You are on page 1of 3

Voc tem visto, nos noticirios, a quantidade de mortes que est ocorrendo na Europa por causa de hortalias contaminadas

por uma bactria chamada E. coli Enterohemorrgica? Esse microorganismo uma enterobactria, ou seja, uma bactria que mais comumente achada em intestinos! (J pararam para imaginar como ela pode ter ido parar nos alimentos?)

Micrbios ou microorganismos so organismos vivos to pequenos (vrus, bactrias e fungos) que s podem ser vistos com ajuda de microscpio. Eles esto por toda parte: no solo, na gua, nos animais, nos alimentos, nas pessoas e flutuando no ar. Os microorganismos so bem resistentes. Muitas vezes eles ficam dormindo s aguardando a condio ideal (principalmente temperatura e umidade) para despertarem e se multiplicarem, provocado doenas em quem os consumir.

H mais micrbios em uma mo suja do que seres humanos em todo o planeta. E todos ns somos veculos de micrbios. Eles esto em todo nosso corpo: no nariz, na boca, nos cabelos, nas mos (inclusive unhas), nas fezes, no suor e no sapato.

No so s os microorganismos que contaminam os alimentos. Os parasitas, as substncias txicas tambm. Eles entram em contato com o alimento durante a manipulao e preparo, devido falta de cuidados com a higiene destes alimentos. ento que ocorre a contaminao. A pessoa fica doente. Os sintomas mais comuns dessas doenas so vmitos e diarrias mas tambm podem estar presentes dores abdominais, dor de cabea, febre, alterao da viso, olhos inchados, dentre outros. Essas doenas podem at levar morte de pessoas com o sistema imunolgico mais frgil (crianas, idosos, grvidas e pessoas com sade debilidada).

A higiene essencial para ajudar a prevenir essas doenas causadas por alimentos contaminados. preciso tomar banho diariamente, manter as unhas limpas e higienizar bem as mos antes de manipular os alimentos.

Afinal, j que elas ficam em contato com o alimento a maior parte do tempo, temos que dar ateno especial a higiene delas: sempre deixamos o sabo em contato com as mos por pelo menos 15 segundos, esfregar bem todos os cantinhos, inclusive a ponta dos dedos (geralmente esquecidos), sec-las e, se possvel, usar lcool gel.

Depois de higienizar as mos, hora de higienizar os alimentos mas antes, uma dica: quando chegar da feira, antes de lavar os hortifruti, deixe-os na geladeira por uns 20 minutos para diminuir a temperatura deles. que lavlos quentes favorece a entrada dos microorganismos no alimento. Como frutas, verduras e legumes so alimentos que podem ser consumidos crus, necessrio higieniz-los corretamente, para que eles fiquem livres (ou pelo menos com nmero bem reduzido) de micrbios patognicos e parasitas.

Para higienizao de hortalias, frutas e legumes voc precisa: 1) Selecionar, retirando as folhas, partes e unidades deterioradas; 2) Lavar em gua corrente vegetais folhosos (alface, escarola, rcula,agrio, etc.) folha a folha, frutas e legumes um a um; 3) Colocar de molho por 10 minutos em gua com soluo clorada, utilizando produto adequado para este fim, na diluio de 200 ppm (1 colher de sopa para 1 litro) ou conforme instrues contidas no rtulo do produto. Dica: em So Paulo, voc consegue gratuitamente nos postos de sade, o hipoclorito de sdio. 4) Enxaguar em gua corrente (de preferncia filtrada) vegetais folhosos folha a folha, e frutas e legumes um a um; 5) Fazer o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mos e utenslios bem lavados; 6) Manter sob refrigerao at a hora de servir. No porque a Europa est com a crise do pepino que voc vai deixar de consumir sua saladinha no mesmo? Fontes consultadas: BRASIL. CGPAN/SAS/Ministrio da Sade. Guia Alimentar para a Populao Cartilha sobre Boas Prticas para Servios de Alimentao Resoluo-RDC n 216/2004 http://www.anvisa.gov.br/institucional/snvs/index.htm Um nutricionista Personal Diet pode lhe dar mais dicas sobre essas e outras condutas de alimentao saudvel. Vamos marcar uns minutos para vermos o que posso fazer por voc?

SER QUE VOC SABE GUARDAR DIREITO OS ALIMENTOS NA SUA GELADEIRA? ISSO PODE FAZER MUITA DIFERENA NA VALIDADE DELES.

You might also like