You are on page 1of 21

X Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Lngua Portuguesa

Literatura e Vida Social


6 a 8 de dezembro de 2010

CADERNO DE RESUMOS
COORDENADOR: Prof. Dr. Jos Nicolau Gregorin Filho VICE-COORDENADOR: Prof. Dr. Helder Garmes COMISSO ORGANIZADORA Profa. Dra. Rejane Vecchia Prof. Dr. Jos Nicolau Gregorin Filho Nrgyla Maria Loureno Pimenta Pinheiro Fabiana Valeria da Silva Tavares SECRETRIAS Creusa Ribeiro de Lima Marildes Moreira da Silva

PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURAS DE LNGUA PORTUGUESA USP

LITERATURA E RESISTENCIA EM TEMPOS DE GLOBALIZAO:


A FICO CONTEMPORANEA DE BERNARDO CARVALHO E FRANCISCO J. VIEGAS

Adenize Franco Esta tese procura investigar de que forma a literatura contempornea apresenta um discurso de resistncia ao prprio momento no qual est inserida. A anlise das obras de Bernardo Carvalho e Francisco Jos Viegas pretende verificar que o romance da era atual suplanta o embate com os meios audiovisuais e ultrapassa o conflito com o espao mercadolgico associando-se ou no a ele. Assim, com base nas teorias de Walter Benjamim e Theodor Adorno acerca do declnio da narrativa e do romance, aliadas anlise de conceitos como globalizao, tenciona-se entrever a construo de discursos de resistncia e a possibilidade de verificar a representao das identidades narrativas na contemporaneidade.

A TRAJETORIA PARABOLICA DE PINOQUIO


Adriana F. A. Araldo Por meio de um estudo comparatista e que estabelece relaes entre literatura infantil e sociedade, este trabalho pretende analisar o dilogo existente entre a parbola bblica A volta do Filho Prdigo e a obra infantil As Aventuras de Pinquio de Carlo Collodi. Uma vez que as parbolas se apresentam, da mesma forma que muitos textos infantis exemplares, como considerveis agentes no ensino da moral, na orientao para a formao das virtudes e na construo de uma mentalidade voltada aos bons costumes da sociedade, numa proposio inicial, a parbola do Filho Prdigo condensaria valores que viriam a ser retomados pelo texto de Collodi, A anlise objetiva focalizar a convergncia de imagens, sentidos e vozes discursivas tendo como embasamento o dialogismo de Bakhtin.

TERRA SONAMBULA, HOMENS DE SONHO A UTOPIA NO ROMANCE TERRA SONAMBULA DE MIA COUTO
Alessandra Braghini Pardini O presente trabalho parte integrante da dissertao de mestrado Trinta Anos de Fico (1975-2005): Terra Sonmbula, O ltimo vo do Flamingo e O outro p da sereia (em andamento) e pretende analisar a utopia no romance Terra Sonmbula do escritor moambicano Mia Couto. Atravs da anlise das personagens principais e da estrutura do gnero, o trabalho almeja apontar em que medida o tema explorado pelo escritor no enredo do romance e de que forma o sonho e a esperana de um futuro melhor, num tempo marcado pela guerra e suas conseqentes privaes, so nutridos e sustentados no cotidiano das personagens, que constroem a sua histria e ao mesmo tempo participam ativamente da construo da Histria. De acordo com Lukcs o romance precisamente a forma literria que melhor condensa o choque entre o homem e o mundo, o indivduo e a sociedade, o homem e famlia, entre o ser e o existir (LUKACS, 2000). Consequentemente, o trabalho considera que nas pginas do romance Terra Sonmbula, a utopia e o sonho servem no s como subsdio para a narrativa, mas evidencia atravs da construo de cada personagem, da elaborao do enredo, da marcao de vrios tempos, da escolha do foco narrativo e na descrio do espao, no s o conflito geogrfico e histrico guerra civil em Moambique mas tambm assinala os sonhos e as perspectivas de futuro dos diferentes sujeitos que o compem e que esto inseridos em uma determinada sociedade, num especfico momento histrico, em uma dada condio material de vida.

DIALOGISMO E A LINGUAGEM POETICA NOS ROMANCES DE RADUAN NASSAR


Ana Carolina Belchior de Jesus O presente trabalho envolve parte do texto de dissertao sob o ttulo Dialogismo potico e filosfico nas obras Lavoura Arcaica e Um copo de clera, de Raduan Nassar. A pesquisa comparativa entre os dois romances de Raduan Nassar ramifica-se em dois grandes eixos: um potico e outro filosfico, sob os quais esto construdas tais perspectivas. Ambas as obras se diferenciam por suas temticas trazidas, Lavoura Arcaica exibe uma narrativa lrica utilizando-se da linguagem potica para enriquecer o que seria apenas memria de um narrador-protagonista. No entanto, o texto no apresenta intenes formais simplesmente pautadas no rebuscamento lingustico, o subjetivismo perturbado e questionador do narrador realiza-se num dilogo com a poesia de Jorge de Lima, de Walt Whitman, referncias bblicas e a tradio da cultura libanesa dentro de uma famlia patriarcal, na qual as relaes de alteridade trazidas por Emmanuel Lvinas (1906-1995) so analisadas compondo o outro eixo. J em Um copo de clera, a fora est no dilogo entre homem e mulher que frente-a-frente desencadeiam um turbilho de discursos. Ambos percorrem instncias distintas, h muito armazenadas em cada um, a fim de promover no debate mostras de poder e posies, crenas e defesas de suas afirmaes. O trabalho permite at o momento abrir-se perspectiva dialgica, posto que principalmente, no plano discursivo que verificamos a presena dos conflitos das personagens. O desenrolar acalorado das ideias e o af inesgotvel de traduzir em argumentao a discusso reflexiva das percepes de uma ordem, gera, por assim dizer, a verdadeira orientao para a problemtica da prpria existncia. No se trata aqui de um questionamento ontolgico ou se quer existencial, contudo h em ambos os protagonistas( Andr e o chacareiro) o desejo apaixonado pelo exerccio dialgico exaustivo.

CAMILO CASTELO BRANCO E HONORE DE BALZAC: UM ESTUDO COMPARADO


Ana Lusa Patrcio Campos de Oliveira Propomo-nos, nesta comunicao, a apresentar os resultados parciais da pesquisa de Doutorado intitulada Camilo e Balzac: convergncias e divergncias, anlise esta que visa estabelecer os principais pontos de semelhana e dessemelhana entre as literaturas camiliana e balzaquiana, legados de fundamental importncia para uma compreenso aprofundada da literatura oitocentista elaborada em Portugal e Frana, respectivamente. Vale ressaltar que este projeto de pesquisa tem como foco o estudo comparado da crtica social presente em ambas as obras, visando demonstrar como os mencionados autores lidam de modo diverso com o preceito rousseauniano do bom selvagem, segundo o qual o homem nasce bom, mas a sociedade o degenera.

ESPECULAES EM SERGIO SANTANNA: RELAES DIALOGICAS COM A FILOSOFIA NIETZSCHEANA


Andr Luis de Paula Arneiro Essa pesquisa tem por objetivo verificar na obra de Srgio SantAnna uma possvel ruptura com a tradio literria que chegou ao seu tempo, a dcada de 1970. Observamos que nesse perodo havia uma forte tendncia a uma literatura de reportagem, aos relatos de costumes, apontando diversas formas de violncia na sociedade e as crises familiares. Essa a literatura que chegou com a herana do Realismo, que exercia essas prticas na fico, e, agora, na contemporaneidade, podemos encontr-las nos textos de Dalton Trevisan e Jos Louzeiro, por exemplo.

Mas Srgio SantAnna demonstra enveredar por outros caminhos, os das especulaes e fabulaes. Ao invs de produzir essa literatura mais interessada no reflexo do social, com ao narrativa, SantAnna parte para os palcos interiores, realizando uma literatura mais cerebral, que questiona ainda, sim, os valores institudos no social, mas o faz explorando estilos de escrita, flutuando pelos gneros de discursos tornando-os literrios, expondo as engrenagens do narrar. Com esse panorama, podemos pensar luz de Nietzsche, filsofo que rompeu com a tradio filosfica que chegou ao seu tempo, e pensava a arte como forma de transvalorar os padres estabelecidos, os valores estipulados, e via na arte uma nova possibilidade de estilo de vida. Assim, aprofundamos com Deleuze e Foucault o conceito nietzscheano de Vontade de Potncia enquanto Arte, para estabelecermos um dilogo entre a literatura e a filosofia. Onde encontramos Srgio SantAnna: um literato conceitual.

OS QUINTAIS DE BENGUELA
Andrea Cristina Muraro Esta comunicao discute a representao literria da cidade de Benguela atravs da obra de Ernesto Lara Filho, tendo como recorte a infncia e seu espao privilegiado de evocao: o quintal. Em virtude disso, observaremos seu projeto esttico, a saber: peculiaridades da biografia do autor e intertextos que aliem esta produo ao macrossistema de literaturas de lngua portuguesa.

A CONSTRUO DE UM GNERO: ANALISANDO A ASCENSO DO ROMANCE EM PORTUGAL ATRAVS DA APROXIMAO ENTRE CAMILO CASTELO BRANCO E EA DE QUEIRS
Andrea Trench de Castro Nossa pesquisa tem como objetivo a aproximao de dois escritores praticamente contemporneos, Camilo Castelo Branco e Ea de Queirs, corriqueiramente afastados em manuais de literatura e at mesmo no ensino universitrio por serem usualmente classificados como pertencentes a dois movimentos literrios antagnicos. Atravs da perspectiva comparativista, pretendemos relativizar o modo panormico de anlise, dominante em parte da crtica literria, lanando um novo olhar sobre a produo de ambos os escritores e repensando alguns aspectos da literatura oitocentista produzida em Portugal. Pretendemos, para isso, aproximar o incio de suas carreiras, momento em que cada um deles tinha como preocupao dominante a de se consolidar como escritor em meio a um pblico leitor habituado s leituras francesas, e, portanto, de dialogar com a tradio. Para tanto, faremos uma anlise comparativa dos dois romances com os quais os escritores surgiram na cena literria: Mistrios de Lisboa (1854), segundo romance de Camilo Castelo Branco, e O Mistrio da Estrada de Sintra (1870), primeiro romance de Ea de Queirs, escrito conjuntamente com Ramalho Ortigo. Pretendemos mostrar elos entre as obras e, assim, revelar como ambos os escritores tentavam legitimar seus romances diante da tradio literria francesa do romancefolhetim.

UMA OU DUAS MANEIRAS DE CANTAR A ANTIGA: ESBOOS PARA A LIRICA NEOTROVADORESCA DE EUGENIO DE ANDRADE E HILDA HILST
Arnaldo Delgado Sobrinho No contexto da poesia contempornea, em que proliferam toda sorte de experimentalismos, as poticas do portugus Eugnio de Andrade (1923 2005) e da brasileira Hilda Hilst (1930 2004) parecem demarcar, atravs de uma ntida acentuao do aspecto lrico da poesia proposta em suas obras, um espao de resistncia do sujeito enquanto tal: ambas as vozes poticas emergem como canto considerado aqui na

acepo medieva da cantiga galego-portuguesa no qual torna-se evidente a presena de um sujeito que fala e que, ao mesmo tempo em que percebe-se como ser fragmentrio, recusa-se a aceitar pacificamente essa condio. , portanto, no e atravs do canto potico lrico que esse ser busca a plenitude de sua existncia humana. O campo da lrica amorosa herdada dos trovadores desenha-se, como pretendemos demonstrar, como espao privilegiado para a encenao dessa busca de integrao total do ser, que para tal fim recupera e redefine uma tradio em que a (in)completude humana surge em temas como a saudade do ser amado que parte, a solido ou a loucura decorrente das paixes arrebatadoras que acabam por consumir-se a si prprias.

ILHEU DE CONTENDA: REGISTRO LITERARIO DA ASCENSO DO NEGRO EM CABO VERDE


Avani Souza Silva

O romance Ilhu de Contenda, de Henrique Teixeira de Sousa, faz parte de uma trilogia que cobre um longo perodo da histria de Cabo Verde: desde a escravatura at os anos imediatos ao ps-independncia, configurando-se em relato histrico-ficcional do povo de Cabo Verde. O romance refere-se saga familiar da ltima gerao dos Medina da Veiga, uma das cinco famlias abastadas que dividiam o poder polticoeconmico da Ilha do Fogo, em meio ao auge e a decadncia dos antigos donos da ilha motivados por fatores de ordem econmica e social. Analisaremos o fenmeno de ascenso social do negro em Cabo Verde a partir do movimento migratrio iniciado nos anos 40, tendo como pressupostos tericos as noes de hibridismo e transculturao de Fernando Ortiz, de identidade de Stuart Hall e de mestiagem de Canclini.

REVISITANDO A ILUSTRAO DO BRASIL (1876-1880)


Benedita de Cssia Lima SantAnna Lanada em 29 de julho de 1876, por Charles F. de Vivaldi, nome pelo qual era conhecido Carlos Francisco Alberto de Vivaldi, a Ilustrao do Brasil uma luxuosa publicao impressa no Rio de Janeiro, bimensal de incio, mensal no fim, mas que saiu durante muito tempo semanalmente, sobretudo a partir da publicao do exemplar de nmero 6, em 10 de outubro de 1876, at a publicao do exemplar de nmero 50, editado em 16 de agosto de 1877. Nosso objetivo, nesta comunicao, refletir sobre a publicao da revista citada, dando destaque ao seu projeto de enriquecer culturalmente seus leitores por intermdio da divulgao de artigos, contos, crnicas, ensaios, poemas e diversas gravuras relacionadas a temas nacionais e estrangeiros.

A NOO DE PERTENCIMENTO NOS CONTOS O CACHIMBO DE FELIZBERTO, DE MIA COUTO E O ENTERRO DA BICICLETA
Camila Cesrio Lrco O artigo prope uma leitura comparativa entre os contos O cachimbo de Felizbento, de Mia Couto e O enterro da bicicleta, de Nelson Sate buscando mostrar como esses dois textos trabalham com a questo do apreo terra de origem. Para tanto, nos valemos das duas figuras principais, uma em cada histria Felizbento e o deputado, respectivamente - personagens presas s tradies e ao amor ao lugar de procedncia. Como forma de se contraporem s molstias trazidas pela guerra, as histrias trazem essas duas figuras de resistncia que mantm um olhar positivo em relao terra, valorizando o que ela tem de bom e o que pode oferecer, conservando-a viva. Nesse sentido, Felizbento se mantm agarrado ao amor ao espao em que vive, mesmo aps ter siso expulso de sua casa; quer levar consigo no apenas seus pertences pessoais, mas tambm tudo o que tem relao com

sua existncia naquela regio, assim, deseja levar as rvores que fazem parte de seu quintal e de sua histria de vida. Por sua vez, o deputado - figura da aldeia- valorizado na comunidade por sua participao na guerra de independncia; homem nascido na terra e apesar de sua posio de deputado ainda resguarda a ideia de pertencimento e prstimo terra natal. Desse modo, os dois contos se rebelam contra a injria da guerra e buscam afirmar a importncia da noo de pertencimento, retomando um patrimnio de valores, no o abandonando, apesar da afronta do opressor.

A TRAJETORIA DO SAGRADO NA LITERATURA PARA CRIANAS E JOVENS BRASILEIRA


Cristiano Camilo Lopes Esta comunicao tem por objetivo revisitar a Histria a fim de abordar a presena do sagrado na literatura para crianas e jovens brasileira. De acordo com Franco Cambi: Ativar a memria do passado o grande caminho para se compreender o presente *...+ Nessa revisitao recuamos ao incio do sc. XVI, poca dos Grandes Descobrimentos, quando Portugal nos achou e precorremos o longo caminho desde o nosso achamento at este limiar do sculo XXI. Nesta revisitao, por meio da literatura, teremos como bssola, uma dupla problemtica a nos orientar: o valor (ou desvalor) dado lngua (atributo que distingue o ser humano dos animais e fator de coeso social e de poder) e ao sagrado (fator-chave de comunho ou atrito entre os homens). Lngua e Sagrado, dois valores sempre em crise.

PALAVRA E IMAGEM EM DIALOGO


Daniela Yuri Uchino Santos Essa pesquisa tem como proposta investigar as relaes entre palavra e imagem em novas perspectivas na literatura contempornea de lngua portuguesa. Inicialmente, para esse trabalho, tentaremos estabelecer uma dialogia entre o verbal e o no-verbal, dialogia das inter-relaes da palavra e da imagem. Podemos falar em linguagens, a do texto no-verbal e sua leitura que firma-se tambm como linguagem, daquilo que podemos apreender de nossa inferncia sobre a experincia quotidiana que o texto no-verbal. Com relao ao verbal, podemos distinguir o verbal artstico do verbal usado para a comunicao em geral. Neste caso, no verbal artstico, mais na poesia do que na prosa, podemos verificar a possibilidade de operar visual, grfica e sonoramente a palavra e a associao entre as palavras permitindo sua explorao como imagem, tornando-a rica de possibilidades icnicas. Assim, a capacidade expressiva da palavra persiste, porm seu maior interesse est na criao da imagem, da metfora artstica. Dessa forma, a proposta da pesquisa investigar como se comportam o fenmeno das relaes entre palavra e imagem dentro do recorte e seleo de obras literrias contemporneas de lngua portuguesa, que venha contribuir para uma reflexo de docentes e pesquisadores com pesquisas recentes sobre o assunto.

SOB O SIGNO DE ZEOSORIO


Daviane Moreira e Silva O presente trabalho pretende uma anlise entre Zeosrio Blues, reunio potica 1 da obra de Edimilson de Almeida Pereira e Signo Cimarron, do mesmo autor, observando como os elementos da cultura afro, estejam eles presentes na cultura brasileira, cubana ou norte-americana, aparecem reelaborados na produo musical representada nos poemas dos dois livros. Partindo da ideia apontada por Paul Gilroy em O Atlntico Negro, de que a dor e o sofrimento da escravio negra nas Amricas foi trabalhada e transformada em msica como forma de ser suportada, propomos uma anlise que consiga ver nos resultados artsticos dessa transformao

um carter identitrio presente no continente e tambm um elemento de cimarronagem, de resistncia aos modos de subjugao ainda praticados, presentes na obra de Pereira.

MUTUM EM FABULAO
Davina Marques Este trabalho um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que se debrua sobre a literatura e o cinema dentro de uma perspectiva filosfica contempornea. Analisamos Campo Geral, de Joo Guimares Rosa, novela publicada pela primeira vez em Corpo de Baile (1964), em sua relao com Mutum (2007), de Sandra Kogut, o mais recente filme de inspirao rosiana. Nesta comunicao apresentaremos o conceito deleuziano de fabulao como instrumento de anlise literria e flmica, discutindo seus cinco elementos: o devir, a experimentao no real, o mito, a inveno de um povo por vir, e a desterritorializao da linguagem. Faremos tambm uma problematizao do aspecto temporal da fabulao, que no remete apenas ao tempo cronolgico, de Cronos, mas ao tempo ainico, de Aion, o tempo flutuante do infinito, destacado pelos esticos. Entendemos a fabulao deleuziana como um ato narrativo que envolve as formas de sucesso e simultaneidade temporais em estreita relao com seus elementos e que faz funcionarem foras sociopolticas a partir do mundo material, nos dois objetos de estudo desta pesquisa, principalmente devido ao Mutum, elemento territorial que articula toda a ao fabulatria, que introduz seus ritmos, cria sensaes, e afeta as personagens com as suas intensividades, suscitando acontecimentos.

MANOEL DE OLIVEIRA: LEITOR DE LEITORES


Edimara Lisboa Aguiar A presente comunicao visa expor os resultados da pesquisa de iniciao cientfica A literatura portuguesa oitocentista no cinema de Manoel de Oliveira: Camilo Castelo Branco e lvaro do Carvalhal, cuja motivao foi apresentada no IX Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Lngua Portuguesa. Duas obras de virada na cinematografia de Manoel de Oliveira, a minissrie Amor de Perdio (1978) e o filme Os Canibais (1988), por suas peculiaridades estilsticas e propostas antagnicas, permitiu-nos discutir as relaes entre literatura e cinema tanto no que diz respeito ao texto quanto no relativo ao contexto de produo de um filme adaptado de livro. Apresentar Manoel de Oliveira como um leitor de leitores expor at que ponto as reflexes crticas de Agustina Bessa-Lus sobre as obras de Camilo Castelo Branco e de Jos Rgio sobre os contos de lvaro do Carvalhal influenciaram a leitura to particular que as obras udios-visuais fazem dos textos do Oitocentos. Um Amor de Perdio transposto praticamente palavra por palavra (na voz de atores amadores e de um narrador over muito presente), em detrimento do potencial dramtico da novela camiliana e um Os Canibais orgulhoso do excesso, no roteiro (rebuscamento da linguagem), na fotografia (diversidade de planos e cores) e na msica (complexidade dos arranjos opersticos). Grandes colaboradores e amigos, a trade Oliveira-Agustina-Rgio mantm um jogo de interseces riqussimo que entrelaa referncias, pensamentos e concepes estticas.

O RAP ECOA NA LITERATURA INFANTIL


Edna Alencar da Silva Este trabalho faz parte de um projeto mais amplo de pesquisa que busca estabelecer relaes entre a literatura para crianas e jovens e as outras artes. A msica, por exemplo, como linguagem, estabelece dilogos que colaboram na tessitura do imaginrio cultural. Atravs do dilogo entre o cnone, os textos de literatura infantil e as outras artes, ns praticamos o que Abdala dimensiona como comparativismo da solidariedade, visando revelar a atuao de identidades plurais que configuram nossa cultura mestia. As manifestaes artsticas na contemporaneidade operam nas vias da intertextualidade. O Rap, fenmeno cultural, esttico e de

expresso potica da cultura Hip-Hop, caracteriza um ato comunicativo e de cunho ideolgico firmado em trs vertentes, na dana o Break, nas artes plsticas o Grafite e na msica, o RAP. Nesse contexto, o Rap como linguagem contribui para a construo do panorama literrio, dando vazo inclusive a novas interpretaes. Recentemente, ecoa na literatura infantil, no livro Um Garoto Chamado Rorbeto, de Gabriel, o Pensador, ganhador do Prmio Jabuti, na categoria melhor livro infantil, em 2006. Enfocando esses aspectos, pretendemos depreender imagens literrias presentes na obra e tambm neste cenrio, como constituda a imagem da criana atual.

A POETICA DE GILBERTO MENDES MUSICA E LITERATURA


Eduardo Aparecido de Oliveira A relao texto e msica uma prtica corrente desde a antiguidade, tendo seu pice no barroco, atravs da prtica conhecida como teoria (ou doutrina) dos afetos, onde a msica busca materializar os afetos do texto atravs dos elementos musicais como intervalos, andamento, harmonia etc. Se tal prtica hoje em dia no absoluta, algumas foras estticas mantm-se vivas na composio musical, de modo a criar uma relao entre texto e msica para conjugar uma unidade obra. Questes formais so levadas em conta como estrutura da msica, sees, quantidade de compassos, perfil meldico dos temas, o carter da harmonia, andamento, figurao rtmica etc. A obra do compositor Gilberto Mendes dividida em trs fases. Uma primeira, onde so predominantes as canes, com textos de Drummond, Vicente de Carvalho, Raul de Leoni entre outros, com um momento nacionalista onde compe msicas segundo a diretriz zdanovista. Sua segunda fase quando tem contato com os poetas concretos importante produo de vanguarda potica e musical no Brasil, aqui destacam-se peas como Motete em r menor - beba coca cola (Dcio Pignatari), nascemorre (Haroldo de Campos). Na sua terceira fase, atual, mostra seu contato com a poesia contempornea, a busca por uma semntica musical, teatro musical (dana, encenao, declamao etc.), experincias mltiplas e cumulativas, reflexos de sua histria. Sua interao, sobretudo, com o cinema e literatura so fora motriz de sua criao.

FRADIQUE MENDES: FACES DA PERSONAGEM EM EDUARDO AGUALUSA E FERNANDO VENANCIO


Eduardo Gonzales Moreira Desde a criao da personagem Fradique Mendes, por Ea de Queiroz, outros tantos escritores se aventuraram nas efabulaes fradiquianas. Dentre eles destaco dois grandes autores que produziram suas verses da personagem no final do sculo XX e incio do sculo XXI. Eduardo Agualusa , em Nao Crioula, retoma e reconstri a personagem com a finalidade de transgredir a imagem do colonizador portugus, e no s dele, mas sim de todo e qualquer colonizador. Fernando Venncio, escritor, professor e crtico literrio, em Esquemas de Fradique Mendes, reconstri esta fascinante personagem por meio da memria e da investigao (descendentes de Fradique atrs de informaes), mostrando que Fradique Mendes habita ainda hoje um imaginrio portugus. Embora paream os dois estar em divergncia, vejo que h entre eles um caminho em comum: ambos reconstituem este personagem se aproveitando desde imaginrio, para reconstru-lo ou transgredi-lo. De fato se utilizam de pr-requisitos intrnsecos esta personagem, como o carter lacunar de construo epistemolgica, e a fora que ele carrega em sua prpria construo original, sendo ele, segundo prof. Paulo Motta, um heternimo, fornece intensidade narrativa que torna a linha realidade fico tnue.

A REVISTA CLARIDADE E O MODERNISMO BRASILEIRO : UMA ANALISE DE "CLARISSA E A ARTE DE RICO VERISSIMO", INTERPRETAES DE ANTONIO AURELIO GONALVES
Elisangela Aparecida da Rocha Dentre os pases africanos que tiveram sua produo literria marcada pelo contato com as obras literrias brasileiras, Cabo Verde foi, sem dvida, nas palavras de Manuel Ferreira, aquele no qual o fenmeno atingiu maior expresso e profundidade (1989, p. 150) e isso deve-se, sobretudo, ao dilogo empreendido entre os Claridosos e o movimento modernista brasileiro, tendo como figuras principais Manuel Bandeira, Jorge Amado, Jos Lins do Rgo, Graciliano Ramos e rico Verssimo. O Brasil, ainda de acordo com Manuel Ferreira, foi a fora catalisadora de um salto qualitativo para a literatura caboverdiana. importante observar, contudo, que os contatos entre as literaturas brasileira e caboverdiana no constituem influncia daquela sobre esta, o modernismo brasileiro constituiu num ponto de partida rumo a algo que os poetas e romancistas caboverdianos j ansiavam: marcar sua singularidade e alteridade frente os modelos lusfono-coloniais e as similaridades entre os referidos contextos e temas permitiram que tal fenmeno se desenvolvesse com maior intensidade. a partir desse pressuposto que centramos nossa pesquisa na anlise da revista Claridade pautando-se em observar o modo como as tradies culturais do arquiplago se materializam num contexto de modernidade literria, sobretudo pelo contato produtivo com o movimento modernista brasileiro. Selecionamos para anlise nesta comunicao o texto publicado na Revista Claridade Clarissa e a arte de rico Verssimo, cujo subttulo Das notas para um estudo sobre a obra do Romancista, estudo de Antnio Aurlio Gonalves, publicado em duas partes nos nmeros 4 e 5 da revista, representa o dilogo entre brasileiros e caboverdianos.

O DIA EM QUE O PATO DONALD COMEU PELA PRIMEIRA VEZ A MARGARIDA: PEQUENA ANALISE DO FETICHISMO
Emiliano Augusto Moreira de Lima O objetivo da comunicao ser uma pequena anlise do conto que d ttulo ao livro O dia em que o Pato Donald comeu pela primeira vez a Margarida (2006), do escritor angolano Joo Melo, pensando a dinmica das relaes sociais no mundo globalizado, e especialmente as formas com que essa dinmica emerge nos espaos situados na periferia do processo de globalizao. Sendo o objetivo final do processo a produo e a circulao de mercadorias, tem-se como resultado a relao entre pessoas ser mediada por uma relao entre pessoas e produtos; a aparncia do processo uma relao que se d diretamente entre mercadorias: os sujeitos tornam-se objetos, e os objetos, sujeitos. Para entender estas mediaes ser necessrio por um lado entender qual o tipo de mercadoria destinado aos locais mais distantes do centro do processo global e como se d a inverso entre sujeito e objeto. Verificar-se- se no conto esta inverso ao mesmo tempo causa e resultado de uma lgica de excluso, e de como a inverso se manifesta nos personagens. Por outro lado ser necessrio buscar dois conceitos de fetiche o freudiano, quando se tratar das relaes sexuais entre os personagens, e o marxista, para se pensar as demais relaes sociais , em primeiro lugar para dar suporte terico anlise, em segundo para mostrar o jogo de aparncias que perpassa o conto e qui contamina at sua forma.

NOTAS SOBRE O HAICAI NAS LITERATURAS DE WENCESLAU DE MORAES E GUILHERME DE ALMEIDA


Erika Horigoshi O objetivo desta comunicao observar algumas referncias sobre o haicai forma potica tradicional japonesa nas escritas de Wenceslau de Moraes e Guilherme de Almeida, autores cujas produes literrias utilizam o Japo como assunto, bem como apresentam reflexos de sua cultura. O recorte empreendido neste breve estudo ser composto por algumas anotaes de Wenceslau de Moraes mencionando o haicai em seus livros Os Seres do Japo e Relance da Alma Japonesa, e alguns haicais compostos por Guilherme de Almeida, como A insnia e o O Lago dos haicais, publicados em seu livro Haicais Completos. A anlise pretende verificar a presena japonesa portanto a influncia do haicai tradicional nos poemas de Guilherme de Almeida e contrapor essas informaes maneira diferenciada que Wenceslau de Moraes escreve a respeito desse tipo de poema, entendendo ambos os discursos como formas de os autores exporem tradies da cultura oriental direta ou indiretamente a seus respectivos pblicos.

COMO CONSTRUIR UM PAS: A CONSTRUO DA IDENTIDADE NACIONAL EM SAUDADE, DE THALES DE ANDRADE, E EM O JOVEM FAZENDEIRO, DE LAURA INGALLS WILDER
Fabiana Valeria da Silva Tavares A construo da identidade nacional passa por muitas instncias e aparatos do Estado. Dentre eles, certamente o papel fundamental desempenhado pela literatura infanto-juvenil, enquanto transmissora de ideologia e formadora da identidades no imaginrio da sociedade, contribui para a construo de um Estado nacional. Nos anos 1920 e 1930, Saudade, de Thales de Andrade, no Brasil, e O Jovem Fazendeiro, de Laura Ingalls Wilder, nos Estados Unidos, figuram como exemplos de tal contribuio. Publicado em 1919, Saudade a obra ficcional de um garoto chamado Mrio, que durante a infncia sai do campo para morar na cidade e retorna ao campo. Nos Estados Unidos, em 1920, uma esposa de fazendeiro, ela mesma filha de fazendeiros, apresenta o manuscrito chamado Garota pioneira, narrando as aventuras de sua famlia e dela no ltimo perodo de povoamento do territrio nacional norte-americano. A obra foi rejeitada e, somente nos anos 1930, em meio forte crise instaurada pela quebra da bolsa de valores em 1929, a histria foi reescrita e apresentada na forma de fico histrica para crianas, numa coleo chamada Little House, da qual O jovem fazendeiro, publicado em 1933, faz parte. A anlise apresentada neste atigo realiza-se sobre elementos literrios, tais como personagem, ambiente, atmosfera e discurso, bem como sobre as condies de possibilidade de surgimento de tais livros, e argumenta que, ainda que em pases diferentes e advindos de formaes histricas diversas, ambas as obras servem ao propsito poltico no somente de formao ideolgica mas, tambm, de povoamento do territrio.

FORMAO DA LITERATURA MARGINAL


Gabriel Alves de Campos Diante dos impasses que marcaram a formao da literatura brasileira na busca pela identidade nacional, surge, na reconfigurao de um novo contexto histrico marcado pelo imaginrio do medo e da violncia, o que chamamos de literatura marginal. Em breve exposio sobre as variaes do tema da formao na dcada de 1930 no Pas, o projeto pretende mostrar como Joo Antnio, Paulo Lins e Ferrz respondem a esse debate de acordo com a nova conjuntura histrica em que esto inseridos. Qual o lugar do pobre na histria do Brasil? Qual o papel da violncia na nova fico criada, sobretudo, pelo escritores/frequentadores dos saraus das

periferias do Brasil? Essas e outras questes sero levantadas com o pblico durante a exposio Formao da literatura marginal. Partindo do pressuposto de que a literatura no apenas um fenmeno esttico isolado, mas participa de um amplo processo social, funcionando quase como um sismgrafo de seu tempo, no seu recorte sobre a realidade, a linha dessa comunicao, operando com a sociologia e a esttica, pretende descobrir como se formou a relao entre experincia social e sua dimenso simblica de acordo com o estilo de cada autor para dar conta da matria histrica de que partiram para desenvolver suas obras. Se o tema dessas obras (misria, violncia, etc.) tambm recorrente nos textos dos saraus da Cooperifa, por exemplo, o objetivo esboar como a forma das obras de Joo Antnio, Paulo Lins e Ferrz, a formao do pblico que l essas obras e por elas influenciado dando continuidade a esse tipo de literatura e a relao entre forma e formao constituem um sistema articulado de literatura que se convencionou chamar de literatura marginal.

NOVAS PERSPECTIVAS TEORICAS PARA O ESTUDO


DAS LITERATURAS AFRICANAS DE LINGUA PORTUGUESA

Giselle Rodrigues Ribeiro Esta apresentao nasce da percepo de que as vozes de indivduos subalternizados, embora muitas vezes explicitadas no texto literrio, passam freqentemente despercebidas no processo analtico desses textos. a nossa crena de que isto se deve a uma colonizao das nossas perspectivas cognitivas (e no a uma negligncia preconcebida) o que nos motiva, conseqentemente, a realizar uma discusso em torno do referencial terico que apia o leitor e/ou o crtico durante uma anlise literria. Sendo de nosso interesse defender a opo por um arcabouo terico que abrace uma perspectiva analtica descolonizada e que potencializa a ateno do leitor para com as estratgias de resistncia postas em movimento pelo indivduo marginalizado, delineamos, para esta comunicao, uma exposio breve dos conceitos de stio simblico de pertencimento e de homo situs, elaborados por Hassan Zaoual, pela pertinncia que revelam face ao interesse pelo estudo crtico das literaturas africanas de lngua portuguesa.

CONFLUENCIAS DISCURSIVAS ENTRE FACES/VOZES FEMININAS


Irineia Lina Cesario A principal questo investigada e comprovada pela leitura de Niketche: uma histria de poligamia (2004), da escritora Paulina Chiziane, remete-se s analogias no dilogo plural, no espao da experincia perceptiva e cultural geradora de imagens libertrias da conscincia feminina no contexto poligmico moambicano. Niketche expe uma narrativa que traz luz histrias de mulheres que revelam uma multiplicidade de faces femininas, s vezes, conflitantes e contrastantes, mas se reafirmam enquanto sujeitos cujo papel alcanado pela narradora medida que escreve a si mesma e as diversas ligaes femininas entre si. Pode-se verificar na intriga de Niketche certa conspirao, em cujo conflito as mulheres se unem e compartilham as suas ansiedades, numa sociedade ainda submissa aos princpios patriarcais da poligamia.

LIMA BARRETO: UM INTELECTUAL DAVANT-GARDE


Isabela da Hora Trindade Esse estudo prope-se a analisar as anotaes presentes no Dirio ntimo do escritor carioca Lima Barreto. Partiremos da caracterizao do gnero dirio, cuja origem europia, a fim de observar se Lima inova essa forma, integrando ao seu Dirio aspectos inditos.

Pautados pela presena do eu daquele que escreve um dirio ntimo, nossa inteno compreender de que modo Lima concebe a sociedade brasileira no momento histrico no qual se inscreve. Tendo em vista que ao longo dos anos de escritura desse dirio (escrito entre 1900-1921), o autor registrou no apenas os fatos midos do cotidiano, como tambm suas impresses de leituras e, somem-se a isso, anotaes de foro ntimo que soam como desabafos onde Lima demonstra seu enorme pesar em virtude, sobretudo, de sua condio racial, buscaremos refletir acerca dessas trs categorias de anotaes, a fim de descortinarmos o universo barretiano. Em face desses grandes temas que nortearo nosso olhar analtico, faz-se necessrio contemplar as relaes do texto literrio de Lima com a histria e a antropologia. Relao que se justifica em funo dos conceitos de raa e cultura latentes em seu discurso. Assim, luz das reflexes anotadas no Dirio, nossa hiptese interpretativa concentrar-se- em entrever, os modelos estticos tomados como referncias de grande valor e que, portanto, contriburam para a formao intelectual do escritor. Atentaremos para as referncias que Lima incorpora, avaliando aquilo que ele apia ou rechaa dos modelos vigentes poca.

PINHEIRO CHAGAS : A CRITICA EM PREFACIOS


Jane Adriane Gandra

Depois da consolidao do Realismo nas Conferncias do Cassino em 1871, os embates entre Manuel Pinheiro Chagas (1842-1895) e os integrantes da Gerao de 70 tornaram-se cada vez mais habituais, principalmente com Ea de Queirs. Muito, claro, relacionado permanncia viva do Romantismo mesmo com o surgimento da nova escola, sem data certa de declnio, pois havia um pblico ainda fiel de leitura. Nesse contexto turbulento, o esprito polemista e de crtico incansvel de Chagas invadiu outros espaos, como seu imaginrio e prefcios, na discusso sobre estilo. Sob esta perspectiva, entendemos ser interessante analisar esses textos preliminares da obra de Pinheiro Chagas no que tange s conceituaes e associaes que ele faz ao Romantismo e Realismo.

O ASPECTO SOCIAL NAS CRNICAS DE MARIA JUDITE DE CARVALHO


Jane Pinheiro de Freitas Os estudos literrios muito tm se preocupado em mostrar que a literatura pode ser tambm uma das maneiras de vermos determinada poca retratada com suas caractersticas mais particulares. Assim sendo o escritor pode nos avisar, atravs de sua obra, sobre suas angstias e impresses de um determinado momento, a relao que mantm com o mundo ao seu redor e como as fragilidades desse mundo so por ele descritas. Partindo desse princpio, podemos dizer que a escritura tem papel de olhar sensvel pelo qual somos levados a tomar cincia de diferentes retratos de uma sociedade ou uma poca; assim como suas particularidades e perspectivas futuras. Ao nos debruarmos sobre a obra da escritora portuguesa Maria Judite de Carvalho, possvel comprovarmos a teoria acima descrita, pois sua obra caminha entre enredos intimistas que descrevem o meio scio-afetivo das personagens, em sua maioria femininas; em textos marcados pelo retrato da sociedade e da poca em que foram escritos. As personagens refletem tipos sociais confinados em uma atmosfera de desesperanas em que as relaes entre as pessoas so falncias e a possibilidade de futuro anulada pela denncia de um presente angustiante.

MARGENS, FRONTEIRAS E TRAVESSIAS EM GUIMARES ROSA E MILTON HATOUM: REFLEXES SOBRE A ATIVIDADE CRITICA COMPARATIVISTA ENTRE LITERATURAS DE LINGUA PORTUGUESA
Joana Marques Ribeiro A presente comunicao prope-se a refletir sobre a atividade crtica do intelectual em nossa contemporaneidade e, principalmente, dentro da rea de Estudos Comparados de Literaturas de Lngua Portuguesa. Embora o elemento criticidade apresente-se como fator determinante da atividade do intelectual em suas diversas reas de atuao, questes de grande complexidade impem-se em tal discusso. Destacamse, nesse sentido, a constituio do sujeito baseada em sua relao com a histria e a sociedade e a partir de hbitos intelectuais cristalizados, alm do fato de que, apesar de o atual processo de mundializao da economia capitalista apresentar inmeras possibilidades de comunicao, quebrando fronteiras de dilogo entre culturas, o mesmo processo no deixa de impor e legitimar a hegemonia dominante, estabelecendo fluxos de natureza neocoloniais e imperiais, aumentando distncias entre o centro hegemnico e as periferias do sistema. Dessa maneira, procuraremos demonstrar como o imaginrio presente nos contos A terceira margem do rio e Orientao, de Joo Guimares Rosa, e na obra Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum, constri simbolicamente a discusso e a reflexo sobre a complexidade e hibridez do mundo que nos cerca, bem como nos indica possveis caminhos de atuao crtica do intelectual.

DA LITERATURA AO CINEMA: TRAVESSIAS E TRANSGRESSES RENOVANDO OLHARES SOBRE ROBINSON CRUSOE


Jos David Borges Jnior A presente pesquisa tem por objetivo analisar, pelo vis dos estudos comparados, os dilogos estabelecidos entre Robinson Cruso (1719), de Daniel Defoe - considerado cnone da literatura para jovens - com o cinema. Desse modo, busca-se explorar no s adaptaes livres ou atualizaes, mas tambm uma pelcula flmica de esttica hollywoodiana: A ilha (2005), de Michael Bay, tendo em vista que tal objeto cultural reverbera ideologias do texto do jornalista e escritor Defoe. Nessa ordem de ideias, acredita-se que pelo percurso de leitura delineado nessa prtica intertextual, ser possvel retroceder obra inglesa com olhares renovados, buscando um maior entendimento acerca das seguintes temticas: eurocentrismo, hegemonia capitalista e estruturas neocolonizadoras de nossa sociedade globalizada.

AUTORIA FEMININA: ORLANDA AMARILIS E IVONE AIDA RAMOS


Jussara de Oliveira Rodrigues Diante das novas tendncias dos estudos sobre gnero, este artigo prope a anlise histrica biogrfica, das autoras: Orlanda Amarlis e Ivone Ada Ramos, ambas cabo-verdianas, irms e escritoras. Considerando a trajetria migrante de Amarlis, identificaremos de que maneira imprime em sua escrita, os laos patriarcais e a influencia da literatura estrangeira. Na contramo, Ramos que trilha os caminhos literrios sem sair da ilha, descreve a mulher cabo-verdiana do ngulo oposto construindo sua identidade a partir dos valores nacionais. Pensando que as referencias de ordem social contextualizam as de gnero, sendo o nosso ponto de partida a observao da situao da mulher, traremos aspectos relevantes na trajetria e escrita das autoras. Portanto, a construo da identidade feminina pela recuperao da memria une Amarlis e Ramos num movimento esttico ideolgico que procura o geral atravs do particular.

MILENARISMO E UTOPIA EM O QUASE FIM DO MUNDO, DE PEPETELA


Kelly Mendes Lima A comunicao abordar parte dos resultados obtidos at o presente da anlise do romance O quase fim do mundo, do angolano Pepetela, sob o ponto de vista da catstrofe ali presente: seu tipo, seus motivos e suas consequncias, de modo que poderemos tambm perceber a posio do autor frente humanidade e seus rumos. A obra possui como tempo o perodo seguinte a uma hecatombe ocasionada por questes religiosas e etnocntricas; como espao principal, pequena parte de frica; como personagens, um restrito grupo de sobreviventes, cuja vivncia mescla elementos eutpicos (como o fim das classes sociais) e distpicos (por exemplo, a possibilidade do retorno destas e suas lutas). A partir desses e outros elementos, pensamos ser possvel perceber as dvidas e preocupaes do autor em relao aos seres humanos e seus caminhos. Conseguiramos corrigir erros? Faramos melhor numa nova era?

DESVIOS E ATALHOS NO PERCURSO DO HEROI:


PAPEL DAS FLORESTAS NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL

Las de Almeida Cardoso A Assembleia Geral da ONU (Organizao das Naes Unidas) declarou 2011 como Ano Internacional das Florestas. Por esse motivo, muitas aes governamentais e educacionais estaro voltadas a programas de sustentabilidade, de proteo e preservao das florestas, buscando conscientizar estudantes de todo o mundo sobre o importante papel desse ecossistema para o equilbrio ecolgico entre as espcies e a manuteno da vida na Terra. Ao refletir sobre esse tema, possvel traar um paralelo com a literatura, mais especificamente com a literatura infantil e juvenil, uma vez que em diversas histrias destinadas a crianas e jovens as florestas tm papel de destaque como parte integrante do cenrio em que desenvolvido o enredo. Porm, diferentemente do que se pode inferir primeira vista a floresta como lugar sombrio e escuro, depsito de medos e incertezas, ambiente lmbico perfeito para um rito de passagem, ou ainda, numa perspectiva psicanaltica, smbolo do inconsciente do heri , em cada narrativa a floresta pode desempenhar um papel diferente. Veremos como isso se d em sete histrias tradicionais da Literatura Infantil Universal Tarzan; Branca de Neve; Chapeuzinho Vermelho; A Bela Adormecida; Joo e Maria; A Bela e a Fera e Peter Pan e em seus desdobramentos em outras mdias, como as adaptaes de algumas destas obras para o cinema.

POR QUE O GORDO E GORDO?


Luci Regina Chamlian

No presente trabalho a personagem Gordo, de Joo Carlos Marinho, da srie de livros para crianas a turma do gordo, analisada tendo em vista um importante atributo de sua caracterizao literria: a gordura corporal. Tal personagem tem por volta de 10 anos de idade, do sexo masculino, e exerce, s vezes, a atividade de detetive amador. atravs de sua caracterizao como detetive, inicialmente, que buscaremos entender o que poder expressar este atributo. A gordura do gordo expressaria, por exemplo, a excentricidade deste detetive, caracterstica muito estabelecida na tradio do gnero policial desde, pelo menos, Edgar Allan Poe? O que significaria a gordura do gordo na obra Berenice detetive e eventualmente em outros livros da srie a turma do gordo? Teria esse trao da caracterizao da personagem alguma relao

com outros elementos literrios ou extraliterrios presentes nesta srie? Nosso estudo buscar responder, ainda que brevemente, a estas perguntas.

O ROMANCE SENTIMENTAL PELA PENA DE CAMILO E MACEDO: PARALELOS ENTRE AMOR DE PERDIO E A MORENINHA
Luciene Marie Pavanelo Apesar de serem escritores de uma vasta e diversa produo, que engloba os mais variados subgneros romanescos, alm de contos, poemas e peas de teatro, Camilo Castelo Branco e Joaquim Manuel de Macedo ficaram marcados pela historiografia literria a partir de seus romances sentimentais, Amor de Perdio (1862) e A Moreninha (1844), associados, na maioria das vezes, literatura de entretenimento melodramtica dirigida s mocinhas da poca. Apenas como exemplos, podemos citar duas histrias de literatura que reproduzem a imagem cristalizada que se fez desses autores: Fidelino de Figueiredo, em sua Literatura Portuguesa, refere-se a Amor de Perdio como a quinta essncia do lirismo passional (1941, p. 283); A Literatura Brasileira, de Jos Aderaldo Castello, por sua vez, caracteriza A Moreninha em sua ingenuidade e pureza sentimental (1999, p. 236). Atravs de uma leitura mais detida, no entanto, percebemos que tais romances possuem certos aspectos que divergem da impresso geral que se tem deles, uma vez que trazem uma perspectiva crtica inusitada sobre as sociedades portuguesa e brasileira oitocentistas, bem como sobre o prprio fazer literrio. Nesse sentido, propomos uma reviso das obras de Camilo e Macedo, de forma a revelar outras leituras que possam vir a desfazer os conceitos cristalizados em torno de seus nomes.

APARENCIA DE CONTRARIOS: FORMAS DA DESILUSO EM O SOBRINHO DE RAMEAU E ESAU E JACO


Ludmylla Mendes Lima A aproximao que se pretende neste trabalho envolve uma anlise dos achados formais de Denis Diderot na obra O sobrinho de Rameau que, com um sentido prprio s condies impostas pela matria brasileira, foram teis na construo do romance Esa e Jac, de Machado de Assis. A anlise dos enfrentamentos formais empreendidos pelos dois autores que pe esta tese em movimento. Tanto Diderot quanto Machado encararam os problemas de inadequao da matria social que lhes estava disponvel em relao s formas cannicas que vigoravam no tempo de cada um. Diderot encampou uma luta contra a tragdia clssica francesa, ainda praticada em meados do sculo XVIII apesar do aburguesamento da sociedade que ento se afigurava na Frana; Machado, por seu turno, questionava os preceitos cannicos do grande realismo europeu, os quais no faziam sentido em uma sociedade escravista, ainda que desejosa de se modernizar segundo os moldes liberais europeus. Ambos os autores estavam imbudos da percepo deste desacerto entre formas disponveis e experincia scio-histrica; ambos lidavam com experincias sociais calcadas no aburguesamento atrasado de seus respectivos pases (a Frana do sculo XVIII em relao Inglaterra; e o Brasil do sculo XIX em relao Europa); ambos buscaram solues formais para tal descompasso; ambos encontraram sadas para o problema construindo obras animadas sobre o sentimento dos contrrios, optando por expor o objeto em suas contradies; e veremos que Machado soube aproveitar as lies do mais velho quando buscava modelos para conseguir um realismo pertinente com a matria brasileira de meados e fim do sculo XIX.

NOBREZA DO SONHO, DUREZA DA VIDA: CAMILO E MANUEL RUI S VOLTAS COM A ARISTOCRACIA
Luiz Maria Veiga Breve ensaio de leitura paralela de duas narrativas curtas muito separadas no tempo, mas aproximadas pela temtica comum da evaso diante da realidade, de formas particulares de alienao social, enfim. As narrativas so: Um parente de cincoenta e trs monarcas (in Cousas leves e pesadas, 1867), de Camilo Castelo Branco (18251890) e Mulato de sangue azul (in Regresso adiado, 1973), de Manuel Rui (1941). Em ambas encontramos a viso subjetiva dos pretensos herdeiros de linhagens nobres devaneando entre sonhos aristocrticos e entrando em choque com o tratamento que encontram em seu entorno social. No primeiro caso temos o ambiente dos violentos distrbios polticos da primeira metade do sculo XIX, em Portugal, e a questo da nobreza empobrecida at a misria. No segundo caso temos Angola s vsperas da ruptura da situao colonial e no incio da guerra de independncia. O conto angolano permite examinar a viso do autor sobre a situao do mestio assimilado complicada pelas fumaas de prospia ouvidas ao pai branco e, de modo quase absurdo, acreditadas e sustentadas em demanda de reconhecimento pblico pelo personagemttulo.Tema da sesso de comunicao: Literatura, histria e sociedade nos pases de lngua portuguesa.

A HIBRIDAO INTERCULTURAL (ARABE-BRASILEIRA) NO RELATO DE UM CERTO ORIENTE


Maged Talaat Mohamed Ahmed El Gebaly Nesta comunicao apresentaremos uma reflexo sobre a questo da hibridao cultural da imigrao rabe no Relato de um certo oriente, de Milton Hatoum. O Relato explora perspectivas e linguagens polifnicas em diferentes aspectos de cenas de mistura de identidades e interaes interculturais. Em termos foucaultianos, arqueologicamente, o escritor recolhe atravs de uma carta suas runas vivas da memria pessoal e vai criando sua fico a partir das diversas identidades da sua famlia lbano-brasileira que vive em Manaus. Psicologicamente, estas interaes podem tender a uma ocultao de tenses no silncio ou a sua revelao na irritao. Estas tendncias se do nas diferentes fases do convvio e da coexistncia de dualidades culturais simultneas de costumes diferentes, como vemos no caso das experincias sofridas pelo pai. Estas interaes interculturais tambm podem desenvolver identidades hbridas como o caso do idioma hbrido da me Emilie e do seu filho Hakim, cuja voz apresentada no texto em monlogos dialogantes.

ESCRITA, GENERO, SEXUALIDADE E PODER A REPRESENTAO DO GENERO EM DUAS POETAS ANGOLANAS


Mailza R. Toledo e Souza Ao nos depararmos com a produo potica de Alda Lara (Alda Pires Barreto de Lara e Albuquerque, 1930 1962) notvel a atualidade de muitos dos seus poemas, pois embora neles fossem fortes as tonalidades mais locais e contextuais, j se vislumbrava certa abordagem acerca da condio social das mulheres angolanas. Este vislumbre, no entanto, foi retomado e intensificado por Paula Tavares (Ana Paula Ribeiro Tavares, 1952), cuja poesia, alm de conectar o passado e o presente sob vrios aspectos, tambm nos remete a questo do gnero, principalmente se articularmos este olhar visada crtica de Michelle Perrot (2005, p. 40) segundo quem a memria das mulheres verbo. Est ligada oralidade das sociedades tradicionais que lhe confiavam a misso de contadora da comunidade da aldeia. Lembrando que, na sociedade africana, cabe mulher a tarefa de contar as histrias onde se presentificam os costumes e tradies africanos. Assim buscamos, nesta comunicao, demonstrar o dialogismo entre Alda Lara e Ana Paula Tavares, ambas angolanas, mas pertencentes a geraes diferentes. A segunda, talvez, predestinada a dar continuidade ao

projeto da primeira, pois assim se sucedeu, uma vez que ambas compartilham uma poesia que clama pela liberdade, sendo uma liberdade mais coletiva, no caso da primeira, em virtude do contexto histrico; e mais subjetiva, na poesia da segunda, pelo enfoque mais preciso no tema das mulheres silenciadas de Angola. Neste trabalho, portanto, pretendemos destacar alguns momentos pontuais deste dilogo entre geraes acerca das questes de gnero, por meio da leitura comparativa de um conjunto de poemas extrado de algumas de suas obras.

LUSITANIDADE E LATINIDADE: DOIS HORIZONTES COMUNITARIOS NUMA ILHA CHAMADA BRASIL


Marcelo Ferraz de Paula O presente trabalho objetiva desdobrar a imagem do Brasil como uma ilha: separado de Portugal e dos pases africanos de lngua oficial portuguesa pela vastido material e simblica do oceano Atlntico, e isolado dos vizinhos latino-americanos pelo no menos tortuso muro da lngua. Investigando estas duas alternativas comunitrias, que no se anulam, ao contrrio, se complementam, tentaremos sondar possveis limites e obstculos na desejada aproximao entre o Brasil e estes pases-grupos, com os quais compartilha inquvocas similaridades e paralelismo de ordem histrica, social e cultural. Os exemplos de veiculao e defesa destes laos sero recolhidos da literatura, sobretudo da encorpada vertente americanista da poesia brasileira dos anos 1960 e 1970, e analisados luz do aporte terico do comparativismo literrio e do comunitarismo.

DEUS INTERVENO/DEUS INTERJEIO: UMA LEITURA DOS CONTOS "GALO CANTOU NA BAIA", DE MANUEL LOPES, E "UM LADRO", DE GRACILIANO RAMOS
Maria Luzia Carvalho de Barros Paraense O trabalho tem o objetivo de comparar os textos ficcionais Um ladro, de Graciliano Ramos, que tem sua primeira edio datada de 1939, e Galo cantou na baa, de Manuel Lopes, com primeira edio em 1936. A anlise busca investigar a possvel conscincia que o contraventor tem acerca do potencial revolucionrio de seu gesto. Para tanto, procuraremos elencar os elementos constitutivos desta possvel conscincia. Neste momento, a religiosidade ser o foco da anlise, destacando as diferentes relaes que os protagonistas das fices estabelecem com as entidades divinas. Se em Um ladro a personagem central acredita na possvel interferncia de Deus em suas iniciativas, em Galo cantou na baa as expectativas quanto possibilidade de uma interveno celeste so bem menores. A palavra Deus surge na fico, portanto, com papel insignificante. A anlise se ampara nas premissas de Benjamin Abdala Junior sobre o texto do do caboverdiano Manuel Lopes e de Vima Lia Martin sobre o universo marginal. Tambm compem a anlise as observaes de Alfredo Bosi e de Antonio Candido, alm da abordagem histrica de Eric Hobsbawm acerca do banditismo.

PERCEPES CABO-VERDIANAS EM TORNO DO GENERO : DINA SALUSTIO E GERMANO ALMEIDA


Mauricio Oliveira Rios Pretendemos verificar a representao das masculinidades e feminilidades possveis em algumas personagens de Estrias de dentro de casa de Germano Almeida e em Mornas eram as noites de Dina Salstio. Veremos que tanto um, como o outro, propem muito mais que uma denncia da situao social das mulheres, pois suas obras apresentam representaes de novas possibilidades do masculino e do feminino. Veremos que a transformao no feminino pressupe mudanas no masculino e vice-versa, pois a masculinidade, assim como a feminilidade construda socialmente, histrica, mutvel e relacional (Connell, 1995, Apud Arilha, 1998). Assim, o binmio dominao masculina/submisso feminina tem sofrido uma srie de questionamentos e

transformaes, rasurando-se a tradio patriarcal e propondo uma relao de equidade entre os gneros. Veremos em passagens dos textos como esse processo representado literariamente, como no conto Campeo de qualquer coisa em que a mulher que reproduz o preconceito baseado no gnero e cabe ao homem modificar essa forma dela conceber o masculino. H uma rasura na tradio e a narradora passa a entender a equidade entre os gneros. Face a isso, h uma proposta para que ela deixe o padro atribudo mulher tradicional e assuma uma nova feminilidade. Os exemplos citados no so isolados, pois em vrios contos de Mornas eram as noites e em vrias obras de Germano Almeida podemos perceber esse discurso por uma sociedade em que no haja mais violncia, principalmente a baseada no gnero, e em que todos tenham as mesmas possibilidades e oportunidades, respeitando-se as diferenas.

ENTRE O INDIVIDUO E O COLETIVO: O HEROI DE MAYOMBE


Moizeis Sobreira de Sousa A presente comunicao tem por objetivo estudar a construo do heri no romance Mayombe, de Pepetela. Em alguma medida, os personagens dessa obra, diferente do que habitualmente ocorre no romance tradicional, apresentam-se como agentes de um drama em que o desempenho de um papel coletivo se confronta com as suas individualidades.

JOO E MARIA : UMA OPERA DE CONTO DE FADAS


Nrgyla Pinheiro Como recurso para fugir da influncia dos assuntos metafsicos Wagnerianos de um lado, e da marcada violncia do verismo de outro, no final do sculo XIX, os alemes retomam a temtica da fantasia em suas peras. Surge, ento, de uma brincadeira familiar, uma das peras mais aclamadas do gnero : Hnsel und Gretel (Humperdinck). O presente estudo visa analisar o consagrado conto de fadas em duas narrativas distintas atendo-se s diferenas que se apresentam em seus enredos, dando especial ateno s necessidades de construo narrativa pertinentes a cada gnero. A primeira verso a compilada pelos prprios irmos Grimm e que se difundiu pelo mundo; a segunda tambm feita por dois irmos (Adelheid Wette e Engelbert Humperdinck) agora em formato de libreto.

VIOLENCIA, MEMORIA E REPRESENTAO EM MAIO, MES DE MARIA, DE BOAVENTURA CARDOSO


Osvaldo Silva O trabalho tem por objetivo examinar a representao literria da violncia em Maio, ms de Maria (1997), de Boaventura Cardoso, na tentativa de melhor compreender e explicar o modo como esse romance procede, esteticamente, ao desvelamento de uma das maiores experincias traumticas inscritas, de maneira indelvel, na memria social angolana.

CAMINHOS DA FICO CABO-VERDIANA: ORLANDA AMARILIS E FATIMA BETTENCOURT


Pedro Manoel Monteiro Este trabalho lana o olhar sobre a literatura feminina em Cabo Verde, na qual buscamos identificar os seus caminhos no sculo XX, nossa visada recai, especificamente, nos contos: Tosca, de Orlanda Amarlis e Secreto compasso, de Ftima Bettencourt para este fim, tomamos por linha mestra a hermenutica do cotidiano, a

construo das relaes de gnero e O Lugar da Cultura, de Homi K. Bhabha alm do aporte terico de Frantz Fanon em Os condenados da terra, buscarmos a identificao e a compreenso desses mveis na cultura caboverdiana. Buscamos destacar e discutir o processo de resistncia nas relaes de gnero na escrita feminina de expresso portuguesa, aqui o recorte detm-se apenas na caboverdianidade e nos registros de sua mundivivncia, que longe de ser um termo redutor, acreditamos espelhar tambm as mesmas representaes de situaes idnticas encontradas nas sries literrias das outras ex-colnias portuguesas, ainda assim, entendemos que do confronto cotidiano, que se originam os verdadeiros parmetros culturais dessas sociedades, portanto, so esses momentos congelados no tempo, recortados e representados pela literatura, que nos daro uma viso panormica da evoluoo dessas relaes nos ltimos vinte anos.

A ILHA DOS VIVENTES: O ESPAO E SUA SACRALIDADE NO ROMANCE A VARANDA DO FRANGIPANI


Regina Margaret Pereira O objetivo do texto analisar a representao do espao no romance A varanda do frangipani, do moambicano Mia Couto, considerando a presena de aspectos de um universo sagrado ligado s populaes de origem banto, as quais, como se sabe, so muito significativamente presentes no solo e na cultura de Moambique. O espao ficcional desta narrativa de Mia Couto uma antiga fortaleza localizada numa ilha (a Fortaleza de So Nicolau), e tambm antigo presdio de presos polticos, reaproveitada como um asilo nos tempos de guerra civil moambicana. Este espao insular, metonmia do pas Moambique, guarda os ltimos depositrios de uma Tradio que parece estar em risco a Tradio ligada s populaes locais de Moambique. Uma das manifestaes dessa Tradio sua religiosidade, a qual se baseia no culto aos mortos e aos ancestrais. Outras caractersticas, como a prtica do sacrifcio, a possesso de espritos, o orculo de ossos como forma de premonio do futuro e de deteco da origem dos problemas dos indivduos tambm se manifestam neste espao. Os aspectos dessa religiosidade dita tradicional presentes na construo do enredo parecem emergir da atmosfera da prpria fortaleza, a qual estaria geogrfica e simbolicamente distanciada do pas moderno e neoliberal dos primeiros anos de ps-independncia, e para a qual o acesso difcil. O texto procura analisar, portanto, as manifestaes de aspectos do Sagrado relacionado s tradies culturais, mais especificamente a religiosidade, manifestas no espao da narrativa, uma ilha de difcil acesso para os noiniciados, lugar de embate (o tradicional africano e o ocidental europeu) e resistncia cultural.

POR UMA PERSPECTIVA MATERIALISTA A DIALETICA ENTRE FICO E HISTORIA NAS LITERATURAS DE ANGOLA E MOAMBIQUE E O MITO DA A-HISTORICIDADE AFRICANA
Rodrigo Oliveira Antonio Por meio do Comparativismo entre as literaturas de lngua portuguesa, o pesquisador Rodrigo de Oliveira Antonio mestrando pela Faculdade de Filosofia Letras e Cincias Humanas da USP, bolsista da CAPES, e orientando da Profa. Dra. Rejane Vecchia Rocha e Silva apresenta a comunicao intitulada Por uma perspectiva materialista a dialtica entre fico e histria nas literaturas de Angola e Moambique e o mito da a-historicidade africana. Aps apresentar o contexto e linhas de fora do desenvolvimento das literaturas de Angola e Moambique no perodo ps-colonial, o presente ensaio aponta alguns elementos pertinentes ao entendimento de que o romance converte-se numa das principais ferramentas para a legitimao do direito soberano desses pases de postularem o prprio futuro e de recriarem seu passado, tensionando a mitificao de base hegeliana que sempre fez da frica um terreno a-histrico.

Para tanto, faz-se a defesa de uma perspectiva materialista para anlise desse objeto de estudo, uma vez que tal aparato metodolgico entendido como sendo o mais apropriado para a diluio dos mitos de base idealista que cerceiam o direito dos africanos Histria.

O ROMANCE HISTORICO: UM ENTRELAAR DE HISTORIA E FICO


Roseana Nunes Baracat Moreira Esta comunicao se prope a abordar as teorias sobre o Romance Histrico e a Metafico Historiogrfica, utilizando para isso o romance portugus O Segredo da Bastarda, de Cristina Norton. A autora resgata nesta obra a histria real passada no sculo XVII e mescla histria e fico de uma maneira quase imperceptvel. A autora se preocupou com a recomposio da linguagem, dos costumes e, principalmente, com o resgate de um perodo pouco explorado e conhecido da Histria poltica e social de Portugal na poca de D. Joo VI. Tal romance, alm de seu valor literrio, vale tambm como documento, na medida em que sua autora faz vir tona fatos que, durante algum tempo, ficaram submersos.

A PROBLEMATICA SOCIAL DA GRAVIDEZ PRECOCE NO CONTO FORADAMENTE MULHER, FOROSAMENTE ME DA ESCRITORA CABO-VERDIANA DINA SALUSTIO
Sonia Maria Alves de Queiroz A jovem Nao cabo-verdiana, assim como demais pases em desenvolvimentos vm travando lutas no intuito de disseminar a problemtica que atinge as adolescentes precocemente iniciadas nas prticas sexuais, geralmente ocorrendo gravidez e at abortos clandestinos. Com prticas pedaggicas que muito corrobora para a preveno de uma fertilidade indesejada, a Repblica de Cabo Verde, evidencia esforos contnuos despendidos por diversos setores em prol da efetivao dos direitos e preveno da maternidade precoce entre jovens. Ao que concerne ao social, Cabo Verde vem implantando medidas e instituies governamentais e no-governamentais visando levar ao conhecimento da populao em geral programas atravs da mdia, e vrios rgos capacitados nesta rea de atendimento para dar suporte s jovens e a sua prole, bem como um planejamento familiar atravs de palestras, panfletos, temas abordados como abortos clandestinos e preveno de doenas sexualmente transmissveis. A escrita de Dina Salstio apresenta neste conto sua preocupao com os caminhos que as jovens possam trilhar to logo saem da infncia, a gravidez no planejada, o abandono e o sofrimento que vo fazer parte de seu cotidiano, A personagem Paula do conto em questo, extrado da coletnea Mornas eram as Noites, v seu destino transformado ao perceber seu estado gestacional seguido do abandono pelo namorado, drama este que se prolonga em todo meio familiar, pois muitas vezes, estas jovens transferem sua responsabilidade na criao e educao da prole av.

NARRATIVA E RESISTENCIA: NOVOS PARADIGMAS DO ENGAJAMENTO LITERARIO NA PROSA DE PEPETELA E MIA COUTO
Sueli da Silva Saraiva Passadas quase quatro dcadas da independncia poltica de Angola e Moambique, assim como do trmino das lutas fratricidas que perduraram at a virada do sculo, os literatos e intelectuais africanos continuam se manifestando em seus textos sobre questes que, embora diferentes das que motivaram as lutas pela independncia poltica alcanada em 1975, so reveladoras de conflitos econmicos e sociais que no sucumbiram junto com a descida da bandeira portuguesa. De tal modo que, ao perseverarem na denncia de dvidas sociais em aberto, escritores como Pepetela e Mia Couto vo revelando que o captulo histrico

finalizado h 35 anos no os libertou do compromisso de um engajamento literrio em seus processos criativos. Tomando como exemplo narrativas dos dois autores, pretendemos discutir nesta comunicao as noes de resistncia enquanto tema e processo inerente escrita literria, conforme concebidas por Alfredo Bosi em Literatura e resistncia, de 2002. Paralelamente, abordaremos a perspectiva de Benjamim Abdala Jr. em De voos e ilhas, de 2003, sobre o macrossistema literrio em lngua portuguesa, dentro do qual os textos literrios engajados dos pases de lngua oficial portuguesa encontrariam algumas similaridades contextuais, situacionais e ideolgicas.

AS AVENTURAS DE NGUNGA E NA CIDADE VAZIA: DIALOGOS INTERTEXTUAIS


Thiago Lauriti Esta comunicao insere-se na rea da literatura comparada, propondo uma reflexo sobre dilogos intertextuais que podem ser estabelecidos entre o filme Na cidade vazia, produzido por Maria Joo Ganga e lanado em 2004 e As aventuras de Ngunga, do escritor angolano Pepetela, publicado em 1972. O filme impe-se como um texto rplica obra de Pepetela e incorpora trs elementos no jogo intertextual: o intertexto que o filme cria; a representao de fragmentos textuais do texto fonte literalmente enxertados na trama flmica e o texto originrio de Pepetela. Busca-se discutir os fios dialgicos que unem essas duas obras, tentando mapear de que modo o intertexto absorveu o material do qual se apropriou. Mostra-se como Maria Joo Ganga produz uma obra ambivalente, pois faz coexistir no filme dois cronotopos espao-temporais diferentes: o percorrido por Ngunga, o heri simblico dos ideais revolucionrios da prindependncia de Angola e o trilhado por Ndala, o rfo imerso na injusta e decadente realidade de Angola ps-independncia que metaforiza o futuro distpico e frustrado de uma nao cujas esperanas foram esvaziadas e o sonho do ideal revolucionrio angolano despedaado.

CAMINHOS DA LITERATURA : DO SERTO A AMAZONIA


Vander da Conceio Madeira Na primeira metade do sculo XX, uma srie de romances obteve xito de crtica e/ou de pblico tendo como elemento importante de seu enredo o deslocamento de massas sertanejas em funo da seca. Cunhou-se at um epteto para essas obras, romances da seca ou romances do ciclo da seca. Tais alcunhas, em alguns casos aplicadas de modo pejorativo, colocam numa mesma categoria romances de variada fatura. Deserdados, O Quinze e vidas secas focalizam a chegada da seca, seu agravamento e a debandada de personagens em busca de um espao de sobrevivncia. Nesses trs romances, e claro que eles no se resumem a isso, encontramos personagens em movimento, abandonando seu local de origem e percorrendo uma estrada que nem sempre permite retorno. Um quarto romance, A selva, que no cabe no ciclo da seca, com ela se relaciona por uma via que no se pode chamar de indireta. O romance do portugus Ferreira de Castro , declaradamente, um tributo ao homem sertanejo que se aventurou na extrao de ltex durante o ciclo da borracha. Nesse romance encontramos o fugitivo da seca em um de seus destinos principais, a Amaznia. A comparao dessas quatro obras possibilita a identificao de recorrncias e tambm de marcantes divergncias na abordagem de temas como deslocamento, desenraizamento, perda e constituio de identidade.

You might also like