You are on page 1of 15

Wa - CCO - Sem 2 - Unidade 1 - Cenrios Econmicos Viso geral Apresentao da disciplina:

A disciplina de Cenrios Econmicos tende a proporcionar ao aluno conhecimento das correntes tericas da Economia que tratam dos conceitos Econmicos. Noes de Macroeconomia e Microeconomia. Elementos de engenharia econmica com nfase nas questes da economia na globalizao. Alm de mostrar um pouco sobre o sistema econmico e seus agentes, ser enfatizado o estudo do sistema financeiro e um breve levantamento da importncia e utilizao da moeda. Objetivo da Disciplina Desenvolver a capacidade do aluno de analisar os aspectos macro e microeconmicos de forma clara e objetiva. Possibilitando o conhecimento e aprofundamento do sistema econmico para poder entender os cenrios econmicos, bem como os conceitos e teorias que fizeram da economia uma cincia humana. Contedo Programtico CONCEITOS BSICOS DE ECONOMIA

Conceitos de Economia. Os fatores de produo e as necessidades humanas. Os objetivos da Economia. Os Problemas Econmicos Fundamentais. Bens Econmicos e Servios Econmicos. Sistemas Econmicos. Os fluxos Real e monetrio e o Fluxo Circular da Renda.

TPICOS DE MACROECONOMIA:

Objetivos de Poltica Econmica; Instrumento de Poltica Econmica; Indicadores Econmicos; Os agregados Econmicos; O Emprego e a Renda; Tpicos de Macroeconomia e conceitos de microeconomia.

TPICOS DE MICROECONOMIA

Anlise de Mercado; Demanda, Oferta e Equilbrio de Mercado; Estrutura de Mercado; Concentrao de Mercado; Economias de Escala.

Cenrios Econmicos e Globalizao

A produo; A Inflao; Modelo sustentvel; O contexto da economia informacional; Diviso internacional do trabalho; Elementos do cenrio;

A crise global.

Metodologia: Os contedos programticos ofertados nessa disciplina sero desenvolvidos por meio das TeleAulas de forma expositiva e interativa (chat tira dvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexo e Web Aulas que estaro disponveis no Ambiente Colaborar, compostas de contedos de aprofundamento, reflexo e atividades de aplicao dos contedos e avaliao. Sero tambm realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participao em Frum, atividades prticas e estudos independentes (auto estudo) alm do Material do Impresso por disciplina. Avaliao Prevista:

O sistema de avaliao da disciplina compreende em assistir a tele-aula, participao no frum, produo de texto/trabalho no portflio, realizao de duas avaliaes virtuais, uma avaliao presencial embasada em todo o material didtico, tele-aula e web aula da disciplina.

Cincias Contbeis Wa - CCO - Sem 2 - Unidade 1 - Cenrios Econmicos Web Aula 1 Ttulo: Conceitos bsicos e Teorias da Economia1 Apresentao

1 2

um prazer ter Voc como meu aluno, e juntos abordaremos assuntos de grande interesse para nosso dia-a-dia. Tambm, para nossa atualizao como profissionais. Nossas aulas devero ser enriquecidas com muitas leituras, reflexes, filmes e atividades propostas. A disciplina de Cenrios Econmicos tem como objetivo desenvolver a capacidade do aluno de analisar os aspectos macro e microeconmicos de forma clara e objetiva, possibilitando o conhecimento e aprofundamento do sistema econmico. Ainda, para poder entender os cenrios econmicos, bem como os e conceitos e teorias que fizeram da economia uma cincia humana. Bom Trabalho Um abrao Cordial Ento vamos dar incio ao nosso primeiro encontro: Caro aluno, neste primeiro encontro, da aula de cenrios Econmicos, vamos comear detalhando a importncia da economia na vida das pessoas, pois importante compreendermos que o estudo da economia tem por objetivo formular propostas. Isso, a fim de resolver ou minimizar os problemas econmicos, atendendo, assim, as necessidades humanas e promovendo o bem estar de cada um. A sobrevivncia est atrelada necessidade de tecnologia que venha possibilitar a gerao sustentvel de recursos bsicos para a manuteno de alguns importantes setores da economia. Por isso, faz-se necessrio o estudo da macro e microeconomia. Desta forma, pode-se afirmar que o estudo da economia tem por objetivo formular propostas a fim de resolver ou minimizar os problemas econmicos, atendendo, assim, as necessidades humanas e promovendo o bem estar de cada um. Dessa forma, podemos conceituar a economia como uma cincia social que estuda como a sociedade decide empregar os recursos produtivos escassos, ou seja, os fatores de produo terra, trabalho e capital. A fim de melhor atender as necessidades da coletividade. Ento, podemos dizer que Economia trata de estudar as aes econmicas dos homens a partir do momento que este procurou obter os bens e servios necessrios para viver. E a partir deste momento a obteno de lucro.

Convido-o leitura deste link abaixo que faz um breve comentrio sobre o cenrio brasileiro. Ento boa Leitura!

http://www.portaldaeconomia.com.br/artigos/economia-brasileira/o_novo_cenario_economico_bra

Cincias Contbeis Wa - CCO - Sem 2 - Unidade 1 - Cenrios Econmicos Vamos agora ler alguns Conceitos e teorias Bsicos de Economia:

2 3

A palavra economia deriva do grego oikosnomos, originada de oikos que significa casa e nmo, que significa lei. Assim, tendo, portanto, a significao de administrao de uma casa, ou do Estado. Ento, podemos definir a economia como sendo a cincia social que estuda como o indivduo e a sociedade decidem empregar os recursos produtivos escassos na produo de bens e servios, de modo a distribu-los entre as vrias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas (VASCONCELLOS; GARCIA, 2004).

Economia a cincia que tem por finalidade: Achar meios de melhorar a utilizao de recursos entre fins alternativos, objetivando satisfazer as necessidades limitadas do homem e sociedade e aumentar o nvel de bem estar dos indivduos. No entanto, as necessidades dos indivduos so ilimitadas enquanto o meio ambiente tem recursos limitados a oferecer. Por isso, h a necessidade de tais recursos serem utilizados da melhor forma possvel. A Economia trata de estudar as aes econmicas dos homens a partir do momento que este procurou obter os bens e servios necessrios para viver. E a partir deste momento a obteno de lucro. Da surgiu tambm o estudo das necessidades em economia. Pois a cada momento que passa novos produtos so criados para saciar algum tipo de necessidade humana, gerar capital e obter com esse lucro para sustentar a economia. A economia pode ser definida como o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos como utilizaes alternativas na realizao, confeco, construo ou elaborao de produtos ou bens. Tambm como criao de prestao de servios, que iro satisfazer determinadas necessidades.
Podemos dizer que foi com Adam SMITH, por volta de 1777, que a economia passou a ser uma reunio de conhecimentos sistematicamente organizados, com princpios coerentes e lgicos, que visam a alocao eficiente de recursos escassos da e na sociedade. Nesta temtica, a economia passou a ser conhecida como a cincia que busca descobrir as leis gerais e particulares que regem a atividade econmica, de comum acordo com a natureza dos fatos vigentes. O termo economia tambm empregado pra designar o ramo do conhecimento humano que procura estabelecer as leis que regem a produo, a distribuio, o consumo e a circulao de bens e servios produzidos numa sociedade. Esses conhecimentos so apropriados atravs da teoria econmica. Segundo o dicionrio Aurlio, economia a cincia que trata dos fenmenos relativos produo, distribuio, acumulao e consumo dos bens materiais. E a varivel econmica est sempre presente nessa interao. A implantao de novas leis, as demandas diferenciadas, a presso de consumidores, a conscincia dos empresrios vem constituindo fatores que foram uma nova postura e novas regras de conduta no tocante s atividades econmicas, principalmente a da retirada dos recursos naturais, que vem surtindo repercusses sobre os custos de produo. Por outro lado, origina uma competitividade e um diferencial para a empresa que sabe lidar com os recursos naturais. sabido que o mercado um mecanismo poderoso para atingir objetivos. Todavia, o principal incentivo que faz com que as empresa se preocupem com os recursos naturais a conscincia de que esses so recursos escassos e, na maioria das vezes, insumo essencial produo. Ainda preciso dar valor a riqueza do pas. Essa riqueza formada pelos fatores de produo disponveis, pelos bens que esto sendo produzidos e pelos que j foram, mas ainda no desapareceram. Ainda, essa riqueza compe-se de elementos como: a populao do pas (seu fator trabalho), os recursos naturais (a terra agricultvel, as reservas minerais e de petrleo e os mananciais de gua), os equipamentos (mquinas e instalaes das empresas), as redes de energia eltrica, a distribuio de gua, as estradas, as pontes, os edifcios pblicos, as habitaes, os monumentos histricos, as obras de arte, as bibliotecas, entre outros. Alm dos bens correntemente produzidos como, por exemplo, alimentos, roupas, entre outros. Os elementos que participam do processo econmico so denominados de agentes econmicos e so representados por pessoas que desempenham diferentes papis na economia. Cincias Contbeis 3

Wa - CCO - Sem 2 - Unidade 1 - Cenrios Econmicos TEORIAS ECONMICAS:

ESCOLA CLSSICA - Caro aluno, para entendermos os clssicos temos que nos lembrar que eles sucedem aos mercantilistas e fisiocratas, duas correntes anteriores que, por no apresentarem um corpo doutrinrio completo e coerente, no constituram escolas.
Conforme Arajo (1995), na poca dos clssicos, a importncia crescente da indstria colocava fora de moda a viso naturista dos fisiocratas. E a necessidade de maior liberdade comercial, bem como de uma fora de trabalho dotada de maior mobilidade. Assim, mostravam que o excesso de regulamentao e interveno governamental, preconizado pelos mercantilistas, j no se ajustava s necessidades da expanso econmica. Logo, verificamos que diferenas importantes marcavam o pensamento de cada uma destas teorias. Os fisiocratas (fisis = natureza e crtein = dominar) acreditavam no domnio da natureza. Para estes, a verdadeira riqueza das naes estava na agricultura. S a terra tinha a capacidade de multiplicar a riqueza. S a natureza era capaz do milagre da criao. A indstria no cria, apenas transforma insumos em produto, defendiam os fisiocratas. No consideraram o fato de a produtividade no ser apenas consequncia da natureza. Os mercantilistas preocupavam-se, sobretudo, com a poltica econmica, com saldos favorveis na balana comercial, com o estoque de metais preciosos e com o poder do estado. Para os mercantilistas, o Estado deveria restringir as importaes e estimular as exportaes. Considerando que as importaes de um so as exportaes do outro, se todos os pases restringirem suas importaes, no haver como exportar. A poltica mercantilista exacerbou o nacionalismo, estimulou as guerras e uma maior presena do Estado na economia. Para os clssicos, a preocupao central era o crescimento econmico em longo prazo, o modo como a distribuio da renda entre as diversas classes influencia este crescimento e que a economia regida por leis naturais, auto-reguladoras, que levam harmonia social. Portanto, no h necessidade de interveno do Estado nas leis do mercado, ou seja, a implantao do laissez-faire1. Pode-se dizer que os clssicos estavam preocupados com uma teoria do crescimento econmico (ARAJO, 1995). Os principais expoentes da Escola Clssica foram: Adam Smith que, conforme Arajo (1995), sem querer esgotar toda a profundidade de seu pensamento, preocupava-se com trs problemas bsicos: a) Que fatores so responsveis pela riqueza das naes e como se d o crescimento econmico. b) Que fatores impedem o desmoronamento da sociedade, composta por pessoas essencialmente egostas? Ou seja, como explicar a coeso social em um mundo onde todos buscam os prprios interesses. c) Para onde caminha a sociedade? Em que direo ela se move? Segundo Smith, a resposta primeira indagao est no aspecto em que a causa da riqueza das naes o trabalho humano. Para a resposta segunda questo entram as consideraes sobre as leis do mercado e a teoria da "moinvisvel"2 de Adam Smith. Disse o prprio Smith, conforme Heilbroner apud Arajo (1995): No da bondade do aougueiro ou do padeiro que podemos esperar nosso jantar, mas de seu interesse. Ns nos dirigimos no a seu esprito humanitrio, mas ao seu interesse e nunca lhes falamos de nossas necessidades e sim de suas vantagens.

Laissez-fire significa no interveno do Estado nas leis do mercado.

Com "mo-invisvel" Smith quer dizer que o mercado se regula naturalmente, sem interveno do governo, como se houvesse uma mo que o conduzisse. Cincias Contbeis 4 Wa - CCO - Sem 2 - Unidade 1 - Cenrios Econmicos 5 De acordo com Arajo (1995), em sua explicao sobre a teoria de Smith, a busca do prprio interesse leva ao mais inesperado resultado: a harmonia social. Esta harmonia foi provocada pela competio. Assim, no se deve intervir nas leis do mercado. Deixada a si mesma, a economia caminha para o melhor dos resultados, conduzida por uma espcie de mo invisvel. Esta a essncia do que ficou conhecido como liberalismo econmico.

A terceira indagao de Smith uma decorrncia da anterior e do papel que ele atribui acumulao de capital, resultante do aumento de produtividade, provocado pela diviso do trabalho. Apesar de a situao do operariado na poca ser muito ruim, Smith acreditava que seguindo as leis naturais a riqueza s podia crescer e, crescendo, beneficiaria a todos. Conforme Arajo (1995), sua viso de mundo era a viso de um otimista. David Ricardo, cujas idias mais importantes referem-se : a) Teoria do Valor, onde Ricardo entende que o preo das mercadorias determinado pela quantidade de trabalho nela incorporada. Ou seja, o valor dado pelo seu custo em trabalho (teoria do valor-trabalho). b) Teoria da Repartio, que procura explicar a repartio do produto nacional entre as diversas classes sociais. Embora com teorias diferentes, Ricardo tambm tem por preocupao o crescimento econmico. Faz a defesa de seu pensamento com a Teoria da Evoluo Econmica, onde considera os elementos salrios, lucros e investimentos. Ainda, a Teoria das Vantagens comparativas, que considera que um pas deve produzir aquilo que, comparativamente a sua possibilidade compra de outros pases, seja mais barato produzir. Logo, deixando para o outro pas produzir aquilo que mais barato. Assim, concentram-se esforos na produo do que mais vantajoso e compra-se de fora o que for mais caro produzir. Thomas Malthus preocupava-se com o problema da superproduo. Segundo ele, era preciso aumentar a demanda de bens de consumo. Malthus entendia que no se daria um aumento na demanda por parte dos capitalistas, pois estes mais investiam do que consumiam. Tambm, no poderia aumentar por parte dos trabalhadores, que recebiam salrios prximos ao nvel de subsistncia. Assim, o consumo s poderia ser aumentado por parte dos que recebiam rendas. Tornou-se defensor dos proprietrios de terras, por entender que somente os latifundirios eram os nicos capazes de efetivamente aumentar a demanda de bens de consumo. Observe esse filme do link abaixo, ele muito interessante e nos faz pensar um pouco mais sobre os temas que assolam o mundo e o assunto em estudo: http://www.youtube.com/watch?v=Evus9fXH9UI O PENSAMENTO DE KARL MARX: Aluno, no pretendemos estudar uma escola marxista, mas apenas apresentar alguns conceitos do pensamento de Karl Marx. O estudo da Escola Marxista exige uma profunda reflexo acerca de suas teorias, o que demandaria dispormos de grande tempo em discusses e anlises. importante entendermos que muito do que se fala de Marx apresentado de forma irreal, mostrando muitas vezes desconhecimento de sua obra. A grande marca de Karl Marx est na apresentao de dois importantes conceitos do marxismo: o Capital e a Teoria de Valor e Mais-Valia. De acordo com Arajo (1995), a principal preocupao de Marx desvendar as leis do movimento do capital na sociedade capitalista. A idia geral para Marx a de que capital no simplesmente o conjunto de mquinas e equipamentos. , antes de tudo, uma relao social. a relao de produo que surge com o aparecimento da burguesia. Para Marx, o capital no uma coisa, mas uma relao social entre pessoas efetivada atravs de coisas. Para Marx, o capitalista s se torna realmente capitalista pela explorao do trabalho humano. Marx faz uma distino importante entre trabalho e fora de trabalho. Para ele, o trabalhador vende sua fora de trabalho e no seu trabalho. Ou seja, vende sua aptido para trabalhar. Esta fora de trabalho tem um valor que medido pelo tempo de trabalho necessrio sua reproduo. Isto , o valor da fora de trabalho igual ao valor da cesta de bens que possibilita a sobrevivncia do trabalhador na sociedade em que ele opera. Convido Voc a assistir esse vdeo sobre a vida desse ilustrssimo pensador: http://www.youtube.com/watch?v=2jDzEaED9To Cincias Contbeis Wa - CCO - Sem 2 - Unidade 1 - Cenrios Econmicos A ERA NEOCLSSICA A partir de 1870 h um deslocamento no centro de preocupaes de grande nmero de economistas, que ficou conhecido como "revoluo marginalista", uma vez que a idia central era o "princpio marginal". Os economistas clssicos estudaram as relaes de produo que surgiam entre as pessoas, no processo produtivo. Os marginalistas mudam de enfoque e passam a estudar as relaes entre as pessoas e a produo material. Portanto, entre pessoas e coisas e no mais entre pessoas e pessoas atravs de coisas. A principal preocupao marginalista passa a ser a "alocao tima de recursos entre fins alternativos". As vrias escolas que compem o movimento marginalista tem como preocupao comum o equilbrio econmico, a 5 6

abordagem com nfase nos aspectos microecmicos e a aceitao da "Lei de Say"3. A Era Neoclssica, atravs do movimento marginalista, foi composta pelas seguintes escolas:

o Escola de Cambridge, cujo maior representante foi Alfred Marshall. As principais preocupaes desta escola estavam relacionadas demanda, oferta e valor; o tempo e a questo do valor; custos crescentes, constantes e decrescentes;

o Escola de Lausanne, que teve em Lon Walras e Vilfredo Pareto seus principais representantes. A Escola de Lausanne tinha como principais preocupaes a causa do valor de troca; o equilbrio geral; e a distribuio da renda;

A Escola Austraca, representada por Carl Menger teve por preocupao a doutrina geral sobre os bens e a doutrina sobre o valor.
ESCOLA KEYNESIANA: A Teoria geral do emprego, do juro e do dinheiro, base da construo da Escola Keynesiana, surgiu na esteira de uma economia em recesso, onde o desemprego de mo-de-obra e de fatores produtivos era muito grande, causando profunda queda da renda nacional. Keynes mostra dois grandes problemas do capitalismo: o desemprego e a desigualdade da renda e da riqueza. Ele entende que estes problemas podem ser resolvidos pela participao do Estado na Economia. Na medida em que o governo faz investimentos na economia, est gerando emprego. Portanto, gera renda e possibilita a demanda. Sem defender uma economia centralizada (planificada), defende que o governo interfira na economia, naqueles pontos onde a iniciativa privada no atuar. Convido voc para assistir o filme do link abaixo para saber um pouco mais sobre o que acabamos de ler acima: http://www.brasilescola.com/historiag/doutrina-keynesiana.htm

3 Conforme a Lei de Say o processo de produo capitalista , tambm, um processo de gerao de rendas e, por isso, a oferta cria sua prpria demanda. Cincias Contbeis 6

Wa - CCO - Sem 2 - Unidade 1 - Cenrios Econmicos 7 OS FATORES DE PRODUO E AS NECESSIDADES HUMANAS: Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produo - Terra, Capital e Trabalho - so limitados. Por outro lado, as necessidades humanas so ilimitadas e sempre se renovam, por fora do prprio crescimento populacional, do contnuo desejo de elevao do padro de vida e at mesmo em funo do meio em que se vive. Independente do nvel de desenvolvimento do pas, ningum dispe de todos os recursos necessrios para satisfazer todas as necessidades da coletividade. Desta forma, temos ento um problema de escassez, ou seja, recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas. Devido escassez de recursos, toda sociedade tem de escolher entre alternativas de produo e de distribuio dos resultados da atividade produtiva. Ainda, entre os vrios grupos da sociedade. Essa a questo central do estudo da economia: como alocar recursos produtivos limitados para satisfazer todas as necessidades da populao (VASCONCELLOS; GARCIA, 2004). Leia esse link e depois reflita sobre o significado de necessidade para Voc: http://www.knoow.net/cienceconempr/economia/escassez.htm Aluno Para sua melhor compreenso sobre o tpico Conceitos Bsicos de Economia leia tambm: http://www.carula.hpg.ig.com.br/economia1.html

Reflita: O que necessidade? Quais so suas necessidades mais latentes? A partir deste momento ns estaremos estudando sobre o principal objetivo e os problemas da economia. OBJETIVO DA ECONOMIA: Atravs da adequada combinao dos fatores de produo, a economia buscar dar resposta s dificuldades encontradas. Assim, a economia tem por objetivo formular propostas a fim de resolver ou minimizar os problemas econmicos. Atender as necessidades humanas, que so ilimitadas, promovendo o bem estar de cada um. OS PROBLEMAS ECONMICOS FUNDAMENTAIS: Considerando a escassez dos fatores de produo, associada s necessidades ilimitadas do homem, temos os chamados problemas econmicos fundamentais, que so: o que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir? Vejamos o significado de cada um dos problemas: O que e quanto produzir? Dada a escassez de recursos de produo, a sociedade ter de escolher, dentro do leque de possibilidades de produo, quais produtos sero produzidos e as suas respectivas quantidades. Como produzir? A sociedade ter de escolher ainda quais recursos de produo sero utilizados para a produo de bens e servios, dado o nvel tecnolgico existente. A concorrncia entre os diferentes produtores acaba decidindo como sero produzidos os bens e servios. Os produtores escolhero entre os mtodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produo possvel. Para quem produzir? A sociedade decidir, tambm, como seus membros participaro da distribuio dos resultados de sua produo. Os produtos sero consumidos por quem tenha renda para participar do mercado de bens. Atravs da renda de cada um, ser atribuda sua capacidade de participar dos resultados da produo (VASCONCELLOS; GARCIA, 2004). interessante entendermos sobre sistemas econmicos. Ento, logo abaixo iremos ler um pouco do significado de sistemas econmicos. SISTEMAS ECONMICOS: A maneira como as sociedades econmicas resolvem os problemas econmicos, fundamentais, depende da forma da organizao econmica do pas, ou seja, do sistema econmico de cada nao. Um sistema econmico pode ser definido como a forma poltica, social e econmica pela qual est organizada uma sociedade. Os sistemas econmicos podem ser classificados em Sistema Capitalista ou economia de mercado e Sistema Socialista ou economia planificada. Ainda, como economia centralizada. O Sistema Capitalista regido pelas foras de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produo e dos bens. Com a evoluo da economia, surgiram, no mbito do Sistema Capitalista, algumas teorias econmicas que ditaram a forma de atuao das economias, sobretudo nos pases ocidentais. As principais teorias foram: o Liberalismo, o Neocapitalismo ou Keynesianismo e mais recentemente o Neoliberalismo. Vejamos os pontos principais de cada uma delas: O Liberalismo prevaleceu at o incio do sculo XX. Esta teoria defendia o sistema de concorrncia pura, em que no havia a interveno do Estado na atividade econmica. Os defensores do Liberalismo entendiam que o mercado deve se resolver por si s, e que ele tem a capacidade de ajustar a economia toda vez que ela apresentar distores. Assim, o prprio mercado, por sua atuao, se encarregaria de corrigir as distores, voltando sua normalidade. Por volta de 1930, aps a grande depresso econmica mundial, Keynes lanou sua teoria, que veio a ser chamada de Neocapitalismo, tambm conhecida por Keynesianismo. Em sua teoria, Keynes defende que o mercado no consegue, sozinho, resolver todos os problemas econmicos e que se faz necessrio a interveno do Estado na economia, a fim de atender aos pontos de estrangulamento. Segundo Keynes, havia atividades que a iniciativa privada no atuava, por no lhes ser vantajosas. Sendo assim, surgiriam "gargalos" na economia, que exigiriam a participao do Estado para a sua soluo. Apesar de defender a participao do governo na atividade econmica, a teoria de Keynes no defendia o controle total pelo estado e mantinha-se a favor do respeito propriedade privada. O estado somente deveria atuar onde a iniciativa privada no tinha interesse em participar. Mais recentemente, por volta do final dos anos 80 e incio dos anos 90, surgiu uma nova onda de afastamento do Estado da economia. Conforme as decises impostas pelo que foi chamado de Consenso de Washington, e em virtude do processo de globalizao, percebeu-se uma desenfreada corrida. Sobretudo dos paises subdesenvolvidos, em livrar-se das empresas estatais, promovendo uma verdadeira avalanche de privatizaes. Esta nova condio significou a volta do Liberalismo Econmico, com a valorizao do mercado e o afastamento do Estado da economia, agora denominado de Neoliberalismo.

Assim, estamos passando por um novo movimento econmico em defesa da concorrncia pura, porm adaptada aos novos tempos, depois de um longo perodo de predominncia do Neocapitalismo. Cincias Contbeis 7 Wa - CCO - Sem 2 - Unidade 1 - Cenrios Econmicos 8 O Sistema Socialista resolve as questes econmicas fundamentais por meio de um rgo central de planejamento, predominando a propriedade pblica dos fatores de produo, chamados nessas economias de meios de produo. Percebe-se que na economia planificada no h direito propriedade privada. Porm, pertencem aos indivduos pequenas atividades artesanais, assim como os meios de sobrevivncia como, por exemplo, roupas, automveis, mveis, entre outros. Ainda assim, com preos fixados pelo governo. Existe, tambm, liberdade para escolha de profisso, ou seja, h mobilidade de mo-deobra. Mais uma vez o governo se resguarda ao direito de interferir, caso entenda que h distores na quantidade de profissionais em cada profisso especfica. Vivemos num sistema capitalista. Alm desse sistema capitalista, h outros que se faz necessrio ser estudados. Mas afinal de contas voc entendeu o que um sistema? Ento, ateno ao quadro abaixo: Aluno leia o artigo com bastante ateno!! Aps a leitura, reflita com os colegas sobre o tema sistemas econmicos. http://www.eumed.net/cursecon/libreria/2004/lgs-ens/11.htm Aps a leitura se rena com mais dois colegas e retire do texto dois tpicos importantes e comente sobre eles. Agora iremos falar um pouquinho sobre - BENS E SERVIOS ECONMICOS: Independente do Sistema Econmico vigente em um pas e indiferente a quem pertenam os fatores de produo necessrio a sua correta combinao, para que sejam gerados os bens e servios que iro atender as necessidades humanas. Segundo Cobos apud Gastaldi (2000), bens econmicos so todos aqueles meios teis para a satisfao das necessidades humanas, que se encontram em quantidades escassas e podem ser transmitidos. E servios (bens imateriais), conforme Gastaldi (2000), so aquelas atividades que, sem criar objetos materiais, se destinam direta ou indiretamente a satisfazer necessidades humanas. Tipos de Bens Econmicos: Os bens econmicos podem ser classificados como bens de consumo - durveis e nodurveis - bens de capital e bens intermedirios. Os bens de consumo destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. Podem ser classificados conforme sua durabilidade. Os bens com vida til mais prolongada so denominados de bens durveis (por exemplo, mveis, eletrodomsticos, automveis, entre outros) e os bens com vida til curta, que se consomem mais rapidamente so chamados bens no-durveis (por exemplo, alimentos, produtos de higiene, roupas, entre outros). Os bens de Capital so utilizados na fabricao de outros bens, mas no se desgastam totalmente no processo produtivo. o caso de mquinas, equipamentos e instalaes. So usualmente classificados no ativo fixo das empresas. Os bens intermedirios so transformados ou agregados na produo de outros bens e so consumidos totalmente no processo produtivo. So os insumos, matrias-primas e componentes. Diferenciam-se dos bens finais que so vendidos para consumo ou utilizao final. Bens de capital e bens de consumo so bens finais e no intermedirios (VASCONCELLOS; GARCIA, 2004). OS FLUXOS REAIS E MONETRIOS E O FLUXO CIRCULAR DE RENDA

http://financasfaceis.wordpress.com/2010/03/09/entendendo-as-contas-nacionais/

Os fluxos Real e Monetrio e o fluxo Circular da Renda Depois responda - Bens e servios produzidos por uma empresa fluxo real e o que ela recebe por isso fluxo monetrio?D exemplos: Cincias Contbeis Wa - CCO - Sem 2 - Unidade 1 - Cenrios Econmicos Resumidamente podemos dizer que: Fluxo Real da Economia: O fluxo real da economia nos mostra que com a combinao dos fatores de produo, obtidos pelas empresas no mercado, esta produz os bens e servios que sero colocados no mercado de bens e servios disposio das famlias, que os demandaro, a fim de satisfazer suas necessidades. Fluxo Monetrio da Economia: O fluxo real da economia s possvel com a presena da moeda, que utilizada para remunerar os fatores de produo e para o pagamento dos bens e servios. Assim, paralelamente ao fluxo real temos um fluxo monetrio da economia. Fluxo Circular de Renda: A unio dos fluxos real e monetrio da economia nos mostra o que chamamos de fluxo circular de renda. Viu s como interessante toda essa coisa de sistema econmico!! Agora, estudaremos um pouquinho do que Fluxo Real e monetrio e o fluxo circular da renda. Bens e servios produzidos por uma empresa fluxo real e o que ela recebe por isso fluxo monetrio. Um fluxo real a atividade concreta de bens e servios, a produo. J um fluxo monetrio constitudo de pagamentos de salrios, juros, aluguis e dividendos, efetuados pelo trabalho executado pelos agentes econmicos, os rendimentos. Caro aluno, podemos observar que em muitas bibliografias sobre economia os autores do preferncia aos aspectos mais usuais da economia e, s vezes, deixam de lado a questo da diviso da Economia. A diviso moderna divide a Economia em trs fases que so: 1 Teoria Econmica e 2 Estatstica Econmica; 3 Economia Aplicada ou Descritiva. A Teoria Econmica um conjunto de conhecimentos relacionados com os fatos econmicos e a sua realidade. Microeconomiaestuda as atividades econmicas do indivduo ou empresa, que estuda a teoria da empresa, da produo entre outras. Macroeconomia estuda a atividade econmica global de todos os indivduos e empresas, compreendendo os estudos dos agregados econmicos (a renda nacional, o consumo, a poupana e os investimentos) e da teoria geral do equilbrio e do desenvolvimento econmico. RECADO IMPORTANTSSIMO No se esquea de acessar o frum da disciplina e dar sua contribuio ao debate. Aguardo voc l. Na prxima unidade veremos tpicos de Macroeconomia. l 9 10 8 9

Cincias Contbeis Wa - CCO - Sem 2 - Unidade 1 - Cenrios Econmicos Web Aula 2 Ttulo: Macroeconomia

Ento vamos a mais uma aula! Caro aluno, hoje nossa aula vai tratar de um assunto muito interessante que a diviso da economia. O estudo da economia se divide em dois ramos bsicos: a microeconomia e a macroeconomia. Vamos iniciar ento o estudo do primeiro ramo: A macroeconomia - estuda o funcionamento da economia como um todo, analisando a determinao e o comportamento de grandes agregados, como: renda e produto nacional, nvel geral de preos, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balana de pagamentos e taxa de cmbio. Para isso leia com ateno: http://wapedia.mobi/pt/Macroeconomia neste link voc vai conseguir entender de forma fcil o modo como bordado a macroeconomia. Leia com bastante ateno, depois descreva em seu caderno o que entendeu. Agora, vamos ler um pouquinho sobre os OBJETIVOS DE POLTICA ECONMICA: Vrios so os objetivos de poltica econmica. Entretanto, vamos nos ater a quatro objetivos fundamentais que englobam as principais necessidades de participao do Estado para o real atendimento do papel de um governo, que so: Crescimento da produo e do emprego: Levando-se em conta que a renda est ligada diretamente ao produto, no h como aumentar o nvel de renda de uma sociedade se no aumentar a produo. Considerando-se que h uma estreita relao entre produo e emprego, nota-se que ao perseguir o objetivo de crescimento da produo. Automaticamente, est se procurando ampliar o nvel de emprego da economia. Na realidade, busca-se atingir o pleno emprego dos fatores de produo na economia, gerando bem estar sociedade. O crescimento da produo medida pelo PIB - Produto Interno Bruto, que representa a soma de tudo o que foi produzido no pas. A medida do PIB em termos percentuais representa a variao da produo do pas, em um perodo relacionado a outro anterior. Controle da Inflao: Realizar o controle da inflao no significa mant-la igual a zero. Mesmo os pases mais desenvolvidos no perseguem esta meta. O que se busca evitar perodos de acelerao permanente no crescimento dos preos e manter a inflao em nveis reduzidos, mesmo atingindo taxas como 6% a 7% ao ano, desde que estveis ou descendentes. A preocupao em controlar a inflao justifica-se, uma vez que taxas elevadas de inflao provocam uma srie de distores na economia. Afetam negativamente a distribuio de renda, medida que os mais pobres no conseguem se proteger da inflao. Visto que no conseguem aplicar seus recursos no mercado financeiro; reduzem os prazos das aplicaes financeiras, fazendo desaparecer os recursos para financiar os investimentos; dificultam qualquer planejamento empresarial que no seja de curtssimo prazo; e finalmente pode levar a uma total destruio do parque produtivo, quando se chega hiperinflao, como ocorreu na Alemanha, no ps-guerra, e, mais recentemente, com a Argentina, no final dos anos 80 (LANZANA, 2002). Vrias so as experincias de pases que no controlarem sua inflao, no obtiveram um crescimento sistemtico da produo de bens e servios. O Brasil uma prova dessa situao, haja vista que o pas ficou praticamente estagnado durante toda a dcada de 80 e viveu um processo inflacionrio agudo. Distribuio de Renda: Mesmo sendo difcil argumentar que a sociedade deva remunerar igualmente a todos, no se pode deixar de atribuir melhoria da distribuio de renda como um objetivo de poltica econmica. importante observar, porm, que ao contrrio dos outros objetivos de poltica econmica, mudanas fortes na distribuio de renda, a no ser por redues bruscas da taxa de inflao, no ocorrem em curto espao de tempo (LANZANA, 2002). Os objetivos de poltica econmica, vistos acima, no so independentes e sim, na maioria das vezes, conflitantes. certo que em determinadas situaes o alcance de um objetivo pode representar obteno de outros, como, por exemplo, o crescimento da produo pode melhorar a distribuio da renda, na medida em que emprega mais mo de obra. Porm, especialmente nos pases subdesenvolvidos esta melhoria no tem ocorrido. A meta da poltica econmica a de manter todos os objetivos sob controle, obtendo a maior taxa de crescimento da produo, mantendo a equidade distributiva, a estabilidade dos preos e o equilbrio das contas externas. Cincias Contbeis 10 Wa - CCO - Sem 2 - Unidade 1 - Cenrios Econmicos INSTRUMENTOS DE POLTICA ECONMICA A fim de atingir os objetivos de poltica econmica, o governo pode lanar mo de um conjunto de instrumentos, como 11

podemos ver a seguir: Poltica Fiscal: A Poltica Fiscal refere-se aos instrumentos de que o governo dispe para formar sua receita e controlar suas despesas. Ela pode ser dividida em poltica tributria e poltica de gastos pblicos. Quando o governo aumenta seus gastos na economia, sejam eles de custeio (despesas correntes) ou de investimento, ele est aplicando uma poltica fiscal expansionista, ao contrrio seria uma poltica contracionista. O objetivo que o governo pretende com sua poltica de gastos que vai determinar se ela ser expansionista ou contracionista. As despesas correntes, ou despesas de custeio representam os gastos realizados com o objetivo de manter a mquina governamental funcionando. Conforme Lanzana (2002), podemos dividir estas despesas em consumo do governo que corresponde ao pagamento dos funcionrios pblicos, e outras despesas necessrias manuteno do aparato pblico, como, por exemplo, energia eltrica, materiais, entre outros. Ainda, Transferncias que se refere s despesas efetuadas pelo setor pblico e destinadas ao setor privado, sem a contraprestao de servios ou fornecimento de bens, como a assistncia e previdncia social. Juros, tanto relativo dvida interna como dvida externa. Os juros relativos dvida externa referem-se somente dvida pblica, uma vez que a dvida externa composta pelo setor privado e pblico. Tambm os Subsdios, que correspondem aos gastos do governo com o objetivo de garantir ao consumidor preos inferiores ao custo de produo. As despesas de investimentos referem-se quelas que o governo realiza com o objetivo de aumentar a capacidade de produo de bens e servios no pas, como, por exemplo, construo de rodovias, hospitais, hidreltricas, escolas, entre outros. De outra forma, o governo pode agir sobre o sistema tributrio, entre outras medidas, alterando as despesas do setor privado e incentivando setores produtivos, ou seja, criando novos impostos, eliminando impostos existentes, alterando alquotas para mais ou para menos. Toda poltica tributria deve obedecer ao princpio constitucional denominado de princpio da anterioridade, at a pouco tempo chamado de princpio da anualidade. Conforme o princpio da anterioridade, a implementao de uma medida tributria s pode ocorrer a partir do ano seguinte ao de sua aprovao pelo Congresso Nacional. vedado s autoridades pblicas cobrar tributos no mesmo exerccio financeiro em que tenha sido publicada a lei que o instituiu ou aumentou. Observamos, portanto, que o governo utilizar o instrumento de poltica fiscal, conforme seu objetivo de poltica econmica. Ento, vejamos alguns exemplos: Conforme Vasconcellos; Garcia (2004), se o objetivo reduzir a taxa de inflao, as medidas fiscais normalmente adotadas so as de diminuio de gastos pblicos e o aumento da carga tributria (que inibe o consumo). Ou seja, visam diminuir os gastos da coletividade. Se o objetivo for um maior crescimento e emprego, os instrumentos fiscais so os mesmos. Mas isso, em sentido inverso e buscando elevar a demanda agregada. J, se o objetivo melhorar a distribuio de renda, esses instrumentos devem ser utilizados de forma seletiva, em benefcio dos grupos menos favorecidos, como, por exemplo, criao de impostos progressivos, gastos do governo em regies mais atrasadas, programas de ajuda s classes mais pobres, entre outros. Conceitos de Dficit Pblico - O dficit pblico representa o saldo negativo das contas do governo, na relao entre a receita (arrecadao) e as despesas (gastos pblicos). Conforme a amplitude de abrangncia que se deseja do resultado, o dficit pblico pode ser denominado de dficit primrio ou dficit nominal. O dficit primrio representa o saldo negativo na relao entre receitas e despesas, sem considerar os juros ou correo monetria ou cambial das dvidas anteriores. Assim, consideram-se apenas os resultados das receitas e despesas realizadas no perodo em anlise. Ao contrrio, o dficit nominal representa o saldo negativo na relao entre receitas e despesas totais, includos os juros e as correes de dvidas anteriores. Observa-se que quando o saldo for positivo, teremos supervit. importante, tambm, atentarmo-nos para a diferena entre dficit pblico e dvida pblica. Essa representa o somatrio do valor que o governo deve, ao passo que aquele, como vimos, refere-se diferena dos saldos nos perodos analisados. Formas de financiamento dficit pblico - O financiamento do dficit pblico pode se dar por meio de medidas tradicionais de poltica fiscal e por meio de recursos extrafiscais. Atravs das medidas de poltica fiscal, o governo pode elevar os impostos para arrecadar mais ou realizar corte de gastos pblicos. Em ambos os casos o objetivo dispor de mais recursos para a cobertura do dficit.

O financiamento por meio de recursos extrafiscais pode se dar atravs de emisso de moeda e vendas de ttulos da dvida pblica ao setor privado. No primeiro caso, trata-se de um recurso inflacionrio. Porm, no gera aumento do endividamento pblico. No segundo caso, o governo troca ttulos por moeda que j est em circulao, o que no provocaria inflao. Contudo, esse tipo de financiamento provoca elevao da dvida pblica, e o governo, para conseguir colocar esses ttulos no mercado, precisar oferecer taxas de juros mais atraentes, provocando elevao adicional no endividamento, por meio dos juros mais elevados. Nota-se que o financiamento do dficit pblico dever estar em consonncia com um objetivo bem definido de poltica econmica (VASCONCELLOS; GARCIA, 2004). Cincias Contbeis 11 Wa - CCO - Sem 2 - Unidade 1 - Cenrios Econmicos 12 Poltica Monetria: A poltica monetria refere-se ao do governo no sentido de controlar as condies de liquidez da economia. Atravs da poltica monetria o governo pode atuar sobre a taxa de juros, pode aumentar ou diminuir o dinheiro que circula na economia, pode aumentar ou diminuir o volume de dinheiro disponvel para os bancos emprestarem (atuando sobre o depsito compulsrio) e pode restringir ou facilitar o crdito. Assim, os instrumentos clssicos de poltica monetria so a poltica de taxa de juros, o controle da base monetria e o depsito compulsrio dos bancos (LANZANA, 2002). Poltica Cambial e de comrcio exterior: Representam as aes do governo nas transaes internacionais do pas. Pela poltica cambial, o governo atua no mercado de moedas estrangeiras (divisas), como, por exemplo, comprando ou vendendo dlares para regular o mercado ou fixando o valor do dlar. Quando a taxa de cmbio fixada pelo governo, tem-se o regime de taxas fixas de cmbio. Poltica de rendas: A poltica de rendas refere-se interveno direta do governo na formao de renda, com o controle e congelamento de preos e com polticas de preservao dos nveis salariais. Poltica de rendas - A poltica de rendas refere-se interveno direta do governo na formao de renda, com o controle e congelamento de preos e com polticas de preservao dos nveis salariais. O Governo brasileiro procurou, atravs dos planos econmicos adotados nos anos 80 e incio dos anos 90, melhorar o poder de compra da populao via controle de preo dos produtos. Outra forma possvel adoo de medidas de recuperao do salrio mnimo, prticas de reajuste salarial, entre outros. Simplificando, podemos dizer que o estudo da Macroeconomia d nfase a questes de curto prazo ou conjunturais, relacionadas com o nvel de atividade, de emprego e de preos. No sentido de minimizar as flutuaes econmicas relativas a essas questes, foi enfatizado especificamente o papel dos instrumentos de poltica fiscal, monetria, cambial, comercial e de rendas. A questo da inflao tambm bastante importante, pois ela acarreta distores sobre a distribuio da renda, sobre o balano de pagamentos, entre outros. Alm disso, as fontes de inflao costumam diferir em funo das condies de cada pas. Assim sendo, leva-se em conta, por exemplo, o tipo de estrutura de mercado - oligopolistas, concorrencial, entre outros. Que condiciona a capacidade dos vrios setores repassarem aumentos de custos aos preos dos produtos. Outro exemplo o do grau de abertura da economia ao comrcio externo, pois quanto mais aberta a economia competio externa, maior a concorrncia interna entre fabricantes, e menores os preos dos produtos. A estrutura bsica macroeconmica constitui-se de cinco mercados, que atravs de suas ofertas e demandas determinam os agregados macroeconmicos. So eles: Mercado de Bens e Servios: depende da demanda para que haja um equilbrio de mercado; Mercado de Trabalho: Ele determina os salrios e o nvel de emprego. A oferta da mo-de-obra se d pelo salrio e pela evoluo da populao economicamente ativa. O equilbrio se d pela igualdade entre a oferta e a demanda de mo-deobra; Mercado Monetrio: Existe em funo de que todas as operaes comerciais da economia so realizadas atravs da moeda; Mercado de Ttulos: Determina o preo dos ttulos. Por exemplo: Ttulos pblicos; Mercado de Divisas: cuida da moeda estrangeira e das transaes da economia com o resto do mundo. Agregados Econmicos

Para dar continuidade ao nosso trabalho, vamos observar um pouco do que se denomina Agregados Econmicos, podemos dizer que os principais agregados econmicos subdividem-se em Produto Nacional Bruto (PNB) e Produto Interno Bruto (PIB). A contabilidade nacional mede a atividade econmica a partir de expresses genricas - produto da economia, para em seguida, ou a partir dele, introduzir conceitos e observa a atividade econmica a isso denominamos de Agregados econmicos que so conceitos econmicos dados expresso genrica para o produto da economia. A contabilidade nacional mede a atividade econmica a partir de sua expresso mais genrica - o produto da economia, para, em seguida, e a partir dele, introduzir novos conceitos e, assim, se observar a atividade econmica. Esses conceitos so chamados de agregados e recebem essa denominao pelo fato de no serem simplesmente uma soma de parcelas que expressam da mesma forma e na mesma unidade de medida. Mas sim uma soma de coisas diferentes (bens e servios), cujo volume fsico expresso nas mais diferentes unidades de medidas. No entanto, esses bens e servios podem ser adicionados quando so traduzidos numa unidade comum de medida, ou seja, a moeda. Portanto, o sistema econmico mantm relao com outros sistemas, isto , com o resto do mundo, atravs da exportao e da importao de bens e servios. Principais agregados econmicos:

Produto interno Bruto: Corresponde ao conceito de produto da economia, ele consiste na soma de valores monetrios dos bens e dos servios finais, produzidos a partir dos fatores de produo que se localizam dentro da fronteira geogrfica do pas. Resumidamente pode-se dizer que a soma dos valores monetrios dos bens e servios finais. Produto interno Bruto a preo de mercado: Consiste na somatria dos valores monetrios dos bens e servios finais, computando-se os impostos indiretos e subtraindo-se os subsdios. Entende-se o subsdio estmulos que visam diminuir o custo de produo de um bem ou de um produto. Produto Interno Bruto a custo de fatores: a soma dos valores monetrios dos bens e servios finais, subtraindo-se os impostos indiretos e somando-se os subsdios. Produto Interno Lquido: Consiste em ser o produto bruto a custo de fatores menos a parcela correspondente depreciao. Produto Nacional Lquido: o produto Interno Lquido a custo de fatores menos a renda enviada ao exterior, mais a renda recebida do exterior. Tambm denominada Renda Nacional Lquida. Renda Pessoal: A renda de pessoas a Renda Nacional menos os lucros retidos pelas empresas, os impostos diretos das empresas (imposto de renda) e as contribuies feitas previdncia social, mais as transferncias do governo, ou seja, as despesas com inativos, pensionistas, salrio-famlia e outros benefcios pagos pela previdncia social mais os juros pagos. Renda Pessoal Disponvel: a renda Pessoal menos os impostos diretos pagos pelas pessoas, ou seja, o imposto de renda.
Resumidamente podemos dizer que um importante instrumento da macroeconomia a contabilidade nacional, que o equivalente para os grandes agregados macroeconmicos da tradicional contabilidade das empresas. Cincias Contbeis 12 Wa - CCO - Sem 2 - Unidade 1 - Cenrios Econmicos 13 O mais abrangente de todos os agregados macroeconmicos o produto, que traduz o valor de todos os bens e servios que so produzidos numa economia (num pas ou numa regio). Representa a soma dos bens e servios produzidos por todas as empresas, instituies com ou sem fins lucrativos, profissionais liberais, entre outros. Os bens e servios produzidos pelas empresas tero de ter um destino, que o de virem a ser vendidos a outros agentes econmicos. Aqueles que adquirem esta produo esto, portanto, a realizar uma despesa. Logo, produto e despesa, enquanto agregados macroeconmicos, so equivalentes em valor. A despesa pode ser analisada conforme a natureza dos agentes que a realizam. Parte do produto ser adquirida pelos consumidores, outra pelas empresas, outra pelo Estado, e finalmente outra parte ser exportada. Assim, em funo do destino da produo, a despesa divide-se em quatro outros agregados: consumo, investimento, despesa pblica e exportaes lquidas.

No consumo contabilizam-se as despesas realizadas pelos consumidores. No investimento contabilizam-se as despesas das empresas em bens de capital. Nas despesas pblicas contabilizam-se as aquisies feitas pelo Estado. As exportaes lquidas so equivalentes s "exportaes menos importaes".

Outros dois importantes agregados da anlise macroeconmica o emprego e a moeda.

O emprego analisa a intensidade da utilizao de um importante fator produtivo: o trabalho.

A moeda reflete o uso do dinheiro, que um importante intermedirio nas trocas dos bens produzidos, bem como no financiamento da atividade econmica.
Aluno, olhar o link - http://oglobo.globo.com/ - Voc observar os indicadores econmicos e suas variaes. Voc pode explorar esse link clicando em Economia, leia os artigos e enunciados para se atualizar sobre o tema Economia. Principais agregados macroeconmicos Produto interno Bruto Produto interno Bruto a preo mercado Produto Interno Bruto a custo fatores Produto Interno Lquido Renda Pessoal Renda Pessoal Disponvel

de de

Aluno, olhar o link - http://www.portalbrasil.net/indices.htm - Voc vai observar a periodicidade dos indicadores econmicos, e clicando em cada um deles voc observar os detalhes . Aluno, olhar http://economia.uol.com.br/cotacoes/indices.jhtm observe que j na primeira pgina tem um cone escrito entenda o que so - clique nele e leia mais. Desta forma, voc estar tentando obter mais informaes sobre os ndices econmicos e taxas dos ndices econmicos. E entenda mais o que so cada ndice da qual falamos. Para dar continuidade ao nosso trabalho, vamos observar um pouco do que se denomina Agregados Econmicos: Os agregados econmicos subdividem-se em Produto Nacional Bruto (PNB) e Produto Interno Bruto (PIB). Aluno, observe que interessante esse mapa conceitual, que aparece nesse link, observe sua funcionalidade em mostrar o que representa o PNB e o PIB. http://cmapspublic3.ihmc.us/rid=1188253417671_1793657012_2118/Agregados Econ%C3%B4micos.cmap?rid=1188253417671_1793657012_2118&partName=htmljpeg Cincias Contbeis 13

Wa - CCO - Sem 2 - Unidade 1 - Cenrios Econmicos 14 E ai, voc est conseguindo entender um pouco mais sobre economia, e notar como importante todos os itens que lemos at agora na composio dos cenrios econmicos, bem como sua aplicabilidade no nosso dia-a-dia? O Emprego e a Renda - Uma das coisas que mais nos preocupam o trabalho e a renda que teremos deste. No entanto, num mundo globalizado s est frente quem realmente luta por aquilo que quer e claro vai atrs do conhecimento. Na macroeconomia do emprego e da renda, a realizao das condies de rendimento real resulta em que o empresrio alcana o objetivo de cobrir o nus criado com a opo de investir. Vamos estudar agora sobre o emprego e a renda. A denominao renda per capita ou rendimento per capita um indicador que ajuda saber o grau de desenvolvimento de um pas ou regio. Ainda, e consiste na diviso da renda nacional (produto nacional bruto) menos os gastos de depreciao do capital e os impostos indiretos pela sua populao. Por vezes, o produto interno bruto em que usado.

Aspectos importantes na distribuio da Renda:

Quanto ao capital sua distribuio est nos grandes centros; A renda no est distribuda igualmente entre as regies; O padro de distribuio de renda entre as pessoas chamado de Renda per capita; Desigualdade na distribuio de renda entre os fatores de produo capital e trabalho; Dificuldade em estabelecer remunerao para os bens naturais.

Neste Link voc vai se aventurar sobre tudo em nosso pas que envolve o Emprego e a renda. http://www.mte.gov.br/geral/busca/buscaGeral.asp Neste link voc consegue entender o desenvolvimento do seu municpio. No perca tempo e leia: http://perfildomunicipio.caged.gov.br/brasil.asp?entrada=SPER

No link, abaixo, voc encontrar um breve resumo do cenrio econmico. Eu lhe convido para essa leitura, que com certeza ser muito enriquecedora: http://www.bemparana.com.br/index.php?VjFSQ1VtUXlWa1pqU0ZKUFVrZDRVVlZyV25Ka01WSlhWRzFHYVZK clNsWldWbWhyVXpKS2NrMUVW bFZpV0VKRFZVWkZPVkJSUFQwPQ

RECADO IMPORTANTSSIMO No se esquea de acessar o frum da disciplina e dar sua contribuio ao debate. Aguardo voc l.

You might also like