You are on page 1of 59

Gentica Quantitativa no Melhoramento Animal

Lucilda Lima

As caractersticas genticas a serem melhoradas em animais, podem ser de dois tipos:


Caracteres qualitativos Caracteres quantitativos

Caracteres Qualitativos

Quando as variaes fenotpicas entre os indivduos da populao no so descritas por valores numricos, sendo apenas constatadas, diz-se que os caracteres responsveis por elas so qualitativos. A expresso de uma caracterstica determinada por um ou poucos pares de genes. As caractersticas qualitativas so pouco influenciadas pelos fatores ambientais e as suas variaes fenotpicas so descontnuas.

Caracteres Qualitativos

Por exemplo, considerando a cor da pelagem no gado Angus, controlado apenas por um par de alelos, sero produzidas duas classes fenotpicas bem definidas: preta e vermelha. Outro exemplo: grupo sanguneo, tipo de protena do leite

Caracteres Quantitativos

Os caracteres envolvidos recebem a denominao de mtricos e so representados por variveis discretas (estas s admitem nmeros inteiros). E podem atuar tambm como variveis contnuas. Desta forma ao se medir o ganho de peso de leites obtm-se um conjunto de valores que varia entre um mnimo e um mximo.

Caracteres Quantitativos

As caractersticas de herana quantitativa so determinadas por muitos pares de genes que no estabelecem ntida diferena entre os fentipos dos indivduos. As expresses fenotpicas so muito influenciadas por interaes com fatores ambientais.

Diferenas entre caractersticas Qualitativa e quantitativa


QUANTITATIVAS So controladas por muitos pares de genes; O efeito individual do gene sobre a caracterstica pequeno; Sofrem grande influncia do ambiente (P = G + E); Tm distribuio fenotpica contnua; QUALITATIVA So controladas por poucos pares de genes (geralmente um); O efeito individual do gene sobre a caracterstica grande; Sofrem pequena ou nenhuma influncia do ambiente (P = G); Tm distribuio fenotpica discreta;

Modos de Ao Gnica

O gentipo de um indivduo representa o conjunto de sues genes e atua como se fosse uma unidade. Nos gentipos os genes podem ter dois tipos de ao: Ao gnica aditiva Ao no aditiva - dominncia - epistasia - sobredominncia ou superdominncia

Ao Gnica Aditiva

Nesse tipo de ao o efeito total de um conjunto de genes ser igual soma dos efeitos de cada gene, isto , cada um tem ao prpria e independente dos outros que se encontram presentes no gentipo considerado.

Ao Gnica Aditiva

Desta forma, se no patrimnio gentico de um animal for substitudo um gene pelo seu alelo, o efeito fenotpico ser sempre o mesmo independentemente de quantos outros genes faam parte do gentipo. Isto significa que na herana aditiva o gene considerado como uma unidade que produz efeito correspondente apenas a essa unidade.

Acasalando-se um indivduo preto, duplo homozigoto, com outro gentipo residual, branco, duplo homozigoto, obtm-se

AABB (preto)

aabb (branco)

F1

AaBa (mulato mdio)

Do acasamento dos indivduos produzidos em f1, tem-se

Ao Gnica Aditiva

Um aspecto importante da ao gnica aditiva que nenhum dos genes em questo age como dominante ou recessivo. Cada gene contribuinte fornece pele certa quantidade de pigmento e o efeito de cada um acumulativo. A importncia deste tipo de herana para o melhoramento animal reside no fato do homem ter possibilidade de control-la com relativa facilidade.

Ao Gnica Aditiva

Se a expresso da caracterstica depender apenas da ao genica aditiva, basta selecionar os indivduos superiores para que a populao melhore no sentido desejado. A modificao que ocorrer no fentipo ser correspondente a unidade genica introduzida ou retirada do gentipo dos animais.

Ao Gnica Aditiva

Acontece que nos animais domsticos as caractersticas ligadas a produo no so determinadas apenas por esse tipo de herana. Devido a esse fato o melhoramento gentico torna-se trabalhoso e o primeiro ponto a ser esclarecido quanto da variao da caracterstica econmica depende da herana aditiva.

Anlise Estatstica de Caracteres Quantitativos

Anlise Estatstica de Caracteres Quantitativos

Os caracteres quantitativos devem ser descrito em termos de parmetros estatsticos. Um primeiro passo estimar a mdia, a varincia e o desvio padro da populao a ser melhorada.

CURVA NORMAL
Esta curva uma distribuio de freqncias.

Mdia de todos os valores de x

A forma como os dados se distribuem a partir da mdia, chamado varincia, denotado pela letra grega sigma elevada ao quadrado (2), indicando que matematicamente este parmetro uma mdia dos quadrados dos desvios de cada valor de x em relao media. A medida da varincia mais comumente usada em conjunto com a mdia para descrever uma dada distribuio o desvio padro, denotado por .

Mdia
A mdia corresponde ao somatrio dos valores observados, pelo nmero de observaes. Mdia x1, x2, x3,......, xn

xi n

Onde x1, x2,... xn representam os elementos da amostra e n a sua dimenso

Ponto central, ou seja, a mdia de todos os pontos de x. Representado pela letra grega (l-se mi)

MDIA

Mdia de todos os valores de x

Varincia
Varincia a mdia dos quadrados dos desvios de cada valor a partir da mdia da populao. Entretanto, quando se trabalha com dados que representam amostras retiradas de uma populao, a varincia computada dividindo-se a soma dos quadrados dos desvios de cada observao a partir da mdia da amostra pelo nmero de observaes menos 1 (um).

Varincia
uma medida de disperso. A varincia de uma srie de n medidas x1, x2, x3,......, xn definida pela mdia dos desvios quadrticos das medidas em relao a mdia geral. uma medida da variabilidade que ocorre em uma populao em relao a uma caracterstica qualquer.

Varincia

Algebricamente pode ser avaliada pela seguinte frmula:

Onde:
Indica somatrio Desvio de uma observao, da mdia da amostra

Varincia

A demonstrao numrica pode ser feita com a utilizao dos seguintes valores: xi 1 2 3 6 7 13 15 16 17 20

Varincia

Os desvios podem ser negativos ou positivos, para observaes menores ou maiores do que a mdia, porm os desvios positivos e negativos tendem a se anular e o somatrio dos desvios zero. Esta operao pode ser evitada atravs do uso da soma de quadrados dos desvios em relao a mdia, ou seja

Varincia
Portanto, a varincia desta amostra de dados ser:

Desvio Padro

O desvio-padro definido como a raiz quadrada da varincia.

Para que serve o desvio padro


Descreve a amplitude de variao Quanto maior o desvio padro, maior a amplitude de variao.

Desvio Padro

Desvio Padro

Desvio Padro

Considere dois rebanhos de caprinos


Rebanho 1
Pouca variao fenotpica Os animais so mantidos em ambiente constante confinamento.

Rebanho 2
Grande variao fenotpica Animais mantidos em condies ambientais bastante variveis.

Distribuio das caractersticas


Rebanho 1 Rebanho 2 2,2 0,36 0,6

Mdia
Varincia
Desvio Padro

2,2 0,04 0,2

Rebanho 1

Rebanho 2

Coeficiente de Variao

O desvio-padro uma medida absoluta da disperso. A magnitude dos valores influencia no s a mdia, mas tambm os desvios em relao a essa mdia. Para se comparar a variabilidade das distribuies necessrio que se utilize uma medida relativa, independente da grandeza dos valores.

Coeficiente de Variao
Assim, a expresso

chamada de coeficiente de vario Representa o desvio padro que seria obtido se a mdia fosse igual a 100. Os pesquisadores, utilizam-se do C.V. Para comparar a variabilidade dos resultados com os de outros que trabalham com o mesmo material

Covarincia

A covarincia (Cov) mede o quanto que duas variveis variam juntas. Esta associao pode ser positiva ou negativa, e dada pela frmula:

Regresso e Correlao

Regresso e Correlao

A regresso e a correlao so usadas para quantificar inmeras diferentes situaes de importncia para o melhoramento animal. Suponhamos um grupo de bovinos que tenha registrado tanto o seu peso vivo como sua produo de leite. Neste caso, possvel calcular a regresso da produo de leite sobre o peso vivo, e a correlao que existe entre os dois caracteres.

Regresso

o termo estatstico que expressa o quanto se pode esperar na mudana de uma varivel por mudana unitria da outra varivel. Uma das variveis funo da outra e essas funes podem ser retilneas, curvilneas, exponenciais, etc. Um exemplo, comum em gentica quantitativa, a regresso do valor gnico do indivduo em relao ao seu fentipo, conceito conhecido como herdabilidade.

Regresso

Seu valor dado pelas seguintes frmulas:

Esta frmula permite prever y a partir de x, pela equao

A equao da reta dada: Onde: = valor da varivel dependente X = valor da varivel independente a = o ponto do intercepto vertical da linha de regresso linear com o eixo y quando x=0 b = coeficiente angular (inclinao da reta)
A linha reta obtida pela equao de regresso linear expressa o valor mdio de Y para distintos valores correspondentes de x.

Exemplo de Regresso

Determinar o coeficiente de regresso entre o nmero de leites desmamados e o peso da leitegada desmama. Neste caso, a varivel independente nmero de leites desmamados (x) e o peso da leitegada desmama a varivel dependente (y). Estimar a regresso de y sobre x, ou seja, o quanto de aumento de peso desmama se pode esperar pelo aumento unitrio do nmero de leites por leitegada.

Determinar: o coeficiente de regresso entre o nde leites


Nde leitegada
1 2 3 4 5 6 7 8

x
5 6 4 8 10 7 6 7 53 x

y
60 72 50 84 108 74 62 70 580 y

x2
25 36 16 64 100 49 36 49 375 x2

y2
3600 5148 2500 7056 11664 5476 3844 4500 44224 y2

xy
300 432 200 672 1000 518 372 490 4064 xy

Regresso

Regresso

Espera-se um aumento de peso desmama de 9,268kg para cada leito desmamado. A equao que permite estimar o peso da leitegada desmama a partir do nmero de leites desmamados (x) : =11,100 + 9,268 x

Correlao

H casos em que duas variveis so relacionadas, mas uma no pode ser considerada como varivel dependente da outra. No estudo da correlao no existe dependncia funcional entre uma varivel e outra. Nos animais uma determinada caracterstica, como peso a uma cerca idade, associado com o peso a uma idade posterior ou ganho em peso numa fase com o ganho em peso noutra face.

Correlao

As razes desta correlao so as seguintes: A carga hereditria, responsvel pela expresso da caracterstica peso ou ganho de peso, numa certa poca, , pelo menos, em parte, responsvel pela expresso em outra poca ou idade; As condies ambientais prevalentes numa poca ocorrem, pelo menos parcialmente, em outra ocasio .

Do ponto de vista estatstico, o processo utilizado para medir esse grau de associao entre essas duas caractersticas ou para medir a associao entre uma mesma caracterstica em pocas diferentes denominado correlao, cujo smbolo r.

Esta pode variar de +1,0 a -1,0. Portanto, pode ser positiva, negativa ou zero. A correlao positiva quando a um aumento de uma varivel corresponde a um aumento da outra. negativa quando a um aumento de uma corresponde a uma diminuio da outra. Pode ser zero ou nula quando as caractersticas no esto associadas.

Exemplo: produo de leite e produo de gordura

Exemplo: produo de leite e percentagem de gordura;

O clculo do coeficiente de correo dado pela seguinte frmula:

Herana e Meio

As caracterstica econmicas dos animais (peso e ganho de peso, produo de leite, nmero de leites por leitegada, produo de ovos etc.) domsticos so de natureza polignica, isto so controladas por um grande nmero de pares de genes. Os indivduos so avaliados pelos seus fentipos, no caso por quaisquer caractersticas que podem ser observadas ou mensuradas.

O fentipo no o resultado somente da constituio gentica do indivduo, mas tambm da interao dos seus genes com os vrios efeitos no genticos ou de ambiente. Mtodos estatsticos apropriados permitem estimar o quando da variao fenotpica devida s diferenas genticas entre os indivduos e o quanto devido s diferenas de natureza ambiente.

Diviso das varincias


Fentipo (P) = Herana (H) + Meio (M) + Herana-meio
(HM)

Em termos de varincia, tm-se que: Onde:


= varincia fenotpica = Varincia devido s diferenas de herana entre indivduos = Varincia devido s diferenas de meio ambiente entre os indivduos = Varincia devido interao entre herana e meio ambiente

Se no h interao herana x meio, a varincia fenotpica passa a ser:

A varincia hereditria pode ser desdobrada em:

Onde:
= varincia hereditria = varincia devida aos efeitos aditivos dos

genes

= varincia devida aos efeitos da dominncia = varincia devida aos efeitos epistticos

Herdabilidade

Entre os componentes da varincia hereditria a mais importante aquela devida aos efeitos aditivos dos genes

Esta varincia relacionada com a varincia total ou fenotpica chama-se herdabilidade no sentido restrito .
Desde que

Quando no numerador so includas as varincia aditiva, dominncia e epistasia, em relao a varincia fenotpica, tem-se a herdabilidade no sentido amplo , que pode ser assim representada:

Referncias

GIANNONI, M.A.;GIANNONI,M.L. Gentica e Melhoramento de Rebanhos nos Trpicos. 2.ed. So Paulo: Nobel,1987. PEREIRA, Jonas C. Melhoramento Gentico aplicado produo animal. 4.ed. Belo Horizonte: FEPMVZ Editora, 2004. www.ufsm.br/melhoramentoanimal/Zoot %201004P05.ppt

You might also like