You are on page 1of 34

OBJECTIVO

Formar e informar os trabalhadores sobre a sinalizao de segurana e de sade adequada s caractersticas dos locais de trabalho, em especial sobre o seu significado e sobre os comportamentos gerais e especficos a adoptar.

Sinalizao de segurana e sade nos locais de trabalho


O empregador deve implementar a sinalizao de segurana e sade na empresa como componente essencial de proteco dos trabalhadores, associada a processos e mtodos de organizao do trabalho, que incluem medidas de proteco colectiva ou individual.

A sua eficcia depende ainda de outros factores importantes a considerar, como sejam a localizao correcta, o nmero suficiente e o bom estado de funcionamento e conservao da sinalizao de segurana e sade.

Enquadramento legal
O Decreto-Lei n. 441/91, de 14 de Novembro, alterado posteriormente pelo Decreto-Lei n. 133/99, de 21 de Abril novamente revogado deu lugar Lei n 102/2009, de 10 de Setembro. Este diploma estabelece os princpios gerais de promoo da segurana, higiene e sade no trabalho, prev que tais princpios sejam concretizados, designadamente, atravs da transposio para o direito interno de directivas comunitrias. O Decreto-Lei 113/99, de 3 de Agosto desenvolve e concretiza o regime geral das contra-ordenaes laborais, atravs da tipificao e classificao da contra-ordenaes correspondentes violao da legislao especifica de SHST. O Decreto-Lei 141/95, de 14 de Junho, relativo s prescries mnimas para a sinalizao de segurana e de sade no trabalho. A Portaria n. 1456-A/95 de 11 de Dezembro, Regulamenta as prescries mnimas de colocao e utilizao da sinalizao de segurana e de sade no Trabalho.

Os 9 Princpios Gerais de Preveno de acordo com a Directiva 89/391/CEE


Princpio
Primeiro Segundo Terceiro

Descrio
Evitar os riscos; Avaliar os riscos que no possam ser evitados; Combater os riscos na origem;

Quarto

Adaptar o trabalho ao homem, especialmente no que se refere concepo dos postos de trabalho, bem como escolha dos equipamentos de trabalho e dos mtodos de trabalho e de produo, tendo em vista, nomeadamente, atenuar o trabalho montono e o trabalho cadenciado e reduzir os efeitos destes sobre a sade;
Ter em conta o estdio de evoluo da tcnica; Substituir o que perigoso pelo que isento de perigo ou menos perigoso; Planificar a preveno com um sistema coerente que integre a tcnica, a organizao do trabalho, as condies de trabalho, as relaes sociais e a influncia dos factores ambientais no trabalho;

Quinto Sexto Stimo Oitavo Nono

Dar prioridade s medidas de preveno colectiva em relao s medidas de proteco individual;


Dar instrues adequadas aos trabalhadores.

Sinalizao de Segurana e Sade do Trabalho - Definies


Sinalizao de segurana e sade - a sinalizao relacionada com um objecto, uma actividade ou uma situao determinada, que fornece uma indicao ou uma prescrio relativa segurana ou sade no trabalho, ou a ambas, por intermdio de uma placa, uma cor, um sinal luminoso ou acstico, uma comunicao verbal ou um sinal gestual;

Sinal de proibio - o sinal que probe um comportamento; Sinal de aviso - o sinal que adverte de um perigo ou de um risco; Sinal de obrigao o sinal que impe certo comportamento; Sinal de salvamento ou de socorro - o sinal que d indicaes sobre sadas de emergncia ou meios de socorro ou salvamento;

Sinalizao de Segurana e Sade do Trabalho - Definies

Sinal de indicao - o sinal que fornece indicaes no abrangidas por sinais de proibio, aviso, obrigao e de salvamento ou de socorro;

Sinal luminoso - sinal emitido por um dispositivo composto por materiais transparentes ou translcidos, iluminados a partir do interior ou pela retaguarda, de modo a transform-lo numa superfcie luminosa;
Sinal acstico - o sinal sonoro codificado, emitido e difundido por um dispositivo especfico, sem recurso voz, humana ou sinttica; Comunicao verbal - a mensagem verbal predeterminada que utiliza a voz, humana ou sinttica;

Sinal gestual - o movimento, ou a posio dos braos ou das mos, ou qualquer combinao entre eles, que, atravs de uma forma codificada, oriente a realizao de manobras que representam risco ou perigo para os trabalhadores;

Sinalizao de Segurana e Sade do Trabalho - Objectivo

A sinalizao de segurana tem como objectivo chamar a ateno, de uma forma rpida e inteligvel, para objectos e situaes susceptveis de provocar determinados perigos. A eficcia da sinalizao de segurana depende em particular da informao completa e permanentemente renovada que for dispensada a todas as pessoas que dela possam tirar proveito.

Sinalizao de Segurana e Sade do Trabalho - Eficincia da sinalizao

O empregador deve garantir que a acessibilidade e a clareza da mensagem da sinalizao de segurana e sade no trabalho no sejam afectadas pela m concepo, nmero insuficiente, localizao inadequada, mau estado de conservao ou deficiente funcionamento dos seus dispositivos, ou pela presena de outra sinalizao ou de uma fonte emissora.

Sinalizao de Segurana e Sade do Trabalho - Eficincia da sinalizao

A colocao e utilizao da sinalizao de segurana e sade implica, nomeadamente:


1.

Evitar a afixao de um nmero excessivo de placas na proximidade umas das outras; 2. No utilizar simultaneamente dois sinais luminosos que possam ser confundidos; 3. No utilizar um sinal luminoso na proximidade de outra fonte luminosa pouco ntida; 4. No utilizar dois sinais sonoros ao mesmo tempo; 5. No utilizar um sinal sonoro, quando o rudo ambiente for demasiado forte.

Sinalizao de Segurana e Sade do Trabalho

Significado e aplicao das cores de segurana

As cores utilizadas na sinalizao de segurana so:


Vermelho,

Amarelo,
Azul; Verde.

O seu significado e aplicao encontram-se representados no quadro.

Classificao da Sinalizao

Sinalizao de Segurana e Sade do Trabalho

Sinais de proibio Os sinais de proibio tm forma circular, margem e faixa diagonal vermelhas, fundo branco e smbolo preto.

Sinais de aviso Os sinais de aviso tm forma triangular, margem preta, fundo amarelo e smbolo preto.

Sinais de Obrigao De cor azul com inscrio a branco

Sinalizao de Segurana e Sade do Trabalho


Sinais de salvamento ou de emergncia Os sinais de salvamento ou de emergncia possuem forma rectangular ou quadrada, fundo verde e smbolo branco.

Sinais relativos ao material de combate a incndios Os sinais relativos ao material de combate a incndios tm forma rectangular ou quadrada, fundo vermelho e smbolo branco.

Sinal de obstculos e locais perigosos O sinal de obstculos e locais perigosos tem forma rectangular e faixas amarelas e negras ou, como alternativa, vermelhas e brancas.

Sinais gestuais Os sinais gestuais devem ser emitidos por um sinaleiro e compreendem vrios tipos:

1. Gestos de Carcter Geral

2. Movimentos Gestuais

3. Movimentos Horizontais

4. Perigos

Sinalizao de Segurana e Sade do Trabalho

Sinais luminosos

A sinalizao luminosa utilizada com maior frequncia em obras e obstculos na via pblica
Deve utilizar-se um sinal luminoso intermitente, em vez de um sinal luminoso contnuo, para indicar um maior grau de perigo ou de emergncia.

Sinais acsticos Os sinais acsticos de segurana devem ter um nvel sonoro nitidamente superior ao do rudo ambiente, sem ser excessivo ou doloroso.

Deve ser facilmente reconhecido, nomeadamente atravs da durao e da separao de impulsos e grupos de impulsos, e ser diferencivel de outros sinais acsticos e rudos ambientais.

Sinalizao de Segurana e Sade do Trabalho


Sinalizao vertical Os sinais verticais devem ser colocados de forma a garantir boas condies de legibilidade das mensagens neles contidas e a acautelar a normal circulao e segurana dos utentes das vias.

Devero ser colocados do lado direito ou por cima da via, no sentido do trnsito a que respeitam, e orientados pela forma mais conveniente ao seu pronto reconhecimento pelos utentes.
Os suportes dos sinais devem ser resistentes, com seco circular, permitindo a fixao do sinal em perfeitas condies de estabilidade.

Dispositivos complementares A sinalizao temporria deve ser completada com os seguintes dispositivos complementares, construdos com material retro-reflector:
Raquetas

de sinalizao

As raquetas de sinalizao so utilizadas na regulao normal do sentido de circulao. Devem ter uma das faces de cor verde e a outra representando o sinal de prescrio absoluta sentido proibido.

Baias

direccionais e de posio

Utilizam-se na sinalizao de posio, indicando mudana brusca de direco.

Baias direccionais.

Baia de posio.

Balizas de alinhamento e de posio

Utilizam-se na sinalizao de posio dos limites dos obstculos ocasionais ou de trabalhos.

Baliza de alinhamento.

Balizas de posio.

Cones

Utilizam-se como sinalizao de posio em estreitamento de faixa de rodagem ou desvio de circulao.


Prticos

Utilizam-se na pr-sinalizao e indicam a altura livre limitada a partir do solo.

Concluso A Sinalizao e sempre ser fundamental, possibilita-nos compreender o espao onde estamos ou para onde vamos.

Devemos ter em conta o tipo de sinalizao necessria, sem esquecer a sua eficincia garantindo a acessibilidade e a clareza da mensagem da sinalizao de segurana e de sade. A colocao e utilizao da sinalizao de segurana e de sade implica, evitar a afixao de um nmero excessivo de placas na proximidade umas das outras, no utilizar simultaneamente dois sinais luminosos que possam ser confundidos, no utilizar um sinal luminoso na proximidade de outra fonte luminosa pouco ntida, no utilizar dois sinais sonoros ao mesmo tempo e no utilizar um sinal sonoro, quando o rudo ambiente for demasiado forte. Para que tudo funcione, as empresas devem tambm desenvolver um plano de Informao, formao e consulta dos trabalhadores.

Tenha sempre ateno sinalizao!

You might also like