You are on page 1of 5

QUAIS

AS

CONDIES

NECESSRIAS

REALIZAO

DA

FOTOSSNTESE? A gua e os sais minerais so indispensveis vida da planta. A clorofila essencial, pois responsvel por captar energia luminosa, sem a qual a fotossntese no ocorreria. Mas existe ainda um outro fator necessrio realizao da fotossntese - o dixido de carbono. Como j sabes, o dixido de carbono um dos gases que entram na composio do ar que respiras, assim como o oxignio, o azoto e o vapor de gua, pois o ar uma mistura de vrios gases. Pode, ento, ser concludo que uma planta, para realizar fotossntese, necessita de: - energia luminosa (luz solar); - dixido de carbono; - clorofila; - gua com sais minerais dissolvidos. Para verificares a importncia destes quatro fatores podes realizar uma experincia, com a ajuda dos teus pais ou professor:

EXPERIMENTECA/ESPAO DE EXPERINCIAS

CONDIES NECESSRIAS REALIZAO DA FOTOSSNTESE Material:


Trs plantas verdes aquticas, como o agrio Cogumelos (seres vivos do reino dos fungos, sem clorofila) Quatro tubos de ensaio e um suporte gua fervida (gua sem dixido carbono) gua gaseificada (gua com dixido de carbono e sais minerais)

Azeite Caixa de carto

- soluo de bromo timol (indicador da presena de dixido de carbono, pois se a gua tiver este gs dissolvido, fica amarela quando se adicionam algumas gotas desta soluo)

PROCEDIMENTO: Coloca no tubo A uma planta e gua fervida; no tubo B e D uma planta e gua gaseificada e no tubo C os cogumelos e gua gaseificada, sempre de modo a que a gua cubra totalmente as plantas e os cogumelos Adiciona aos quatros tubos umas gotas de bromotimol e cobre cada um deles com um pouco de azeite, para isolar o contedo dos tubos do ar Coloca os tubos A, C e D luz e o tubo B s escuras, dentro da caixa de carto; Aguarda 48 horas e compara os resultados entre as diferentes montagens.

QUE CONCLUSES POSSVEL TIRAR? PORQUE QUE APENAS A MONTAGEM D MUDOU DE COR? Quando adicionaste umas gotas de bromotimol a todas as montagens pudeste verificar que: No tubo A no ocorreu qualquer alterao, pois tinha gua fervida, que no contm dixido de carbono dissolvido; gua de todos os outros tubos ficou amarela, o que indica a presena de dixido de carbono. Esta mudana de cor j era de esperar, uma vez que a gua gaseificada possui dixido de carbono dissolvido. Passadas 48 horas, apenas no tubo D a gua perdeu a cor amarela junto planta. Os resultados finais da experincia podem ser explicados do seguinte modo: No tubo A no havia dixido de carbono (porque a gua era destilada) e por isso no ocorreu fotossntese, pelo que no se regista nenhuma diferena; O tubo B ficou s escuras. Sem luz tambm no ocorre fotossntese e por isso no so encontradas diferenas aps as 48 horas de durao da experincia; No tubo C, no havia uma planta verde, mas um organismo sem clorofila, o que impossibilitou a realizao de fotossntese e por isso no foram verificadas diferenas entre o momento inicial e o final da experincia;

Finalmente, no tubo D estavam reunidas todas as condies para a realizao da fotossntese - luz, gua com sais minerais; clorofila e dixido de carbono. Por isso a planta fez fotossntese, utilizando o dixido de carbono que estava dissolvido na gua. por este motivo que a gua perdeu a cor que o indicador lhe tinha dado, pois perdeu parte do dixido de carbono inicial.

ATIVIDADE PROPOSTA Sugere aos teus pais ou professor uma visita a uma estufa e observa como que os trabalhadores criam as plantas. Descobre como que eles utilizam a luz, a gua e outros elementos, para que as plantas cresam mais rapidamente.

CAIXA DE INFORMAO Determinadas plantas, as de folha caduca, em certas regies do planeta, quando o Vero termina e comea o Outono, com dias cada vez mais curtos, percebem que tm de se preparar para o Inverno. Nesta estao no h luz suficiente para fazer fotossntese. As plantas vo descanar e vo viver das reservas que acumularam durante o Vero. A clorofila verde desaparece das folhas e por isso comeamos a ver as folhas adquirirem tonalidades amareladas e depois vermelhas e castanhas. Quando isto acontece porque elas perderam totalmente a capacidade de realizar fotossntese. Depois de algum tempo as folhas acabam por cair. As plantas de folha persistente, apesar de possuirem folhas especiais, resistentes ao frio, tambm param de fotossintetizar e passam o Inverno a descanar, como as outras plantas.

Para comprovares a importncia da luz do sol realiza a seguinte experincia com a ajuda dos teus pais ou professor:

EXPERIMENTECA/ESPAO DE EXPERINCIAS

A FOTOSSNTESE NAS FOLHAS Material:

Planta de casa num vaso Folhas de papel de alumnio Copo com alcol

Copo com gua iodada (mistura de gua com iodo, que se utiliza para detectar a presena de amido, pois quando entra em contacto com este acar a soluo adquire uma cor rouxa)

PROCEDIMENTO: Deixa a planta 2 dias no escuro Aps este perodo, coloca-a novamente luz, mas com algumas folhas totalmente cobertas com folhas de alumnio, outras parcialmente cobertas e as restantes totalmente descobertas Ao fim de seis dias retira o papel de alumnio e regista as tuas observaes.

O QUE QUE SE PODE OBSERVAR? Ser de esperar que apenas as zonas expostas luz solar faam fotossntese, produzindo substncias orgnicas, sendo a mais importante o amido. Para que isto possa ser comprovado segue o novo procedimento: Retira da planta trs folhas nas seguintes condies: Uma que tenha estado totalmente exposta luz - folha A; Uma que tenha estado parcialmente envolvida no papel de alumnio - folha B; Uma que tenha estado completamente envolvida no papel de alumnio - folha C; Mergulha as trs folhas em lcool muito quente durante alguns minutos, para extrair a clorofila; Retira as folhas do lcool e lava-as com gua fria; Mergulha-as em gua iodada; Regista as tuas observaes.

O QUE QUE ACONTECEU OU NO ACONTECEU NAS DIFERENTES ZONAS DAS FOLHAS (COBERTAS E DESCOBERTAS)? Verifica-se que a folha A ficou totalmente rouxa, a planta B ficou apenas parcialmente e a planta C no mudou de cor. Se a gua iodada detecta a presena de amido, passando para uma cor arroxeada, isto significa que a folha A e metade da folha B contm amido, enquanto a folha C no. Se todas elas ficaram no escuro durante uns dias, este amido detectado amido que foi produzido durante os seis dias seguintes. Para que estas concluses possam ser tiradas essencial que a planta tenha permanecido alguns dias no escuro, pois s assim ela gasta todas as suas substncias de reserva. Por falta de luz a planta no fabrica alimento e, por isso, as substncias que so detectadas no final foram obrigatoriamente produzidas aps o perodo de escurido. Conclui-se, assim, que apenas as zonas que receberam luz produziram amido, ou seja, toda a folha A e parte da folha B.

VOCABULRIO Planta de folha caduca - planta em que as folhas caem todos os anos, todas ao mesmo tempo, deixando a planta nua. Planta de folha persistente - planta em que as folhas caem, mas so sempre substitudas, de modo a que a planta nunca fica sem folhas. Amido - hidrato de carbono fabricado pela planta atravs da fotossntese.

You might also like