You are on page 1of 2

Anlise de um poema de Afonso Romano de SantAnna (SantAnna, A. Romano de. Bandeira, talvez. In:__. Os Melhores poemas de ...,.

So Paulo, Global, 1991. p.138 A beleza um grito, um fruto, A beleza um vcio um mergulho vivo - no infinito. ___________________________X____________________X_________ A distribuio dos versos em predicativos e separados por vrgulas sugere um corpo mergulhado ( .)A repetio das vogais [i] e [u] que, segundo Nilce SantAnna Martins em seu livro: Introduo estilstica, so prprias para exprimir sons estridentes, ajustam-se sensao de grito da beleza, exploso, barulho que a beleza pode proporcionar no mundo real. As palavras grito e fruto opem-se com as expresses um vcio e mergulho vivo. Aquelas so concretas, estas, abstratas. Se nos concentrarmos nas palavras grito e vcio, ainda que reconhecssemos suas polissemias, buscaramos nelas o lado essencial e imutvel que elas querem no poema comunicar-nos sobre a beleza: a universalidade de cada uma. A presena de predicativos e de uma suposta ausncia de adjuntos e complementos, leva-nos a entender um modelo de beleza em si mesma. A beleza, ou o belo para Aristteles consistia na apresentao da ordem e no condicionamento de certa grandeza, magnanimidade. [tica a Nicomaco]. J aqui no poema a ordem transgredida, primeiro pela posio de cada verso que no esto um embaixo do outro, sugerindo uma movimentao estrutural, tpica dos poemas contemporneos; segundo pelos predicativos, grito, fruto, vcio, palavras que se opem a esse conceito de ordem no poema. O poema apresenta um conceito para a beleza e, medida que avanamos por ele, percebemos o rompimento desse conceito e o nascimento de outro metaforicamente, numa tentativa de desintegrao e integrao. Entre as vrias formas de gritar, umas delas a beleza. Quando gritamos, mesmo que por gritar somente, estamos nos relacionando com tudo a nossa volta, com o outro; o grito causa desconforto no outro, h uma mudana de comportamento no outro. Assim a beleza: algo geral que transforma o particular de outrem. Espontaneidade, naturalidade, impulso, irracional, primitivo, matriz, integrao, totalidade. A beleza tambm um fruto. Um produto de si mesma, um modelo, uma criao, uma manipulao da sociedade. Note que ela fruto depois do grito. H de se perceber a desintegrao da beleza, num processo at ento dialtico. E por essa perspectiva, a beleza um vcio, conseqncia de um suposto processo domesticador do belo, importao do belo, manipulao, subordinao do belo. Aumenta o pressuposto de [ds] integrao da beleza, a [ds] humanizao dela. A beleza caminha para um submundo, um beco sem sada. O verbo ser no presente do indicativo pressupe uma concomitncia da apresentao dos estados no transitrios da beleza. A ausncia da palavra beleza no segundo verso alm de quebrar a regularidade da mtrica da redondilha maior, colabora no movimento rtmico do poema, dando o efeito de algo em cena de mergulho.

Dentro desse nvel dialtico que os ritmos da beleza e do poema em si aumentam. O quarto verso era para seguir a lgica na quantidade de slabas do verso 2, porm ele no hexasslabos, remando contra a mar da lgica do ritmo, qui para recriar uma nova forma rtmica. Agora a beleza um mergulho vivo... Na verdade, expressivamente, o ritmo anterior no se perdeu, mas se intensificou, como se o movimento dos versos quisessem por si s transcender-se. O poema rompe com o conceito aristotlico que at hoje persiste, vai de encontro aos dizeres de Emanuel Kant: Expresso sensvel do infinito e, por meio da caracterizao direta do vocbulo beleza, bem como a chave de ouro, o poema se torna filosfico, na medida que reflete sobre a teoria da esttica, assim como a curvatura dessa mesma esttica no meio social burgus.

You might also like