You are on page 1of 12

44 Homero, advogado especializado em Direito Pblico, aps longos anos, obtm sentena favorvel contra a Fazenda Pblica Estadual.

Requer a execuo especial e apresenta, aps o decurso normal do processo, requerimento de expedio de precatrio, estabelecendo a separao do principal, direcionado ao seu cliente, dos honorrios de sucumbncia e postulando o desconto no principal de vinte por cento a ttulo de honorrios contratuais, cujo contrato anexa aos autos. O pedido deferido pelo Juiz, mas h recurso do Ministrio Pblico, que no concorda com tal desconto. De acordo com as normas estatutrias aplicveis, correto afirmar que (A) os honorrios devidos no processo judicial se resumem aos sucumbenciais, vedado o desconto de quaisquer outros valores a esse ttulo. (B) os honorrios advocatcios, que gozam de autonomia, quer sucumbenciais, quer contratuais, devem ser cobrados em via prpria diretamente ao cliente. (C) possvel o pagamento de honorrios advocatcios contratuais no processo em que houve condenao, havendo precatrio, desde que o contrato seja escrito. Para responder a esta questo, o candidato deveria ter conhecimento do disposto no pargrafo 4 do artigo 22 do Estatudo da OAB: Art. 22. A prestao de servio profissional assegura aos inscritos na OAB o direito aos honorrios convencionados, aos fixados por arbitramento judicial e aos de sucumbncia. 4 Se o advogado fizer juntar aos autos o seu contrato de honorrios antes de expedir-se o mandado de levantamento ou precatrio, o juiz deve determinar que lhe sejam pagos diretamente, por deduo da quantia a ser recebida pelo constituinte, salvo se este provar que j os pagou.

(D) seja o contrato escrito ou verbal, pode o advogado requerer o pagamento dos seus honorrios contratuais mediante desconto no valor da condenao.

45 Tertlio, advogado, testemunha a ocorrncia de um acidente de trnsito sem vtimas, envolvendo quatro veculos automotores. Seus dados e sua qualificao profissional constam nos registros do evento. Posteriormente,

em ao de responsabilidade civil, o advogado Tertlio arrolado como testemunha por uma das partes. No dia designado para o seu depoimento, alega que estaria impossibilitado de realizar o ato porque uma das pessoas envolvidas poderia contrat-lo como profissional, embora, naquele momento, nenhuma delas tivesse manifestado qualquer inteno nesse sentido. A respeito do tema, correto dizer que (A) o advogado suspeito para prestar depoimento no caso em tela. (B) a possibilidade decorre da ausncia de efetiva atuao profissional. resposta correta: art. 7, XIX (Estatuto) c.c art. 26 (Cdigo de tica) (C) o depoimento do advogado, no caso, facultativo. (D) somente poderia prestar depoimento aps a interveno de todas as partes no processo.

46 O magistrado Mvio, de larga experincia forense, buscando organizar o servio do seu cartrio, edita Portaria disciplinando o horrio de atendimento das partes e dos advogados no coincidente com o horrio forense. Os processos passam a ser distribudos, por numerao, com a responsabilizao individual de determinados servidores. Estabeleceu-se que os autos de final 0 a 3 teriam atendimento ao pblico, a includos advogados, das 11h s 13h, e da sucessivamente. Com tal organizao, obteve o cumprimento de todas as metas estabelecidas pela Corregedoria do Tribunal. luz da legislao estatutria, assinale a alternativa correta quanto a essa atitude. (A) O ato normativo do magistrado colide frontalmente com o direito dos advogados de serem atendidos a qualquer momento pelo Magistrado e servidores pblicos. (B) A Administrao dos rgos do Poder Judicirio autnoma, podendo ocorrer ato do magistrado impondo restries ao advogado. (C) O princpio da eficincia sobrepe-se aos interesses das partes e dos advogados, seguindo moderna tendncia da Administrao Pblica. (D) As metas de produo determinadas pelos rgos de controle do Poder Judicirio justificam a restrio dos direitos dos advogados de acesso aos autos e aos agentes pblicos.

Para responder a esta questo, o candidato deveria ter conhecimento do disposto no inciso VIII do artigo 7 do Estatuto da OAB: Art. 7 So direitos do advogado: VIII - dirigir-se diretamente aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, independentemente de horrio previamente marcado ou outra condio, observando-se a ordem de chegada;

47 Xisto, advogado, convidado a ocupar o prestigiado cargo de ProcuradorGeral de um municpio, cargo de confiana do Prefeito Municipal passvel de exonerao ad nutum. O cargo privativo de advogado. No entanto, ao assumir o referido cargo, ocorrer o (a) (A) cancelamento da sua inscrio. (B) exerccio limitado da advocacia. resposta correta: art. 29 (Estatuto); art. 3, 1 (Estatuto) c.c art. 2, III (Provimento 114/06) (C) suspenso do exerccio da atividade advocatcia. (D) anotao de impedimento. 48 O advogado Caio resolve implementar mudanas administrativas no seu escritrio, ao passar a compor o grupo de profissionais escolhido para gerenci-lo. Uma das atividades consiste na elaborao de um boletim de notcias comunicando aos clientes, parceiros e advogados, a mudana na legislao e os julgamentos de maior repercusso. Para ampliar a divulgao, contrata jovens de ambos os sexos para distribuio gratuita, nos cruzamentos das mais importantes capitais do Pas. Diante do narrado, correto afirmar que (A) se trata de publicidade moderada. (B) o boletim de notcias meio adequado de publicidade quando o pblicoalvo so clientes do escritrio. resposta correta: art. 29, 3 (Cdigo de tica) c.c art. 3, 2 (Provimento 94/00) (C) a distribuio indiscriminada, se for gratuita, permitida.

(D) admissvel a distribuio do boletim mediante pagamento de anuidade.

49 O advogado Ademar surpreendido por mandado de busca e apreenso dos documentos guardados no seu escritrio, de forma indiscriminada. Aps pesquisa, verifica que existe processo investigando um dos seus clientes e a ele mesmo. Apesar disso, os documentos de toda a sua clientela foram apreendidos. Diante do narrado, correto afirmar que (A) a prtica correta, em funo de a investigao atingir o advogado. (B) a inviolabilidade do escritrio de advocacia absoluta. (C) a proteo ao escritrio do advogado no se inclui na hiptese versada. (D) houve excesso na apreenso de todos os documentos da clientela do advogado. d) resposta correta: art. 7, II (Estatuto); art. 7, 6 (Estatuto) c.c art. 7, 7 (Estatuto)

50 Terncia, jovem advogada, conhecida pela energia com que defende os seus clientes, obtm sucesso em ao indenizatria, com proveito econmico correspondente a R$ 3.000.000,00 (trs milhes de reais). Buscando adequao dos seus honorrios, marca reunio com seu cliente, e este exige detalhada prestao de contas, o que negado pela advogada. Nesse momento, h amplo desentendimento. O valor da indenizao fora levantado pela advogada e depositado em caderneta de poupana, no aguardo do desfecho da discusso sobre os valores que deveriam ser repassados. Terncia no apresentou as contas ao cliente nem direta, nem judicialmente. Analisando-se a soluo para o caso concreto acima, correto afirmar que (A)a prestao de contas um dos deveres do advogado. resposta correta: art. 9 (Cdigo de tica); art. 34, XXI (Estatuto) c.c art. 25-A (Estatuto)

(B) enquanto o cliente no apresentar postulao judicial, a prestao de contas inexigvel. (C) o advogado, exercendo mandato, no necessita prestar contas. (D) essa questo dirimida pelo juiz da causa em que ocorreu a condenao. 1 - Esculpio, advogado, inscrito, h longos anos, na OAB, aps aprovao em Exame de Ordem, surpreendido com a notcia de que o advogado Sfocles, que atua no seu escritrio em algumas causas, fora entrevistado por jornalista profissional, tendo afirmado ser usurio habitual de drogas. A entrevista foi divulgada amplamente. Aps conversas reservadas entre os advogados, os termos da entrevista so confirmados, bem como o vcio portado. No h acordo quanto a eventual tratamento de sade, afirmando o advogado Sfocles que continuaria a praticar os atos referidos. Diante dessa narrativa, luz da legislao aplicvel aos advogados, correto afirmar que (A) no h penalidade prevista, uma vez que se trata de questo circunscrita Sade Pblica. (B) o advogado pode ser excludo dos quadros da OAB. (C) a sano disciplinar se aplica a eventual uso de drogas. (D) no caso em tela, h sano disciplinar aplicvel. Constitui infrao disciplinar, dentre outras segundo o art. 34 do EOAB, manter conduta incompatvel com a advocacia (inciso XXV). E Inclui-se na conduta incompatvel a toxicomania habitual (p.u., alnea c), cuja pena a suspenso (art. 37, I). Correta, portanto, a alternativa D. 2 - Os advogados Pedro e Joo desejam estabelecer sociedade de advogados com o fito de regularizar o controle dos seus fluxos de honorrios e otimizar despesas. Estabelecem contrato e requerem o seu registro no rgo competente. luz da legislao aplicvel aos advogados, correto afirmar que (A) possvel a participao de advogados em sociedades sediadas em reas territoriais de seccionais diversas. (B) o Cdigo de tica no se aplica individualmente aos profissionais que compem sociedade de advogados. (C) podem existir sociedades mistas de advogados e contadores. (D) a procurao sempre coletiva quando atuante sociedade de advogados.

Resposta correta: art. 15, pargrafo 4o, Estatuto; 3 - Hrcules, advogado recm-formado, procurado por familiares de uma pessoa que descobriu, por vias transversas, estar sendo investigada em processo sigiloso, mas no tem cincia do objeto da investigao. Sem portar instrumento de procurao, dirige-se ao rgo investigador competente para obter informaes, identificando-se como advogado do investigado. A autoridade competente, em deciso escrita, indefere o postulado, por estar ausente o instrumento do mandato e, ainda, ser a investigao sigilosa. Diante dessas circunstncias, luz da legislao aplicvel, correto afirmar que (A) o acesso a processo sigiloso possvel aos advogados somente quando requeiram a prtica de ato. (B) o acesso dos advogados dos interessados a processos sigilosos romperia com a proteo que eles mereceriam. (C) o processo sigiloso acessvel a advogado portando instrumento de mandato. (D) mesmo sem urgncia, a atuao do advogado poderia ocorrer, sem mandato, em processo sigiloso. Resposta correta: art. 7o, XIII, Estatuto.

4 - O advogado Walter recebe correspondncia eletrnica relatando fatos que o seu cliente apresentou como importantes para constar em processo judicial a ser iniciado. Expressamente, em outra mensagem tambm eletrnica, autorizou a utilizao das informaes nas peas judiciais. Proposta a ao, os fatos foram publicizados, vindo o cliente a se arrepender da autorizao dada. Com isso, busca reverter a situao por ele criada. Diante da informao de que, uma vez nos autos processuais, no poderia haver retirada das peties apresentadas, ameaa o profissional com futura representao disciplinar. O cliente no negou ter autorizado a utilizao das informaes. Diante de tal quadro, correto afirmar que (A) mesmo com autorizao, fatos considerados confidenciais na relao cliente-advogado no podem ser divulgados judicialmente. (B) as confidncias epistolares so protegidas pela imunidade absoluta quanto sua publicidade. (C) essa divulgao depende de autorizao judicial.

(D) ao advogado permitida a divulgao de confidncias, com autorizao do cliente. a) Resposta correta: art. 27, caput, Cdigo de tica;

5 - Juvenal, estagirio regularmente inscrito nos Quadros da OAB, em processo no qual se encontra indicado como tal, retira do cartrio os autos do processo, deixando de devolv-los no prazo legal. Regularmente intimado, mantm a sua inrcia. Em termos disciplinares, correto afirmar que (A) o estagirio no sofre sanes disciplinares. (B) o advogado responsvel pelo estagirio o destinatrio das sanes nesse caso. (C) no h diferena na atuao do estagirio e do advogado para efeito de sanes disciplinares. (D) no caso em tela, no haver qualquer sano nem ao advogado nem ao estagirio. Resposta correta: o estagirio no praticou ato excedente de sua habilitao (art. 29, I a III, Regulamento Geral) para responder por censura nos termos do art. 34, XXIX, Estatuto. J o advogado o responsvel pela atuao do estagirio, nos termos do art. 3o, pargrafo 2o, Estatuto. Por isso, cabe ao advogado a aplicao da sano de suspenso, nos termos do art. 34, XXII, Estatuto;

6 - Tlio, advogado, surpreendido ao praticar crime inafianvel, sendo preso em flagrante pela autoridade policial. A OAB comunicada, e, por meio de membro da Comisso de Prerrogativas, acorre advogado ao local onde esto sendo realizados os trmites procedimentais. Nos termos das normas estatutrias, correto afirmar que (A) a priso do advogado que demanda a interveno da OAB a originria do exerccio profissional. (B) o fato de a priso atingir advogado indica a presena do representante da OAB. (C) s a priso determinada pelo juiz que permite a participao dos representantes da OAB. (D) a priso preventiva aquela que est circunscrita na atuao da OAB. 11. Tlio, advogado, surpreendido ao praticar crime inafianvel, sendo preso em flagrante pela autoridade policial. A OAB comunicada, e, por meio de membro da Comisso de Prerroagtivas, acorre advogado ao local onde esto sendo realizados os trmites procedimentais.

Nos termos das normas estatutrias, correto afirmar que: a) Resposta correta: art. 7o, IV, Estatuto b) Resposta incorreta: art. 7o, IV, Estatuto (responsabilidade de enviar o representante da OAB) c) Resposta incorreta d) Resposta incorreta: priso em flagrante (art. 301, CPP)

7 - Em termos de processo disciplinar perante a OAB, correto dizer que, havendo representao contra presidente de seccional, o rgo competente ser o (A) prprio Conselho Seccional, impedido o presidente. (B) Conselho Federal da OAB. (C) Conselho Federal da OAB, quando houver impedimento de dois teros do Conselho Seccional de origem para o julgamento. (D) Conselho Seccional que for escolhido pelo Conselho Federal da OAB, por maioria absoluta. a) Resposta Correta: art. 51, pargrafo 3o, Cdigo de tica;

8 - Semprnio reside no Estado W, onde mantm o seu escritrio de advocacia, mas requer sua inscrio principal no Estado K, onde, em alguns anos, pretende estabelecer domiclio. No concernente ao tema, luz das normas estatutrias, correto afirmar que (A) o advogado pode eleger qualquer seccional para inscrio principal ao seu arbtrio. (B) o Conselho Federal pode autorizar a inscrio principal fora da sede do escritrio do advogado. (C) na dvida entre domiclios, prevalece o da sede principal do exerccio da advocacia. (D) a inscrio principal est subordinada ao domiclio profissional do advogado. b) Resposta correta: art. 10, caput, Estatuto;

9 - A prescrio para a cobrana de honorrios advocatcios tem como termo inicial, consoante as normas estatutrias,

(A) o incio do contrato de prestao de servios. (B) a sentena que julga procedente o pedido em favor do cliente do advogado. (C) a data da revogao do mandato. (D) o dia do primeiro ato extrajudicial. Artigo 25, inciso V, Estatuto da OAB 10 - Caio eleito Senador da Repblica e escolhido para compor a mesa do referido rgo legislativo. Como advogado regularmente inscrito nos quadros da OAB, pretende atuar em causa prpria e realiza consulta nesse sentido OAB. Quanto ao tema em foco, de acordo com as regras estatutrias, correto afirmar que a atuao de Caio (A) possvel, pois a funo exercida caracteriza mero impedimento. (B) no possvel, sendo o caso de incompatibilidade mesmo em causa prpria. (C) em causa prpria constitui uma exceo aplicvel ao caso. (D) poder ocorrer, nessa situao, mediante autorizao especial. Artigo 30, inciso II, Estatuto OAB II os membros do Poder Legislativo, em seus diferentes nveis, contra ou a favor das pessoas jurdicas de direito pblico, empresas pblicas, sociedades de economia mista, fundaes pblicas, entidades paraestatais ou empresas concessionrias ou permissionrias de servio pblico.

11 - Caio, professor vinculado Universidade Federal, ministrando aulas no curso de Direito, resolve atuar, em causa prpria, pleiteando benefcios tributrios em face da Unio Federal. Nos termos do Estatuto, correto afirmar que (A) situao peculiar que permite o exerccio da advocacia mesmo contra entidade vinculada. (B) a situao caracteriza impedimento, uma vez que h vnculo da Universidade com a Unio Federal. (C) o docente em cursos de Direito no pode exercer a advocacia, sendo circunstncia de incompatibilidade. (D) enquanto durar o exerccio do magistrio, a inscrio na OAB permanecer suspensa.

c) Resposta correta: no h qualquer impedimento, nos termos do art. 30, pargrafo nico, Estatuto.

12 - Mvio aceita defender um cliente. Aps ampla pesquisa, verifica que a legislao ordinria no acolhe a pretenso dele. Elabora, pois, a tese de que a legislao que no permite o acolhimento da pretenso do seu constitudo padeceria do vcio de inconstitucionalidade e recomenda que no haja o cumprimento da referida norma. luz das normas estatutrias, correto afirmar que (A) a situao permitida, diante do possvel vcio alegado pelo advogado. (B) se caracteriza a hiptese de postulao com m-f contra literal disposio de lei. (C) mesmo sendo a lei eivada de vcio, no seria possvel presumir boa-f. (D) ao pleitear contra expressa disposio de lei no caso referido, presume-se a m-f. Resposta Correta: art. 6o, Cdigo de tica (se o advogado entender pelo vcio de inconstitucionalidade na legislao, ele no estar estribando-se em m-f).

51 Marcelo promove ao de procedimento ordinrio em face de Paus e Cupins Ltda. com o fito de compelir a r prestao de determinado fato, diante de contrato anteriormente estabelecido pelas partes e descumprido pela r. Houve regular citao, com a apresentao de defesa, tendo o processo permanecido paralisado por oito anos por inrcia das partes. Dez anos aps a paralisao, o ru ingressa no processo requerendo a declarao de prescrio intercorrente, que declarada, no tendo havido recurso do autor. Aps consultas processuais, o autor descobre a real situao do processo e apresenta representao disciplinar OAB contra o seu advogado. Nos termos da legislao estatutria e do Cdigo de tica, correto afirmar que (A) o advogado no pode ser sancionado pela demora do processo, mesmo que tenha sido inerte. (B) est perfeitamente caracterizado o abandono da causa.

resposta correta: art. 12 (Cdigo de tica); art. 34, XI (Estatuto) c.c art. 265, CPP. (C) os atos referidos se esgotam no processo judicial. (D) a inrcia das partes no pode atingir os advogados, como no enunciado. 52 Heitor, advogado regularmente inscrito na OAB, surpreendido com a notcia de que seu ex adverso havia sido suspenso em processo disciplinar regular, mas que no havia devolvido os documentos oficiais nem comunicado a punio ao juiz dirigente do processo. Em relao atuao de profissional suspenso das atividades, luz do Estatuto, correto afirmar que (A)caracteriza infrao disciplinar. resposta correta: art. 37, 1 (Estatuto); art. 34, I (Estatuto) c.c art. 4, pargrafo nico (Estatuto) (B) constitui mera irregularidade. (C) viola o sigilo profissional. (D) gera a excluso da OAB. 53 O advogado Rodrigo surpreendido com notificao do Conselho de tica da OAB para esclarecer determinados fatos que foram comunicados ao rgo mediante denncia annima. Apresenta sua defesa e, desde logo, postula a extino do processo, que no poderia ser instaurado por ter sido a denncia annima. Em tal hiptese, luz das normas do Cdigo de tica, correto afirmar que (A) se admite a instaurao do processo disciplinar por denncia annima. (B)
(C)

no pode ocorrer a instaurao, de ofcio, do processo disciplinar. h necessidade de identificao do representante. instaurado exclusivamente por representao do interessado.

(D)

resposta correta: art. 72, caput (Estatuto) c.c art. 51 (Cdigo de tica) (no pode ser annima e pode ser instaurado de ofcio)

You might also like