You are on page 1of 27

Dinamize

Os 3 estgios das Mdias Socias

Gustavo Pereira

Primeira edio - 2011

ndice

Este o principal motivo que leva as pessoas a se unirem nas mdias sociais no Brasil, onde esta aproximao d-se por diversos motivos, que vo desde opinies pessoais a tipos bem especficos de comportamentos.

AFINIDADE.

Em 2010 a Nielsen Online destacou um estudo em que o Brasil aparece como o pas mais conectado em redes sociais, com a participao de at 86% dos usurios ativos. Mas vejamos pocas mais distantes. Voltamos a 2005, mais especificamente em 5 de abril, onde finalmente o ORKUT ganha sua verso brasileira. Era o momento libertador em que milhares de brasileiros lutavam por um convite, j que o site em seu incio no era aberto para todos.

Ao longo destes 6 anos, os Brasileiros aprenderam a conviver com todo o tipo de plataforma de relacionamento. De gratuitas s pagas, os usurios mudaram suas necessidades e prioridades e como tudo neste nosso mundo digital, evoluir inerente.

Um estudo realizado pela empresa de pesquisas, Forrester Research, descreve as eras evolutivas das mdias sociais, sendo importante ressaltar que no trata-se de perodos delimitantes, mas fases sobrepostas, ganhando ou perdendo intensidade com o passar dos anos.

2005

2010
2008

vejam em detalhes:

Relaes Sociais:

Era das

Conectar-se a outras e compartilhar.

2005

incio

2003 a 2012

auge

Funcionalidade Social:
2007 2007 a 2010
incio auge

Era da

Redes sociais tornam-se um sistema operacional

10

Colonizao Social:
2009 2011
incio auge

Era da

Agora toda a experincia pode ser compartilhada

11

O contedo direto e personalizado.

Contexto Social:

Era do

2010

incio

2012

auge

12

Comrcio Social:

Era de

As comunidades consomem e ajudam a definir futuros produtos e servios

2011

incio

2013

auge

13

Ao estudar mais detalhadamente a realidade brasileira nas mdias sociais, pude perceber no um momento dividido por eras, mas o surgimento de estgios comportamentais separados por fatores scio-tecnolgicos. O objetivo desta anlise debater as etapas vivenciadas pelos usurios frente ao seu momento de vida, idade ou condio econmica.

14

ESTGIO
Aproximao inclusiva

15

Neste momento, o usurio est frente a um mar de possibilidades. Deslumbrado com os inmeros recursos, tudo novidade e

o que mais importa ter um perfil lotado.

16

Sua ateno est voltada em adicionar cada vez mais pessoas, conversar com todos ao mesmo tempo e no cogita a possibilidade de perder pessoas. Querem abraar o mundo e com isso a qualidade no dilogo empresa x consumidor sai prejudicada. Geralmente o resultado de promoes via banners muito boa.

+ +

17

ESTGIO
Excluso do dispensvel

18

Aqui o usurio j opera os recursos disponveis com mais segurana e possui um nvel de relacionamento mais intenso com seus amigos. A estrutura de seus dados digitais mais complexa,

contendo grande quantidade de fotos, vdeos, jogos e, principalmente, pessoas para dar ateno.

19

Comea a percepo de relacionamento, mas a idia de popularidade ainda marcante, fazendo com que a qualidade dos seus relacionamento empresa x consumidor seja baixa. Adicionar novos usurios perde importncia, os relacionamentos se estabilizam e perder usurios, ainda mais os mais chatos, no incomoda tanto.

20

ESTGIO
Incluso seletiva

21

O usurio tem pleno domnio dos recursos e cada minuto conectado tem um porqu. No cogita perder tempo e cada passo dado feito com um objetivo muito claro, mesmo que para a diverso. Trocar informaes, experincias, tirar dvidas, emitir e receber opinies.

So estes elementos que caracterizam o seu momento de vida digital.

22

O seu mundo nico e compartilhar deste ambiente um privilgio para poucos. Agora cada pessoa adicionada tem um objetivo, seja social, afetivo ou econmico, mas tem que ter um motivo. O nvel de relacionamento empresa x consumidor, alm de estar estabelecido, alcana o nvel do desejvel.

23

As pessoas precisam se relacionar com as marcas e produtos que mais amam. Ele quer consumir e precisa que as empresas esclaream suas dvidas. A esta altura, perder seguidores irrelevantes chega a ser um favor.

24

Este usurio s tem interesse no relevante.

25

Para acompanhar estes 3 estgios, vejam esta dinmica no infogrfico:

26

You might also like