You are on page 1of 34

Sistema neurolocomotor o esqueleto como Histria e no como Geografia

Identificar o esqueleto como um sistema vivo e dinmico que sofre modificaes adaptativas por toda a vida.

17
Meta da aula

objetivos

Ao final desta aula, voc dever ser capaz de: Reconhecer a interao do sistema locomotor com os demais sistemas do organismo. Definir o osso como estrutura viva. Identificar os fatores que influenciam a resistncia mecnica dos ossos s foras aplicadas. Descrever o crescimento e o desenvolvimento dos ossos. Analisar a plasticidade ssea na adaptao da morfologia do esqueleto s atividades do corpo. Descrever a ao dos fatores genticos e ambientais sobre o esqueleto.

AULA

Corpo Humano I | Sistema neurolocomotor o esqueleto como Histria e no como Geografia

INTRODUO

O SISTEMA LOCOMOTOR FAZ PARTE DO NOSSO DIA-A-DIA?


Voc j reparou de quantos passos precisou para chegar at a escola, ou quantas vezes respirou desde a hora em que acordou, ou o nmero de vezes que mastigou e engoliu o seu almoo ou, ainda, quantas vezes moveu a sua mo escrevendo uma carta para um amigo, com os seus olhos acompanhando o que voc estava escrevendo? Pois , estamos falando do sistema locomotor em sua vida!

O sistema locomotor no est s!


O sistema locomotor est relacionado diretamente aos movimentos do corpo, embora seus componentes desempenhem uma srie de outras funes, como veremos mais adiante. Constitui-se de trs elementos bsicos: os ossos, as articulaes e os msculos esquelticos. Contudo, para o perfeito funcionamento deste sistema, necessitamos da interao funcional com os demais sistemas do organismo. De que forma os demais sistemas do organismo podem interagir com o sistema esqueltico? Veja, como exemplo, a importncia da interao entre os sistemas esqueltico e nervoso. O crebro e a medula espinal so protegidos pelo crnio e pela coluna vertebral, respectivamente. Em contrapartida, o sistema nervoso, comandando os msculos do nosso corpo, produz movimentos que, em ltima anlise, mantm a estrutura ssea em perfeitas condies estruturais e funcionais. O efeito do movimento comandado pelo sistema nervoso facilmente percebido quando observamos uma pessoa que est com as pernas paralisadas. Neste caso, os ossos, sem ao de movimento, perdem parte de seu contedo mineral. Assim, os sistemas esqueltico e nervoso realizam uma efetiva cooperao funcional. Analisando os movimentos de nossos corpos nas atividades dirias, podemos considerar as diversas prticas de esportes de competio, a entrada e a sada de ar dos pulmes, a mastigao e a deglutio dos alimentos, os atos da mico, da defecao e do trabalho de parto, alm do piscar das plpebras, dos movimentos oculares e das diversas formas de expresso facial que experimentamos com nossas emoes. Alm do mais, o simples fato de adotarmos a postura ereta, contrria gravidade, j coloca em ao este complexo sistema. Como seria a adaptao do sistema locomotor a um ambiente sem gravidade? Seria mais ou menos fcil nos mantermos de p? Como seriam os nossos
150 CEDERJ

a mesma freqncia de fraturas em nossos esqueletos, comparando com a vida na Terra? Desta forma, entenderemos que a manuteno de um esqueleto saudvel essencial em vrias atividades do corpo humano, especialmente ligadas locomoo. Vamos, ento, examinar alguns detalhes dos componentes deste sistema.

O sistema locomotor, composto por ossos, articulaes e msculos, atua em variados movimentos do nosso corpo. A forma e as funes destes componentes dependem diretamente da ao dos outros sistemas do organismo.

Figura 17.1

Devido reduo da fora gravitacional em relao Terra, o esqueleto dos astronautas sofre uma importante perda do contedo mineral, como o clcio e os fosfatos, durante uma permanncia prolongada no espao, j que as foras que agem sobre eles diminuem. Quando eles retornam Terra, precisam de um perodo de quarentena, pois com essa perda mineral, poderiam sofrer fraturas graves.

CEDERJ

151

AULA

ossos, nesta condio? Como seria a nossa massa muscular? Teramos

17

movimentos? De que quantidade de minerais precisaramos em nossos

Corpo Humano I | Sistema neurolocomotor o esqueleto como Histria e no como Geografia

ATIVIDADES 1. Faa uma lista das atividades que envolvam aes do sistema locomotor quando, por exemplo, em um palco, um artista como Gene Kelly interpreta (cantado e danando) a msica Singin in the Rain, considerando as partes do corpo envolvidas. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________
RESPOSTA COMENTADA

GENE KELLY (1912-1996)


Ator, danarino e coregrafo americano. Em 1952 protagonizou, no cinema, juntamente com Debbie Reynolds (ento com 19 anos) e Donald OConnor, o musical Singin in the Rain (Cantando na chuva), da Metro Goldwin Mayer.

Como interpreta a msica, GENE KELLY deve executar vrias aes envolvendo os componentes do sistema locomotor, como mover lbios e lngua para cantar, mover o tronco, as pernas e os braos na dana, mover os olhos para a cmera, mover o trax para respirar, mover os lbios para sorrir e modificar a expresso facial. Como voc pode ver, estas aes envolvem os componentes bsicos do sistema locomotor: ossos, articulaes e msculos. No se esquea, contudo, de que a atividade dos outros sistemas do organismo tambm so essenciais na apresentao do ator/cantor, pois necessrio o auxlio dos pulmes (respiratrio), da circulao do sangue (circulatrio), do controle de todos os seus movimentos (nervoso) e experimenta um determinado nvel de estresse para que ele interprete as canes (endcrino = hormnios = ativao do seu metabolismo). 2. Estabelea relao entre as colunas, a partir do entendimento sobre as interaes do sistema locomotor com os demais sistemas do organismo: (1) Sistema Digestrio ( ) Controle da coordenao dos msculos quando recortamos uma figura no papel com uma tesoura. ) Movimentos do trax, permitindo que possamos emitir a voz quando falamos. ) Chegada de oxignio aos msculos, durante uma corrida de longa distncia. ) Obteno de nutrientes necessrios formao dos ossos, como o clcio e o fosfato. ) Ao do hormnio do crescimento sobre a formao dos ossos e da massa muscular.

(2) Sistema Nervoso

(3) Sistema Endcrino

(4) Sistema Respiratrio

(5) Sistema Circulatrio

152

CEDERJ

RESPOSTA COMENTADA

A seqncia correta ser: 2 4 5 1 3. O sistema locomotor auxilia algumas outras funes do organismo, como ocorre quando os msculos movem o trax na respirao e, de forma inversa, os demais sistemas do suporte ao sistema locomotor, como ocorre quando os hormnios (sistema endcrino) influenciam o crescimento dos ossos e o aumento da massa muscular. Desta maneira, voc pode ver que o sistema esqueltico interage com outros sistemas do organismo, mantendo uma perfeita integrao funcional.

O NOSSO ESQUELETO EST VIVO?


Quando estudamos os ossos em um esqueleto humano, ficamos com a impresso de que eles so estruturas inertes, sem vida. Mas ser que em nosso esqueleto os ossos no tm vida? Existem clulas vivas em seu interior? Estas perguntas sero o motivo principal deste tpico em nosso estudo. Podemos obter as respostas observando a vida das pessoas. Os nossos ossos se formam e crescem e, ao longo da vida, sofrem modificaes em sua estrutura. A MASSA SSEA em nosso esqueleto aumenta at a terceira dcada de vida e depois comea a diminuir. Podemos nos recuperar das fraturas que ocasionalmente sofremos, graas a aes dos nossos prprios ossos. Isto no seria possvel, se no tivssemos clulas vivas agindo permanentemente em nosso esqueleto, pois as clulas sseas como os osteoblastos, ostecitos e osteoclastos so responsveis pela formao ssea e, claro, pela absoro de osso antigo. MASSA SSEA
Corresponde a uma quantidade, em gramas, de osso total em um organismo. Este valor pode ser estimado, nas pessoas vivas, por meio de tabelas, considerando o sexo, a idade, o peso e a altura dos indivduos.

Os nossos ossos so estruturas vivas e, por isto, sofrem modificaes, ao longo da nossa vida, devido ao conjunta de fatores genticos (como ocorre no envelhecimento) e ambientais (como podemos observar na atividade fsica e em relao ao estado nutricional).

CEDERJ

153

AULA

17

Corpo Humano I | Sistema neurolocomotor o esqueleto como Histria e no como Geografia

Crnio Osso hiide Articulao do ombro Esterno Coluna vertebral Pelve Sacro Articulao radioulnar distal Clavcula Escpula Costelas mero Articulao radioulnar proximal Osso ilaco Rdio Ulna Carpais Metacarpais Falanges Fmur Patela Tbia Tarsais Metatarsais Falanges Figura 17.2 Fbula Articulao do tornozelo

Examinando um esquema de um esqueleto humano completo, na Figura 17.2, podemos ver como os ossos se dispem. Temos cerca de 206 ossos, pois o nmero real varia entre os indivduos. Por exemplo, de 0,5 a 1% das pessoas tem um par adicional de costelas. Em valores mdios, o peso dos nossos ossos corresponde a 20% do peso total do nosso corpo, ou seja, os ossos de um indivduo adulto com 70kg pesam, em mdia, 14kg! A massa ssea varia ao longo de nossas vidas? Ganhamos ou perdemos osso do nascimento at a morte? Durante o perodo de uma vida, nossos ossos so reabsorvidos (seus constituintes vo para o sangue) e ossos novos so produzidos em seu lugar, de tal forma que nos renovamos a cada dia. Renovar sempre uma boa notcia! Na Figura 17.4, voc poder observar uma representao do que ocorre com a massa ssea do nosso esqueleto, de acordo com os ritmos de formao e de reabsoro sseas.

154

CEDERJ

produo de osso novo (OSTEOGNESE) supera a perda diria (OSTELISE). A partir desta idade, a TAXA DE RENOVAO vai sendo modificada, uma vez que a formao ssea vai sendo suplantada pela perda e, assim, comea a ocorrer uma reduo progressiva da massa ssea, especialmente no sexo feminino. As mulheres, a partir da terceira dcada de vida, perdem, em mdia, 1% da massa ssea por ano. Esta perda se deve reduo da produo de estrognio pelos ovrios. O estrognio estimula a osteognese. Assim, a reposio de massa ssea sofre uma progressiva diminuio com a idade. Quando esta perda ssea comea a trazer riscos para a sade, como, por exemplo, o aumento na freqncia de fraturas, ela denominada OSTEOPOROSE. Na Figura 17.3, pode-se identificar a dificuldade que as pessoas mais idosas apresentam para se locomover, ou mesmo ficar de p, devido osteoporose.

OSTELISE
Absoro de tecido sseo.

TAXA DE RENOVAO
Corresponde quantidade de osso que se perde e se repe por ano de vida.

OSTEOPOROSE
Condio comumente encontrada nos idosos e nas mulheres a partir da menopausa, em que a perda de massa ssea supera a formao, provocando reduo dessa massa, tornando os ossos mais porosos e, portanto, mais enfraquecidos.

Figura 17.3

CEDERJ

155

AULA

em um organismo sadio, ocorre um aumento da massa ssea, porque a

OSTEOGNESE
Formao de tecido sseo.

17

Neste contexto, desde o nascimento at a terceira dcada de vida,

Corpo Humano I | Sistema neurolocomotor o esqueleto como Histria e no como Geografia

DENSITOMETRIA
SSEA

Estima-se que, no Brasil, ocorram cerca de 100 mil fraturas por ano associadas osteoporose, especialmente nas mulheres. Por esta razo, as mulheres, a partir dos 40 anos de idade, so periodicamente submetidas a um exame denominado DENSITOMETRIA SSEA, para avaliar o estado de seus esqueletos e estimar o risco de fraturas a que esto sujeitas. Neste exame, a DENSIDADE de alguns de seus ossos comparada com um padro normal obtido de pessoas da mesma idade.

Exame, com uso de raios X, para analisar a densidade ssea de uma pessoa; permite estabelecer se essa densidade est de acordo com os padres normais de referncias internacionais.

!
A quantidade de osso presente em nosso esqueleto (massa ssea) depende de um processo contnuo de formao (osteognese) e reabsoro (ostelise). Quando estes dois processos ficam equilibrados, o nosso esqueleto se renova, mas a massa ssea total se mantm constante. Contudo, quando um dos processos predomina, nossa massa ssea aumenta ou diminui.

DENSIDADE SSEA
Quantidade de osso em uma determinada rea do esqueleto, selecionada para estudo (expressa em gramas por cm2). A massa ssea total de um determinado esqueleto pode estar dentro dos padres normais, mas a sua distribuio pode no ser homognea, ou seja, em algumas reas poder existir maior quantidade de osso do que em outras. Assim teremos densidades desiguais e uma massa ssea total normal.

Na Figura 17.4, voc pode observar que, nos casos em que a perda de osso (reabsoro) supera a formao, como ocorre nas pessoas idosas, ocorrer uma reduo na quantidade de osso. O esqueleto torna-se mais frgil e elas ficam sujeitas a fraturas.

Figura 17.4

156

CEDERJ

3. Vamos considerar um experimento. Inicialmente, pegamos um osso de um animal morto e o fraturamos. Em seguida, o deixamos sobre a mesa por 30 dias, envolvido em um saco plstico para evitar a ao de insetos. Passado este tempo, voc perceber que nada foi modificado. Por que este osso fraturado no foi capaz de iniciar uma consolidao da fratura? O que aconteceria no perodo de 30 dias, se esta mesma fratura tivesse ocorrido em qualquer um de ns? Como voc explicaria esta diferena no comportamento dos ossos? ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ _______________________________________________________________
RESPOSTA COMENTADA

Se voc respondeu que os ossos de animais mortos no contm mais clulas vivas e, por isso, no so mais capazes de repor as suas perdas ou restaurar leses como as fraturas, voc acertou. Muito bem! Neste caso, a fratura, provocada experimentalmente, continuar l! J os nossos ossos tm clulas vivas e com grande atividade metablica. Assim, elas so capazes de consolidar a fratura e recuperar os ossos.

4. As pessoas, especialmente as do sexo feminino, aps a terceira dcada de vida comeam a apresentar uma reduo no ritmo de osteognese e, por volta da quarta dcada, sofrem, em maior ou menor grau, os efeitos da osteoporose. Considerando que por toda a vida elas so capazes de formar osso novo, por que razo esta perda de osso ocorre? _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________
RESPOSTA COMENTADA

Como voc j percebeu, o problema dos indivduos com osteoporose no est na impossibilidade de realizar a osteognese. Eles conseguem, por exemplo, consolidar as suas eventuais fraturas. O problema est no fato de que o ritmo de absoro de osso antigo (ostelise) supera o ritmo de reposio (osteognese). O resultado desse desequilbrio nos ritmos uma perda progressiva de massa ssea que, em ltima anlise, leva a um enfraquecimento do esqueleto, predispondo os indivduos ocorrncia de fraturas.

CEDERJ

157

AULA

17

ATIVIDADES

Corpo Humano I | Sistema neurolocomotor o esqueleto como Histria e no como Geografia

COMO UMA ESTRUTURA LEVE COMO O OSSO PODE SER TO RESISTENTE?


Como organizada a arquitetura dos ossos? Nossos ossos so macios ou ocos? Por que razo uma estrutura relativamente leve pode resistir eficientemente s foras aplicadas, inclusive nos traumatismos? Para responder a estas questes, devemos olhar uma seo longitudinal de um osso longo de um indivduo adulto, como o mero ou o fmur. Na Figura 17.5, identificamos as partes componentes de um osso e sua EPFISE
Nos ossos longos, corresponde s extremidades superior e inferior.

estrutura interna.
Osso esponjoso

Epfise

OSSO CORTICAL
Poro localizada na superfcie dos ossos. Comumente chamado osso compacto. Canal medular Osso cortical Difise

OSSO ESPONJOSO
Poro localizada no interior dos ossos. Comumente chamado osso trabecular.

Peristeo

Endsteo

MEDULA SSEA
VERMELHA

Um tipo especializado de tecido conjuntivo (tecido mielide) cuja funo bsica produzir todos os tipos de clulas sangneas. Na criana, encontrada no interior de todos os ossos, incluindo o canal medular. No adulto, est presente apenas nas reas onde existe osso esponjoso, estando ausente, portanto, no canal medular.

Epfise

Osso esponjoso

Figura 17.5

Assim, examinando um osso longo cortado longitudinalmente, podemos observar que ele apresenta duas estruturaes bsicas: 1. Em suas extremidades (EPFISES) observa-se uma delgada poro perifrica compacta (OSSO CORTICAL) e, no interior, uma estrutura que lembra uma esponja de lavar loua (OSSO ESPONJOSO). Se examinssemos o osso esponjoso com uma lupa, veramos que ele composto por um grande nmero de lminas (trabculas) sseas delgadas que se entrecruzam e se interligam, deixando pequenos espaos entre si. Da vem o nome osso trabecular. Nestes espaos encontramos a
MEDULA SSEA VERMELHA,

HEMATOPOESE
Produo de clulas do sangue, na medula vermelha dos ossos, no interior dos ossos.

responsvel pela produo das clulas sangneas (HEMATOPOESE);

158

CEDERJ

de osso esponjoso, encontramos um canal oco, chamado CANAL MEDULAR. No adulto, este canal ocupado por medula ssea amarela, de contedo gorduroso e sem atividade hematopotica. Cerca de 80% do esqueleto composto por osso cortical e 20% por osso esponjoso. Portanto, o interior dos ossos no macio, mas relativamente oco, conferindo grande resistncia s foras aplicadas. Examinando a Figura 17.6, podemos comparar a arquitetura do osso esponjoso s vigas metlicas da torre Eiffel. Comparando a resistncia mecnica de ambas as estruturas, podemos entender como determinadas construes podem ser relativamente leves, com uma quantidade mnima de material. Para termos uma idia mais clara sobre a importncia de uma arquitetura trabecular, sabe-se que o osso trs vezes mais leve e 10 vezes mais flexvel que o ferro fundido, mas com igual resistncia. As pontes no so estruturas macias, sendo compostas por vigas metlicas entrecruzadas que dissipam as foras aplicadas, no permitindo que elas se concentrem em um s ponto. Assim tambm funciona o osso esponjoso.

Figura 17.6

CEDERJ

159

AULA

constitudo por uma regio cortical espessa. Em seu interior, no lugar

CANAL MEDULAR
Canal encontrado exclusivamente no interior do corpo (difise) dos ossos longos e preenchido com medula ssea amarela (gordura), no adulto, e com medula ssea vermelha, na criana.

17

2. Pode-se perceber que o corpo dos ossos longos (difise)

Corpo Humano I | Sistema neurolocomotor o esqueleto como Histria e no como Geografia

Na difise do osso longo, contudo, encontramos um outro tipo de organizao: uma haste oca de paredes espessas, exatamente como na estrutura de um bambu ou dos postes de iluminao das ruas que, assim, suportam com grande eficincia as foras de inclinao. Por esta razo que o bambu resiste ao vento forte do litoral, sem quebrar, e os pescadores sabem que os canios (hastes ocas) envergam, mas no quebram com o peso do peixe. Quando uma haste submetida a uma inclinao, foras de grande intensidade so concentradas na sua periferia, ao passo que, na sua parte central, estas foras so praticamente nulas. Por esta razo, uma haste oca de paredes espessas a estrutura mais adequada para resistir a esses tipos de fora, como voc pode ver na representao da Figura 17.7.

Inclinao Trao Compresso

Trao

Compresso

Figura 17.7.a: Fmur humano submetido ao de uma fora normal que provoca a sua inclinao. Nesta inclinao haver um efeito compressivo no lado cncavo e de trao no lado convexo.

Figura 17.7.b: Observe que as foras de compresso e de trao so mximas na periferia do osso (difise) e vo sendo reduzidas em direo ao centro do osso, onde se tornam nulas.

!
As estruturas esponjosa (trabecular) e compacta (cortical) dos ossos so igualmente eficientes ao conferirem resistncia mecnica ao esqueleto.

160

CEDERJ

Apesar de os ossos resistirem, com eficincia, s foras aplicadas sobre eles, podem sofrer fraturas por duas razes bsicas: as foras aplicadas serem de grande intensidade e superarem esta resistncia, como ocorre nos traumatismos, ou os ossos apresentarem algum tipo de doena prvia, como a osteoporose, e terem a sua resistncia reduzida.

ATIVIDADE 5. Voc seria capaz de estabelecer alguma semelhana entre a reduo da quantidade de vigas da torre Eiffel, por desgaste de seu uso, e a diminuio do nmero de trabculas do osso esponjoso, devido osteoporose? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________
RESPOSTA COMENTADA

A reduo do nmero de vigas ou de trabculas traria as mesmas conseqncias, isto , uma reduo da resistncia mecnica da estrutura. O resultado deste processo poderia ser a deformao estrutural ou a existncia de fraturas. Assim, os engenheiros franceses fazem vistorias peridicas na torre e os mdicos empregam a densitometria ssea para avaliar o sistema trabecular.

OS NOSSOS OSSOS SO EGOSTAS OU GENEROSOS?


Como os ossos so constitudos quimicamente? A reserva de material no interior dos ossos para uso deles mesmos ou eles podem socorrer algum outro tecido mais necessitado? Na Figura 17.8, podemos ver o intercmbio de substncias entre o osso e o sangue. O material existente nos ossos pode ser oferecido a outros tecidos, em situaes de emergncia. Da mesma forma, o tecido sseo pode se recompor por meio do aporte de substncias trazidas pelo sangue. Na Figura 17.8, podemos observar uma representao das trocas entre o osso e o sangue, necessrias tanto atividade do esqueleto quanto s demandas do metabolismo do resto do organismo.
CEDERJ 161

AULA

17

Corpo Humano I | Sistema neurolocomotor o esqueleto como Histria e no como Geografia

Figura 17.8

O tecido sseo constitudo por substncias minerais e orgnicas, essenciais para as suas funes. Tais substncias representam uma importante reserva de material, que pode ser desviado para algum outro HIDROXIAPATITA
Cristais ricos em clcio e fosfatos, alm de outros elementos que constituem a poro mineral dos ossos.

tecido, de acordo com as necessidades. Se uma pessoa, por exemplo, no recebe um aporte alimentar suficiente de clcio ou de fosfato, correr o risco de morrer. Neste caso, os sistemas de controle do organismo iro buscar o clcio e os fosfatos nos ossos, para a manuteno da vida. Os ossos sofrero a perda, mas a vida ser mantida. Em valores mdios, 30% de cada um dos nossos ossos so constitudos por material orgnico (protenas, principalmente) e cerca de 70%, por mineral (cristais de
HIDROXIAPATITA,

RAQUITISMO
Condio observada em crianas nas quais, devido reduo da deposio de minerais nos ossos (especialmente o clcio), observamse alteraes no esqueleto, que se manifestam pela presena de fraturas, deformidades e desvios no crescimento. Embora existam vrias causas para esta doena, a principal a desnutrio.

ricos em clcio e fosfato, dentre outros).

A combinao, em propores adequadas, dos componentes minerais e orgnicos est diretamente relacionada resistncia mecnica do esqueleto. Faamos uma experincia com um osso delgado e seco. Se colocarmos este osso em uma soluo diluda de cido forte, como o cido ntrico a 10%, durante um curto perodo de tempo, o cido remover grande parte do contedo mineral, restando o componente orgnico. Este osso apresentar uma grande flexibilidade, permitindo que seja possvel dar-se um n em sua estrutura, como se fosse uma corda. Assim, a desmineralizao produziu um osso muito deformvel. Este modelo experimental pode explicar o que ocorre no
RAQUITISMO.

162

CEDERJ

o arqueamento das pernas. Por outro lado, se colocarmos um fragmento de osso seco em um forno, ou diretamente no fogo, por um curto perodo de tempo (temperatura de 600oC), o componente orgnico (protenas) ser removido, e o osso vai se tornar quebradio, assim como um biscoito crocante. A resistncia ssea normal depender de uma certa proporo entre os dois componentes: mineral e orgnico. Desta forma, pode-se perceber que a resistncia do osso s foras aplicadas durante a vida dos indivduos depende da sua composio qumica, da arquitetura interna e da densidade, isto , da quantidade de material sseo em um dado volume. Por exemplo, a coluna vertebral humana, nos indivduos jovens, pode suportar, sem quebrar, uma fora de quase uma tonelada, e grande parte desta resistncia est relacionada s caractersticas de seus ossos (vrtebras). Contudo, em pessoas idosas, as vrtebras podem quebrar apenas com o peso corporal aplicado sobre elas, pois, neste caso, com o passar do tempo, ocorreu uma expressiva perda de massa ssea e os ossos se tornaram mecanicamente ineficientes.

!
O tecido sseo representa uma reserva de material orgnico e mineral que o organismo pode utilizar em casos de emergncia. Assim, por toda a vida das pessoas, ocorrem trocas de material entre o osso e o sangue.

ATIVIDADES 6. Considerando as perdas que ocorrem nos ossos pela ao das altas temperaturas, o que acontece quando o corpo de uma pessoa cremado, em relao ao material perdido? De que tipo de material so constitudas as cinzas que sobram? Se pesssemos um osso antes e depois de crem-lo, que tipo de relao poderamos estabelecer, a respeito do que se perdeu e do que se manteve? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ __________________________________________________________________

CEDERJ

163

AULA

mineral dos ossos e mostrar graves deformidades no esqueleto, como

17

Nesta situao, a criana apresentar uma reduo do componente

Corpo Humano I | Sistema neurolocomotor o esqueleto como Histria e no como Geografia

RESPOSTA COMENTADA

As cinzas obtidas da cremao de corpos so constitudas de minerais. Como voc estudou no texto, o calor remove o componente orgnico e, em especial, as protenas. Se pesssemos o osso antes e depois da cremao, poderamos definir os valores percentuais entre os dois componentes: orgnico e mineral.

7. Arquelogos encontraram uma grande quantidade de ossos humanos no deserto de Atacama, no Chile. Os ossos mostraram excelente estado de conservao e eram de uma populao que viveu naquela regio entre 100 e 900 anos d.C. Uma das razes atribudas para a boa preservao do material o terreno altamente alcalino. Como voc relaciona este dado com o experimento do osso submetido a altas temperaturas? _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________

RESPOSTA COMENTADA

Como vimos, o aumento de acidez provoca a perda de grande parte do componente mineral e altera as propriedades fsicas dos ossos, bem como o grau de preservao. Em contrapartida, o terreno alcalino preserva estes minerais, e os ossos se tornam mais resistentes s perdas aps a morte, mesmo aps muitos sculos do sepultamento, como ocorreu em San Pedro de Atacama, no Chile. Ossos exumados de sepultamentos antigos so, em geral, quebradios, pela perda do componente orgnico (protenas). Isso significa que, mesmo se eles mantivessem parte do seu componente mineral, em ambientes alcalinos no seriam capazes de manter sua resistncia mecnica original.

164

CEDERJ

Ao examinar radiografias da mo de uma criana e de um adulto, voc ver, no adulto, oito pequenos ossos no
CARPO,

que no

CARPO
Regio da mo situada prximo ao punho.

aparecem inteiramente no carpo da criana. Por que esta diferena? Isto se deve ao fato de que, na mo da criana, aqueles oito ossos do carpo ainda so placas de cartilagem no mineralizadas e, por isso, no aparecem nas radiografias. No adulto, estes ossos podem ser observados como imagens brancas. Logo, a relao material mineral/orgnico no esqueleto da criana menor que no adulto. A criana ainda est com o esqueleto em formao. A formao e o desenvolvimento do esqueleto, bem como a manuteno de sua resistncia mecnica dependem da interao dos fatores constitutivos (gentico, hormonal) e ambientais (adquirido). Embora a organizao do osso envolva, em ltima anlise, a ao conjunta destes fatores, a expresso de uma determinada caracterstica pode revelar um predomnio constitutivo ou ambiental. As dimenses dos ossos longos de determinados grupos humanos, por exemplo, podem ser o resultado da atuao de um fator gentico (herana) ou do ambiente (estado nutricional, atividade fsica).

!
Embora o crescimento dos ossos seja completado por volta dos 20 anos de idade, o esqueleto continuar sendo modificado por toda a vida. Em outras palavras, mesmo aps o trmino da fase de crescimento do nosso esqueleto, os ossos continuam a ser modificados, podendo sofrer alteraes em sua estrutura e composio qumica, como vimos ocorrer, por exemplo, na osteoporose.

CEDERJ

165

AULA

A RESPEITO DO CRESCIMENTO E DO DESENVOLVIMENTO DOS OSSOS

17

Corpo Humano I | Sistema neurolocomotor o esqueleto como Histria e no como Geografia

DOENAS GENTICAS
Produzidas por herana parental e transmitidas por meio dos genes.

ACONDROPLASIA
Doena gentica autossmica dominante caracterizada por reduo no crescimento dos ossos longos dos membros, por distrbios na ossificao cartilaginosa. Estimase que surja um caso a cada 25 mil nascimentos.

Quando as crianas apresentam alteraes no seu crescimento sseo, o problema pode estar nos fatores genticos ou nos fatores ambientais. DOENAS GENTICAS, como a ACONDROPLASIA, podem provocar distrbios no crescimento, ou, ainda, pode haver algum distrbio hormonal, como a doena em alguma glndula endcrina. Fatores do ambiente, como a desnutrio e a falta de exposio luz solar, tambm podem afetar o crescimento das crianas.

Voc pode observar na Figura 17.9, algumas particularidades do crescimento dos ossos longos dos membros e dos ossos planos do crnio. Embora estes ossos cresam por mecanismos diferentes, podem funcionar como indicadores biolgicos do desenvolvimento da criana.
a a Fontanela (moleira)

Fontanela

Vista lateral esquerda de um crnio de um recm-nascido

Vista lateral esquerda de um crnio de um adulto

Fontanela

Fontanela

Vista superior de um crnio de um recm-nascido

Vista superior de um crnio de um adulto

166

CEDERJ

Disco de crescimento Poro j ossificada (ossificao primria) Figura 17.9

O crescimento sseo pode ser investigado por meio de anlises de medidas corporais como a altura, pela evoluo da dentio ou, ainda, por meio de radiografias de mos e ps, graas ao aparecimento e desaparecimento das diversas reas de ossificao, em variadas idades. De forma geral, os ossos das meninas iniciam a ossificao antes dos ossos dos meninos, completando o processo mais rapidamente. Nos meninos, a ossificao torna-se mais prolongada e, por isso, eles atingem maiores estaturas. Esta diferena nos padres do crescimento do esqueleto entre meninos e meninas de natureza gentica/hormonal, isto , as diferenas genticas (cromossomas sexuais) e hormonais (hormnios sexuais) entre meninos e meninas so as responsveis por esse distinto padro de crescimento sseo. Em muitos casos, possvel estimar a idade dos indivduos a partir dos seus esqueletos, de acordo com uma srie de caractersticas dos ossos e dos dentes. Seria possvel distinguir homens de mulheres, com facilidade, a partir da anlise dos esqueletos? Que ossos voc examinaria para enfrentar este desafio em relao aos humanos? Por que estes ossos? De forma geral, a diferena morfolgica entre machos e fmeas conhecida como dimorfismo sexual. Alguns animais mostram um dimorfismo sexual acentuado. Voc conseguiria distinguir um boi de uma vaca? E um leo de uma leoa? E que tal um cachorro em p no parapeito de uma janela e voc olhando da rua? E um homem e uma mulher? Como se pode ver, h situaes em que a diferenciao sexual ntida, mesmo distncia. Em outros casos, a diferena visual praticamente nula.

CEDERJ

167

AULA

Cartilagem em proliferao

17

Formao de osso (ossificao secundria)

Cartilagem da articulao

Corpo Humano I | Sistema neurolocomotor o esqueleto como Histria e no como Geografia

No caso dos humanos, o dimorfismo sexual no to acentuado assim e pode ficar bem complicado se considerarmos o diagnstico de sexo a partir dos seus esqueletos. Afirmar que determinados ossos pertenceram a um homem ou a uma mulher torna-se uma tarefa difcil, mesmo para os especialistas, exigindo, antes de tudo, um olhar bem treinado. Os locais do esqueleto humano nos quais o dimorfismo sexual mais bem caracterizado so a bacia e o crnio. Nestes locais, as
Devido a diferenas genticas, os homens so, em mdia, mais altos e robustos do que as mulheres. Esta diferena sexual pode desaparecer em populaes cronicamente desnutridas. De alguma forma, a desnutrio afeta mais os homens do que as mulheres e, assim, os ritmos de crescimento ficam mais homogneos.

diferenas genticas entre homens e mulheres so mais bem definidas. A influncia gentica deve ser distinguida da ao ambiental. Por este motivo, o crnio e a bacia so preferidos neste diagnstico, pois ficam praticamente isentos da ao da atividade fsica. A formao dos ossos, nestas regies, predominada pela herana gentica. As diferenas nos meros ou nos fmures dependeriam do tipo de atividade fsica que o indivduo, de qualquer dos sexos, exerceu em vida e, nesses casos, a influncia gentica ficaria mascarada. A estimativa de idade e de sexo em material sseo particularmente importante em reas como a Paleoantropologia (estudo do homem do passado) e a Antropologia Forense (rea criminal). Atualmente, estes campos de investigao tm empregado recursos da gentica na anlise de esqueletos, mesmo antigos, por meio de tcnicas que envolvem a anlise de fragmentos de DNA.

ATIVIDADES 8. Um mdico pediatra examina cuidadosamente um menino desnutrido, com cinco anos de idade, cujo crescimento encontra-se retardado. Alm de medir a altura da criana, ele solicitou radiografias das mos e dos ps para uma anlise mais completa. Qual a relao entre a desnutrio e a altura da criana? O que o mdico pretende observar nas radiografias de mos e ps? Que outras causas poderiam ser relacionadas s redues nas taxas de crescimento de uma criana, alm da carncia alimentar? ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ _______________________________________________________________

168

CEDERJ

A desnutrio afeta o crescimento dos ossos, que depende de um aporte nutricional de protenas, minerais e calorias. Os ossos que influenciam a altura das crianas so os dos membros inferiores e do tronco. Como, neste caso, est ocorrendo um retardo no crescimento, espera-se que a altura da criana seja afetada. Nas radiografias de mos e ps, o mdico poder observar as imagens dos discos de crescimento e os ossos que esto em fase de ossificao, compararando esse aspecto da criana com os padres normais. Para isto, o mdico compara as imagens das radiografias das mos e ps da criana com padres radiogrficos internacionais de crianas do mesmo sexo e idade. O retardo de crescimento pode ocorrer, tambm, em doenas genticas, por problemas hormonais e pela falta de exposio ao sol, por exemplo.

9. Como j foi divulgado pela mdia, arquelogos batizaram de Luzia o esqueleto de um indivduo encontrado na regio arqueolgica de Lagoa Santa, MG. Luzia teria vivido naquela regio h cerca de dez mil anos. A suspeita de que fosse do sexo feminino baseou-se em uma anlise do crnio, pois os ossos da bacia no foram encontrados. Como voc estudou no texto, a preferncia por esses locais para a estimativa de sexo baseou-se no fato de que tais reas so pouco influenciadas pela ao do ambiente. Em que regio do esqueleto dos homens e mulheres de Lagoa Santa voc esperaria encontrar marcas de atividades cotidianas como, por exemplo, o hbito de jogar lanas ou flechas? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________
RESPOSTA COMENTADA

As caractersticas morfolgicas da bacia e do crnio, que so usadas na estimativa de sexo, so influenciadas por diferenas genticas entre homens e mulheres, tendo pouca ou nenhuma influncia do ambiente. Por outro lado, as atividades de arremessar lanas e flechas poderiam ser analisadas nos graus de desenvolvimento dos ossos do membro superior, como o mero, o rdio e a ulna, por exemplo.

CEDERJ

169

AULA

RESPOSTA COMENTADA

17

Corpo Humano I | Sistema neurolocomotor o esqueleto como Histria e no como Geografia

A FORMA DOS NOSSOS OSSOS UM PRODUTO DO DESTINO?


Esta uma questo aberta e polmica ainda hoje. Como vimos, a forma e o desempenho do esqueleto so uma justaposio de dois fatores: o gentico e o ambiental. Vamos examin-los!

NOSSA HERANA GENTICA E NOSSOS OSSOS


A respeito da herana gentica, sabe-se que h uma relao entre a estatura dos pais e dos filhos. Pergunte a um jovem muito alto de quem ele herdou esta estatura. Ainda que no se saiba quantos genes estariam envolvidos em uma simples determinao de estatura, suspeita-se que existam inmeros. Uma alterao em um nico gene, contudo, pode ocasionar profundas mudanas no crescimento do indivduo. A acondroplasia, doena gentica transmitida por uma determinada alterao cromossmica, provoca srias modificaes na ossificao cartilaginosa, afetando o crescimento, sobretudo dos ossos longos dos membros. Ocorre um caso de acondroplasia em 25 mil nascimentos. As diferenas entre as caractersticas esquelticas das populaes podem depender da influncia gentica e expressar, assim, um elevado grau de herana. Os dincas, um povo que habita o Sudo (Nordeste da frica), so extremamente altos; os pigmeus, da Repblica do Congo, so muito baixos. Tais caractersticas so preservadas pelo elevado grau de endogamia presente em tais grupos, devido ao seu isolamento cultural, uma vez que no existe mais um absoluto isolamento geogrfico, nestes casos. No entanto, devemos ter muito cuidado nestas observaes, j que, freqentemente, as diferenas populacionais devem-se muito mais a fatores ambientais, como dieta e diferenas culturais, do que gentica. Alm disto, diante da grande mistura gentica em populaes atuais, podemos observar um aumento progressivo da variabilidade na morfologia dos ossos.

O aumento da troca de genes entre populaes diferentes, como ocorre atualmente, vai provocando, ao longo do tempo, um aumento da variabilidade na forma e nas dimenses dos ossos.

170

CEDERJ

Para que a formao ssea seja correta, necessrio que as clulas sintetizem protenas, para a formao do colgeno do tecido sseo, por exemplo. A sntese de protenas depende da expresso do genoma destas clulas e, em caso de problemas genticos, podem ocorrer erros nas protenas formadas, produzindo profundas alteraes no esqueleto.

ATIVIDADE 10. Imagine um grupo de indivduos vivendo isolado em algum lugar distante da frica ou da Amaznia. Por razes culturais, somente cruzam entre si (endogamia) e no fazem qualquer distino de classe social, ou seja, as tarefas e as atividades dirias so desempenhadas igualmente por todos os indivduos. Decorridos alguns milhares de anos, o que voc acha que ocorreria com as diferenas na forma e nas dimenses dos ossos dos esqueletos destes indivduos? Qual a relao entre o isolamento reprodutivo e as diferenas na morfologia dos ossos nestes grupos? Por que razo foi necessrio considerar, nesta questo, a varivel sem distino de classe social? ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________
RESPOSTA COMENTADA

O isolamento geogrfico e/ou cultural possibilita a troca de genes exclusivamente dentro do grupo, fazendo com que determinadas caractersticas comuns se repitam. Desta maneira, esperamos que a forma e as dimenses dos ossos no variem muito, isto , exista uma homogeneidade fenotpica. indispensvel que, dentre as caractersticas culturais desta populao, esteja a igualdade de tratamento dos indivduos; caso contrrio alguns membros podero apresentar alguma atividade fsica especfica ou ter acesso a uma qualidade de vida melhor do que a de outros e, da, aparecero diferenas no desenvolvimento dos ossos. Este tipo de estudo mostra a influncia do fator gentico na morfologia e no crescimento dos ossos. Por esta razo que todos os estudos a respeito dos ossos, comparando populaes humanas, no podem desconsiderar as possveis diferenas genticas entre elas.

CEDERJ

171

AULA

17

Corpo Humano I | Sistema neurolocomotor o esqueleto como Histria e no como Geografia

COMO OS NOSSOS HORMNIOS INFLUENCIAM OS OSSOS?


As glndulas endcrinas influenciam o crescimento e o desenvolvimento do esqueleto. Os hormnios atuam de forma intensa sobre o metabolismo mineral, orgnico e energtico, promovendo uma srie de efeitos sobre os mecanismos de osteognese e ostelise, desde os primrdios da morfognese at a vida adulta. A hipfise, por exemplo, influencia o desenvolvimento sseo de maneira direta ou indireta. O hormnio somatotrfico ou do crescimento (GH), por exemplo, controla o aumento generalizado dos tecidos corporais. Ele indispensvel na proliferao das clulas cartilaginosas das placas epifisrias dos ossos longos. O aumento ou a diminuio na secreo deste hormnio provoca desvios no crescimento conhecidos como gigantismo, acromegalia e nanismo. Os pigmeus da frica Central, apesar de apresentarem uma secreo normal do hormnio do crescimento, tm baixa estatura em razo da ausncia (fator gentico) de resposta dos diversos tecidos ao hormnio. As glndulas tireide, paratireides, adrenais, as gnadas e o pncreas influenciam o crescimento, a composio qumica e a estrutura dos nossos ossos. Por esta razo, os distrbios destas glndulas ou o uso de hormnios, na forma de medicamentos, podem provocar profundas deformidades nos ossos e comprometer a qualidade do esqueleto. Um exemplo desse efeito hormonal pode ser observado nas pessoas que fazem uso prolongado de cortisona, um medicamento com ao anloga aos hormnios da glndula adrenal (cortisol). Embora tenha excelentes aes sobre um grande nmero de doenas, o emprego da cortisona em tratamentos prolongados deve ser acompanhado pelos mdicos por causa do seu efeito sobre a osteoporose.

!
Os hormnios atuam de variadas formas sobre o esqueleto mantendo a sua estrutura normal e promovendo o seu crescimento e desenvolvimento. Em condies normais, a influncia dos hormnios constitui-se em um fator gentico. Contudo, a ao hormonal sobre os ossos pode sofrer a ao do ambiente, como ocorre nas adaptaes vida na altitude ou no frio extremo, no caso de doenas adquiridas das glndulas endcrinas, como vimos no caso do gigantismo de origem hipofisria. O uso prolongado de hormnios, por via oral ou injetvel, pode produzir alteraes no esqueleto e, neste caso, no se trata de fator gentico.

172

CEDERJ

ATIVIDADE 11. A respeito da ao de hormnios sobre o crescimento e a densidade ssea, analise o fato de que as mulheres, a partir da quarta dcada de vida, quando acometidas pela osteoporose, serem aconselhadas pelos seus mdicos a realizar uma terapia de reposio hormonal, passando a ingerir doses dirias de estrognio. Qual o efeito do estrognio sobre a quantidade de osso? Por que estas mulheres comeam a apresentar osteoporose? O que a terapia de reposio realmente faz? ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________
RESPOSTA COMENTADA

O estrognio estimula a osteognese, isto , estimula a produo de osso novo. Na quarta dcada de vida, as mulheres comeam a apresentar uma reduo da atividade ovariana, que causa uma diminuio progressiva da produo de estrognio. Assim, comeam a desenvolver osteoporose, uma vez que a produo de osso novo superada pela reabsoro de osso preexistente. Por isto, os mdicos recomendam, em muitos casos, a ingesto de estrognio (medicamentos) em doses dirias, para compensar o quadro. Atualmente, so empregadas substncias anlogas ao estrognio com ao exclusiva sobre o osso, sem os efeitos colaterais do prprio estrognio. A osteoporose, neste caso, um fator gentico, pois a reduo da atividade ovariana ocorre em todas as mulheres. Contudo, o uso de medicamentos base de estrognio introduz um fator ambiental na tentativa de recuperar a qualidade do osso nessas mulheres.

CEDERJ

173

AULA

17

Corpo Humano I | Sistema neurolocomotor o esqueleto como Histria e no como Geografia

PODEMOS USAR OS OSSOS COMO INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA?


O estado nutricional do organismo condio bsica para a integridade do desenvolvimento esqueltico. As situaes de carncia alimentar, entre outras conseqncias, provocam um retardo do crescimento e prejudicam a estrutura ssea. Nos adultos, embora o crescimento j tenha sido completado, a qualidade dos ossos fica profundamente comprometida. A ingesto de alimentos adequados essencial para a formao e o desenvolvimento dos ossos. Assim, a reduo na estatura das crianas um valioso indicador de desnutrio crnica, ao passo que o baixo peso pode indicar uma carncia alimentar mais aguda. Por esta razo que nos estudos populacionais, os pesquisadores medem e pesam as crianas, alm de investigar a renda de suas famlias e seus hbitos de vida. Certas substncias so fundamentais no crescimento: o iodo (sntese de hormnios tireoidianos); o clcio, o fsforo, o magnsio e o mangans (mineralizao ssea); o ferro (produo de hemoglobina) e o flor (sntese do esmalte dentrio). A vitamina A estimula a reabsoro ssea. A carncia desta vitamina produz espessamento sseo, e orifcios existentes nos ossos tornam-se desproporcionalmente pequenos, principalmente no crnio. A vitamina C necessria sntese de colgeno. Sua carncia produz malformao cartilaginosa, de tal modo que o crescimento das placas epifisrias torna-se retardado ou distorcido. Contudo, necessrio um perodo prolongado de privao de vitamina C para que os sinais da avitaminose ocorram. A vitamina D essencial na absoro do clcio proveniente da alimentao no intestino. Pode ser obtida por meio de alimentos ou de
O crescimento do esqueleto sofre grande influncia da qualidade e quantidade da nossa alimentao. Assim, a medida da estatura das crianas pode se constituir em valiosa informao a respeito do seu estado nutricional.

medicamentos. Uma fonte importante de vitamina D a ao dos raios ultravioleta do sol sobre a pele, a partir da qual ocorre a sua ativao. Indivduos, especialmente crianas, que no recebem doses dirias suficientes de sol podem desenvolver quadro de raquitismo. Os aminocidos, provenientes da degradao protica, desempenham papel estrutural (colgeno) e constituem a base para a sntese de enzimas. Os lipdios e glicdios, alm de participarem da construo da prpria estrutura do organismo (papel plstico), garantem o substrato calrico s reaes bioqumicas.

174

CEDERJ

A vitamina D parcialmente ativada na pele por meio da ao dos raios ultravioleta do sol. Em seguida, sofre novas ativaes no fgado e nos rins para a sua ao final. Esta vitamina tambm pode ser obtida dos alimentos ou por meio da administrao de medicamentos.

ATIVIDADE 12. Nos pases e territrios do hemisfrio Norte prximos do Crculo Polar rtico como o Alasca, o Canad, o norte dos Estados Unidos, a Inglaterra, a Rssia etc. o inverno muito prolongado e a dose diria de sol pequena. Surge, ento, um problema de sade pblica nestas reas. Caracterize bem a relao entre a radiao solar e a qualidade do esqueleto. Suponha que voc o Ministro da Sade de um desses pases. Que medidas voc acha que poderia adotar para reduzir os efeitos da falta de exposio luz solar efetiva, especialmente durante o inverno? Por que os Ministros da Sade dos pases do hemisfrio Sul, como o Brasil, no tm esse tipo de preocupao, relacionado ativao da vitamina D? ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________
RESPOSTA COMENTADA

Os raios ultravioleta do sol, agindo na pele, iniciam o processo de ativao da vitamina D cutnea que, ao final de um complexo processo bioqumico, obtm sua ativao e permite que o clcio da dieta seja absorvido, no tubo digestivo para ser incorporado ao osso. Na ausncia desta vitamina, o clcio alimentar no ser absorvido, e o organismo ser privado deste nutriente. Os ossos ficaro pouco mineralizados e enfraquecidos, como j vimos. Por isto, temos de expor a nossa pele a uma dose diria mnima de luz solar. E, sem dvida, voc, caro ministro, teria oferecido aos habitantes do seu pas uma dose suplementar de vitamina D, por meio de medicamentos ou de alimentos ricos nesta vitamina. Voc tambm poderia expor as crianas a doses regulares e controladas de raios ultravioleta em um laboratrio, da mesma forma que as mulheres fazem quando querem obter um bronzeamento artificial. Em pases como o nosso, a exposio solar adequada, mesmo nos meses de inverno; assim, esse problema no nos afeta diretamente. Voc poder observar, pelas manhs, as mes ou as babs conduzindo os bebs para um belo banho dirio de sol nas pracinhas. Assim, podemos entender que a ausncia da radiao solar adequada ou qualquer das solues encontradas na soluo do problema mostra, mais uma vez, a ao do ambiente sobre o esqueleto.

CEDERJ

175

AULA

17

Corpo Humano I | Sistema neurolocomotor o esqueleto como Histria e no como Geografia

ALTERAMOS O NOSSO ESQUELETO APLICANDO FORAS NOS OSSOS?


JULIUS WOLFF (1836-1902)
Anatomista alemo, estabeleceu, em 1892, a denominada lei do osso (lei de Wolff), cujo fundamento : Um osso, normal ou anormal, desenvolve a estrutura mais adequada para resistir s foras que atuam sobre ele.

A partir dos trabalhos de WOLFF, anatomista alemo, publicados no final do sculo XIX, a participao das foras mecnicas na determinao da forma dos ossos e na manuteno do esqueleto normal cada vez mais estudada. As foras aplicadas pela gravidade, pela contrao muscular, pelas tenses de tendes e de ligamentos e os efeitos compressivos dos rgos/tecidos vizinhos em crescimento agem sobre o esqueleto com grande influncia sobre a sua morfologia. Em contrapartida, a ausncia da ao normal destas foras, como ocorre na imobilizao prolongada, nas paralisias ou nas longas viagens espaciais, pode provocar uma reduo na massa ssea e comprometer a funo esqueltica. Estes princpios do uso de foras mecnicas na modificao dos ossos podem ser mais bem entendidos em determinadas situaes, como

ANTROPOLOGIA BIOLGICA
Estudo do Homem com um enfoque biolgico. Comumente, estes estudos se estendem a outros primatas no-humanos.

podemos observar em ANTROPOLOGIA BIOLGICA, nas quais deformaes cranianas eram produzidas em grupos humanos no passado, quando placas de madeira eram aplicadas na cabea de crianas, desde o nascimento, para modelar o seu crnio, em um vis cultural. Esta deformao craniana intencionalmente produzida foi uma prtica que pode ser traduzida como um processo de estabelecimento de identidades ou de estratificao social. Da mesma forma, o uso de aparelhos em ortodontia e em ortopedia produz mudanas na forma dos ossos, com maior eficincia se aplicados em crianas. Estas modificaes que ocorrem no esqueleto, durante a vida do indivduo, devido ao de fatores ambientais, como a atividade fsica, so denominadas PLASTICIDADE. Assim, a forma do nosso esqueleto influenciada, em grande parte, pela nossa cultura.

PLASTICIDADE
a propriedade pela qual os tecidos vivos podem sofrer modificaes em sua forma ou estrutura diante da ao de diversos fatores do ambiente.

!
O esqueleto vivo responde lei de Wolff. Assim, os ossos podem ser hipertrofiados ou atrofiados pela presena ou ausncia da ao de foras, respectivamente.

176

CEDERJ

Fatores genricos

Hormnios

Estado nutricional

Exposio ao sol

Doenas

Atividade fsica

Prticas culturais

Figura 17.10

ATIVIDADE 13. Voc j deve ter visto algum adulto ou criana com um aparelho dentrio. Eles usam este incmodo aparelho para corrigir alguma deformao de alinhamento em suas arcadas dentrias. Entenda-se como arcada dentria o conjunto formado pelos dentes e os ossos (maxila e mandbula). Sabendo-se que a forma dos dentes no se altera com as presses aplicadas, como os aparelhos ortodnticos podem corrigir o alinhamento dentrio? Por que razo os efeitos so mais eficazes quando o aparelho aplicado na criana? ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

CEDERJ

177

AULA

17

Corpo Humano I | Sistema neurolocomotor o esqueleto como Histria e no como Geografia

RESPOSTA COMENTADA

O aparelho constitudo de metais, plsticos e elsticos e, assim, provoca algum tipo de fora nos dentes. Como os dentes esto articulados aos ossos da face, esta fora transferida aos ossos, que vo se modificando. Ocorre produo de osso em algum local e reabsoro em outro, e o efeito final a modificao da forma das arcadas sseas no nvel dos ossos que permite o alinhamento dos dentes. Na criana, alm do fato de estes processos de modificao ssea serem mais rpidos e seguros, elas ainda apresentam os discos de crescimento em atividade e, dessa forma, as modificaes podem ser mais amplas e eficazes. Estes exemplos nos mostram que os ossos so dotados de grande plasticidade, isto , so capazes de suportar alteraes em sua estrutura sob a ao de variados fatores, como, nesse caso, as foras mecnicas. Trata-se, portanto, de mais um exemplo, dentre tantos, da ao de fatores do ambiente sobre a morfologia do esqueleto.

AS PESSOAS DE PELE NEGRA TM OSSOS MAIS FORTES QUE AS DE PELE BRANCA?


Quantas vezes voc se deparou com as seguintes questes: 1. Os indivduos da raa negra tm os ossos mais densos do que os indivduos da raa branca; 2. Os brancos mostram melhor desempenho na natao do que os negros, devido s diferenas em suas massas sseas; 3. No exame de densitometria ssea, existe uma tabela de valores normais para negros e outra para brancos. Qual o real significado de tudo isso? Muito simples: o total desconhecimento sobre a gentica. Em primeiro lugar, no podemos mais considerar o conceito de raa, entre os humanos, uma vez que a gentica de populaes tem mostrado que este conceito perdeu o significado biolgico. O fluxo gentico que experimentamos em nossa formao produziu tal mistura de genes que se torna impossvel distinguir um grupo do outro. Alm do mais, a massa ssea um fentipo que sofre uma expressiva ao do ambiente e, por este motivo, no se presta como um marcador racial. Neste contexto, o bom desempenho de atletas em determinadas atividades esportivas no pode ser explicado por uma caracterstica biolgica especfica, mas pelo produto de um nmero significativo de variveis, incluindo os aspectos sociais e culturais. Resumindo, para algum se tornar um campeo na natao, deve comear a nadar j!

178

CEDERJ

A quantidade de osso em nosso esqueleto um fentipo que sofre uma expressiva ao de fatores do ambiente (sol, atividade fsica, estado nutricional); portanto, no se presta como um marcador racial. O sistema ABO de tipo sangneo, por exemplo, empregado como marcador populacional, pois um fentipo que no pode ser modificado pelo ambiente, sendo fruto da transmisso gnica.

CONCLUSO
Devemos entender os ossos como elementos vivos que sofrem constantes modificaes durante as nossas vidas. Assim, podemos considerar que os ossos podem se constituir como verdadeiras testemunhas do nosso passado. Grande parte de informaes a respeito de como vivemos, como nos alimentamos, como nos relacionamos e como morremos fica registrada em nossos ossos e dentes, e estes dados podem ser analisados, muitos anos depois, por arquelogos para caracterizar determinados perodos de nossa histria, compondo a chamada osteobiografia, que pode ser definida como o levantamento de dados biogrficos dos indivduos a partir de uma anlise criteriosa do seu esqueleto. Finalmente, para obtermos um conhecimento mais completo dos nossos ossos e de nossos ancestrais, devemos incorporar a idia da interdisciplinaridade, pois somente com a unio de anatomistas, bilogos celulares e moleculares, geneticistas, mdicos, arquelogos, historiadores e gelogos, dentre outros, que se tornar possvel entender um pouco mais o nosso esqueleto.

CEDERJ

179

AULA

17

Corpo Humano I | Sistema neurolocomotor o esqueleto como Histria e no como Geografia

ATIVIDADES FINAIS
1. Quais as atividades do nosso cotidiano que dependem de uma perfeita estrutura do nosso esqueleto?
________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________
RESPOSTA COMENTADA

Alm de serem importantes para os movimentos corporais como andar, correr, sentar, mover mos e ps , os nossos ossos so importantes para proteger nossos rgos internos (encfalo, medula espinhal, corao, rins). So tambm peas essenciais em atividade, como a entrada e sada de ar dos pulmes, a mastigao e a deglutio dos alimentos, os atos da mico, da defecao e do trabalho de parto, alm do piscar das plpebras, dos movimentos oculares e das diversas formas de expresso facial que experimentamos com nossas emoes.

2. Que caractersticas devem ter os nossos ossos para resistir s fraturas e s deformaes?
________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________
RESPOSTA COMENTADA

Para resistir ao de foras de qualquer natureza, sem quebrar ou sofrer deformidades, os nossos ossos contam com trs elementos bsicos em sua constituio: a composio qumica (material mineral e orgnico em propores adequadas), a arquitetura anatmica (osso esponjoso e osso cortical) e a densidade (quantidade de osso em um determinado volume). Qualquer alterao em um ou mais destes componentes poder deixar o esqueleto, ou algum osso especificamente, predisposto a sofrer fraturas ou deformidades.

180

CEDERJ

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________


RESPOSTA COMENTADA

O ambiente influencia a morfologia do esqueleto de vrias maneiras: a atividade fsica do nosso dia-a-dia, a qualidade da nossa dieta, a quantidade de sol que recebemos no ambiente em que vivemos, a presso de oxignio ambiental, o uso rotineiro de algum medicamento, como a cortisona ou os anabolizantes e, claro, a existncia de alguma doena que no seja gentica, isto , que foi contrada durante as fases embrionria, fetal (congnita) ou aps o nascimento.

RESUMO
O sistema esqueltico mostra uma interao direta com os outros sistemas do organismo. A forma dos nossos ossos o resultado da interao de dois fatores: gentico e ambiental. Assim, a forma do esqueleto depende tanto da herana que temos como do ambiente em que vivemos, do nosso estilo e qualidade de vida. Alm de ter a funo mecnica de resistir ao de foras variadas, os ossos constituem uma importante reserva de material orgnico e mineral que o organismo necessita para suas atividades.

CEDERJ

181

AULA

nas modificaes da morfologia dos nossos ossos?

17

3. Ao lado de uma importante influncia gentica, que fatores do ambiente agem

Corpo Humano I | Sistema neurolocomotor o esqueleto como Histria e no como Geografia

INFORMAES SOBRE A PRXIMA AULA


Na prxima aula, estudaremos com voc um outro importante componente do sistema locomotor: os msculos. Os ossos se renem nas articulaes e o esqueleto, assim articulado, movimentado por grupos de msculos denominados esquelticos, que examinaremos em seguida. At l!

182

CEDERJ

You might also like