You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARING PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO PARA A CINCIA E A MATEMTICA

RESENHA DO ARTIGO DIREITOS HUMANOS, EDUCAO E INTERCULTURALIDADE: AS TENSES ENTRE IGUALDADE E DIFERENA

Ksia Caroline Ramires Neves

Consideraes iniciais

Candau inicia seu texto Direitos humanos, educao e interculturalidade: as tenses entre igualdade e diferena (2008) nos colocando diante de duas questes norteadoras: o dilema de garantir igualdade e os direitos humanos mesmo num mundo marcado por uma globalizao neoliberal excludente, e as questes da diferena e do multiculturalismo, em tempos de uma mundializao1 com pretenses monoculturais (CANDAU, 2008, p. 45), questes estas tambm ressaltadas pelo recente Relatrio do Desenvolvimento Humano (intitulado Liberdade cultural num mundo diversificado, 2004). Candau (2008) sugere a reflexo dos conceitos: de justia, redistribuio, superao das desigualdades, democratizao de oportunidades, o reconhecimento dos diferentes grupos culturais; conceitos imersos/advindos nas/das questes norteadoras supracitadas. Alm disso, dentro desse contexto de mudanas e novas reflexes, a autora prope discutirmos sobre os direitos humanos, que muitas vezes entendemos como direitos exclusivamente individuais e fundamentalmente civis e polticos, mas que so de importncia do coletivo e, portanto, devem ser pensados como direitos coletivos, culturais e ambientais; um tipo de direito que garanta as mesmas condies para todos, sendo os homens diferentes ou iguais. Observamos no texto de Candau (2008) que o conceito de igualdade surgiu do advento do que chamamos de modernidade; o que se preconizava e perdurou foi a ideia de igualdade de todos os seres humanos, independentemente das origens raciais, da nacionalidade, das opes sexuais (p. 46), enfim, falar de igualdade era a chave para a modernidade defender os direitos humanos. Entretanto, segundo alguns autores, hoje em dia evidenciamos um deslocamento de ideias: fala-se em garantir o direito diferena, o direito diferena cultural, o direito de ser, sendo diferente (PIERUCCI, 1999, p. 7 apud CANDAU, 2008, p. 47).
1

Renato Ortiz (1994) distingue globalizao de mundializao, concebendo a primeira como referida fundamentalmente economia, produo, distribuio e consumo de bens e de servios, organizados a partir de uma estratgia mundial e voltada para um mercado mundial (p. 16) e a segunda como um fenmeno social total que permeia o conjunto das manifestaes culturais. (p. 30)

Embora Candau toque nessa questo da igualdade versus diferena, ela no deixa claro seu posicionamento; diramos que suas explicaes no nos deixam entender se a luta pela igualdade para todos a de defender as diferenas. Dessa forma, buscamos em outro texto da autora mais detalhes sobre essa questo:
No se deve contrapor igualdade diferena. De fato, a igualdade no est oposta diferena, e sim desigualdade, e diferena no se ope igualdade e sim padronizao, produo em srie, uniformidade, a sempre o mesmo, mesmice. (...) A igualdade que queremos construir assume o reconhecimento dos direitos bsicos de todos. No entanto, esses todos no so padronizados, no so os mesmos. Tm que ter as suas diferenas reconhecidas como elementos presentes na construo da igualdade. (...) Hoje em dia no se pode mais pensar numa igualdade que no incorpore o tema do reconhecimento das diferenas, o que supe lutar contra todas as formas de desigualdade, preconceito e discriminao (CANDAU, 2002).

Direitos humanos hoje: um discurso relevante?

Seguindo o mesmo fio condutor das primeiras questes, Candau (2008) assinala algumas outras que vo ao encontro delas: o da ambivalncia em relao afirmao e negao dos direitos humanos, ocorrendo, as duas coisas, ao mesmo tempo sentimos uma falsa ideia da afirmao dos direitos humanos quando presenciamos, ainda hoje, um ato de tortura explcito contra muitas pessoas; o da tenso entre indivisibilidade e exigibilidade a indivisibilidade como sendo uma lei que basearia os tratados dos direitos humanos, civis, polticos, econmicos, sociais e culturais, sem separ-los por categorias, grupos, etc., e a exigibilidade como sendo fiscalizao do cumprimento dessa lei, exigindo a legitimidade desses direitos assegurados; teria como articular a tenso entre o universal e o particular, entre o universal e o relativo? aqui abriremos um longo parnteses que trar consideraes de outros autores. A tenso entre o universalismo e o particular est no mago de concepes pessoais, que carregamos como herana da colonizao ocidental. Conforme Martuccelli (1996 apud GONALVES & SILVA, 2003) um dos problemas das sociedades multiculturais o do universalismo versus pluralismo, ou seja: muitas pessoas ainda pensam que os diferentes podem se manifestar, mas desde que seja em espaos privados, pois nesses ambientes os diferentes teriam total direito de defender suas particularidades; j os espaos pblicos, essas mesmas pessoas, pensam que so locais onde se deve pregar a universalidade, e no as diferenas. Isso, segundo Martuccelli, continua reforando a questo do preconceito e racismo, j que nos espaos pblicos nunca as particularidades dos diferentes so consideradas. O princpio da liberdade de expresso at existe nas sociedades multiculturais, mas restringe em se expressar em espaos privados e rarssimas vezes podendo se expressar em espaos pblicos. Dessa forma, Gonalves & Silva (2003, p. 117) resumem a proposio de Martuccelli da seguinte maneira: A esfera pblica o espao no qual se processar a integrao dos indivduos, na sociedade, e a esfera privada aquela na qual eles podem exprimir suas diferenas, suas pertinncias.

Entendendo que h esse problema, Martuccelli acredita que a luta pela equidade pois para ele a equidade reconhece a pertinncia das especificidades culturais dos indivduos e dos grupos se amplia e ento se passa a buscar o tratamento diferenciado aos membros das coletividades (MARTUCCELLI, 1996 apud GONALVES & SILVA, 2003). Ainda em relao viso distorcida de algumas sociedades multiculturalistas, Sanford (2001 apud GONALVES & SILVA, 2003) e Guerrero (1997 apud GONALVES & SILVA, 2003) ressaltam que em sociedades assim pode acontecer um tipo de falseamento em relao ao respeito s diferenas, ou seja, as pessoas brancas ou dominantes dessas sociedades passam a aceitar as reivindicaes dos no-brancos, mas desde que no precisem mudar sua forma de pensar, ou desde que no percam seus privilgios. Como vemos ainda hoje o universal parece se fundamentar numa globalizao hegemnica (SANTOS, 2006 apud CANDAU, 2008, p. 48), na ideia de que o universal a melhor maneira de convivermos harmoniosamente. sobre essa concepo que devemos nos atentar.
Para Santos, a construo dos direitos humanos foi feita dentro da perspectiva do localismo globalizado. E essa era a matriz hegemnica prpria da modernidade, claramente presente no expansionismo europeu, portador da civilizao e das luzes. essa a ptica que tem predominado at hoje, com diferentes verses (CANDAU, 2008, p. 47).

Diante disso, Santos (2006) nos prope uma forma de combater a universalizao universalizao conduzida pela noo europia:
(...) o cosmopolitismo insurgente e subalterno um dos processos que caracterizam a globalizao que nasce de baixo para cima. Essa globalizao surge dos grupos locais, das organizaes da sociedade civil, dos temas que nascem verdadeiramente das inquietudes dos diferentes atores sociais (CANDAU, 2008, p. 47).

Ainda, segundo ele, para que os direitos humanos possam verdadeiramente ser ressignificados, devemos discutir sobre algumas premissas: a superao do debate entre o universalismo e o relativismo cultural - necessrio negar tanto o universalismo quanto o relativismo absoluto; temos de ter sensibilidade para descobrir em cada universo sociocultural qual a ideia que se tem sobre a dignidade humana, que traduzimos como direitos humanos; Aumentar a conscincia de incompletude cultural uma das tarefas prvias construo de uma concepo emancipadora e multicultural dos direitos humanos (SANTOS, 2006 apud CANDAU, 2008, p. 49); Nenhuma cultura monoltica. *...+ necessrio identificar e potencializar aquelas verses mais abertas, amplas e que apresentam um crculo de reciprocidade mais amplo, que favoream o dilogo com outras culturas (CANDAU, 2008, p. 49); Todas as culturas tendem a distribuir as pessoas e os grupos sociais entre dois princpios competitivos de pertena hierrquica: princpio da igualdade e princpio da diferena. Esta ltima premissa situa-nos no mago da questo da ressignificao dos direitos humanos hoje (CANDAU, 2008, p. 49). Todas essas premissas esto voltadas para a grande questo da articulao entre igualdade e diferena, mas antes e para contribuir a essa questo, necessrio entender as diferentes abordagens do termo multiculturalismo.

Distino entre duas abordagens fundamentais do que seria o multiculturalismo

A descritiva:
afirma ser o multiculturalismo uma caracterstica das sociedades atuais. Vivemos em sociedades multiculturais. Podemos afirmar que as configuraes multiculturais dependem de cada contexto histrico, poltico e sociocultural. O multiculturalismo na sociedade brasileira diferente daquele das sociedades europias ou da sociedade estadunidense. Nesse sentido, enfatizam-se a descrio e a compreenso da construo da formao multicultural de cada contexto especfico (CANDAU, 2008, p. 50, grifo nosso).

A prescritiva:
A perspectiva prescritiva entende o multiculturalismo no simplesmente como um dado da realidade mas como uma maneira de atuar, de intervir, de transformar a dinmica social. Trata-se de um projeto, de um modo de trabalhar as relaes culturais numa determinada sociedade e de conceber polticas pblicas nessa direo. Uma sociedade multicultural constri-se a partir de determinados parmetros (CANDAU, 2008, p. 50, grifo nosso).

Diante dessas duas formas de entender o multiculturalismo, Candau (2008) refere-se a trs consideraes que esto na base das diversas propostas que se referem ao termo, mas ressalta que se identifica com a terceira. So elas: o multiculturalismo assimilacionista, o multiculturalismo diferencialista ou monoculturalismo plural e o multiculturalismo interativo, tambm denominado interculturalidade. Resumidamente, a terceira considerao sobre o multiculturalismo privilegia a promoo deliberada da interrelao entre diferentes grupos culturais presentes em uma determinada sociedade (p. 51), o que favorece hibridizao cultural e se contrape aos mecanismos de poder que permeiam as relaes culturais. Isso quer dizer que essa posio situa-se em confronto com todas as vises diferencialistas que favorecem processos radicais de afirmao de identidades culturais especficas, assim como com as perspectivas assimilacionistas que no valorizam a explicitao da riqueza das diferenas culturais. (p. 51) Para Candau (2008)
A abordagem intercultural que assumo aproxima-se do multiculturalismo crtico de McLaren (1997). O multiculturalismo crtico e de resistncia parte da afirmao de que o multiculturalismo tem de ser situado a partir de uma agenda poltica de transformao, sem a qual corre o risco de se reduzir a outra forma de acomodao ordem social vigente. Entende as representaes de raa, gnero e classe como produto das lutas sociais sobre signos e significaes. Privilegia a transformao das relaes sociais, culturais e institucionais em que os significados so gerados. Recusa-se a ver a cultura como no-conflitiva e argumenta que a diferena deve ser afirmada dentro de uma poltica de crtica e compromisso com a justia social (p. 123).

Principais desafios da interculturalidade e educao em direitos humanos

Existem alguns pontos que Candau (2008) ressalta como desafios interculturalidade e a educao: Desconstruo (principalmente do monoculturalismo e o etnocentrismo); Articulao entre igualdade e diferena (rompendo com o carter monocultural da cultura escolar);

Resgate dos processos de construo das identidades culturais, tanto no nvel pessoal como coletivo e, alm disso, ateno aos aspectos relativos hibridizao cultural e constituio de novas identidades culturais; promover experincias de interao sistemtica com os outros: para sermos capazes de relativizar nossa prpria maneira de situar-nos diante do mundo e atribuir-lhe sentido e, alm disso, exige romper toda tendncia guetificao presente tambm nas instituies educativas e supe um grande desafio para a educao;

empoderamento o empoderamento comea por liberar a possibilidade, o poder, a potncia que cada pessoa tem para que ela possa ser sujeito de sua vida e ator social. O empoderamento tem tambm uma dimenso coletiva, trabalha com grupos sociais minoritrios, discriminados, marginalizados etc., favorecendo sua organizao e sua participao ativa na sociedade civil. (p. 54)

Consideraes finais

Candau (2008) finaliza seu trabalho resumindo em algumas palavras seu entendimento sobre interculturalidade. Faremos aqui um apanhado dessas palavras:
afirmar uma perspectiva alternativa e contra-hegemnica de construo social, poltica e educacional; educao para o reconhecimento do outro, o dilogo entre os diferentes grupos socioculturais; educao para a negociao cultural; construo de uma sociedade democrtica, plural, humana; articule polticas de igualdade com polticas de identidade.

Como diria Gonalves & Silva (2003): uma sociedade multiculturalista aquela que desconstri categorias, aquela que investiga as causas scio-histricas dos diferentes, minoritrios, excludos, que investiga o porqu das divises a que os sujeitos foram submetidos e busca o direito diferena. Referncias CANDAU, Vera Maria. Sociedade, cotidiano escolar e cultura(s): uma aproximao. Educao & Sociedade, ano XXIII, n. 79, Agosto/2002. CANDAU, V.M. Direitos humanos, educao e interculturalidade. Revista Brasileira de Educao, v. 13 n. 37 jan./abr. 2008. GONALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonalves e. Multiculturalismo e educao: do protesto de rua a propostas e polticas. Educao e Pesquisa. So Paulo. v. 29. n. 1. p. 109-123. jan./jun. 2003.

You might also like