You are on page 1of 74

Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul

Anlise Econmica-Financeira
Joo Carlos Schier

A gesto acompanha o homem desde a sua origem...

O registro da caa...

O registro da espcie ...

A produo...

Os pastores...

Os Incas...

A mudana do paradigma nas organizaes: A dinmica nos negcios; As ferramentas de gesto; Informaes dinmicas e precisas.

Os registros das informaes passam ser realizadas por especialistas.

Os especialistas buscam a rentabilidade em seus negcios.

A rentabilidade nas operaes deve ser compatvel com as estratgias organizacionais.

Os usurios das informaes gerncias

Inmeras so as pessoas e organizaes que utilizao as informaes, resguardando os seus interesses.

Scios, acionistas e investidores. Esto interessadas preliminarmente, na rentabilidade e segurana de seus investimentos.

Instituies financeiras Os agentes financeiros basicamente desejam as mesmas informaes, que os acionistas e investidores no mercado de aes, mas analisam mais friamente e com profundidade

O executivo frente as informaes

Na coleta de dados.

Nas operaes internas de uma organizao, as informaes devem ser obtidas e registradas de forma meticulosa e sistemtica, tendo em vista as mltiplas utilizaes que podem oferecer.

Quais as finalidades das informaes?

As finalidades gerncias das informaes podem ser classificadas em duas grandes vertentes, o Planejamento e o Controle.

O Planejamento
Pizzolato (2005), define sinteticamente, como o processo de tomar decises com conseqncias futuras.

Neste particular, raro o executivo que no necessita de dados pregressos da organizao para assessor-lo no processo de tomada de deciso.

O Controle
Segundo Pizzolato (2005), numa viso tradicional, o conjunto de procedimentos e normas, os quais a organizao preserva seu patrimnio.

Controle o procedimento pelo qual os executivos verificam se a organizao est agindo de acordo com os planos traados e alcanados os padres de desempenho estabelecidos.

Demonstraes financeiras
-Relatrios contbeis

Relatrio contbil a exposio resumida e ordenada dos principais fatos registrados pela contabilidade em determinado perodo.

Tambm so conhecidos como informes contbeis.

Entre os relatrios contbeis, os mais importantes so as Demonstraes Financeiras (terminologia utilizada pela Lei das S.A.), ou Demonstraes Contbeis (terminologia preferida por muitos contadores e executivos financeiros).

A Lei das Sociedades por Aes estabelece que, ao fim de cada exerccio social (ano), a diretoria far elaborar, com base na escriturao contbil, as seguintes Demonstraes Financeiras (ou Demonstraes Contbeis):

-Balano Patrimonial; -Demonstrao do Resultado do Exerccio.

Notas explicativas
Para complementar dados das demonstraes relacionadas, existem as Notas Explicativas que, na verdade, no so Demonstraes Financeiras, servem apenas para complement-las.

Exerccio social
O exerccio social tem a durao de um ano, havendo necessidade de coincidir com o ano civil (1/01 a 31/12).

Patrimnio
Conceito contbil de patrimnio Patrimnio o conjunto de bens, materiais e/ou imateriais, avaliveis em dinheiro e vinculados entidade pela propriedade ou por cesso a qualquer ttulo, dos quais a mesma possa dispor no giro dos seus negcios.

Ou ainda, o conjunto de bens, direitos e obrigaes.

Aspectos do patrimnio
O patrimnio pode ser visto sob dois aspectos, ambos interessando a contabilidade:

Qualitativo: a contabilidade estuda a composio funcional sob


prisma econmico-financeiro.

Quantitativo: um conjunto de bens avaliados em moeda.

Formao do patrimnio
O balano patrimonial, utilizando a moeda nacional como padro de medida, demonstra a situao patrimonial e financeira de uma organizao, em determinado momento, apresentando bens e direitos, obrigaes e o patrimnio lquido.

Bens: So bens econmicos, necessrios satisfao de uma pessoa ou vida de uma empresa e que possam ser avaliados em dinheiro.

Direitos: Em contabilidade, entende-se os valores a receber, ttulos, duplicatas a receber e quaisquer outros direitos a receber ou direitos a compensar/recuperar por antecipao de impostos.

Obrigaes: Entende-se os compromissos assumidos, valores que sero exigidos, que sero reclamados, valores pertencentes terceiros, oriundos de financiamentos, compras a prazo ou dbitos fiscais, sociais e trabalhistas. Patrimnio lquido: tem como componentes o capital social, reservas, lucros ou prejuzos acumulados.

Balano Patrimonial

A Igualdade contbil
De acordo com o Princpio da Igualdade Contbil, o Ativo igual ao Passivo mais o Patrimnio Lquido.

Para Iudcibus, Marion (2006) o Balano Patrimonial reflete a posio financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano ou de um perodo pr-fixado.

REPRESENTAO GRFICA

Balano Patrimonial Ativo Passivo

Lado esquerdo

Lado direito

Ativo
So todos os bens e direitos de propriedade da entidade, que so avaliveis em dinheiro e que representam benefcios presentes ou futuros para a mesma.

Bens: mquinas, terrenos, estoques, dinheiro (moeda), equipamentos de informtica, software, mveis e utenslios, veculos, instalaes, etc. Direitos: contas a receber, duplicatas a receber, ttulos a receber, aes, depsitos em contas bancrias, ttulos de crdito, etc.

Passivo
Evidencia toda obrigao (dvida) que a entidade tem com terceiros: contas a pagar, fornecedores de matria-prima (a prazo), impostos a recolher, contribuies sociais a recolher, financiamentos, emprstimos etc.

O Passivo uma obrigao exigvel, isto , no momento em que a dvida vencer, ser exigida (reclamada) a liquidao da mesma. Por isso, mais adequado denomin-lo Passivo Exigvel.

Patrimnio Lquido
Evidencia o montante o capital social e as reserva de lucros da entidade.

EQUAO CONTBIL

ATIVO - PASSIVO = PATRIMNIO LQUIDO

Balano Patrimonial Ativo Passivo

Ativo Circulante

Passivo Circulante

Ativo Realizvel a Longo Prazo Ativo Permanente Investimentos Imobilizado Tcnico Diferido

Passivo Exigvel a Longo Prazo

Patrimnio Lquido Capital Social Lucros/Prejuzos

Demonstrao do Resultado do Exerccio

Demonstrao do Resultado do Exerccio

A demonstrao do resultado do exerccio um resumo ordenado das receitas e despesas da organizao em determinado perodo.

Demonstrao dedutiva

Receita Sentido vertical (-) Despesa

(=) Resultado (positivo ou negativo)

Como apurar a Receita Operacional Lquida.

Receita Operacional Bruta (-) Dedues =Receita Operacional Lquida

Receita Bruta: o total bruto vendido no perodo, nela esto inclusos os impostos sobre vendas. Dedues: impostos e contribuies, so aqueles gerados no momento da venda, variam proporcionalmente venda. Devolues de vendas e abatimentos concedidos.

Como apurar o Lucro Operacional Bruto.

Receita Operacional Bruta (-) Dedues =Receita Operacional Lquida (-) Custos das Mercadorias Vendidas =Lucro Operacional Bruto O Lucro Bruto a diferena entre as vendas lquidas (Receitas Operacionais Lquidas) e o Custo das Mercadorias Vendidas. O Custos das Vendas a valor de aquisio das mercadorias vendidas.

Como apurar o lucro operacional lquido. Receita Operacional Bruta (-) Dedues =Receita Operacional Lquida (-) Custos das Vendas =Lucro Operacional Bruto (-) Despesas Operacionais =Resultado Operacional /positivo ou negativo O Resultado Operacional obtido atravs da diferena entre o Lucro Bruto e as despesas operacionais: -Despesas com vendas; -Despesas administrativas; -Receitas/despesas financeiras lquidas.

Como apurar o lucro antes do imposto de renda Receita Operacional Bruta (-) Dedues =Receita Operacional Lquida (-) Custos das Vendas =Lucro Operacional Bruto (-) Despesas Operacionais =Resultado Operacional /positivo ou negativo (-) Despesas no Operacionais (+) Receitas no Operacionais =Resultado do perodo
As despesas e receitas no relacionadas diretamente com a atividade para as quais a empresa foi constituda so classificadas como No Operacionais.

RECEITA BRUTA OPERACIONAL (-) Dedues das Receitas = RECEITA LQUIDA OPERACIONAL (-) Custos das Vendas = LUCRO BRUTO OPERACIONAL (-) DESPESAS OPERACIONAIS De Vendas Administrativas Financeiras (-) Receitas Financeiras Outras Despesas ou Receitas Operacionais = RESULTADO OPERACIONAL (LQUIDO) (-) Despesas No Operacionais (+) Receitas No Operacionais = RESULTADO DO PERODO

Anlise Financeira

A anlise de balano ou anlise financeira um dos instrumentos mais importantes no processo de gerenciamento de uma organizao.

As tcnicas de anlise, nos permitem o conhecimento econmico-financeiro de outras organizaes, notadamente de concorrentes e fornecedores.

Definio breve sobre anlise.


Anlise de balano constitui-se num processo de meditao sobre os demonstrativos contbeis, objetivando uma avaliao da situao da organizao, em seus aspectos operacionais, econmicos, patrimoniais e financeiros.

A avaliao sobre a organizao tem por finalidade detectar os pontos fortes e os pontos fracos do processo operacional e financeiro da organizao, objetivando propor alternativas de curso futuro a serem tomadas e seguidas pelos gestores da mesma.

A anlise de balano deve ser um instrumento que possibilite o gerenciamento da informao contbil. Assim, um dos fundamentos a criao de indicadores que permitam sempre uma anlise comparativa:

comparao comparao comparao comparao comparao

com com com com com

perodos passados; perodos orados; padres internacionais; padres internos; concorrentes, etc.

Fundamentos, indicadores e tcnicas bsicas.


H possibilidade de extrao de muitos indicadores atravs da anlise de balano. Existem entendimentos que os indicadores a serem calculados atravs do sistema de informao contbil, devem restringir-se a quantidade mnima possvel, sob pena de a anlise financeira mensal tornar-se muito prolixa. Esses indicadores devero ser escolhidos pela alta administrao da organizao, j que em princpio a anlise de balano de acompanhamento em nvel global organizao.

Indicadores.
Os indicadores escolhidos devero ser claros, e todos os usurios do sistema de informao contbil, devero estar plenamente familiarizados com sua composio e entendimento.

O ferramental de anlise composto basicamente de: -Anlise vertical; -Anlise horizontal; -Indicadores econmico-financeiros; -Tcnicas de oramento de capital.

Anlise vertical.
Conceito: a anlise da estrutura da demonstrao de resultados e do balano patrimonial, buscando evidenciar as participaes dos elementos patrimoniais e de resultados dentro do total.

Dica: Os percentuais obtidos por essa anlise devem sempre ser analisados em conjunto com os dados da anlise horizontal e os indicadores bsicos.

Anlise horizontal.
Conceito: A anlise horizontal o instrumental que calcula a variao percentual ocorrida de um perodo para outro, buscando evidenciar o crescimento, ou a diminuio do item analisado Dica necessrio muito cuidado ao extrairmos concluses dos indicadores da anlise horizontal de forma isolada. Todos os dados tm que ser analisados em conjunto com os demais instrumentais da anlise de balano.

Indicadores econmico-financeiros.

Os indicadores econmico-financeiros so construdos a partir dos conceitos de inter-relao e interdependncia de elementos patrimoniais do ativo, passivo e de resultados.

O objetivo bsico dos indicadores.

Detectar situaes, verificar a tendncia dos acontecimentos e dar subsdios para que a administrao da organizao enfatize os esforos corretivos nas direes necessrias.

Indicadores de capacidade de pagamento:


1.Liquidez Corrente; 2.Liquidez Seca; 3.Liquidez Geral; 4.Endividamento.

Indicadores de atividades:
1.Prazo Mdio de Recebimento; 2.Prazo Mdio de Pagamento; 3.Giro dos Estoques; 4.Giro do Ativo Total.

Indicadores de rentabilidade:
1.Margem Operacional sobre Vendas; 2.Margem Lquida sobre Vendas; 3.Rentabilidade do Ativo Total; 4.Rentabilidade do Patrimnio Lquido.

Anlise da rentabilidade - Mtodo Dupont:


1.Giro do Ativo Total; 2.Margem Lquida sobre Vendas; 3.Lucro sobre o Ativo; 4.Part. do Capital Prprio no Ativo Total; 5.Lucro sobre Patrimnio Lquido.

Anlise de valor da ao:


1.Valor Patrimonial da Ao; 2.Lucro por Ao; 3.Dividendos e Lucros Distrib. por Ao; 4.Valor de Mercado da Ao; 5.Relao Preo Lucro (P/L).

Tcnicas de oramento de capital.


Payback
O perodo de payback exatamente o montante de tempo necessrio para um investidor recuperar seu investimento inicial em um projeto.

O perodo de payback pode ser achado ao se dividir o investimento inicial pelo fluxo de entrada de caixa anual.(srie simples)

Para uma srie mista de fluxos de entrada de caixa, os fluxos de entradas devem ser acumulados at que o investimento inicial seja recuperado.

Quando o perodo de payback usado para decises aceitarrejeitar?

Valor Presente Lquido - VPL

O VPL encontrado ao se subtrair o investimento inicial de um projeto, do valor presente de seus fluxos de entradas de caixa, descontados a uma taxa de retorno ou custo de oportunidade.

Critrios para tomada de decises.


Quando o VPL usado para decises aceitar-rejeitar?

Se o VPL maior do que $ zero, aceitar o projeto.

Se o VPL menor de que $ zero, rejeitar o projeto.

Taxa Interna de Retorno - TIR


A TIR provavelmente a tcnica de oramento de capital sofisticada mais usada. a taxa de desconto que iguala o valor presente de fluxos de entrada de caixa com o investimento inicial associado a um projeto.

Em outras palavras, a taxa anual de resultados capitalizada, que o investidor vai obter se investir no projeto.

Critrios para tomada de decises.


Quando a TIR usada para decises do tipo aceitarrejeitar?

Se a TIR maior do que o custo de capital, aceitar o projeto.

Se a TIR menor do que o custo de capital, rejeitar o projeto.

ESTUDO DE CASO

LUIZ FUGA S/A INDSTRIA DE COURO

31/12/2006 RECEITA BRUTA OPERACIONAL Dedues Devolues Impostos Receitas =RECEITA LQ.OPERACIONAL (-) Custos das Vendas =LUCRO BRUTO OPERACIONAL (-) DESPESAS OPERACIONAIS Administrativas Comerciais Receitas Financeiras Despesas Financeiras Outras Receitas Operacionais =RESULTADO OPERACIONAL (+) Receitas No Operacionais = RESULTADO DO PERODO 67.253 3.860 1.599 2.261 63.393 58.292 5.101 4.521 1.131 2.324 1.126 2.203 11 580 2 582

31/12/2005 56.499 2.605 667 1.938 53.894 48.305 5.589 4.861 1.089 2.091 840 2.521 0 728 1 729

31/12/06 RECEITA BRUTA OPERACIONAL Dedues Devolues Impostos Receitas =RECEITA LQ.OPERACIONAL (-) Custos das Vendas =LUCRO BRUTO OPERACIONAL (-) DESPESAS OPERACIONAIS Administrativas Comerciais Receitas Financeiras Despesas Financeiras Outras Receitas Operacionais =RESULTADO OPERACIONAL (+) Receitas No Operacionais = RESULTADO DO PERODO 67.253 3.860 1.599 2.261 63.393 58.292 5.101 4.521 1.131 2.324 1.126 2.203 11 580 2 582

A/V 31/12/05 56.499 6% 2% 4% 92% 8% 7% 2% 4% 2% 3% 0 1% 0 1% 2.605 667 1.938 53.894 48.305 5.589 4.861 1.089 2.091 840 2.521 0 728 1 729

A/V 5% 1% 4% 90% 10% 8,5% 2% 4% 2% 0,5% 0 1,5% 0 1,5%

A/H 19% 48% 140% 17% 18% 21% -9% -7% 4% 11% 34% -13% 0 -20% 0 -20%

FIM

You might also like