litoral, possui grande potencial de utilizao da ZEE contgua ao seu mar territorial. Os novos campos petrolferos denominados de pr-sal, em alguns casos situados a cerca de 300 km em linha reta da costa brasileira, encontram-se nessa ZEE brasileira. 25 O que ocorre entre a descoberta da jazida at a explorao comercial do petrleo? A descoberta de uma jazida petrolfera acarreta, em primeiro lugar, a exigncia de estabelecer-se a qualidade do petrleo e o volume deste, a sua ocorrncia associada ou no ao gs natural, e qual a proporo de um e outro. A isto se chama medio e avaliao do potencial comercial e econmico da jazida, primeiro passo para estabelecer as possibilidades reais de sua explorao econmica. Isto feito, saber-se- o volume da jazida e as reservas que efetivamente conter, o seu nvel de vazo, bem como a durao da explorao da jazida segundo a tecnologia no momento disponvel, at o esgotamento ou a queda de produtividade a nveis que tornem sua explorao e a extrao do petrleo ou gs antieconmicas. 26 O que faz a Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis ANP? A ANP uma agncia executiva reguladora, cuja criao foi expressamente contemplada por disposio constitucional (art. 177, pargrafo 2., III), instituda pela Lei no. 9.478, de 6 de agosto de 1997, denominada Lei do

20

Petrleo, modificando em profundidade o regime de explorao e monoplio estatal do petrleo no Brasil. A ANP tem por funes: promover a regulao, a contratao e a fiscalizao das atividades econmicas integrantes da indstria do petrleo. A Lei no. 9.478, de 1997, ainda detemina caber ANP:
I - Implementar, em sua esfera de atribuies, a poltica nacional de petrleo e gs natural, contida na poltica energtica nacional, nos termos do Captulo I desta Lei, com nfase na garantia do suprimento de derivados de petrleo em todo o territrio nacional e na proteo dos interesses dos consumidores quanto a preo, qualidade e oferta dos produtos; II - promover estudos visando delimitao de blocos, para efeito de concesso das atividades de explorao, desenvolvimento e produo; III - regular a execuo de servios de geologia e geofsica aplicados prospeco destinados petrolfera, visando ao levantamento em bases de dados tcnicos, comercializao, no-exclusivas;

IV - elaborar os editais e promover as licitaes para a concesso de explorao, desenvolvimento e produo, celebrando os contratos delas decorrentes importao e e fiscalizando na forma a sua execuo; nesta Lei e sua V - autorizar a prtica das atividades de refinao, processamento, transporte, exportao, estabelecida regulamentao; VI - estabelecer critrios para o clculo de tarifas de transporte dutovirio e arbitrar seus valores, nos casos e da forma previstos nesta Lei; VII - fiscalizar diretamente, ou mediante convnios com rgos dos Estados e do Distrito Federal, as atividades integrantes da indstria do petrleo, bem como aplicar as sanes administrativas e pecunirias previstas em lei, regulamento ou contrato; VIII - instruir processo com vistas declarao de utilidade pblica, para fins de desapropriao e instituio de servido administrativa, das reas necessrias explorao, desenvolvimento e produo de petrleo e gs natural, construo de refinarias, de dutos e de terminais; IX - fazer cumprir as boas prticas de conservao e uso racional do petrleo, dos derivados e do gs natural e de preservao do meio ambiente; X - estimular a pesquisa e a adoo de novas tecnologias na explorao, produo, atividades transporte, da refino indstria e do processamento; petrleo; XI - organizar e manter o acervo das informaes e dados tcnicos relativos s XII - consolidar anuamente as informaes sobre as reservas nacionais de petrleo e gs natural transmitidas pelas empresas, responsabilizando-se por sua divulgao; XIII - fiscalizar o adequado funcionamento do Sistema Nacional de Estoques

21

de Combustveis e o cumprimento do Plano Anual de Estoques Estratgicos de Combustveis, de que trata o art. 4 da Lei n 8.176, de 8 de fevereiro de 1991; XIV - articular-se com os outros rgos reguladores do setor energtico sobre matrias de interesse comum, inclusive para efeito de apoio tcnico ao CNPE; XV - regular e autorizar as atividades relacionadas com o abastecimento nacional de combustveis, fiscalizando-as diretamente ou mediante convnios com outros rgos da Unio, Estados, Distrito Federal ou Municpios

27 O que marco regulatrio? Por marco regulatrio, ou marco legal, denomina-se o conjunto de normas legais e disposies normativas editadas pelo Poder Pblico s quais se subordinam as atividades dos agentes regulados. Em outras palavras, a legislao estatal vigente para um determinado setor, quer aplique-se s aes de agentes privados ou dos rgos da administrao pblica, ou a ambos, segundo o alcance, finalidade e determinaes adotadas pelo legislador. 28 O que leilo de reas exploratrias? Desde a abertura do setor petrolfero no Brasil para a explorao por empressas privadas, em 1998, a Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis ANP, faz oferta em leilo, nas condies definidas em lei, das reas do territrio nacional que sero objeto de prospeco de jazidas petrolferas. Estas reas so denominadas blocos exploratrios e tm a localizao e dimenses definidas previamente, bem como as condies para os trabalhos de prospeco a serem realizados, a remunerao devida ao Poder concedente na hiptese de explorao bem sucedida, prazos e condies para sua devoluo pela empresa que obteve a concesso do bloco, em casos de insucesso ou desistncia.

22

29 O que se obtm do desenvolvimento da indstria petrolfera no Brasil? A auto-suficincia na produo de insumos energticos como o petrleo e o gs natural, ainda sem substituto definitivo para aplicaes em transportes, gerao de energia, aquecimento, e ainda matria-prima para a indstria qumica de transformao, meta desejada e desejvel para qualquer pas do mundo. Uma caracterstica do Brasil hoje, e que o diferencia de outros pases dispondo de grandes reservas provadas de petrleo e gs, a diferenciada e diversificada capacidade industrial neles j existente, potencialmente capaz de ser potencializada e desenvolvida tecnologicamente, que o resultado de mais de meio sculo de polticas pblicas de desenvolvimento e industrializao. Outro aspecto a gerao de receitas tributrias e industriais que o Estado brasileiro obtm da atividade e do desenvolvimento da prospeco e explorao de jazidas petrolferas em seu territrio. So obtidas com a atividade petrolfera privada, alm desses impostos, taxas e contribuies recolhidas nos trs nveis da Federao (Unio, Estados e Municpios), as participaes governamentais (ver itens 13, 14 e 15, precedentes), representando assim recursos pblicos lquidos para investimentos de curto, mdio e longo prazo. O desenvolvimento da indstria petrolfera, por toda a cadeia produtiva, desde a prospeco at a comercializao de produtos acabados de matriz petroqumica e matrias-primas secundrias do petrleo, e que inclui ainda servios ao longo de todo esse ciclo produtivo, resulta no aumento do Produto Nacional Bruto, soma de todas as operaes comerciais e financeiras de um pas, e, certamente, no aumento da renda bruta per capita, da massa salarial circulante, do nmero de postos de trabalho e da qualidade do emprego ofertado.

23

30 O que o pr-sal vai influir no preo de combustveis para o consumidor? A economia do petrleo atualmente no se esgota na equao que leva a preos mais caros ou mais baratos dos combustveis. H, inclusive, razes pelas quais a fixao do preo dos combustveis fsseis para o consumidor final, pessoa fsica ou indstria, no necessariamente dependa apenas do custo da extrao do petrleo ou da abundncia dessa matria-prima. No Brasil, o maior componente no preo final dos combustveis para o consumidor no o custo da matria-prima, mas a incidncia tributria sobre um bem essencial que no deve ser desperdiado ou consumido desregradamente. Portanto, o preo dos combustveis , inclusive, o sinal dado ao mercado acerca do custo social implicado pela utilizao desse bem escasso e no renovvel. Se o petrleo e o gs natural so insumos ainda insubstituveis para toda uma cadeia econmica e industrial que no se limita nem se esgota no uso como combustvel para transportes e gerao de energia, possvel imaginar que outras formas de utilizao e destinao dessa matria-prima e de seus subprodutos possam ter preferncia, ao invs de incentivar, pelo barateamento do combustvel nos postos de abastecimento, seu consumo preferencialmente para o transporte individual. 31 O que doena holandesa? como se denominou um fenmeno inicialmente ocorrido na Holanda, ocasionado pelo aumento das receitas obtidas com a exportao de gs, resultando em baixa competitividade industrial nos anos 70 naquele pas, diante de uma abundncia de divisas estrangeiras ingressando na economia do pas, que valorizou a moeda nacional e encareceu as exportaes de outros produtos manufaturados, levando perda de mercados no Exterior. Houve, em razo disso, grande desestmulo para os produtores domsticos desses bens, com encarecimento do custo da

24

unidade industrial produzida, acarretando por fim desindustrializao, perda de postos de trabalho qualificado em diversos setores industriais, o atraso tecnolgico. A partir dessa experincia verificou-se que, sempre que haja aumento do ingresso de divisas estrangeiras pelas exportaes concentradas em um ou mais produtos primrios, estes efeitos sobre os demais setores da economia nacional tendem a ocorrer e so prejudiciais a mdio e longo prazo para a estabilidade econmica, financeira, poltica e tecnolgica do pas. 32 O que modelo institucional de explorao e administrao das jazidas e reservas petrolferas?

33 O petrleo ir acabar? No h certeza terica absoluta quanto exausto de todo o petrleo que possa existir no mundo, at em razo da possibilidade de novas descobertas. H quem afirme "A era do petrleo est longe de acabar", como Rainer Wiek, do Servio de Informao sobre Energia de Hamburgo. As empresas, governos e investidores esto-se preparando intensamente para uma poca sem combustveis derivados do petrleo. Mas esta poca ainda no chegou. "Quem diz que dentro de 50 anos no haver mais nenhuma reserva de petrleo no sabe o que est dizendo. Tudo isso no passa de um grande jogo matemtico e pode ser muito bem que daqui a 50 anos tenhamos reservas reasseguradas por mais 50 anos", afirma Wiek. Rainer Wiek, elucida sua afirmao por meio de um exemplo numrico: "Antigamente, apenas uma em dez perfuraes tinha xito, hoje so oito em dez". Alm disso, ainda existe outro potencial de desenvolvimento: de

25

acordo com os especialistas, nem todas as regies do globo foram investigadas em funo da existncia de possveis jazidas de petrleo.

Por outro lado, A idade da pedra lascada no acabou por falta de pedras, disse o Ministro saudita Sheik Ahmed Zaki Yamani, j em 1970.

Fato que as reservas mundiais conhecidas de petrleo caram 0,1%, em 2007, reduzindo-se a 1,238 trilho de barris, informou o relatrio anual da British Petroleum Statistical Review. O dado considerado uma referncia para a indstria e para o mercado sobre a produo futura de petrleo. O nvel das reservas comprovadas de 2007 suficiente para 40 anos e est 16% acima do patamar de 1997. Os dados de 2006 foram revisadospara cima. H dificuldades para os produtores de petrleo acrescerem suas reservas enquanto os campos em operao tornam-se menos produtivos e aumenta a necessidade de buscar petrleo em localizaes de difcil acesso e jazidas de maior profundidade. A produo global de petrleo caiu no ano passado pela primeira vez desde 2002, em 0,2% em comparao com 2006, para 81,53 milhes de barris dirios. A retrao foi liderada pela Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo (Opep), mas pases fora do grupo tambm registraram desacelerao de produo, entre eles, o Mxico. As exportaes de petrleo do Oriente Mdio - a regio produtora mais importante do mundo - caiu pela primeira vez em cinco anos, em 2,6%. A demanda, por sua vez, cresceu ao ritmo mais acelerado na China e em vrios pases produtores, como a Arbia Saudita. Mas caiu nos Estados Unidos e em outros pases da Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE), onde o consumo sofreu a maior queda em quase 25 anos.

26

A PETROBRS encontrou 875 milhes de barris de petrleo e gs no Brasil durante o ano de 2007, considerando apenas campos cuja viabilidade comercial est comprovada e excluindo projetos ainda em avaliao como, por exemplo, as reservas gigantes de Tupi. Com as novas descobertas, as reservas brasileiras da estatal subiram 1,2% em 2007, atingindo os 13,920 bilhes de barris de petrleo e gs, segundo o critrio da Sociedade dos Engenheiros de Petrleo (SPE, na sigla em ingls), tambm utilizado pela Agncia Nacional do Petrleo (ANP). Com este volume, diz a companhia, o Brasil teria hoje reservas para 19,6 anos, mantido o ritmo de produo atual. A conta no considera descobertas feitas por empresas privadas no ano passado. A Petrobras informou que fez 53 notificaes de novas descobertas ANP em 2007, incluindo Tupi. No entanto, apenas seis novos campos foram declarados comerciais junto agncia e passaram fase de projetos de produo. Pico do Petrleo A teoria do Pico do Petrleo ou Pico de Hubbert proclama o inevitvel declnio e subseqente trmino da produo de petrleo em qualquer rea geogrfica em questo. De acordo com a teoria, seja em apenas um poo de petrleo ou no planeta inteiro, a taxa de produo tende a seguir uma curva normal. No incio da curva (pr-pico), a produo aumenta com o acrscimo de infra-estrutura produtiva. J na fase posterior (ps-pico), a produo diminui devido ao esgotamento gradual do recurso. Desenvolvimento histrico O "Pico do Petrleo" (Peak Oil em ingls) refere-se a evento singular na histria: o pico da produo do petrleo na Terra. Aps este pico, segundo a teoria, a produo global de petrleo ingressar em um estado de declnio terminal. A teoria deve seu nome a um gelogo estadunidense, Marion King Hubbert, que criou um modelo de reservas petrolferas, e props que a produo

27

derivada de fontes convencionais nos Estados Unidos contguos (Alasca excludo) atingiria seu pice entre 1965 e 1970. O pico global ocorreria "mais ou menos meio sculo" aps[1]. King, que at ento havia gozado de grande respeito em sua profisso, passou a ser ridicularizado e a sofrer ostracismo da parte de seus colegas. Polmica Picos de produo so notadamente difceis de prever, e em geral s podem ser identificados de maneira segura em retrospecto. A produo estadunidense culminou em 1971, apenas um ano mais tarde do que o previsto por Hubbert. O pico da descoberta de reservas petrolferas por sua vez ocorreu em 1962 [2]. De acordo com as avaliaes mais pessimistas, inclusive a do prprio Hubbert, o Pico do Petrleo j haveria passado. Estimativas respeitveis quanto data exata abrangem o perodo entre 2005 e 2025. Possveis conseqncias Opinies sobre os efeitos do Pico do Petrleo, e o declnio terminal a seguir, variam enormemente. Alguns prevem que a economia de mercado prover uma soluo que impedir disrupes graves. Outros avistam um cenrio apocalptico: a dissoluo econmica global, o completo colapso das sociedades industrializadas, e o perecimento da maior parte da populao do planeta devido fome, epidemias e conflitos armados. Entretanto, h que ser considerado que o uso de combustveis fsseis tem sido considerado causa para o aquecimento global e as mudanas climticas j em curso no mundo. H absoluta necessidade de retirar da atmosfera da Terra biilhes de toneladas de gases de efeito estufa, originados da queima de combustveis fsseis e das atividades humanas. Dessa forma substituir o petrleo como fonte e matriaprima para a produo de energia impe-se. Consequentemente, haver a tendncia no mdio prazo para o encarecimento deste insumo

28

energtico, ou pela escassez ou por razes impostas pela necessidade de sua substituio e reduo da sua queima.
Referncias

1. Hubbert, King, "Nuclear Fuel and the Fossil Fuel" 2. Ivanhoe, L. F. , "Future world oil supplies: There is a finite limit"

Uma curva normal descrevendo a produo global de petrleo de acordo com a teoria de Marion King Hubbert

Previses do governo estadunidense em 2004 para a produo de petrleo fora dos pases da OPEP e ex-Unio Sovitica

29

30

You might also like