You are on page 1of 3

BANCO DE DADOS NA INTERNET AJSC RESUMO: O Banco de Dados na Internet baseia-se no sistema de banco de dados distribudos, onde cada

n do banco corresponde a um servidor mantendo as informaes disponveis na rede, para o acesso de qualquer parte do planeta, mediante um controle de acesso por meio de usurio e senha, dando assim a estabilidade e segurana para as informaes nele contidas.

PALAVRAS-CHAVE:
Banco de Dados na Internet

REGRAS DE DESENVOLVIMENTO

A este sistema, aplicam-se as 12 regras do Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Distribudos: Autonomia Local, No Dependncia de um N Central, Operao Contnua, transparncia e Independncia de Localizao, Independncia de Fragmentao, Independncia de Replicao (as replicas de dados devem ser mantidas sincronizadas automaticamente pelo SGBDD), Processamento de Consultas Distribudos, Gerenciamento de Transaes Distribudas, Independncia de Hardware, Independncia de Sistemas Operacional, Independncia de Redes e Independncia de SGBD. 2 OS PIONEIROS DO SGBDD:

Tais sistemas deram inicio com a criao em 1987, por C. J. Date, um dos primeiros projetistas de bancos de dados relacionais, junto com o Dr. E. F. Codd, autor da teoria relacional, props 12 regras, citadas anteriormente, que um SGBDD completo deveria seguir.

CONSISTNCIA E REPLICAO NO SGBDD

Um grande cuidado que deve ser tomado em relao a um banco de Dados na Internet com relao replicao dos dados, onde a ultima alterao, aps conformada sua autorizao, dever ser replicada de forma Sncrona para manter a consistncia das informaes, caso algum dos servidores esteja fora do ar no momento da alterao, o mesmo atualizar seus dados no momento em que entrar em rede novamente e aps o sincronismo de dados passar a integrar o SGBDD novamente. A maneira mais eficiente para manter atualizada uma alterao (COMMIT) no SGBDD, o protocolo de two-phase commit que ocorre em duas fases, na primeira um dos participantes designado coordenador do two-phase commit e envia a cada n envolvido na transao um solicitao para se preparar para fazer commit, na segunda, uma vez preparado, cada participante escreve uma marca no seu log, avisa o coordenador e no pode mais abortar.

Se durante o processo algum dos ns no conseguir realizar a alterao, o coordenador da transao atravs da verificao de log, emite o comando de ROLLBACK, onde todas as alteraes so desfeitas e inicia novamente todo o comando de alterao.

UTILIZADORES DE SGBDD

Estas empresas destacam-se por possurem os maiores SGBDD na internet World Data
Centre for Climate, National Energy Research Scientific Computing Center, AT&T, Google, Sprint , ChoicePoint, YouTube, Amazon, CIA e Biblioteca do Congresso dos EUA, todas estas empresas apresentam grandes quantidade de servidores dispostos em vrios pases. 5 CONCLUSO

Sabendo como funciona e como se da forma de consistncia dos dados e a forma de garantir sua integridade, o usurio deve levar em conta a real necessidade em manter um banco de dados na internet, pois os custos so mais altos, a empresa que se dispe a manter seus dados em seus servidores deve ser de extrema idoneidade, pois estar de posse de todas as informaes de sua empresa. Como exemplo de banco de dados na internet, podemos citar a World Data Centre for Climate, empresa que possui o maior banco de dados na internet, segundo o site http://www.osdezmais.com/tecnologia/os-10-maiores-bancos-de-dados-da-internet, este banco de dados foi criado para arquivar e distribuir dados coletados a partir da observao de Programas do Ano Internacional Geofsico, utilizando como softwares Oracle 9i database e Oracle 10g Application Server para manter organizar e dar segurana aos dados armazenados. Uma coleo de banco de dados na internet muito importante so OVID, EBSCO e PROQUEST. O MEDLINE (PubMed) onde os mdicos dispem de acesso para pesquisas em patologias e troca de conhecimentos, demonstrando a importncia de um Banco de Dados na internet. Os Bancos de Dados Mais Utilizados na internet so: Oracle, SQL Server, MySql, Postgresql,DB2, segundo o site os www.dezmais.com. Algumas empresas disponibilizam espaos de graa em disco nos seus servidores, na maioria agregados a contas de emails como, por exemplo, SkyDrive fornecido junto ao Hotmail, mas limita o tamanho dos arquivos armazenados, outro sistema que tambm disponibiliza uma espao em disco com a sincronizao de dados e liberao de acesso as informaes, por pessoas autorizadas pelo proprietrio da conta o Dropbox, este servio no limita o tamanho dos arquivos armazenados nele.

REFERNCIAS
http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextActi on=lnk&exprSearch=394940&indexSearch=ID Acesso em: 25 abril.2011. http://sites.google.com/site/metodosquantitativosaplicados/banco-de-dados-na-internet-2 Acesso em: 22 abril.2011. http://www.cidadebiz.com.br/conteudo_detalhes.asp?id=51311 Acesso em: 27 abril.2011. http://www.osdezmais.com/tecnologia/os-10-maiores-bancos-de-dados-da-internet/ Acesso em: 01 maio.2011. http://www.malima.com.br/article_read.asp?id=124 Acesso em: 01 maio.2011. http://www.infowester.com/postgremysql.php Acesso em: 01 maio.2011. http://www.osdezmais.com/tecnologia/os-5-banco-de-dados-mais-usados-na-internet/ Acesso em: 01 maio.2011. banco de dados distribuidos prof. Renato Fileto UFSC Apresentao PPT Acesso em: 03 maio.2011. banco de dados distribuidos fernada baio UFRJ Apresentao PPT Acesso em: 03 maio.2011. World Data Centre for Climate http://mud.dkrz.de/index.html Acesso em: 07 maio.2011. biblioteca virtual em sade http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextActi on=lnk&exprSearch=394940&indexSearch=ID Acesso em: 23 abril.2011.

You might also like