You are on page 1of 4

Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul Campus Virtual

Atividade de avaliao a distncia (AD)

Disciplina: Lngua Portuguesa e Redao Oficial Curso: Gestao em Segurana Publica Professor: Cristina Klipp de Oliveira Nome do aluno: Leonardo Henrique Correa de Araujo Data: 21/10/2011 NOTA: 9,0 Orientaes: Procure o professor sempre que tiver dvidas. Entregue a atividade no prazo estipulado. Esta atividade obrigatria e far parte da sua mdia final. Encaminhe a atividade via Espao UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. De acordo com o que voc estudou na disciplina de Lngua Portuguesa e Redao Oficial h diferenas entre a fala e a escrita. Dessa forma, transcreva o texto a seguir para a linguagem escrita, padro culto. (2,5 pontos) massa, Brother. Brother, dentro dessa nova edio do Vestibular 500 testes tem tudo para que o prximo vestiba role maior. S de portugus so 80 questes, sendo 50 testes e 30 escritas. Fora as questes de fsica, qumica, biologia, histria, geografia, matemtica e ingls. Ah, tem uma lista de livros e uma srie de dicas que voc precisa ficar por dentro antes de encarar os exames. Veja So Paulo, 13, 3 de outubro de 1991. FIORIN, Jose Luiz; SAVIOLI, Francisco Plato. Para entender o texto: leitura e redao. 16. ed So Paulo: Atica, 2002. (5. impr.) 431p. Resposta: A nova edio do vestibular 500 est tima! Tem testes e tudo o que preciso para que o seu vestibular seja um sucesso. So 80 questes, onde 50 so testes e 30 so questes escritas. Sem contar as questes de fsica, qumica, biologia, histria, geografia e ingls. H tambm uma lista de livros e uma srie de dicas que o ajudaro a fazer um bom exame.

timo seu texto, Leonardo. Parabns. 2,5 2. Leia atentamente aos textos a seguir. Texto 1 O quarto estava localizado na parte velha de Paris. No era grande nem luxuoso, mas tinha tudo aquilo de que o artista necessitava naquele momento de sua vida: uma cama-beliche, duas cadeiras e uma mesa, sobre a qual ficava uma bacia e uma jarra dgua. Uma grande janela envidraada iluminava fartamente o aposento, deixando sobre o assoalho de tbua corrida um rastro de luz. Nas paredes ao lado da cama havia dois quadros e algumas fotografias que lembravam ao pintor a sua origem. Texto 1: descritivo Texto 2 Van Gogh viajou para Paris no final de dezembro e no incio de janeiro alugou o quarto onde iria morar por longo tempo. Logo que lhe foi permitido ocupar o aposento, para l transportou seus poucos pertences, especialmente alguns quadros e fotografias. Em seguida instalou o cavalete de pintura ao p da janela, por onde entrava a luminosidade necessria e comeou imediatamente a pintar, certo do sucesso que, no entanto, iria tardar muito.

Texto 2: Narrativo Texto 3 O fato de viajar longe de casa pode ter contribudo para uma maior disposio artstica do pintor. De fato, a histria pessoal dos grandes artistas parece relacionar certa dose de sofrimento maior capacidade de produo: assim foi com Cames, Cervantes, Dante e muitos outros. A alegria, ao contrrio, parece estril, no leva a derivativos. Van Gogh certamente transportou a saudade e a solido para as telas que pintou em seu quarto em Paris.

Texto 3: Dissertativo Fonte: Carneiro, Agostinho Dias. Redao em Construo a escritura do texto. Editora: Moderna; Ano de publicao: 2003.

A partir da leitura dos textos responda as questes abaixo: a Identifique a tipologia textual predominante, em cada um dos textos acima. (1,5 ponto) Texto descritivo: apresenta caractersticas de ambiente: O quarto estava localizado na parte velha de Paris. No era grande nem luxuoso... b Analise os textos acima e explique, com as suas palavras, as caractersticas de cada uma das tipologias identificadas no item a. A explicao no pode ser transcrita do material didtico. Em seguida, destaque partes dos textos que comprovem suas colocaes. (2,0 pontos) Texto Narrativo: Toda narrativa tem um narrador, que pode ser de dois tipos: narrador-observador e narrador personagem; no texto em questo(n.2), o narrador observador: Van Gogh viajou para Paris... (Ele viajou para Paris)

Texto Dissertativo: Expe um ponto de vista sobre um assunto-tema, com argumentos coerentes e adequados, numa linguagem clara: O fato de viajar longe de casa pode ter contribudo... A alegria, ao contrrio parece...Paris. Correta a identificao textual. 3,5

3. No nosso material didtico apresentam-se as funes de linguagem, que esto relacionadas inteno comunicativa. Leia os dois textos que seguem e, atravs de um texto de 6 a 10 linhas, explique de forma fundamentada qual a funo de linguagem predominante, sublinhando trechos do texto para comprovar as suas explicaes. (2,0 pontos) No texto 1 a linguagem predominante a linguagem ftica, que procura manter contato com o destinatrio e centrada com o canal de comunicao.No texto 2 , a funo predominante e a funo referencial ou denotativa , que objetiva informar ao destinatrio, de modo direto e claro, dados da realidade. No texto 1, a inteno vender um curso de redao, portanto, a funo apelativa. No texto 2, localizo tambm a funo referencial, mas a que predomina a metalingustica. 1,0 ponto Texto 1 Dentro de uma grande empresa, as melhores chances de promoo pertencem aos que sabem como escrever um bom relatrio, como produzir cartas ou planos claros e precisos. No entanto, so muito poucas as pessoas que se expressam corretamente por escrito. Isto surpreendente porque escrever bem no depende de nenhum talento especial. simplesmente o resultado de um treinamento, como qualquer outro. Voc pode receber esse treinamento inscrevendo-se no urso Prtico de Redao da Unisul. At agora reservado a altos funcionrios de algumas empresas, este curso acaba de ser editado para um pblico alvo maior e est sua disposio. Voc pode estudar os 5 mdulos no conforto da sua casa, nos seus momentos de folga. O prprio autor do curso acompanha a sua evoluo, respondendo a perguntas, corrigindo e comentando os seus exerccios. Ns lhe enviaremos informaes detalhadas sobre o Curso Prtico de Redao sem nenhum compromisso da sua parte. Basta telefonar para (048) 32700000 ou escrever para C.H.Knapp Editora, rua Dr. Costa Barcelos 13, CEP 04003, Florianpolis, SC. INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prtico de leitura e redao. 3.ed So Paulo: Scipione, 1992. 223p (com adaptaes) Texto 2 Liberdade de imprensa. A censura a arte de descobrir nas artes literrias ou dramticas as intenes malvolas. O ideal descobrir essas intenes, mesmo que o escritor no as tenha. A divisa do censor : Cortemos...cortemos... sempre restar muita coisa. O censor deve estar persuadido de que cada palavra de uma obra contm uma aluso prfida. Quando conseguir descobrir a aluso, cortar a frase; quando no descobrir, cortar do mesmo modo, pois as aluses dissimuladas so as mais perigosas. Wagner Pedro Sarraf Ferri O Estado de So Paulo, 5 de julho de 1991.

INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prtico de leitura e redao. 3. ed So Paulo: Scipione, 1992. 223p. (com adaptaes)

4. Ao ler qualquer tipo de texto, temos dois nveis de informaes. H informaes explicitas, isto , aparecem marcadas no texto, e h, principalmente, informaes implcitas, que requer conhecimento de mundo, para fazer as inferncias, mas estas no aparecem marcadas no texto. Com base nos conhecimentos adquiridos nesta disciplina, apresente de forma escrita a leitura das informaes implcitas do texto abaixo. (2,0 pontos) Psiquiatra diz que os homens esto em dvida sobre o papel masculino e no sabem mais lidar com as mulheres, pois neste momento, o homem o sexo frgil
Os homens perderam-se no seu papel dentro da sociedade, pois hoje em dia, as mulheres se encontram na linha de frente da maioria das situaes, quer seja no trabalho, nos relacionamentos, e isto tem assustado os homens, que esto se sentindo.

Correta sua interpretao, Leonardo. 2,0 pontos.

You might also like