You are on page 1of 2

A xilogravura um processo de gravao em relevo que utiliza a madeira como matriz e possibilita a reproduo da imagem gravada sobre papel

l ou outro suporte adequado. Para fazer uma xilogravura preciso uma prancha de madeira e uma ou mais ferramentas de corte, com as quais se cava a madeira de acordo com o desenho planejado. preciso ter em mente que as reas cavadas no recebero tinta e que a imagem vista na madeira sair espelhada na impresso; no caso de haver texto, grava-se as letras ao contrrio. Depois de gravada, a matriz recebe uma fina camada de tinta espalhada com a ajuda de um rolinho de borracha. Para fazer a impresso, basta posicionar uma folha de papel sobre a prancha entintada e fazer presso manualmente, esfregando com uma colher ou mecanicamente, com a ajuda de uma prensa. Como podemos constatar, uma tcnica bastante simples e barata; por isso se presta to bem s ilustraes das capas dos folhetos de cordel. Para termos uma idia desta simplicidade, basta saber que os gravadores nordestinos fabricam suas prprias ferramentas de corte com pregos e varetas de guarda-chuva, por exemplo, para conseguirem diferentes efeitos no desenho. Histria A xilogravura j era conhecida dos egpcios, indianos e persas, que a usavam para a estampagem de tecidos. Mais tarde, foi utilizada como carimbo sobre folhas de papel para a impresso de oraes budistas na China e no Japo. Com a expanso do papel pela Europa, comea a aparecer com maior freqncia no Ocidente no final da Idade Mdia (segunda metade do sculo XIV), ao ser empregada nas cartas de baralho e imagens sacras. No sculo XV, pranchas de madeira eram gravadas com texto e imagem para a impresso de livros que, at ento, eram escritos e ilustrados a mo. Com os tipos mveis de Gutemberg, as xilogravuras passaram a ser utilizadas somente para as ilustraes. A descoberta das tcnicas de gravura em metal relegou a xilogravura ao plano editorial no transcorrer da Idade Moderna, mas nunca desapareceu completamente como arte. Tanto que, no final do sculo XIX, muitos artistas de vanguarda se interessaram pela tcnica e a resgataram como meio de expresso. Alguns deles optavam por produzir obras nicas, deixando de lado uma das principais caractersticas da xilogravura: a reproduo. No Brasil, a xilogravura chega com a mudana da Famlia Real portuguesa para o Rio de Janeiro. A instalao de oficinas tipogrficas era proibida at ento. Os primeiros xilogravadores apareceram depois de 1808 e se alastraram principalmente pelas capitais, produzindo cartas de baralho, ilustraes para anncios, livros e peridicos, rtulos, etc.

Estas matrizes, que foram produzidas ao longo do sculo XIX e abarrotavam as tipografias nordestinas, aparecem nos primeiros folhetos de cordel impressos, no final deste sculo (o mais antigo que se tem notcia de autoria de Leandro Gomes de Barros - 1865-1918). Os editores dos livretos decoravam as capas para torn-las mais atraentes, chamando a ateno do pblico para a estria narrada. Para isso, utilizavam o que estava mo: poderiam ser os clichs de metal (so como carimbos) que comeavam a substituir os de madeira no incio do sculo XX ou simples vinhetas decorativas. A xilogravura como ilustrao, feita sob encomenda para determinado ttulo, nasce da necessidade de substituir os clichs de metal j gastos. Por isso, no difcil encontrar xilogravuras de capas de cordel imitando desenhos e fotografias de clichs. Mas, a xilogravura popular nordestina ganhou fama pela qualidade e originalidade de seus artistas. Hoje em dia, muitos gravadores nordestinos vendem suas gravuras soltas alm de continuarem a produzir ilustraes para as capas dos cordis. Gravadores como J. Borges, Jos Loureno, Jernimo e muitos outros, expem seus trabalhos em importantes instituies no Brasil e no exterior.

You might also like