You are on page 1of 9

SERVIO PBLICO FEDERAL Universidade Federal de So Paulo Escola Paulista de Enfermagem

Alexandre Basso Vieira Fernanda de Souza Zitei

METODOS CONTRACEPTIVOS E CELULAS TRONCO

So Paulo, setembro/2011

Mtodos contraceptivos: Existem hoje diversos mtodos contraceptivos, todos eles visam impedir que, durante sua vigncia, ocorra de fato uma gravidez. Os mtodos contraceptivos so divididos basicamente em 2 principais grupos, so eles: Mtodos de barreira: Mtodos de barreira fsica: Impedem mecanicamente que os espermatozoides alcancem o vulo, impedindo desta forma a fecundao. - Camisinha masculina:

Mtodo contraceptivo de maior abrangncia, utiliza-se de um fino filme de ltex ou poliuretano (mais utilizado em pessoas alrgicas ao ltex) colocado no pnis. Possui normalmente um reservatrio para o smen, para que no haja risco de ruptura ou extravasamento deste. Deve ser colocada somente no momento imediatamente anterior ao contato sexual.

- Camisinha feminina:

de forma anloga camisinha masculina, composta por um fino filme poliuretano em forma de tnel que inserida na vagina antes da relao, podendo ser posicionada at 8 horas antes da relao, sendo por isso uma boa opo, uma vez que no se tem pausas para colocao durante as preliminares. Assim como a masculina, a camisinha de uso nico, devendo ser retirada aps a ejaculao.

- Diafragma:

Consiste em um anel flexvel, normalmente em ltex ou silicone, em formato de cpula ou semi-circulo. inserido no canal vaginal, at prximo ao colo do tero, onde dever impedir que os espermatozoides passem para o colo e cheguem as ampolas das tubas uterinas. Normalmente o diafragma associado a um espermicida para garantir sua eficcia. O ndice de falha deste mtodo varia entre 4% e 18%, sendo a manipulao um fator determinante de sua proteo, uma vez que uma colocao incorreta permite a passagem de espermatozoides. Por ser uma barreira fsica, seu uso contnuo no indicado, visto que aumenta o ndice de infeces, podendo at mesmo levar ao choque sptico.

Mtodos qumicos: - Espermicida:

os espermicidas tem apresentao normalmente em pomadas ou gis, sendo aplicados diretamente no canal vaginal momentos antes da relao sexual. um mtodo de eficcia relativa, chegando a ter ndice de falha de 30%. recomendado que outro mtodo seja associado para evitar a gravidez.

- DIU (Dispositivo Intra Uterino):

Trata-se de um artefato implantvel em forma da ncora que inserido no tero, posicionando-se na poro superior. So comumente feitos de plsticos com uma cobertura de filamentos de cobre, sendo este o efetor da ao anticoncepcional. O cobre libera sais que tem funo espermicida, impedindo que o espermatozoide alcance o vulo, e mesmo no advento de algum espermatozoide fecundar o vulo, o DIU dificulta sua implementao no endomtrio.

- DIU Hormonal:

de forma tambm anloga as plulas anticoncepcionais, os DIUs hormonais liberam doses controladas de hormnios para impedir a ovulao. Tem durao prolongada, Trata-se de uma forma de DIU em forma de ancora com um reservatrio que contm 52 mg de um hormnio chamado levonogestrel. Libera concentraes de hormnios at 8 vezes menor que de uma plula comum. Deve ser colocado e retirado durante o perodo menstrual pelo ginecologista.

Mtodos hormonais: - Pilulas hormonais:

Trata-se de um dos mtodos contraceptivos mais abrangentes atualmente, consistem em plulas que devem ser tomadas diariamente, em ciclos variveis como 28 ou 29 dias. Alguns possuem plulas placebo, para serem tomadas completando um ciclo mensal. As plulas placebo so colocadas para manter-se um padro comportamental, evitando que as plulas sejam esquecidas. As plulas so normalmente compostas de cargas de estrgenos e progestagenos, dosadas de forma a garantir o controle sobre o ciclo menstrual, sendo ento responsvel por uma menstruao programada, poucos dias aps a ultima tomada da cartela. Atualmente os fabricantes tem optado por microdosagens na composio de suas plulas, reduzindo desta forma os efeitos colaterais dos hormnios. A eficcia das plulas anticoncepcionais est entre as mais altas dos mtodos, sua taxa de falha est em aproximadamente 0,1% quando tomada corretamente. - Adesivos transdrmicos:

Assim como as plulas, liberam hormnios na corrente sangunea, tendo como diferencial somente a via. Os adesivos tem normalmente a cor bege para que se confunda com a pele do usurio.

- Anticoncepcionais injetveis:

Os anticoncepcionais injetveis funcionam de maneira anloga as plulas, utilizando-se de cargas hormonais para regular o ciclo menstrual. Utilizam-se de bases oleosas e compostos que lentificam a liberao dos hormnios para a corrente sangunea, mantendo dessa forma um nvel srico timo para a contracepo. A ltima tendncia tem sido a de uniformizar o uso de todos os tipos de injetveis mensais, de modo a que sejam aplicados em intervalos fixos de 27-33 dias (mdia de 30 dias). Desta forma bastariam repetir a mesma data de aplicao todos os meses, facilitando a sua utilizao e aumentando a adeso ao mtodo (tal maneira ainda no consenso e depende da opinio do mdico sobre este assunto).

- Anticoncepcionais de emergncia (Pilula do dia seguinte):

O seu uso est basicamente fundamentado na tomada de um comprimido assim que conveniente (ideal em menos de 24 horas), mas no mais que 72 horas aps o coito desprotegido. J o segundo comprimido deve ser tomado 12 horas aps a primeira dose e desta maneira sua eficcia situa-se em torno de 96% a 98% dos casos. Quanto mais tarde tomado menor ser seu efeito. As doses hormonais das plulas de emergncia chegam a 10 veze a quantidade de uma plula comum.

Mtodos comportamentais (tradicionais): - Tabelinha:

A partir de um ciclo menstrual regula, a mulher define que suas relaes sexuais sero realizadas fora do perodo frtil (prximo ao meio do ciclo). Porm, como os eixos hormonais so tremendamente afetados por caracteres emocionais, o mtodo bastante discutvel e pouco confivel, pois o ciclo pode atrasar ou acelerar-se sem sinais prvios.

- Temperatura basal:

A temperatura corprea tende a se manter aproximadamente igual ao longo do tempo, porm, no perodo onde ocorre a ovulao, h uma elevao de aproximadamente 1C na temperatura, podendo servir como indicador de ovulao, sendo ento considerado um fator impeditivo ao coito. - Muco cervical:

O muco cervical muda sua viscosidade de acordo com o perodo do ciclo menstrual. Quando da ovulao, torna-se bem mais espesso, porm este mtodo tambm falho.

- Coito interrompido:

Mais qualificado como uma m prtica, o coito interrompido no pode ser considerado um mtodo contraceptivo, pois h sada de espermatozoides antes da ejaculao.

Mtodos contraceptivos definitivos:

- Laqueadura:

Consiste na seco do trajeto das tubas uterinas, impedindo a migrao do ovulo para o tero, onde se implantaria. - Vasectomia:

Consiste na seco dos condutos deferentes, impedindo que o esperma contenha espermatozoides.

- Histerectomia:

o processo cirrgico para retirada do tero, sem o qual no pode haver gravidez.

- Salpingooforectomia: Retirada cirrgica de ovrios e trompas, no considerado um mtodo contraceptivo, porm aps o procedimento no existe possibilidade de gravidez

You might also like