You are on page 1of 5

Dengue

A dengue transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Essa doena chegou a Amrica do Sul atravs dos navios negreiros da frica, junto com os africanos, no perodo colonial. A tripulao desses navios podia ficar to reduzida que, passavam a vagar deriva pelos mares; esses navios ficaram conhecidos como navios-fantasma. Causas: a dengue causada por um arbovrus (vrus transmitido por insetos). Existem quatro tipos dessa doena infecciosa. Os surtos dessa doena se do devido urbanizao acelerada, ao desmatamento, ao aumento da produo de lixo e do descarte inadequado, e atravs de outras atitudes humanas inadequadas. No existe transmisso atravs do contato de um doente ou suas secrees com uma pessoa sadia, nem por fontes de gua ou alimentos. Provavelmente o vrus da dengue que conhecemos hoje, se originou de vrus que circulavam em primatas na proximidade da pennsula da Malsia. Fatores como o crescimento populacional aproximou as habitaes da regio selva e, assim, mosquitos transmitiram vrus ancestrais dos primatas aos humanos que. Aps mutaes, originaram os quatro diferentes tipos de vrus da dengue. Sintomas: os sintomas so normalmente, sentidos aps trs dias da picada. Os sintomas da dengue hemorrgica so basicamente os mesmos da dengue clssica. A diferena est que, na dengue hemorrgica, com o fim da febre, comeam a surgir outros sintomas. Dengue Clssica sintomas: Febre alta com incio sbito. Forte dor de cabea. Dor atrs dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos. Perda do paladar e apetite. Manchas e erupes na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no trax e membros superiores. Nuseas e vmitos Tonturas. Extremo cansao. Moleza e dor no corpo. Muitas dores nos ossos e articulaes. No mapa, o vermelho representa os locais onde a dengue uma epidemia; os locais em azul possuem riscos moderados quanto Tratamento: dengue.

Febre amarela
Dados indicam que, o vrus causador da febre amarela seja de origem africana. Em 1648, em Yucatan, no Mxico, h o primeiro registro de doena semelhante febre amarela. A primeira epidemia se deu em 1730, na Pennsula Ibrica. Causas e transmisso: essa doena transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. Quando a fmea pica a pessoa infectada, o vrus fica em sua saliva. Assim, essa doena, vai sendo transmitida para outras pessoas. Assim como a dengue, no existe a contaminao de pessoa para pessoa e nem atravs das secrees do doente. Alm disso, tambm no h a contaminao por fontes de gua ou alimento. Os mosquitos transmissores dessa doena so principalmente aqueles do gnero Haemagogus, e o Aedes aegypti. Esse mosquito, que tambm o transmissor da dengue, prolifera-se nas proximidades de habitaes em recipientes que acumulam gua limpa e parada, como vasos de plantas, pneus velhos, etc.

Aps a picada do mosquito infectado, a doena demora de trs a seis dias para se manifestar. A febre amarela uma doena infecciosa aguda, de curta durao (no mximo 10 dias), cuja gravidade varivel, causada pelo vrus da febre amarela. A doena causada por um gnero de vrus conhecido como flavivrus. Sintomas e preveno:

GLOSSRIO _________________________________________________ *Cutneo: relativo pele. *Prostrao: enfraquecimento. *Ictercia: uma sndrome caracterizada pela colorao amarelada de pele e mucosas. _________________________________________________

Malria
Essa uma doena, cujos agentes causadores so protozorios (animais, quase todos microscpicos, de corpo unicelular ou formado por uma colnia de clulas iguais entre si) que so transmitidos por vetores. A malria uma doena febril aguda. O agente da doena um parasito do gnero Plasmodium. A transmisso natural da malria ocorre por meio da picada da fmea infectada do mosquito do gnero Anopheles, que se infecta ao sugar o sangue de um doente. Causa: o ciclo de transmisso da malria se inicia quando o mosquito pica um indivduo com malria, sugando o sangue com parasitas (plasmdios). No mosquito, os plasmdios se desenvolvem e se multiplicam. O ciclo se completa quando estes mosquitos infectados picam um novo indivduo levando os parasitas de uma pessoa para outra. Desta forma, o ciclo de transmisso envolve: o plasmdio (parasita), o anofelino (mosquito vetor) e o homem. Os criadouros preferenciais do mosquito transmissor da malria so colees de gua limpa, sombreada e de baixo fluxo, muito frequentes na Amaznia Brasileira. Sintomas: ao contrair a doena, a pessoa pode apresenta sintomas inespecficos. Podemos mencionar: Dor de cabea. Dor no corpo. Fraqueza. Febre alta. Calafrios. Esses sintomas, em geral, so acompanhados por dor na regio abdominal, dor nas costas, tontura, nuseas e vmitos. As gestantes, as crianas e as pessoas infectadas pela primeira vez esto sujeitas a maior gravidade da doena.

Preveno e tratamento: a malria uma doena que tem cura. O tratamento eficaz, simples e gratuito. No entanto, para isso, a doena deve ser diagnosticada e tratada rapidamente. O diagnstico precoce e o tratamento adequado e oportuno da malria so hoje as principais medidas para o controle da doena. Veja como agir para/ao realizar o tratamento da malria:

- Alimente-se normalmente; - Tome todos os comprimidos recebidos, de acordo com a orientao dada pelo profissional de sade; - Evite tomar o remdio em jejum; - Evite uso de bebidas alcolicas durante o tratamento; - Conserve os medicamentos em local seco e seguro; - No d e nem troque o remdio com ningum; - No interrompa o tratamento mesmo que os sintomas desapaream;

Como ainda no existe uma vacina para a doena, importante seguirmos as dicas abaixo para a preveno:

- Use telas em portas, janelas e no ar-condicionado; - Use roupas claras, com camisas de manda longa e calas compridas, enquanto estiver em atividades de grande exposio ao ambiente e em regies de risco; - Uso de mosquiteiro com inseticida; - Uso de repelente a base de DEET (N-N-dietilmetatoluamida) que deve ser aplicado nas reas expostas da pele seguindo a orientao do fabricante sobre o prazo para reaplicao do produto.

Tuberculose
Essa uma doena infecciosa. Sua proliferao est ligada s condies precrias de vida. Por no ter o mesmo destaque na mdia que doenas como a dengue, a tuberculose atinge na maioria das vezes as classes menos favorecidas. Essa uma doena infecciosa contagiosa, sendo uma das que mais mata no Brasil nesse contexto. Causa: a causa dessa doena uma bactria chamada bacilo de Koch. Tal bactria espalha-se pelo ar atravs da fala, tosse ou espirro de pessoas portadoras da tuberculose. A convivncia (principalmente nos ambientes fechados) com pessoas portadoras da doena favorece o contgio. Devemos ressaltar que, a tuberculose no uma gripe ou pneumonia mal curada. Bebidas geladas e o frio no causam tuberculose. No entanto, existem condies que reduzem as defesas do organismo, e podem aumentar a chance de infeco da tuberculose. Dentre essas condies, podemos mencionar a desnutrio, o alcoolismo, o tabagismo e as doenas imunossupressoras, como a AIDS. Sintomas: importante saber que, os sintomas da tuberculose so insidiosos (em alguns pacientes, no aparecem sintomas da doena, e em outros, os sintomas so simples e, portanto ignorados). Dentre os sintomas:

Tosse seca e contnua, que aparecem geralmente no incio do quadro. Com a evoluo da doena, ocorre a tosse com catarro. Pode sair sangue juntamente com o catarro. Febre baixa (normalmente no fim da tarde). Suores nos perodos noturnos. Fraqueza, cansao e enfraquecimento. Perda de peso. Perda de apetite. Com a evoluo da doena, nos casos mais graves, podem ocorrer: Dores no peito. Dificuldade na respirao. Tosse com sangramento. Tratamento e preveno: a tuberculose uma doena que pode ser curada com sucesso se o paciente seguir os passos indicados. Deve-se obedecer as orientaes propostas pelo mdico e realizar corretamente o tratamento. Geralmente, o tempo estimado para o tratamento da tuberculose de seis meses. Normalmente, utilizam-se trs antibiticos. So tomadas duas cpsulas vermelhas e quatro comprimidos brancos, que devem ser utilizados pelo paciente mediante a prescrio mdica. importante obedecer ao mdico, e seguir o tratamento at o fim.

Para prevenir a tuberculose necessrio imunizar as crianas com a vacina BCG. Esta vacina geralmente aplicada nos primeiros meses de vida.

Hansenase
A hansenase uma doena infecciosa cuja evoluo crnica (ou seja, muito longa); causada pelo Mycobacterium leprae, um micro-organismo que ataca principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. Atualmente, a doena pode ser tratada e curada. A transmisso se d de indivduo para indivduo, por germes eliminados atravs das gotculas da fala e que so inalados por outras pessoas penetrando o organismo pela mucosa do nariz. Alm da fala, outra possibilidade o contato direto com a pele atravs de feridas de doentes. Contudo, para essa contaminao, necessrio o contato ntimo e prolongado. Um exemplo de onde pode ocorrer essa contaminao dentro de casa, atravs do contato entre familiares. Normalmente, os adultos so mais resistentes doena que as crianas. O perodo de encubao leva de dois a sete anos; esse nmero depende de fatores. O baixo nvel econmico, a desnutrio e a superpopulao

domstica podem facilitar a transmisso/ contaminao. Assim, essa doena tem grande incidncia nos pases subdesenvolvidos. A hansenase tem cura. O tratamento realizado em postos de sade e os medicamentos so gratuitos. O tratamento pode levar de seis meses a doze meses, dependendo da gravidade do problema.

Doena de Chagas
Causa: A doena de chagas infecciosa. causada por um protozorio parasita, de nome Trypanosoma cruzi. Atravs do ferimento causado pela picada dos barbeiros (ou chupes), esse protozorio entra em nosso sangue. O barbeiro, tambm chamado de triatomas, contamina-se ao chupar o sangue de mamferos (animais e humanos) infectados pelo protozorio. Quando no tubo digestivo do inseto, o parasita Trypanosoma eliminado pelas suas fezes. O barbeiro emite suas fezes justamente no ponto de sua picada; assim, o ser humano passa a abrigar o protozorio, e adquire a doena. Sintomas: a doena possui duas fases, sendo uma aguda e outra crnica. O local da picada pelo vetor no ser humano fica avermelhada e endurecida. Essa leso causada pela entrada do Trypanosoma em nosso corpo conhecida como chagoma. Aps um dado perodo de incubao, ocorrem os seguintes sintomas: Febre. Inchao do fgado e do bao. Vermelhido no corpo semelhante a uma alergia e que dura pouco tempo. Em casos mais graves, pode ocorrer inflamao do corao com, por exemplo, aumento do nmero de batimentos por minuto. Nos casos ainda mais graves, podem ocorrer sintomas de:

Inflamao das camadas de proteo do crebro (meningite) e inflamao do crebro (encefalite).

Os casos fatais so raros, mas, quando ocorrem, so nesta fase, em decorrncia da inflamao do corao ou do crebro. Mesmo sem tratamento, esses sintomas desaparecem aps algumas semanas ou meses. Muitas vezes, as pessoas podem passar muito tempo (ou at o resto da vida) sem sintomas da doena, de modo que isso s mostrado em exames laboratoriais. J na fase crnica, a doena pode apresentar os sintomas de: Doena do msculo do corao; os batimentos cardacos descompassados (arritmias). Perda da capacidade de bombeamento do corao, podendo causar desmaios, e evolues fatais. O corao pode aumentar bastante, comprometendo seu funcionamento. Outras manifestaes desta fase podem ser: O aumento do esfago e do intestino grosso. Dor abdominal.

Tratamento e preveno: o medicamento realizado com uma substncia muito txica, mas que, porm, possui comprovados resultados na fase aguda. Na fase crnica, o tratamento realizado mediante ao sintoma. Em alguns casos, necessrio o transplante de corao. A preveno se baseia na eliminao do inseto.

Leishmaniose
Causas: a leishmaniose uma doena causada por parasitas. Essa doena no contagiosa. Ela consiste na invaso e reproduo desses parasitas nas clulas do sistema imunolgico dos seres humanos. Animais silvestres e domsticos, como cachorros, podem servir como fonte de infeco para a leishmaniose. Isso porque, eles abrigam o parasita em seu tubo digestivo. A transmisso se d atravs de insetos que se alimentam de sangue. O mosquito palha o principal transmissor da doena. Eles apresentam a cor amarelada ou acinzentada, e permanecem com as asas abertas mesmo estando em repouso. Devido ao tamanho, esse mosquito pode passar por telas.

Sintomas: existem dois tipos dessa doena; existe a leishmaniose cutnea e a leishmaniose visceral. Os sintomas de cada uma delas so:

- Aps duas ou trs semanas da picada, aparece uma pequena elevao da pele avermelhada. Essa elevao vai aumentando at formar uma ferida recoberta por crosta ou secreo purulenta (corrimento). - Pode haver a manifestao da doena atravs de leses inflamatrias nas mucosas do nariz e na boca. Leishmaniose cutnea

- Febre irregular e prolongada. - Anemia. - Indisposio. - Palidez da pele e ou das mucosas. - Falta de apetite. - Perda de peso. - Inchao do abdmen (devido ao aumento do fgado e do bao). Leishmaniose visceral

Tratamento e preveno: a forma mais ideal para preveno a proteo contra o inseto, atravs de medidas como: usar repelentes, roupas adequadas e telas. O diagnstico precoce indispensvel para realizar-se um bom tratamento. Pessoas com feridas de difcil cicatrizao devero procurar um mdico. Uma medida preventiva e educativa a sugesto de uma faixa de segurana de 200 a 300 metros entre as residncias e a floresta em reas de risco. Uma faixa desta natureza tem que ser bem planejada para evitar problemas decorrentes do desequilbrio ambiental. O controle qumico, por intermdio de inseticidas, s ter utilidade quando a transmisso se der em ambiente domiciliar e em pouco espao de tempo.

You might also like