You are on page 1of 3

PUC MINAS - Virtual Curso: Educao Inclusiva para profissionais da Rede Publica do Ensino do Estado de Minas Gerais Disciplina:

Diagnstico Multidisciplinar e Avaliao Diagnstica Escolar Professora: Rosa Maria Corra Anlise do Caso Joo feita por: Raquel dos Santos Lopes Sandro Pereira de Oliveira Escola: Municipal Teodomiro Corra Fernanda Gonalves de Oliveira Escola: Estadual Indgena Bukinuk Turma: 2 ATIVIDADE AVALIATIVA 01 UNIDADE 1 Parte A: Para comear a escrever o relatrio circunstanciado e a avaliao educacional inicial ou diagnstica do aluno Joo, a professora utilizou como estratgias a entrevista com a famlia e a observao na sala de aula.Descreva como ela utilizou cada uma destas estratgias. R: A professora utilizou como estratgias a entrevista com a famlia, relatando o comportamento do aluno com necessidade especial que foram relatados pela famlia como os dados sobre a histria pessoal, aspectos afetivos, socioculturais, condies pessoais de deficincia (natureza, aspectos etiolgicos, neurolgicos e de sade). o professor mostrou sua estratgia feita na escola, relatando o desenvolvimento do aluno nas atividades propostas, no desenvolvimento das habilidade desenvolvidas pelo mesmo, em relao a coordenao motora, sua capacidade de memria nos aspectos Cognitivos e metacognitivos, no relacionamento com os colegas, sua oralidade entrosamento,ateno e concentrao, dentre outros aspectos da aprendizagem. Parte B:. Organize os dados apresentados no relatrio pedaggico do Caso Joo conforme os conhecimentos e capacidades que ele apresenta. R: - Cognitivos Cognitivos: Apresenta muita dificuldade para compreender o que est sendo proposto nas atividades escolares. Joo possui boa oralidade, consegue relatar um fato com coerncia. Percebe-se que ao retornar a escola aps uma crise, h certa regresso nos aspectos cognitivos, demonstrando ansiedade e insegurana. Joo relaciona-se bem com os colegas, conversa

bastante, s vezes entra em conflito com os mesmos. S no gosta quando todos devem ler (ele pede para passar para outro colega). Mantm um dilogo coerente e expansivo com todos na escola. Participa de conversas informais dentro e fora de sala de aula. Motores e Psicomotores Motores: Tem firmeza do lado esquerdo do corpo, o que possibilita desempenhar as tarefas propostas como copiar por exemplo. Psicomotores: Sua coordenao motora grossa est bem definida. Necessita uma maior ateno em relao coordenao motora fina, principalmente movimentos de pina e no de manuseio de objetos leves, estreitos ou finos como na utilizao da tesoura, no colorido, no uso da rgua, etc. Joo relaciona-se bem com os colegas, conversa bastante, s vezes entra em conflito com os mesmos. Aceita ajuda dos colegas e da professora. S no gosta quando todos devem ler (ele pede para passar para outro colega). um aluno alegre, carinhoso e controla suas emoes. Joo possui boa oralidade, consegue relatar um fato com coerncia. Mantm um dilogo coerente e expansivo com todos na escola. Participa de conversas informais dentro e fora de sala de aula Falta s aulas com frequncia. A famlia justifica tais ausncias por serem consequncia das crises que o acometem devido epilepsia. Percebe-se que ao retornar a escola aps uma crise, h certa regresso nos aspectos scio emocionais,demonstrando ansiedade e insegurana Conhecimentos de Portugus: O aluno l e escreve palavras simples sem grandes dificuldades. Produz frase com o auxlio da professora por meio do alfabeto ou slabas mveis. Ele identifica as letras do alfabeto (imprensa maiscula), mas no consegue ler ou identificar as letras nas formas de escrita cursiva ou imprensa minscula. s vezes escreve letras espelhadas como, por exemplo:G, J, K. Conhecimentos Matemticos: Resolve situaes problema utilizando material concreto para contagem, por meio da interveno da professora.

Interpessoais/Afetivos

Comunicacionais

reas de conhecimento

Parte C:Vocs j conheceram alguns dados do Caso Joo e os organizaram de acordo com os conhecimentos/capacidades apresentadas. Para elaborar o PDI ou o relatrio mais completo a ser entregue Secretaria de Educao, sobre o Caso Joo, o que seria ainda necessrio acrescentar? R: Percebe-se que os dados da escola e do aluno foram ocultados neste relatrio por motivo de preservao da imagem do aluno, mas que provavelmente foi relatado pela professora. Para se obter um relatrio mais completo sobre o caso Joo Seria ainda necessrio relatar mais sobre Necessidades educacionais especiais apresentadas decorrentes da conduta tpica, pois isso facilitaria o direcionamento do trabalho buscando sanar com mais rapidez as dificuldades correlacionadas com outras dificuldades de aprendizagem. Dessa forma estaria levando em considerao que a funo social da escola esta centrada na elaborao de respostas pedaggicas necessrias ao suprimento das demandas educacionais que se apresentem, isso se caracteriza como uma interveno preventiva. Seria necessria tambm a apresentao no relatrio circunstanciado a avaliao educacional inicial do aluno, pois vimos que falta ali um acompanhamento inicial da vida escolar do aluno: se comeou a freqentar a escola e ter uma vida social normal na idade certa, se j repetiu a srie e o motivo da repetncia, se h algum diagnstico clnico, o aluno faz uso de algum medicamento? Qual o profissional que o atesta? preciso averiguar, ir buscar informao diretamente com o profissional. Ainda devia ser apresentada a proposta curricular prevista no projeto pedaggico para a srie, estando esta relacionada a turmas de alunos considerados normais, turmas de escola regular, mas que seja pincelada por questes relacionada a atender o aluno com a conduta. Ser feito um levantamento dos laudos mdicos relativos necessidade apresentada, realizada por uma equipe de profissionais, o diagnstico multidisciplinar e o relatrio circunstanciado e outros dados complementares teis ao bom desempenho do trabalho escolar. Referencias Bibliogrficas:
A avaliao educacional diagnstica e as prticas curriculares de Maria

Auxiliadora Mattos Pimentel e Rosa Maria Corra; orientaes Para Elaborao Do Plano De Desenvolvimento Individual PDI de Maria Auxiliadora Mattos Pimentel e Rosa Maria Corra; Dois olhares sobre a avaliao pedaggica In: MINAS GERAIS, Secretaria de Educao. PROJETO INCLUIR.

You might also like