You are on page 1of 2

LNGUA PORTUGUESA Interpretao de texto. Significao das palavras: sinnimos, antnimos, sentidos prprio e figurado. Ortografia. Pontuao. Acentuao.

Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advrbio, preposio, conjuno (classificao e sentido que imprime s relaes entre as oraes). Concordncias verbal e nominal. Regncias verbal e nominal. Crase. Figuras de sintaxe. Vcios de linguagem. Equivalncia e transformao de estruturas. Flexo de substantivos, adjetivos e pronomes (gnero, nmero, grau e pessoa). Processos de coordenao e subordinao. Sintaxe. Morfologia. Estrutura e formao das palavras. Discursos: direto, indireto e indireto livre. Colocao pronominal. INFORMTICA Conhecimentos sobre princpios bsicos de informtica. Microsoft Windows. MS Office: Word, Excel e PowerPoint. Internet Explorer. BrOffice. REALIDADE, SOCIAL, ECONMICA E AMBIENTAL DO ESPRITO SANTO -Formao histrica, econmica, social e cultural do Esprito Santo; -Povoamento e agricultura no Esprito Santo; -Expanso da cafeicultura; Crise cafeeira e o projeto industrializante; -Consolidao do modelo urbano industrial; -As grandes regies agroclimticas do Esprito Santo; -Os projetos de desenvolvimento; O Esprito Santo e sua poltica de desenvolvimento regional; O desenvolvimento econmico e a hegemonia do grande capital; -Crescimento econmico, urbanizao e dinamizao do setor tercirio; -Crescimento e modernizao da agricultura capixaba; As estratgias de desenvolvimento agroambiental no Esprito Santo; - Aspectos scioambientais dos projetos de desenvolvimento implantados no Esprito Santo; estrutura fundiria; territrios rurais no Esprito Santo (cidadania e territrios de identidade). PARA O CARGO DE AGENTE DE DESENVOLVIMENTO RURAL (EXTENSO) ENGENHEIRO AGRNOMO -Agricultura: fatores edafo-climticos (temperatura, disponibilidade de gua, umidade relativa do ar, luminosidade, acidez/alcalinidade e aerao). -Fertilidade dos solos e nutrio mineral de plantas (elementos essenciais e sua disponibilidade, adubao e fertilizantes, correo do solo e corretivos). -Tratos culturais (principais prticas culturais e particularidades de lavouras de importncia econmica). - Calendrio agrcola (pocas de preparo do solo, de plantio, de realizao de tratos culturais, e da colheita das principais culturas nas diversas regies do Brasil). -Controle de ervas daninhas (diferentes mtodos e sua eficincia). -Principais pragas e doenas e mtodos de controle. -Pecuria: bovinocultura (de corte e leiteira), suinocultura e avicultura: manejo (conhecimento das particularidades de cada espcie explorada). Sanidade (controle e preveno das principais doenas e parasitoses). Principais raas e aptides. Reproduo (ciclo reprodutivo e tcnicas promotoras de maiores produtividades). ndices zootcnicos (taxas de natalidade, desfrute).

-Economia Agrcola: interpretao analgica e digital de imagens obtidas atravs de sensores remotos, aplicada a mapeamentos de solos; gnese do solo; processos e fatores de formao dos solos; caractersticas fsicas, qumicas e mineralgicas dos solos; principais atributos do solo para fins de classificao. -Sistema Brasileiro de Classificao de Solos; aplicaes dos estudos / levantamentos de solos. -Atividades e servios agropecurios e no agropecurios. -Administrao de propriedades rurais para ordenamento de atividades produtivas, inclusive para obteno de financiamento com instituies bancrias. -Estudos de carter socioeconmico em agronomia como base para planejamento das atividades. -Mtodos e meios da extenso rural. Metodologias participativas de extenso rural. Desenvolvimento rural sustentvel. -Agroecologia. -Poltica Nacional de Ater para a Agricultura Familiar e Reforma Agrria (Pnater). Programa Nacional de Ater na Agricultura Familiar e na Reforma Agrria (Pronater). Lei 12.188/2010 (Lei de Ater). -Polticas pblicas (nacional e estadual) de desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. Poltica Nacional de Desenvolvimento Territorial. Organizao rural. Associativismo e cooperativismo. -Comercializao. Histria do desenvolvimento da Ater no Brasil. Papel do extensionista para o desenvolvimento rural. -Multifuncionalidade e pluriatividade da agricultura. Abordagem sistmica. Relao da agricultura familiar com o mercado. Boas prticas agropecurias. Teorias e conceitos de agricultura familiar. -Conhecimentos acerca dos planos e programas do governo do Estado do Esprito Santo e da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca. -Noes de pesquisa e experimentao agropecuria

You might also like