You are on page 1of 3

PRINCPIO DA FUNGIBILIDADE

O princpio da fungibilidade consiste na possibilidade de ser recebido um recurso por outro, mas para que isso ocorra, necessrio que no haja m-f ou erro grosseiro. Tal princpio era previsto no Cdigo de Processo Civil de 1939 em seu art. 810, que dizia o seguinte :

Art. 810. Salvo hiptese de m-f ou erro grosseiro, a parte no ser prejudicada pela interposio de um recurso por outro, devendo os autos ser enviados cmara ou turma, a que competir o julgamento. Muito embora o legislador nada tenha dito no atual Cdigo de Processo civil com relao tal princpio, este continua sendo largamente aplicado aos recursos. PRINCPIO DA TAXATIVIDADE

Por este princpio, podemos entender que os litigantes somente podero se valer de recursos que a lei federal expressamente preveja, no podendo, desta forma, se deixar vontade das partes, a utilizao de meios para que seja provocado o reexame de uma deciso .
O diploma processual civil em seu art. 496, taxativo ao elencar as espcies de recursos cabveis, que so eles: *Apelao * Agravo * Embargos Infringentes * Embargos de Declarao *Recurso Ordinrio *Recurso Especial * Recurso Extraordinrio *Embargos de Divergncia em recurso Especial e Recurso Extraordinrio.

Princpio do duplo grau de jurisdio: garantia de boa justia (Nery) A CF/88 traa os limites do duplo grau, garantindo-o, mas no de forma ilimitada. Princpio da taxatividade: o rol legal de recursos numerus clausus. ** o Agravo Regimental no novo tipo de recurso, mas espcie do recurso agravo. ** o Pedido de Reconsiderao no considerado recurso. Princpio da singularidade ou unirrecorribilidade: para cada deciso judicial deve existir um nico recurso a ela correlacionado, num mesmo momento processual. CPC e critrio finalstico ** Exceo: acrdo que, decidindo uma nica questo, com fundamento legal e constitucional, leva a parte a interpor Resp e RE simultaneamente. Princpio da dialeticidade: o recurso dever ser dialtico, isto , discursivo. O recorrente dever declinar o porqu do pedido. Essencial para se formar o contraditrio e o quantum apellatum. Princpio da fungibilidade: possibilidade de que, em casos de dvida objetiva, o tribunal receba um recurso por outro. So condies da fungibilidade: a) existncia de dvida objetiva, assim entendidos os casos em que h controvrsia jurisprudencial e doutrinria, ou erro do juiz; b) interposio no prazo menor, em caso de prazos diferentes para os recursos possveis (segundo parcela da doutrina, no se faz necessrio obedecer esse requisito). No se aplica a fungibilidade em casos de erro grosseiro ou m-f. Princpio da voluntariedade: decorre do princpio dispositivo e indica que o recurso depende de iniciativa da parte interessada. Tambm insere-se nesse princpio a liberdade do interessado para delimitar a rbita de abrangncia de seu recurso. Princpio da proibio da reformatio in pejus: o recurso no deve resultar para o recorrente situao de piora em relao quela em que lhe fora imposta pela deciso recorrida (tambm no se aceita a reformatio in melius, pois no pode o tribunal melhorar a situao do recorrente para alm dos limites por ele mesmo fixados no recurso). Princpio que decorre da interpretao do princpio dispositivo. a) as matrias de ordem pblica; b) reformatio in peius e remessa necessria: possvel o agravamento da Fazenda Pblica? - STJ 45 No reexame necessrio, defeso, ao Tribunal, agravar a condenao imposta Fazenda Pblica.

Princpio da Consumao: uma vez j exercido o direito de recorrer, consumou-se a oportunidade para faz-lo, de sorte a impedir que o recorrente torne a impugnar o pronunciamento judicial j impugnado. Princpio da complementaridade: recurso e razes devem ser oferecidos na mesma oportunidade. Segundo esse princpio, poder-se- complementar a fundamentao de recurso, se houver alterao da deciso em virtude de Embargos de Declarao.

You might also like