You are on page 1of 124

Cirurgia esttica, plstica e baritrica

Laura Maria Brenner Ceia Ramos Mariano da Rocha , MD,MSc Especialista em Nutrio Clnica e Esttica pelo IPGS Mestre e Doutoranda em Gerontologia Biomdica pela PUCRS Ps Graduada em Medicina Esttica pela Sociedade Brasileira de Medicina Esttica Ps Graduada em Nutrologia pela ABRAN Coordenadora do Nucleo de Envelhecimento Ativo do CEAPI-2D da PUCRS

Por qu?

H, em geral, trs razes principais para a paciente querer fazer a plstica: 1 - melhorar sua confiana profissional; 2 - ganhar mais confiana em si mesma, em sua vida pessoal; 3 - aliviar o desconforto da face cansada que no corresponde sensao interna de juventude.

As pessoas procuram a cirurgia esttica no somente para alterar sua aparncia externa, mas tambm para a transformao de aspectos psicolgicos relacionados ao corpo (ou partes dele), sua imagem corporal. Quatro elementos do conceito de imagem corporal so importantes aqui: a realidade fsica da aparncia em geral, a percepo dela pelo paciente, a importncia dada por ele a essa aparncia e, o que talvez o mais importante, seu grau de insatisfao com ela.

IMAGEM CORPORAL
Pode ser definida como a relao entre a mente e o corpo. Ou seja, como a percepo subjetiva do corpo interpretada pela mente e como essa percepo expressada atravs de atitudes, comportamento social e moda.

IMAGEM CORPORAL

IMAGEM CORPORAL
Imagem Corporal( Schilder 1935)
Relaes Interpessoais

Meio ambiente

Fatores temporais

Como a Imagem Corporal Afeta a Resposta Emocional e o Comportamento

Quando olhamos para o nosso corpo e pensamos formamos nossa imagem corporal.

A satisfaao com a imagem corporal baseada na nossa capacidade fsica e mental e no relativo sucesso que obtemos no meio em que vivemos.

A aprovaao do meio ir produzir efeitos psicolgicos diversos, variando entre a confiana e a insegurana.
Estes sentimentos de confiana e insegurana iro influenciar a maneira como lidamos com as outras pessoas e a postura diante de problemas normais da vida.

Como a Imagem Corporal Afeta a Resposta Emocional e o Comportamento


A repetio deste processo ir moldar nossa auto estima .
No entanto, a maneira como os outros vem nossas fraquezas e foras determinar o comportamento dos outros em relao a ns.

A imagem corporal influenciada pelos padres estipulados pela sociedade e a cultura que nos rodeia. A nossa famlia e as experincias individuais influenciam tambm a nossa imagem corporal.

A auto-estima tem impacto no modo como vemos o nosso corpo e est relacionada com a maneira como uma pessoa valoriza as suas habilidades fsicas, aptides, capacidade de fazer amigos, papis familiares e imagem corporal.

Pode desenvolver-se uma auto-estima pobre se os padres corporais ideais no forem alcanados o que poder resultar em percepes erradas do tamanho, conceitos falsos da forma e sentimentos negativos sobre o prprio corpo.

Pode desenvolver-se uma imagem corporal negativa ou influenciada pela troa por parte de amigos ou familiares, por alteraes na vida tais como mudar para uma escola nova ou para outra cidade, ou ainda por qualquer desenvolvimento fsico resultante da puberdade, problemas de sade, deformaes relacionadas com cirurgia ou leses desportivas.

As pessoas com uma imagem corporal negativa: -descrevem sentir insatisfao quanto ao seu aspecto fsico -pensam que a sua aparncia alvo de crtica e avaliao por parte de outros -do uma importncia excessiva ao aspecto fsico -tem uma preocupao angustiante com o prprio corpo :sentem vergonha e/ ou acanhamento

As pessoas com uma imagem corporal negativa podem: -fazer exames fsicos excessivos (pesar, medir e provar roupa) -disfarar o seu tamanho e forma usando roupa larga e grande -evitar situaes sociais que possam desencadear uma autoconscincia fsica -evitar expor o corpo (no usando trajes de banho ou shorts)

Uma imagem corporal positiva revela: autoconfiana, energia, vitalidade e auto-avaliao positiva sentimentos de beleza e atrao, confiana e respeito pelo prprio corpo e liberdade de expresso corporal no dependente do peso.

Percepo da Imagem Corporal


A percepo de alguma caracterstica fsica expressada por sentimentos baseados nos valores familiares, culturais, religiosos e portanto necessariamente SUBJETIVO.

Os 4 estgios Cruciais do Desenvolvimento da Imagem Corporal

1- Infncia Precoce 2- Incio da Fase Escolar 3- Adolescncia 4- Idade Adulta - Envelhecimento

Infncia Precoce
Relao aceitao X Rejeio dos pais

Incio da Fase Escolar


Prevenir as crticas e deboches das outras crianas ( bullying)

Adolescncia
Desenvolvida na Faculdade de Medicina da UFMG em 2007 pesquisa mostra tambm que apesar de terem o peso normal mais de 80% das adolescentes gostariam de ser diferente. A exposio de um ideal de corpo cada vez mais magro na mdia uma das principais causas da distoro da prpria imagem corporal.

Envelhecimento

Busca da juventude

Condies afetando o social

Escala de silhueta proposta por Stunkard

Imagem Corporal e Envelhecer


A percepo que temos do nosso corpo influenciada pelos conceitos e valores da sociedade, e estrutura-se tambm atravs do contato social. Formamos essa imagem a partir de nossas sensaes, mas somos influenciados pelo que a sociedade pensa e idealiza sobre o nosso corpo.

Cirurgia Plstica Cirurgia Esttica Cirurgia Baritrica

Estatsticas
Entre 2007 e 2008 foram realizadas 629 mil cirurgias no Brasil- 69% estticas, maioria mulheres (88%) Prtese de mama 21%, lipo 20%,,abdmen 15%, reduo de mamas 12% plpebras 9% e rinoplastia 7%.

Cirurgia Plstica
Na cirurgia plstica determinamos a melhoria obtida em relao situao inicial e no em relao a um eventual padro ideal de beleza. Esses conceitos so claros se considerarmos a cirurgia plstica, dita "reparadora",relacionada s deformidades congnitas ou adquiridas.

Rev. Soc. Bras. Ciru.Plst, So Paulo v.15 p. 55-66

Cirurgia Esttica
Cirurgia esttica a realizada para dar nova forma a estruturas normais do corpo, com o objetivo de melhorar a aparncia e a auto-estima. Assim, a cirurgia plstica esttica tem por objetivo melhorar a aparncia de pessoas cujo problema no tenha sido causado por doena ou deformidade. So alteraes fisiolgicas, como o envelhecimento, a gravidez ou desvios da forma externa do corpo, que no configuram patologia, mas causam alteraes psicolgicas.
Rev. Soc. Bras. Ciru.Plst, So Paulo v.15 p. 55-66. 2000

Cirurgia plstica e alterao de imagem corporal

Cirurgia Baritrica
Indicaes: tratamento de obesidade mrbida IMC acima de 40 com tratamento clnico por mais de 2 anos IMC = ou maior 35 com co-morbidade.

*Resoluo cfm 1.766/05. 11/07/05

Cirurgia Baritrica

Cirurgia Plstica
ESTTICA FACE ritidoplastia, peeling laser, quimico, fisico PALPEBRAS blefaroplastia NARIZ rinoplastia MAMA mamaplastia de aumento e redutora ABDOME abdominoplastia, lipoaspiracao ADIPOSIDADES lipoaspiracao

Pr operatrio
Idade cronolgica / idade biopsicossocial Expectativas Avaliao cardiolgica Exames complementares Programar cirurgias no muito longas

Ps operatrio
Movimentao precoce Manter anticoagulante Drenagem linftica Cuidados gerais com ferida

Drenagem Linftica
Iniciar o mais breve possvel No mximo 1 semana aps a cirurgia Realizar por profissionais especializados Manter cuidados gerais com ferida

Tipos de Cirurgia

Mamoplastia Redutora
Pacientes que apresentam ptose de mamas, flcidas, com excesso de pele e alteraes na sua forma so candidatas a esta cirurgia. Algumas pacientes sentem tambm dores na coluna e outras, projetam os ombros para frente para esconder o volume.

Mamoplastia Redutora

Mamoplastia de Aumento- Silicone


As incises: areolar -muito freqente na Europa, realiza-se uma inciso no limite entre a parte inferior da arola e a pele; a arola tem que ter um dimetro grande para utilizar este mtodo. Submamria-muito freqente no Brasil, a mais utilizada pelos cirurgies. Atravs de uma inciso de aproximadamente 4 cm no sulco submamrio, abaixo da mama, insere-se a prtese. Axilar -atravs de incises na axila, embaixo do brao, utiliza-se a videocirurgia. Pode ocorrer alargamento das cicatrizes e alterao na posio dos implantes, acarretando assimetria entre as mamas. Umbilical- atravs do umbigo, muito pouco utilizada atualmente

Mamoplastia de Aumento-Silicone
Classificao dos implantes( prteses de mama) segundo a superfcie: lisos -superfcie dos primeiros implantes (ocorria muitas vezes a contratura capsular). Rugosos -implantes texturizados e implantes revestidos por poliuretano. Os implantes rugosos so os que tm menores ndices de contratura capsular. Classificao dos implantes segundo a forma: Redondos- tm os de perfil alto (maior projeo das mamas) e os de perfil baixo. Anatmicos- apresentam formato de gota, conferindo aspecto mais natural as mamas.

Silicone
Locais de colocao do implante: Retromuscular- atrs do msculo peitoral maior, utilizado quando a paciente no tem tecido mamrio e gordura para cobrir adequadamente a prtese Retroglandular- atrs da glndula mamria.

Reconstruo mamria
A maioria das mulheres que fez mastectomia tem indicao de reconstruo de mama. Opes de reconstruo mamria.Existem vrias formas de reconstruir a mama, levar em considerao diversos fatores, entre eles:- sade e estilo de vida.-O tamanho da mama.-A quantidade de pele e tecido que restam.-O tipo de corpo.
Preferncia pessoal.A reconstruo de mama pode ser feita com o uso doprprio tecido, de implantes de mama, ou pela combinao do prprio tecido e um implante de mama.

Abdominoplastia

http://www.youtube.com/watch?v=cL6tGhK9 3No&feature=related

Lipoaspirao
Tcnica cirrgica que consiste na retirada de gordura localizada em reas distintas do corpo atravs de minsculos orifcios na pele onde so introduzidas cnulas de vrios tamanhos e conectadas a um aspirador vcuo. Geralmente infiltra-se uma soluo contendo adrenalina para facilitar a aspirao de gordura e diminuir o sangramento antes de iniciar o procedimento. No uma tcnica para emagrecimento. Deve-se respeitar o limite de 40% da superfcie corporal para reas lipoaspiradas e no ultrapassar o volume correspondente a 7% do peso corporal no caso de utilizar a tcnica infiltrativa (infiltrao de soluo com soro e adrenalina) e 5% do peso corporal na tcnica no infiltrativa. As reas mais comumente lipoaspiradas so: abdome, dorso (flancos), culotes, coxas, papadas, axilas, braos, regio medial de joelhos e vrias outras.

http://www.youtube.com/watch?v=JH9WiHYz y5c&feature=related

Rinoplastia

Braquioplastia
a cirurgia plstica para melhorar o contorno dos braos. Muitas pessoas quando levantam os braos ficam incomodadas com a flacidez e excesso de pele na regio dos braos. As causas para a flacidez de pele so genticas, grande perda de peso e falta de exercitar o msculo trceps localizado atrs do brao. A cirurgia trata o excedente de gordura e a flacidez de pele conjuntamente.

Lifting de Coxas
A regio medial das coxas um local que acumula gordura com facilidade, podendo estar associada flacidez de pele. As causas so genticas, grandes perdas de peso e envelhecimento da pele. As pacientes procuram o cirurgio plsticoreferindo que ao caminhar tm assaduras e uma flacidez exacerbada na regio medial das coxas. O tratamento pode ser apenas lipoaspirao, se houver apenas excesso de gordura localizada, porm, se houver excesso e flacidez de pele, necessrio associar lipoaspirao e retirada da pele excedente.

Blefaroplastia

Lipoescultura
A palavra lipoescultura pode ser uma forma mais simptica de chamar a cirurgia de lipoaspirao convencional ou se referir a retirada de gordura de um local do corpo e coloc-lo em outro, visando melhorar o contorno corporal.
http://www.youtube.com/watch?v=j-arR3hme4I

Ritidoplastia
A face est dividida em trs partes: superior, mdia e inferior. Dependendo da idade e da gentica de cada pessoa podem ocorrer alteraes nestas diferentes reas da face e necessitando de um tratamento especfico para cada uma delas. Portanto, atravs do lifting facial pode-se tratar toda a face, da testa ao pescoo. Geralmente , o lifting facial est associado a blefaroplastia, tratando a regio dos olhos simultaneamente

Prtese de Glteos
a cirurgia para aumentar o tamanho das ndegas. Feralmente so mulheres, em torno de 30 anos, mas tambm procurada pelos homens. Visa projetar as ndegas e melhorar a silhueta corporal.

Ginecomastia

Prtese de Peitoral
Procedimento indicado para homens que atravs de exerccios fsicos no conseguem aumentar e definir a regio peitoral ou com deformidades congnitas nesta regio.

Minilifting
Trata-se de um procedimento indicado para pacientes com excesso e flacidez moderada de pele na face e pescoo. A idade pode variar, mas geralmente pessoas entre 35 e 50 anos so candidatas a esta cirurgia

Implante de Panturrilhas
Trata-se de um procedimento indicado para aumentar o dimetro das pernas para fins estticos e tambm para tratamento de deformidades congnitas desta rea ou adquiridas, como seqela de poliomielite.

Cirurgia Vaginal

Nutrio em Cirurgia Plstica

Nutrio e Cicatrizao
Cicatrizao: exige energia e nutrientes para reparao do tecido lesado Estado nutricional adequado (peso saudvel)

TERAPIA NUTRICIONAL ADEQUADA: Rica em protenas sntese do colgeno Rica em vitaminas e minerais antioxidantes (vit. A, C, E, B5, zinco e selnio)
o risco de inflamao
a taxa de infeco da ferida Fortalece o sistema imunolgico
Campos ACL et al. Assessment and nutritional aspects of wound healing. Current Opinion in Clinical Nutrition and Metabolic Care, 2008

A nutrio no pr e ps-operatrios em cirurgias plsticas ESSENCIAL

fortalece o sistema imunolgico


garante uma tima cicatrizao atua na formao de colgeno diminui o inchao fortalece os vasos sanguneos, prevenindo os hematomas

previne hemorragias
diminui risco de trombose evita desidratao

Resultados ainda melhores!

Alimentao no Pr-operatrio
Cirurgia Plstica e Esttica

Vitamina K
Auxiliar na manuteno da coagulao sangunea Manter os nveis de vitamina K estveis durante 1 semana Consumir pores dirias de vegetais folhosos verde escuro

durante toda a semana que antecede a cirurgia

Fontes: alface, rcula, agrio, couve, chicria, brcolis, espinafre, repolho

Vitamina B12 (cobalamina)


Preveno de anemia perniciosa
Hipovitaminose: absoro de vitamina B12 cido clordrico (acloridria) Polifarmcia

Chernoff, 2005 Dietary Reference Intake for Adults and Older Adults, 2002

Folato (vitamina B9)


Sntese de DNA Formao de hemcias Fortalece o sistema imunolgico (leuccitos)

Deficincia de Folato:
Anemia megaloblstica Distrbios gastrointestinais

Baker e Wardle, 2003; Figueiredo et al, 2008; Nowjack-Raymer e Sheiham, 2003 Dietary Reference Intake for Adults and Older Adults, 2002

PROIBIDO consumir antes:


Suplementos alimentares, nutricosmticos e polivitamnicos Ch verde, caf (cafena) mega-3 (leo de peixe) Vitamina E (leos vegetais) Vitamina C (ao vasodilatadora) Linhaa e oleaginosas lcool Anticoncepcional Fumo
Interferem o fluxo e a coagulao sangunea
Aumentam o risco de sangramentos

Dificultam a cicatrizao
risco de trombose

Alimentao no Ps-operatrio
Cirurgia Plstica e Esttica

Protenas
Aporte adequado:
auxilia a sntese de colgeno influencia na qualidade da cicatrizao

Evitar carnes vermelhas dificultam a digesto Preferir carnes brancas e magras e ovos

Evitar leguminosas (feijes, lentilha, soja)


fermentativos

Fibras
Promovem saciedade Auxiliam o trnsito intestinal Melhoram a flora intestinal

Vitaminas, Minerais & mega-3


Favorecem a formao do msculo Estimulam o sistema imunolgico

Evitam contaminaes no ps-operatrio.

Vitamina C Vitamina B5 Vitamina A Vitamina E mega 3 Selnio Zinco

Vitamina C
Potente antioxidante Favorece a cicatrizao Atua na sntese de colgeno Fortalece sistema imunolgico

Vitamina B5 (cido pantotnico)


Atua no metabolismo de protenas Favorece a cicatrizao Fortalece sistema imunolgico (formao de anticorpos)

So potentes antiinflamatrios
Auxiliam no processo de recuperao

Vitamina A

Vitamina E

mega 3

Selnio
Potente antioxidante Ao antiinflamatria Fortalece o sistema imunolgico

Zinco
Fortalece o sistema imunolgico Favorece a cicatrizao

CONTRAINDICADO consumir aps:


interfere na produo de colgeno, flacidez, peso acar, doces, refrigerante

dificultam a digesto

Saturada e Trans: gordura corporal, desequilibram os nveis de mega-3 e 6 cidos graxos essenciais que combatem inflamaes

CONTRAINDICADO consumir aps:


Fermentativos: formao de gases, distenso abdominal = desconforto feijes, repolho, couve-flor, brcolis, aveia

Sal e alimentos ricos em sdio: favorecem a reteno de lquidos e o inchao

Cafena: favorece a desidratao caf, ch preto, refrigerante de cola

Hidratao
Em qualquer momento Pr e ps-operatrio Recuperao da pele Elasticidade

Cirurgia Baritrica

Tipos
Cirurgias restritivas: da capacidade do estmago, diminuindo a ingesto 1.Banda gstrica ajustvel 2.Gastroplastia vertical ou Cirurgia Mason

Banda Gstrica
Uma banda colocada em volta da parte superior do estmago. Essa banda divide o estmago em duas partes, uma pequena e outra maior. A maioria dos pacientes se sente cheio mais rapidamente, pois o alimento regulado. A digesto de alimento ocorre atravs do processo digestivo normal.

Gastroplastia vertical ou Cirurgia de Mason


A gastroplastia vertical com banda (GVB) um procedimento restritivo puro. Nesse procedimento, o estmago superior prximo ao esfago grampeado e separado verticalmente por mais ou menos 6 cm, para criar uma bolsa do estmago menor. A sada da bolsa restringida por uma banda ou anel, que desacelera o esvaziamento do alimento, criando assim uma sensao de satisfao. Vantagens A principal vantagem que uma quantidade reduzida de alimento bem mastigado entra e passa pelo trato digestivo normalmente o que permite que os nutrientes e vitaminas (bem como calorias) sejam totalmente absorvidos pelo organismo. Aps 10 anos, estudos demonstram que os pacientes podem manter 50% da perda almejada de excesso peso. Desvantagens O grampeamento do estmago leva consigo o risco de rompimento da linha do grampo, que pode resultar em vazamento e/ou infeco grave.

Cirurgias Disabsortivas
Derivao Biliopancretica (Scopinaro)
Remove aproximadamente 3/4 do estmago. O intestino delgado ento dividido, tendo uma extremidade ligada bolsa do estmago, para criar o que chamado de tubo alimentar. Todo o alimento passa por esse segmento, no entanto, no muito absorvido. Os sucos biliares e pancreticos passam pela ala biliopancretica.

Desvio Biliopancretico com Derivao Duodenal (Duodenal Switch)


Esse procedimento uma variao do BPD, em que a remoo do estmago restrita margem externa, deixando uma ala de estmago com o piloro e o incio do duodeno em sua extremidade. Esses procedimentos podem causar uma perda maior de peso excessivo, pois fornecem os mais altos nveis de malabsoro,causando principalmente

m nutrio de protena, anemia e doena ssea.

Derivao Bileo Pancretica Scopinaro


Nesta tcnica retira-se parte do estmago( em torno de 60%) mas feito um desvio no intestino que provoca uma maior m absoro. O duodeno e o jejuno so isolados, e a comida s entra em contato com o suco pancretico no fim do leo, j bem
prximo do intestino grosso.

Cirurgias Mistas(restritivos e absortivos)


Gastroplastia com Derivao em Y de Roux Gastroplastia com Derivao em Y de Roux com anel de silicone (Cirugia de Fobi-Capella)

Gastroplastia em Y de Roux (Cirurgia de "Capella")


Derivao gstrica ("gastric bypass"), procedimento padro ouro
atual para cirurgia baritrica. Consiste em reduzir o volume do estmago e conect-lo ao intestino. Inicialmente, um anel de silicone cria uma pequena bolsa do estmago. O restante do estmago no removido, mas totalmente grampeado e separado da bolsa do estmago. A sada dessa bolsa recentemente formada passa direto para a parte inferior do jejuno, desviando assim a absoro de caloria. Esse desvio feito dividindo o intestino delgado pouco depois do duodeno, construindo uma ligao com a bolsa do estmago. A outra extremidade ligada lateral da ala em Y de Roux do intestino, criando a forma de Y que d seu nome tcnica. Associa-se a essa tcnica a colocao ou no de um anel de silicone na pequena bolsa gstrica formada.

Produo de Fator intrnseco

Duodeno: Fe, Ca, B1,Zn

Jejunoproximal:Vit D, B1, ac. Flicoe Zn

eo terminal: Fator intrnseco

Vantagens A mdia para perda de peso excessivo, aps o procedimento em Y de Roux, geralmente maior em um paciente complacente que aps o procedimento restritivo puro; Um ano aps a cirurgia, a perda de peso pode chegar a 77% do excesso de peso corporal; So reversveis embora com dificuldade tcnica; Desvantagens Como o duodeno desviado, a m absoro de ferro e clcio pode resultar na reduo do total de ferro do organismo e uma predisposio para anemia por deficincia de ferro; Pode ocorrer anemia crnica, devido deficincia de Vitamina B12. O problema geralmente pode ser tratado com plulas ou injees de B12;

Sndrome de Dumping
Uma condio conhecida como, sndrome de dumping, pode ocorrer como resultado do rpido esvaziamento do contedo do estmago para o intestino delgado. s vezes, isso desencadeado quando muito acar ou grande quantidade de alimento ingerido. Embora no seja considerado como um srio risco para sua sade, os resultados podem ser muito desagradveis e incluir nusea, fraqueza, transpirao, fragilidade e ocasionalmente diarria, aps as refeies.

Resultados Gerais acima de 5 anos

Benefcios da Cirurgia Baritrica

JAMA, Oct 2004

Orientaes Nutricionais:
1.Beber em torno de 2 litros de lquidos por dia * beber 1 copo de lquidos (em goles) ao longo de 1 hora * parar de beber 30 minutos antes das refeies * no usar canudo * sempre beber em pequenos goles e devagar * mastigar completamente os alimentos * tentar incluir protenas em todas as refeies * sempre carregar gua * parar de alimentar-se assim que sentir-secheio.

2. Alimentos muito calricos, refrigerantes e lanches so proibidos 3. Quando permitido pelo mdico, suplementos vitamnicos podem ser necessrios diariamente 4. Os alimentos necessitam ser bem mastigados para evitar obstruo 5. A dieta ir evoluir gradualmente, em relao consistncia, dependendo da tolerncia: Fase 1:Ps-operatrio (lquidos claros) 1 a 2 semanas Fase 2:Purs ( 2 semanas a 1 ms) Fase 3:Adaptativa/leve ( 1 a 4 meses) Fase 4:Estabilizao/regular (depois do quarto ms)

Indicaes de que houve excesso: * Sensao de presso ou de inchao na regio epigstrica ou abaixo da costela * Nusea * Dor na regio do ombro ou regio torcica
http://br.youtube.com/watch?v=Uzl6M1YlU3w

FASE 1: Ps-operatrio/ lquidos claros


Pequenos intervalos-50 ml a cada 2 hrs Chs Sucos de frutas( ma, pra) Caldos de canja, carne e vegetal Gatorade gua de coco diluda Gelatina diettica

FASE 2: Dieta Pastosa


Aspecto mais importante: Incorporar protenas Iniciar suplementos vitamnicos Completar o volume de lquidos dirio Em forma de purs e cremes-4 colheres de sopa por refeio.

Iogurtes ( sem acar e gorduras) Queijos magros(ricota, cottage) Clara de ovo Carnes batidas Frutas em pedaos amassados Hortalias em creme

FASE 3: Adaptativa/leve

Aspecto mais importante: Transio para alimentos mais slidos Capacidade de acabar a refeio protica e ainda Comer uma poro de frutas, vegetal e/ou amido. 6 refeies dirias 50ml por vez.

FASE 3: Adaptativa/leve
Fontes proticas: atum, carne branca de frango picada, peito de peru, queijo magro em fatia, ovo cozido, sopas, tofu Gros/ amidos: Farinha de aveia, pur de batatas, ou batatas assadas, cereal embebido no leite (ex. Corn flakes), massa cozida Frutas e vegetais: Pssego e pra enlatados,cenoura cozida, ervilha no vapor

FASE 4:Estabilizao
Aspecto mais importante: Capacidade de comer alimentos com consistncia normal Manter 3 refeies balanceadas por dia Cuidar para que o paciente no retome antigos hbitos. Controlar volume.

Sintomatologia: diarria, tontura, fraqueza, sudorese, palpitaes, taquicardia, rubor, dispnia, sonolncia, desmaios, nuseas, vmitos e dores abdominais EVITAR: cereais doces, waffles, sucos adoados, milkshakes, achocolatados, iogurtes adoados, bebidas doces, balas, chocolates, bolos,biscoitos doces, tortas, sorvetes, mel, gelias,gemada, coberturas, alimentos com alto teor de acar e gordura.

Suplementao
A partir do primeiro ms ps operatrio, complexos multivitamnicos com elementos-trao Se necessrio, fibras a partir do 4 ms. Em torno do 3 ms , dficit protico importante, devendo ser usados suplementos industrializados.( Nutren, Resource Protein ou Trio protein).

Nutrio em Cirurgia Baritrica

1-esfago 2-abdomen 3-estomago 4-crdia 5-piloro 6-intestino delgado 7-duodeno 8-jejuno 9-leo 10-vlvula ileocecal 11-intestino grosso

No estmago, o cido gstrico e outros sucos digestivos so adicionados ao alimento ingerido, para facilitar a fragmentao das protenas complexas, gorduras e carboidratos em unidades pequenas e mais absorvveis. O intestino delgado tem um comprimento de aproximadamente de 4,5 a 6 metros, onde ocorre a maior parte da absoro dos nutrientes do alimento. O intestino delgado composto de trs sees: duodeno, jejuno e leo. O duodeno a primeira seo do intestino delgado, onde o alimento misturado bile produzida pelo fgado e outros sucos pancreticos. onde a maior parte de ferro e clcio absorvida. O jejuno responsvel pela digesto. No leo onde ocorre a absoro das vitaminas A, D, E e K solveis em gordura e outros nutrientes. No intestino grosso, o excesso de lquidos absorvido, formando uma evacuao firme. O clon pode absorver protenas, quando necessrio.

Carncias Nutricionais
Vitaminas A B1,B2,B3( Niacina)B6,B9( cido flico)B12 C K cidos Graxos Essenciais Ferro Zinco Protenas

Cirurgia Baritrica Endoluminal

"Todo homem tem seu encanto. O segredo est em saber descubri-lo."


Lao Tse

Obrigada!!!
laura.ramos.rocha@gmail.com

Caso Clinico
Paciente feminina, 35 anos, com IMC 43, obesidade progressiva, vrios tratamentos clnicos, sem sucesso. Como tratar sua obesidade? Justificar.

Voc tem dvidas para prescrever uma dieta ou suplemento nutricional?


No fique na dvida, consulte:

www.ipgs.com.br/pronutri

You might also like