You are on page 1of 17

Incluso Digital

Autor: Lucas Mendona Moriconi

INTRODUO
O que informtica? Informtica significa informao automtica, ou seja, informao rpida. Voc consegue informaes rpidas atravs dos computadores. O que computador? uma mquina capaz de realizar uma grande variedade de tarefas, dependendo de como for programado (orientado) pelo usurio (pessoa que utiliza o computador). Na sua casa voc utilizar a televiso, o rdio, o vdeo cassete sem poder alterar o que esses aparelhos eletrnicos fazem. J com o computador no acontece o mesmo. possvel modificar as suas funes introduzindo um novo programa. O computador realizara as tarefas para que foi programado. Sozinho ele no faz nada. Para que serve o computador? Essa mquina verstil serve tanta pare voc digitar um texto qualquer, como para um homem de negcios. Um advogado ou um tcnico us-la com programas sofisticados para auxili-los. Voc pode fazer desenhos como um engenheiro pode fazer suas plantas ou projetos complicados. Voc pode jogar no computador do mesmo modo que um piloto pode controlar o avio, tambm com o computador. Voc pode fazer contas como um economista pode realizar grandes clculos. O computador tambm um meio de comunicao. Com o computador podemos conversar com o mundo atravs da Internet Estrutura de um computador O funcionamento de um computador depende de seu Software e de seu Hardware. Hardware: so as peas que fazem parte do computador, ou seja, tudo aquilo que podemos tocar. a parte fsica do computador. Exemplo: Placas, disco rgido, drive, mouse, teclado etc. Software: so os programas que comandam o funcionamento do equipamento. Os programas que iremos utilizar no computador. Exemplo: Windows 95, pacote Office (Word, Excel, Power Point). Para o funcionamento do computador preciso do HARDWARE + SOFTWARE Um depende do outro, sem um o outro no funciona. Se voc tiver o hardware e no tiver o software voc no ir conseguir utilizar o seu computador e vice-versa.

AS PRINCIPAIS PARTES DO COMPUTADOR Um computador composto de diversas partes. Abaixo segue um computador e suas partes descritas.

Como o computador funciona O computador uma mquina com dispositivos eletrnicos capaz de agrupar informaes, realizar tarefas e armazenar dados. Para entender melhor como um computador funciona, o computador foi dividido em unidades, as quais recebero o nome de entrada, processamento e sada.

ENTRADA

PROCESSAMENTO

SADA

ULA

Unidade de entrada: Componentes que permitem a entrada dos dados a serem processadas

Unidade de processamento: Permite o processamento (transformao) das informaes que entram com um objetivo especfico.

Unidade de sada: Permitem exibir ou guardar as informaes que so processadas

ULA: Unidade Lgica Aritmtica Responsvel pelos clculos matemticos

AS ESPECIFICAES DE UM COMPUTADOR Um computador formado por vrias partes, como j foi descrito nesta apostila, mas necessrio saber um pouco destas descries para que se possa ter idia de poder de processamento dos computadores. Segue um exemplo de descrio de computador: Processador Intel Pentium IV 2.26 Ghz + Cooler Placa-me ATX Onboard udio/ Vdeo/ Rede/ Modem Memria RAM DDR 512 Mb PC3200 (400 Mhz) Hard Disk IDE 40.0 Gb 7.200 rpm Gabinete ATX Miditorre com fonte 400 watts Teclado ATX/ ABNT-2 Mouse ATX/ PS2/ ptico Monitor de vdeo Sansung 15 Impressora jato de tinta Epson, 1440 dpi Estabilizador 300 VA Monovolt Gravador IDE (DVDRW) 16x LG

INTERNET
O QUE INTERNET? A Internet uma rede composta de milhares de outras redes menores situadas em lugares diversos do globo. a interconexo de milhares de redes de computadores no mundo. A Internet uma sociedade que forma uma comunidade virtual, estendendo-se de um extremo ao outro do mundo. Pode ser definida como uma modalidade de troca de informaes entre computadores situados em ambientes diferentes e distantes fisicamente, interconectados atravs dos sofisticados meios oferecidos pela engenharia de telecomunicaes. Hoje ela chamada de Rede de Redes ou a Grande Rede Mundial devido ao seu crescimento exponencial espalhado em quase todos os lugares do mundo. Sua facilidade de acesso e a sua excelente relao custo X benefcio promove inmeras vantagens para o seu uso.

HISTRICO DO SURGIMENTO DA INTERNET No final da dcada de 60, no auge da Guerra Fria entre Estados Unidos e a antiga Unio Sovitica, o Departamento de Defesa norte-americano sentiu a necessidade de criar um mecanismo de interligao entre diversos computadores utilizados pelos pesquisadores de armamentos e defesa dos Estados Unidos. Essa interligao veio possibilitar a troca de armazenamento de informaes de forma segura e rpida garantindo a preservao de informaes caso houvesse um ataque sovitico em algumas das unidades do Departamento de Defesa. Assim se originou o projeto ARPANET, desenvolvido pela ARPA (hoje DARPA) Advanced Research Projects Agency [Agncia para projetos de pesquisa avanados] do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. No projeto ARPA, foram desenvolvidos e implementados conjuntos de normas e regras que possibilitam e garantem a comunicao entre dois ou mais computadores formando uma rede, chamados Protocolos de Rede. Os primeiros protocolos de aplicao foram: o FTP (File Transfer Protocol), que trata da transferncia de arquivos entre computadores distintos e o Protocolo Terminal Virtual Telnet, amplamente utilizados nos dias de hoje. A partir do momento que essa tecnologia de conexo de equipamentos a longa distncia possibilitou a interligao de computadores de universidades dos EUA e de outros pases, surgiu o nome Internet. Por aproximadamente duas dcadas a Internet ficou restrita a meios acadmicos. Com o crescimento do mercado de computadores, as empresas comearam a migrar suas redes geralmente centralizadas em mainframes (computadores de grande porte centralizadores de informao e processamento) para redes locais e comearam a sentir a necessidade de intercambiar dados com outras redes a longa distncia, absorvendo a tecnologia Internet e ampliando o conceito dessa rede mundial de computadores hoje. 5

COMO FUNCIONA O ACESSO A INTERNET A Internet permite a interconexo entre computadores ou redes do mundo inteiro por meio de uma ligao telefnica local. O custo de acesso Internet se restringe aos impulsos de ligao local para o seu provedor de acesso e uma assinatura mensal com o provedor de acesso (caso no opte por um provedor gratuito). Hoje podemos encontrar sites (pginas de Internet) com diversos tipos de informaes atendendo a diversos tipos de interesse. Para acessar a Internet, voc precisa de um microcomputador com placa de faxmodem, uma linha telefnica ligada a ela, uma conta a um provedor de acesso e um Browser (programa utilizado para voc navegar entre as pginas da Internet). Existem vrios Browsers de navegao na Internet como por exemplo: Internet Explorer, Netscape Comunicator e o Mosaic. No nosso curso de Internet, usaremos o Internet Explorer da Microsoft que j vem com o Windows. Com uma placa de fax-modem voc conecta, atravs de uma ligao telefnica, a um provedor que est conectado a um canal de comunicao com a Embratel ou outro Backbone. Atravs de um Browser podemos acessar diversas pginas e navegarmos pelo mundo atravs dos sites.

PARA QUE A INTERNET PODE SER UTILIZADA? Atravs da Internet, voc e sua empresa podem visitar, obter e divulgar informaes, expor produtos ou servios para o mundo todo. Com a Internet voc pode pesquisar a concorrncia de sua empresa, obter informaes sobre atualidades ou fatos histricos, conhecer monumentos mundiais, comprar, vender, fazer contatos com pessoas ou empresas de qualquer lugar do mundo. Enviar e receber correspondncias (e-mails), encaminhar arquivos anexados junto aos e-mails, alm de poder conversar com outras pessoas em tempo real (atravs da escrita ou som em Chats) e ver imagens de pessoas e lugares em tempo real atravs de WebCam (cmeras de conexo com sites).

Voc pode ter notcias do mundo inteiro de forma mais rpida e dinmica que os meios convencionais televisivos e escritos, acompanhar e assistir programas ao vivo, escutar rdio, ler revistas e jornais do mundo todo. Voc pode participar de leiles, comprar, trocar, negociar, vender, tudo atravs das pginas da Internet. Hoje, voc acha qualquer assunto de seu interesse na Internet. Para os estudiosos, existem conexes com centros de pesquisa e faculdades das melhores universidades do mundo. Alm disso, hoje est se abrindo um mercado de Ensino a distncia via Internet, reduzindo os encontros presenciais em salas de aula convencionais. Nas universidades, as notas, crditos e resultado dos alunos tambm podem ser divulgados atravs das pginas (sites) da Internet atravs de senhas de acesso. E ainda, se voc no sabe o endereo de uma pgina sobre o determinado assunto, existem vrios sites de busca que ajudaro voc a encontrar o que voc precisa. Se voc possui uma conta corrente, poder acessar com segurana os dados de sua conta atravs do site do seu banco, consultar e imprimir saldos/extratos, fazer transferncia entre contas, pagar contas. A maioria dos bancos disponibiliza formas de acesso Internet atravs de senhas, se voc cliente de algum banco, procure ter acesso a sua senha e aproveite as grandes vantagens da Internet. A Internet possibilitou tambm a agilizao e a desburocratizao de procedimentos legais tais como: declarao de imposto de renda, consultas a rgos pblicos, verificao de multas de veculos, novas leis, inscries em cursos/concursos, download (cpia) de programas, etc. COMO CONECTAR A INTERNET? Os recursos necessrios para conexo: Computador com Placa de Modem e Linha Telefnica; Software de Comunicao para conexo TCP/IP entre o seu computador e o seu Host (Computador do Provedor). Exemplo: Acesso Rede Dial-Up que o Windows oferece; Software para navegao na Internet o chamado Browser. Exemplo: Netscape Navigator, Mosaic, Microsoft Internet Explorer, pera, FireFox, dentre outros; Conta ou endereo em um provedor de acesso Particular ou gratuito. Como conectar a Internet Aps o contato com o Provedor de Acesso (particular ou gratuito), ele nos informar as configuraes necessrias para acessar a rede dial-up, que est localizada nas Conexes de Rede do Windows. Para isto, necessrio clicar no boto Iniciar / Conectar-se / Mostrar todas as conexes.

A janela abaixo aparecer:

Perceba que j existem dois cones criados, estes so os cones de conexo da rede dial-up e um cone da placa de rede. Para criar uma nova conexo para linha telefnica, necessrio clicar em Criar uma nova conexo logo ao lado esquerdo da tela. Segue a seqncia de telas que devem ser seguidas para que seja realizada a conexo com a Internet.

10

Aps ter seguido todas estas telas, sua conexo com a Internet est preparada. Basta agora verificar se todas as conexes do computador com a linha telefnica. Aps clicar duas vezes sobre o cone que foi criado para sua conexo, a conexo ser feita e ento s utilizar o navegador.

Como usar o Internet Explorer Conhea a janela do Internet Explorer A partir de 1.995 e com o crescimento e a popularizao da Internet, o Intenet Explorer passou a vir gratuitamente junto com o sistema Operacional Windows. O Internet Explorer um browser com recursos, comandos e cones j conhecidos pelos usurios do ambiente Windows, isso torna a utilizao do software fcil e intuitiva, sem mistrios para quem utiliza. As pginas da Internet so criadas atravs de textos, imagens, sons, filmes, animaes e principalmente atravs de Hiperlinks, tambm chamados de Links ou Hipertextos que so elementos (palavras, imagens, etc.) colocados nas pginas que abrem outros elementos ou pginas quando acionamos atravs de um clique do mouse. Para acessarmos estas pginas com tais recursos necessitamos de um browser com capacidade para plena visualizao desses elementos. O Internet Explorer totalmente compatvel com esses recursos, tem uma interface agradvel e acessvel at aos usurios menos experientes. O Internet Explorer pode ser acessado no menu Iniciar/Programas/Internet Explorer ou atravs de um atalho na rea de Trabalho (Desktop) que aparece quando instalamos o programa pela primeira vez.

Como identificar o endereo de um site Para comear a navegar na internet, voc precisa digitar corretamente um endereo de um site na Barra de Endereos do Internet Explorer. 11

Um endereo da Internet, tambm chamado de URL (Uniform Resource Locator Localizador de Recursos Uniformes) geralmente todo em letra minscula e comea com um nome de protocolo, seguido do nome da organizao que mantm o site, o sufixo que identifica o tipo de organizao e o pas em que est locado. Quando existir alguma letra maiscula no endereo, ela dever ser digitada. Exemplo de um endereo de site: http://(No precisa ser digitado) Hiper Text Transfer Protocol
Empresa ou Organizao Tipo de Organizao

http://www.uol.com.br
World Wide Web Grande Rede Mundial Identifica o Pas. S os EUA no possui.

Tipo de Organizaes:

.edu: para instituies educacionais. Como por exemplo: Stanford.edu .com: para instituies comerciais. Como microsoft.com .gov: para instituies governamentais. Como nasa.gov .mil: para instituies militares. Como af.mil .net: Gateways e computadores com funes de administrar redes. Como embratel.net .org: organizaes no gorvenamentais. Abaixo segue a tela inicial do Internet Explorer 6.0.

Barra de Botes Barra de Endereos

Barra de Status

12

Como utilizar a janela do Internet Explorer 1. Clique na Barra de Endereos e digite o endereo da pgina que voc deseja visitar. Ex. www.uol.com.br 2. Aperte a tecla Enter do teclado ou no boto IR localizado logo frente da Barra de Endereos.

Para Navegar pela Home Page (pgina ou site da Internet) 1. Logo depois, aparecer a pgina na tela do Internet Explorer. A velocidade depender da velocidade de conexo com a Internet atravs do provedor e do modem. 2. A barra de Status exibir o endereo correspondente (url). 3. Quando voc passar com o mouse sobre o algum link, a ponta da seta indicadora do mouse na tela do monitor se transformar em uma mo apontando que ali est um link. 4. Quando voc clica em um link, abrir outra pgina ou parte dela. Dessa maneira, voc de um endereo acaba caindo em outros endereos de pgina e vai passando para outro e para outro e quando se der conta, est em um lugar totalmente diferente e s vezes at sobre outro assunto interessante. 5. Para voltar a pgina anterior, clique no boto Voltar da Barra de Botes.

6. O Internet Explorer retornar s pginas que voc visitou recentemente. Dicas O boto Voltar pode ser um timo atalho para quelas pginas que voc visitou porque retorna a elas de forma muito mais gil do que voc retornaria digitando o endereo e teclando Enter. Para visualizar uma pgina que voc visualizou antes de clicar no boto Voltar, clique no boto Avanar. Para ver uma lista das ltimas pginas visitadas, clique na pequena seta do lado do boto Voltar e Avanar.

13

Pesquisa Atualmente muitas pessoas possuem computadores em suas casas e estes acessam a maior rede de computadores do mundo, a Internet. Como todos sabem, podemos realizar as mais diversas tarefas atravs da Internet, se sair de casa (ou do trabalho). Uma das coisas mais comuns de acontecer, a pesquisa por estudantes. Estes possuem grande facilidade em realizar pesquisas com o grande contedo de informaes oferecidos na rede, sem se falar nos recursos de busca de informaes que possibilita maior rapidez para encontrar informaes especficas. Alguns sites de busca: Cad (http://www.cade.com.br) Google (http://www.google.com.br) Yahoo (http://www.yahoo.com.br) Radaruol (http://www.radaruol.com.br) Altavista (http://www.altavista.com.br) Foram citados alguns mecanismos de procura por informaes, mas existem muitos outros espalhados pelo planeta. Uma ferramenta on-line muito interessante, o servio de tradues da Babelfish, que pode ser acessado do prprio site do Altavista. Com ele possvel traduzir de e para diversos idiomas, textos e tambm sites inteiros. Para encontrar informaes, possvel recorrer tambm as enciclopdias virtuais, que oferecem recursos muito interessantes e informaes sobre muitos assuntos. Este tipo de servio da Internet deve ser muito explorado pelos alunos, j que trazem informaes sobre praticamente tudo o que estudam na escola, principalmente o que se refere s cincias. Meios de Pesquisa diversos: Wikipdia (http://www.wikipedia.com) Almanaque Folha (http://www.folha.com.br/almanaque) Email Apesar de existir atualmente diversas formas de comunicao, o email continua a forma de comunicao oficial da Internet, talvez por ser uma das maneiras mais antigas de trocar informaes atravs da rede, estando online ou offline. H alguns anos atrs, tivemos uma inovao na troca de informaes atravs do email com a chegada dos chamados webmails. Estes permitem que os usurios dos servios de email possam acessar suas mensagens e arquivos anexos nelas de qualquer lugar que possua acesso a Internet, j que este baseado em navegador, ou seja, alm do prprio acesso a Internet, necessrio apenas um navegador instalado no computador (Internet Explorer, Netscape, Mozilla, Konqueror...). Na atualidade, praticamente todos os servios de email possuem webmail, no sendo necessrio instalar no computador um cliente de email como o Outlook.

14

Abaixo so exibidos alguns sites que podem ter webmail. Tambm possvel se ter email em muitos deles por ser servio gratuto. IG (http://webmail.ig.com.br) YahooMail (http://yahoo.com.br) Click21 (http://webmail.click21.com.br) ZipMail (http://www.zipmail.com.br) Hotmail (http://www.hotmail.com) Comunidades Atualmente existem muitas comunidades virtuais na Internet. Estas consistem em sites que agrupam seus usurios, geralmente, de acordo com suas afinidades. Muitas empresas e escolas adicionam este recurso para que sua comunidade (fisicamente estabelecida) possa se comunicar atravs deste meio digital, tornando as informaes mais geis na velocidade de propagao, sem falar no benefcio da centralizao das informaes. Para empresas, estas comunidades virtuais podem ser chamadas de portais, em que os seus funcionrios, clientes e participantes da comunidade podem acessar e interferir nas informaes. Existem ainda diversas comunidades que podem ser acessadas na Internet. So exemplos: Orkut (http://www.orkut.com) Yahoogrupos (http://www.yahoogrupos.com.br) Grupos do Google (http://www.google.com.br) Muitas formas de conectar pessoas podem ser encontradas, sendo necessrio apenas ver qual grupo mais adequado para sua comunicao com o mundo. Comunicao online J foi falado dos e-mails, mas muitas pessoas precisam de uma comunicao mais gil, em que o destinatrio deve receber a informao enviada, instantaneamente. Isto ocorre devido ao mundo moderno, que se torna cada vez mais dinmico e a necessidade de agilidade. Como as empresas esto 24h por dia conectadas na Internet, tambm fica mais barato a comunicao com seus clientes, fornecedores e tambm funcionrios. O recurso de comunicao instantnea tambm pode ser utilizado como entretenimento entre amigos e entre parentes que esto em viagem ou moram em lugares distantes. So exemplos de comunicao instantnea: Salas de batepapo ICQ MSN Messenger Yahoo Messenger AIM (AOL Instant Messenger) Trillian

15

COMPLEMENTO
PARA CONHECER MELHOR O TECLADO DO COPUTADOR teclado principal - contm as letras, os nmeros e a maioria dos smbolos e algumas teclas especiais. teclado acessrio - traz os nmeros, smbolos matemticos e algumas outras teclas muito utilizadas; seu comportamento depende da tecla <NumLock> (no canto superior esquerdo) estar ativada (gera os nmeros) ou no (gera as setas, e as funes inserir ins, deletar - del, incio - home, fim - end, uma pgina acima - PgUp e uma pgina abaixo - PgDn. teclado central - em que aparecem novamente teclas do teclado acessrio (pode ser usado quando a tecla <NumLock> est ativada = acesa). teclado superior - contm teclas de funo de [F1] a [F12] e algumas teclas especiais. Teclas especiais <Esc>: localizada no canto superior esquerdo. fecha muitos programas.

<Enter>: usada para dar "entrada" nos comandos. Aparece no lado direito, tanto do teclado principal como no acessrio. <BackSpace>: Volta um espao. Funciona como a tecla corretora de uma mquina de escrever (volta uma posio removendo o dgito que antecede o cursor). Quando o caracter incorreto foi apagado pode-se digitar o novo caractere. Cada vez que essa tecla pressionada, o texto direita do cursor deslocado tambm para a esquerda. <Delete>: Aparece no teclado central e no acessrio sendo muito usada em textos para eliminar os caracteres que esto adiante do cursor ou selecionados. Em programas diferentes tem funes tambm diferentes: No Windows Explorer elimina arquivos. Em outras telas do Windows apaga cones. Setas - Movem o cursor para cima, baixo, direita e esquerda. Esto no teclado central e no acessrio. So utilizadas para deslocar o cursor pela tela. <Caps lock>: Est esquerda do teclado principal. Fixa o teclado em caixa alta, para se escrever em maisculas. As trs seguintes ( <Shift>, <Ctrl> e <Alt> ) aparecem duas vezes, ou seja, em ambos os lados do teclado principal. <Shift>: gera letras maisculas ou os smbolos que aparecem no teclado principal, acima dos nmeros. Em alguns teclados, simbolizada por uma seta para cima. <Ins>: Inserir. Sua funo depende do programa, costuma ser usada quando h entradas de texto, servindo para ativar ou desativar o modo de escrita: de insero (que vai deslocando os caracteres que aparecem adiante do cursor) ou destrutivo (que os vai 16

sobrepondo). <Esc>: usada, por exemplo, quando se ativa alguma janela e aparecem botes como "Sim", "No" e "Cancela". Costuma equivaler a este ltimo boto. Teclas de Funo:[F1], [F2], ... , [F12]: sua ao depende do programa. Sob o Windows, [F1] costuma estar reservada para acionar textos de ajuda. Combinaes de teclas do acesso rpido a determinadas funes de programas. As teclas <Ctrl> e <Alt> so chamadas teclas de aderncia, sendo neutras, ou seja, quando pressionadas isoladamente nada acontece. Quando so utilizadas juntamente com uma letra, a tecla deve ser mantida pressionada e apenas um toque deve ser dado na tecla da letra indicada. Os dois dedos devem se elevar juntos. Ambas geram cdigos especiais, com funes variadas, dependendo do programa em uso.

Exemplos: COPIAR: <Ctrl> e C COLAR: <Ctrl> e V DESFAZER: <Ctrl> e Z RECORTAR: <Ctrl> e X acessar um menu: <Alt> e letra sublinhada do menu

17

You might also like