You are on page 1of 20

Compostagem Familiar

Braslia, 2009

Copyright 2009 Fundao Nacional de Sade (Funasa). Ministrio da Sade. Editor: Assessoria de Comunicao e Educao em Sade Ascom/Presi/Funasa/MS Ncleo de Editorao e Mdias de Rede Nemir/Ascom/Presi/Funasa/MS SAS Setor de Autarquias Sul, Quadra 4, Bloco N, 2 Andar CEP: 70.070-040 Braslia-DF Distribuio e Informao: Departamento de Engenharia de Sade Pblica, Coordenao Geral de Cooperao Tcnica em Saneamento, Coordenao de Desenvolvimento Tecnolgico em Engenharia Sanitria. Fundao Nacional de Sade/MS SAS Setor de Autarquias Sul, Quadra 4, bloco N, 6 Andar Telefone: (061) 3314-6278 CEP: 70.070-040 Braslia-DF Impresso no Brasil/Printed in Brazil Tiragem: 1.000 exemplares

Brasil. Fundao Nacional de Sade. Compostagem familiar. / Fundao Nacional de Sade - Braslia: Funasa, 2009. 16 p. : il. 1. Materiais Orgnicos 2. Compostagem Familiar. I. Ttulo.

permitida a reproduo parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte.

Apresentao
Este manual de compostagem parte do projeto desenvolvido no municpio de Alagoinhas intitulado Proposta de Melhorias no Sistema de Manejo e Disposio dos Resduos Slidos para Pequenas Comunidades (Proresol), desenvolvido pelo Grupo de Resduos Slidos do Departamento de Engenharia e Ambiental da Universidade Federal da Bahia e financiado pela Fundao Nacional de Sade (Funasa), convnio n 511/2004. No decorrer do projeto verificou-se a necessidade de realizar diversas oficinas nas comunidades estudadas que pudessem contribuir para um maior conhecimento das questes relacionadas aos resduos slidos. Uma destas questes diz respeito ao aproveitamento da frao orgnica por meio da compostagem. Deste modo este manual tem o objetivo de apresentar conceitos bsicos a respeito da compostagem natural no intuito de incentivar o melhor aproveitamento de parte significativa dos resduos slidos gerados em pequenas comunidades.

O que compostagem?
Compostagem o processo de decomposio ou degradao de materiais orgnicos pela ao de microorganismo em um meio aerado naturalmente.

Qual a importncia de fazer a compostagem


A maioria dos resduos coletados no Brasil, mais de 50% em peso mido, composto de matria orgnica facilmente putrescvel, que pode ser compostada.

Ciclo da matria orgnica


Figura 1 Ciclo da matria orgnica

Fonte: www.cm-seixal.pt

Fundao Nacional de Sade

O que pode ser compostado?


Praticamente todo tipo de lixo de cozinha facilmente putrescvel e lixo de jardim: restos de legumes, verduras, frutas e alimentos, filtros e borra de caf, cascas de ovos e saquinhos de ch; galhos de poda, palha, flores de galho e cascas de rvores; papel de cozinha, caixas para ovos e jornal; palhas secas e grama (em pequenas quantidades).

O que no deve ser compostado


Materiais no putrescveis ou de difcil decomposio, e outros por razes de higiene ou por conterem substncias poluentes. Exemplos: carne, peixe, gordura e queijo (podem atrair roedores); plantas doentes e ervas daninhas; vidro, metais e plsticos; couro, borracha e tecidos; verniz, restos de tinta, leos, todo tipo de produtos qumicos e restos de produtos de limpeza; cinzas de cigarro, de madeira e de carvo, inclusive de churrasco, saco e contedo de aspirador de p (valores elevados de metais e poluentes orgnicos); fezes de animais domsticos, papel higinico e fraldas (por poderem apresentar microorganismos patognicos, que causam doenas).
Compostagem Familiar

Quais as fases da compostagem?


O processo da compostagem dividido em trs fases: 1 Fase: Conhecida como fase da decomposio, pois nela ocorre a decomposio da matria orgnica facilmente degradvel. A temperatura pode chegar naturalmente a 65-70C. Com esta temperatura por um perodo de 15 dias possvel eliminar os microorganismos patognicos. 2 Fase: a fase de maturao, nela esto presentes as bactrias, actinomicetos e fungos. A temperatura fica no intervalo de 45-30C, e o tempo pode variar de dois a quatro meses. 3 Fase: Nesta fase, celulose e lignina, componentes de dificil degradao, so tranformadas em substncias hmicas, pode aparecer no composto a presena de minhocas. O aspecto do composto prximo a de terra vegetal. O intervalo da temperatura diminui para 25-30C.

Quais os fatores que influenciam na compostagem?


Microorganismos Os microorganismos necessrios para a degradao da matria orgnica esto contidos em quantidade suficiente no lixo domiciliar. Controlando a umidade e a aerao estes microorganismos multiplicam-se e distribuem-se pela massa de lixo. Os principais microorganismos responsveis pelo processo de compostagem so as bactrias, os fungos e os actinomicetos. 6
Fundao Nacional de Sade

Temperatura O controle da temperatura fundamental para garantir a higienizao (destruio trmica dos microorganismos patognicos) da massa e a identificao das fases da compostagem. Temperaturas acima de 65C retardam a ao da atividade dos microorganismos aumentando o perodo de compostagem. A temperatura tima para o processo deve estar na faixa de 55C. Umidade A umidade importantssima para a compostagem. Para a formao do composto a forma ideal procurar o equilbrio gua-ar, para tanto necessrio manter o teor de umidade na faixa de 55%. Teores abaixo de 40% inibem a atividade biolgica e teores acima de 65% ocasionam a ocupao dos espaos vazios pela gua dificultando a aerao da massa. Sempre que o composto apresentar um aspecto seco necessrio reg-lo. Para verificar o teor de umidade aperta-se com a mo uma poro do composto. Se a gua existente escoar sob a forma de gotas, a umidade do composto adequada, se escoar em fio h umidade excessiva. Aerao No processo de compostagem aerbio necessria a presena de oxignio para o metabolismo dos microorganismos. A umidade, temperatura e granulometria so fatores que influenciam na demanda de oxignio. A ausncia de oxignio na matria orgnica torna o processo anaerbio, provocando a gerao de odores desagradveis.
Compostagem Familiar

Recomenda-se que as leiras (material disposto para compostar) sejam revolvidas ou reviradas no 3, 10, 40 e 50 dia aps a sua formao. Granulometria Quanto menor for o tamanho da partcula maior ser a superfcie de exposio ao oxignio acelerando o processo de compostagem. Entretanto, partculas exageradamente pequenas promovem a compactao da massa dificultando a areao e causando problemas de anaerobiose. Relao C/N A relao carbono/nitrognio (C/N) da matria-prima a ser compostada um importante fator para a velocidade do processo. A relao C/N considerada ideal para iniciar o processo est na faixa de 25/1 a 35/1. Se a relao no for esta significa que o tempo de compostagem ser maior, relaes acima de 40/1 tornam o processo lento. Quando a relao for muito baixa necessrio introduzir materiais ricos em carbono para corrigir a relao. pH A compostagem aerbia provoca o aumento do pH. Inicialmente, devido aos resduos orgnicos de reaes cidas, o pH fica entre cinco e seis (meio cido). No decorrer do processo em funo das reaes existentes (cidos orgnicos reagindo com as bases liberadas pela matria orgnica) o pH da massa elevado para valores maiores que oito (meio alcalino).

Fundao Nacional de Sade

Como montar a leira ou a pilha?


A montagem da leira deve ser feita em ptios de compostagem, de preferncia com solo impermeabilizado, para evitar-se a infiltrao de lquidos. importante que o terreno utilizado tenha um declive de dois a trs por cento facilitando a remoo da gua da chuva e evitando encharcar a base das leiras, o que causaria odores desagradveis. Entre uma leira e outra deve haver um espao que facilite o escoamento da gua das chuvas e os reviramentos. As dimenses ideais para as leiras esto entre 2,5 a 3,5 metros de largura e em torno de 1,5 a 1,8 metros de altura. importante verificar as dimenses do ptio e a quantidade de material disponvel. Recomenda-se iniciar a montagem das leiras ou pilhas colocando uma camada de 10 cm de altura de podas ou galhos de rvores picados. importante no formar camadas com um nico tipo de material.

Figura 2 Leira de compostagem, Parque socioambiental de Canabrava Salvador, BA


Compostagem Familiar

Qual o tempo da compostagem?


O tempo para decompor a matria orgnica depende de diversos fatores. Quanto maior for o controle, mais rpido ser o processo. Se as necessidades nutricionais da pilha ou leira forem satisfatrias, os materiais adicionados de pequenas dimenses, mantida a umidade adequada e a pilha revolvida todas as semanas, sabe-se, pela prtica, que o composto ser bioestabilizado no perodo de 30 a 60 dias, e um curado entre 90 a 120 dias.

Como proceder durante o processo?


Primeiramente, todo o material deve ser picado e quanto menor e mais diversificado for melhor ser a decomposio realizada pelos microorganismos. Em seguida, deve ser realizada a mistura do material, o ideal misturar a parcela mida com a parcela seca, material pobre em nitrognio com material rico em nitrognio. Recomendase no juntar quantidades grandes de um nico material. Na construo da leira ou pilha recomenda-se alternar as camadas em lixo de cozinha e lixo de jardim, pois a decomposio da matria orgnica putrescvel contribui para a compactao do material dificultando a aerao. fundamental realizar o revolvimento da leira ou pilha para a aerao do material.

Quando o composto est pronto?


O composto pronto solto, possui cor escura e cheiro de terra. Quando esfregar o composto pronto nas mos elas no se sujam. 10
Fundao Nacional de Sade

Onde aplicar o composto?


O produto final da compostagem chamado de composto ou fertilizante orgnico, ele contm alto teor de matria orgnica estabilizada ou humificada. Utiliza-se o composto no solo, como corretivo orgnico, principalmente em solos pobres em matria orgnica como os argilosos e arenosos. O fertilizante orgnico pode ser usado no jardim, em hortas, em rvores frutferas. O ideal utilizar o composto depois de peneirado com o auxlio de peneira com dimetros de 1-2 cm. A aplicao do composto deve ser sobre o solo e no enterr-lo em camadas profundas.

Quais as vantagens da compostagem?


As principais vantagens de se fazer a compostagem so: o composto ajuda a melhorar as caractersticas de solos, como a sua estrutura; os solos enriquecidos com o composto so menos afetados pela eroso; o uso de composto eleva a quantidade de nutrientes desse solo, reduzindo a utilizao de fertilizantes qumicos; a compostagem dos resduos diminui consideravelmente o volume de resduos encaminhado para os aterros sanitrios; no requer grande conhecimento tcnico ou equipamentos. Todo o processo pode ser realizado manualmente; o material fornecido pela compostagem rico em nutrientes, melhorando o desenvolvimento de plantas; o composto auxilia o solo retendo a umidade e os nutrientes, atuando como uma esponja.
Compostagem Familiar

11

Quais os principais problemas


Os principais problemas no processo de compostagem so: a temperatura demora a aumentar, odor desagradvel, surtos de moscas sobre a pilha e cheiro de amnia. A tabela 1 apresenta as causas e solues para os principais problemas citados.

Tabela 1 Principais problemas, causa e soluo


Problemas Causas
* Falta de nitrognio

Soluo
* Adicionar material rico em nitrognio (grama) * Molhar a leira com um chuveiro fino, ao mesmo tempo em que se faz o reviramento * Revirar a leira * Revirar a leira * Revirar a pilha, adicionar materiais secos e porosos, como: folhas secas, serradura ou palha *Manter a rea limpa * Revirar a leira * Adicionar material rico em nitrognio

A temperatura demora a aumentar

* Umidade baixa * Falta de oxignio (compactao) * Falta de oxignio (encharcamento)

Odor desagradvel

* Umidade em excesso

Surtos de moscas sobre a pilha Cheiro de amnia


Fonte: Pereira Neto, 1996

* Baixas condies de higiene no local * Gerao de chorume * Relao C/N imprpria e muito baixa

12

Fundao Nacional de Sade

Como armazenar o composto


Ensacar, este o modo mais prtico de armazenar o composto, pois facilita o carregamento, transporte, descarregamento e manuseado no campo.

Dica
Aps o processo de compostagem a matria orgnica transforma-se em composto, e est pronto para ser comercializado e utilizado como condicionador do solo. Contudo, a qualidade deste composto pode ser melhorada se passar pelo processo da Vermicompostagem, ou seja se forem utilizadas minhocas para tornar o material mais arejado e com maior disponibilidade em nutrientes.

Glossrio
Aerbio: processo com presena de oxignio. Anaerbio: processo sem presena de oxignio. Aterro: disposio ou aterramento de lixo. Bactrias: microorganismo unicelular, com cerca de um micrometro. Fungo: organismos vegetais, cujas clulas so organizadas em filamento.

Compostagem Familiar

13

Actinomicetos: microorganismos de transio entre a bactria e o fungo. Celulose: fibra de vegetais, usada para a fabricao de papel. Lignina: substncia que d consistncia madeira, uma espcie de cola das fibras. Matria orgnica putrescvel: restos de alimentos como folhas verduras, cascas de vegetais, etc. Patognicos: microorganismos capazes de produzir doenas. Microorganismo: organismo muito pequeno, quase ou invisvel a olho nu.

14

Fundao Nacional de Sade

Referncias
BIDONE, Francisco Ricardo Andrade Bidone (Coord.). Resduos slidos provenientes de coletas especiais: reciclagem e disposio final. Rio de Janeiro: Rima/ ABES, 2001. O QUE COMPOSTAGEM? Disponvel em: <www.cm-seixal. pt/compostagem/oquee/oquee.html>. Acesso em: 15 jan. 2006. PEREIRA NETO, Joo Tinoco. Manual de compostagem com processo de baixo custo. Belo Horizonte: UNICEF, 1996. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Compostagem domstica de lixo. So Paulo: UNESP/Botucatu, 2002.

Coordenadora Viviana Maria Zanta Colaboradores Clesivnia Santos Rodrigues Danilo Gonalves dos Santos Sobrinho Secretaria Executiva do Programa de Pesquisa em Sade e Saneamento Filomena Kotaka/Codet/Cgcot/Densp/Funasa/MS Ana Lcia Magalhes Mariani/Codet/Cgcot/Densp/Funasa/MS Rosa Maria Vahia Terzella/Codet/Cgcot/Densp/Funasa/MS Ilustraes Silvia Dantas Wilton Bernardo Capa Marcos Antnio Silva de Almeida Projeto Grfico do Miolo Glucia Elisabeth de Oliveira/Nemir/Codec/Ascom/Presi/Funasa/MS Diagramao Maria Clia de Souza/Nemir/Codec/Ascom/Presi/Funasa/MS Reviso Ortogrfica e Gramatical Olinda Myrtes Bayma S. Melo/Nemir/Codec/Ascom/Presi/Funasa/MS Normalizao Bibliogrfica Raquel Machado Santos/Nemir/Codec/Ascom/Presi/Funasa/MS

16

Fundao Nacional de Sade

You might also like