You are on page 1of 1

NAP 1 A Anlise da obra Poesia Pau- Brasil de Oswald de AndradePor que Pau-Brasil?

? Oswald de Andrade, numa viagem a Paris, do Alto de um atelier da Place Clichy- umbigo do mundo, descobriu, deslumbrado a sua prpria terra. A distncia contribuiu para a conscincia de brasilidade, dando lugar a poesia renovadora: a poesia pau-brasil. Pau-brasil era uma rvore colonial, que foi um dos nossos primeiros produtos de exportao, graas s suas propriedades corantes. Assim, Oswald cria aquilo que ele chamaria de poesia de exportao. Atravs desse projeto potico, Oswald ambiciona desligar-se dos modelos poticos importados do sculo passado. Num primeiro momento, Oswald tem como proposta escrever sob forma potica , a histria do Brasil. Nesse sentido, o poeta resgata fragmentos da escritura do passado e os reescreve, convertendo-os numa pardia. A poesia Pau-brasil uma crtica audaciosa contra a histria a fim de resgatar a identidade nacional. Critica-se a cultura e com base nas manifestaes pr-coloniais brasileiras. Busca-se uma renovao esttica, chega-se discusso do homem brasileiro, discusso de brasilidade. Combate-se a cpia e sugere-se a sntese, o equilbrio, o acabamento tcnico e a inveno. Renovao do pensar artstico no Brasil. Por uma arte brasileira, pela valorizao da ptria e seus elementos. No poema As meninas da Gare, Oswald d um novo sentido ao texto extrado da Carta de Caminha, as ndias se misturam s meninas na gare de uma sociedade moderna, industrial. H pardia, uma desconstruo e a ironia presentes nesse poema. No poema Canto de Regresso Ptria, Oswald de forma mais crtica do que saudosista, faz uma re-leitura do poema gonalvino, parodiando e fazendo uma crtica histrica, social e racial. Cano do Exlio X Canto de Regresso Ptria No poema de Oswald h deslocamentos de palmeiras para palmares (quilombo onde os negros liderados por Zumbi foram dizimados); h ironia e crtica. Oswald desarranja o sentido do texto original, h despreocupao com a mtrica, ausncia de pontuao, aproveitamento potico do cotidiano, assim, contrape a esttica romntica moderna. O poeta contrasta a alienao social denuncia histrica e transforma o discurso do branco na afirmao do negro. Contrasta o velho e o novo. O poeta desconstri para reconstruir e nesse processo resgata formas arcaicas, esquecidas e os converte em algo novo.

A LINGUAGEM COLOQUIAL O jogo com as palavras tpico de todo artista que busca se afirmar no exerccio literrio. por meio do vocabulrio que executa concepes revolucionrias, advoga causas metalingsticas e reflete acerca do cotidiano. Em muitos poemas, Oswald procura demolir o discurso acadmico, revelando uma preocupao evidente com a linguagem falada no Brasil. Nos poemas PRONOMINAIS e VICIO DA FALA, o poeta vai contra o purismo lingustico e a tirania gramatical, deixando claro a variedade que existe no Brasil e que se distancia daquela que consta nas pginas das gramticas. Assim, O poeta visa reduzir a distancia entre fala e escrita. Nos poemas CASO e O CAPOEIRA, h uma influncia de fatores etnolgicos e sociais. Incorpora-se mitos e lendas da sociedade escravocrata e empresta ao negro, sustentculo da sociedade colonial, a sua voz. H uma valorizao da cultura popular representada no negro. Oswald preencheu a obra com a influncia de outras lnguas, entre elas o INGLS E O FRANCS, no nosso vocabulrio. o caso do poema C E L. A linguagem oswaldiana contribuiu para fixar uma reao que se convencionou chamar passadismo, termo com o qual os modernistas faziam aluso a uma literatura e uma arte importadas com o rano de uma civilizao que eles sentiam cada vez mais superada no espao e no tempo.

ASPECTOS QUE COMPEM A OBRA INTERTEXTUALIDADE - Alm das marcas de intertextualidade, traz-se um sentimento de coletividade. As vozes evocadas pela intertextualidade criam um efeito coletivo. H dilogos, cenas, trechos em prosa que adentram no espao potico de Oswald. Na parte Histria do Brasil percebemos fragmentos da Carta de Caminha, de Gndavo e outros viajantes e historiadores coloniais, fazendo uma re-leitura do passado e do presente. Poema A descoberta - Transformao da prosa( a Carta) em verso, isso remete ao novo, a uma desconstruo, um deslocamento, uma transgresso. No poema Os Selvagens h uma inteno de mostrar a superioridade do colonizador que chega impondo sua cultura, seus valores, sua viso de mundo. No poema Festa da Raa h uma viso crtica; nele h a presena do portugus arcaico, quinhentista. Faz aluso preguia dos habitantes nativos, caracterstica do povo nativo, que pouco a pouco foi sendo sufocado pelos colonizadores.

You might also like