You are on page 1of 4

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 211 A f confirma a lei. (Texto: Rm 3:27~31) 1. Introduo.

o. Finalmente, depois de muito tempo, encerramos o captulo trs hoje. Nesse trecho final, ele faz um resumo de tudo aquilo que foi abordado nos captulos 1, 2 e 3 e ao mesmo tempo faz uma ponte para o captulo 4 abordando sobre a relao que h entre f e lei. 2. Exposio do texto. (Rm 3:27-31)
27

Onde est, ento, o motivo de vanglria? excludo. Baseado em que princpio? No da obedincia Lei? No, mas no princpio da f. 28 Pois sustentamos que o homem justificado pela f, independente da obedincia Lei. 29 Deus Deus apenas dos judeus? Ele no tambm o Deus dos gentios? Sim, dos gentios tambm, 30 Anulamos ento a Lei pela f? De maneira nenhuma! Ao contrrio, confirmamos a Lei. 31 visto que existe um s Deus, que pela f justificar os circuncisos e os incircuncisos.

27

; . ; ; , .
28

.
29

; ; ,
30

, . 31 ; , .

1. Onde est o motivo da vanglria? O apstolo Paulo termina o captulo 3 com trs perguntas fundamentais. A primeira pergunta a seguinte: Onde est, ento, o motivo de vanglria? (Rm 3:27a). Os judeus da poca de Paulo se vangloriavam basicamente com duas coisas: primeiramente, pelo fato de Deus lhes ter dado a Torah, a Lei. Vimos que, realmente, foi um privilgio dos judeus terem recebido, em primeira mo essa Torah. Mas tambm vimos que os judeus falharam em tornar a Lei algo somente deles. Eles no somente monopolizaram a Lei, como tambm passaram a obedecer a Lei de forma meramente religiosa. Em segundo lugar, os judeus se vangloriavam de serem o povo escolhido de Deus. Essa razo mais tnica. Como diz Sttot, achavam que eram os favoritos protegidos
1

Pregado no MEP dia 18 de setembro de 2011.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 21

do cu2. Pelo simples fato de terem nascidos como judeus, eles achavam que tinham vantagem sobre todas as outras pessoas no seu relacionamento com Deus e no recebimento de suas bnos. E os gentios? Esses no tinham nem a Lei e nem a gentica ao seu favor. Mas eles tambm se orgulhavam. Rm 1:30 diz que eles so: insolentes, arrogantes e presunosos. Tanto judeus como gentios, todos ns que somos seres humanos cados da graa de Deus temos dentro de ns essa tendncia de nos colocarmos no entro de tudo: se sermos egostas e egocntricos. Tanto judeus como gentios, todos ns somos igualados por baixo pelo pecado, por isso no h motivo de nos gloriarmos, de nos orgulhamos em ns mesmos. Deus nos mostra que a nossa vanglria descabida, vazia de sentido, pelo simples fato de no podermos nos libertar, pelas nossas prprias mos, do nosso maior problema: o pecado. Por isso que Paulo pergunta e responde: Onde est, ento, o motivo de vanglria? excludo. Baseado em que princpio? No da obedincia Lei? No, mas no princpio da f. (vr. 27). Somente atravs da f em Jesus Cristo que nos livramos de tudo aquilo que, potencialmente nos tornam auto-suficientes e independentes. A f nos liberta da iluso de que temos de fazer alguma coisa para agradar a Deus: Pois sustentamos que o homem justificado pela f, independente da obedincia Lei (vr. 28). Isso no quer dizer que no devemos obedecer Lei, muito pelo contrrio, a f que d sentido obedincia. Meus irmos, agora pergunto para vocs: o que te torna auto-suficiente? O que te faz ter orgulho de si? Ser que voc est se gloriando da maneira que voc serve a Deus? Quando conhecemos Jesus, a direo da nossa vida muda: o foco deixa de ser ns mesmos, passamos a viver em funo do prprio Jesus. A vanglria em si no algo ruim. Louvar e engrandecer pode ser algo bom ou ruim dependendo para quem voc direciona isso. Sabe qual o convite do Esprito Santo? Quem se gloriar, glorie-se no Senhor (1Co 1:31b) e que eu jamais me glorie, a no ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo (Gl 6:14). 2. Deus Deus apenas dos judeus? Pergunta nmero dois de Paulo: Deus Deus apenas dos judeus? Ele tambm no o Deus dos gentios? (vr. 29a). Essa pergunta muito sria. Os judeus da poca de Paulo tinham a plena convico de que Deus era s para eles. como se eles pensassem que Deus no tinha interesse em mais ningum: Deus um dia recompensaria seu povo e puniria e destruiria os restantes.

Cf. Sttot in Romanos, pg. 136.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 21

Os judeus foram escolhidos por Deus no para desfrutarem de Sus presena de maneira exclusiva, muito pelo contrrio, Is 49:6 diz: tambm farei de voc uma luz para os gentios, para que voc leve a minha salvao at os confins da terra. Sim! Esse o propsito de Deus em ter escolhido Abrao e seus descendentes: para uma misso! O versculo-chave para entender isso , novamente, Gn 12:3b: por meio de voc todos os povos da terra sero abenoados. Os judeus podem ter falhado nessa misso, mas ela foi totalmente cumprida pelo descendente mais ilustre de Abrao: Jesus Cristo. Por isso que quando cremos em Jesus como nosso Senhor e Salvador passamos a conhecer tambm a Deus, independente de sermos ou no judeus por nascimento, visto que existe um s Deus, que pela f justificar os circuncisos e os incircuncisos (vr. 30). Deus Deus de todo o universo incluindo judeus e gentios e esse Deus um. A principal declarao da Lei sobre isso Dt 6:4: Oua, Israel: YHWH nosso Deus e YHWH um. Esse Deus que um, Senhor de todos. Mas voc s pode reconhecer Deus como Deus na sua vida atravs da f. A f te torna povo de Deus, judeu espiritual, herdeiro de todas as bnos espirituais prometidas Abrao e seus descendentes: voc se torna parte da famlia e do Reino de Deus 3! Meus irmos, Deus no s dos judeus, e muito menos d dos Cristos! a partir desse entendimento que nasce um corao voltado para a misso de Deus: alcanar todos pelo seu amor atravs do Evangelho. 3. Anulamos a Lei pela f? Pergunta nmero trs, a ltima: Anulamos ento a Lei pela f? (vr. 31a). Ns cristos achamos que Jesus substituiu a Lei pela f no Novo Testamento. Pensamos tambm que no Antigo Testamento as pessoas eram salvas pelas obras da Lei, ou seja, pela obedincia Lei ao invs de ser pela f. Posso dizer a vocs que esses dois pontos no passam de mito. Sempre a salvao foi pela f. Mesmo no Antigo Testamento? Sim! E vamos mostrar isso semana que vm quando falaremos um pouco a respeito de Abrao. F e Lei andam de mos dadas. No podemos obedecer Lei de Deus sem antes crer Nele, e to pouco podemos apenas crer e no obedecer aos seus mandamentos. So dois lados de uma mesma moeda. Meus irmos, os judeus pensavam que deviam cumprir rigorosamente Torah para serem justificados. Ns pensamos que devemos apenas crer, sem compromisso nenhum de obedecer para sermos salvos. Nem um, nem outro. A f completa a Lei, ou seja, a f em Cristo que d sentido no obedecer aos mandamentos de Deus. Qual a vontade de Deus? Que voc creia Nele. E o que essa f vai gerar em seu corao? Uma disposio obedincia. Amados, ns somos rebeldes por natureza por causa do nosso pecado. A nossa inclinao natural desobedecer sempre. Precisamos de

Cf. Wright in Romans, part one, pg. 62

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 21

um milagre de Deus dentro de nossas vidas para que O obedeamos. Esse milagre feito pela f em Cristo! 3. Concluso. Qual o convite final do Esprito Santo para voc hoje? F! atravs dessa f que voc justificado no apenas para ir para o cu, que a preocupao da maioria de vocs, mas tambm para vivermos uma vida totalmente agradvel a Deus, obedecendo seu mandamentos, sua Palavra. Sttot resume muito bem esse trecho de Romanos: Eis aqui, portanto, trs implicaes - positivas e negativas - do evangelho da justificao somente pela f: primeiro, ele humilha os pecadores e exclui a vanglria. Segundo, ele une crentes e exclui a discriminao. Terceiro, ele confirma a lei e exclui o antinomismo. Nada de vanglria, nada de discriminao, nada de antinomismo: assim que Paulo defende o Evangelho contra crticas correntes4 . A f algo fundamental para os cristos. o reconhecimento de que Deus nosso Senhor e que Jesus aquele que deve receber todo o mrito de termos sido libertos do pecado e salvos para a eternidade. Que Deus possa nos dar mais f para vivermos uma vida de maior obedincia sua Palavra, no apenas no sentido de obedecer letra da Lei, mas, sobretudo, no sentido de vivermos em dependncia plena de Jesus, aquele que cumpriu toda a Lei em nosso lugar.

Cf. Sttot in Romanos, pg. 139.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

You might also like