You are on page 1of 5

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 191 A Cruz de Cristo Parte 2 Propiciao (Texto: Rm 3:21~26) 1. Introduo.

uo. Jesus pagou um alto preo, a sua prpria vida, derramou o seu sangue na cruz, para nos redimir, nos comprar de volta, nos salvar, a fim de que tenhamos Nele vida em abundncia e plenitude de graa. Essa foi a essncia da mensagem que foi pregada domingo passado. Hoje, quero compartilhar com vocs a respeito da segunda palavra de relevncia que essa passagem que acabamos de ler nos revela: Propiciao. Talvez, muito vocs saibam at qual o significado de redeno, mas poucos sabem o que realmente significa propiciao. Propiciar algum significa apaziguar ou pacificar a sua ira2 . Ira! exatamente sobre isso que falamos no comeo de Romanos: a ira de Deus em relao ao pecado da humanidade! Como essa ira pode ser aplacada? Quero contar uma histria, talvez l do tempo de Moiss... 2. Exposio do texto. (Rm 3:21~26)
21

Mas agora a justia de Deus se manifestou independente da lei da qual testemunham a lei e os profetas, 22 justia esta mediante a f em Jesus Cristo a todos aqueles que creem. No h distino, 23 pois todos pecaram e carecem da glria de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graa mediante a redeno que h em Cristo Jesus. 25 Deus o ofereceu como sacrifcio para a propiciao mediante a f, pelo seu sangue, para manifestar a sua justia, por ter Deus, na sua tolerncia, deixado impunes os pecados cometidos anteriormente

21

, , 22 , 23 , 24
25

1 2

Pregado no MEP dia 21 de agosto de 2011. Cf. Sttot, in A Cruz de Cristo, pg. 151.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 19

26

tendo em vista a manifestao da sua 26 , justia no tempo presente, para ele mesmo , ser justo e justificador daquele que cr em Jesus. .

1. Convite ao Templo. Semana passada, fomos convidados entrar em um mercado de escravos. Hoje, o convite outro: vamos entrar no Templo, da poca do Antigo Testamento. Diferente de hoje, toda a construo do templo, sua moblia e at os sacerdotes que ministravam l tinham significados muito bem definidos. O prprio espao do templo possua uma gradao de santidade: desde o ptio do templo, passando pelo lugar santo, j dentro do templo, atravessando o vu e chegando no lugar santssimo, o lugar mais sagrado do templo dentro de onde estava o objeto mais sagrado de Israel: a arca da aliana. Nesse lugar, somente uma pessoa podia entrar, e apenas uma vez por ano. Mas vamos voltar a isso daqui a pouco. Se dentro do templo o objeto mais sagrado era a arca da aliana, fora do templo, a moblia mais sagrada era o altar de sacrifcios. Era sobre esse altar que o sacrifcios de animais, cereais e at de bebida, eram oferecidos a Deus. Um dos sacrifcios mais importantes era feito uma vez por ano, em uma data muito especial chamada Yom Kipur, o dia do expiao. Nesse dia, o sumo sacerdote, colocava a sua melhor roupa, a roupa cerimonial, e sacrificava, diante de todo o povo, um novilho e um bode. O novilho para a propiciao de seus pecados e o bode como propiciao dos pecados do povo. Imaginem: o sacerdote, no ptio do templo, diante do altar, corta a garganta, primeiro do novilho: a pele arrancada, o animal cortado em pedaos. Sobre o altar, j aceso com fogo, todos os pedaos do animal vo sendo colocados. Parte do seu sangue separado. Ele enche o incensrio com brasas do prprio altar, pe um punhado de incenso em p que comea a exalar uma fumaa branca e cheirosa. O sacerdote j est preparado: a tradio diz que no seu p era amarrado uma corda. Porque se o sacerdote entrasse naquele lugar de maneira impura, ele seria fulminado por Deus. Ele entra no templo, anda em direo ao lugar santssimo, passa sobre a densa cortina e chega ao lugar mais sagrado diante do objeto mais sagrado: a arca da aliana. A arca da aliana, era uma caixa de madeira revestida de ouro, que tinha dentro de si as duas tbuas de pedra que Moiss recebera no monte Sinai, um recipiente de man e a vara de Aro, irmo de Moiss, que floresceu. Sobre a caixa, havia uma tampa, feita de ouro com dois querubins de ouro, ambos olhando para a tampa, com suas asas estendidas sobre a arca. Como se chamava a tampa? Propiciatrio.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 19

O sacerdote entra no santssimo lugar: tremendo de temor e de medo, pois afinal, aquele o lugar mais sagrado e diante de si est o objeto mais sagrado de Israel. Ele comea a balanar o seu incensrio, para cobrir o Propiciatrio com fumaa. Por qu? Porque sobre o propiciatrio, Deus se manifestava com sua glria. Essa glria, ns chamamos em hebraico de Shekinah. Era como se Deus se assentasse entre os querubins, e no a toa que em ingls essa tampa tambm chamada de seat of mercy, o assento da misericrdia. O que fazia a seguir o sacerdote? Aspergia o sangue sobre o propiciatrio. Detalhe: tudo isso s para o seu pecado. Em seguida, ele saa do santssimo lugar, e sacrificava um bode, repetindo o mesmo ritual, agora, pelo pecado do povo. Todo ano, a mesma coisa: propiciao pelo pecado do sacerdote e da sua famlia e depois de todo o povo. Durante quantos anos? Muitos! Para qu? Para propiciar, para apaziguar a ira de Deus em relao ao pecado humano. A ira de Deus tem um motivo: o pecado. E essa ira s apaziguada com sangue. Meus irmos, quando Paulo est escrevendo o versculo 25, esse o filme que estava passando em sua cabea: o dia do Yom Kipur, os sacrifcios que eram oferecidos, a tampa da arca, sangue, fumaa.

2. O que Jesus tem a ver com isso? Deus ofereceu (Jesus) como sacrifcio para a propiciao mediante a f, pelo seu sangue, para manifestar a sua justia, por ter Deus, na sua tolerncia, deixado impunes os pecados cometidos anteriormente (vr. 25) Temos um Deus que se ira por causa de nossos pecados. Temos pecadores que no podem se relacionar com Deus por causa dos pecados. Meus irmos, no lugar do sumo sacerdote ter que oferecer todos os anos o mesmo sacrifcio, Deus ofereceu o seu nico filho Jesus Cristo na cruz, de maneira definitiva, para que atravs de seu sangue a ira de Deus fosse definitivamente apaziguada e nossos pecados fossem completamente perdoados! Se no Antigo Testamento, o altar dos sacrifcios era o lugar onde os pecados eram saldados, no Novo Testamento, sobre a cruz que Jesus sofreu no meu no seu lugar a ira de Deus. J no precisamos mais da arca da aliana, porque em Jesus, a glria de Deus foi totalmente revelada, assim como o apstolo Joo diz: Vimos a sua glria, glria como do Unignito vindo do Pai, cheio de graa e de verdade (Jo 1:14b). Como o sacrifcio de Cristo se torna realidade em nossa vida? Como a propiciao de Jesus feita na Cruz pelos nossos pecados se torna algo meu? Mediante a f! Quando creio que Jesus fez tudo aquilo na cruz por mim, logo, tudo aquilo passa a ser o que Jesus Cristo fez em meu lugar. Como Ele fez em meu lugar, estou perdoado, e a ira de Deus em relao ao meu pecado, pacificado.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 19

Semana passada falamos do preo pago por Deus por cauda um de ns: a vida de Jesus Cristo. A propiciao foi feita pelo sangue de Jesus vertido na Cruz do Calvrio! Precioso sangue!

3. Trs perguntas preciosas. Por que a propiciao necessria? Afinal, por que Deus se ira? Os pago diriam assim: os deuses se iram porque eles so caprichosos, so mal-humorados, esto fazendo pirraa. Lembra como era os deuses gregos? Eles eram piores do que os seres humanos em matria de moral e conduta. Qual a resposta que a Bblia nos apresenta? A ira santa de Deus est voltada contra o mal. Deus se ira por causa dos nossos pecados. O santo Deus no convive com pecado. Quem responsvel pela propiciao? Quem deve aplacar, apaziguar a ira de Deus? Os pagos diriam: ns! simples, s sacrificarmos um bom animal, que Deus ficar contente e esquecer dos nossos pecados. Deus como uma criana chorona que fica instantaneamente feliz ao ganhar de presente um pirulito. Novamente, quem responsvel pela propiciao? A Bblia diz que Deus: Deus o ofereceu como sacrifcio (vr. 25a). No foram os sacerdotes, mas foi o prprio Deus que entregou o sacrifcio para a propiciao de nossos pecados! Glria a Deus! Qual foi o sacrifcio? O rev. John Sttot diz: No foi uma coisa, mas uma pessoa3 . Foi Jesus de Nazar! Nenhum de ns poderia sofrer as eternas conseqncias do pecado! Ningum poderia vencer a morte. Somente Deus, nosso Senhor e Criador, poderia colocar-se como nossa segurana, poderia tomar o nosso lugar, poderia sofrer a morte eterna em nosso lugar como conseqncia de nossos pecados de tal modo que ela fosse finalmente sofrida e vencida4 . Meus irmos! Isso amor!5 Jesus a propiciao pelos nossos pecados! O apstolo Joo expressa isso de uma maneira linda em 1Jo 2:1 e 2: Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocs no pequem. Se, porm, algum pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele a propiciao pelos nossos pecados, e no somente pelos nossos pecados, mas tambm pelos pecados de todo o mundo.

3. Concluso. Na Cruz, Cristo derramou o seu sangue como sacrifcio de propiciao oferecido pelo prprio Deus para que a sua ira em relao ao nosso pecado fosse apaziguado, para que nossos pecados fossem totalmente perdoados!

3 4

Cf. Sttot, in A Cruz de Cristo, pg. 155 Cf. Barth in Church Dogmatics (citao de Sttot in A Cruz de Cristo, pg. 156) Cf. Sttot in Romanos, pg. 131.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 19

Cada vez que voc dobrar os joelhos para pedir perdo pelos seus pecados, lembre-se do sangue de Jesus, que nos purifica de todo o pecado. Lembre-se de quanto foi custoso esse sangue e de quo precioso ele para voc! Robert Lowry, pastor batista no sculo XIX escreveu um hino justamente baseado em Rm 3:25: What can wash away my sin? Nothing but the blood of Jesus. What can make me whole again? Nothing but the blood of Jesus. Refro O precious is the flow that makes me white as snow; no other fount I know; nothing but the blood of Jesus. For my pardon this I see: nothing but the blood of Jesus. For my cleansing this my plea: nothing but the blood of Jesus. Nothing can for sin atone: nothing but the blood of Jesus. Naught of good that I have done: nothing but the blood of Jesus. This is all my hope and peace: nothing but the blood of Jesus. This is all my righteousness: nothing but the blood of Jesus. Amados irmos, que possamos adorar a Deus, em Cristo, no poder do Esprito Santo, pela propiciao feita na cruz pelo sangue do Cordeiro Jesus! Amm!

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

You might also like