You are on page 1of 24

CIARI Centro de Investigao e Anlise em Relaes Internacionais www.ciari.

org

Joo Sobral
Licenciado em Relaes Internacionais

A Doutrina Social da Igreja e a Democracia-Crist - A marca de Joo Paulo II -

INTRODUO

A Doutrina Social da Igreja (DSI) normalmente entendida como um corpo de pensamento social tornado pblico pela divulgao de textos por parte da Igreja Catlica, e cujo comeo situado, de forma mais ou menos generalizada, em 1891 com a publicao da encclica Rerum Novarum.

Neste ensaio procurarei acompanhar o percurso histrico da DSI identificando, num primeiro momento, os traos que a caracterizam, e em seguida apresentar a relao entre a Igreja e a poltica e as experincias de ideologizao do pensamento social cristo.

No final pretendo avaliar qual a relevncia da DSI na sociedade actual e os comandos que prope em reaco aos novos tempos.

PERCURSO HISTRICO E PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DA DSI 1. Percurso histrico


O surgimento da DSI , no raras vezes, situado por altura da publicao da encclica Rerum Novarum, em 1891. Mas a DSI no surge com a Rerum Novarum.

De acordo com Paulo Fontes a Rerum Novarum s surge como um marco [...] na medida em que o texto corresponde ao tratamento pelo magistrio pontifcio da chamada questo operria [...] e devido ao realce e notabilidade que [...] [o] texto alcanou no quadro do pensamento de Leo XIII e da aco global da Igreja Catlica [...]. [...] a sua publicao foi marcante para o aprofundamento da compreenso que a Igreja tinha acerca da nova sociedade industrial [...] mas de acordo com o autor, muitos dos aspectos que a encclica contempla correspondem a [...] princpios enunciados pelos papados anteriores1.

Na encclica Centesimus Annus o Papa Joo Paulo II refere-se ao contexto que ter motivado a divulgao da encclica Rerum Novarum:

No final do sculo passado, a Igreja encontrou-se diante de um processo histrico, em movimento j h algum tempo, mas que ento atingia um ponto nevrlgico. Factor determinante desse processo foi um conjunto de mudanas radicais verificadas no campo poltico, econmico e social, no mbito cientfico e tcnico, alm da influncia multiforme das ideologias predominantes. Resultado destas alteraes foi, no campo poltico, uma nova concepo da sociedade e do Estado e, consequentemente, da autoridade. Uma sociedade tradicional se dissolvia, e comeava-se a formar uma outra, cheia da esperana de novas liberdades, mas tambm dos perigos de novas formas de injustia e escravido.2

FONTES, Paulo, A Doutrina Social da Igreja numa perspectiva histrica, in Questes Sociais, Desenvolvimento e Poltica, UCP, Lisboa, 1994, pp. 68-9. 2 Encclica Centesimus Annus, captulo I.

Perante mudanas polticas e sociais no s relevantes como consequentes, que ocorreram ao longo do sculo XIX em decorrncia da revoluo industrial a Igreja decidiu pronunciar-se. A Rerum Novarum constituiu uma reaco a essas mudanas. No entanto, a encclica no representa um comeo absoluto. Ela emergiu sustentada por razes de dois milnios. Como refere George Weigel, h j quase dois mil anos que os cristos se dedicam a reflectir sobre o seu relacionamento com os intricados meandros da poltica, da economia e da cultura.3

Manuel Braga da Cruz explicita melhor este ponto ao referir que [...] a Doutrina Social da Igreja, tal como ela hoje vulgarmente entendida, uma doutrina que nasce apenas no sculo XIX4 No se tratando de uma realidade totalmente nova5, porque fundada num corpo de pensamento social existente de h muito, ela apresenta, no entanto, aspectos inovadores a partir de 1891: a sua sistematizao formal - O novo paradigma estabelecido pela Rerum Novarum consiste no recurso s solenes Encclicas Pontifcias para a anlise sistematizada das situaes sociais com que no nosso tempo nos defrontamos; para a exposio da Doutrina da Igreja aplicvel s solues a encontrar para essas situaes, bem como dos erros de outras doutrinas contemporneas 6 - e a sua apresentao - A doutrina social da Igreja dos tempos modernos distingue-se pelo seu carcter eminentemente pblico.

A encclica, ainda que no tenha sido o marco fundador da DSI, ter permitido o desenvolvimento de novas reflexes acerca da presena da Igreja no mundo moderno. Ela ter sido porventura o marco fundador de um novo posicionamento da Igreja perante a sociedade. A partir de ento, em encclicas posteriores a Igreja cuidou de ir [...] reafirmando ideias, ampliando ou restringindo princpios e alterando mesmo a acentuao [daquele] primeiro texto7.

WEIGEL, George, A Doutrina Social da Igreja no Sculo XXI, Nova Cidadania, Ano IV, Nmero 16, Abril/Junho 2003, p. 57. 4 CRUZ, Manuel Braga da, Cincias Sociais e Doutrina Social da Igreja, in Questes Sociais, Desenvolvimento e Poltica, UCP, Lisboa, 1994, p. 48. 5 Uma das grandes mudanas que se do [...] com Leo XIII a secularizao da questo poltica e a valorizao da questo social [...]. in Paulo Fontes; Ob. cit. p. 83. 6 PINTO Mrio, A Doutrina Social da Igreja, ontem, hoje e amanh, in rev. Direito e Justia, Inverno de 1998, p. 213. 7 in Paulo Fontes; Ob. cit. p. 69.

Sendo [...] a doutrina social da Igreja [...] um produto do sculo XIX, [ela] nasce com a sociedade industrial, com o aparecimento das sociedades liberais, ou seja, com as sociedades de governo representativo.8 Apresenta-se primeiro como uma resposta questo da liberdade, e depois questo social.

A DSI conheceu uma aprecivel linha de evoluo ao longo de mais de um sculo desde a divulgao da Rerum Novarum. De acordo com Paulo Fontes, no importante papel que a DSI tem tido na observncia das mutaes que vo ocorrendo na sociedade, deu-se a [...] mudana de uma perspectiva inicialmente marcada pela chamada questo operria, para uma reflexo mais abrangente sob o signo do desenvolvimento dos povos [e] neste percurso [uma] crescente abertura complexidade da realidade, nomeadamente pelo alargamento de uma viso ocidental marcada predominantemente pelas questes ligadas s sociedades industrializadas para uma compreenso mais universal [...]9 . No que respeita relao da Igreja com a sociedade ter-se- dado a [...] evoluo de uma atitude de intransigentismo para uma posio de dilogo com as diversas correntes poltico-filosficas, assente na valorizao da democracia poltica e social e na ideia de cidadania dos cristos. Fontes refere ainda que a afirmao da religio catlica como elemento de regenerao social foi dando lugar, progressivamente, a um maior reconhecimento do valor dos direitos humanos, onde se inclui a liberdade religiosa. Ao nvel do pensamento da Igreja verificou-se uma

incorporao crtica de vrias categorias da modernidade como mudana, evoluo,


progresso, desenvolvimento, individualizao, socializao, secularizao , numa linha de valorizao do dilogo cultural e religioso. Por fim Fontes identifica a passagem de uma atitude de simples exortao moral ao reconhecimento da necessidade de aprofundamento de uma reflexo tica.10

Ainda de acordo com o autor [] os enfoques temticos abordados revelam que a Igreja catlica acompanhou e ter antecipado algumas das grandes questes da sociedade e do mundo, contribuindo para o aprofundamento da conscincia sobre a dignidade humana e para a reflexo sobre a dimenso planetria de muitos problemas

CRUZ, Manuel Braga da, Cincias Sociais e Doutrina Social da Igreja, in Questes Sociais, Desenvolvimento e Poltica, UCP, Lisboa, 1994, p. 46. 9 Paulo Fontes; Ob. cit. pp. 95-6. 10 Ibidem, pp. 95-6.

sociais do sculo XX11. Numa primeira fase foram os domnios econmico e social os privilegiados pela DSI, que passou depois reflexo nos campos da cultura, da poltica e do conceito de civilizao12.

Actualmente os temas mais desenvolvidos pela DSI [...] so: o trabalho (como forma de realizao humana) e a famlia; as questes ligadas defesa da vida; os direitos e liberdades individuais e o desenvolvimento humano no quadro da interdependncia dos povos; a ecologia e a solidariedade inter-geracional; as migraes e os desequilbrios mundiais; e a afirmao da necessidade da converso individual e da prtica da solidariedade.13 No seu percurso histrico a DSI apresenta-se como um corpo de pensamento social que vem, ao longo dos tempos, apresentando [...] propostas crists para a compreenso do relacionamento da Igreja com o mundo da poltica, da economia e da cultura [...]14. Indo encontrar nos mestres clssicos e medievais a sua inspirao, a DSI ps a sagacidade daqueles em dilogo com as realidades do mundo de hoje propondo comandos para os problemas que vai identificando15. Desde 1891 que, marcada por um carcter pblico e num esprito de adaptao constante, [...] fornece um sistema principiolgico, uma concepo acerca do homem, da sociedade e do Estado, em contraposio aos modelos ideolgicos dominantes16.

2. Caracterizao, princpios fundamentais e a marca de Joo Paulo II

A DSI pode definir-se como um polo dentro do aparelho global que a Igreja desenvolve para a sua presena na sociedade moderna. [...] surge como uma resposta a questes que o desenvolvimento das sociedades liberais e industrializadas colocou ao nvel da organizao da vida e construo da prpria sociedade. 17

A DSI no pode entender-se como um conjunto de princpios imutveis ou isolados nem como uma ideologia. Ela multiforme e coloca a nfase no mbito de um processo de desenvolvimento da sua reflexo em diferentes aspectos da vida em
11 12

Paulo Fontes, Ob. Cit. pp. 95-6. Ibidem, p. 72. 13 Ibidem, p. 94. 14 Ibidem, p. 94. 15 George Weigel, Ob. Cit. pp. 57-8. 16 PINTO, Mrio, Lies de Doutrina Social da Igreja, texto no publicado. 17 Paulo Fontes, Ob. Cit. p. 72.

sociedade consoante as circunstncias de cada momento e contexto. A DSI no um conjunto de princpios imutveis nem est vinculada a um sistema ideolgico.18

George Weigel define-a como uma proposta de organizao do futuro do Homem: [...] a proposta de uma maneira de viver a liberdade que alia esta vontade e a verdade bondade, e um modo de pensar as expectativas que se abrem ao ser humano capaz de congregar todos os homens de boa vontade19.

Na encclica Sollicitudo Rei Socialis Joo Paulo II define a natureza da DSI:

A doutrina social da Igreja no uma terceira via entre capitalismo liberal e colectivismo marxista, nem sequer uma possvel alternativa a outras solues menos radicalmente contrapostas: constitui por si mesmo uma categoria. No uma ideologia, mas a formao acurada dos resultados de uma reflexo atenta sobre as complexas realidades da existncia humana, na sociedade e no contexto internacional, luz da f e da tradio eclesial. A sua finalidade principal interpretar estas realidades, examinando a sua conformidade ou desconformidade com as linhas de ensinamento do Evangelho sobre o homem, e sobre a sua vocao terrena e ao mesmo tempo transcendente; visa, pois, orientar o comportamento cristo. Ela pertence, por conseguinte, no ao domnio da ideologia, mas da teologia e especialmente da teologia moral.

Ao longo do seu pontificado Joo Paulo II vem perfilhando os trs princpios que caracterizam a DSI desde o Papa Leo XIII. Mas no se limita apenas a consolidar e desenvolver estes princpios. Joo Paulo II acrescenta um princpio inovador DSI.

O primeiro princpio clssico o princpio do personalismo, tambm conhecido por princpio dos direitos do Homem. Segundo esta pedra fundamental da doutrina social da Igreja, todo e qualquer pensamento recto acerca da sociedade nos seus aspectos culturais, polticos e econmicos parte da dignidade da pessoa humana. Por outras palavras, quando se trata da sociedade, o pensamento recto no parte do Estado, do partido, da tribo, do grupo tnico ou do gnero a que se pertence, mas sim da pessoa
18 19

Paulo Fontes, Ob. Cit. p. 73. George Weigel, Ob. Cit. p. 63.

humana enquanto indivduo. A sociedade e a sua expresso jurdica, o Estado, s podem ser compreendidos como entidades ao servio do desenvolvimento integral da pessoa humana. O Estado, em particular, tem uma obrigao de defender os direitos fundamentais das pessoas, que so inerentes prpria condio humana. Segundo o entendimento catlico do termo, os direitos no so benefcios que o Estado distribui a seu bel-prazer; so bens que qualquer Estado justo deve proteger e/ou promover.20 O segundo princpio clssico o princpio do bem comum [com o enfoque dirigido sociedade], que completa o princpio personalista. De acordo com Weigel, Porque os seres humanos atingem a plenitude da sua humanidade atravs das relaes que estabelecem entre si, cada um de ns deve exercer os seus direitos de forma a contribuir para o bem-estar da sociedade, e no apenas na perspectiva do seu prprio benefcio pessoal. Viver ao servio do bem comum essencial para o desenvolvimento integral das pessoas e para o bem da sociedade.

O terceiro princpio clssico o princpio da subsidiariedade, a que tambm podemos chamar princpio da liberdade de associao ou princpio da sociedade civil.21 [...] Este princpio ensina que a sociedade deve manter o poder de deciso ao nvel [...] mais prximo possvel daqueles que so mais afectados pelas decises sem pr em causa o bem comum. [...] mantm-se ainda hoje como um princpio anti-estatizante da doutrina social da Igreja, obrigando-nos a considerar em primeiro lugar as solues existentes no sector privado, ou as que podem ser encontradas pela conjugao entre os sectores privados e pblico, em detrimento das que o Estado prope, em matrias to importantes em termos sociais como a educao, a sade ou a segurana social.22

A estes trs princpios que a DSI j integrava de pontificados anteriores, Joo Paulo II juntou-lhe um quarto princpio, o princpio da solidariedade ou princpio da amizade cvica, em resposta aos novos desafios com que o mundo contemporneo se confronta.

Segundo os ensinamentos do Papa, uma sociedade adequada para os seres humanos, capaz de lhes proporcionar um desenvolvimento integral, no se pode basear apenas em regras contratuais ou em normas jurdicas, mas precisa ter uma textura mais rica,

20 21

George Weigel, Ob. Cit. p. 58. Este princpio surgiu com a encclica Quadragesimo Anno, que Pio XI publicou em 1931. 22 Ibidem, pp. 58-9.

formada por todo um conjunto de relacionamentos, exigindo aquilo a que Jacques Maritain dava o nome de amizade cvica: uma experincia de companheirismo, de fraternidade, de participao mtua num grande empreendimento comum. Uma sociedade verdadeiramente humana floresce quando os indivduos dedicam o exerccio da sua liberdade defesa dos direitos dos outros e prossecuo do bem comum, e quando a comunidade apoia os indivduos no seu processo de amadurecimento at atingirem a sua verdadeira humanidade esse o significado de viver em solidariedade.

H vrios contributos originais de Joo Paulo II para a DSI. Na encclica Sollicitudo Rei Socialis o Papa refere-se, pela primeira vez, a um direito de iniciativa econmica, que descreveu como uma expresso da criatividade do Homem. A nvel macro, o Papa reafirmava ento que a sociedade civil, com a sua rede de associaes livres e voluntrias, essencial ao desenvolvimento econmico e poltico; [...] ensinava igualmente que a economia do desenvolvimento e as estratgias de desenvolvimento econmico no se podem abstrair das questes culturais e polticas. No que respeita ao subdesenvolvimento o Papa afasta abordagens de vitimizao e refere que o desenvolvimento integral do Homem exige que os pases do Terceiro Mundo empreendam reformas jurdicas e polticas rigorosas. Para Joo Paulo II, o governo participativo constitui um aspecto decisivo do desenvolvimento integral.23

O Papa salientou tambm que [...] a interdependncia (fenmeno que viria a evoluir, tomando o nome de globalizao) tem um cunho moral, e no apenas material. Nenhum pas, nenhuma regio, pode, sejam quais forem as circunstncias, ser banido da Histria e ser deixado sua sorte.

No que respeita s associaes voluntrias, o Papa valoriza-as, considerando-as essenciais sociedade livre e virtuosa. Instituies como a famlia, as associaes empresariais, os sindicatos ou grupos sociais e culturais, [...] encarnam aquilo a que Joo Paulo II chama a subjectividade da sociedade e constituem escolas de liberdade importantssimas.

23

George Weigel, Ob. Cit. p. 60.

No que diz respeito riqueza das naes, salienta que esta j no est apenas nos recursos naturais. O esprito e a criatividade do Homem, materializados nas ideias, no esprito empreendedor e capacidade de realizao, passam a ser importantes fontes de riqueza.

Refere ainda que o problema da pobreza se deve sobretudo excluso das redes de produtividade e de intercmbio. No se trata portanto de [...] uma questo de se dispor de uma parte desigual ou inadequada de um certo conjunto abstracto de bens econmicos. Nesta perspectiva a diminuio da pobreza passar por libertar o potencial que existe nas pessoas. Os programas sociais deviam ter como objectivo o desenvolvimento de hbitos e de competncias que permitam aos pobres aceder s redes de produtividade e de intercmbio.24

Na encclica Centesimus Annus, publicada em 1991, e em virtude das alteraes que identifica na sociedade, o Papa aborda novos temas. Nessa encclica a Igreja, atendendo aos sinais dos tempos, veio propor ao mundo a sociedade livre e virtuosa, apresentando rectido e liberdade como inseparveis, uma vez que, na circunstncia em que uma sociedade seja livre sem que seja igualmente virtuosa, ela abre campo emergncia de novas formas de tirania.

So trs os elementos que compem uma sociedade livre e virtuosa: uma comunidade poltica democrtica, uma comunidade livre e uma cultura moral pblica slida. A chave de toda essa construo est no elemento cultural. Porque a liberdade poltica e a economia livre soltam energias humanas tremendas, necessria uma cultura moral vigorosa, que discipline e oriente essas energias, para que elas sirvam os fins de um verdadeiro e pleno desenvolvimento humano. A democracia e a economia livre no podem funcionar por si mesmas. Para que as comunidades polticas autnomas e as economias livres no se auto-destruam, elas tm que ser dirigidas por um certo tipo de pessoas, possuidoras de certas virtudes. Cabe ao sector moral-cultural incutir nas pessoas esse tipo de hbitos de corao e de esprito, e a tarefa pblica primordial da Igreja consiste precisamente em formar esses sector. No compete, portanto, Igreja propor solues tcnicas para as questes relacionadas com a governao ou com a

24

George Weigel, Ob. Cit. p. 62.

actividade econmica; Igreja compete criar a cultura que pode formar o tipo de gente com capacidade para desenvolver essas solues [...]25.

25

George Weigel, Ob. Cit. pp. 60-2.

A DEMOCRACIA-CRIST E A SOCIEDADE CONTEMPORNEA

1. A Igreja e a Poltica.

Os primeiros sinais do surgimento da democracia-crist situam-se ainda no sculo XIX. Dom Luigi Sturzo ter sido dos primeiros a criar um partido democrata-cristo assente num corpo doutrinal articulado: o Partido Popolare26. No mbito do pensamento social cristo h duas categorias de partidos polticos: os partidos catlicos e os partidos democrata-cristos. H que ver que estas duas categorias de partidos no so semelhantes na sua caracterizao nem correspondem ao mesmo contexto histrico. A designao de partidos catlicos corresponde sobretudo ao contexto do sculo XIX. J os partidos democrata-cristos tiveram a seu desenvolvimento no sculo XX27. A designao de democracia-crist tem um sentido poltico, na medida em que corresponde aceitao por parte dos partidos catlicos da democracia liberal e dos seus valores. Como salienta Mayeur, leur origine [les partis catholiques] sont donc des partis de dfense religieuse, dsireux dassurer la protection des droits de lglise sur le terrain du droit commun. Mais ils se donnrent, selon des rythmes variables, un programme politique et social propre . Esses programas polticos enquadravam-se no mbito de uma filosofia poltica e social inspirada no cristianismo. Tendo por base os princpios cristos propunham um modelo de organizao da comunidade. Il nest pas sr que des partis de simple dfense religieuse auraient pu trouver la dure. En revanche, la rfrence la conception de lhomme et du monde quaffirme lenseignement politique et social de lglise apporta a ces partis le soutien, qui ne fut certes pas toujours constant et total, de la hirarchie et du clerg. Elle constitua le fondement de leur force et de leur continuit.28

O facto de terem uma referncia crist no foi factor impeditivo para os partidos catlicos e democrata-cristos conservarem a sua autonomia poltica. Essa referncia

26

NEMOIANU, Virgil, Compassionate Conservativism and Christian Democracy, The Intercollegiate Review, Outono de 2002. 27 MAYEUR, Jean-Marie, Catholicisme Social et dmocratie chrtienne Principes romais, expriences franaises, Les ditions du CERF, Paris, 1986, p. 112. 28 Jean-Marie Mayeur, Ob. Cit. p. 116

10

crist significava apenas a adeso a uma moral poltica e social29. Os partidos catlicos conservaram uma margem de aco aprecivel tendo em conta os diferentes contextos nacionais30.

La dmocratie chrtienne na pas dabord, et na pas seulement, un sens politique. Le mouvement dmocrate-chrtien touche la fin du sicle dernier, aprs lencyclique Rerum Novarum, lensemble du monde catholique. Il associe trois composantes qui ne vont pas toujours de pair : une volont de reforme et de transformation religieuse, voire de dmocratie dans lglise, une volont de transformation sociale et une volont de transformation politique.31 desde 1945 que os ideais democrata-cristos se impuseram no programa social dos partidos catlicos32.

No perodo que se seguiu Segunda Guerra Mundial os partidos democrata-cristos conquistaram uma posio slida e durvel, e sem equiparao at a, no contexto poltico da Europa Ocidental. Essa posio reforada deveu-se ao papel que os democrata-cristos desempenharam na resistncia, deveu-se ao desaparecimento dos partidos de direita tradicional a seguir guerra, ao medo do comunismo e a uma atitude favorvel da Igreja33.

Mas se a conjuntura poltica lhes foi favorvel no ps-guerra, a evoluo da Igreja parecia ser-lhes nefasta. O declnio dos conflitos entre a Igreja e o Estado deixou os partidos religiosos sem causas, uma vez que a Igreja reconheceu, depois do conclio, a legitimidade do pluralismo de atitudes polticas dos cristos, desde que estas no sejam contrrias aos ensinamentos do cristianismo34. O novo contexto poltico, e sobretudo as mudanas vindas da prpria Igreja fizeram com que os partidos democrata-cristos se tornassem cada vez mais partidos semelhantes aos demais. Tendo perdido a sua especificidade confessional35, ocuparam o espao dos partidos conservadores que se ausentaram do arco poltico.

29 30

Ibidem, p. 118. Ibidem, p. 119. 31 Ibidem, p. 122. 32 Ibidem. 33 Ibidem, p. 124. 34 Ibidem, pp. 124-5. 35 Jean-Marie Mayeur, Ob. Cit. p. 125.

11

Certes, lvolution de lglise comme celle des enjeux des lutes politiques vont dans le sens dun dprissement des aspects proprement confessionnels des partis dmocrateschrtiens. Ceux-ci perdent ainsi lambigut qui fut la leur. Les partis dmocrateschrtiens deviennent des partis vritablement, et non seulement dans leur idal, aconfessionnels. Mais ils conservent, quils se disent ou non chrtiens, une rfrence, sinon lenseignement social et politique du christianisme (la Bible nest pas un livre de recettes, dit le programme de la CDU), du moins la vision du monde dont est porteur le christianisme. De ce fait, ils ne sont pas seulement des partis de gestion, pragmatiques, lamricaine. Ils demeurent des Weltanschaungspartei, au sein desquels vivent des courants divers, les uns conservateurs, les autres dmocratiques, voir socialisants.

Essa diversidade constitui uma das razes da vitalidade destes partidos. A evoluo dos programas polticos democrticos de inspirao crist demonstra que, apesar das transformaes a que estiveram sujeitos, continuam a contemplar a defesa dos valores da famlia, o papel das comunidades intermdias, a afeio propriedade privada, a busca da participao cvica ou o pluralismo poltico. Estes so os traos que se mantiveram. Mas tambm contemplam inovaes, como no que respeita nfase colocada nos direitos e liberdades da pessoa, a ateno dedicada ao perigo da burocratizao e do estatismo. Os seus programas tm procurado responder com preciso aos desafios que vo surgindo a par da evoluo das sociedades contemporneas36.

Jean-Marie Mayeur faz referncia relao da Igreja com a poltica. [...] La relation entre lglise et la politique ne passe pas seulement par lintermdiaire de partis. Longtemps, du reste, lglise a prfr lintervention des vques et de la curie auprs dun chef dtat, hritier du prince chrtien, laction des parties parlementaires aux mains des lacs. Aucune image nest plus inexacte que celle qui ferait des partis catholiques ou dmocrates-chrtiens le bras sculier de la hirarchie ou du SaintSige. [...] laction de partis lglise a prfr celle dorganisations catholiques, jouant la manire des groupes de pression sur le pouvoir politique, et les divers partis, attachs la dfense catholique [...]37.
36 37

Ibidem. Jean-Marie Mayeur, Ob. Cit. p. 113.

12

Braga da Cruz clarifica qual , e qual dever continuar a ser, de facto, a postura da Igreja na relao com a poltica, motivada pelas questes sociais. A esse propsito salienta que [...] a Igreja tem uma exclusiva competncia tica a propsito da realidade social. Acrescenta que a Igreja no tem competncia para dizer qual forma de governo melhor. A Igreja no se pronuncia sobre isso, mas sobre o Homem, sobre a sociedade, sobre o Estado. O discurso da Igreja um discurso tico, filosfico ou teolgico se quiserem, mas no um discurso tcnico pois a Igreja no tem competncia tcnica e respeita a autonomia da tcnica, e a autonomia da cincia, e do discurso cientfico. Mas isto no quer dizer que a tcnica e a cincia no tenham de estar subordinadas moral. A Igreja no tem competncia para dizer quais as melhores estratgias de desenvolvimento econmico, quais as melhores formas de organizao social, quais as melhores formas de organizao poltica. 38 [...] a Igreja no tem competncia tcnica e a Doutrina Social da Igreja no deve ser colocada ao nvel das propostas tcnicas de resoluo dos problemas. A Doutrina Social da Igreja um corpo normativo, uma doutrina tica sobre a realidade social. E como tal, respeita a autonomia da cincia e da tcnica. Mas tem uma palavra a dizer sobre a orientao tica ou sobre os valores que devem orientar a aco da cincia e a aco da tcnica.

Mas apesar de pretender um distanciamento em relao a questes de ordem tcnica, a DSI serviu de inspirao a entidades polticas que procuram intervir na organizao sociedade, ainda que inspiradas pelos seus princpios morais. Como refere M.-D. Chenu, [...] la dmocratie chrtienne se prsentera comme le protagoniste de la doctrine sociale dans ses implications politiques.39

Em termos de influncia poltico-social, Mrio Pinto vai mais longe ao atribuir DSI o triunfo da democracia humanista, liberal e social. Isto em virtude do referido modelo poltico estar na linha da matriz sempre defendida pela DSI em oposio s [...] duas grandes ideologias inimigas dos sculos XIX e XX: o capitalismo e o socialismo. Mas o reconhecimento desta influncia no significa o reconhecimento da DSI como ideologia, pois o autor explicita que [...] no seu prprio contedo, se no encontram os

Braga da Cruz, Ob. Cit. p. 48. CHENU, Marie-Dominique, La Doctrine Sociale de lglise comme idologie, Les Editions du CERF, Paris, 1979, p. 11.
39

38

13

elementos que tipicamente mudam a doutrina em ideologia, desde logo um projecto de poder e de assuno de liderana para uma transformao scio-poltica. O que se pode dizer que [...] da DSI nasceram movimentos sociais que podem considerar-se portadores de ideologia: os chamados movimentos sociais cristos, [...] os quais, com base na leitura da DSI que apenas responsabilizou a si prprios mas no a autoridade docente da Igreja, se constituram em movimentos ideolgicos alternativos a outros existentes40. No que respeita exclusivamente DSI, e como refere Chenu, La foi nest pas une idologie 41.

2. A Sociedade contempornea

So vrios os novos desafios com os quais a sociedade contempornea se depara. Mrio Bigotte Choro procura [...] considerar a DSI em face da cultura dominante e como forma de reaco crise profunda em que ela mergulha a sociedade42. O autor refere que a situao presente se caracteriza pelo [...] avano generalizado do liberalismo relativista e materialista, a raiar, no raro, pelo mais radical niilismo. Fruto de mltiplos germes negativos da modernidade e conservando fortes resduos da mentalidade e da prxis marxista, a cultura imperante nas sociedades liberais dos nossos dias reflecte a exacerbao do subjectivismo e do positivismo, o triunfo do pensamento fraco, antimetafsico e historicista, o domnio do utilitarismo materialista, economicista e consumista43.

Na perspectiva do autor o estado geral da cultura contempornea pode ser definido deste modo: [...] a ver entendida como certeza; o bem como prazer; a eternidade, como temporalidade ilimitada; a liberdade, como irresponsabilidade; a contemplao desbancada pela aco; a transcendncia resolvida em imanncia; o ser dissolvido em mero aparecer; o valor reduzido a utilidade44.

40 41 42

PINTO, Mrio, Lies de Doutrina Social da Igreja, texto no publicado.

M.-D. Chenu, Ob. Cit. p. 96. CHORO, Mrio Bigotte, Pessoa humana e bem comum como princpios fundamentais da Doutrina Social da Igreja, in Questes Sociais, Desenvolvimento e Poltica, UCP, Lisboa, 1994, p. 107. 43 Ibidem, p. 108. 44 Mrio Bigotte Choro, Ob. Cit. p. 109.

14

A DSI caracterizou-se, numa fase inicial, por desenvolver uma discusso crtica e de refutao das doutrinas, passando depois para uma fase de interpretao e julgamento dos acontecimentos45. Procedendo hoje interpretao e avaliao das dinmicas que ocorrem na sociedade, em que medida que a DSI se constitui como uma fonte de propostas construtivas? Como refere Bigotte Choro, a intencionalidade prtica e reformista da DSI indiscutvel: ela pretende ser um guia tico do agir humano na sociedade e um estmulo ao constante aperfeioamento da ordem social.46 Citando Jacques Maritain, em Lhomme et LEtat, Bigotte Choro faz referncia ao conceito de bem comum para melhor identificar um dos principais problemas com que as sociedades contemporneas se deparam, e em que ponto a DSI converge com a esfera poltica no sentido de contribuir para resolver esse problema:

o que constitui o bem comum da sociedade poltica no [...] somente o conjunto dos bens ou servios de utilidade pblica ou de interesse nacional (estradas, portos, escolas, etc.) que supe a organizao da vida em comum, nem as boas finanas do Estado, nem o seu poder militar, no somente o conjunto de leis justas, de bons costumes e de instituies capazes que do a sua estrutura nao, nem a herana das suas grandes recordaes histricas, dos seus smbolos e das suas glrias, das suas tradies vivas e dos seus tesouros de cultura. O bem comum compreende todas estas coisas, mas muito mais ainda, mais profundo, mais concreto e mais humano: porque envolve tambm, e antes de tudo, [...] a soma ou integrao sociolgica de tudo o que h de conscincia cvica, de virtudes polticas e do sentido do direito e da liberdade, e de tudo o que h de actividade, de prosperidade material e de riquezas do esprito, de sabedoria hereditria inconscientemente posta em aco, de rectido moral, de justia, de amizade, de felicidade e de virtude, e de herosmo, nas vidas individuais dos membros da comunidade, enquanto tudo isso , numa certa medida, comunicvel, e recai numa certa medida sobre cada um e auxilia assim cada um a contemplar a sua vida e a sua liberdade de pessoa. tudo isso que faz a boa vida humana da multido47. No bem comum [...] est a verdadeira chave da poltica. A sua realizao a razo de ser da sociedade poltica e do

45 46

Ibidem, p. 113. Ibidem. 47 Mrio Bigotte Choro, Ob. Cit. p. 128.

15

Estado, o critrio aferidor da legitimidade do Poder e da lei, o fundamento da autoridade enquanto direito de mandar e de se fazer obedecer. [...] a poltica no se confunde com a mera conquista e exerccio do poder, antes se identifica com a organizao e governo da polis em direco ao bem comum.48

O bem comum , para a DSI, intrinsecamente moral (pelo que se ope a que se separe a rea poltica do campo da moralidade), e contempla todas as pessoas que fazem parte da sociedade, (no sendo por isso sobrepessoal e exclusivo da comunidade ou do Estado). O bem comum deve prever uma ordenao hierrquica de natureza moral assente em preferveis, sendo que se dever apresentar [...] como a verdadeira chave da vida poltica: razo de ser da sociedade poltica e do Estado, constitui o fundamento da autoridade e o critrio aferidor da legitimidade do Poder e da lei.49

Robert P. George identifica nos domnios do individualismo, do libertarianismo, e da moralidade pessoal (lifestyle) o principal problema da sociedade contempornea. E refere que a encclica Dignitatis humanis teaches that man is bound to fellow his conscience. But, this is no more to be interpreted as a license to anarchy than it is a brief for moral subjectivism. As the declaration itself makes clear, even the principle of freedom from coercion in religious matters is subject to the just requirements of public order, including the maintenance of public morality50. P. George refere que a interveno governamental deve ser limitada s reas em que a iniciativa privada no funcione, ou seja inadequada, no sentido de assegurar uma justa distribuio dos recursos e o bem-estar da comunidade como um todo51. Nesse conceito de bem-estar da comunidade deve ser contemplado o domnio da moralidade pblica, em relao ao qual a poltica no deve ser isenta.

Tambm a questo do modelo de organizao da sociedade assumiu importncia crescente, desde o Conclio Vaticano II, no seio da reflexo da DSI. Assim, no que concerne democracia, George Weigel menciona que [...] no existe democracia no sentido formal e institucional a menos que exista na sociedade uma maioria crucial de
48 49

Ibidem, p. 131. Ibidem, pp. 146-7. 50 GEORGE, Robert P., The Clash of Orthodoxies Law, Religion, and Morality in Crisis, ISI Books, Wilmington, 1 edio, 2001, p. 256. 51 Ibidem, p. 238.

16

democratas. Esta maioria aquilo a que chamamos frequentemente nos nossos dias sociedade civil formada, no pela etnia ou pela raa, mas pelas convices morais: sobre direitos e deveres, sobre a relao apropriada entre os que governam e os que so governados, sobre o Estado de direito, e sobre as normas da justia pblica.52 O Papa tem reafirmado o seu apoio revoluo democrtica. Na encclica Sollicitudo Rei Socialis Joo Paulo II refere que Este um processo que esperamos se difundir e se tornar mais forte. Porque a sade da comunidade poltica expressa na participao livre e responsvel de todos os cidados nos assuntos pblicos, na lei, e no respeito pela promoo dos direitos humanos , a condio necessria e a garantia segura para o desenvolvimento global do indivduo e de todas as pessoas.53

A posio catlica oficial sobre a democracia evoluiu [...] at altura em que o Vaticano II e Joo Paulo II aprovaram a democracia como a forma de governo que maior probabilidade tinha de dar forma aos princpios fundamentais da tica social catlica: personalismo (o princpio dos direitos humanos), bem comum (o princpio do comunitarismo), subsidiariedade (o princpio de liberdade de associao, ou o princpio da sociedade civil) e solidariedade (o princpio relacional, ou o princpio da amizade cvica).54

George Weigel apesar de concordar que esse o modelo prefervel de organizao da sociedade, relembra que a democracia, para funcionar correctamente e de forma durvel (sem empenhar o seu desempenho a prazo), carece de determinados requisitos. Comea por referir que se, em condies de modernidade (urbanizao, literacia generalizada, industrializao e ps-industrializao), queremos uma sociedade que proteja os Direitos do Homem e, ao mesmo tempo, promova o bem comum e permita a participao do governo, escolhemos a democracia em vez do ancien rgime ou das suas alternativas fascistas ou comunistas. Se queremos uma economia de crescimento que possibilite o exerccio da iniciativa econmica, fomente a participao, aumente a riqueza e a distribua to amplamente quanto possvel, escolhemos uma economia centrada no mercado em vez de uma economia estatizante. Estas megaquestes

52

WEIGEL, George, O catolicismo, a Democracia e a poca de Joo Paulo II, Nova Cidadania, Ano II, Nmero 6, Outubro/Dezembro 2000, p. 5. 53 Ibidem, pp. 12-3. 54 Ibidem, p. 17.

17

estruturais de natureza poltica e econmica esto resolvidas55. Estando estas questes solucionadas, ficou por resolver a questo que verdadeiramente urgente: a cultura

moral pblica da sociedade civil. E segundo Weigel esta uma questo determinante para a continuao do bom funcionamento do modelo democrtico56.

Acontece que assistimos [...] prevalncia de uma forma de utilitarismo suave, conjugado com uma concepo de liberdade entendida como autonomia pessoal radical, enquanto entendimento dominante da arquitectura interna da democracia no Ocidente [...]. O debate entre os partidrios da liberdade enquanto autonomia e os defensores da liberdade enquanto responsabilidade est a desenrolar-se hoje [com] impacte sobre a dissoluo das concepes clssicas de liberdade.57

A liberdade econmica e poltica gera energias que, se no forem controladas e orientadas por uma cultura moral pblica slida, podem pr em causa a prpria liberdade. urgente estabelecer um conceito de liberdade ordeira58 e [...] os catlicos possuem poderosos instrumentos intelectuais para propor a liberdade para a excelncia em alternativa liberdade da indiferena dos utilitaristas e dos relativistas cpticos.59

A este respeito Francis Fukuyama deu pela presena de um paradoxo que habita nas sociedades modernas. Esse paradoxo constitui um desafio para a DSI: Para que as instituies da democracia e do capitalismo possam funcionar convenientemente, tm de coexistir com certos hbitos culturais pr-modernos que garantem esse bom funcionamento. O direito, as relaes contratuais e a racionalidade econmica proporcionam uma base necessria, mas no suficiente, tanto para a estabilidade como para a prosperidade das sociedades ps-industriais; esses elementos tm que ser completados com outros, tais como a reciprocidade, a obrigao moral, o dever para com a comunidade e a confiana, que se baseiam mais no hbito do que no clculo

55

WEIGEL, George, A Doutrina Social da Igreja no Sculo XXI, Nova Cidadania, Ano IV, Nmero 16, Abril/Junho 2003, p. 71. 56 Ibidem, p. 71-2. 57 WEIGEL, George, O catolicismo, a Democracia e a poca de Joo Paulo II, Nova Cidadania, Ano II, Nmero 6, Outubro/Dezembro 2000, pp. 19-20. 58 A liberdade entendida como o direito de fazer o que devemos e no como direito de fazer o que queremos. 59 George Weigel, p. 20.

18

racional. Estes outros no representam anacronismos na sociedade moderna, mas a condio sine qua non do seu sucesso60.

So estes os requisitos necessrios ao regular e durvel funcionamento da democracia. De acordo com Weigel o futuro das democracias desenvolvidas enfrenta ameaas a trs nveis: a nvel poltico; filosfico e tecnolgico. Em qualquer umas destas Weigel d como provvel que [...] o catolicismo se venha a encontrar numa posio contracultural, forjando uma crtica filosfico-moral e religiosamente fundamentada da cultura poltica contempornea61. que assuma essa posio contracultural, sempre que em presena de ameaas liberdade, o que se reclama e espera da DSI.

60

WEIGEL, George, A Doutrina Social da Igreja no Sculo XXI, Nova Cidadania, Ano IV, Nmero 16, Abril/Junho 2003, p. 72. 61 WEIGEL, George, O catolicismo, a Democracia e a poca de Joo Paulo II, Nova Cidadania, Ano II, Nmero 6, Outubro/Dezembro 2000, p. 19.

19

CONCLUSO

Ao longo de mais de um sculo a Igreja, e com ela a sua Doutrina Social, procedeu a vrias readaptaes internas, e na forma como se relaciona com a sociedade.

Em 1891 foi publicada a encclica Rerum Novarum, em resposta a mudanas significativas que estavam a ocorrer na sociedade. Esse texto considerado, se no como um ponto de comeo absoluto da DSI, como uma referncia que marca o incio de uma nova postura da Igreja perante a sociedade e o comeo da DSI como a conhecemos no tempo presente.

O Conclio do Vaticano II constituiu outro momento importante para a evoluo da DSI e para a reviso de orientaes da Igreja. Na encclica Pacem in Terris, divulgada por altura do Conclio, o Papa passou a dirigir-se no apenas aos cristos, como at ento, mas a todos os homens de boa vontade. A DSI passa a entender-se a si mesma como no exclusivamente para catlicos.

Na encclica que veio celebrar o centenrio da Rerum Novarum, a Centesimus Annus de 1991, a Igreja props-se, tal como Leo XIII procurou fazer, detectar o que novo no mundo, propondo, ao mesmo tempo comandos para as questes que identificou como urgentes.

De acordo com Andr Malraux the twenty-first century will be religious or it will not be at all. Virgil Nemoianu explica o que Malraux pretende transmitir. Nemoianu afirma que o nosso incipiente sculo ser marcado pelas guerras de cultura conflitos acentuados respeitantes tica, jurisprudncia, aos costumes, religio, educao, e produo cultural (artes). O autor frisa ainda que, se atendermos a que at agora o desenvolvimento material do nosso mundo nos domnios da tecnologia, padres e qualidade de vida, padres econmicos, avanos na medicina, etc. e a ateno dada a essas reas, ultrapassaram consideravelmente os domnios moral e espiritual, ento previsvel que se inverta a tendncia no sentido de restabelecer um certo equilbrio entre a esfera material e a espiritual62.
62

Virgil Nemoianu, Ob. Cit.

20

Ainda que a Igreja reconhea que os desafios que a sociedade contempornea enfrenta convergem de alguma forma com esta referncia de Virgil Nemoianu, ela deixou de tentar impor comandos com vista a restabelecer o que entende como sendo um estado de normalidade. A Igreja [deixa] de tentar governar as naes; [procura] instru-las63. Ou seja, A Igreja prope; no impe nada como afirma Joo Paulo II na Encclica Redemptoris Missio, de 1990.

Foi nesse sentido que, na Centesimus Annus, Joo Paulo II lanou um aviso contra a possibilidade das democracias serem neutras em relao aos valores. E o impacto na sociedade, e aplicao prtica em casos concretos, destas orientaes que a DSI vai produzindo, e aconselhando, podero ser to mais proveitosas e teis quanto mais actores sociais e polticos encontrem nelas uma referncia.

Na sua visita a Madrid Joo Paulo II afirmou, em consonncia com o que j havia dito na Redemptoris Missio que As ideias no se impem; apenas se propem. Tem sido este o esprito dos ensinamentos da DSI no empreendimento contnuo de interpretao e avaliao dos sinais dos tempos.

BIBLIOGRAFIA

OBRAS E ARTIGOS
63

WEIGEL, George, O catolicismo, a Democracia e a poca de Joo Paulo II, Nova Cidadania, Ano II, Nmero 6, Outubro/Dezembro 2000, p. 15.

21

CHENU, Marie-Dominique, La Doctrine Sociale de lglise comme idologie, Les Editions du CERF, Paris, 1979.

CHORO, Mrio Bigotte, Pessoa humana e bem comum como princpios fundamentais da Doutrina Social da Igreja, in Questes Sociais, Desenvolvimento e Poltica, UCP, Lisboa, 1994, pp. 99-155.

CRUZ, Manuel Braga da, Cincias Sociais e Doutrina Social da Igreja, in Questes Sociais, Desenvolvimento e Poltica, UCP, Lisboa, 1994, pp. 37-51.

FONTES, Paulo, A Doutrina Social da Igreja numa perspectiva histrica, in Questes Sociais, Desenvolvimento e Poltica, UCP, Lisboa, 1994, pp. 65-96.

GEORGE, Robert P., The Clash of Orthodoxies Law, Religion, and Morality in Crisis, ISI Books, Wilmington, 1 edio, 2001, pp. 3-33 e pp. 231-258.

MAYEUR, Jean-Marie, Catholicisme Social et dmocratie chrtienne Principes romais, expriences franaises, Les ditions du CERF, Paris, 1986, pp. 111-123.

NEMOIANU, Virgil, Compassionate Conservativism and Christian Democracy, The Intercollegiate Review, Outono de 2002.

PINTO, Mrio, A Doutrina Social da Igreja, ontem, hoje e amanh, in rev. Direito e Justia, Inverno de 1998, pp. 211-243.

PINTO, Mrio, Lies de Doutrina Social da Igreja, texto no publicado.

WEIGEL, George, O catolicismo, a Democracia e a poca de Joo Paulo II, Nova Cidadania, Ano II, Nmero 6, Outubro/Dezembro 2000, pp. 4-23.

WEIGEL, George, A Doutrina Social da Igreja no Sculo XXI, Nova Cidadania, Ano IV, Nmero 16, Abril/Junho 2003, pp. 57-73.

22

INTERNET

Encclicas http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/index.htm

23

You might also like