You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS Faculdade de Medicina Comisso de Residncia Mdica

UFG

2 1
10/11/09

RESIDNCIA MDICA

ACESSO DIRETO
S ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES
1. Este caderno consta de 100 questes objetivas, assim distribudas: Clnica Cirrgica, Clnica Mdica, Medicina Preventiva e Social, Obstetrcia e Ginecologia e Pediatria. 2. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se ele est completo ou se apresenta imperfeies grficas que possam gerar dvidas. Se houver algum defeito dessa natureza, pea ao aplicador de prova para entregar-lhe outro exemplar. 3. No permitida a consulta a livros, dicionrios, apostilas, a qualquer outro material ou a pessoas. 4. Cada questo apresenta quatro alternativas de resposta, das quais apenas uma a correta. Preencha no carto-resposta a letra correspondente resposta assinalada na prova. 5. Transfira as respostas para o carto, observando atentamente a numerao das questes. 6. No carto, as respostas devem ser marcadas com caneta esferogrfica de tinta PRETA, preenchendo-se integralmente o alvolo, rigorosamente dentro dos seus limites e sem rasuras. 7. Esta prova tem a durao de 4 horas, incluindo o tempo para as instrues e o preenchimento do carto-resposta.

UFG/CS

RESIDNCIA MDICA - 2010

QUESTO 01 Leia o caso clnico a seguir. Uma paciente do sexo feminino, com 35 anos, fumante, diabtica insulinodependente, G2P1A0, procura atendimento mdico devido a quadro clnico de dor e edema de +++ / +4 no membro inferior direito, iniciados h + /- 6 horas. Refere que a dor piora com deambulao para curtas distncias. A panturrilha encontra-se empastada, os pulsos distais diminudos (++ / +4) e o edema elstico, pouco doloroso palpao e acomete todo o membro, desde a raiz da coxa. Considerando os dados apresentados, qual a principal hiptese diagnstica? (A) Ocluso arterial aguda. (B) Tromboflebite superficial. (C) Trombose venosa profunda. (D) Rotura muscular aguda. QUESTO 02 Das doenas enumeradas abaixo, a que NO est relacionada a fenmenos tromboemblicos para as extremidades (A) o infarto agudo do miocrdio. (B) a cardiopatia chagsica. (C) a arritmia cardaca. (D) a hipertenso renovascular. QUESTO 03 Leia o caso clnico a seguir. Uma paciente do sexo feminino, com 27 anos, na 14 semana de gestao, apresenta dor abdominal iniciada h um dia, inicialmente mesogstrica e atualmente localizada no quadrante inferior e flanco direito do abdome, vmitos e anorexia. O exame fsico revela uma paciente febril (38C), com silncio ausculta abdominal e dor no quadrante inferior direito do abdome produzida pela palpao do quadrante inferior esquerdo do mesmo. Ela possui exames complementares que evidenciam leucocitose (12000/mm3) com desvio esquerda e ausncia de anormalidades ao exame de urina. A ultrassonografia abdominal revela a presena de apndice cecal com 7mm de dimetro, visibilizado parcialmente na fossa ilaca direita, alm de um clculo mvel, medindo 5mm, na vescula biliar de paredes finas. A conduta teraputica, nesse caso, : (A) indicao de tratamento operatrio com vistas realizao de apendicectomia. (B) realizao de apendicectomia e colecistectomia por acesso videolaparoscpico. (C) realizao de urocultura, seguida de tratamento com antibiticos de amplo espectro. (D) hidratao vigorosa, acompanhada de jejum absoluto e dosagem de enzimas pancreticas.

QUESTO 04 A doena do refluxo gastroesofgico deve ser tratada cirurgicamente nos pacientes portadores de (A) asma brnquica e esofagite edematosa. (B) rouquido com presso mdia ao nvel do esfncter inferior do esfago de 14mmHg. (C) estenoses ppticas do esfago e dependentes do uso de inibidores de bomba protnica. (D) hrnia hiatal do tipo I e esofagite erosiva. QUESTO 05 As enteroceles parciais so complicaes decorrentes de hrnias da parede abdominal com anis rgidos. A gravidade deste evento a rapidez com que ocorre a gangrena da poro herniada. Esta condio denominada hrnia de (A) escorregamento. (B) Richter. (C) Cloquet. (D) Nyhus. Analise o caso a seguir para responder s questes 06 e 07. Uma paciente do sexo feminino, com 46 anos, adentra em unidade de emergncia com quadro de dor tipo pontada, de incio sbito em forte intensidade em andar superior do abdmen, associada a vmitos. Na histria clnica referiu episdios recorrentes de dor tipo clica em hipocndrio direito h cerca de dois anos. Ao exame fsico apresentava abdmen depressvel, porm doloroso palpao profunda em todo o andar superior, com presena de equimose em flancos. QUESTO 06 Qual o diagnstico provvel para o caso descrito? (A) Colecistite litisica (B) lcera pptica perfurada (C) lcera pptica tenebrante (D) Pancreatite aguda QUESTO 07 Nesse caso, o exame melhor indicado para avaliao e prognstico a (A) amilasemia. (B) tomografia computadorizada de abdmen. (C) ultrassonografia de abdmen. (D) endoscopia digestiva alta.

COREME COMISSO DE RESIDNCIA MDICA

ACESSO DIRETO

UFG/CS

RESIDNCIA MDICA - 2010

QUESTO 08 Analise a radiografia a seguir.

QUESTO 12 Uma criana do sexo feminino, com dois anos de idade, primognita, gerada em apresentao plvica e nascida de parto cesria, trazida consulta com histria de retardo da marcha e claudicao s custas do membro inferior esquerdo. Ao exame fsico apresenta sinal de Hart positivo. O diagnstico provvel, neste caso, (A) epifisilise proximal do fmur. (B) doena de Legg Calv Perthes. (C) displasia do desenvolvimento do quadril. (D) osteognese imperfecta. QUESTO 13 Um paciente do sexo masculino, com 62 anos, 99 kg, portador de obesidade crnica, hipertenso arterial crnica e apneia do sono, ser submetido cirurgia de gastroplastia com interposio de banda gstrica. Na avaliao pranestsica, para anlise da sua via area, verificou-se, abertura da boca, que podia visualizar-se apenas o seu palato mole e a base da sua vula. Na classificao de Mallampati, esse paciente : (A) Classe I (B) Classe II (C) Classe III (D) Classe IV QUESTO 14 Dentre os anestsicos inalatrios atualmente em uso no Brasil, o que tem o menor ndice de metabolismo no organismo o (A) isoflurano. (B) halotano. (C) enflurano. (D) metoxifluorano. QUESTO 15 Nas cirurgias de revascularizao do miocrdio, (A) os enxertos de veia safena esto sendo menos utilizados. (B) a artria radial o enxerto arterial mais utilizado. (C) os enxertos de veia safenada ocluem cerca de 30% no primeiro ano aps a cirurgia. (D) o uso de dupla mamria est contraindicado em pacientes diabticos pelo maior risco de deiscncia e infeco do esterno.

Com base na anlise dessa radiografia, conclui-se que o paciente dever ser submetido ao seguinte tratamento cirrgico: (A) necrosectomia pancretica (B) colecistectomia (C) herniorrafia hiatal (D) apendicectomia QUESTO 09 Dentre os tumores benignos da pele de origem melanoctica, existe um caracterizado pelo acmulo de clulas melanocticas na unio dermo-epidrmica-camada basal. Geralmente, apresenta-se como leso plana e com maior potencial de transformao em melanoma. Como se denomina esse tumor? (A) Nevo gigante. (B) Nevo juncional. (C) Nevo composto. (D) Nevo intradrmico. QUESTO 10 A degenerao maligna de cicatrizes antigas comumente denominada de lcera de Marjolin. O tumor do tipo (A) carcinoma espinocelular. (B) sarcoma. (C) fibromatose. (D) epitelioma basocelular. QUESTO 11 Em escoliose idioptica do adolescente, (A) a curva principal mais comum a torcica direita. (B) a curva lombar est associada obliquidade plvica. (C) o tratamento com rteses objetiva obter a correo da curva. (D) o tratamento cirrgico est indicado em curvas acima de 20 graus.
COREME COMISSO DE RESIDNCIA MDICA

ACESSO DIRETO

UFG/CS

RESIDNCIA MDICA - 2010

QUESTO 16 Um paciente de 25 anos de idade, com dor torcica e dispneia foi atendido na unidade de emergncia. O RX de trax evidenciou volumoso derrame pleural direita com desvio do mediastino contralateral e a puno pleural mostrou um lquido de aspecto amarelo citrino. Nessa situao, qual o procedimento a ser adotado a seguir? (A) Toracocentese aliviadora com agulha fina. (B) Drenagem torcica fechada com dreno grosso. (C) Bipsia pleural com agulha de Copee esvaziamento do derrame. (D) Drenagem torcica com dreno fino. QUESTO 17 O correto estadiamento ps-operatrio de pacientes com cncer do clon determina a melhor opo teraputica e o prognstico. Nesse sentido, analise o caso a seguir: Um paciente do sexo masculino, com 51 anos de idade, foi submetido retossigmoidectomia abdominal por leso estenosante no clon sigmide. O inventrio da cavidade abdominal evidenciou tumorao localizada no clon, sem evidncias de implantes secundrios intracavitrios. CEA pr-operatrio: 15ng/dl. O anatomopatolgico da pea cirrgica revelou tratar-se de um adenocarcinoma invasor, moderadamente diferenciado, infiltrando a camada muscular prpria, sem atingir a serosa. Foram dissecados 14 linfonodos, todos livres de neoplasia (T2N0M0). O estadiamento do referido caso (A) I (B) II (C) III (D) IV QUESTO 18 Leia o caso clnico a seguir. Um paciente apresenta histria clnica de obstipao intestinal crnica, de piora progressiva. Sorologia positiva para doena de Chagas e enema opaco que evidencia dolicoclon. Nesse caso, o exame que poder confirmar o diagnstico de colopatia chagsica : (A) eletromanometria anorretal. (B) cinedefecografia. (C) xenodiagnstico. (D) bipsia endoscpica. QUESTO 19 Pacientes com criptorquidia devem ser submetidos a tratamento cirrgico (A) ao nascimento. (B) at os seis meses de idade. (C) entre seis meses e o primeiro ano de idade. (D) aps o primeiro ano de idade.
COREME COMISSO DE RESIDNCIA MDICA

QUESTO 20 Qual o sintoma mais comum em pacientes com neoplasia vesical? (A) Disria (B) Hematria macroscpica (C) Dor em baixo ventre (D) Obstruo vesical QUESTO 21 Em implantes de stents coronarianos aps angioplastia, (A) o perodo de maior ocorrncia de reestenose entre trs e seis meses. (B) a trombose intra-stent prevenida com uso de anticoagulante, mantendo-se o RNI entre 2,5 e 3. (C) o stent de metal prefervel ao stent farmacolgico nas leses em coronrias de menor dimetro, segmentares longas e de tronco de coronria esquerda. (D) a utilizao do clopidogrel por um ano previne a reestenose nos stents farmacolgicos. QUESTO 22 Em indivduos de alto risco cardiovascular com dislipidemias, o tipo de tratamento e as metas a serem atingidas para os valores dos lipdeos so: (A) tratamento no farmacolgico inicial (trs meses) e metas de LDL-Colesterol < 100mg/dL; HDL-Colesterol 40mg/dL para homens e mulheres e Triglicerdeos <150mg/dL. (B) tratamento no farmacolgico + tratamento farmacolgico e metas de LDL-Colesterol <100mg/dL; HDLColesterol 40mg/dL para homens; HDL-Colesterol 50mg/dL para mulheres e Triglicerdeos<150mg/dL. (C) tratamento no farmacolgico inicial (trs meses) e metas de LDL-Colesterol< 130mg/dL; HDL-Colesterol 40mg/dL para homens e mulheres e Triglicerdeos <150mg/dL. (D) tratamento no farmacolgico + tratamento farmacolgico e metas de LDL-Colesterol <130mg/dL; HDLColesterol 40mg/dL para homens; HDL-Colesterol 50mg/dL para mulheres e Triglicerdeos<150mg/dL. QUESTO 23 Em pacientes com ndulo de tireide, so considerados fatores de risco para o carcinoma tireideo: (A) sexo masculino e idades extremas (<20 e >70 anos). (B) sexo feminino e idade >70 anos. (C) sexo masculino e ndulos mltiplos. (D) sexo feminino e ndulo doloroso.

ACESSO DIRETO

UFG/CS

RESIDNCIA MDICA - 2010

QUESTO 24 Na sndrome poliglandular autoimune (APS), (A) a APSI a mais frequente e ocorre principalmente na idade adulta. (B) o diabetes mellitus tipo 1 e a doena tireoidiana autoimune so comuns na APSII. (C) o hipoparatiroidismo raro na APSI. (D) a doena de Addison especfica da APSI. QUESTO 25 O principal mecanismo de ocorrncia de episdios de refluxo gastroesofgico em pacientes sem hrnia hiatal : (A) aumento acentuado da presso intra-abdominal. (B) relaxamento transitrio do esfncter esofagiano inferior. (C) aumento do volume do contedo intragstrico. (D) hipotenso do esfncter esofagiano inferior. QUESTO 26 A infeco gstrica pelo H. pylori induz alteraes na secreo gstrica de cido e na mucosa gstrica que se relacionam a diferentes desfechos clnicos. Dessa forma, (A) a lcera duodenal se associa a hipersecreo cida e pangastrite atrfica. (B) o cncer gstrico se associa a acidez gstrica normal e gastrite predominantemente antral. (C) a lcera duodenal se associa a hipossecreo cida e gastrite predominantemente antral. (D) o cncer gstrico se associa a hipossecreo cida e pangastrite atrfica. QUESTO 27 Leia o caso clnico a seguir. Um paciente do sexo masculino, de 45 anos, com antecedentes de alcoolismo e diagnstico prvio de cirrose heptica, internado na enfermaria com histria de aumento progressivo do volume abdominal nos ltimos 60 dias e edema de membros inferiores. H trs dias passou a apresentar sonolncia e dislalia. Ao exame fsico, paciente apresentava-se sonolento, ictrico (++/4+), aranhas vasculares no tronco, hipotrofia muscular em mmss, ginecomastia, presena de flapping, abdmen globoso, com sinal do piparote presente, edema de mmii(2+/4+). Exames laboratoriais reveleram: Hemograma: Hem 3,5x106, Hto: 34%, Hgb: 10,6 g/dl; leuccitos: 3000/mm3 (2-60-03-3503-02), plaquetas: 80.000/ml; albumina srica de 2,6g/dl; sdio srico de 129 mEq/l; creatinina srica de 1,5 mg/dl; bilirrubina total de 4,5 mg/dl; atividade de protombina de 30% (> 6 seg acima do controle). Conforme a classificao de Child-Turcotte-Pugh, esse paciente pode ser considerado como Child (A) A, 5 pontos. (B) B, 9 pontos. (C) C, 14 pontos. (D) B, 11 pontos.
COREME COMISSO DE RESIDNCIA MDICA

QUESTO 28 A hemoglobinria paroxstica noturna caracteriza-se (A) por ausncia de clonalidade. (B) por aumento da expresso de CD 55 e CD 59 em eritrcitos e granulcitos, na citrometria do fluxo. (C) por ter o diagnstico excludo em caso de teste de Ham negativo. (D) por hemlise intravascular, falncia medular e eventos trombticos. QUESTO 29 Um paciente portador de anemia falciforme internado com febre, taquipneia, dor torcica intensa e radiografia de trax com infiltrado heterogneo. Evolui, 24 horas depois, com piora do quadro clnico e hipoxemia severa. Qual o provvel diagnstico e qual a conduta mais adequada, nesse caso? (A) Sndrome torcica aguda: suporte ventilatrio. (B) Pneumonia: antibioticoterapia ambulatorial. (C) Insuficincia cardaca congestiva: diurtico endovenoso. (D) Tromboembolismo pulmonar: iniciar anticoagulao com varfarina. RASCUNHO

ACESSO DIRETO

UFG/CS

RESIDNCIA MDICA - 2010

QUESTO 30 No Brasil, em janeiro de 2007, o nmero de pacientes em terapia renal substitutiva (TRS) - hemodilise ou dilise peritoneal - era de 73.605.391 pacientes. Analise os dados apresentados no grfico a seguir, comparando-os com a prevalncia de pacientes em TRS nos seguintes pases da Amrica Latina: Chile 750 pmp e Uruguai 800 pmp.

QUESTO 32 Leia o caso clnico a seguir. Um paciente de 28 anos, do sexo masculino, procurou atendimento mdico devido a edema generalizado h dois meses, hipertenso arterial, histria prvia de trs episdios de hematria macroscpica isolada nos ltimos dois anos, sem investigao. Os exames solicitados revelaram: creatinina= 1,5 mg/dL, ureia= 52 mg/dL, dosagem de C3 normal, EAS com proteinria +++, hemcias= 55000, pesquisa de hemcias dismrficas na urina positiva com presena de acantcitos, proteinria=3,9g/24horas, hipoalbuminemia e hipercolesterolemia, sorologias para vrus B, C e HIV negativas, FAN no reagente, ultrassom renal com rins de tamanho e volume normais. Foi submetido bipsia renal percutnea. Os achados histopatolgicos e o diagnstico mais provvel, nesse caso, so, respectivamente, (A) presena de depsitos subepiteliais (spikes) com espessamento das alas capilares glomerulonefrite membranosa.

Figura. Prevalncia de pacientes em dilise no Brasil, por regio, Jan. 2007, Censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Com base nos dados apresentados, conclui-se que (A) as regies norte e nordeste, por serem de menor densidade populacional, apresentam uma menor prevalncia de pacientes em TRS quando comparadas s outras regies do Brasil, ao Uruguai e ao Chile. (B) o Brasil, quando comparado ao Chile e ao Uruguai, tem uma menor prevalncia de pacientes em TRS, devido aos melhores cuidados com as doenas renais crnicas que levam TRS, tais como diabetes e hipertenso. (C) a regio norte, quando comparada com a sudeste, com o Chile e o Uruguai, apresenta menor prevalncia de TRS devido maior taxa de bito ou ao maior nmero de transplantes. (D) a maior prevalncia de TRS no Uruguai, Chile, nas regies sudeste e sul reflete o melhor acesso terapia, quando comparadas s regies norte e nordeste. QUESTO 31 Um paciente do sexo masculino, com 28 anos, est em tratamento com poliquiomioterapia para hansenase (dapsona, rifampicina e clofazimina). Apresentou no quarto ms de tratamento diminuio do volume urinrio, rash cutneo, dor lombar e elevao de ureia e creatinina. O diagnstico mais provvel, nesse caso, (A) glomerulonefrite crescntica associada hansenase. (B) nefrite intersticial aguda por rifampicina. (C) necrose tubular aguda associada dapsona. (D) sndrome hemoltica urmica associada clofazimina.

(B) espessamento das alas capilares com aspecto de duplo contorno glomerulonefrite rapidamente progressiva. (C) proliferao mesangial com expanso de matriz mesangial e depsito de Ig A e C3 no mesngio nefropatia por IgA. (D) glomerulonefrite proliferativa com predomnio de infiltrado neutroflico glomerulonefrite difusa aguda (GNDA). QUESTO 33 Conforme a Classificao Internacional das Cefalias, fazem parte dos critrios diagnsticos da cefalia em salvas sem tratamento e na ausncia de outro transtorno atribuvel os seguintes: (A) dor forte e muito forte unilateral, orbitria ou supraorbitria e/ou temporal, durando de 4 a 12 horas, acompanhada de: congesto nasal e hiperemia conjuntival contralaterais, com frequncia de uma a cada dois dias a duas por dia. (B) dor forte e muito forte bilateral, orbitria ou supraorbitria e/ou temporal, durando de 10 a 100 minutos, acompanhada de: rinorria e hiperemia conjuntival contralaterais, com frequncia de uma a cada dois dias a oito por dia. (C) dor forte e muito forte unilateral, orbitria ou supraorbitria e/ou temporal, durando de 15 a 180 minutos, acompanhada de: congesto nasal e hiperemia conjuntival ipsilaterais, com frequncia de uma a cada dois dias a oito por dia. (D) dor forte e muito forte bilateral, orbitria ou supraorbitria e/ou temporal, durando de 30 minutos a 5 horas, acompanhada de: rinorria e lacrimejamento contralaterais, com frequncia de uma a cada dois dias a duas por dia.

COREME COMISSO DE RESIDNCIA MDICA

ACESSO DIRETO

UFG/CS

RESIDNCIA MDICA - 2010

QUESTO 34 Leia o caso clnico a seguir. Uma paciente de 25 anos, do sexo feminino, com diagnstico prvio de migrnia com aura, apresentou piora das crises e se automedicou com sumatriptano em uso contnuo por 10 dias e, apesar da melhora da dor, a paciente evoluiu com parestesia seguida de hemiparesia esquerda de predomnio braquiofacial, hiperreflexia, Hoffmann e Babinski esquerda, sem alteraes sensitivas ou da conscincia e com coordenao preservada, sem rigidez de nuca e demais pares cranianos normais. Essa paciente obesa e dislipidmica, sem outras comorbidades. Com base nesses dados clnicos, o diagnstico topogrfico neurolgico e a hiptese diagnstica principal so, respectivamente, (A) territrio de artria cerebral mdia direita e doena vascular enceflica isqumica. (B) territrio de artria comunicante anterior e hemorragia subaracnidea. (C) territrio de artria cerebral anterior direita e doena vascular enceflica hemorrgica. (D) territrio de artria cerebral posterior direita e infarto migranoso. QUESTO 35 So causas de hipertenso pulmonar secundria: (A) insuficincia cardaca e pneumonia bacteriana. (B) refluxo e asma. (C) sinusite e pneumotrax. (D) obesidade e apneia do sono. QUESTO 36 O paciente J.L.S., de 30 anos, pedreiro, morador da favela do Mato Queimado, no Rio de Janeiro, apresenta tosse persistente com secreo clara h dois meses e emagrecimento de cinco quilos nesse perodo. O exame fsico normal. Se o mdico tivesse de escolher um nico exame para pesquisar a causa da tosse persistente, qual exame deveria solicitar ao paciente? (A) Espirometria com prova broncodilatadora. (B) Radiografia dos seios da face para pesquisar rinossinusite. (C) Pesquisa de BAAR em duas amostras de escarro. (D) Endoscopia digestiva para descartar a possibilidade de refluxo gastroesofgico. QUESTO 37 Um paciente do sexo masculino, 25 anos, comparece ao ambulatrio com queixa de dor lombar, bilateral, com irradiao para raiz das coxas, de incio h quatro meses. Refere que acorda durante a noite pela dor e, quando caminha, a dor melhora. Qual a principal hiptese diagnstica para esse caso? (A) Osteoma osteide (B) Hrnia discal (C) Doena degenerativa discal (D) Espondilite anquilosante
COREME COMISSO DE RESIDNCIA MDICA

QUESTO 38 Uma paciente do sexo feminino, com 22 anos, relata aparecimento de manchas avermelhadas em regio malar h cinco meses, associadas a fotossensibilidade e poliartrite. Essa paciente encontra-se gestante de doze semanas. Nesse caso, qual o exame a ser solicitado para descarte de bloqueio cardaco fetal? (A) Anticardiolipina (B) Anti-DNA (C) Anti-Ro (D) FAN QUESTO 39 Leia o caso clnico a seguir. Mulher de 28 anos de idade, casada, me de duas filhas, encaminhada ao psiquiatra pelo dermatologista aps a terceira vez que compareceu ao consultrio desse profissional. As consultas foram motivadas pelo aparecimento de leses erosivas nos joelhos, que aps exames inconclusivos ou negativos para as hipteses diagnsticas aventadas e mesmo aps prescrio de cicatrizantes, estavam piorando. Na ltima consulta, pressionada pelo marido que a flagrara ajoelhando-se repetidamente em cho spero, contou a seguinte histria: ela, catlica devota desde criana, trs anos antes da consulta comeou a ter a mente invadida por imagens em que se via tendo relaes sexuais com as esculturas de Cristo e dos santos existentes na igreja. Inicialmente isso acontecia pouco e s quando se encontrava na igreja. Aumentou gradativamente e, por fim, as imagens intrusas entravam em sua mente centenas de vezes ao dia, em qualquer lugar. A nica coisa que lhe aliviava a culpa era pedir perdo a Deus, de joelhos, repetidamente. J no conseguia mais cumprir sua agenda domstica, tantas eram as interrupes. Escondeu o problema das pessoas, de medo que a julgassem louca. Ajoelhava-se tanto nos ltimos meses, que feriu os joelhos, o que chamou a ateno do marido que a levou ao dermatologista. O quadro clnico descrito preenche os critrios para (A) transtorno esquizofreniforme. (B) transtorno de estresse ps-traumtico. (C) transtorno obsessivo-compulsivo. (D) transtorno delirante crnico. QUESTO 40 Do ponto de vista da psicopatologia fenomenolgica, a recusa em se alimentar, que normalmente acompanhada de perda significativa de peso, que ocorre principalmente em pacientes esquizofrnicos, sob a justificativa de que querem envenen-los, recebe o nome de (A) anorexia mental. (B) sitiofobia. (C) bulimia nervosa. (D) percepo delirante.

ACESSO DIRETO

UFG/CS

RESIDNCIA MDICA - 2010

QUESTO 41 Em um estudo sobre mortalidade neonatal em Taubat, foram encontrados os seguintes resultados, apresentados na tabela a seguir.

QUESTO 43 Quanto ao delineamento dos estudos epidemiolgicos, (A) os estudos ecolgicos, de coorte e casos e controles so classificados como estudos experimentais, pois neles o investigador define os grupos que sero expostos e no expostos a determinado fator de risco. (B) as medidas de exposio e doena, no estudo de prevalncia, so feitas simultaneamente, fato que favorece a interpretao de causalidade. (C) o estudo de casos e controles inicia-se com um grupo de pessoas livres da doena, classificadas em subgrupos aleatoriamente, de acordo com a exposio a uma causa potencial de doena. (D) os ensaios clnicos so estudos de escolha para clculo de eficcia de vacinas ou medicamentos. QUESTO 44 Em um estudo do tipo caso-controle para investigar a associao entre toxoplasmose e debilidade mental de crianas, foram encontrados os seguintes resultados, apresentados na tabela a seguir.
Debilidade Mental Sorologia positiva para toxoplasmose SIM NO TOTAL Casos 45 255 300 Controles 15 285 300

De acordo com esses dados, o risco de ter debilidade mental associado soropositividade por toxoplasmose de: (A) 1,59 (B) 3,35 (C) 5,62 (D) 27,8 De acordo com estes resultados, constitui um fator de risco para bito neonatal, estatisticamente significante, a varivel (A) relato de bito fetal. (B) nmero de filhos at dois. (C) parto cesreo. (D) idade materna menor de 20 anos. QUESTO 42 Em estudos sobre validade de testes diagnsticos, (A) o valor preditivo negativo ser melhor quanto mais especfico for o teste. (B) o valor preditivo positivo ser melhor quanto mais sensvel for o teste. (C) um teste de alta sensibilidade mais confivel quando o resultado for negativo. (D) os testes de alta especificidade e baixa sensibilidade so os mais usados em rastreamento de doenas. QUESTO 45 Quarenta e dois anos separam tragdias que marcaram a vida do japons T. M. (85), vtima da exploso da bomba atmica em 1945 em Hiroshima, no Japo, e do goiano O. A. F. (54), vtima do acidente com o Csio 137, em 1987, em Goinia, segundo noticirio local na imprensa escrita em 17 de setembro do corrente ano. Os efeitos sobre a sade dos trabalhadores que promoveram a recuperao das perdas provocadas nas duas situaes de exposio s radiaes ionizantes, uma vez por motivo de guerra e a outra, por acidente nuclear em tempo de paz, do-se por (A) manifestaes agudas em seus organismos, levando doena aguda da radiao, at 365 dias (um ano) da exposio. (B) manifestaes somticas reveladas por tumores slidos, at o vigsimo dia da exposio. (C) alteraes genticas, como aberraes cromossmicas e consequente diminuio da incidncia da ocorrncia da Sndrome de Down. (D) alteraes determinsticas (doses dependentes) e estocsticas mutagnicas, a qualquer dose por exposio e ou por contaminao.
ACESSO DIRETO

COREME COMISSO DE RESIDNCIA MDICA

UFG/CS

RESIDNCIA MDICA - 2010

QUESTO 46 A perda de calor para os trabalhadores que se expem a temperaturas elevadas, durante os perodos de repouso em ambientes agradveis, d-se principalmente por meio da (A) radiao (B) conduo (C) conveco (D) evaporao QUESTO 47 Quanto s Normas Operacionais Bsicas (NOB), concluise que (A) a NOB substituiu a Norma Operacional da Assistncia Sade (NOAS) que era o instrumento jurdico institucional que regulamentava o funcionamento do Sistema nico de Sade (SUS). (B) a edio da NOB-SUS/96 teve a participao de diferentes segmentos da sociedade, desde os gestores do Sistema, nas trs esferas de governo, usurios, prestadores de servios e profissionais de sade em vrios fruns, especialmente no Conselho Nacional de Sade. (C) a primeira Norma Operacional Bsica foi editada no ano 2000 e definia um modelo assistencial regional, incorporando o modelo tecnolgico clnico dominante ao epidemiolgico. (D) a NOB 2002 estabelece uma tabela de pagamento para o sistema de atendimento ambulatorial e reforma a tabela de pagamento por unidade de servio do atendimento hospitalar estabelecido em 1980. QUESTO 48 No tocante a instrumentos de Regulao, Controle e Avaliao do Sistema nico de Sade, pode-se afirmar: (A) Centrais de marcao de consultas e exames so formas organizativas de encaminhamento de pacientes para consultas das redes conveniada e filantrpica que atuam de maneira complementar s atividades pblicas. (B) Centrais de leitos so unidades hospitalares que permitem organizar e garantir a internao do usurio, e de acompanhar a PPI e as referncias. (C) Centrais de regulao consistem em estruturas de operacionalizao da regulao do acesso assistencial, incluindo marcao de consultas, exames, internao, atendimento pr-hospitalar, urgncia, emergncia, gestante de alto risco e outros. (D) Comisses autorizadoras/mdicos autorizadores so formas de organizar os processos autorizativos dos procedimentos de todas as internaes realizadas na rea de cirurgia e obstetrcia.

QUESTO 49 O Sistema nico de Sade teve como uma de suas diretrizes bsicas a ampliao do controle social por parte da populao nos espaos de deciso das polticas de sade e na fiscalizao das instituies que atuam na prestao de servio. A institucionalizao dos Conselhos de Sade e das Conferncias de Sade (nacional, estaduais e municipais) tem permitido avanos significativos na participao democrtica e no controle social no SUS. Na organizao e no funcionamento dos conselhos, os conselheiros (A) so escolhidos obedecendo proporcionalidade de 50% de usurios, 25% de trabalhadores de sade e 25% de prestadores de servios (pblico e privado). (B) so escolhidos de forma proporcional a sua composio social, representando as instituies que usufruem de amplo reconhecimento na defesa dos direitos de classe. (C) so renovados de quatro em quatro anos, no mesmo perodo de mudana dos gestores municipais. (D) atuam na deliberao das polticas, na fiscalizao, na aprovao de gastos e na esfera administrativa e gerencial. QUESTO 50 A Medicina Baseada em Evidncia (Evidence-Based Medicine, EBM ou MBE) tem contribudo para a reflexo sobre a prtica e o ensino da medicina. Essa proposta (A) fundamentada em artigos cientficos de relatos de casos e prticas mdicas de experientes especialistas. (B) constitui um modelo antagnico s diretrizes realizadas pelos departamentos de especialidades da Associao Mdica Brasileira, vez que limita o carter liberal da medicina. (C) tem pouca importncia nos Estados Unidos em funo do aumento do custo assistencial e da existncia de padronizao no atendimento e nas consultas mdicas. (D) utilizada na assistncia mdica como mtodo de descobrir, avaliar e aplicar os conhecimentos cientficos como base para as decises clnicas. QUESTO 51 De acordo com o Ministrio da Sade do Brasil, entre abril e setembro de 2009, foram registrados 10.401 casos graves, com confirmao laboratorial, para algum tipo de gripe 88,9% desses casos (9.249) eram do vrus Influenza A H1N1. 3.521 mulheres em idade frtil (15 a 49 anos) tiveram resultado positivo para o novo vrus e evoluram com gravidade. Dentre as mulheres, 856 estavam grvidas e 91 morreram. Esses dados permitem estimar (A) a incidncia de Influenza A H1N1 em mulheres brasileiras, em idade frtil. (B) a letalidade da doena em gestantes com doena grave e confirmao laboratorial. (C) o risco de bitos entre grvidas em comparao a no grvidas. (D) a prevalncia de casos graves no total de casos confirmados.

COREME COMISSO DE RESIDNCIA MDICA

ACESSO DIRETO

UFG/CS

RESIDNCIA MDICA - 2010

QUESTO 52 No Brasil, a base do Sistema de Vigilncia Epidemiolgica a notificao compulsria de agravos sade, predefinidos pelos rgos competentes. As doenas de notificao compulsria, em crianas ou em adultos, em todo o territrio nacional, so: (A) AIDS, sfilis em gestantes e escarlatina em berrio. (B) tuberculose extrapulmonar, impetigo bolhoso em berrio e dengue hemorrgica. (C) infeco pelo HIV em gestantes, malria e mononucleose em imunodeprimidos. (D) sfilis congnita, hepatite B e casos internados com sndrome gripal e desconforto respiratrio agudo grave. QUESTO 53 Indica-se quimioprofilaxia para profissionais de sade quando ocorre (A) viragem tuberculnica recente em profissionais com menos de 30 anos. (B) acidente com perfurocortante contaminado com sangue de paciente portador de Hepatite A ou Hepatite C. (C) respingo de sangue ou secrees em mucosa oral ou conjuntival procedente de paciente com dengue hemorrgica. (D) acidente com perfurocortante contaminado com sangue de paciente com Influenza A H1N1. QUESTO 54 A tabela a seguir mostra os resultados parciais de uma pesquisa sobre prevalncia e fatores de risco para infeco pelo HCV e pelo HIV em 28.561 gestantes atendidas em Gois, nos anos de 2004 e 2005 (BMC, 2009). Infeco pelo vrus da Hepatite C (HCV ) e HIV em gestantes
HCV Idade (anos) Total N + 12-19 20-29 30-39 >39 6664 17084 4272 268 4 23 9 4 (%) (0.06) (0,13) (0,21) (1,50) OR 1 2,2 3,5 24,9 (0,8-6,5) (1,1-11,4) (6,2-98,9) (IC95%) + 2 16 7 (%) (0,03) (0,09) (0,16) OR 1 3,1 5,1 (0,7 -13,6) (1,1-24,8) (IC95%) HIV

QUESTO 55 O movimento de mudana de modelo assistencial em sade mental no Brasil, denominado Reforma Psiquitrica, props a substituio do manicmio por recursos do tipo CAPS-Centro de Ateno Psicossocial e RT-Residncia Teraputica. Quanto finalidade desses dispositivos, (A) o CAPS ad destina-se ao tratamento de portadores de sofrimento mental grave, adultos. (B) o CAPS II funciona, geralmente, durante o perodo diurno, de segunda a sexta-feira, em dia til. (C) o CAPS i voltado para portadores de sofrimento mental grave que necessitam internao curta de at sete dias. (D) a RT destinada ao acolhimento, durante o perodo de desintoxicao, dos dependentes de substncias psicoativas. QUESTO 56 A Terapia Comunitria, sistematizada h mais de 20(vinte) anos no Cear, pelo psiquiatra Adalberto Barreto, hoje presente em vrios cenrios da sade pblica brasileira, possui como pilar terico a (A) antropologia cultural. (B) teoria da gestalt de Fritz Pearls. (C) pedagogia piagetiana. (D) psicanlise freudiana. QUESTO 57 Um paciente do sexo masculino, de quatro anos de idade, com quadro de hansenase nodular da infncia. Epidemiologicamente, trata-se de indivduo que (A) apresenta resistncia ao bacilo e teve contato com portadores da forma multibacilar. (B) sofreu inoculao acidental com o bacilo e no apresenta resistncia ao mesmo. (C) apresenta resistncia ao bacilo e resistente ao tratamento. (D) pode transmitir a doena e no apresenta resistncia ao bacilo. QUESTO 58 Uma criana de oito anos de idade apresenta leses papuloerosivas perianais e sorologia para lues com altos ttulos. Qual o diagnstico, para esse caso? (A) Sfilis congnita recente. (B) Sfilis congnita tardia. (C) Sfilis secundria. (D) Sfilis congnita tardia com condiloma acuminado.

+ = amostras positivas OR= Odds ratio ou razo dos produtos cruzados IC95% = Intervalo de confiana de 95% Nvel de significncia estabelecido p < 0.05

Conforme os dados da tabela, (A) a prevalncia de HIV, em gestantes na faixa etria de 20 a 29 anos, foi de 3,1%. (B) a prevalncia de hepatite C menor em gestantes mais velhas. Entretanto, no se observa a mesma tendncia para a infeco pelo HIV. (C) a comparao de gestantes na faixa etria de 12 a 19 anos e gestantes com idade > 39 anos no mostra uma diferena estatisticamente significante em relao positividade para Hepatite C. (D) gestantes na faixa etria de 30 a 39 tiveram um risco 5,1 vezes maior de serem soropositivas para o HIV, quando comparadas a gestantes com menos de 20 anos de idade.
COREME COMISSO DE RESIDNCIA MDICA

ACESSO DIRETO

UFG/CS

RESIDNCIA MDICA - 2010

QUESTO 59 Em relao farmacologia dos antimicrobianos, (A) a concentrao srica mxima a mxima concentrao detectada no sangue logo aps ocorrer a ligao protica e a difuso para os tecidos. (B) a farmacodinmica diz respeito distribuio e eliminao da droga pelo organismo humano. (C) os antimicrobianos concentrao-dependentes so aqueles que tm a concentrao srica mxima dividida pela concentrao inibitria mnima usada como preditor de boa evoluo clnica. (D) o efeito ps-antibitico refere-se eficcia dos antimicrobianos concentrao-dependentes. QUESTO 60 No que se refere associao entre situao clnica, agente etiolgico e tratamento adequado, (A) a erisipela tem como principal agente o Streptococcus mutans e pode ser tratada com ampicilina. (B) o impetigo bolhoso tem como principal agente o Staphylococcus epidermides e pode ser tratado com aminoglicosdeo. (C) a pielonefrite aguda no complicada tem como principal agente a Pseudomonas aeruginosa e pode ser tratada com cefalotina. (D) a faringoamigdalite bacteriana aguda tem como principal agente o Streptococcus pyogenes e pode ser tratada com penicilina G. QUESTO 61 Para uma paciente de 46 anos, G4P4A0, com quatro partos normais e laqueadura tubria, e diagnstico de mioma uterino sintomtico, com tero mvel, de tamanho equivalente a uma gravidez de dez semanas, a conduta mais indicada (A) histerectomia abdominal. (B) histerectomia vaginal. (C) histerectomia laparoscpica. (D) miomectomia laparoscpica. QUESTO 62 Uma paciente de 62 anos, IMC=30, G8P7NA1, apresenta incontinncia urinria ao subir escada, pegar peso, tossir, espirrar, e tem antecedente de duas cirurgias prvias para tratar incontinncia urinria de esforo, uma por via vaginal e outra por via suprapbica. Ao exame clnico observou-se que ela apresenta ausncia de cistocele, hipermobilidade uretral (teste do cotonete de 45 volume residual ), de urina normal e perda urinria aos pequenos esforos (deitada). O tratamento mais indicado para essa paciente (A) a colporrafia anterior via vaginal. (B) o sling transobturatrio. (C) a fisioterapia. (D) a uretropexia retropbica.

QUESTO 63 Uma paciente de 14 anos apresenta ciclos oligohipermenorrgicos moderados. No exame fsico e laboratorial,foram observados bom estado geral, paciente normocorada, tero e ovrios de volumes normais e ausncia de gravidez. O diagnstico mais provvel, nesse caso, (A) mioma uterino. (B) plipo endometrial. (C) endometriose. (D) sangramento uterino disfuncional. QUESTO 64 Os exames laboratoriais que devem ser solicitados para acompanhamento clnico de uma mulher de 49 anos de idade, menopausada h dois anos, sem queixas, com exame fsico geral e ginecolgico normais, so: (A) lipidograma, glicemia de jejum, TSH, FSH e mamografia. (B) COP, lipidograma, FSH, mamografia e ultrassonografia endovaginal. (C) lipidograma, glicemia de jejum, COP, mamografia e ultrassonografia endovaginal. (D) mamografia, ultrassonografia e histeroscopia. QUESTO 65 Uma mulher de 28 anos que teve parto cesariana do seu primeiro filho h 40 dias procura o ginecologista para orientao sobre anticoncepo. Refere trombose venosa profunda de membro inferior esquerda no perodo puerperal. No momento, apresenta exame fsico sem anormalidades. Nesse caso, qual a indicao a ser feita? (A) Estrognio e progesterona combinado. (B) Progesterona contnuo. (C) Estrognio e progesterona transdrmico. (D) Mtodo de barreira (DIU, condon). QUESTO 66 Em alteraes pr-neoplsicas do colo uterino, (A) as alteraes de clulas glandulares de significado indeterminado (AGC) no necessitam de prosseguimento da investigao diagnstica; necessitam, no entanto, de acompanhamento e de controle anual. (B) as alteraes de clulas escamosas de significado indeterminado (ASC-US) devem ser tratadas com exerese, utilizando cirurgia de alta frequncia. (C) as leses intraepiteliais de baixo grau podem ser conduzidas de forma expectante, reservando a exerese para os casos em que as leses persistirem por mais de seis meses. (D) as leses intraepiteliais de alto grau devem ser tratadas com abrasivos qumicos.

COREME COMISSO DE RESIDNCIA MDICA

ACESSO DIRETO

UFG/CS

RESIDNCIA MDICA - 2010

QUESTO 67 Na classificao BI-RADS, a categoria 3 corresponde leso (A) benigna. (B) provavelmente benigna. (C) suspeita de malignidade. (D) maligna. QUESTO 68 Uma mulher de 27 anos, infrtil, com obstruo tubria direita na regio proximal, revelada pela histerossalpingografia, sem alteraes na avaliao do fator masculino, procura o ginecologista porque pretende engravidar. A conduta correta, nesse caso, (A) fertilizao in vitro. (B) histeroscopia. (C) inseminao intrauterina. (D) laparoscopia. QUESTO 69 So agentes infecciosos mais envolvidos primariamente com a doena inflamatria plvica: (A) clamdia e neisseria. (B) tricomonas vaginalis e micoplasma. (C) micoplasma e ureaplasma. (D) enterococos e mobiluncus QUESTO 70 Para o diagnstico de puberdade precoce heterossexual, os seguintes exames so importantes: (A) 17-OH progesterona e testosterona total. (B) TSH e T4 livre. (C) estradiol e FSH. (D) prolactina srica e alfa-fetoprotena. QUESTO 71 Que mtodo complementar utilizado para a avaliao da maturidade fetal? (A) Teste da fita do PH (B) Teste da cristalizao (C) Pesquisa de clulas orangifilas (D) Teste de Clements QUESTO 72 Segundo Jorge de Rezende (2002), qual a principal fonte de produo de lquido amnitico no 2 e no 3 trimestres da gestao? (A) Os rins do feto (B) A placenta (C) Os rins da me (D) O transudato do trofoblasto

QUESTO 73 Os planos da bacia orienta o obstetra na descida do feto. O plano de Hodge que passa pelas espinhas citicas o (A) primeiro plano. (B) segundo plano. (C) terceiro plano. (D) quarto plano. QUESTO 74 Para preveno do sofrimento fetal agudo, uma das recomendaes do Comit Latino-Americano de Perinatologia e Desenvolvimento Humano (CLAP) (A) realizar cesrea preventivamente. (B) monitorar todos os partos induzidos. (C) aplicar frcipe em fetos no tero mdio da pelve. (D) induzir o parto com prostaglandina. QUESTO 75 A centralizao fetal fica caracterizada quando o fluxo diastlico da artria (A) umbilical maior do que o fluxo da artria cerebral. (B) umbilical igual ao fluxo da artria cerebral. (C) umbilical menor do que o fluxo da artria cerebral. (D) coronariana fetal menor do que o fluxo da artria umbilical. QUESTO 76 A manobra de Geppert (retirada da cabea do feto) durante a operao cesareana descrita como a orientao (A) da cabea fetal com o ocipital voltado para a inciso, a mo entre o pube e a apresentao enquanto o auxiliar faz presso no fundo do tero. (B) dos membros fetais inferiores voltados para a inciso enquanto o auxiliar faz presso no fundo do tero. (C) da cabea fetal com o ocipital voltado para o promontrio, a mo entre o pube e a apresentao enquanto o auxiliar faz presso no fundo do tero. (D) orientao do feto em decbito lateral, a mo entre o pube e a apresentao enquanto o auxiliar faz presso no fundo do tero. QUESTO 77 As imunoglobulinas ajudam no diagnstico da infeco congnita. As nicas imunoglobulinas maternas que atravessam a placenta so as (A) IgM (B) IgA (C) IgG (D) IgD

COREME COMISSO DE RESIDNCIA MDICA

ACESSO DIRETO

UFG/CS

RESIDNCIA MDICA - 2010

QUESTO 78 A idade materna, como fator etiolgico do abortamento, segundo Jorge de Rezende (2002), (A) pouco importante, pois o risco de abortamento aumenta discretamente com o aumento da idade. (B) pouco importante, pois o risco de abortamento diminui aps os 30 anos. (C) muito importante, pois o risco de abortamento acentua-se progressivamente entre 35 e 39 anos, e continua a aumentar aps essa faixa etria. (D) muito importante, pois o risco de abortamento comea a aumentar aps os 45 anos. QUESTO 79 Uma paciente de 45 anos apresenta diagnstico citopatolgico de leso intraepitelial de alto grau (LIEAG). Foi realizada bipsia de colo uterino, medindo 0,5/0,3/0,2 cm nos maiores eixos com diagnstico histopatolgico de carcinoma de clulas escamosas in situ. Nesse tipo de cncer, (A) a etiopatogenia do carcinoma de clulas escamosas do colo uterino est intimamente ligada ao papilomavrus humano tipo 10 e 11. (B) a maior parte dos casos no mostra leses precursoras e no diagnosticada precocemente na colpocitologia. (C) a leso muitas vezes est dentro do canal endocervical, mas no necessita de amostragem com a escovinha para ser diagnosticada, pois sangra muito. (D) as pacientes so multparas, com incio da atividade sexual em idade precoce, m higiene, mltiplos parceiros sexuais e uso de fumo. QUESTO 80 Uma paciente de 30 anos apresenta descarga mamilar unilateral e uniductal. Teve seu ltimo parto h trs anos e est em uso de DIU (dispositivo intrauterino). Ausncia de leso palpvel. Foi realizada coleta de secreo por compresso e confeccionados esfregaos citopatolgicos para avaliao diagnstica. Os esfregaos mostravam grande nmero de clulas espumosas (foamy cells), ausncia de hemcias e poucas clulas ductais isoladas ou em pequenos agrupamentos e algumas clulas bipolares (mioepiteliais), com boa coeso, ncleos uniformes e sem atipias. Nesse caso, qual o diagnstico mais provvel? (A) Carcinoma ductal, pois a descarga papilar altamente sugestiva deste cncer. (B) Alteraes funcionais benignas da mama (antiga doena fibrocstica) com ectasia de ductos. (C) Fibroadenoma, pois esta neoplasia apresenta com frequncia sintomas do tipo descarga papilar. (D) Cncer, porm, para determinar o tipo, necessrio, ainda, realizar bipsia e estudo histopatolgico da leso mamria.

QUESTO 81 Em uma criana com glomerulonefrite difusa aguda no terceiro ms de evoluo, a seguinte situao pode indicar mau prognstico: (A) hematria microscpica. (B) complemento srico baixo. (C) nveis elevados de ASLO. (D) proteinria de 20mg/Kg/dia. QUESTO 82 Um lactente d entrada no PS com quadro de diarreia aguda. Aps a introduo de Terapia de Reidratao Oral (TRO), observa-se ganho de peso, boa diurese e aumento da frequncia e do volume das fezes. A conduta mdica, nesse caso, deve ser (A) iniciar a hidratao venosa. (B) continuar com a TRO. (C) iniciar antidiarrico. (D) iniciar antibitico oral. QUESTO 83 Qual a conduta mais adequada quando se encontra, durante a consulta de rotina, presso arterial acima do percentil 95 (para idade, sexo e estatura) em uma criana de sete anos, assintomtica? (A) Iniciar tratamento com diurticos tiazdicos e solicitar ultrassonografia abdominal. (B) Manter sem qualquer medicao, mas iniciar imediatamente uma investigao diagnstica completa de hipertenso arterial. (C) Avaliar a presso arterial em, pelo menos, duas outras ocasies, com a criana calma, antes de iniciar qualquer conduta diagnstica ou teraputica especfica. (D) Manter sem medicao e encaminhar a criana para ambulatrios de cardiologia e nefrologia peditricas para que seja iniciada a investigao diagnstica. QUESTO 84 Nas infeces do trato urinrio adquiridas na comunidade, o agente etiolgico mais comum : (A) Klebsiella (B) Proteus sp (C) Stafilococcus epidermidis (D) Escherichia coli QUESTO 85 Uma criana com 24 dias de vida apresenta ictercia, predomnio de bilirrubina direta e fezes esbranquiadas. Ao mesmo tempo em que se investiga sorologia para hepatites, essa criana deve ser submetida rapidamente (A) ressonncia magntica para descartar cisto de coldoco. (B) bipsia heptica percutnea para diagnstico de hepatopatia e atresia de vias biliares. (C) ultrassonografia abdominal para descartar litase biliar. (D) pesquisa de anemia hemoltica.

COREME COMISSO DE RESIDNCIA MDICA

ACESSO DIRETO

UFG/CS

RESIDNCIA MDICA - 2010

QUESTO 86 Uma criana nasceu com vsceras expostas, sem cobertura por saco amnitico, que saam pela parede abdominal direita do cordo umbilical. O diagnstico, nesse caso, (A) onfalocele. (B) extrofia de cloaca ou bexiga. (C) gastrosquise. (D) hrnia de cordo. QUESTO 87 Um pediatra atende em seu consultrio, uma adolescente de 15 anos, sua paciente desde os oito anos de idade, acompanhada de seu namorado de 18 anos. J namoram h sete meses e decidiram ter iniciao sexual e pedem orientao contraceptiva. A adolescente solicita sigilo em relao a seus pais, pois se descobrirem essa conduta proibiro o namoro. O pediatra tenta convenc-la de que melhor e mais seguro a contracepo com a autorizao pelo menos de sua me. O casal no concorda e a adolescente afirma ser capaz de resolver seus prprios problemas. O pediatra orienta o uso de preservativo, embora o casal insista na contracepo hormonal. Logo que o casal sai, o pediatra fica temeroso com o risco de gravidez e telefona para a me da adolescente e relata o fato. Com relao ao Cdigo de tica Mdica (CEM) e ao Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), o pediatra agiu (A) incorretamente, pois no poderia ter quebrado o sigilo mdico. (B) corretamente, pois, por conta da idade, a paciente requer autorizao dos pais. (C) corretamente, pois a no revelao poderia ocasionar danos psicolgicos adolescente. (D) incorretamente, pois no fez notificao ao Conselho Tutelar, visto que o namorado atingiu a maioridade. QUESTO 88 Uma adolescente de 14 anos, do sexo feminino, procura atendimento mdico, acompanhada de sua me, devido perda de peso excessiva. A me relata que a adolescente permanecia longos perodos no banheiro para induzir vmitos. A adolescente confirma a histria e refere uso de laxante. Ciclo menstrual irregular com amenorria h quatro meses. Exame fsico: peso: 35Kg (<p3), Estatura: 168cm (p 90), IMC: 12,41Kg/m2 (<p3), PA 100/70mmHg FC: 70bpm. Considerando a provvel hiptese diagnstica, o principal sinal de gravidade a (A) hiponatremia. (B) alcalose hiperclormica. (C) acidose hipoclormica. (D) hipopotassemia.

QUESTO 89 Leia o caso a seguir. Um lactente de 18 meses apresenta histria de obstipao desde o nascimento. Quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor, no anda e no fala. Nasceu a termo com peso de 3000g e estatura de 49 cm e apresentou ictercia neonatal tardia com durao prolongada. Ao exame apresenta estatura abaixo do percentil 3 (OMS), lngua protusa, cabelos secos e quebradios, pele seca e spera. Fontanela anterior aberta. Abdome globoso com hrnia inguinal. Diante desse caso clnico, qual o exame complementar obrigatrio para confirmao diagnstica? (A) T4 livre e TSH (B) Hemograma e proteinograma (C) Enema opaco e ultrassonografia abdominal. (D) Caritipo e ultrassonografia transfontanela. QUESTO 90 Um lactente de 15 meses apresenta quadro recorrente de tosse com predomnio noturno, sibilncia e desconforto respiratrio. Nesse caso, qual achado clnico associado pode ser sugestivo de asma? (A) Dermatite de contato (B) Estridor respiratrio (C) Cianose perifrica (D) Vmitos. QUESTO 91 Um lactente de nove meses, com diagnstico de cardiopatia congnita com hiperfluxo pulmonar e pneumonias de repetio, encaminhado ao Centro de Referncia para Imunobiolgicos Especiais, para vacinao complementar. Seu esquema de imunizao bsica est completo. De acordo com o Ministrio da Sade, alm da anti-influenza, que outra vacina deve ser indicada? (A) Antipneumoccica conjugada (B) Antipneumoccica polissacardica (C) Antivaricela (D) Antimeningoccica. QUESTO 92 O melhor mtodo clnico para avaliao da idade gestacional de um recm-nascido prematuro, no perodo ps-natal, (A) capurro somtico. (B) capurro somatoneurolgico. (C) capurro neurolgico. (D) New Ballard.

COREME COMISSO DE RESIDNCIA MDICA

ACESSO DIRETO

UFG/CS

RESIDNCIA MDICA - 2010

QUESTO 93 Purpera apresenta exames de pr-natal compatveis com diagnstico de citomegalovirose aguda. A orientao a ser dada em relao ao seu filho, nascido a termo com peso de 3200g, aliment-lo (A) com frmula lctea. (B) diretamente ao seio materno. (C) com leite da prpria me aps processo de pasteurizao. (D) com leite da prpria me aps congelamento a 20C. QUESTO 94 Um lactente de dois anos de idade e 13 kg de peso corpreo ser submetido a uma interveno cirrgica de mdio porte e dever ficar em jejum por um perodo de 24 horas. Sabendo que no haver perdas hdricas excessivas no ps-operatrio, o volume dirio total do soro intravenoso de manuteno para esse lactente dever ser de: (A) 1300 ml (B) 1250 ml (C) 1200 ml (D) 1150 ml QUESTO 95 Um lactente de oito meses de vida foi atendido no prontosocorro, apresenta febre de 39.C por 48 horas, com bom estado geral e sem nenhum outro sintoma. Exame fsico normal. A me orientada a manter o antitrmico e retornar em 24 horas para reavaliao, ou antes, caso apresente outro sintoma. Aps 24 horas, o lactente levado novamente ao pronto-socorro e apesar de no ter apresentado mais febre nas ltimas seis horas, iniciou subitamente com erupo cutnea eritematosa, maculopapular, que desaparece compresso e que vem progredindo no sentido cefalocaudal. O diagnstico clnico, nesse caso, (A) rubola. (B) sarampo. (C) exantema sbito. (D) eritema infeccioso. QUESTO 96 Uma criana de seis anos sabidamente asmtica atendida no pronto-socorro com dispneia moderada, embora consciente no consegue completar frases, faz uso de musculatura acessria para respirar, apresenta FR 40ipm, FC 125bpm, SatO2 92% e na ausculta pulmonar, presena de sibilos expiratrios difusos. A classificao da intensidade da crise de asma e a medida inicial de tratamento so, respectivamente, (A) crise moderada e beta-2-agonista por via inalatria associado ao corticide injetvel simultaneamente. (B) crise moderada e beta-2-agonista por via inalatria associado administrao de oxignio por cateter nasal a dois litros por minuto. (C) crise grave e beta-2-agonista por via inalatria associado ao corticide injetvel simultaneamente. (D) crise grave e beta-2-agonista por via inalatria associado administrao de oxignio por cateter nasal a dois litros por minuto.
COREME COMISSO DE RESIDNCIA MDICA

QUESTO 97 A maneira mais eficaz de diminuir o risco de mortes e traumatismos de passageiros e motoristas a promoo da obrigatoriedade de equipar todos os veculos com dispositivos de proteo passiva, como o cinto de segurana. A conduo de crianas em automveis, alm do uso do cinto de segurana desde a alta da maternidade, deve ser sempre realizada no banco traseiro do carro. Quais so os critrios para que a criana possa ser conduzida no banco dianteiro do carro? (A) Altura mnima de 1,45 m e peso mnimo de 36 kg para conduo na cidade; em rodovias acrescenta-se idade maior que 10 anos. (B) Altura mnima de 1,45 m e peso mnimo de 36 kg para conduo na cidade; em rodovias acrescenta-se idade maior que 12 anos. (C) Altura mnima de 1,50 m e peso mnimo de 40 kg para conduo na cidade; em rodovias acrescenta-se idade maior que 12 anos. (D) Altura mnima de 1,50 m e peso mnimo de 40 kg para conduo na cidade; em rodovias acrescenta-se idade maior que 14 anos. QUESTO 98 Um recm-nascido no quinto minuto de vida foi avaliado clinicamente com cianose de extremidades, frequncia cardaca de 130 bpm, espirros ao ser aspirado pelas narinas, choro dbil e discreta flexo de extremidades. De acordo com o Boletim de APGAR, que nota esse recmnascido dever receber no quinto minuto de vida? (A) 6 (B) 7 (C) 8 (D) 9 QUESTO 99 Uma criana de oito anos apresenta estridor. Sua radiografia do cavum demonstra aumento das partes moles pr-vertebrais. Este aspecto pode estar relacionado a (A) difteria. (B) traquete. (C) epiglotite. (D) abscesso retrofarngeo. QUESTO 100 Um menino de trs anos apresenta leso expansiva no flanco esquerdo, que fora observada pela me durante o banho. O pediatra sugeriu tratar-se de tumor de Wilms. Este diagnstico pode estar associado, tambm, a (A) trissomia do 17. (B) aniridia espordica. (C) deleo do cromossoma 20. (D) supresso de gene c no cromossoma 12.

ACESSO DIRETO

You might also like