You are on page 1of 47

SolidWorks

Mdulo Bsico

Felipe Patrcio Vignoli, Braslia 2004

Apostila

SolidWorks
Segunda edio Felipe Patrcio Vignoli
Universidade de Braslia Faculdade de Tecnologia

Graduando em Engenharia Mecatrnica

fvignoli@hotmail.com felipev@pop.com.br 61-409-1099 61-9962-9277

Nota do Autor
Este material foi desenvolvido para a realizao de um curso de dez horas que foi ministrado na Universidade de Braslia em maio de 2004, sob parceria com a empresa Junior da Engenharia Mecnica - TECMEC. Sua distribuio livre, com quanto que seu material no seja modificado. A apostila baseada em tutoriais, de elaborao prpria. No entanto, alguns exerccios e tcnicas de utilizao de comandos foram retirados de outros materiais. Os tutoriais elaborados visam abranger o maior nmero de comandos de modelamento possvel, dentro da limitao de tempo disponvel. Ao final do curso o aluno estar ambientado com a interface do programa, estando capacitado a lidar com as principais ferramentas de modelamento slido, montagem e projeo das vistas para dimensionamento e detalhamento. Peo aos senhores leitores que comuniquem eventuais equvocos presentes neste material e entrem em contato para sugerir alteraes ou realizar crticas. Grato,

Felipe P. Vignoli

Sumrio 1. Entendendo como o programa trabalha 1 1.1 AutoCAD vs SolidWorks.....................................................1 1.2 Organizao dos arquivos..................................................2 1.3 Estrutura da tela principal.................................................3 1.4 Facilidade na ambientao e customizao......................4. 2. Desenho de um espelho de interruptor 6 2.1 Realizando o projeto..........................................................6 3. Desenhando uma chave de fenda/philips 12 3.1 Concepo do projeto.......................................................12 3.2 Criao da parte metlica................................................12 3.2.1 Desenho da chave Philips......................................16 3.2.2 Desenho da chave de fenda ...................................20 3.3 Desenho do corpo da ferramenta.....................................22 3.4 Realizando a montagem da ferramenta............................25 4. Desenho de um amortecedor 29 4.1 Projetando o embolo.........................................................29 4.2 Projetando o recipiente....................................................31 4.3 Desenhando a mola..........................................................32 4.4 Montando o amortecedor.................................................35 5. Detalhamento 2D 37 5.1 Projetando as vistas.............................................................37

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

1. Entendendo como o programa trabalha


A chave para um rpido aprendizado do SolidWorks entender como o programa trabalha. Uma vez ambientado com a interface do programa, e entendendo suas possibilidades e limitaes, ser mais fcil realizar um projeto mais complexo.

1.1 AutoCAD vs SolidWorks


A primeira pergunta que vem cabea de um engenheiro quando houve falar do SolidWorks se ele melhor que o AutoCAD. Esse questionamento muito natural, afinal todos dejam um programa que seja mais produtivo. Porem, deve-se ter cuidado ao responde-la afinal trata-se de dois programas com filosofias completamente diferentes. O AutoCAD um programa vetorial, o que quer dizer que as linhas que comportam o desenho so tratadas como vetores. Neste programa necessrio indicar todas as dimenses do objeto ou desenho no momento de sua criao. Quando desejvel modificar alguma dimenso que saiu errada, na maioria das vezes a nica soluo apagar e fazer tudo de novo. Isso demanda muito tempo no projeto de um produto, porm, num programa vetorial o projetista no precisa estar constantemente atento para manter relaes lgicas no desenho. O SolidWorks um programa paramtrico, baseado em entidades. Denomina-se de entidade cada parte individual do conjunto de peas de um produto. Neste tipo de programa as dimenses e a prpria geometria da pea so tratados como parmetros para a construo do objeto. Assim, no h a preocupao de dimensionar o projeto no mesmo momento de sua criao, pois possvel modificar facilmente suas dimenses e relaes quando for necessrio. A grande facilidade que um programa paramtrico nos traz a liberdade de modificao, mas ao mesmo tempo o projetista precisa estar constantemente atento para manter as relaes lgicas do projeto e realiz-lo com mais organizao. Quando comparados para o uso de um mesmo fim, como por exemplo um projeto mecnico, com certeza o programa paramtrico o que traz uma maior produtividade. O AutoCAD vem se tornando um programa utilizado para detalhamentos 2D muito importante na arquitetura e engenharia civil, por exemplo. A Autodesk, empresa responsvel pelo AutoCAD vem se aprimorando para incorporar em seus produtos as

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

facilidades de um programa paramtrico. O programa da Autodesk que merece comparao com o SolidWorks o Autodesk Inventor, tambm paramtrico e muito parecido com o SolidWorks. A diferena de um para outro altamente discutvel e no cabe ao nosso curso analis-los.

1.2 Organizao dos arquivos


No SolidWorks h trs tipos de arquivos. Acompanhe na tabela 1 o tipo do arquivo com sua respectiva extenso e funo. Arquivo Part Assembly Drawing Extenso .sldprt .sldasm .slddrw Funo Desenho de uma pea Montagem de peas Detalhamento 2D do projeto, para impresso.

Tabela 1 Especificaes dos arquivos do SolidWorks

Nos projetos do tipo Part possvel trabalhar com as ferramentas de construo de uma pea em si. Neste ambiente esto a maioria dos comandos 2D e 3D. Todo projeto se inicia com um Sketch (esboo). Neste ambiente realizam-se nossos desenhos 2D (Skecht Tools) e apartir deles, utiliza-se ferramentas 3D (Features) para gerar peas. No ambiente Assembly realiza-se a montagem do nosso produto. Para isso abrem-se peas j criadas do tipo Part encaixando uma na outra utilizando para isso relaes lgicas (Mates). Nesta etapa nosso produto comea a tomar forma, e determinados movimentos podero ser aqui ser simulados. Neste ambiente possvel tambm abrir uma outra montagem previamente realizada, e realizar um encaixe dela com as nossas peas

importante lembrar que caso essa nova montagem inserida tenha movimento entre as peas, esse movimento no ser mais possvel neste novo ambiente.

Quando o desenho do produto est pronto, as projees ortogonais de suas vistas com suas dimenses e demais anotaes e detalhamentos so feitas no ambiente Drawing. Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

1.3 Estrutura da tela principal


A figura 1 ilustra a situao de um projeto do tipo Part:

Figura 1: Tela principal A rea representada por 1 contm a maioria dos comandos relacionados a vista dos modelos (isomtrica, topo, lateral, detalhamento visual, pan, zoom, filtros de seleo) e filtros de seleo (seleo seletiva ou combinada de linhas, vrtices, pontos, superfcies, objetos etc...). Na rea representada por 2 encontram-se todos os features (extrude, fillet, chamfer, sketch etc. )realizados no nosso desenho. Essa rea chamada de FeatureManager design tree.

A organizao da FeatureManager design tree de extrema importncia para o bom andamento da criao do desenho. No topo da lista encontram-se os planos bsicos, que so o front, right e top, e ponto de origem. Os features ficam organizados segundo uma hierarquia seguindo a ordem de realizao. Quando h uma discordncia entre os features um smbolo de exclamao em vermelho aparece ao lado do feature que apresenta o problema.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

Em 3, h as ferramentas para iniciar um Sketch (rascunho, esboo), seja ele 2D ou 3D e ferramentas de desenho 2D Em 4, encontram-se as ferramentas que sero utilizadas para criar slidos 3D, planos, origens relativas, eixos, superfcies, e execuo dos nossos features. A disposio dessas reas no uniforme, mas h uma tendncia em se dispor as barras de ferramentas nessas posies indicadas.

1.4 Facilidade na ambientao e customizao


Todos os botes das ferramentas que aparecem da rea de trabalho so autoexplicativos. Repousando o curso no mouse em cima de cada boto por uns segundos, o nome da ferramenta aparece junto ao cursor e a explicao do que a ferramenta realiza aparece na barra de status, que se encontra no canto inferior da tela. Alguns botes no vm incorporados sua respectiva barra de ferramenta, cabendo ao usurio inseri-los na barra de acordo com a sua necessidade. Como exemplo, veja como inserir alguns botes na rea de trabalho que sero de grande utilidade para os desenhos a serem realizados. Na barra de ferramentas principal, que se encontra no canto superior da tela, v em Tolls Customize... . Uma janela Customize se abrir. Selecione Commands. Em Categories, selecione Sketch. Na rea buttons, voc ver o boto Sketch, que se encontra na tela principal. Faa o mesmo para o boto por mover um entidade ignorando as relaes existentes, e para o boto Entities , responsvel por criar um 3D Sktech. Clique neste boto e o arraste para a barra , responsvel , que nos

permite rotacionar, escalonar, e transladar um sketch e tambm para o boto Convert , na barra Sketch tools. No momento, no necessrio entender para que esses comandos so utilizados pois ser falado deles novamente mais adiante. Mantenha a janela aberta, por enquanto. Para aumentar a agilidade na execuo dos comandos associa-se um atalho no teclado para os comandos mais utilizados. Para criar um atalho:

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

Ainda na janela Customize,

selecione Keyboard. Em Categories

selecione Insert. Em Commands selecione Sketch. Na area Press new shortcut key digite um atalho. Para maior facilidade de memorizao, seleciona-se Alt+S. Faa o mesmo para o comando 3D Sketch, associando para ele a tecla de atalho Ctrl+Alt+S.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

2. Desenho de um espelho de interruptor.


O desenho de um espelho de interruptor bastante simples, sendo uma boa introduo para a familiarizao com o programa. Para abrir um novo projeto de uma pea, no menu principal v em File New... e selecione o arquivo do tipo Part as barras de ferramenta abaixo estejam selecionadas: Curves; Features; Reference Geometry; Sketch; Sketch Relations; Sketch Tools; Standard; Standards View; Tools; View. Ao final, o desenho abaixo dever ter sido criado: e clique

em OK. Antes de iniciar o projeto v em View Toolbars. Certifique-se de que

2.1

Realizando o projeto

1. aconselhvel j gravar o seu desenho antes mesmo de comea-lo. Assim, a medida que ele for construdo s preciso pressionar Ctrl+S de tempos em tempos para salvar o projeto. Nomeie o arquivo como espelho.sldprt.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

2. Toda vez que um Sketch(esboo) for feito, preciso selecionar o plano de trabalho onde o esboo ser realizado. No topo de FeatureManager Design Tree voc encontra os planos bsicos de trabalho. Selecione o plano Front. 3. Selecionado o plano Front, clique em Sketch para abrir um ambiente de esboo. Desenhe um retngulo com quaisquer dimenses. No h a preocupao de dimension-lo no momento em que a construo feita, possvel fazer isso mais tarde. 4. Clique no vrtice inferior esquerda do retngulo. Pressione a tecla Ctrl e clique na origem do sistema. Repare que no canto esquerdo aparece uma janela Properties com os pontos selecionados presentes em Selected Entities. Nesta janela sero estabelecidas as relaes das entidades selecionadas. Note que no h ainda nenhuma relao estabelecida. Adicione uma relao clicando em coincident na rea Add relations. ,

5. Agora sim, clique no boto Dimension

e dimensione o desenho de acordo com

o desenho aseguir. Para inserir o tamanho de cada linha, aps o comando Dimension estar ativo, s clicar em cima da linha e entrar com o valor desejado. Note que aps o dimensionamento todas a linhas ficaram pretas.. Isto quer dizer que elas j esto totalmente definidas e que nenhuma relao a mais pode ser inserida. Caso voc adicione mais alguma relao, ocorrer um erro de sobre definio, ou seja seu desenho possue mais informaes para efeitos de clculo do que ele precisa. O retngulo se tornaria vermelho e nenhuma feature poderia ser aplicada at que o problema fosse resolvido. dimensionado clique em Extrude Quando o desenho estiver corretamente . Insira uma profundidade de 7mm. Clique

em OK. Repare que automaticamente voc saiu da rea do Sketch1.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

6. Adicione chanfros no desenho. Para isso selecione a face frontal do desenho e clique no boto Chamfer . Insira uma distncia de 3mm em . Como ngulo, mantenha o ngulo de 45. D Ok.

7. Selecione a parte de traz do desenho e clique em Sketch

. Clique no boto

Convert Entities que se encontra na barra Sketch Tools. Repare que uma linha contornando a face de traz foi criada. Saia do Sketch2, reparando que este sketch foi adicionado ao Featuremanager Design Tree.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

8. Selecione o plano Right no Featuremanager Design Tree e inicie um novo Sketch clicando no boto para tal fim . Faa um contorno como visto na figura . abaixo. A linha horizontal deve ir da parte de traz do desenho at o inicio do chanfro criado. Para realizar o arco, utilize a ferramenta Centerpoint Arc Feche o contorno com um linha vertical que vai do fim do arco at o inicio da linha horizontal. Repare que o desenho agora possue linhas pretas, ou seja est totalmente definido, portanto no necessrio , nem possvel, adicionar dimenses este desenho. Feche o Sketch3

9. Faa agora com que esse perfil gerado siga a linha de contorno construda na parte de traz, formando um slido. Para isso, clique no boto Sweep . Na rea Profile and Path, selecione o Sketck3 como o Profile e para o Path, selecione o Sketck2. Repare que ele automaticamente mostra um perfil como preview, caso a opo Show Preview esteja marcada. Se a opo estiver marcada e o preview no aparecer na tela, por que h algo de errado. Provavelmente o perfil no est coincidindo com a linha do caminho.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

10

10. Crie agora uma cavidade na parte de traz, dando ao desenho um aspecto em concha. Para isso use o comando Shell: Clique no boto Shell . No campo Thickness entre com o valor 1mm, que ser a espessura da parede do nosso slido. Em Faces to Remove, selecione a face da parte de traz do slido Face<1>. Clique em OK.

11. Selecione agora a face frontal e inicie um novo Sketch. Na barra View, clique em Normal to , para mudar a vista de forma que ela fique normal ao plano de trabalho. Faa um desenho como o da figura abaixo. Primeiro desenhe o retngulo e depois o dimensione. Para garantir que ele ficar centralizado na face, desenhe uma linha de centro horizontal que vai da mediana da lateral esquerda mediana da lateral direita. Faa outra linha de centro vertical que vai da mediana da linha superior mediana da linha de centro que acabou de ser construda. Usando Dimension, dimensione a linha superior do retngulo a uma distncia de 15mm da linha de centro horizontal, que foi criada. Faa tambm uma outra dimenso que indique que a linha lateral do retngulo est 6mm da linha de centro vertical. No feche o Skecht.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

11

12. Desenhe agora os crculos que na verdade sero os furos para encaixe de parafusos. Para isso desenhe uma linha de centro vertical que vai da mediana da linha inferior em direo ao topo com uma distncia de 15mm. No topo dessa linha desenhe um circulo de dimenso 5mm. Selecione o circulo criado, aperte a tecla Ctrl e selecione a linha de centro horizontal que vai de uma lateral outra. Clique no boto Mirror , em Sketch Tools. Um crculo no canto superior deve ter sido formado. Clique no boto Cut-Extrude para realizar os furos desejados. Repare que o

Sketch se fecha automaticamente, e que agora os furos j esto realizados. Salve seu projeto com o nome de espelho.sldprt.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

12

3. Desenhando uma Chave de Fenda/Philips


A maneira mais eficiente de aprender os comandos do SolidWorks testar o seu funcionamento na prtica. Apenas com a experincia podese perceber as possibilidades e limitaes de cada comando. Portanto, um desenho de uma chave de fenda uma boa introduo aos comandos do programa.

3.1 Concepo do projeto


O objetivo da construo da chave que este seja um produto verstil. Portanto, ser construda uma ferramenta que poder ser utilizar como uma chave philips ou uma chave de fenda. Para isso, basta retirar a parte metlica e inverte-la e recoloca-la no corpo da ferramenta novamente. Veja na figura 2 o desenho que estar pronto ao final desta seo.

Figura 2 Chave de Fenda/Philips

3.2 Criao da parte metlica.


13. V em File New.... Abra um novo arquivo do tipo Part j o salve com o nome metal.sldrt. Autor: Vignoli F.P. . Por segurana

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico 14. Selecionado o plano top, clique em Sketch

13 para abrir um ambiente de

esboo. Faa um crculo em qualquer rea do plano. No h a preocupao em dimensionar o crculo logo que ele construdo. possvel dimension-lo depois.

15. J feito o circulo dimensione-o. Clique em Dimension

, na barra Sketch

Relation, clique no circulo e insira 5mm, no campo de dimenso.

16. Aperte Ctrl , e segurando esta tecla, selecione a origem do sistema e o centro do crculo. Repare que no canto esquerdo aparece uma janela Properties com os pontos selecionados presentes em Selected Entities. Nesta janela estabelea as relaes de nossas entidades selecionadas. Note que no h ainda nenhuma relao estabelecida. Adicione uma relao clicando em coincident , na rea Add relations. Repare que o circulo passou de azul para preto. Isso quer dizer que nenhuma relao a mais pode ser inserida, ele j est totalmente definido.

17. Clique em extrude

, para construir um cilindro. Como dimenso da altura do .

cilindro, escolha 60mm. Clique em OK

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

14

18. Lembre-se que voc tambm pode usar as teclas de atalho que foi criada anteriormente para abrir e fechas os Sketchs. Selecione agora o plano Front e abra um novo Sketch. Clique em , para ter a viso normal do plano de rascunho. e Faa um desenho com a da figura abaixo, atendendo s dimenses descritas, 5mm de altura por 7mm de comprimento. Clique em Point na barra de sketch marque um ponto no meio da linha inferior como mostrado da figura. Repare que o cursor muda para um formato caracterstico quando est em cima da mediana, ou final de alguma linha.

19. Faa com que o ponto criado seja coincidente com a origem do sistema.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

15

20. Realize uma extruso bidirecional. Para isso, aps clicar no boto Extrude, selecione em Direction 1 uma altura de 0.5mm. Selecione a caixa Direction 2 e coloque a mesma altura. Clique em OK. 21. Clique em para ver as linhas escondidas. Selecione as duas vrtices indicadas, e . Selecione um raio de 1mm e clique em OK. Selecione

clique em Fillet abaixo.

para esconder as linhas novamente. O resultado final devera ser como o da figura

22. muito simples modificar alguma coisa que no ficou de acordo com o desejado. Como voc j deve ter percebido, no FeatureManager design tree esto todos os features que foram realizados, ou seja as duas extruses e o fillet. Se voc quiser mudar o raio do fillet por exemplo, basta clicar com o boto direito do mouse em fillet e clicar em Edit Definition. A janela do fillet ir se abrir novamente. Mude o raio de 1mm para 0.5 e de OK. Repare que o raio do fillet mudou. Voc poderia fazer o mesmo para alterar a altura de extruso do cilindro. Clicando em + ao lado de Extrude2 no FeatureManager design tree pode-se ver o Sketch2, que o retngulo que foi criado.

Clique com o boto direito do mouse nesse feature e escolha Edit Sketch. O ambiente de trabalho volta a ser o Sketch de construo do retngulo. Nenhum outro feature feito depois dele pode ser visualizado. Mude a dimenso de 7mm para

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico 6.5mm. De OK e saia da rea de Sketch clicando em foi feita. Mantenha todas as alteraes realizadas.

16 . Repare que a alterao

23. Cilque em Mirror

. Clique no campo de Mirror Face/Plane e depois

selecione a base do cilindro, a mais perto da origem. Este ser o nosso plano de referncia para o espelhamento. Caso voc quisesse espelhar apenas uma entidade voc poderia ter escolhido o campo Features to Mirror e escolheria o fillet, por exemplo. Como desejvel espelhar o corpo inteiro selecione o campo Bodies to Mirror e escolha o slido j criado. Certifique-se que Merge Solids esteja selecionado.Clique em OK.

3.2.1 Desenho da chave philips


24. Para criar a ponta referente chave Philips selecione a face da base superior e clique em Sketch. Selecione Convert Entities . Um crculo com o perfil da base superior criada. Realize um extrude com profundidade de 7mm. O cilindro superior apenas aumenta de tamanho. Repita os passos: selecione novamente a base superior, crie um novo Sketch, clique em Convert Entities. Agora repita o comando de extrude porm com uma profundidade de 3.5mm e clique em Draft e insira um ngulo de 35. Salve o seu projeto.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

17

25. Realize o comando zoom para deixar visvel na tela a ponta da ferramenta, sendo possvel ver um pequeno plano reto. Selecione este plano e clique em Sketch. Faa uma linha de centro que vai do centro da base para a lateral direita, e outra

linha de centro que parte do centro da base e parte para o canto superior. Adicione uma relao horizontal primeira linha segunda. Saia do Sketch. , e uma relao vertical para a

26. No FeaturesManager design tree selecione o plano Top. Pressione e segure a tecla Ctrl e selecione a linha horizontal que acabou de ser criada. Clique em Plane , que fica na barra Reference Geometry. Em Selections o plano e a linha que foram selecionadas devem estar marcados. Selecione o campo de ngulo e defina um ngulo de 7. O plano deve ficar como na figura abaixo, portanto se o ngulo estiver invertido, marque Reverse direction. D OK. Um plano chamado Plane1 foi criado, na ponta da parte metlica com uma angulao de 7

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

18

27. Repita os movimentos do passo anterior selecionando o Plane1 e a linha vertical para criar o novo plano, Plane2. Para isso, selecione a linha vertical que foi criada, pressione e segure a tecla Ctrl e selecione o Plane1 no FeaturesManager design tree ou clique neste plano na rea de trabalho. Clique em Plane Selecione o campo de ngulo foi criado. . Em

Selections o plano e a linha que foram selecionados devem estar marcados. e defina um ngulo de 7. De OK. O Plane2

28. Selecione o Plane2. Clique em Sketch para iniciar um novo esboo. Mude sua vista de forma enxergar o plano normal. Marque um ponto no centro do plano, que coincide com o centro da ponta do slido. Marque um outro ponto prximo este e

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

19

defina as distncias dos pontos como dimensionado na figura baixo (0,1mm x 0,1mm). Faa um retngulo partindo do ponto superior. Sua dimenso dever qualquer uma maior que 2mm x 2mm.

29. Clique em Extrude Cut

. Como condio final da profundidade de corte

selecione Through All. Observe no preview se o corte est na direo do slido. Caso no esteja, selecione Reverse Direction . Clique em OK.

DESAFIO: Este corte poderia ter sido feito formando-se apenas um plano. Voc sabe como? 30. Precisa-se de um eixo central que sirva como referencia para um espelhamento em 3D, o Circular Pattern . Para fazer este eixo, selecione a face cilndrica do

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico nosso slido e selecione Axis

20 . Certifique-se que Cylindrical/Conical Suface

seja a definio da construo do eixo. Certifique-se tambm que a Face<1> esteja como item selecionado. D OK. Um eixo chamado Axis1 dever ter sido criado, passando pelo centro do cilindro. 31. Selecione Axis1 e clique em Circular Pattern 360 . Como ngulo total defina . No

, e marque Equal Spacing. Escolha 4 em Number of instances

campo Features to Pattern, selecione o CutExtrude1 que voc acabou de realizar. Clique em OK. Como resultado final da chave philips tem-se a figura abaixo.

3.2.2 Desenho da chave de fenda


32. Para o desenhar a parte da chave de fenda, voc ter que criar planos de referncia na base oposta que estava trabalhando. Crie dois planos auxiliares base em questo usando para isso o comando Plane segunda 5mm desta ltima. , que fica na barra Reference

Geometry, sendo que a primeira dever ter um distncia de 5mm da base e a

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

21

33. Faa um Sketch no Plane 4 que contenha as dimenses especificadas na figura abaixo. Para melhor visualizao no se esquea de projetar a vista normal .

Para isso faa um retngulo de tamanho 4mm x 0,20 mm. Marque um ponto na mediana da linha superior e outro na mediana da linha lateral. Uma tcnica para enquadrar o esboo centrado com a origem combinar o ponto superior e com a origem atravs de uma relao vertical, e o ponto lateral com o da origem atravs de uma relao horizontal. Para isso marque pontos nas medianas e no centro adicione as relaes. Saa do Sketch7.

34. Selecione o Plane 3 inicie um novo Sketch. Faa um esboo que offset do Sketch7, que acabou de feito. Para isso selecione a linha horizontal de 4mm do Sketch7 e clique em Offset Entitites vista normal para melhor visualiz-la comando Trim . Insira um offset 1mm e de OK. Projete a e modifique o esboo de forma que ele

possua as dimenses indicadas abaixo. Para isso desenhe linhas verticais e utilize o para deixar o retngulo com as dimenses requeridas. Utilize

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

22

a mesma tcnica indicada anteriormente para enquadrar o esboo com a origem. Feche o Sketch8

35. Clique em Loft

. Selecione a Sketch7, Sketch8 e a face da base da parte

metlica, necessariamente nesta ordem. Na rea de propriedades do Loft em Profiles, selecione Face<1>. Na rea Start/End Tangency selecione All Faces no campo End tangency type. Isso far com que a superfcie gerada seja tangente a todas os profiles selecionados. Clique em OK. Salve novamente o arquivo, nomeando-o de metal.sldprt. Acompanhe o resultado final da nossa parte metlica.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

23

3.3 Desenho do corpo da ferramenta


36. Abra um novo arquivo do tipo Part e j o salve com o nome de corpo.sldprt.

37. Abra um Sketch e desenhe o perfil mostrado abaixo.

Note que este desenho a metade do perfil do corpo da ferramenta. Desenhe primeiro uma linha de centro originada da origem descendo verticalmente. Amplie um pouco esta linha para cima afim de tornar sua seleo mais fcil no futuro. O abaulado que se encontra perto do topo do corpo tem o seu centro indicado, e seu raio foi construdo com a ferramenta Centerpoint Arc fechado. 38. Selecione a linha de centro criada e clique em no boto Revolved Boss/Base Selecione um ngulo de revoluo de 360, em apenas uma direo. D OK. . . O desenho precisa estar sobre um contorno

39. Selecione a face superior do corpo e inicie um novo Sketch. Faa um esboo como mostrado na figura abaixo. Clique em Extrude Cut. Em Direction 1 selecione Through All. Clique em OK.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

24

40. Selecione a face da parte cilndrica do corpo que ainda no foi cortada pelo Extrude Cut. Em Reference Geometry, clique em Axis. Certifique-se que Cylindrical/Conical Suface seja a definio da construo do eixo e que a Face<1> esteja como item selecionado. D OK. Um eixo chamado Axis1 dever ter sido criado, passando pelo centro do cilindro. 41. Selecione Axis1 e clique em Circular Pattern 360 . Como ngulo total defina . No

, e marque Equal Spacing. Escolha 4 em Number of instances

campo Features to Pattern, selecione o CutExtrude1 que voc acabou de realizar. Clique em OK.

42. Selecione novamente a face do topo do corpo da ferramenta e inicie um novo Sketch. Realize o desenho como dimensionado abaixo. Voc ir realizar primeiramente o crculo de dimetro 5mm e depois faa o retngulo de 6,5mm x 1mm. Faa a centralizao do retngulo com a origem do sistema. Use o comando Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico Trim para ajustar o esboo como pedido. Realize um Extrude Cut

25 com

uma profundidade de 10mm.

43. Selecione a face do fundo do corte que foi realizado anteriormente e inicie um novo Sketch. Desenhe um circulo de 5mm centrado com a origem e realize um CutExtrude com profundidade de 65mm. Este o corpo da ferramenta acabado. Salve seu projeto com o nome de corpo.sldprt

3.4 Realizando a montagem da ferramenta


44. No menu principal v em File New.... Inicie um novo documento do tipo Assembly . Por segurana j o salve com o nome de montagem.sldasm.

45. No menu principal v em Insert Component From File.... Procure pelo arquivo que voc salvou com nome de corpo.sldprt. Clique em abrir. O cursor muda de configurao , contento o smbolo de parte ao seu lado. No FeatureManager Design Tree clique em Origin para visualizar o centro do sistema. V com o cursor at a origem na rea de trabalho. Novamente o cursor muda de configurao, aparecendo agora tambm duas setas dobradas ao seu lado.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

26

Isso indica que ser coincidido o centro do nosso slido corpo.sldprt com o centro do ambiente de montagem. Clique, enfim no centro do sistema. A pea corpo aparece na tela e ela est fixa, no pode ser movimentada. 46. Novamente, no menu principal v em Insert Component From File.... Procure pelo arquivo que voc salvou com nome de metal.sldprt. Clique em abrir. Clique em qualquer rea de trabalho diferente do centro. A pea metal.sldprt aparece na tela. Utilize os comandos Move Component e Rotate Component

para perceber que est pea no est fixa e pode ser movimentada livremente.

O comando Insert Component From File... utilizado diversas vezes numa montagem mais complexa. aconselhvel criar uma tecla de atalho para tal comando. Como alternativa, possvel buscar o arquivo diretamente do Windows Explorer, arrastando o arquivo e soltando-o dentro da rea de trabalho. O recurso de arrastar e soltar tambm est disponvel para quando deseja-se arrastar a pea .sldprt de uma janela do SolidWorks para uma outra onde este sendo realizada a nossa montagem.

47. Agora, voc ir realizar os encaixes da montagem. Para isso deve-se criar relaes entre os slidos. Para isso clique em Mate . Clique no campo Mate Settings. Selecione a face cilndrica da parte metlica e do corpo da ferramenta. A relao Concentric Dever ter sido automaticamente escolhida. Casa isso no ocorra clique em Concentric . Clique em Preview. Observe que agora os dois objetos so concntricos. Confirme a operao clicando em OK. Anteriormente a parte metlica podia ser movimentada em qualquer direo, possuindo trs graus de liberdade. Com a incluso desta relao, a pea metlica passa a ter apenas dois graus de liberdade.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

27

48. Clique novamtente em Mate

. Clique no campo Mate Settings. Selecione a

face superior do paraleleppedo da parte metlica e a face do corte realizado pelo retngulo quando executado o CutExtrude2 no corpo. Crie uma relao do tipo Coincidente para que as faces coincidam uma com a outra. A parte metlica conta agora com apenas um grau de liberdade.

49. Clique novamente em Mate

. Clique no campo Mate Settings. Selecione a com uma distncia de 1mm

face frontal do paraleleppedo da parte metlica e a face to topo do corpo da ferramenta. Crie uma relao do tipo Distance entre as faces. D um preview. Repare que as faces esto distantes 1mm uma da outra. Clique em OK. A parte metlica agora se encontra fixa, sem nenhum grau de liberdade. Salve o arquivo com o nome de montagem.sldasm. O projeto da ferramenta foi concludo!

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

28

Voc acabou de realizar a montagem com a configurao da chave philips ou mesmo da chave de fenda. Para realizar a configurao com a ponta oposta exposta, basta deletar estes Mates criados e criar outros (voc pode observar que os mates criados esto no FeatureManager Design Tree) de forma a fazer com que a ponta oposta da parte metlica fique exposta.Voc pode ainda ao invs de deletar os mates, o que no muito aconselhvel, apenas descarregar as relaes da memria do computador. Para isso, pressione a tecla Ctrl e selecione os trs mates criados e clique com o boto direito do mouse em algum dos mates, ainda com a tecla Ctrl pressionada. Selecione a opo Supress. Repare que o smbolo do clips , referente aos mates ficou opaco. Isso quer dizer que o computador est ignorando aqueles mates criados, no os carregando na memria. Isto tambm pode ser feito para qualquer feature criado. Num momento posterior ser ensinado como usar o ConfigurationManager , recurso que se encontra logo abaixo do FeatureManager Design Tree para gerenciar as diversas configuraes de encaixe e construo que podem conter nos nossos projetos. O recurso que se encontra disponvel de descarregar as relaes para evitar que o computador os carregue na memria (Supress) ainda uma ferramenta poderosa para um trabalho eficiente quando est sendo realizado um desenho ou um projeto mais complexo. Um projeto com 150 mates por exemplo, mesmo em um computador de alto desempenho, demandar muito tempo para calcular a interao entre todos os mates. Sabendo que a cada movimento feito em uma pea, todos os mates so calculados novamente, notrio o tempo de processamento que se pode economizar se forem suprimidos todos os mates que no so de interesse no momento.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

29

4. Desenho de um amortecedor
A maioria dos comandos bsicos j foram estudados. O que ir diferenciar a produtividade na realizao de um projeto a maneira como realizado cada comando. Ser visto agora como desenhar um amortecedor. Escolheu-se como referncia um amortecedor do tipo Pro-link, muito utilizado em motocicletas. O amortecedor ser constitudo de 3 partes: recipiente, embolo, e mola. pressuposto que voc est familiarizado com o ambiente de trabalho no SolidWorks e conhece a maioria dos comandos. Ao final deve-se ter o seguinte desenho:

4.1 Projetando o embolo.


1. Inicie um novo projeto do tipo Part e o salve com o nome de embolo.sldprt. 2. Selecione o plano Front e inicie um Sketch. 3. Ser feito um slido em revoluo. Desenhe o perfil como mostrado abaixo. aconselhvel primeiramente desenhar a linha de centro, que ser referncia para revoluo que ser feita. Desenhe esta linha de maneira que seja fcil selecion-la posteriormente. Aps realizado o perfil, selecione a linha de centro e clique no boto Revolve . Defina o ngulo de 360 em apenas uma direo.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

30

4. Selecione o plano Front e inicie um novo Sketch. Desenhe uma linha de centro vertical que parte da mediana do disco maior e desce. Clique no inicio da linha criada e adicione este ponto uma relao Fix . Dimensione a linha para que

ela tenha 44mm. Desenho um crculo de dimetro 42mm no fim desta linha. Clique em Extrude. Na rea Direction 1 escolha como condio de fim End Condition , Blind, como uma profundidade de 20mm. Na rea Direction 2 escolha como condio de fim ,End Condition, o Blind, com uma profundidade de 20mm. Selecione o campo Thin Feature. Clique em Reverse Direction no campo Thickness entre com 12, para que seja feita uma parede de 12mm. e

5. Salve o arquivo com o nome de embolo.sldprt

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

31

4.2 Projetando o recipiente


6. Inicie um novo projeto do tipo Part e o salve com o nome de recipiente.sldprt. 7. Selecione o plano Front e inicie um Sketch. 8. Ser feito um outro slido em revoluo. Desenhe o perfil como mostrado abaixo. Lembre-se de desenhar primeiramente a linha de centro, que ser referncia para revoluo que ser feita. Desenhe esta linha de maneira que seja fcil selecion-la posteriormente. Aps realizado o perfil, selecione a linha de centro e clique no boto Revolve . Defina o ngulo de 360 em apenas uma direo.

9. Selecione o plano Front e inicie um novo Sketch. Desenhe uma linha de centro vertical que parte do centro do sistema e sobe. Dimensione a linha para que ela tenha 85mm. Desenho um crculo de dimetro 28mm no fim desta linha. Clique em Extrude. Na rea Direction 1 escolha como condio de fim End Condition , Blind, como uma profundidade de 20mm. Na rea Direction 2 escolha como condio de fim End Condition , Blind, como uma profundidade de 20mm. Selecione o campo Thin Feature. Clique em Reverse Direction Thickness entre com 5, para que seja feita uma parede de 5mm. e no campo

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

32

10. Selecione a base inferior do recipiente e inicie um novo Sketch. Desenhe um crculo de dimetro 12mm concntrico ao crculo da base. Escolha a vista normal ao plano. Certifique-se que este crculo esteja centrado com a origem. Realize um Extrude-Cut com profundidade de 75mm. Salve o projeto com nome de recipiente.sldprt.

4.3 Desenhando a mola


11. Inicie um novo projeto do tipo Part e o salve com o nome de mola.sldprt. 12. Escolha o plano Top e projete a vista de forma a ficar normal ao plano. Inicie um novo Sketch. Desenhe um crculo centrado com a origem de dimetro 57mm. Na barra de ferramenta Curves clique no boto Helix esteja visvel, v em View Toolbars . Caso essa barra no

e selecione Curves. No campo Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

33

Defined by selecione Height and Revolution. No campo Height entre com 190mm. No campo Revolution entre em 9, para 9 revolues sejam realizadas. Clique em OK.

13. No menu principal v em Insert 3D Sketch, ou simplesmente clique no boto que deve se encontrar na barra de ferramenta Sketch. Faa um ponto no inicio do helix. Saia do 3Dsketch. Na rea de trabalho, selecione o Helix criado. Clique no boto Sketch . Um plano normal ao final do helix ser criado, como plano de trabalho. Desenhe um crculo de 11mm de dimetro neste plano. Aperte e segure a tecla Ctrl e selecione o centro do crculo criado e o ponto 3D. Adicione a eles uma relao Coincident . Saia do Sketch.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

34

14. Clique no boto Sweep selecione o helix. D um OK.

. No campo Profile selecione o sketch da

circunferncia criada, que deve estar com o nome de Sketch2. Como Path

15. Selecione o plano frontal e inicie um Sketch. Desenhe uma linha horizontal que dista 10mm da origem. Seu tamanho deve ser grande o suficiente para ultrapassar todo o dimetro externo do helix. Clique no boto Extrude-Cut. Selecione Through all como condio de fim. Marque Flip side to cut, a fim de fazer com que a seta que indica a rea cortada aponte para baixo. De Ok.

16. Selecione novamente o plano frontal e inicie um Sketch. Desenhe uma linha horizontal que dista 171mm da origem. Seu tamanho deve ser grande o suficiente

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

35

para ultrapassar todo o dimetro externo do helix. Clique no boto Extrude-Cut. Selecione Through all como condio de fim. No preciso marcar Flip side to cut, se a seta que indica a rea cortada j estiver apontando para cima. De Ok. Salve o arquivo com o nome de mola.sldprt.

4.4 Montando o amortecedor


17. Abra um novo arquivo do tipo Assembly e j o salve com o nome de amortecedor.sldasm. 18. No menu principal, v em Insert Componente From File... . Procure pelo arquivo nomeado por recipiente.sldprt e clique em Abrir. Selecione a origem no FeatureManeger Design Tree e clique em cima dela. A origem do recipiente ir de coincidir com a origem do ambiente de montagem. 19. No menu principal, v em Insert Componente From File... . Procure pelo arquivo nomeado por embolo.sldprt e clique em Abrir. Clique em qualquer canto da rea de trabalho. Repita o mesmo procedimento para inserir o arquivo mola.sldprt na rea de trabalho.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

36

20. Clique no boto SmartMates

. Clique duas vezes na haste maior do embolo e

uma vez no cilindro maior do recipiente. De um OK. Repare que automaticamente o mate concentric foi criado. Esta ferramenta prev qual tipo de mate o usurio deseja de acordo com as superfcies selecionadas e o cria. Utilize o comando Move Componet para arrastar o embolo para uma posio um pouco mais confortvel, como na figura abaixo.

21. Utilize novamente o comando SmartMates Um mate coincident foi criado.

. Clique duas vezes no corte de

topo da mola e uma vez na haste de baixo do disco maior do recipiente. D OK.

22. Para centralizar a mola com o recipiente voc ir precisar de dois mates. No FeatureManager Design Tree expanda os arquivos, mola<1> e recipiente<1>. Em mola<1>, j expandido, clique no plano Front. Pressionando a tecla Ctrl, selecione tambm o plano Front do recipente<1>. Clique no boto Mate .

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

37

Crie um mate to tipo Coincident. Clique em OK. Coincida tambm os plano Right dos dois arquivos usando o mate coincident. A mola dever estar centralizada.

23. Clique em SmartMates

. Clique duas vezes na face de baixo do disco maior

do embolo e uma vez na face cortada na parte inferior da mola. Clique em OK. Salve a montagem com o nome amortecedor.sldasm. O amortecedor est concludo!

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

38

5. Detalhamento 2D
O terceiro tipo de arquivo do SolidWorks, o arquivo do tipo Drawing, ser nosso foco de estudo nesta seo. O espelho do interruptor criado na primeira parte do curso ser aqui utilizado para projetar suas vista e dimensiona-lo. Apesar de ser um slido muito simples que no nos permite explorar todos os recursos de detalhamento 2D do SolidWorks, uma boa fonte para aplicar as ferramentas bsicas do ambiente Drawing.

5.1 Projetando as vistas


1. Abra o arquivo espelho.sldprt. Projete a vista frontal na tela.

2. No menu principal, v em Files New.... Selecione o arquivo do tipo Drawing . Uma janela chamada Sheet Format to Use se abrir. Selecione o

campo Standard sheet format para escolher uma folha de tamanho definido. Como tamanho da folha escolha A4 Landscape. Clique em OK.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

39

3. Antes de continuar esta seo, no menu principal, v em View Toolbars e certifique-se de que Annotation, Drawing, Aling, Sketch, Sketch Relations, Sketch Tools, Standard, Standard Views e View estejam selecionados. 4. No menu principal, v em Insert Drawing View Named. Haver uma solicitao para que voc escolha uma vista em uma outra janela. Repare que o cursor mudou de configurao. No menu principal v em Window espelho. A janela visvel agora a do espelho. Clique em qualquer canto desta tela. A janela principal volta a ser o nosso ambiente Drawing. 5. Clique na rea da folha, onde que voc gostaria que a vista fosse colocada. Pode ser que seja aberta uma janela chamada Tangent Edge Display. Caso ela aparea selecione Visible em Default display of tangent edges. Em View Orientation, escolha front que o plano de trabalho desejado no momento.. Deixe a escala como 1:1. D um OK.

Repare que automaticamente o nome do projeto na legenda est como o arquivo do slido que est sendo trabalhado foi salvo, ou seja, espelho. Ser visto mais afrente como editar a folha, colocando o que for desejavel em cada campo da legenda. 6. No menu principal, v em Insert Drawing View Projected. Clique na vista frontal do espelho para indicar ao programa que ir se trabalhar com a projeo daquela vista. Selecione qualquer ponto na lateral direita da vista frontal para posicionar a vista lateral direita.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

40

7. Clique em Holle CallOut

na barra de ferramenta Annotation. Selecione o

furo inferior na vista frontal. Posicione a dimenso em algum lugar da tela conveniente e clique com o mouse. Na rea Dimension Text tem-se todos os smbolos que podem se adicionados dimenso, como tolerncias, dimetro, linha de centro, sentido da rosca etc. Como exemplo clique em Depth/Deep 1mm, no campo superior da rea de Dimension Text. D Ok. e digite

8. Na barra de ferramentas Drawing, clique no boto Detail View

. Clique

num ponto perto da parte superior da vista leteral projetada. Indique um raio para o tamanho da rea que voc quer detalhar, ajustando-o com o mouse. D um clique quando achar que a rea engloba um bom tamanho para detalhe da borda do espelho. Escolha o local onde ficar a vista detalhada. Na rea View Options marque Full Outline. Em Custom scale insira 3 : 1. Clique em OK.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

41

9. Ainda na barra de ferramentas Drawing, clique no boto Section View. Trace uma linha horizontal na vista frontal que vai da mediana de uma lateral outra. Posicione a vista em corte abaixo da vista frontal. Clique em OK.

10. Perceba que voc pode fazer com que as linhas invisveis aparecem tracejadas clicando na vista em que se deseja este recurso e depois clicando no boto Hidden Lines Visable , que se encontra na barra de ferramentas View. para indicar as dimenses que

11. Utilize a conhecida ferramenta Dimension julgar necessrias em cada vista.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

42

12. Procure por Sheet Formats1 na FeatureManager Design Tree. Clique nele com o boto direito do mouse e selecione Edit Sheet Format. As linhas se tornaro azuis, e os diversos campos referentes legenda estaro disponveis para serem modificados. Com um duplo clique no campo DWG NO., por exemplo possvel mudar o nome de espelho para Detalhe 2D. Com o boto Note notas podem ser adicionadas em campos vazios, por exemplo. Para sair deste modo de configurao s voltar ao FeatureManager Design Tree e clicar com o boto direito do mouse em Sheet Formats1 e escolher a opo Edit Sheet. Salve o projeto com o nome de detalhe2d.slddrw.

Autor: Vignoli F.P.

SOLIDWORKS 2003- Mdulo bsico

43

Autor: Vignoli F.P.

You might also like