You are on page 1of 6

AULA REFERENTE AVALIAO SUBSTITUTIVA

Renato de Mattos

2 Semestre / 2009

Frmula de Bhaskara e sua deduo Depois de aprender a resolver equaes de 2 grau onde a incgnita pode ser facilmente isolada, fatorando, colocando a incgnita em evidncia ou obtendo um trinmio quadrado perfeito, apresentado para o aluno um processo geral de resoluo que permite resolver qualquer tipo de equao do 2 grau. Para isto, dado um exemplo onde no possvel utilizar nenhuma tcnica aprendida at ento. Aps a resoluo de alguns exemplos, o professor conta a histria da frmula e feita ento a demonstrao da mesma, para que no se crie obstculos no entendimento do aluno. Aula Comearei a aula citando casos particulares de equao do 2 grau que foram vistos em aulas passadas. Feito isto explicarei sobre o que se trata a aula (frmula de Bhaskara), e colocarei um exemplo de equao do 2grau na lousa, que ser:

Neste caso no possvel fatorar, isolar a incgnita, e o trinmio no um quadrado perfeito. Portanto, para resolvermos est equao utilizaremos um artifcio chamado frmula de Bhaskara. Esta frmula pode ser aplicada a todas as equaes que possuem o aspecto:

Os coeficientes a, b e c representam valores quaisquer, com apenas uma restrio: o coeficiente a deve ser diferente de zero ( ) A frmula esta:

O smbolo representa simultaneamente os dois nmeros que so soluo da equao. Resolver a equao proposta no inicio da aula: Mostro aos alunos que comparando e

vemos que a = 1, b= 4 e c= 3. Aplicando a frmula, temos:

Fazendo o clculo chegamos a

Agora separamos os dois nmeros que so as solues da equao: ou As duas solues da equao so -1 e -3. Esses valores tambm podem ser chamados de razes da equao. Aplicar alguns exemplos com outros tipos de equaes, incluindo na forma que os alunos j conhecem como resolver para mostrar-lhes que a frmula vale para todos os casos de equao do 2 grau. Com isso os alunos j estaro mais familiarizados com a frmula e sua aplicao, por tanto, a deduo da mesma no ir atrapalhar seu aprendizado.

Deduzindo a Frmula
Comear a deduo da frmula contando a histria da matemtica, mostrando que as frmulas hoje utilizadas no apareceram simplesmente. Bhaskara foi um matemtico que viveu na ndia por volta de 1150. Famoso por ter resolvido problemas complicados, alguns que envolviam equaes de 2grau. Porem, muito antes dele, a resoluo da equao j era conhecida. Existem indcios de que, na civilizao da Babilnia, em 1700 a.C., j eram resolvidas algumas equaes do 2 grau. O matemtico Al-Khowarizmi que viveu no sculo IX considerado o maior especialista no assunto. Em sua obra Al- jabr we muqabalah, cujo nome inspirou o nome dado a atual ALGEBRA, apresentou exemplos de como resolver equaes de 2 grau. O interessante que ele utilizava para suas resolues apenas palavras e figuras. Um dos problemas do livro Al-jabr traduzido para a linguagem moderna: Qual o nmero cujo quadrado somado com seu dcuplo resulta em 39? Para facilita a resoluo do problema proposto, utilizaremos a letra x para indicar o nmero desconhecido, sabendo que Al-Khowarizmi no o fazia. As quantidades eram representadas dessa forma:

O quadrado do nmero era a rea de um quadrado de lado x(desconhecido) O dcuplo do nmero correspondia rea de dois retngulos, com lados 5 e x, porque 5x + 5x = 10x

Quadrado do x x X 5 5x

5x

Dcuplo do nmero

A partir deste ponto ele se perguntava: o que devo acrescentar figura para que ela se torne um quadrado? Apenas com observao no difcil perceber que acrescentando um quadrado de lado 5(e rea 25) a figura se torna um quadrado. Logo, a figura passa a ter a rea igual a 39(rea conhecida no inicio) mais 25(rea acrescentada), o que da 64. Veja:

5x

5x

5x

5x

25

Agora chega a triunfante concluso: A figura toda tem rea igual a 64; como ela um quadrado seu lado 8. Mas como podemos observar seu lado tambm x + 5. Conclumos ento que x + 5 vale 8 e, portanto, x vale 3. O numero cujo quadrado somado com seu dcuplo d 39, 3. A resoluo desse problema atravs da frmula de bhaskara nos devolve dois valores, x = 3 e x= -13. Porem Al-Khowarizmi cogitva que a equao tivesse uma soluo negativa, uma vez que seu raciocnio trabalhava com reas e x representava a medida do lado de um quadrado. Essa era a forma de resoluo das equaes de 2 grau. Aps o sculo XVI, os matemticos j possuam muitos recursos como calcular com letras, somar monmios e polinmios, e fatorar. Assim, eles deduziram a frmula que chamamos de frmula de Bhaskara. Antes de deduzirmos a frmula importante entendermos que muitas das passagens so feitas so por convenincia, para facilitar os clculos e chegarmos ao valor desejado. Faremos a deduo juntos, ento acompanhem: Buscamos resolver esta equao: , que transformamos em

Ns tentaremos transformar essa expresso num trinmio quadrado perfeito. Isso ser feito efetuando operaes dos dois lados da equao. X 4a

Observando a expresso, o que falta para ela ser um trinmio quadrado perfeito? +b

Agora temos um trinmio quadrado perfeito. Fatorando temos:

Supondo que b- 4ac no negativo, pois se assim fosse a equao seria impossvel, temos:

Agora isolamos o x e chegamos a frmula:

You might also like