You are on page 1of 11

INSTITUTO SUMAR DE EDUCAO SUPERIOR ISES FACULDADE SUMAR COMPONENTES

Nome:

RA:

Jairo Alves da Costa Marcelo Panaro

1113955 1114486

So Paulo 2011

PLACA ME ATX

1-Soquete do processador (CPU) - neste soquete que o processador encaixado. Notem que existe uma pequena alavanca no lado direito do soquete. Ao levantarmos esta alavanca, liberamos o soquete para que possamos encaixar a CPU. Aps a CPU ser encaixada no soquete, a alavanca abaixada e o processador fica preso no soquete. O desenho das atuais CPUs e de seus respectivos soquetes s permite o encaixe na posio correta. O

soquete deste exemplo conhecido como Socket462 (tambm chamado de SocketA) e serve para os processadores Athlon e Duron da AMD. 2 e 8-Chipset -Os nmeros 2 e 8 indicam os dois chips que formam o chipset desta placa-me. O nmero 2 indica o primeiro chip do chipset chamado normalmente de Northbridge (ponte Norte). Este chip responsvel basicamente pela transferncia de dados entre CPU e memria RAM e tambm pelo controle do barramento AGP. Como atualmente as velocidades de acesso memria tm crescido bastante, o Northbridge costuma trabalhar com um clock elevado, gerando assim calor. por isso que nas placas atuais se encontram dissipadores e at coolers completos em cima do Northbridge. O nmero 8 indica o outro chip do chipset, chamado comumente de Southbridge (ponte Sul). As funes do Southbridge esto relacionadas principalmente aos dispositivos de entrada e sada (I/O), controladoras IDE e de disquete, slots PCI, etc. O Southbridge se liga ao Northbridge para que os dois possam trabalhar em conjunto. Essa via de comunicao entre Northbridge e Southbridge muito rpida. Em alguns casos Northbridge e Southbridge esto dentro do mesmo chip e o chipset, apesar do nome, ser formado por apenas um chip. 3-Soquetes para encaixe dos mdulos de memria DRAM -Neste soquete so encaixados os mdulos de memria. O manual da placa-me normalmente indica as regras de como estes soquetes devem ser preenchidos, mas, na maioria das vezes, podemos colocar os mdulos de memria em qualquer um dos soquetes. Neste exemplo os soquetes so especficos para mdulos no formato DIMM de 184 pinos usados por memrias DRAM do tipo DDR. 4-Conector de alimentao -Atravs deste conector a placa-me recebe energia da fonte de alimentao para que ela possa funcionar. Neste exemplo este conector do formato ATX de 20 pinos. encontrado praticamente em todas as placas-me modernas. Em algumas placas existem conectores extras que devem receber alimentao da fonte para o correto funcionamento da placa. A maioria das placas-me para Pentium 4 possui um conector extra de 4 pinos que recebe alimentao de 12 volts da fonte. 5-Conector para o cabo para o drive de disquete -Neste conector encaixamos o cabo que ser usado para controlar o drive de disquete. Este conector possui 34 pinos dispostos um duas fileiras de 17 pinos. A controladora de disquete pode controlar at dois drives de disquete. O cabo s deve ser encaixado na posio correta, pois, se for invertido o drive de disquete no vai funcionar. 6-Conectores IDE/ATA -A maioria das placas-me tem dois conectores para dispositivos IDE/ATA, ou seja, existem duas controladoras de dispositivos IDE/ATA. Assim como no caso dos drives de disquete, cada controladora pode controlar at dois dispositivos IDE/ATA. O conector IDE/ATA possui 40 pinos dispostos em duas fileiras de 20 pinos e o cabo usado para ligar o dispositivo IDE/ATA esse conector tambm tem uma posio correta de encaixe. No captulo de montagem falaremos com mais detalhes de como encaixar corretamente os cabos na placa-me.

7-Chip de memria ROM -Neste chip de memria ROM esto armazenados alguns programas importantssimos para o funcionamento do PC, que so: BIOS (Basic Input Output System), POST (Power On Self Test) SETUP Uma forma simples de identificar este chip procurar por uma etiqueta colada em cima dele. Mas, cuidado, nem sempre um chip com etiqueta colada em cima o chip de memria ROM e nem sempre a etiqueta est presente! 9-Controladora Multi I/O -Este chip responsvel pelo controle de vrios dispositivos de I/O-Input/Output (Entrada e Sada). Entre eles: teclado, portas seriais e paralelas, portas PS/2, porta de joystick, etc. Este chip trabalha diretamente ligado ao Southbridge (8). 10-Conector da porta serial -Neste modelo de placa necessrio o uso de uma pequena placa acessria que se encaixa a este conector extra para termos acesso segunda porta serial. O conector da primeira porta serial j vem soldado placa-me. Esta placa acessria consiste apenas do conector serial externo padro (9 pinos) e de um cabo flexvel. 11-Conector da porta de joystick -Como no caso anterior temos que encaixar uma placa acessria para usar a porta para joystick. . Esta placa acessria consiste apenas do conector de joystick externo padro (15 furos) e de um cabo flexvel. 12-Conector para receptor infravermelho -Este modelo de placa permite a utilizao de um receptor de infravermelho. Este deve ser encaixado no conector indicado pelo nmero 12. Normalmente este receptor um acessrio opcional. 13-Conectores do gabinete - neste conjunto de conectores que ns conectamos os fios que saem dos leds (led do HD, led de energia, etc.) e botes (boto de reset, boto liga/desliga, etc.) existentes no gabinete do micro. 14-Conector para dispositivos SMBus -Com o SMBus ou barramento para gerenciamento do sistema, um dispositivo pode informar informaes de quem o fabricante, modelo, informaes relacionadas a energia, etc. Atravs do SMbus uma placa-me pode gerenciar informaes de temperatura, rotao de ventoinhas e tambm das tenses de alimentao (energia). Este um conector para dispositivos externos compatveis com o padro SMBus, normalmente No-breaks e outros dipositivos relacionados a proteo eltrica. 15-Conector para portas USB -Conector para encaixe de uma placa acessria que permite aumentar o nmero de portas USB da placa-me.

16-Chip de monitoramento do hardware -Este chip responsvel pelo monitoramento das tenses, rotao da ventoinha, temperatura de componentes, etc. Ele bastante comum nas placas-me mais modernas, principalmente nas de maior qualidade. 17-Conectores Serial ATA -Estes so os conectores para os cabos que sero usados para controlar os dispositivos de armazenamento no padro Serial ATA, tambm chamado de SATA. Este padro relativamente novo, por isso nem todas as placas-me tem este tipo de conector. Este modelo de placa-me usado com exemplo possui um chip adicional responsvel pelo controle dos dispositivos SATA (18). 18-Chip controlador Serial ATA (SATA) -Como dissemos no item anterior, este o chip responsvel pelo controle dos dispositivos serial ATA. Nesta placa, o chip permite o controle de dois dispositivos SATA, e como no padro SATA cada dispositivo tem um cabo exclusivo, precisamos de dois conectores SATA para dois dispositivos. 19-LED indicador de alimentao da placa-me -Muitos fabricantes colocam um led na mesma para indicar que a placa est recebendo alimentao da fonte. importante lembrar que no caso do padro ATX, mesmo com o micro aparentemente desligado, a fonte de alimentao continua fornecendo energia para a placa-me. por isso que devemos sempre desconectar o cabo de alimentao do micro quando formos executar qualquer procedimento de montagem/desmontagem no mesmo. 20-Slots PCI -Os slots PCI (Peripheral Component Interconnect) so usados para o encaixe de placas de expanso no micro. Eles forma criados para substituir os antigos slots padro ISA e VLB. Provavelmente os atuais slots PCI sero substitudos pelo novo padro PCI Express. 21-Conector de udio para modem -Alm de seu pequeno alto-falante, alguns modens possuem uma sada de udio que pode ser ligada placa de som. Este conector (21) permite a ligao desta sada de udio placa de som embutida deste modelo de placa-me. Esta conexo especialmente importante no casos de modens voice que podem funcionar como secretria eletrnica, por exemplo. 22-Chip controlador IEEE 1394a (Firewire) -O padro IEEE 1394a, tambm chamado de Firewire ou iLink, permite a conexo de perifricos externos ao PC a uma alta taxa de transferncia (at 400 Mbits/seg.). Apesar do padro USB 2.0 atingir taxas maiores que o IEEE 1394a (chegando a 480 Mbits/seg.), muitos equipamentos como filmadoras digitais, HDs externos, etc., vem apenas com a sada IEEE 1394a ao invs da USB. Assim muitos fabricantes de placame tm colocados controladores IEEE 1394a em seus produtos. 23-Conectores para portas IEEE 1394a -Neste modelo de placa-me, usado como exemplo, as portas IEEE 1394a so encaixadas nestes conectores atravs de uma pequena placa com um cabo flexvel e conectores.

24-Conector S/PDIF -S/PDIF a sigla de Sony/Philips Digital Interface. Ele um padro para transferncia de udio digital entre dispositivos. A placa de som embutida nesta placa-me permite entrada e sada de udio digital atravs do conector S/PDIF, mas tambm preciso usar uma pequena placa opcional que se conecta a este conector (24). 25-Chip de udio -Tambm chamado de Audio Codec, este chip responsvel pelo funcionamento da placa de som embutida na placa-me. Atualmente, quase todas as placas-me tm udio embutido. E a qualidade destes chips de udio tem melhorado muito, permitindo som 3D com vrios canais, efeitos especiais, etc. 26-Conectores para udio de CD/AUX -Nestes conectores colocamos os cabos de sada analgica de udio que existem nos dispositivos pticos como CDROM, DVD, CD-RW, etc. Isto permite que possamos escutar o som dos CDs ou DVDs de udio/Vdeo que colocamos no micro. 27-Conectores de udio para o gabinete -Alguns gabinetes possuem em sua parte frontal conexes para fones de ouvido e microfone. Para que eles funcionem necessrio encaixar os fios que saem destas conexes nestes conectores. 28 e 30-Chips de rede -No s o som embutido que est virando um padro nas placas-me modernas. As placas de rede esto se tornando cada vez mais comuns. Algumas placas possuem inclusive duas placas de rede embutidas, uma para conexo com a rede local e outra para conexo com a Internet em banda larga. o caso deste modelo. 29-LED para placa de vdeo AGP -Este modelo de placa-me tem um LED que indica quando aplaca de vdeo incompatvel com a placa-me. No comum isto acontecer com modelos mais recentes de placas de vdeo. 31-Slot AGP -O Slot AGP (Accelerated Graphics Port) usado exclusivamente por placas de vdeo e tem acesso rpido ao Northbridge. Assim como o PCi dever ser substitudo pelo PCI Express. 32-Conectores Externos -Estes conectores so soldados diretamente na placame. A figura abaixo mostra os mesmo em um ngulo mais favorvel.

Conectores Externos (neste exemplo estamos usando uma placa-me modelo A7N8X-Deluxe da Asus) A-Conector para mouse no padro PS/2 (tambm chamado mini-DIN). B-Conector da placa de rede nmero 1. C-Conector da porta paralela. D-Conector da placa de rede nmero 2. E-Conector estreo da Entrada de udio (Line In). F-Conector estreo da Sada Frontal de udio (Front Out). G-Conector para o microfone. H-Dois conectores das portas USB. I-Conector de sada digital S/PDIF. J-Conector estreo da Sada Traseira de udio (Surround/Rear Out). K-Conector para alto falante centra e subwoofer (Center/Bass Out). L-Conector da porta serial. M-Dois conectores das portas USB. N-Conector para teclado no padro PS/2 (tambm chamado mini-DIN). 33-Gerador de clock - este o chip responsvel pelo sinal de clock que alimenta a CPU e outros circuitos da placa-me. Ele utiliza as freqncias gerados pelos cristais. 34-Regulador de voltagem - um conjunto de circuitos que receba a energia suja da fonte de alimentao e a transforma em uma energia mais limpa, ou seja, livre de interferncias e variaes. Quanto melhor for este regulador de voltagem mais qualidade ter uma placa-me. Alm disso, o overclock em placas com bons reguladores de voltagem mais fcil e estvel. 35-Conectores de alimentao para o ventilador -Estas conexes existem para ligarmos os ventiladores do cooler da CPU, gabinete, etc. Nas placas-me mais recentes estes conectores permitem tambm monitorar a velocidade dos ventiladores. 36-Bateria -O programa de configurao da placa-me (SETUP) guarda os dados de configurao em uma memria RAM, normalmente conhecida por CMOS RAM. Para que as informaes desta RAM no se percam quando o

micro desligado existe uma bateria. Esta bateria tambm responsvel pela alimentao do chip que contm o relgio do micro. 37-Cristal -Os cristai geram freqncias fixas e muito restveis que so utilizadas para a criao dos sinais de clock da placa me. 38 -Jumpers so peas bem pequenas de plstico que possuem em seu interior parte de metal. Os jumpers so encaixados em pinos existentes na placa-me ou em placas de expanso. Assim que o jumper colocado nestes pinos ele fecha o contato entre estes pinos. como se fosse uma chave liga-desliga. O jumper colocado equivale ligado e os pinos sem jumper equivalem a desligado. Em algumas placas mais sofisticadas, ao invs de jumpers, encontramos micro chaves com a mesma funo, chamadas de dip-switches . Nem todos os fabricantes as utilizam por serem mais caras que os jumpers. Os jumpers servem para configurar as placas de acordo com as nossas necessidades. Por exemplo, se vamos instalar um determinado processador em uma placa-me,temos que configurar esta placa de forma que ela entenda qual o processador que ser instalado, qual o seu clock, etc. Esta configurao da placa pode ser feita atravs de jumpers. claro que o manual da placa-me mostrar quais so os jumpers que devem ser mexidos para que a configurao seja feita.

FONTE DE ALIMENTAO
Retificador em ponte: O retificador em ponte dispensa o uso do transformador com tomada central. Com isto, pode-se ter um retificador de onda completa ligado diretamente rede eltrica. Capacitores de filtro de entrada: Transformador: Altera os parmetros 'tenso e corrente' de entrada AC para outro(s) valor(es) de 'tenso e corrente' de sada AC. Um dado valor de tenso de sada AC podem ser maior, igual ou menor que a tenso de entrada AC. Indutores de filtro de sada: Capacitores de filtro de sada: Capacitores de filtro so qualquer capacitores utilizados para filtragem Bobinas Toroidais:

Transistores: Sensor de temperatura: Bobinas de filtro: Fusvel cermico: Varistor: Ponte retificadora: NT1 NTC: Transmissor de coeficiente negativo: Capacitor eletroltico: Capacitores eletrolticos so geralmente utilizados devido alta capacidade com baixo custo e tamanho reduzido. Menores noeletrolticos podem ser ligados em paralelo com estes para compensar um desempenho ruim eletrolticos 'em altas frequncias. Capacitores cermicos de filtro: Diodo: Resistores: Capacitores Y e X: Os capacitores X e Y no recebem essas denominaes apenas em funo do modo como eles so usados. Construtivamente eles devem possuir caractersticas eltricas diferentes. Essas caractersticas incluem a presena de eventual pulsos de alta tenso que podem ocorrer em casos de fascas eltricas prximas, ou vindos como transientes pela linha de energia. A seguinte tabela fornece informaes sobre essas caractersticas:
Capacitores Classe X Sub Classe X1 X2 X3 Tenso de Pico em Operao >2,5 kV <4,0 kV > 2,5 kV < 1,2 kV Categoria de Instalao IEC 664 III II . Aplicao Aplicao de Pulso de Alta Intensidade Uso geral Uso geral

Os capacitores Y tambm so divididos em subclasses conforme a seguinte tabela: Sub Classe Y1 Y2 Faixa de Tenses de Operao < 250 V > 150 V < 250 V Tenso de pico aplicada antes do teste de tolerncia 8,0 kV 5,0 kV

Tipo de Isolamento Dupla isolao ou isolao reforada isolao bsica ou isolao suplementar

Y3 Y4

Isolao bsica ou isolao suplementar Isolao bsica ou isolao suplementar

> 150 V < 250 V < 150 V

Nenhum 2,5 kV

Indutor teroidal L1: L1 a bobina toroidal que fica depois do dissipador dos diodos. Na verdade so varias bobinas enroladas no mesmo nucleo. Ela serve para armazenar a energia que o transformador manda pulsadamente e entreg-la para os capacitores.

Conector ATX12V 2.x de 24 pinos: fornece energia para a placa-me. Vale salientar que fontes antigas possuem apenas o conector de 20 pinos, pois as placas-me da poca no requisitavam os 4 novos pinos. Os modelos mais recentes de fonte muitas vezes trazem o conector de 20 pinos e outro de 4 pinos para garantir a retrocompatibilidade;

Conector 12V de 4 pinos (tambm conhecido como P4): essencial para que o processador funcione. Esse conector geralmente deve ser plugado prximo da CPU. Alguns processadores utilizam um conector de 8 pinos;

Conector SATA: como o prprio nome sugere, esse tipo de conector necessrio para que HDs e drives do tipo SATA sejam alimentados apropriadamente;

Conector Molex: utilizado principalmente por HDs e drives mais antigos, esse conector tambm utilizado por coolers e outros dispositivos;

Conector Berg: extinto nas fontes atuais, esse conector foi o responsvel por alimentar os drives de disquete no passado;

Conector PCI Express: esse conector essencial para a alimentao das placas de vdeo mais modernas. Algumas placas requisitam at dois ou mais conectores desse tipo. No entanto, nem todas as fontes trazem mltiplos conectores do tipo PCI Express. Existem conectores PCI Express com 6 e 8 pinos;

You might also like