You are on page 1of 17

Seminrio de Biologia

Equipe: Ccera Auxiliadora Liliane Rodrigues Maria de Ftima Estrela Renan Paulino Roberta Sabrina

Introduo
Os alimentos geneticamente modificados esto chegando mesa dos consumidores. Saiba o que um alimento geneticamente modificado, tambm chamados de transgnicos, como surgiram e quais riscos podem trazer ao consumidor.

ndice
O que so alimentos transgnicos? Como surgiram? Etapas de desenvolvimento. Vantagens Pontos positivos. Desvantagens Pontos Negativos

O que so Alimentos Transgnicos?


Os alimentos transgnicos so aqueles cujas sementes foram alteradas com o DNA (material gentico localizado no interior das clulas) de outro ser vivo (como uma bactria ou fungo) para funcionarem como inseticidas naturais ou resistirem a um determinado tipo de herbicida.

Como Surgiram?
As primeiras plantas transgnicas foram desenvolvidas em laboratrios da Europa, China e Estados Unidos(EUA) em 1983. Logo em seguida, em 1986 comearam os primeiros testes de campo com plantas transgnicas.

No Brasil desde o incio dos anos de 1980 at atualidade as pesquisas so desenvolvidas na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria(Embrapa) e entidades privadas, mas a falta de investimentos tanto do governo quanto da iniciativa privada para alavancar as pesquisas em curso no Brasil.

Etapas de desenvolvimento dos transgnicos

OGM
Organismo Geneticamente Modificado

Engenharia Gentica
Biotecnologia Biossegurana
o CNTbio(Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana)

Rotulagem

Todo o cidado tem o direito de saber o que ir consumir. Por isto, a descrio da composio do alimento e o gene que foi inserido no produto, devem ser informados. Alm dos rtulos dos produtos nacionais necessrio que sejam analisados os produtos importados produzidos atravs da biotecnologia.

Vantagens:
O alimento pode ser enriquecido com um componente nutricional essencial. O alimento pode ter funo de prevenir, reduzir ou evitar riscos de doenas.

A planta pode resistir ao ataque de insetos, seca ou geada e com isso aumentando a produtividade agrcola.

Desvantagens:
Os transgnicos representam um aumento de riscos para a sade dos consumidores e as multinacionais querem negar o direito dos consumidores informao.
A eroso gentica ameaa o futuro da agricultura e os transgnicos tornam a agricultura mais arriscada, podendo provocar a poluio gentica e o surgimento de super pragas, alm de matar insetos benficos para a agricultura. Os transgnicos podem afetar a vida microbiana no solo e os impactos dos transgnicos na natureza so irreversveis.

Alguns pases que cultivam os alimentos transgnicos: Estados Unidos: melo, soja, tomate, algodo, batata, canela, milho. Unio Europia: tomate, canela, soja, algodo. Argentina: soja, milho, algodo.

Transgnicos a Venda

Testes feitos em laboratrio detectaram 11 lotes de produtos transgnicos no Brasil. A maioria contendo soja RR( Roudup Ready) da Monsanto ou com milho BT 176 da Novartis.

Exemplos de Produtos Transgnicos:

Batata frita contendo milho Bt 176 da Novartis.

Demais produtos a base de Soja RR (Roudup Ready)

Concluso
Verifica-se que os transgnicos representam um grande salto da cincia, em virtude dos avanos supracitados decorrentes das dificuldades naturais na produo de alimentos, alm disso com o crescimento da populao mundial em larga escala, a utilizao dos transgnicos seriam teis no suprimento de tais carncias, todavia necessrio observar os possveis danos, visto que, no se pode ainda avaliar suas consequncias, tanto para o meio ambiente como para os seres humanos.

Referncias Bibliogrficas
http://www.ibb.unesp.br/extensao/acidos_nucleicos/material_didati co/11_plantas_e_animais_transgenicos.pdf http://www.lfdgv.ufsc.br/Riscos%20dos%20OGMs.pdf http://biotecnologia-na-escola.up.pt/PDF/Alimentos.pdf Andrioli, A./Fuchs, R. (2008): Transgnicos: as sementes do mal. A silenciosa contaminao de solos e alimentos. So Paulo: Expresso Popular. http://www.idec.org.br

You might also like