You are on page 1of 6

INTRODUO A Organizao da Unidade Africana (OUA) foi criada a 25 de Maio de 1963 em Addis Ababa, Etipia, por iniciativa do Imperador

etope Haile Selassie atravs da assinatura da sua Constituio por representantes de 32 governos de pases africanos independentes. A OUA foi substituda pela Unio Africana a 9 de Julho de 2002. OBJECTIVOS Os objectivos da OUA, expressos na sua Constituio eram: Promover a unidade e solidariedade entre os estados africanos; Coordenar e intensificar a cooperao entre os estados africanos, no sentido de atingir uma vida melhor para os povos de frica; Defender a soberania, integridade territorial e independncia dos estados africanos; Erradicar todas as formas de colonialismo da frica; Promover a cooperao internacional, respeitando a Carta das Naes Unidas e a Declarao Universal dos Direitos Humanos; Coordenar e harmonizar as polticas dos estados membros nas esferas polticas, diplomtica, econmica, educacional, cultural, da sade, bem-estar, cincia, tcnica e de defesa.

Durante quase 40 anos de existncia, a OUA no conseguiu evitar os inmeros conflitos que assolaram o continente, nem promover de forma efectiva o seu desenvolvimento. Uma das razes poderia ser o carcter consensual da organizao, que nunca puniu os responsveis por esses problemas, ao contrrio da Commonwealth ou da ONU, a primeira por vezes suspendendo das suas actividades governos despticos, a segunda decretando sanes sobre polticos ou governos. No entanto, ao manter esse esprito de consenso e a tradio de uma presidncia rotativa, decidida em cimeiras anuais regulares, a OUA conseguiu manter a imagem de unidade e de vontade de progresso que lhe granjeou sempre, por parte dos vrios blocos econmicos e polticos, apoio real para a resoluo de vrios problemas. Apesar de todos os pases de frica se terem associado OUA a seguir sua independncia (ou a seguir democratizao da frica do Sul) subsiste, como questo no resolvida, o estatuto do Sahara Ocidental, que foi aceito como membro da organizao, o que levou Marrocos a abandon-la em 1985. A OUA teve um importante papel na histria da descolonizao de frica, no s como grupo de presso junto da comunidade intencional, mas tambm fornecendo apoio directo aos movimentos de libertao, atravs do seu Comit Coordenador da Libertao da frica. Outro campo em que a OUA teve sucesso foi na luta contra o apartheid, tanto ao nvel da ONU onde foram declaradas sanes contra os governos da frica do Sul e da Rodsia, mas ainda conseguindo que aquele regime fosse internacionalmente condenado como "crime contra a Humanidade" na Conferncia de Teero de 1968. Nos primeiros dez anos da sua existncia, a OUA viu-se confrontada com uma srie de conflitos sobre a delimitao de fronteiras no norte, leste e centro da frica mas, graas aos seus esforos, estes conflitos foram resolvidos num verdadeiro esprito de unidade, sem interferncia externa. Na promoo da cultura africana, a OUA organizou em Agosto de 1969, em Argel, o Primeiro Festival Panafricano da Cultura e, em Outubro de1970, em Mogadscio, na Somlia, o Primeiro Workshop de Folclore, Dana e Msica Africana. Nos campos do desenvolvimento econmico e social, transportes e telecomunicaes, a OAU promoveu a harmonizao das polticas dos seus membros com respeito UNCTAD, BIRD, FMI, UNIDO e OIT. Como consequncia, as suas pretenses de formas de comrcio mais justas e da plena participao num novo sistema monetrio Internacional ganharam mais peso, apesar de no terem ainda sido atingidas. Atravs da OAU, os pases africanos proclamaram a sua permanente soberania sobre os seus recursos naturais, tendo levado modificao da lei Internacional sobre os recursos da plataforma continental e guas territoriais. Em Fevereiro de 1972, realizou-se em Nairobi, no Qunia, a Primeira Feira de Negcios Panafricana.

INTEGRAO ECONMICA DE FRICA Na primeira e segunda conferncia dos pases independentes de frica, realizadas em Acra, Gana, em Abril de 1958, e em Addis Ababa, Etipia, em Junho de 1960, foram discutidos os problemas econmicos desses pases e chegou-se a um consenso de que a fragmentao do continente e a concentrao da produo numa pequena gama de produtos primrios de exportao, constituam grandes obstculos diversificao das actividades econmicas e criao de mercados modernos e internacionalmente competitivos. Foi, portanto, acordado que os pases africanos independentes deviam promover a cooperao econmica entre si. Duas opes foram discutidas para a implementao da estratgia de integrao econmica em frica: a) A frmula panafricana, que advogava a criao imediata duma organizao econmica continental (esta frmula derivou em parte das idias do lder ganense Kwame Nkrumah). b) A frmula sub-regional, que defendia a implementao de acordos de cooperao entre pases vizinhos que, eventualmente, poderia gerar formas de cooperao geograficamente mais alargadas. A maioria dos pases estava a favor da opo sub-regional e, neste sentido, a Comisso Econmica da ONU para a frica (ECA), props a diviso do continente em quatro subregies: oriental e austral, central, ocidental e o Norte de frica. A proposta da Comisso foi adoptada pela Conferncia de Chefes de Estado e de Governo da OUA, que instou todas as naes africanas independentes a tomarem, durante a dcada de 1980, os passos necessrios para fortalecer os arranjos econmicos sub-regionais j existentes e, se necessrio, estabelecer outros de modo a cobrir todo o continente e promover a coordenao e harmonizao dos diferentes agrupamentos, com vista ao estabelecimento gradual duma Comunidade Econmica Africana no final do sculo. Vrias destas organizaes foram de facto implementadas, entre as quais: O Mercado Comum da frica Oriental e Austral (COMESA); A Comunidade para o Desenvolvimento da frica Austral (SADC); A Comunidade Econmica dos Estados da frica Ocidental (Economic Community of West African Stotes, com a sigla ECOWAS, emingls ou Comunaute Economique des tats de I'Afrique Ocidentale, com a sigla CDEAO, em francs). rgo da O.U.A: A Conferncia dos Chefes de Estado e de Governo, instncia suprema; O Conselho de Ministros, que prepara e executa as decises da Conferncia; O Secretariado-Geral Administrativo; e A Comisso de Mediao, de Conciliao e de Arbitragem.
3

PROPSITOS E PRINCPIOS Os seguintes propsitos e princpios so demonstrados na OUA Carta adoptada em 1963, em Addis Abeba, Etipia. Os objectivos da OUA so indicados no artigo II da Carta da seguinte forma: 1. Promover a unidade e a solidariedade dos Estados-Africano; 2. Coordenar e intensificar a sua cooperao e esforos para alcanar uma vida melhor para os povos de frica; 3. Defender sua soberania, sua integridade territorial e independncia; 4. Erradicar todas as formas de colonialismo em frica, e 5. Promover a cooperao internacional, tendo em conta a Carta das Naes Unidas e a declarao Universal dos Direitos Humanos. Para atingir estes objectivos os Estados-Membros comprometeram-se a harmonizar as suas polticas nos campos foolowing. 1. Polticas e cooperao diplomtica; 2. Cooperao econmica, incluindo os transportes e comunicao; 3. Cooperao educacional e cultural; 4. Sade, saneamento e cooperao nutricional; 5. Cooperao cientfica e tcnica, e 6. Cooperao para a defesa e segurana. Os princpios da OUA so indicados no artigo II da Carta da seguinte forma: 1. A igualdade soberana de todos os Estados Membros; 2. No interferncia nos assuntos internos dos Estados; 3. Respeito pela soberania e integridade territorial de cada Estado e para o seu direito inalienvel existncia independente; 4. Soluo pacfica de controvrsias por meio de negociao, conciliao, mediao ou arbitragem; 5. Condenao sem reservas em todas as suas formas, de assassinato poltico, bem como de actividades subversivas por parte de Estados vizinhos ou qualquer outro Estados; 6. Dedicao absoluta emancipao total dos territrios Africano que ainda so dependentes; 7. Afirmao de uma poltica de no-alinhamento em relao ail blocos.

CONCLUSO Este trabalho procura analisar a constituio e evoluo da Unio Africana (UA) a partir da experincia de duas instituies que marcaram a histria recente do continente africano: a Conferncia de Bandung e a Organizao de Unidade Africana (OUA). A tese central a de que, a despeito do trmino da Guerra-fria e a reorganizao dos espaos numa perspectiva regionalista, a UA ser incapaz de favorecer a integrao do continente africano caso no assegure a viabilidade de arranjos institucionais capazes de suprir as necessidades e urgncias vivenciadas no continente africano; especialmente a consolidao da democracia e a promoo do desenvolvimento. Duas dimenses directamente relacionadas estabilidade poltica e segurana.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BAHIA, Luiz Henrique Nunes. "A frica e suas ordens polticas: entre o optimismo e o pessimismo." In: COELHO, Pedro Motta; MENDONA, Hlio Magalhes de. Relaes Brasil-frica: um colquio. Braslia: Instituto Brasileiro de Relaes Internacionais (IBRI), 2002. BHAGW A TI, Jagdish. Em Defesa da Globalizao: como a globalizao est ajudando ricos e pobres. Rio de Janeiro: Elsevier-Campus, 2004. BOUTROS-GHALI, B. L'Organisation de I'Unit Africaine. Paris: Librairie Armand Colin, 1969. COMITINI, Carlos. A frica arde. Rio de Janeiro: Codecri, 1980. FERRO, Marc. Histria das colonizaes: das conquistas s independncias, sculos XM A XX. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. FOUCHER, Michel. Fronts et fronneres: un tour du monde gopolitique. Paris: Librairie Arthme Fayard, 1991. FUKUY AMA, Francis. Construo de Estados. Rio de Janeiro: Rocco, 2005. FUKUYAMA, Francis. O Fim da Histria e o ltimo Homem. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1992. GROVOGUI, Siba N. "A crise do Estado na frica: desafios do pacto democrtico na frica". In: COELHO, Pedro Motta Pinto, & SARAIVA, Flvio Sombra (org.) Frum Brasil-frica: Cooperao e Comrcio. Braslia: Instituto Brasileiro de Relaes Internacionais (illRI), 2004.

You might also like