You are on page 1of 2

Prof.

AlexandreOrtizCalvo

IV - FLUIDOESTTICA
PRESSO

www.fisicalivre.org .

FLUIDO - Fluido qualquer substncia que tem a capacidade de escoar. Normalmente os lquidos e gases tm esta propriedade. Tambm podemos definir um fluido com uma substncia que, submetida a uma fora tangencial(cisalhante), deforma-se continuamente. Os fluidos assumem a forma dos recipientes que os contm. FLUIDOESTTICA A fluidoesttica estuda propriedades dos fluidos em equilbrio esttico.

PRESSO numa rea a fora normal por unidade de rea. A presso uma grandeza escalar. A presso P, que uma fora Fp perpendicular a rea(plana) A exerce sobre a mesma, o cociente entre o valor de Fp e o valor da rea A. P = Fp / A as A presso P num ponto de um fluido em equilbrio a mesma em todas as direes. Fp = componente da fora aplicada(vermelha), perpendicular a superfcie. a componente responsvel pela presso Fh = componente tangencial a superfcie, tende a provocar um movimento horizontal entre as camadas da superfcie. Este tipo de fora tambm conhecida como cisalhante.

MASSA ESPECFICA
MASSA ESPECFICA OU DENSIDADE ABSOLUTA (d ou ) . A massa especfica(densidade) de um corpo numericamente igual massa da unidade de volume do corpo

d=m/V
A unidade de massa especfica no S.I. : kg / m3. A densidade uma grandeza escalar. Cada substncia tem uma densidade que uma das caractersticas da mesma. Densidade relativa de um corpo em relao ao padro considerado a razo entre a massa especfica do corpo e a massa do padro. A unidade de presso no S.I. newton por metro quadrado (N/ m 2) = pascal (Pa). dc, padro = dc / dp A presso uma grandeza escalar.

D e n s id a d e
>

MANMETRO- o instrumento utilizado para medir presses em geral. Tabela de presses


Centro do Sol Centro da Terra
Maior profundidade ocenica

c o n s e n tra o d e m a s s a p o r u n id a d e d e v o lu m e
Obs: A densidade relativa uma grandeza adimensional

Tabela de massas especficas


substncia Ar (0o C, 1 atm) gua(20o C e 1 atm) gelo concreto alumnio ferro chumbo A Terra: crosta A Terra: ncleo Massa especfica ( kg /m 3) 1,21 1,0 103 0,92 103 2,3 103 2,7 103 7,85 103 11,3 103 2,8 103 9,5 103

Pneu de automvel Atmosfrica ao nvel do mar Sangnea normal Som mximo tolervel Som mnimo detectvel

Valor (pascal) S.I. 2 1016 4 1011 1,1 108 2 105 1,0 105 1,6 104 30 3 105

PRESSO ATMOSFRICA a presso atmosfrica devido ao peso da coluna de ar que existe na terra. Quanto maior a coluna de ar maior a presso.

Patm = 1,01 . 105 N/ m 2 ou Pascal (Pa) = 760 mmHg = 760 Torr = 14,7 Lb/in2 (psi)

A densidade de um gs varia consideravelmente com a presso, mas a densidade de um lquido no varia; ou seja, gases so facilmente compressveis, mas lquidos no.

76 cm

B A R M E T R O D E M E R C R I O . O p e s o d a c o lu n a d e
m e rc rio e q u ilib ra d o p e la p re s s o a tm o s f ric a

A presso atmosfrica medida com um instrumento chamado barmetro.

Apressoatmosfricanormalde1,01x105 Pa;paraproduzir estapresso,1032 molculascolidemcomsuapeletodoodia comumavelocidadedaordemde1700km/h.

Prof.AlexandreOrtizCalvo

IV - FLUIDOESTTICA

www.fisicalivre.org .

PRINCPIO FUNDAMENTAL DA HIDROSTTICA ( PRINCPIO DE STEVIN) A diferena entre as presses em dois pontos consideradosnoseiodeumlquidoemequilbrio(presso no ponto mais profundo) vale o produto da massa especfica do lquido, pelo mdulo da acelerao da 4- Se colocarmos dois lquidos no miscveis num tubo em gravidade do local onde feita a observao, pela forma de U, as alturas alcanadas pelos lquidos, contadas diferenaentreascotasdospontosconsiderados. a partir da superfcie de separao, so inversamente proporcionais as massas especficas dos lquidos. PB PA = . g.h H1/H2= 2 / 1 ou

P= g y

LEI DE PASCAL 5- Uma variao de presso que ocorre em qualquer ponto, no seio de um lquido em equilbrio, se transmite integralmente para todos os pontos do lquido. Aplicaes1) prensa hidrulica.

Adistribuiodepressoemumfluidodevida: a)existnciadeumcampogravitacional(desde queofluidonoestejaemquedalivrenocampo, poisentoopressoseriauniformenointeriordo fluido;b)ouaumaaceleraodofluidoporforas externas(nogravitacionais;c)ouauma combinaodessasduascausas.


CONSEQNCIAS DO PRINCPIO DE STEVIN

1- Pontos que suportam a mesma presso pertencem a um mesmo plano horizontal. Todo corpo em contato com um fludo imerso ou flutuante, Aplicao- Toda superfcie livre de um lquido em dentro de um campo gravitacional, fica sujeito ao de uma equilbrio horizontal fora imposta pelo fludo denominada empuxo, que tem as seguintes caractersticas: 2- Pontos de um mesmo plano horizontal suportam a) O valor do empuxo igual ao mdulo do peso do volume presses iguais. de lquido deslocado. Aplicaes- 1) Vasos comunicantes b) A direo do empuxo vertical c) O sentido do empuxo de baixo para cima. d) ponto de aplicao: centro de gravidade do fludo deslocado, chamado de centro de impulso.

EMPUXO PRINCPIO DE ARQUIMEDES

E=

lq

. Vdesl . g

3- Quando lquidos no miscveis so colocados em um recipiente, eles se dispem do fundo para a boca do recipiente, segundo a ordem decrescente dos seus pesos especficos; a superfcie de separao entre dois lquidos no miscveis plana e horizontal.

You might also like