You are on page 1of 17

TOURADAS EM PORTUGAL

ESCOLAS DE TOUREIO APRENDER A TORTURAR


Os futuros toureiros comeam de tenra idade a ser preparados nestes antros de tortura aos quais se d o nome de "escolas" de toureio. Nestas escolas com a conivncia dos pais comeam bem cedo 6/7 anos a aprender como se torturam animais. Muitos deles acabam por abandonar os estudos para se dedicarem a esta suposta profisso. Tendo em conta a alta taxa de abandono escolar que se verifica no nosso pas, muitos deles no chegam a completar a escolaridade obrigatria. Muitas destas crianas provm de familas com escassos recursos econmicos que veem nesta "profisso" um modo de os seus filho/as atingirem fama, posio social e sobretudo ganharem dinheiro, muito dinheiro. Comeam por aprender toureio de salo que consiste na simulao de uma lide de capote e muleta em que o candidato a toureiro desenha lances com o capote e passes com a muleta. Para os treinos usada a chamada tourinha.

Mais tarde comeam a treinar com bezerras e novilhos nas chamadas aulas prticas. As aulas prticas passam tambm por visitas a ganaderias para participao em tentas. No nosso pas no h idade limite para tourear e muitas destas crianas comeam a tourear em praas de touros aos 12 anos de idade.

Foto gentilmente "oferecida" pela Cmara Municipal de Vila Franca de Xira

De acordo com dados fornecidos pelos tauromafiosos o nosso pas contabiliza 8 escolas de toureio, Vila Franca de Xira, Moita, Azambuja, Santarm, Goleg, Palmela, Almeirim e Coruche. Estas escolas so financiadas com os nossos impostos, nomeadamente atravs das Cmaras Municipais. Uma das "escolas" de toureio mais conhecidas a de Vila Franca de Xira. Transcrevemos a publicidade que a Cmara Muncipal tm o descaramento de fazer na sua website:
"A Escola de Toureio Jos Falco de Vila Franca de Xira foi fundada em 11 de Agosto de 1984, ano do 10 aniversrio da morte do matador de toiros vilafranquense, Jos Falco. Em Outubro de 1996, foi constituda uma Sociedade entre a Cmara Municipal de V. F. Xira, o Clube Taurino Vilafranquense e a Junta de Freguesia de V. F.X.. a nica Escola de Toureio Portuguesa que faz parte da Federao Internacional de Escolas Taurinas, desde 2001. Devido a esse facto, os alunos da Escola tm levado o nome da Cidade s principais praas de toiros de Espanha e Frana. A 13 de Junho de 2003, no Salo Nobre da Cmara Municipal, foi assinado um protocolo entre a Companhia das Lezrias, na pessoa do seu Presidente do Conselho de Administrao, Dr. Salter Cid, e a Sra. Presidente da Cmara Municipal de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, para a cedncia das instalaes do tentadero e casa do Cabo Escola de Toureio. No dia 1 de Maio de 2004, aps as obras de recuperao, foram inauguradas as referidas instalaes".

TOURADAS
Nas touradas ditas portuguesa, os touros sofrem tanto como nas francesas e espanholas, embora os toureiros digam o contrrio. Os cavaleiros que actuam nas touradas portuguesa, treinam em praas privadas, torturando inmeros touros. Tambm obrigam os cavalos a rduos treinos para que os mesmos se tornem dceis e obedientes. Nas touradas portuguesa, o touro brutalmente expulso do curro para a arena onde tem que enfrentar o cavaleiro que lhe espetar vrias bandarilhas. Devido ao enorme sofrimento, o touro tenta sem sucesso perseguir o cavaleiro , pois a sua nica defesa, mas claro quem acaba por sofrer os seus "ataques" o cavalo, apesar de o touro ter os cornos embolados.

Quando o touro est exausto, com o trax perfurado por vrias bandarilhas que lhe causam dores atrozes, uma vez que destroem os musclos, entram na arena os forcados. Estes homens desafiam o touro e quando o mesmo investe uma vez mais para se defender, atiram-se contra ele numa tentativa de o imobilizar. Um deles agarra o rabo do touro , puxando o mesmo.

Depois da pega, o touro regressa ao curro onde aguardar numa tremenda agonia a abertura do matadouro (as bandarilhas so arrancadas a fora do seu corpo deixando enormes buracos e feridas). frequente o uso de sal nas feridas aps a retirada das bandarilhas, como forma de tratamento! uma vez que muitos destes touros so posteriormente utilizados noutras touradas.

AORES
Nas touradas realizadas nos Aores aparece a figura do picador espanhol, tal como nas touradas espanholas. A lei portuguesa n19/2002 de 31 de Julho, artigo 3, n 3 probe expressamente a sorte de varas , mas como habitualmente , as autoridades nada fazem.

"FESTAS POPULARES"
Touro corda Uma corda atada aos cornos do touro e este largado nas ruas. Uma multido persegue o mesmo, usando todos os meios para o torturar. Como exemplo mais conhecido, o touro corda de Ponte de Lima (zona norte). Tambm os Aores primam pela mesma barbaridade. Largadas de touros Vrias aldeias ou vilas no Ribatejo tm estas "festas" durante o Vero. Os touros so largados nas ruas para serem perseguidos e martirizados por populares. No raramente vrios acidentes ocorrem e vrias pessoas so gravemente feridas ou mortas. Capeias (regio de Guarda) As capeias so uma barbaridade muito sui generis praticada na regio da Guarda. Vrios homens escudados por uma armao pontiaguda feita com toros de madeira, chamada forco, enfrentam com "bravura" um touro.

Chegas de bois Estas lutas, so prtica comum na regio de Trs-os-Montes, e a luta travada entre dois bois de raa barros. A luta termina quando um dos bois vence o outro.

"Festas populares" em pequenas vilas com morte dos touros Barrancos


Muito conhecida esta vila de 3000 habitantes, que todos os anos em Agosto , nas festas em honra da Santa Padroeira da vila, matam durante trs dias 6 touros e uma vaca. A matana sempre feita por aprendizes de matadores espanhis. A tourada feita na praa central da vila, numa arena montada para a ocasio. Os touros so toureados por toureiros/matadores espanhis que aps espetarem vrias bandarilhas no touro, tentam mat-lo com a espada (algumas vezes aps dez ou onze tentativas). Estas touradas estavam proibdas desde 1928, no entanto em 11 de Julho de 2002, a Assembleia da Repblica decidiu legaliz-las, aps o recado dado pelo Presidente Aficionado da Repblica Portuguesa , aquando da sua visita quela vila.

Outras aldeias tais como Aldeia da Luz e Monsaraz, tambm matam o touro. Uma vez mais desrespeitando completamente a lei.

Monsaraz 2010

Elementos da Comisso de Festas escondem-se por debaixo de uma lona preta para matar o touro e assim evitarem ser identificados pela GNR.

Espectadores com crianas de tenra idade tocam o touro morto ilegalmente.

Histria Na cultura da Pennsula Ibrica, o Circo de Termes parece ter sido um local sagrado onde os celtiberos praticavam o sacrifcio ritual dos touros. A estela de Clunia mais antiga representao do confronto de um guerreiro com um touro.[1] As representaes taurinas de variadas fontes arqueolgicas encontradas na Pennsula Ibrica tais como os vasos de Lria, as esculturas dos Berres, a bicha de Balazote ou o touro de Mouro esto quase sempre relacionadas com as noes de fora, bravura, poder, fecundidade e vida que simbolizam o sentido ritual e sagrado que o touro ibrico teve na Pennsula.[2] A palavra tauromaquia oriunda do grego - tauromachia (combate com touros). O registo pictrico mais antigo da realizao de espectculos com touros remete ilha de Creta (Knossos). Esta arte est presente em diferentes vestgios desde a antiguidade clssica, sendo conhecido o afresco da tourada no palcio de Cnossos em Creta.

A maior praa de touros do mundo a "Plaza de Toros Mxico" localizada na cidade do Mxico e a maior praa europeia a "Plaza de Toros de las Ventas", em Madrid. Numa tourada, todos os touros tm pelo menos quatro anos de idade. Quando os touros lidados ainda no fizeram os 4 anos diz-se que uma novilhada. A lide varia de pas para pas, em Portugal tem duas fases: a chamada lide a cavalo ou menos corrente a lide a p e posteriormente a pega. A primeira levada a cabo por um cavaleiro, lidando o touro. A lide consiste na colocao de ferros, ditos farpas, de tamanhos variveis, comeando com ferros longos e culminando frequentemente com ferros muito curtos, ditos "de palmo". Em Portugal as touradas foram proibidas no tempo do Marqus de Pombal, aps uma em que faleceu uma grande figura nobilirquica estimada pelo monarca D. Jos. Voltaram a ser permitidas anos mais tarde, mas sendo proibidos os chamados touros de morte, onde o touro no pode ser morto em praa pblica. Em 2002 a lei foi alterada para permitir os touros de morte em locais justificados pela tradio, como na vila de Barrancos.

Jlio Csar durante a exibio do venatio introduziu uma espcie de "tourada", onde cavaleiros da Tesslia perseguiam diversos touros dentro de uma arena, at os touros ficarem cansados o suficiente para serem seguros pelos cornos e depois executados. O uso de uma capa, num confronto de capa e espada com um animal, numa arena, est registado pela primeira vez na poca do imperador Cludio. Corrida de Touros Portuguesa

Na corrida de touros portuguesa os cavaleiros vestem-se com trajes do sculo

XVIII e os forcados vestem-se como os rapazes do fim do sculo XIX. Foi no tempo de Filipe III que foram introduzidos na arena, pela primeira vez, os coches de gala.
Cortesias

As cortesias marcam o incio da corrida de touros portuguesa. No incio da corrida todos os intervenientes (cavaleiros, forcados, bandarilheiros, novilheiros, campinos e outros intervenientes) entram na arena e cumprimentam o pblico, a direco da corrida e figuras eminentes presentes na praa. Nas corridas de gala antiga portuguesa a indumentria de rigor e na arena desfilam coches puxados por cavalos luxuosamente aparelhados.
Lide a cavalo

Todo o decorrer da corrida de touros portuguesa consiste na "lide" de seis touros, habitualmente. Cada um dos touros lidado por um cavaleiro tauromquico, que tem um determinado tempo durante o qual poder cravar um nmero varivel de farpas compridas (no incio), curtas e de palmo (ainda mais pequenas) no dorso do animal.
Lide a p

Os touros podem alternativamente ser "lidados" por um toureiro a p (embora isto seja menos comum nas touradas portuguesas), que tambm crava as bandarilhas, um par em simultneo, no dorso do touro. Outra faceta da lide a p envolve o uso de uma pequena capa (a muleta) e de um estoque. Em Portugal proibida a morte do touro na praa (com excepo da vila de Barrancos), mas noutros pases a lide a p culmina na morte, por estocada, do animal.

Pega de caras.

Pega

Aps a lide do touro pelo cavaleiro tauromquico comum entrar em cena o bandarilheiro que efectua algumas manobras com um capote posicionando o touro para a pega. De seguida entram em cena os forcados. Os forcadosso um grupo amador que enfrenta o touro a p com o objectivo de conseguir imobilizar o touro unicamente fora de

braos. Oito homens entram na arena, sendo o primeiro o forcado da cara, seguindo-se os chamados ajudas, primeiro e segundo ajuda (os mais determinantes) e demais forcados que tambm ajudam na pega, terminando no rabejador que segura no rabo do touro, procurando deter o avano do animal e fix-lo num determinado local para quando os seus ajudantes o largarem este no invista sobre eles. A pega consumada quando o forcado da cara se mantenha seguro nos cornos do touro e este seja detido e imobilizado pelos seus companheiros. Nas touradas em que os touros so lidados a p no existe pega. Patrimnio cultural A Unesco reconheceu as touradas que tm lugar nas Cidades Taurinas Francesas como parte do patrimnio cultural francs.[4][5]Madrid tambm declara as touradas como Patrimnio Cultural. Em Portugal , a tourada tambm considerada patrimnio material. Um "patrimnio que evoluiu com a cultura". ...[O que] interessa defender a tradio de Portugal, a tradio da corrida portuguesa, o cavalo lusitano, o toiro de lide, a festa e o

patrimnio material que representa a festa do toiro. Crticas Grupos de defesa dos direitos animais criticam a prtica da tourada, pois consideram-na um acto de crueldade sem justificao que no se insere dentro das tradies humanistas. Em Portugal, quatro autarquias proibiram a realizao de touradas nos seus concelhos, Viana do Castelo, Braga,Cascais e Sintra. Na Espanha, o Estado onde as touradas so mais tradicionais, existem zonas nas que esto proibidas. Em primeiro lugar foram as Ilhas Canrias, com a aprovao em 1991 da Lei de Proteco de Animais e, duas dcadas depois, em julho do 2010, o parlamento de Catalunha aprovou uma Iniciativa Legislativa Popular - com 180 000 adeses que proibia estas prticas, com a excepo dos Bous al Carrer.

You might also like