You are on page 1of 3

A linha Core da Intel lana os novos processadores denominados i3,i5 e i7 primeira e segunda gerao que vieram substituir o processador

Core2Duo . A diferena principal dessa nova srie de processadores que eles possuem uma GPU (Graphics Processing Unit ) integrada fazendo com que no seja mais necessrio ter uma placa de vdeo alocada em um slot da placa me e com isso novas funes foram adicionadas aos novos processadores. Uma das funcionalidades o chamado Intel Quick Sync Video que faz com que a edio e compartilhamento de vdeos acontea de forma mais rpida e eficaz, o que antes poderia demorar minutos em questo de formatos de vdeo, agora dura alguns segundos. O Intel Insider uma funo que oferece ao usurio o melhor em alta definio para a exibio de filmes em geral fazendo que voc possa ver um filme baixado da internet em full HD pelo notebook. Intel WiDi 2.0 uma ferramenta do processador capaz de exibir um contedo de um vdeo ou filme em uma tela HDTV por transmisso Wireless. Tecnologia Tubo Boost, que basicamente o conhecido OverClock, ou seja, aumento da frequncia de trabalho do processador. Tambm temos a tecnologia Hyper Threading que simula uma quantidade maior de ncleos no processador .

PRIMEIRA GERAO
Intel Core i3
O i3 foi lanado em janeiro de 2010 com o objetivo de atingir a grande maioria dos usurios de computadores e notebooks. Sua microarquitetura a Nehalem e isso faz com que seu soquete e os do i5 e i7 sejam diferentes , o soquete do i3 pode ser o LGA 1156, o PGA-988 e o BGA 1288, isso faz com que os transistores de nanotecnologia sejam menores aumentando a eficcia e eficincia. O i3 possui 2 ncleos fsicos e possui um controlador interno de memria interno DDR que pode realizar 8 acessos para cada ciclo alm de ter dois canais para o uso da memria RAM e tambm em alguns modelos um controlador grfico ( Intel HD Graphics ). Possui Memoria CACHE L3 de 4MB e suporta memoria DDR3 com o barramento DMI (Direct Media Interface ) ao invs de FSB. O Intel Core i3 consegue fazer todas as atividades que uma mquina precisa fazer e consegue realizar tarefas de alto processamento, porm no o mais

rpido no que faz, o menos eficiente entre o i3,i5 e i7 e ao mesmo tempo o mais barato entre os trs. Alguns Modelos : i3 500, i3 560, i3 540, i3 530, i3 330M , i3 330UM.

Intel Core i5
O primeiro processador dessa linha foi lanado em setembro de 2009 no modelo Core i5 750, foi projetado para satisfazer usurios que trabalham com tarefas mais pesadas no dia-a-dia. Utiliza a microarquitetura Nehalem com o soquete LGA 1156 e pode-se achar modelos com 2 ou 4 ncleos, memoria cache de at 8MB L3 compartilhada , possui controladores de memorias DDR3 1333 MHz com duplo canal (Dual Channel), GPU integrada e ainda integra uma PCI EXPRESS 2. Alm disso os transistores podem ser encontrados de 32 nm e 45 nm. Esse processador feito para cliente exigentes que realizam tarefas de alto processamento, e geralmente que gostam de jogos de alta resoluo e jogabilidade , mais caro e mais eficiente que o i3, mas deve-se olhar bem o custo beneficio, pois se o cliente for trabalhar com apenas tarefas bsicas o i5 no o mais vivel. Alguns Modelos : i5 750, i5 760, i5 660, i5 661, i5 670.

Intel Core i7
Esse o processador almejado por todos os amantes de alto processamento e velocidade de processadores. O i7 de primeira gerao o mais avanado dos trs processadores , foi lanado em novembro de 2008. Possuem 4 ncleos de processamento com exceo do modelo i7 980x que j possui 6 ncleos que emula 12 ncleos. Possuem 8 MB de cache L3 compartilhada (exceto o i7 980x que possui 12 MB), 64 KB de cache L1 ( 32 KB para dados + 32 KB para instrues )por ncleo e 256 KB de cache L2 por ncleo. Ao invs de ser Dual Channel como o i 3 e o i5, essa linha de processadores so Triple Channel, ou seja, 3 canais de memria DDR3 1066 1333 MHz. O barramento frontal o QPI ( QuickPath Interconnect Interconexo de alta Velocidade) que serve para aumentar o desempenho do processador, aumento a largura da banda de transmisso e diminuindo as latncias. O i7 possui cerca de 731 milhoes de transistores e pode ser encontrado com 32nm ou 45nm.

Esse processador recomendado para profissionais que realmente realizam tarefas mltiplas e de alto processamento, pois o processador muito caro. O i7 possui muitas evolues e, alm disso, existem os processadores da linha de segunda gerao que compartilham outra microarquitetura. O i7 possui todas as ferramentas de desempenho dos outros processadores e pode trabalhar em uma frequncia de 2,8 GHz 3,33 GHz, sem o uso da tecnologia Turbo Boost que pode fazer chegar 3,6 GHz. Alguns modelos: i7 860, i7 940, i7 920.

You might also like