You are on page 1of 16

Sumrio (Pgina 1)

Pgina 2 - Definio de compressor - Tipos de compressores (Compressores de mbolo de pisto) Pgina 3 - Compressores de mbolo (de pisto de 2 ou mais estgio, de membrana) Pgina 4 - Compressores rotativos (multicelular e de dois parafusos) Pgina 5 - Turbo compressores e os 4 grandes grupos de compressores Pgina 6 - Capacidade dos compressores (alternativos) Pgina 7 - Capacidade dos compressores (parafuso, centrfugos) - Armazenagem do ar comprimido Pgina 8 - Armazenagem do ar comprimido Pgina 9 - Distribuio do ar comprimido Pgina 10 - Escape de ar (perda de carga) Pgina 11 - Escape de ar (perda de carga) Continuao - Qualidade do ar comprimido Pgina 12 - Qualidade do ar comprimido Continuao Pgina 13 - Qualidade do ar comprimido Continuao Pgina 14 - Outros aspectos importantes Pgina 15 - Outros aspectos importantes Continuao Pgina 16 - Bibliografia

O que um compressor? O compressor , basicamente, um equipamento eletromecnico, capaz de captar o ar que est no meio ambiente e armazen-lo sob alta presso num reservatrio prprio do mesmo, ou seja, eles so utilizados para proporcionar a elevao da presso do ar.

Tipos de compressores:
Compressores de mbolo
Compressor de Pisto este compressor contm um mbolo que produz um movimento linear. apropriado para todos os tipos de presses e pode atingir milhares de KiloPascal. Vlvulas

Compressor a pisto

Virabrequim

Cruzeta

Cilindro + pisto

Nesta figura so mostrados os elementos bsicos de um compressor alternativo: - O virabrequim: que transforma o movimento rotativo de um eixo de um motor eltrico num movimento linear. - A cruzeta: que guia o movimento do eixo do pisto. - O pisto: normalmente com anis de vedao. - Um cilindro: onde a compresso acontece. - Uma ou mais vlvulas de suco e uma ou mais vlvulas de descarga: regulam o fluxo de gs que entra e sai do cilindro. Compressor de Pisto de 2 ou Mais Estgios este compressor consegue comprimir o ar com presses mais elevadas facilmente, pois o ar comprimido 2 ou mais vezes. Este tipo de compressor precisa de um sistema de

refrigerao para a eliminao do calor gerado. Compressor de Membrana (diafragma) parecido com o de pisto, porm neste compressor o ar no entra em contato com as partes mveis, mas fica separado por uma membrana, assim o ar no contaminado com os resduos do leo. Estes compressores so utilizados nas indstrias alimentcias, farmacuticas e qumicas. Diafragma

leo

Compressores Rotativos
Compressor Rotativo Multicelular (Palhetas) em um compartimento cilndrico, com abertura de entrada e sada, gira um rotor com palhetas que est alojado excentricamente. Devido excentricidade (afastamento em relao a um centro) do rotor, h uma diminuio no tamanho dos compartimentos, assim, gerando certa presso. Esse compressor tem a vantagem de manter a presso contnua, livre de qualquer pulsao e com baixo rudo devido ao seu funcionamento.

Compressor Rotativo Multicelular Compressor Duplo Parafuso (Dois Eixos) dois parafusos helicoidais, os quais, pelos perfis cncavo e convexo comprimem o ar, que conduzido axialmente. Compressor Tipo Roots Nesse tipo de compressor, o ar transportado de um lado para outro, sem alteraes de volume. A compresso ocorre cada vez que o extremo de um dos mbolos coincide com a cavidade do outro mbolo.

Turbo Compressores
Compressor Axial a compresso feita pela acelerao do ar aspirado, ele se baseia na energia de movimento que transformada em energia pneumtica. Os turbo compressores so destinados para o funcionamento onde existe grande vazo.

Compressor Radial o ar impelido para as paredes da cmara e

posteriormente em direo ao eixo e sa no sentido radial para outra cmara sucessivamente em direo sada.

Na realidade os compressores se dividem em quatro grandes grupos: - Os alternativos ou a pisto (que inclui os de diafragma). So aqueles nos quais o gs movimentado pelo movimento linear de um pisto num espao confinado, cilndrico ou no. - As turbomquinas. So aqueles em que energia cintica conferida ao gs mediante palhetas rotativas confinadas numa carcaa. A energia cintica transformada depois em energia de presso. Esta categoria inclui os de fluxo axial, radial e os centrfugos. - Os rotativos: como os de hlice, de lbulos rotativos ou outros tipos. Nestes o ar impelido pela ao de lbulos rotativos ou por outro tipo de impelidor. - Os ejetores. Estes ltimos pertencem a uma outra categoria, so estticos, sem peas mveis, e funcionam na base da energia de uma corrente de gases a alta velocidade e alta presso, que suga, numa cmara, uma outra corrente de menor presso e velocidade.

Capacidade de compressores:
Os parmetros bsicos que definem a capacidade de um compressor so a presso e a vazo de ar que ele pode fornecer. Para a presso, comum a unidade bar (=105 Pascal) em termos relativos, ou seja, descontada a presso atmosfrica padro (1,01325 bar). Para a vazo, usual a indicao em metro cbico normal por hora (nm/h) - uma unidade no SI, que em princpio no deveria ser usada, mas a praxe ainda permanece. Note que no uma medida de volume, mas sim de massa, pois definida como a quantidade de ar que ocupa o volume de 1 metro cbico nas condies normais (1atm, 0C). Isso equivale a aproximadamente 1,293 Kg de ar. Outras unidades e condies podem ser especificadas, dependendo do fabricante do compressor. Outro parmetro, que consequncia dos anteriores, a potncia do motor. importante para o dimensionamento da ligao eltrica. Em princpio deve ser usada a unidade SI quilowatt (KW). Mas outras como CV e HP ainda podem ser vistas. A seguir algumas consideraes sobre os tipos mais usados: Compressores alternativos:

Capacidade e estgios necessrio de compresso: at 4bar - um estgio at 15bar - dois estgios acima de 15bar - trs ou mais estgios Outras condies possveis de uso, mas nem sempre econmicas: at 12bar - um estgio at 30bar - dois estgios at 220bar - trs estgios

Em geral, os de maior porte, pois fazem a compresso em dois ou mais estgios, com resfriamento intermedirio em um trocador de calor (intercooler). Podem ter refrigerao a ar ou a gua, lubrificao ou isento de leo e outras caractersticas para atender as mais diversas necessidades. Podem ser de ao simples (apenas um lado do pisto comprime) ou de dupla ao (h compresso nos dois lados do pisto).

Compressores de parafuso:

o tipo de compressor rotativo mais usado. Podem ser encontrados com vazes de aproximadamente 50 a 5000 nm3/h. Alguns so de dois estgios para maiores presses. Podem ter lubrificao com leo ou ser isentos de leo, resfriamento a ar ou a gua, etc. A instalao mais simples, pois no h vibraes como nos alternativos. Compressores centrfugos:

Como j dito, so apropriados para altas vazes. Valores tpicos na faixa de 700 a 25000 nm3/h. Em geral so de vrios estgios e o ar isento de leo, pois a lubrificao dos mancais isolada da cmara de compresso. Normalmente so refrigerados gua.

Armazenagem de ar comprimido

Reservatrio de ar comprimido

Observao: nem todos os compressores esto aptos armazenagem do ar comprimido. A armazenagem tm as seguintes funes: - estabilizar a distribuio do ar comprimido; - eliminar oscilaes de presso na rede; - separar parte da umidade existente no ar; - garantir reserva de ar.

O tamanho do reservatrio depende: - do volume de ar fornecido pelo compressor; - do consumo de ar; - da rede de distribuio; - da regulagem do compressor; - da diferena de presso na rede.

No grfico abaixo, podem ser mais bem identificadas as faixas de trabalho dos diferentes tipos de compressores:

- De diafragma: presses at 300 MPa, vazes at uns 200 Nm3/h. - De pisto: presses at uns 400 MPa e vazes at 5.000 Nm3/h. - Centrfugos: presses at uns 70 MPa e vazes at uns 350.000 Nm3/h. - Axiais: presses de at 10 bares e vazes at 1.000.000 Nm3/h

Distribuio de ar comprimido
Como resultado da racionalizao e da automao dos dispositivos de manufatura, as empresas precisam continuamente de mais ar comprimido. Cada mquina e mecanismo requer certa quantidade de ar que fornecido por um compressor atravs de uma rede de tubulao. O dimetro da tubulao deve ser trocado medida que a necessidade do consumo aumenta.

A queda de presso entre o reservatrio e o consumidor no pode ultrapassar 10 KPa (0,1 bar), se exceder este valor a rentabilidade do sistema ser ameaada e o desempenho cair consideravelmente. No planejamento de novas instalaes deve ser fornecida a expanso futura da demanda de ar, razo pela qual os tubos devem ser de tamanho generoso. A montagem de uma grande rede de ar comprimido possui grandes custos.

Escape de ar (Perda de carga)


Os custos do ar comprimido podem crescer consideravelmente quando ocorrer vazamento na rede distribuidora. Para sabermos qual o volume de ar perdido com um vazamento, preciso consultar o diagrama de escape de ar (figura abaixo). No diagrama est registrado o volume de ar que pode escapar por uma abertura, a uma determinada presso. Basta, ento, que voc tenha o dimetro do furo e a presso do ar.

Na prtica impossvel eliminar totalmente os vazamentos de um sistema, no entanto ele no deve exceder a 5% da capacidade instalada. As tabelas a seguir apresentam o desperdcio de energia provocado por vazamentos.

10

Alguns fatores influenciam na escolha de um compressor, e um fator importantssimo a qualidade do ar comprimido que se espera.

Qualidade do ar comprimido
A questo referente qualidade do ar muito importante e envolve: a) impurezas sob a forma de partculas slidas, poeira ou ferrugem; b) gua; c) leo (proveniente da lubrificao)

Cada equipamento que consome ar comprimido possui suas exigncias especficas quanto qualidade do ar. Essas exigncias devem ser atendidas para que o equipamento possa ter um desempenho adequado. Por exemplo: ar para instrumentao deve ser extremamente limpo; ar para pintura deve ser seco, isento de leo e limpo.

Para assegurar a operao confivel do compressor, o ar aspirado deve ser limpo e no conter poeira, fuligem ou partculas slidas, pois, caso contrrio, esses poluentes ficaro em suspenso no leo lubrificante ocasionando desgaste excessivo dos cilindros, anis dos pistes, mancais, etc. e consequentemente

11

aumentando os custos de manuteno. Assim, deve-se evitar que a casa dos compressores fique localizada perto de chamins, caldeiras, fornos ou

equipamentos de jatos de areia. Sua localizao ideal prxima dos principais pontos de consumo do ar, visando reduo no custo da tubulao e menor perda de presso.

Outro aspecto importante para assegurar a aspirao de um ar limpo a instalao no compressor de um filtro de admisso de ar (no mnimo a 2 metros acima do solo e 2,5 metros de distncia de qualquer parede). Devem ser instalados diretamente na entrada do compressor.

Em linhas de aspirao muito longas, poder haver condensao de gua e nesse caso, aconselha-se o uso de separadores de umidade antes do cilindro. No caso de vrias mquinas deve-se usar de preferncia, um duto para cada uma.

Em relao tubulao de descarga do ar, esta deve ser de dimetro igual ou superior ao da sada do compressor e ser a mais curta possvel at o resfriador posterior ou ao reservatrio pulmo.

Os compressores possuem uma unidade de conservao do ar comprimido que composta de: 1 - filtro de ar comprimido; 2 - regulador de presso; 3 - lubrificador de ar comprimido.

Esmiunando cada um, temos as seguintes caractersticas e funes: 1 - Filtro de ar comprimido (figura1) A funo do filtro de ar comprimido de reter as partculas slidas e a umidade condensada existente no ar comprimido.

2 - Regulador de presso (figura2) O regulador de presso mantm constante a presso de trabalho (secundria) e independe da presso da rede (primria) e da presso de consumo do ar.

12

3 - Lubrificador de ar comprimido (figura3) O lubrificador acrescenta ao ar comprimido uma fina nvoa de leo que ir se depositar nas vlvulas e cilindros, proporcionando a esses elementos a necessria lubrificao.

Figura 1

Figura 2

Figura 3

13

OUTROS ASPECTOS IMPORTANTES:


Capacidade de ar necessria de fundamental importncia o conhecimento da quantidade exata de ar necessria para todos os equipamentos pneumticos existentes. Uma estimativa abaixo dessa capacidade resultar em presses inadequadas nos pontos de consumo e estimativas muito altas acarretaro grande investimento inicial e baixa eficincia do sistema. A maioria dos equipamentos pneumticos opera a 6 bar de presso manomtrica e para se conseguir esse nvel de presso no equipamento final necessrio um cuidadoso clculo para se determinar a presso de trabalho do compressor. Devemos ter uma presso de ar suficiente nos pontos de consumo. A presso do ar exerce uma influencia muito grande no desempenho das ferramentas pneumticas. Uma presso de trabalho muito baixa, diminui a potncia dessas ferramentas, resultando aumento no tempo de operao e

consequentemente aumentando os custos de produo. Uma das causas da baixa presso nos locais de consumo pode ser a produo de uma quantidade insuficiente de ar comprimido ( comum acrescentar novas ferramentas a uma linha j existente, sem verificar se isso afeta o desempenho do sistema). Para evitarmos isso, devemos sempre ter um compressor de capacidade adequada a fim de manter a presso nos pontos de consumo. Um sistema sobrecarregado, trabalhando alm da capacidade original provocar uma baixa presso nos locais de consumo. Para obteno da carga mxima do compressor ser necessrio somar o consumo total de todos os equipamentos consumidores existentes (em litros/s). A carga mdia do compressor obtida multiplicando-se o consumo total de ar pelo fator de utilizao (tempo estimado de trabalho de cada ferramenta durante uma hora). Convm admitir uma tolerncia de 10 a 15% da capacidade do compressor devido aos vazamentos e estimar o aumento da capacidade do sistema para futuras expanses tambm entre 10 a 15% ao ano.

14

Tipo de Controle do Compressor O sistema mais indicado para racionalizar o consumo de energia atravs da utilizao dos inversores de frequncia, pois desse modo o trabalho do compressor ajustado em funo da demanda de ar. Manuteno do Compressor Os custos operacionais so afetados diretamente pela eficincia de um sistema de manuteno. Uma manuteno adequada evita paradas de emergncia aumentando a disponibilidade do equipamento para a operao. Para uma manuteno adequada deve-se seguir as orientaes do fabricante, mas existem algumas verificaes peridicas a serem seguidas:

- verificar o nvel de leo lubrificante; - filtro de ar; - vlvula de segurana; - drenar o condensado; - manmetro.

15

Bibliografia:
http://www.coladaweb.com/fisica/mecanica/compressores-de-ar-comprimido http://www.trajanocamargo.com.br/arquivos/eletroeletronica/Controle_Eletrohidrau lico_e_Eletropneumatico.pdf http://www.fem.unicamp.br/~em672/Aulas%2015-16%20-2003%20%20compressores%20alternativos.pdf http://dc130.4shared.com/doc/5jgjHcgN/preview.html http://www.elprisma.com/apuntes/ingenieria_mecanica/compresores/ http://www.elprisma.com/apuntes/ingenieria_mecanica/compresores/default2.asp http://radicalmenteinconformada.blogspot.com/2011/02/compilacao-deorientacoes-gerais-dicas_26.html http://www.mspc.eng.br/fldetc/arcompr_110.shtml http://www.fotoacustica.fis.ufba.br/daniele/Instrumenta%C3%A7%C3%A3o/arCom primido.pdf

16

You might also like