You are on page 1of 21

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2

 ,1752'8d2
Este trabalho apresenta conceitos que delineiam a concepo de selos mecnicos axiais procurando fornecer subsdios aos usurios deste elemento de mquina quando necessitarem efetuar avaliaes de propostas e analisar aplicaes.

 *(1(5$/,'$'(6
As vedaes so componentes cuja funo impedir o fluxo de um fluido qualquer entre dois meios e podem ser classificados como segue abaixo:

9('$d(6 (677,&$6 ',10,&$6 6(0 &217$72 )6,&2 &20 &217$72 )6,&2 5$',$,6 $;,$,6
5HWHQWRUHV H JD[HWDV 6HORV 0HFkQLFRV /DELULQWRV -XQWDV

 6(/26 0(&1,&26
Como exposto anteriormente, este um tipo de vedao dinmica com contato que compensa o seu desgaste axialmente e destina-se a isolar dois, ou mais ambientes, quando entre eles passar um eixo rotativo com nenhum ou com pouco deslocamento axial. Doravante, esta vedao ser chamada de selo mecnico como comumente conhecida. Suas principais aplicaes so em:

Bombas centrfugas; Bombas rotativas de deslocamento positivo; Ventiladores; Reatores e agitadores para a industria qumica; Compressores; Eixos propulsores de embarcaes navais; Redutores. 1

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2

 35,1&3,2 '( )81&,21$0(172


A forma mais simples de selo mecnico seria aquela representada na figura 1, onde uma das faces de contato formada pela face frontal de um ressalto no eixo e a outra pela face frontal de um ressalto na carcaa.

)LJXUD  6HOR 0HFkQLFR UXGLPHQWDU Sendo a presso P1 > P0 o eixo forado axialmente do meio 1 para o meio 0, fechando a interface de vedao, tanto mais, quanto maior for o diferencial P1/P0. Esta forma construtiva para tornar-se funcional, necessitaria de um fechamento prvio da interface de vedao e um deslocamento axial do eixo medida que as faces de vedaes forem se desgastando. A fim de evitar os problemas construtivos funcionais a soluo interessante construir as partes sujeitas ao movimento relativo, independentes do eixo e da carcaa a fim de facilitar sua confeco e permitir a escolha adequada de materiais. Outra medida necessria a introduo de um elemento elstico capaz de compensar o desgaste das faces. Tal forma construtiva encontra-se representada na figura 2. Nesta soluo ainda so deficientes a transmisso de torque do eixo para a face rotativa e as vedaes secundrias, ou seja, a vedao entre os componentes rotativos / eixo e a vedao entre o componente estacionrio / carcaa.

)LJXUD  2

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2


Nos selos mecnicos comerciais como mostrado na figura 3, todos estes aspectos esto previstos e por isto pode-se afirmar que todos os selos mecnicos so compostos de: Conjunto de compensao de desgaste, composto de: Anel deslizante Vedao secundaria Conjunto axialmente fixo, composto de: Contra anel Vedao secundaria

)LJXUD  6HOR 0HFkQLFR FRPHUFLDO Em resumo, os selos mecnicos so compostos de: Anel deslizante Contra-anel Vedaes secundrias Mola Anel de arrasto

O sistema de transmisso de torque composto de anel de arrasto e parafuso, porm, esta funo poder estar sendo desempenhada por outros componentes, como por exemplo mola ou foles. Praticamente todos os selos mecnicos apresentam, de uma forma ou de outra, os seguintes elementos, que a seguir esto sendo expressos em funo da figura 3:

Vedao principal ou dinmica: composta pela interface de vedao, ou seja, pelo contato entre o anel deslizante e contra anel. Vedaes secundrias: so aquelas que efetuam a vedao entre partes do selo mecnico e componentes do equipamento. Podem ser feitos por anis elastomricos ou no. Mola: possui a funo de manter a interface de vedao fechada, quando no houver presso hidrulica, agindo sobre o selo mecnico. A funo deste elemento poder, em algumas formas construtivas de selos mecnicos, estar sendo desempenhado por um fole. Arrasto ou ancoragem: possui a funo de transmitir o torque do eixo para o conjunto de compensao quando este for rotativo ou de ancor-lo, quando este for estacionrio. Este papel poder, em algumas formas construtivas de selos mecnicos, estar sendo desempenhado por uma mola ou um fole.

 )250$6 &2167587,9$6
Muitas so as formas construtivas dos selos mecnicos, mas basicamente podemos dividilos em dois grupos principais:

Com conjunto de compensao rotativo e sede estacionria como representado na figura 4. Com conjunto de compensao estacionrio e sede rotativa como representado na figura 5.
3

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2


SELOS MECNICOS COM CONJUNTO DE COMPENSAO ROTATIVO a forma construtiva mais usual. Destina-se a velocidade de deslize, na interface de vedao, de at aproximadamente 20 m/s. A partir deste valor, o efeito da fora centrfuga pode afetar o desempenho do elemento elstico.

)LJXUD  6HOR 0HFkQLFR FRP FRQMXQWR GH FRPSHQVDomR URWDWLYR SELOS MECNICOS COM CONJUNTO DE COMPENSAO ESTACIONRIO a forma construtiva apropriada para velocidades de deslize mais elevadas, uma vez que possui apenas a sede e sua vedao rotativas, minimizando desta forma eventuais problemas de desbalanceamento dinmico. Nada impede sua aplicao em velocidades baixas.

)LJXUD  6HOR 0HFkQLFR FRP FRQMXQWR GH FRPSHQVDomR HVWDFLRQiULR Cada um destes grupos ainda pode ser dividido em funo do tipo de elemento elstico que compe o conjunto de compensao. Este elemento, geralmente uma mola ou um fole, possui a funo de manter a interface fechada quando sobre o selo mecnico no estiver atuando a presso hidrulica. Na figura 6 est representada uma classificao geral destes componentes. 4

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2


 !  
)LJXUD  &ODVVLILFDomR JHUDO GH HOHPHQWRV HOiVWLFRV MOLA NICA HELICOIDAL CNICA Montada sempre como elemento elstico nico, capaz de compensar grandes erros de posicionamento do eixo, sem alterar significativamente sua carga. recomendvel evitar seu emprego em selos mecnicos com tamanhos maiores que 75 mm de eixo, pois, a partir da, comeam, ser de manuseio incmodo. Por outro lado, sua aplicao em tamanhos pequenos interessante por ser um elemento relativamente grande e pouco suscetvel a emperramento por impurezas ou alteraes de fase de produto. Sua distribuio de fora irregular ao longo do permetro da interface de vedao , na prtica, irrelevante. Por ser tambm um elemento de transmisso de torque, determina que o selo mecnico seja dependente do sentido de rotao, sendo que nestes casos necessrio especificar a mola de acordo com o sentido de giro do eixo. )LJXUD  6HOR 0HFkQLFR FRP PROD ~QLFD KHOLFRLGDO F{QLFD 5

#!9 865"   2   7 (

  "  7 ( #'&#@ 865"

           

4!3   

#0 )#'" #!!"   ( $ 

(/(0(172 (/67,&2

        

 &  #!     2 

  $  %#!!"  !1

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2


MOLA NICA HELICOIDAL CILNDRICA capaz de compensar grandes erros de posicionamento do eixo, sem alterar significativamente sua carga. recomendvel evitar seu emprego em selos mecnicos com tamanhos maiores que 75mm, pois, a partir da, comeam a ser de manuseio incmodo. Por outro lado, sua aplicao em tamanhos pequenos interessante por ser um elemento relativamente grande e pouco suscetvel a emperramento por impurezas ou alteraes de fase do produto. Sua distribuio de fora irregular ao longo do permetro da interface de vedao , na prtica, irrelevante. Sem qualquer outro sistema de transmisso de torque, determina que o selo mecnico seja dependente do sentido de rotao. Nestes casos necessrio especificar a mola de acordo com o sentido de giro do eixo.

)LJXUD  6HOR 0HFkQLFR FRP PROD ~QLFD KHOLFRLGDO FLOtQGULFD MOLA NICA ONDULADA Caracteriza-se por necessitar de pouco espao e ser de fcil montagem. Apresenta curva caracterstica muito acentuada, o que implica numa variao grande de carga em funo do deslocamento axial se comparado com as molas helicoidais.

)LJXUD  6HOR 0HFkQLFR FRP PROD ~QLFD RQGXODGD 6

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2


MOLAS MLTIPLAS HELICOIDAIS CILNDRICAS Com forma construtiva idntica a figura 8, sendo que a diferena consiste no agrupamento destes elementos quando de sua aplicao. Apresentam uma boa distribuio de carga ao longo do permetro da interface de vedao se distribudas uniformemente. recomendvel evitar seu emprego em selos mecnicos com tamanhos menores que 50 mm, pois, a partir da, comeam a tornar-se muito pequenas e portanto suscetveis a emperramento por impurezas ou alteraes de fase do produto. Estes problemas podem ser minimizados pela adoo de modelos de selos mecnico que as mantenham fora do produto. Possuem pequeno curso para compensao de erros no posicionamento do eixo, e que tornam seu uso ainda mais crtico para tamanhos menores de selos mecnicos. FOLE DE BORRACHA Confeccionado a partir de manta de borracha pura (normalmente viton, etileno ou perbunam) e vulcanizado em temperaturas entre 150 a 180 C em moldes de acordo a geometria e dimetro desejado. O fole de borracha em um selo mecnico no sujeito a nenhuma toro. O projeto do fole de borracha incorpora diversas funes tais como arrasto, elemento de vedao secundrio e alojamento para o anel deslizante. A transmisso de torque feita atravs da mola e de anis angulares montados externamente sobre o mesmo.

)LJXUD  6HOR 0HFkQLFR FRP IROH GH ERUUDFKD FOLE METLICO ONDULADO Confeccionado a partir de uma chapa fina lisa calandrada e soldada longitudinalmente. As ondulaes na chapa so feitas por repuxo mecnico ou hidrosttico. Alteram suas caractersticas fsicas com a variao da presso de trabalho e apresentam pequena suscetibilidade a impurezas, facilidade de limpeza e boa resistncia a variaes de temperaturas.

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2

)LJXUD  6HOR 0HFkQLFR FRP IROH PHWiOLFR RQGXODGR FOLE METLICO LAMELAR Confeccionado a partir de anis pr-ondulados e ligeiramente cnicos com soldagem interna e externa destes. Caracterizam-se por ocuparem pouco espao apresentando melhor estabilidade fsica e menor histerese se comparados aos foles ondulados.

)LJXUD  6HOR 0HFkQLFR FRP IROH PHWiOLFR ODPHODU 8

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2

 )25d$6 ( 35(66(6
PRESSO HIDRULICA As foras hidrulicas atuantes sobre o selo mecnico so, em sua maior parte, neutralizadas por foras da mesma intensidade, porm, em sentidos opostos. Apenas uma ao resultante formada pela rea AH indicada na figura 13, sobre a qual gerada a fora hidrulica (Fh). Dentro deste raciocnio pode-se conceber duas categorias de selos mecnicos, ou seja, aqueles que possuem uma rea de interface de vedao A menor que a rea de atuao hidrulica AH, e aqueles cuja rea de interface de vedao A maior que a rea de atuao hidrulica AH. Na figura 13 pode-se ver as duas relaes.

)LJXUD  5HODomR GDV iUHDV KLGUiXOLFDV H GH LQWHUIDFH Nos selos onde $+ / $ !  a presso de contato na interface maior ou igual a presso hidrulica, sendo por isto, chamados de selos mecnicos QmR EDODQFHDGRV. Nos selos onde $+ / $   a presso de contato na interface menor que a presso hidrulica, sendo por isto, chamados de selos mecnicos EDODQFHDGRV. Os fatores de balanceamento variam de 1 a 2 nos selos no balanceados e de 0,6 a 0,99 na maioria dos selos balanceados. Devido ao alivio de presso na interface dos selos balanceados que estes so mais adequados para aplicaes em presses hidrulicas mais elevadas, nada impedindo, porm, sua utilizao em presses baixas. Do ponto de vista terico deve-se esperar um vazamento ligeiramente maior nos selos balanceados em relao aos no balanceados, quando sujeitos as mesmas condies operacionais, porque a fora total de fechamento menor. FORA DE MOLA De maneira similar presso hidrulica, a fora de mola gera tambm uma presso de contato na interface de vedao chamada de 3). Sua funo manter a interface de vedao fechada enquanto no houver presso hidrulica atuando sobre o selo. Os valores desta presso ficam numa faixa de 10 a 50 N/cm, e de 5 a 25 N/cm. As aplicaes de selos mecnicos devem ser feitas de tal forma que a fora resultante da presso hidrulica some-se fora das molas, pois do contrario poder ocorrer abertura da interface de vedao.

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2

 ',6326,d2 '( 6(/26 0(&1,&26


SELO MECNICO SIMPLES So aqueles que possuem uma nica interface de vedao, como mostram as figuras anteriores. Sua refrigerao e lubrificao feita na maioria dos casos pelo prprio produto que se pretende vedar e por isto apresentam limitaes quanto:

A quantidade de slidos em suspenso. Teor de gases em suspenso. Presso de vapor. Agressividade qumica. Viscosidade.
Sua utilizao deve ser preferencial pela maior simplicidade de operao.

)LJXUD  6HOR VLPSOHV SELO MECNICO MLTIPLO Pode-se dispor de dois ou mais selos numa mesma vedao, objetivando determinadas solues, como a combinao de dois selos na disposio oposta (back-to-back), mostrado na figura 15, ou a disposio em srie (tandem ou dual para selos API 682), como mostrado na figura 16. Combinaes com mais de dois selos so raras, podendo citar-se trs ou mais selos em srie e dois selos em disposio oposta mais um em srie com o selo externo. 'LVSRVLomR 2SRVWD

Esta combinao consiste em montar os dois conjuntos de compensao entre os contra anis, como mostrado na figura 15, formando-se entre o produto e a atmosfera uma cmara intermediaria, que dever ser preenchida por um liquido de obturao. necessrio que este circule, por conveco natural ou de forma forada, bem como seja pressurizado a uma presso superior presso do produto junto ao selo interno. 10

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2

)LJXUD  6HOR 0HFkQLFR HP GLVSRVLomR RSRVWD EDFNWREDFN As principais caractersticas desta disposio so:

Conseguir-se 100% vedao do produto em relao a atmosfera. Possveis vazamentos ocorrem do lquido de obturao para o produto e do lquido de obturao para a atmosfera. Poucas peas do selo entram em contato com o produto, conseguindo-se assim otimizar a resistncia qumica pela eliminao ou reduo de componentes metlicos com o produto. Permite a vedao de gases ou lquidos com alto percentual de slidos em suspenso, pois o lquido que est na interface de vedao um lquido limpo (lquido de obstruo). O produto sofrer pequena contaminao pelo lquido de obturao.
&LUFXODomR SRU &RQYHFomR 1DWXUDO

Funciona a contento somente em velocidades baixas (< 2m/s) e preferencialmente com eixos na posio vertical. Em velocidades maiores a turbulncia criada pela parte rotativa dentro da cmara compromete ou inviabiliza a conveco natural. Neste caso os seguintes aspectos devem ser observados: auto escorva da cmara. No apresente segmento de tubulao horizontal ou descendente na sada da cmara, pois impede o deslocamento do lquido de obturao no seu movimento ascendente, pela sua menor densidade, quando aquecido pelas faces de vedao. A tubulao no tenha mais que trs curvas e que estas sejam de raio longo para minimizar as perdas de carga. A tubulao tenha um dimetro interno mnimo de 13 mm para minimizar as perdas de carga.

Sada do liquido de obturao deve estar localizado no ponto mais alto da cmara para permitir a

11

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2


&LUFXODomR SRU $QHO GH %RPEHLR

Funciona em velocidades > 2m/s e pode ser utilizado onde no houver diferencial de presso capaz de gerar a vazo necessria do liquido de obturao. Neste caso os seguintes aspectos devem ser observados:

Evitar que existam segmentos descendentes na sada da cmara, pois estes poderiam impedir o fluxo do liquido de obturao, uma vez que o anel de bombeio um elemento de deslocao de baixa eficincia. A tubulao no possua mais que trs curvas e que estas sejam de raio longo para minimizar as perdas de carga. Uma das conexes do lquido de obturao esteja no ponto mais alto da cmara para permitir a escorva da cmara. A tubulao tenha um dimetro interno mnimo de 13 mm para minimizar as perdas de carga.
&LUFXODomR )RUoDGD

O lquido de obturao provem de uma fonte com presso adequada, como por exemplo, uma unidade hidrulica ou tubulao pressurizada e retorna para o outro local com presso inferior. Neste caso devera ser observado que a regulagem de presso seja feita a jusante do selo mecnico. As funes do lquido so:

Lubrificar as interfaces de vedao. Refrigerar os selos mecnicos.


Com relao ao lquido de obturao dever ser observado que este seja:

Pressurizado em 2 bar acima da presso do produto, junto ao selo interno at o patamar de 20 bar. Acima deste diferencial dever ser de no mnimo 10% da presso do produto junto ao selo. Limpo. No agressivo e no txico. Compatvel com o produto a ser vedado.
Esta disposio usualmente denominada de selo mecnico duplo ou dual. 'LVSRVLomR HP VpULH

Esta forma consiste em montar dois selos mecnicos em srie como mostrado na figura 16, formando-se entre o produto e a atmosfera uma cmara intermediaria, que dever ser preenchida por um lquido de obturao. necessrio que este circule, por conveco natural ou de forma forada, bem como seja pressurizado a uma presso inferior a presso do produto junto ao selo interno, ou at que seja completamente despressurizado. Somente nos selos duais o lquido de obturao poder ser pressurizado. Em caso de se utilizar lquido de obturao sem presso, importante otimizar-se as propriedades deslizantes da combinao de materiais que compe a interface de vedao, pois como o diferencial de presso a ser vedado pequeno, a presso poder ser insuficiente para forar o lquido de obstruo para dentro da interface, provocando falta de lubrificao.

12

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2

)LJXUD  6HOR 0HFkQLFR HP GLVSRVLomR HP VpULH As principais caractersticas desta disposio so:

Conseguir-se boa vedao do produto em relao atmosfera, pois os possveis vazamentos do produto ocorrem dentro de um ambiente confinado. O produto no sofrer contaminao pelo liquido de obturao. Mesmas caractersticas citadas no selo de disposio oposta so vlidas, quando se tratar de selo dual pressurizado.

 0$7(5,$,6
A forma de abordagem deste captulo segue as especificaes da norma EN 12756, por esta ser mais detalhada no tocante a especificao de materiais, ficando divididos em:

Materiais deslizantes Vedaes secundrias Partes metlicas


0$7(5,$,6 '(6/,=$17(6 Os materiais deslizantes podem ser classificados como indicado na figura 17.

13

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2


0$7(5,$,6 '(6/,=$17(6 &$59(6 6,17e7,&26 &$592 *5$),7( (/(752*5$),7( 0(7$,6 0$&,d26 5(9(67,'26 &$5%(726 &$5%(72 '( 781*671,2 &$5%(72 '( 6,/&,2 (/(752*5$),7( 6,/,&,$'2 ;,'2 '( $/801,2 3/67,&26 32/,7(75$)/825(7,/(12

)LJXUD  &ODVVLILFDomR GH PDWHULDLV GHVOL]DQWHV FRQIRUPH QRUPD (1 

9 &DUY}HV 6LQWpWLFRV
So obtidos a partir de coque, grafite, antracite e aglutinantes como piche ou resina sinttica. Corpos compactados desta mistura so sinterizados a uma temperatura de 1.300 Neste C. processo a coqueficao do aglutinante provoca porosidade na ordem de 10 a 30%, que por reimpregnao reduzida para 1 a 2%. Pela proporo dos componentes bsicos so diferenciados os seguintes tipos: o Carvo duro (100% de carbono, 0% de grafite) o Carvo grafite (40 a 60% de carbono, 60 a 40% de grafite) &$592 *5$),7( &20 ,035(*1$d2 '( 5(6,1$ % Possui boa resistncia qumica, porm, resistncia mecnica mais baixa se comparada aos carves sintticos com impregnao metlica. O limite, com relao a temperatura, quando aplicado como material deslizante, fica em aproximadamente 150 A partir desta temperatura poder ocorrer a deteriorao da resina e por C. efeito da dilatao desta, ocorrem pequenos lascamentos do material, conhecidos como blistering. 14

F E D F IE F P A Q P I B G F E B 66!TSG B)R)&#H C66D CA Q X W IF G G Q U A Q P I B G F E B )#CR48V)&#H C66D CA

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2


&$592 *5$),7( &20 ,035(*1$d2 0(7/,&$ $ Possui maior resistncia mecnica que os carves sintticos impregnados com resina e menor resistncia qumica, em funo do metal utilizado como impregnante. O metal utilizado, via de regra, o antimnio. O limite de temperatura para sua aplicao de aproximadamente 400 Ultrapassando-se esta temperatura, na interface de vedao, aparecero C. sobre esta, deposies lamelares. A resistncia qumica ser funo do metal impregnante. (/(752*5$),7( obtido a partir da requeima de componentes em carvo duro ou carvo grafite a uma temperatura de 2.500 Neste processo ocorre o crescimento dos cristais do material, praticamente amorfo, C. surgindo da pequenos cristais de eletrografite. Em comparao ao carvo grafite, o eletrografite apresenta uma menor resistncia mecnica, porm, uma maior condutibilidade trmica. Como o carvo grafite sua utilizao d-se na forma impregnada, sendo esta metlica (antimnio) (C1), ou resinide (C2). Aplicaes altamente solicitadas tendem para a utilizao de carves de granulometria fina que apresentam maior resistncia mecnica. Para compensar a menor condutividade destes materiais torna-se imperativo direcionar o fluxo de refrigerao para as faces a fim de remover o calor gerado.

9 0HWDLV
So utilizados na forma de peas macias ou revestidas. Sua utilizao d-se nas aplicaes de media e alta presso.

5(9(67,'26 A utilizao de metais revestidos esteve sempre limitada por: Espessura fina do revestimento, no permitindo recuperao . Falhas no revestimento, permitindo o ataque ao metal base. Propriedades fsicas: dilatao diferente do metal base, podendo provocar lascamento do revestimento. Dificuldade de garantia da qualidade do processo de revestimento, podendo provocar a corroso do material base ou o lascamento do revestimento. Na forma de revestimentos pode-se citar o Stellit e o oxido de cromo. Ambos encontram-se em processo de desuso por no apresentarem mais vantagens tcnicas ou econmicas sobre os carbetos.

0$&,d26 6 Os melhores resultados so conseguidos com ligas especiais fundidas, a base de nquel ou cromo que apresentam boas propriedades deslizantes e boa resistncia qumica. As ligas a base de nquel apresentam dureza na faixa de 120 a 170 HB, enquanto as ligas a base de cromo, apresentam dureza na faixa de 300 HB.

9 &DUEHWRV
So ligas binrias de elementos com o carbono, sendo divididos em carbetos: Salinos Covalentes Metlicos Como matria prima para selos mecnicos so utilizados basicamente, o carbeto metlico de tungstnio (W) e o covalente de silcio (SiC). Por razes tcnicas e econmicas estes carbetos so utilizados, alem da forma macia, tambm na forma emanchada para tungstnio e silcio e na forma soldada para carbetos de tungstnio e aglutinante com cobalto. 15

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2


&$5%(726 '( 781*671,2 8  8 obtido pela sinterizao de corpos pr-compactados de carbono e tungstnio a uma temperatura de 1.500 O gro do carbeto possui uma dureza prxima a do diamante. Como o carbeto de C. tungstnio em sua forma pura apresenta insuficiente resistncia, faz-se necessrio a interligao de um aglutinante metlico. Como aglutinante so utilizados em ordem crescente de resistncia qumica, o cobalto (U1), nquel (U2) ou cromo-nquel-molibdnio. O teor de aglutinante varia entre 6 e 9%. A utilizao destes materiais determinada por: Todos os tipos de carbeto de tungstnio apresentam seu ponto fraco no aglutinante, devido a sua baixa resistncia qumica. Caractersticas do produto a ser vedado e variaes de temperatura podem conduzir a corroso seletiva do aglutinante, alteraes da superfcie polida e conseqente vazamento. Em aplicaes altamente solicitadas os carbetos de tungstnio perderam importncia pelo desenvolvimento de novos materiais cermicos.

&$5%(726 '( 6,/&,2 obtido pela ligao de silcio (Si) com o carbono (C), a partir de quartzo, coque, argila e sal em fornos eltricos a temperaturas de 1.900 a 2.200 O carbeto de silcio condutor de C C. eletricidade e possui dureza prxima a do diamante. Forma-se, em uma temperatura mais baixa, a fase cbica chamada GH -SiC e, em uma temperatura mais alta, a fase hexagonal chamada de -SiC. A temperatura de mudana entre as fases 2.100 Na forma de p o carbeto de silcio C. matria prima para carbeto de silcio diretamente sinterizado (S-SiC) e carbeto de silcio sinterizado por reao (Si-SiC). A utilizao destes materiais apresenta as seguintes caractersticas: Carbeto de silcio que apresenta Si livre possui resistncia qumica mais baixa, em especial, no campo alcalino, onde ocorre a corroso seletiva do Si livre. As peas macias apresentam a fragilidade tpica dos materiais cermicos. Por este motivo fazse necessrio configuraes, bem como sistemas de transmisso de toque especficos. Inseres de grafite melhoram significativamente as prioridades tribolgicas. As perdas de resistncia mecnica da resultante podem ser toleradas. Grafites superficialmente siliciados tem suas aplicaes limitadas ao campo de baixas e medias presses em funo de sua estrutura. &$5%(726 '( 6,/&,2 ',5(7$0(17( 6,17(5,=$'26 4 obtido pela sinterizao dLUHWD GR 6L& HRX 6L& XWLOL]DQGR SURGXWRV DX[LOLDUHV FRPR ERUR berlio ou alumnio. A mistura, sob forma de p, pr-compactada e nesta forma sinterizada a uma temperatura de 1.900 a 2.200 C, quando ento os produtos auxiliares promovero a fuso superficial dos gros de carbeto e o adensamento do material. Por no haver Si livre no carbeto diretamente sinterizado, este pode ser utilizado em toda a faixa de pH. Este material mais quebradio que o carbeto de silcio obtido por reao. Sua estrutura mais fina e homognea.

&$5%(726 '( 6,/&,2 6,17(5,=$'26 325 5($d2 4 O Si-SiC obtido pela mistura de -SiC, sob a forma de p, com a grafite e aglutinantes orgnicos. Os corpos pr-compactados so aquecidos a uma temperatura de 1.000 C para a coqueficao do aglutinante. Para que ocorra a siliciao, os corpos so em seguida mergulhados em um banho de silcio fundido a uma temperatura de 1.500 a 2.200 C, assim o silcio penetra nos poros da pea reagindo com o carbono livre desta e formando SiC secundrio. O carbeto de silcio, assim obtido, pode conter at 10% de silcio livre. Por este motivo sua aplicao restrita a produtos com pH mximo de 10. Em funo da matria prima a granulometria do produto final poder ser fina ou grossa. (/(752*5$),7( 6,/,&,$'2 4 composto de 55% eletrografite livre, 45% de carbeto de silcio e 0,5 a 1% de silcio livre. obtido pelo mergulho de peas de eletrografite, sob vcuo, em banho de silcio fundido a uma temperatura de 2.200 C. A penetrao do silcio pode chegar a 10 mm. Uma parte do carbono reage com o silcio, formando SiC. Poros e granulometria do material base influenciam as propriedades do produto final. Como fatores limitantes apresenta: alto custo e prazo de entrega longo.

16

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2


9 [LGR GH $OXPtQLR 9
o mais conhecido dos materiais xido-cermicos para aplicao como material deslizante. um material sinterizado, compacto, de granulometria fina, frgil e resistente a abraso. Podem ser adicionados aglutinantes e dependendo do grau de pureza desejado, pode ser misturado a outros xidos metlicos, pr-compactado e nesta forma sinterizado a uma temperatura de 1.600 a 1.750C. Em geral sua combinao d-se com carves sintticos ou carbeto de tungstnio em aplicaes de baixa ou media presso (p < 25 bar). Esta limitao ocorre em funo dos gros que compem a interface de vedao apresentarem arestas vivas e de sua relativamente baixa condutibilidade trmica. Nas aplicaes sob presses elevadas, ocorre um alto desgaste do material mole, por este ser forado sobre as arestas afiadas dos gros do xido de alumnio. Em conjunto com alguns tipos de carves, forma uma das combinaes com maior resistncia qumica.

9 3OiVWLFRV
So materiais que apresentam em sua combinao uma grande quantidade de ligao de macromolculas orgnicas obtidas sinteticamente ou pela transformao de produtos naturais. So via de regra conformveis quando sujeitos a temperatura e presso. Como material deslizante destaca-se o politetrafluoretileno (PTFE), cuja aplicao se faz necessria para produtos altamente oxidantes, como por exemplo o H2O2, onde os carves no mais resistem. 32/,7(75$)/825(7,/(12 < O PTFE possui uma boa resistncia a altas temperaturas mas tambm apresenta uma grande variao do seu coeficiente de dilatao em funo da variao de temperatura. Flui na temperatura ambiente, quando sujeitado a cargas. Esta fluidez, bem como a variao do coeficiente de dilatao e sua baixa resistncia a abraso podem ser melhoradas pela adio de fibra de vidro (Y1) ou carbono (Y2). O PTFE resistente a praticamente todas as substncias, exceo feita a metais alcalinos fundidos ou diludos, alguns compostos de cloro-flor-carbono (CFC), flor e fluoretos de cloro, temperaturas e presses elevadas, polisteres que contenham aminas em temperaturas superiores a 160 C e estireno em temperaturas maiores que 80 C. Propriedades das combinaes dos materiais de face :

Carvo com impregnao de resina Carvo com impregnao de antimnio PTFE Fundido de cromo Carbeto de tungstnio com impregnao de nquel Carbeto de silcio dir. sinterizado Carbeto de silcio sinterizado por reao Eletrografite sinterizado xido de alumnio

B A Y S

a a a c f d f d d d c f g f g

a a c e e e e a

a a a a a a g

a a a a a a b f h b f h b f h b f h f h a c f d f h f h b g h e f h g h

U2 Q1 Q2 Q3 V

d f h g h

Combinao no usual Propriedade deslizante regular Propriedade deslizante boa Propriedade deslizante tima

)LJXUD  3URSULHGDGHV GDV FRPELQDo}HV GH PDWHULDLV GHVOL]DQWHV

a b c d

Propriedade deslizante excepcional Resistncia qumica boa Resistncia qumica tima Resistncia a abraso tima

e f g h

9('$d(6 6(&81'5,$6 17

SSSyx f v rt r wig uSs)q

p h8c i8f ec hg d

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2


As vedaes secundrias podem ser classificadas como indicado na figura 19.
9('$d(6 6(&81'5,$6

(/$670(526

(/$670(526 5(9(67,'26

12 (/$670(526

)LJXUD  &ODVVLILFDomR GRV PDWHULDLV SDUD YHGDo}HV VHFXQGiULDV FRQIRUPH QRUPD (1 

(ODVW{PHURV
Elastmeros so materiais polimricos com grandes cadeias moleculares, no perdendo as caractersticas elsticas com a variao de temperatura. Em baixas temperaturas aumentam sua rigidez e em altas temperaturas mantm a elasticidade, sem fluir, at atingir sua temperatura de deteriorao. Podem ser obtidos a partir de meios orgnicos (plantas vegetais) ou de hidrocarbonetos (borracha sinttica). Atualmente, so produzidos em torno de 30 tipos de elastmeros, sendo os principais: o o o o Borracha de nitril-butadieno (NBR) Borracha de etileno-propileno-dieno (EPDM) Borracha fluorada (FKM) Borracha perfluorada (FFKM)

%255$&+$ '( 1,75,/%87$',(12 1%5 uma denominao generalizada para a mistura dos polmeros citados. O teor de acrilo-nitrila varia de 18 a 50% e influencia de forma acentuada as propriedades do elastmero. Altos teores de acrilonitrila melhoram a resistncia a leos e combustveis, reduzindo entretanto, a flexibilidade a frio, a elasticidade e o coeficiente de deformao residual. NBR possui boas propriedades mecnicas e comparado a outros elastmeros, uma boa resistncia e abraso. Possui resistncia a temperatura na faixa de -40 a +100 C por um perodo de 1000 horas. Resiste bem quimicamente a:

Hidrocarbonetos alifticos (propano, butano, gasolina, leos e graxas minerais, diesel, leo combustvel). leos e graxas de origem vegetal e animal. cidos, bases e solues salinas diludas, em baixas temperaturas. Combustveis com alto teor de aromticos (gasolina aditivada). Hidrocarbonetos aromticos (benzeno). Hidrocarbonetos clorados (tricloroetileno). Solventes polares (acetona). Fluidos de freio a base de glicol. Oznio.
120(6 &20(5&,$,6 Perbunan .................... : Bayer %255$&+$ '( (7,/(123523,/(12 (3'0 18

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2


EPDM obtido pela co-polimerizao de etileno, propileno e de um dieno. Uma caracterstica deste material a sua excepcional resistncia ao envelhecimento, intempries e ao oznio. Sua resistncia a temperaturas vai de -50 a +150 C. Resiste bem quimicamente a: gua quente e vapor (at 150C). Fluidos de freio a base de glicol (at 150 C). Muitos tipos de cidos orgnicos e inorgnicos. Detergentes, hidrxido de sdio e hidrxido de potssio. Fluidos hidrulicos a base de Ester de cido Fosfrico. leos e graxas a base de silicone. No resiste quimicamente a:

leos, graxas e combustveis.


120(6 &20(5&,$,6 Nordel ........................ : Du Pont %255$&+$ )/825$'$ ).0 um polmero formado por fluoreto de vinildienoe hexafluorpropileno. Apresenta uma larga faixa de aplicao quanto a temperatura, que vai de -25 a +200 C. quimicamente estvel, pouco permevel a gases e apresenta pouca perda de massa quando submetido ao vcuo. A resistncia ao oznio, a intempries e a radiao muito boa. Novos desenvolvimentos que apresentam cadeias de perxido em sua estrutura indicam boa resistncia em aplicaes em que fluorcarbonos convencionais no mais resistem, tais como lcoois, gua quente e vapor. Resiste bem quimicamente a:

leos e graxas minerais (apresentam leve inchamento a leos segundo ASTM n 1 a 3). leos e graxas a base de silicone. leos e graxas de origem animal e vegetal. Hidrocarbonetos alifticos (gasolina, butano, propano, gs natural). Hidrocarbonetos aromticos (benzeno, tolueno). Hidrocarbonetos clorados (tricloroetileno, tetracloroetileno). Combustveis, inclusive os aditivados com metanol.
No resistente quimicamente a:

Solventes polares (acetona, metil-etil-cetona, etil-acetato, dietil-eter). Fluidos de freio a base de glicis. Aminas, amnia e lcalis. Vapor de gua super aquecido. cidos frmico e actico.
NOMES COMERCIAIS Viton ....................... : Du Pont Fluorel .................... : 3M %255$&+$ 3(5)/825$'$ )).0 19

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2


Ligao do tetrafluoretilino com fluorelastmero. Alia a resistncia qumica do PTFE com a elasticidade dos fluorelastmeros. Em caso de aplicaes em gua quente absorve a mesma. Apresenta uma larga faixa de aplicao quanto a temperatura, que vai de -30 a +316 C. Apresenta pouca perda de massa quando submetido ao vcuo, mesmo em altas temperaturas. Resiste bem quimicamente a:

Praticamente quase todos os produtos qumicos. Oxignio, oznio, intempries e envelhecimento.


No resiste quimicamente a:

Substncias a base de flor. lcalis (sdio e potssio).


NOMES COMERCIAIS Kalrez .......................... : Du Pont Chemraz ...................... : Greene, Tweed

(ODVW{PHURV 5HYHVWLGRV
Aplicam-se apenas a anis do tipo O aliando a elasticidade do ncleo (elastmero) com a resistncia qumica do revestimento (PTFE e FEP). Podem ser divididos em revestimentos abertos ou fechados. $1e,6 &20 5(9(67,0(1726 $%(5726 Nestes o ncleo elastomrico, em flor elastmero, borracha de etileno propileno ou borracha de silicone envolto por uma ou duas camadas de PTFE. Estes revestimentos apresentam uma abertura como indicado nas figuras 20 e 21. Estes anis somente podem ser montados em ranhuras axialmente abertas, uma vez que no permitem sua deformao, sob pena de desencaparem.

)LJXUD  $QHO 2 FRP UHYHVWLPHQWR GH XPD FDPDGD GH 37)(

$1e,6 &20 5(9(67,0(172 )(&+$'2

)LJXUD  $QHO 2 FRP UHYHVWLPHQWR GH GXDV FDPDGDV GH 37)(

20

6(/26 0(&1,&26 &21&(,78$d2


Trata-se de um anel O com ncleo em fluorelastmero ou silicone, revestido com borracha de etileno-propileno-dieno fluorada (FEP), que apresenta propriedades similares ao PTFE. O revestimento de FEP recobre o ncleo sem aberturas, como mostra a figura 22. Estes anis apresentam limitaes em aplicaes dinmicas severas. As tolerncias elevadas de fabricao afetam a compresso dos anis, podendo ocorrer vazamento nas vedaes secundrias dos anis deslizantes, onde a compresso destes anis baixa.

)LJXUD  $QHO 2 FRP UHYHVWLPHQWR IHFKDGR HP )(3

1mR (ODVW{PHURV
a denominao genrica dada a substncias sintticas e naturais, que em comparao aos elastmeros, apresentam baixa elasticidade ou fluem quando sujeitos a pequenas cargas, como por exemplo, polmeros ou fibras. Dentre estes se destacam: Grafite expandido PTFE *5$),7( (;3$1','2 Apresenta em sua composio 99,9% de carbono sob forma lamelar, podendo ser conformado sem o auxlio de aglutinantes sob a forma de placas, fitas e anis. Este material resistente: Quimicamente (0 <= pH <= 14). Termicamente (-200 a +550 C). A radioatividade. 37)( Ver descrio feita para o politetrafluoretileno (PTFE) em 0$7(5,$,6 '(6/,=$17(6. 3$57(6 0(7/,&$6 Pela norma EN 12756 os componentes metlicos so divididos em: Materiais para molas. Demais partes metlicas. Neste campo so utilizadas as mais diversas ligas ferrosas ou no, como indicado na tabela da figura 23, que so escolhidas em funo de sua resistncia qumica e mecnica a ser buscada em bibliografia especfica. A relao abaixo apresenta uma relao dos metais fornecendo sua descrio bsica ou marca, bem como o respectivo cdigo da norma EN 12756.
D E F G M N T Ao carbono Ao cromo Ao cromo-nquel Ao cromo-nquel-molibdnio Ligas com alto teor de nquel Bronze Demais ligas

)LJXUD  0DWHULDLV 0HWiOLFRV

#ex wesh g y ev u t
21

rqpon k SSSlmk jif )d h g e

You might also like