You are on page 1of 24

BC0104 Interae atmicas e moleculares es 2010.

Prof. Dr. Alex xsandre F. Lago

E-mail: alexsandre.lago@ufabc.edu.br
Email da d disciplina: IAM.2011.UFAB BC@gmail.com Senha: iam m2011ufabc

Postu ulados A funo de onda contm toda a infor rmao sobre o sistema, que pode ser obtida resolvendo a equao de Schr dinger; 2d representa a probabilidade de e encontrar o estado do sistema em um elemento de volume espacial d; A funo de onda deve ser contnua, ter derivadas contnuas , e ser , integrvel; Operadores aplicados a funo de on produzem os observveis. Os nda operadores so construdos a partir do operadores x e p; os Segundo o princpio da incerteza de Heisenberg, no podemos determinar a posio e o momento da partcula, simultaneamente, num experimento.

Para extrair informaes da funo d onda de um sistema, necessrio de resolver a equao de Schrding ger ( H = E) e encontrar os autovalores e autofunes do oper rador hamiltoniano do sistema. H = E (equao de autovalores) )

(operador)(funo) = (fator constante = autovalor) x (mesma funo) e (exemplo: H= T+V = energia cintica + energia potencial). a Operador mecnico quntico uma regra matemtica que opera sobre uma funo de onda de um sistema f fsico. Autovalor de um dado operador representa uma grandeza fsica r observvel permitida resultante (resu ultado da operao). * Autofunes correspondentes a diferentes autovalores do mesmo operador so ortogonais.

* j d = 0

Operadores comumente usados em mecnica quntica s

= (Equa ao de auto valores) = Operador , =Aut tofuno , = Autovalor O conjunto das autofunes de uma quantidade fsica mensurvel (f) completo. Os autovalores de f so dados por fn (n=0,1,2,3 ..). Isto , dada uma funo de onda qualquer do sistema, podem as expandir em termos de suas mos autofunes e seus coeficientes: onde os coeficientes de expanso an s normalmente nmeros complexos. so Fazendo-se uma medida de f no estad , a probabilidade de se obter o do autovalor fn dada por , cons seqentemente: Para funes de onda normalizadas, v valor mdio de um grande nmero de observaes dado pelo valor esperado de um operador.

= * d

(Equa ao de auto valores)

Uma forma diferente de dizer: Vam resolver a equao de Schrdinger mos para um sistema, dizer que vamos encontrar os autovalores e autofunes do operador hamiltonia para o sistema. ano Assim, as funes de onda so as aut tofunes do operador hamiltoniano, e os correspondentes autovalores so as energias permitidas (H = E ) . s Exemplo: Vamos mostrar que eax uma autofuno do operador d/dx, e encontrar o autovalor correspondente. . Resoluo: Precisamos operar sobr a funo e checar se o resultado re uma constante multiplicada pela funo original. = (d/dx) e = (eax ) , = , logo : = (d/dx)(eax )

= a(eax ) = a . Concluimos q eax uma autofuno de d/dx que e o seu autovalor =a

ESTADOS ESTA ACIONARIOS

Em geral, muitas funes de densidade de probabilidade e conseqentemente as propriedades de u certo sistema podem evoluir com um o tempo. ais Entretanto, para certos estados nos qua as propriedades do sistema dadas pela densidade de probabilidade * so independentes do tempo ento tais estados so chamados de estados e estacionrios. Nestes casos a equao de Schrding dependente do tempo para um ger sistema unidimensional, pode ser s separada os termos dependentes e independentes do tempo para a funo de onda: ( x , t ) = ( x ) (t ) e Isto resulta em que a probabilidade de encontrar uma partcula em algum lugar do espao independente do temp pois po,

* = *

Conseqentemente, a determinao dos estados estacionrios de um determinado hamiltoniano feita norm malmente resolvendo-se a equao de Schrdinger independente do tempo.

Os estados estacionrios so extrem mamente importantes na descrio quntica da natureza, no s por representarem os estados que tm energia definida, mas tambm porque o conjunto dos autoestados do hamiltoniano, que so os estados est tacionrios, completo. Isto significa que qualquer estado do sistema pode ser representado como o uma combinao linear de estados est tacionrios. Em geral, uma combinao linear de d duas funes f e g , pode ser expressa por: c1f + c2g , onde c1 e c2 so coe eficientes numricos. Supondo que a funo de onda se uma superposio de diferentes eja autofunes , podemos escrever com uma combinao linar : mo

= c1 1 + c 2 2 + ... =

c
k k

As autofunes descritas por k forma um conjunto completo. am

Importantes solues da equao de Schrdinger Movimentos translacional , rotacional e vibracional 1- Partcula numa caixa (unidimensi ional) Um exemplo da aplicao da equao de Schrdinger o caso de uma partcula de massa m, confina em uma caixa, com paredes ada infinitas. A parede da caixa defini por um potencial V(x) infinito. ida
A equao de Schrdinger no interior da caixa, potencial nulo (V(x)=0), o m mesmo para uma partcula livre (mov. Translacio onal).

A energia total da partcula (E = V + T) igual a energia cintica (T), j que a energia potencial (V) igual a zero no interior da caixa.

Resolvendo a derivada do lado esquerdo da equao:

A energia ento dada por:

nh p= = 2L
tulados bsicos da mecnica quntica Esta soluo deve satisfazer aos post assim como as condies de contorno do problema

Como impossvel encontrar a partcula em qualquer regio fora da caixa j que o potencial nesta regio infinitamente grande, neste o caso a funo deve ser nula nesta re egio.

Aplicando a primeira condio de co ontorno, a funo de onda deve ter o coeficiente D igual a zero, logo o:

Aplicando a segunda condio de c contorno:


A funo seno igual zero sempre qu o seu argumento for um mltiplo ue inteiro de n:

A partir destas condies de conto orno a funo de onda assume a seguinte forma:

Neste caso, existem vrios estado possveis para a partcula, cujas os energias so dadas em funo do n nmero quntico principal n:

h2 E = n2 8mL2
A aplicao das condies de con ntorno nos leva a concluir que os valores de energia so quanti izados, ao contrrio do que a aplicao da mecnica clssica re esultaria. Vemos que existe uma energia mn nima (para n=1) maior que zero (E1 = h2 /8mL2 ) que um exemplo de e energia de ponto zero.
O estado de mais baixa energia c chamado de estado fundamental e estados de energia mais alta so esta ados excitados.

2- Movimento r rotacional

O movimento rotacional de uma partcula em torno de um ponto central descrito por seu momento angular (J ou L). O momento angular um vetor e s magnitude fornece a taxa em sua que a partcula circula e sua dire indica o eixo de rotao. o A magnitude do momento angular (L) dada pelo produto do momento de inercia (I) e a velocida angular (). ade

L = J = I I = mr 2
Uma partcula de massa m se mov vendo no plano XY. A energia (E) total dessa partcul a prpria energia cintica, isto la V = 0. Assim a energia igual a:

E = p / 2 m = Lz / 2 I
2

O momento angular desta partcu no pode assumir qualquer valor, ula mas sim apenas valores discreto e, portanto ele uma grandeza os quantizada. O operador Hamiltoniano para um partcula em movimento no plano ma dado por:

Substituindo o operador moment tum na forma diferencial e usando coordenadas esfricas:

AequaodeSchrdingerpodeserescritadaseguinteforma

cujasoluolevaaosseguintesresultados;

ml hr ml h Lz = = = = ml h 2r 2 Quantiza omomentoangular ml = 0,1,2,... hr


Energiaspermitidas Funesdeonda

ml h L = E= 2I 2I

2 z

e ml ( ) = 1/ 2 (2 )

iml

3- Oscilador harmnico mos A movimento vibracional de dois tom numa molcula diatmica bem representado por um oscilador harm nico.

Oscilador harmnico em mecnica quntica envolve a determinao a das solues da equao de Sc chrdinger para uma partcula de massa m e coordenadas x movendo-se numa regio onde a energia potencial V(x) tem a forma do oscila ador harmnico.

1 2 V = Fdx = k xdx = kx 2 0 0
Em sistemas microscpicos entend demos k como uma constante que descrev quo ve bruscamente a energia potencial do sistema aumenta do seu valor de referncia V = 0 na posio de equilbrio x = 0, medida que a partcula se afasta deste ponto. 2 2

x1

x1

T +V = E

p x kx + =E 2m 2

Vibrao
2 k = 4 2 mv0

Nas expresses acima, a freqn ncia angular e v a freqncia de oscilao. A equao de Schrdinger para o osc cilador harmnico pode ser escrita como abaixo:

o Esta uma equao diferencial padr e suas solues so bem conhecidas (revisem a deduo nos li ivros de quntica): A quantizao dos nveis de energia derivada das condies de contorno. A resoluo da equao resulta nos n nveis de energia permitidos:

1 E v = ( v + ) h 2

v = 0,1,2,...

A partir deste resultado vemos que os nveis de energia do oscilador s harmonico seguem com espaament uniforme de h . to

A energia mnima (energia de ponto z zero) deste sistema ocorre para v=0.

Isto implica que mesmo em seu estad de mnima energia (Temp do tendendo para 0K) as partculas se m mantm em movimento em torno da posio de equilbrio .

1 E0 = h 0,2eV 2

As funes de onda para o oscilador harmnico tem a seguinte forma r geral:

v ( x ) = N v H v ( y )e
y= x

y2 / 2

1 4

h2 = mk

o, Nv so as constantes de normaliza Hv so os chamados polinmios de Hermite (normalmente encontrad em tabelas, pesquise), e o termo dos exponencial representa a forma de u uma funo do tipo Gaussiana.

Espectro at tmico
-O

espectro atmico caracterstico da estrutura (distribuio) eletrnica do tomo em estudo (e seus nveis de ener rgia).

- Nos primeiros estudos, cientistas buscavam encontrar um padro nos comprimentos de onda (ou freqncias) das linhas atmicas no espectro do hidrognio.

Espectro de emisso do tomo de hidrognio na regio do visvel e ultravioleta prximo. A o letra Hx representa a posio da radiao.
G. Herzb berg, Molecular Spectra and Molecular Structure, 2 Edio (1944).

A origem do espectro de linhas pode se entendida de modo geral a partir dos er conceitos de fton e a interao com os e eltrons e nveis de energia do tomo. Estes conceitos foram unificados por N Niels Bohr em 1913. Segundo Bohr, o espectro de linhas de um elemento con nsiste em ftons emitidos pelos tomos, com energias especficas, pois cada t tomo possui um conjunto de nveis de energia permitidos. Nos tubos de descarga (Lmpada de H H2, etc.), por exemplo, por meio da He, aplicao de um potencial ou por meio de colises inelsticas entre eltrons, os s tomos so excitados (sofrem transies eletrnicas) para nveis discretos mais altos. Em seguida, estes tomos em estados e excitados podem sofrer decaimento para algum estado de energia mais baixa (ou at o nvel fundamental), emitindo diferena de energia entre os nveis de radiao (fton) com energia igual d energia envolvidos Ei (inicial) e Ef (final) . ) hc

E = h = hf =

= Ei E f

energia _ fton _ emitido

Rydberg - Transies eletrni icas

1 1 1 ~ = = RH 2 2 c cm n ni f 1
Nome Lyman Balmer Paschen Bracket Pfund Humphreys nf 1 2 3 4 5 6 ni n = 2,3,4, n = 3,4,5, n = 4,5,6, n = 5,6,7, n = 6,7,8, n = 7,8,9,

(ni > nf)


Regio do espectro eletromagntico Ultravioleta Visvel Infravermelho Infravermelho Infravermelho Infravermelho

Transies eletrn nicas para as sries espectroscpicas tomo de Hidrogenio

Lista de exerccios 1: (entrega na prxima quarta) 1- Descreva e exemplifique os postulado da mecnica quntica. os 2- O que so os operadores mecnico qu unticos? Como eles so usados e qual sua importancia para a mecnica qunt tica? Descreva os principais operadores usados em mecnica quntica, e para que eles so utilizados. e 3- Descreva a equao de Schrdinger in ndependente do tempo e sua importancia em mecnica quntica. res? Quais so os componentes destas 4- O que uma equao de autovalor equaes. 5- Explique o significado de uma fun de onda, e da funo densidade de o probabilidade. Explique as diferenas ent estas e seus usos. tres 6- Revise e explique as solues da equa ao de Schrdinger para os movimentos : translacional, rotacional e vibracional. 7- Faa um resumo sobre os principais av vanos nos estudos da teoria atmica.

You might also like