You are on page 1of 13

Trabalho sobre Tintas

ITABUNA-BA 2011

TINTAS
1.1 Conceito:
As Tintas so materiais empregados na pintura das superfcies das paredes, janelas, portas, etc. com a finalidade de proteger, ornamentar e higienizar. Tem uma composio qumica, geralmente viscosa, constituda de um ou mais pigmentos dispersos em um aglomerado lquido (veculo) que os faz sofrer um processo de cura (secagem) quando estendida em pelcula, formando um filme opaco e aderente ao substrato. Esse filme tem a finalidade de proteger e embelezar as superfcies.

1. 2 Composio:
Basicamente, as tintas so compostas de resina (veculo), pigmentos, solventes e aditivos. Resinas - Resina parte no-voltil da tinta, que serve para aglomerar as partculas de pigmentos e responsvel pela transformao do produto, do estado lquido para o slido, convertendo-o em pelcula. As resinas so responsveis pelas propriedades fsico-qumicas da tinta, determinando, inclusive, o uso do produto e sua secagem. Assim, por exemplo, temos as tintas PVA, acrlica, alqudica, acrlica estirenada etc. Pigmentos - Material slido finamente dividido, insolvel no meio. Utilizado para conferir cor, opacidade, certas caractersticas de resistncia e outros efeitos. So divididos em pigmentos ativos que conferem cor/opacidade e inertes (cargas) que conferem certas propriedades, tais como: lixabilidade, dureza, consistncia e diminuio de brilho. Aditivos - Ingredientes que, adicionados s tintas, proporcionam caractersticas especiais s mesmas ou melhorias nas suas propriedades. Utilizados para auxiliar nas diversas fases de fabricao e conferir caractersticas necessrias aplicao. Existe uma variedade enorme de aditivos usados na indstria de tintas e vernizes, a saber: secantes, anti-sedimentantes, niveladores, antipele, antiespuma, etc. Solventes - Lquido voltil, geralmente de baixo ponto de ebulio, utilizado nas tintas e correlatos para dissolver a resina. So classificados em: solventes ativos ou verdadeiros, latentes e inativos.

1. 3 Fabricao:
A fabricao refere-se a uma srie de etapas seqenciadas onde a formulao adequada ter de ser rigidamente observada e obedecida. 1. Controle de qualidade da matria-prima. 2. Pesagem das matrias primas com a formulao 3. Pr-mistura - juno dos pigmentos, aditivos e resinas em dispersores de alta rotao. 4. Moagem - a pasta obtida na pr-mistura passa pelo equipamento - moinho - para ser dispersa, uniformemente, em pelculas finamente divididas. Existem vrios tipos de moinho, o uso de cada um especfico pela caracterstica do produto em fabricao. 5. Complementao - o produto obtido na moagem, ainda com alto grau de concentrao, levado para tanques providos de agitadores onde se completa a formulao, atravs da adio de solventes, resinas e demais matrias-primas decorrentes da formulao. 6. Tingimento - a etapa onde se acerta a cor da tinta para o padro estabelecido. 7. Controle de Qualidade - nesta etapa os produtos so submetidos a rigorosas anlises para observao a cerca de: viscosidade, brilho, cobertura, cor e secagem. Aps aprovao, liberado para enlatamento. 8. Enlatamento - os produtos so colocados nas vrias embalagens e enviados expedio.

1. 4 Tipos de tintas:
De acordo com o processamento: As tintas se classificam em tintas que secam por evaporao do diluente e as que secam por absoro do oxignio de ar. De acordo com a aparncia: As tintas podem ser classificadas da seguinte forma: Tintas foscas: a base de gua e alqudicas; A base de gua: a cal, de cimento branco, de ltex (PVA), de cimento escuro e de borracha; Tintas resinosas: a leo, esmaltes, vernizes e lacas; Tintas para fins especiais: metlicas antioxidantes asflticas epoxidadas e diversas. De acordo com o mercado atendido e tecnologias mais representativas: As tintas podem ser assim classificadas:

Tintas imobilirias: tintas e complementos destinados construo civil; podem ser subdivididas em: Produtos aquosos (ltex): ltex acrlicos, ltex vinlicos, ltex vinil-acrlicos, etc. Produtos base solvente orgnico: tintas a leo, esmaltes sintticos, etc. Tintas industriais do tipo OEM (original equipment manufacturer). As tintas e complementos utilizados como matrias primas no processo industrial de fabricao de um determinado produto; incluem, entre outros os seguintes produtos: Fundos (primers) eletroforticos Fundos (primers) base solvente Esmaltes acabamento mono-capa e bi-capa Tintas em p Tintas de cura por radiao (UV), etc. Tintas especiais: abrange os outros tipos de tintas, como por exemplo: Tintas e complementos para repintura automotiva Tintas para demarcao de trfego Tintas e complementos para manuteno industrial Tintas martimas Tintas para madeira, etc. Quanto formao do revestimento: Isto levando-se em conta o mecanismo da formao do filme protetor e a secagem ou cura das tintas: Lacas: a pelcula se forma atravs da evaporao do solvente. Exemplos: lacas nitrocelulsico e lacas acrlicas. Produtos ltex: a coalescncia o mecanismo de secagem. Exemplos:as tintas ltex acrlicas, vinil-acrlico usadas na construo civil. Produtos termos-convertveis: a secagem ocorre atravs da reao entre duas resinas presentes na composio a uma temperatura adequada ( entre 100 a 230 C; os produtos utilizados na industria automotriz e em eletrodomsticos so exemplos. Sistemas de dois componentes: a formao do filme ocorre na temperatura ambiente aps a mistura dos dois componentes ( embalagens separadas ) no momento da pintura; as tintas epxi e o os produtos poliuretnicos so os exemplos mais importantes. Tintas de secagem oxidativa: a formao do filme ocorre devido ao do ar. Os esmaltes sintticos e as tintas a leo usados na construo civil so os exemplos mais marcantes.

PINTURA
2.1 Objetivos da pintura:
A maneira mais comum de se combater a deteriorao dos mais diversos

tipos de materiais proteger sua superfcies, aplicando-lhes uma pelcula resistente que impea a ao dos agentes de destruio e corroso. Essas pelculas podem ser obtidas pela aplicao de tintas, vernizes, lacas ou esmaltes.

2. 2 Materiais usados na pintura:


Os materiais usados na pintura podem ser generalizados em tintas de fundo (seladores usados para isolar a parede), massas (so usados para nivelar e corrigir imperfeies) e tintas de acabamento. Alm desses entram elementos secundrios e corretores tais como os secantes, os solventes e os desodorizantes.

Funo dos produtos na pintura:


Selar: Os produtos base de solventes tm maior poder de penetrao do que os base de ltex, entretanto ambos selam a superfcie e funcionam como primeira demo, favorecendo tambm, economia no acabamento final. Regularizar: So utilizados produtos altamente pigmentados, onde os mesmos uniformizam a superfcie, permitindo um melhor acabamento. Proteger: So utilizados produtos cuja reao inibe a corroso da superfcie, possibilitando maior durabilidade. Decorar: Vernizes so produtos que permitem a visualizao do fundo na qual foi aplicado: madeira, pedra, concreto, etc. Tem efeito decorativo, reduzindo a absoro de umidade, ampliando a vida til da superfcie. Selador/ Fundo de preparadores: Especficos para selar; tambm regularizam a absoro do substrato, aumentando a coeso, inibindo a alcalinidade e preparando a superfcie para as demos de acabamento.

Massas: Produto altamente pigmentado regularizam as superfcies para um acabamento uniforme. Primers:

Produto indicado para promover uma melhor aderncia do acabamento ao substrato. Os tipos mais comuns so: - anticorrosivo: protege superfcies metlicas da corroso - surfacer: nivela a superfcie para as demos subseqentes do acabamento. Esmaltes/Tintas de Acabamento Composio qumica destinada a proteger e embelezar superfcies, com diversas opes. 1) Limpeza Geral - limpeza das superfcies para retirar: gorduras, ferrugens, poeira, gua, leo, etc. 2) Colagens e Correo - correes nas superfcies a serem pintadas, com emendas, rebocos, colas ou afins. 3) Aparelhamento - pintura inicial (primer) para tapar poros, uniformizar a absoro e gerar boa aderncia ao substrato. 4) Nivelamento - esmassamento para uniformizao da superfcie a ser pintada. 5) Pintura - acabamento final confere cor e nobreza superfcie. 6) Brilho - produtos que aumentam o brilho e a resistncia das superfcies.

2. 3 Acessrios para pintura:


Pincis/Trinchas - Utilizados na aplicao de esmaltes, tintas e vernizes. O tipo e o tamanho da superfcie determinam o tamanho dos mesmos. Os maiores destinam-se a superfcies planas e grandes e os pequenos para as superfcies irregulares, cantos e emendas. Sua durabilidade depende da limpeza ps-uso. Rolos - Encontrados em vrios tamanhos e em vrios materiais, so indicados em conformidade com o produto. Os rolos de espuma macia so utilizados para esmaltes ou vernizes, enquanto que os rolos de espuma rgida so para textura. Aps o uso, devem ser limpos com o solvente utilizado no produto. Os rolos de l so indicados para pintura de paredes com ltex PVA ou acrlico. Antes de us-lo, umedea-o com gua e retire o excesso, sacudindo-o Aps o uso, lave-o com gua e detergente. Esptulas - Utilizadas para remoo de tintas velhas e aplicao de massa. Desempenadeira de ao usada na aplicao de massa corrida e massa acrlica em grandes superfcies. Bandeja - Utilizada em apoio ao rolo de pintura facilita sua molhagem e, assim, a aplicao do produto. Pistola - Instrumento de presso usado na aplicao de esmaltes e vernizes. Lixa - Encontrada em vrios materiais e granulao, usada para aumentar a aderncia do produto e uniformizar a superfcie.

2. 4 Tipos de superfcies mais comuns encontrados na construo civil:

Alvenaria Comum Tijolo; Bloco de Concreto; Reboco; Alvenaria Especial Tijolo Aparente; Concreto Aparente; Madeira; Metal Ferroso; Metal no Ferroso (Alumnio e Galvanizados).

2.5 Preparaes das superfcies:


OBS: Os cuidados prvios devem ser rigorosamente observados em toda e qualquer superfcie. So eles: - eliminar poeira e gordura, mofo, sabo, umidade, etc; - retirar partes soltas com pouca aderncia, caiao, crostas de tinta antiga, etc; - corrigir imperfeio, rachaduras, furos, etc. Alvenaria - Aguardar no mnimo 30 dias para cura total da superfcie, sob pena de apresentar, em curto prazo, problemas de saponificao, calcinao, embolhamento e descascamento. Rebocos fracos devem receber o preparador de paredes para evitar problemas de m-aderncia e descascamento. Superfcies bem curadas e coesas no precisam de tintas de fundos, exceto para selagem da alcalinidade. Madeira - Aconselha-se selar a parte traseira da madeira antes de a instalar, para evitar penetrao de umidade por esse lado. Selar cuidadosamente os ns, furos, frestas e junes para eliminar imperfeies e prevenir infiltraes de gua. A madeira deve ser limpa, aparelhada, seca e isenta de leo, graxa, sujeira, etc. Ferro/Metal - Eliminar totalmente, atravs de lixamento, contaminantes que possam interferir na total aderncia do revestimento, inclusive pontos de ferrugem e partes soltas ou partes de tinta velha, deixando a superfcie totalmente limpa, seca e sem sujeiras ou gorduras. As superfcies galvanizadas tambm devem ser limpas, secas e livres de contaminantes. Um primer especfico para o tipo de superfcie (ferro/metal) deve ser aplicado inicialmente (wash primer).

2.6 Sistema de pintura mais adequado para cada superfcie:


a) fundo + massa + acabamento: utilizado em superfcies internas que esto em contato com superfcies que possuem infiltraes, como no caso de jardim de inverno.

b) massa + acabamento: utilizado, na maioria das vezes, ao nvel de imperfeies estticas em superfcies internas. A massa e utilizada para tirar as imperfeies rasas das superfcies. c) fundo + acabamento: Muito utilizado em muros, pois esta em contato direto, geralmente, com

gramas, precisando, dessa forma de um fundo para impermeabilizar. 0 acabamento feito ao nvel de esttica.

2.7 Aplicaes funcionais da cor:


o uso racional das cores de modo a criar reaes subjetivas nas pessoas que visualizarem a pintura. A cor muito importante para a decorao de interiores, por ser um meio de comunicao poderoso, exprimindo a personalidade de uma pessoa, ao mesmo tempo em que transmite a mensagem ideal de um ambiente. Se pretendermos renovar um ambiente, tinta possibilita que um espao ou residncia seja pintado para todos os gostos e bolsos. Branca - Paz espiritual, simboliza a pureza. Abre a conscincia para o infinito, revitaliza o crebro. Lils - sorte, transforma as energias negativas em positivas. Um modesto corte ou at uma grande infeco, ter sempre na cor lils uma ao saneadora e fora de cauterizao. Azul - Paz, harmonia em famlia e simboliza a fidelidade. Regenerador intenso no tratamento dos problemas sseo, nervoso e muscular. Amarelo - Prosperidade, purificao e luminosidade. Contribui de maneira acentuada na cura de problemas ligados a clculos renais, biliares e vesiculares. Rosa - Amor, harmonia e esperana. Dirigido exclusivamente corrente sangunea, funcionando como ativador estimulante e regenerador das funes cardacas. Verde - Sade, bem estar e estabilidade. H quem afirme que a cor do equilbrio entre a natureza fsica e o esprito imortal, normalmente usada para limpeza da aura. Atua principalmente sobre os rgos do abdmen. Vermelho - Energia, fora fsica e vitalidade. Desperta a vontade e induz o ser s paixes. Cores suaves so usadas geralmente para dormitrios, porque estimulam o repouso. A cor atrai a ateno e prende a vista de acordo com o grau de visibilidade. A visibilidade depende grandemente do contraste e da pureza da cor. Por exemplo, o amarelo uma cor de grande visibilidade e torna-se ainda mais quando tem, no fundo, a sua cor complementar, o azul. De um modo geral, todas as cores so mais visveis junto com as suas complementares, desde que estas sejam suavizadas, ou escurecidas.

2.8 Defeitos das tintas:


Na escolha do produto fundamental observar a relao custo x qualidade x rendimento. A observao das especificaes tcnicas informadas pelo fabricante favorece a obteno de melhor cobertura com maior economia. essencial a correta preparao da superfcie, uso do fundo recomendado e as instrues para aplicao do produto. Apesar da qualidade intrnseca no produto, pequenas alteraes podem acontecer decorrentes das condies de armazenamento ou

no-observncia das orientaes dos fabricantes. Podem acontecer: Sedimentao: A parte slida da tinta se acumula no fundo da embalagem decorrente de longo tempo de armazenamento. Pode-se resolver este problema homogeneizando-se o produto, com instrumento ou equipamento adequado. Cor diferente da cartela de cores: Devido ao sistema de impresso, as cartelas so confeccionadas com produtos diferentes daqueles que representam. Escorrimento: Ocasionado pela diluio excessiva, aplicao no uniforme, utilizao de solventes inadequados, repintura sobre a demo anterior ainda mida, temperatura ambiente baixa. Secagem diferente: Pode ser decorrente da baixa temperatura (abaixo de 15C) excessiva umidade relativa do ar, provocando o retardamento da secagem. Ainda, o preparo incorreto da superfcie, onde contaminantes como leo, cera, graxas, etc, prejudicam a eficincia do produto. Cobertura deficiente: Pode ser causada pela diluio excessiva ou insuficiente, no homogeneizao do produto no ato da aplicao ou utilizao de solvente inadequado. Sempre observar informao tcnica do produto. Dificuldade de aplicao: Durante a aplicao, o produto pode se tornar pesado se a diluio for insuficiente. A dificuldade de alastramento pode, ainda, ser decorrente da aplicao de camadas muito finas. Alm destas, pode acontecer dificuldades em decorrncia da reao qumica devida, principalmente, ao armazenamento prolongado ou indevido do produto, provocando neste, alteraes. Geleificao: A tinta se converte num produto geleificado. O defeito resultante de excesso de temperatura, quando da fabricao da resina, que passa a polimerizarse mesmo dentro da lata. Este defeito pode ocorrer quando se expe uma lata de tinta ao calor, em temperaturas superiores ambiente. Existncia de sedimento duro: Alguns pigmentos sedimentam mais que outros, de modo que o tempo necessrio para homogeneiz-los varivel, dependendo das caractersticas do

pigmento e da prpria tinta. Se, todavia, depois de muito mexer-se o contedo de uma lata, o sedimento ainda permanecer, isso pode ser considerado defeito. No mexer a tinta: Este esquecimento causa o seguinte defeito: No incio, a pintura semelhante a um verniz, quase sem pigmentao e, atravs de um gradiente, a pintura termina por torna-se fosca. Tem-se, ento, gradiente de tonalidades de mesma cor e a pintura parece manchada. Diluio em demasia: Quando se trabalha constantemente com tintas recomenda-se o uso de um viscosmetro o tipo Ford cup 4 utilizado por todas as fbricas de tintas, as quais fornecem as viscosidades das tintas medidas neste viscosmetro. de fcil manejo e muito prtico. Quando a diluio demasiada, os pintores dizem que a tinta chora, isto porque to baixa a sua viscosidade que ela no tem cobertura. Quando o pintor insiste em realizar uma pintura normal, a tinta escorre. Tinta muito grossa: A tinta muito grossa leva o pintor quase sempre, a aplic-la em grossas camadas e ento o espalhamento no perfeito, o acabamento tambm no bom, a adeso pode ficar empobrecida, a tinta custa muito mais a secar e pode originar-se um enrugamento da pelcula de tinta. Por tudo isto que se deve aplicar sempre a tinta em demos de finas espessuras. Se a tinta est grossa, adiciona-se os solventes recomendados, mexendo-se a tinta simultaneamente com a adio do solvente (a fim de evitar possvel coagulao local em zonas de elevada concentrao do solvente), at ser atingida a viscosidade adequada ao tipo de aplicao que se tem em mira. Tinta pobre em cobertura: 1)Pode est diluda demais. 2)Geralmente quando se pinta cores claras, como bege ou marfim, sobre cores escuras, como marrom ou preto, mais difcil a cobertura, o que natural. 3)Certos pigmentos so transparentes. Na verdade, operando-se com pigmentos transparentes, torna-se necessrio dar-se, talvez, uma ou duas demos a mais que nas tintas portadoras de pigmentos opacos. A tinta encrespa ou enruga: As demos de tintas devem ser dadas sempre finas e s se aplicam nova demo, quando a anterior estiver perfeitamente seca. Quando se aplica uma demo sobre outra, ainda por secar, ou quando se aplica uma demo muito grossa de tinta, ou, ainda, no caso de se pintar planos de grandes dimenses, provocando a superposio de demos nas emendas, o defeito que surge o seguinte: A parte da tinta em contato com o ar seca mais rapidamente adquirindo a consistncia

slida e retendo, sob si, tinta lquida, com solvente por evaporar; a presso deste ltimo sobre a superfcie slida determina a sua deformao; O calor tambm pode provocar este defeito. A tinta no seca: Por falta de secante; por ter sido secante absorvido pelo segmento; por ter sido a tinta pintada sobre leos, graxas, resinas no-secativas. As madeiras de lei, principalmente, so ricas resinas no-secativas e nestes casos convm aplicar-se uma demo de uma soluo de goma-laca em lcool. Perda de brilho: A tinta brilhante preparada de tal modo que, ao final de sua vida, perca o brilho e torne-se aspera, porque ento servir como suporte para a aplicao de novas demos de tinta. Quando ocorrem prematuramente, entretanto, isso pode ser proveniente de absoro intensa do veculo da tinta. Certos materiais de fibra prensada como Eucatex e outros, provocam este defeito. Pode-se evit-lo dando uma demo prvia de um selador com o objetivo de tapar os pros. O emprego inadequado de solventes pode tambm determinar a perda de brilho. Falta de adeso: Isto pode ocorrer: Porque a tinta foi aplicada sobre superfcie inadequada; por pinturas sobre graxas, leos, gorduras; por pinturas sobre um filme de tinta, em geral j pintados a trs anos ou mais. O que acontece neste ltimo caso, a polimerizao progressiva, no transcurso do tempo, sem destruio, j que a tinta est ao abrigo do tempo. Deste modo, atinge tal grau de vitrificao que a nova tinta no adere, pelo contrrio se retrai, por efeito da tenso superficial, como a gua espalhada sobre o vidro. Recomenda-se lixar a superfcie se possvel. Caso contrrio, precisa-se fazer uma aplicao especial de solventes para amolecer o filme vitrificado. Desenvolvimento de mofo: As tintas leo so um substrato natural para o desenvolvimento de mofo. Sendo assim, no caso destas tintas a luta difcil. A adio de xido de zinco inibe o desenvolvimento de mofos, mas por vrias razes nem sempre pode ser empregada. Nestes casos, h o recurso de anti-mofos (sais fenlicos e mercuriais) os quais sempre protegem o filme de tinta. Todavia, em lugares onde a incidncia de mofo muito grande, como, por exemplo, em lugares midos, sombrios, quentes e com arborescncia intensa, o mofo termina por sobreviver. As tintas alqudicas, dependendo do caso, podem ou no serem sujeitas ao mofo. Quando h possibilidade de mofo, deve-se sempre utilizar uma tinta que, por suas propriedades em geral e pela constituio do seu formador de filme em particular, no seja suscetvel ao mofo Calcinao: A calcinao ocorre naturalmente no fim da vida de um filme de tinta. Os raios ultravioletas destroem o formador de filme, deixando o pigmento sob forma pulverulenta, depositado sobre o restante filme de tinta.

Gretamento e fendilhamento: Ambos constituem uma falha do filme de tinta e, desde o momento em que se estabelecem, a tinta deixa de servir como fator de proteo. O gretamento uma falha com desenho irregular, que no atinge, desde logo, a superfcie sobre a qual a tinta foi aplicada. O fendilhamento o fenmeno que ocorre nos filmes de tinta, representando por uma fratura que penetra at a superfcie pintada. caracterstica desta fratura o seu arranjo em linhas aproximadamente paralelas. Quase sempre ocorre em madeira. O gretamento pode ser provocado: 1)Por veculo pouco elstico; 2)Por pigmento que favorece o gretamento (como o azul ultramar); 3)Por aplicao de tintas, de uso exclusivo em interiores incorretamente em exterior; 4)Por aplicao de um filme menos elstico sobre outro mais elstico. O fendilhamento pode ocorre: 1)Por falta de elasticidade para acompanhar o trabalho da madeira (contraes e dilataes); 2)Devido a madeira mida. Descascamento: a fase seguinte ao gretamento, em tintas que atingiram o fim de sua existncia. Prematuramente, ocorre sempre que a superfcie, por qualquer motivo, foi defeituosamente preparada. OBS.: O gretamento, o fendilhamento, o descascamento e a formao de bolhas obrigam remoo total da tinta falhada, antes da repintura. Formao de bolhas: As bolhas, s muito dificilmente, so ou podem ser provocadas por defeito de aplicao. A bolha sempre proveniente de um gs ou de um lquido em evaporao, que produz uma presso abrupta sob o filme de tinta curado. Lentamente, h trocas gasosas sem danos atravs dos filmes de tinta. Abruptamente, provocam bolhas. As bolhas podem ser produzidas: 1)Por madeira mida; 2)Por ferrugem;

3)Pela reteno de lquidos de ponto de ebulio elevado; 4)Pela reteno do ar ou gotculas de gua.

BIBLIOGRAFIA
J. DAFICO ALVES MATERIAIS DE CONSTRUAO VOL-2 ELDIO PETRUCCI MATERIAIS DE CONSTRUO ENIO VEROSA MATERIAIS DE CONSTRUAO MANUAL DE PINTURA SUVINIL MANUAL DE PINTURA CORAL CASA & COR ITABUNA-BA ( SOCIO PROPRIETARIO)

You might also like