You are on page 1of 109

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE SO PAULO PUC-SP

Ludmila de Almeida Castanheira

A performance como ao miditica: os (no) limites entre arte e comunicao.

MESTRADO EM COMUNICAO E SEMITICA

SO PAULO 2011

Ludmila de Almeida Castanheira

A performance como ao miditica: os (no) limites entre arte e comunicao

MESTRADO EM COMUNICAO E SEMITICA

Tese apresentada Banca Examinadora da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, como exigncia parcial para obteno do ttulo de Mestre em Comunicao e Semitica sob a orientao da Prof . Doutora Christine Greiner.

SO PAULO 2011

Banca Examinadora

_______________________

_______________________

________________________

Programa de Estudos Ps- Graduados em Comunicao e Semitica

A performance como ao miditica: os (no) limites entre arte e comunicao

Ludmila Castanheira

Orientao: Christine Greiner

Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo 2011

Para Pag e Cartola, companheiros silentes.

A meu pai, Jos Carlos, e minha me, Rosilda, por, desde sempre, fazerem de mim um bicho inquieto. Tia Lu e Tia Cludia, por todo cuidado e mimo de que os Castanheira so capazes. Tia Clia, por acompanhar tudo, mesmo de longe, e rezar sempre. Dona Nilva e a Seu Artmio, por fazerem muito mais do que lhes cabia. Alexandre Ficagna, pela grandeza de manter os dois ps colados terra e, ainda assim, respeitar minha flanada. Ao Guigo, Lorde Velho, com cuja sensibilidade e sabedoria eu tenho me beneficiado. Por ser o maior e mais teimoso corao que j encontrei. Thi, por nunca se conformar com o que est posto e, assim, me fazer repensar as coisas mais simples. Ao Banderas, meu finho por sua disponibilidade infinita. Ao Flvio, Padrinho, por me deixar olhar de perto, mesmo correndo o risco de estragar tudo no processo de dissecao. Pelas gargalhadas, e pelo sotaque que carrega a brisa do mar de Alagoas.

Mais uma vez, a Guigo, Thi, Banderas e Flvio, por serem os melhores companheiros de sandices esdrxulas. Sua amizade, discrdia e afeto fazem dos Festivais de Apartamento, antes de tudo, as noites mais divertidas e prazerosas. A todos os performers que participaram dos Festivais de Apartamento, e em especial queles que, por algum motivo, no puderam estar conosco. Aos anfitries, que abriram suas casas para o desconhecido. Ao professor Renato Ferracini, por me iniciar no mundo das incertezas. Ao professor Cassiano Quillici, por me contar que numa universidade assim, havia uma linha de pesquisa assim, com uma professora assim, justinho com o meu projeto. Cassi (minha Cassilda) pelas muitas portas abertas, mas, mais ainda, por falar e permitir que eu me oua em suas palavras. Por ser to sinceramente Capricorniana. Dani, pelos socorros. Ao Rafa Curci, pela paternidade postia, mas no menos adorvel. Ao Patrick, o puto semitico, e ao Bu, que lindo. Ambos, tambm, pelos cabees fofos que so.

II

Ao Joo de Ricardo, pela loucura potente. A Rogrio Lopes, pelo exerccio da leveza. A Rodrigo Scalari, pela partilha. Ao Du, pelas diversas acolhidas na selva de pedras. Ao Sechi e ao Thiago, por terem comeado. Amanda, Raquel, Mnica, Andria, Marcinha e Manoelle, minhas colegas de Departamento. Pelos almoos, cafs, cigarros e sobremesas sempre reconfortantes. Helena Katz, por ser um delicado e generoso detonador de idias, e Wnia Storolli, pela leitura atenta. minha orientadora, Christine Greiner, pela dedicao, discusses, e perguntas que me fizeram chegar a associaes que eu no faria sozinha. Cida, pela pacincia. A Marcos Gallon, pela entrevista cedida. Ao CNPq, por possibilitar a realizao dessa pesquisa.

III

ndice

ndice ....................................................................IV Resumo ..................................................................V Abstract ................................................................VI Breve nota sobre a organizao da dissertao....VII Introduo..............................................................01 1.Festivais de Apartamento.................................. 05 I Festival de Apartamento Sechiisland .................08 Anexo III : Marina em outros cadernos ...............52 II Festival de Apartamento Sechiisland ................10 III Festival de Apartamento Pennsula Dran ........11 IV Festival de Apartamento Sechiisland (em Campinas) .............................................................12 V Festival de Apartamento So Paulo/ Ipiranga...15 VI Festival de Apartamento Baro Geraldo/ Campinas ..............................................................18 VII Festival de Apartamento So Jos do Rio Preto.......................................................................20 2.Estranho, um cara comum .................................23 2.1 Trajetria ........................................................25 2.2 Estranhas aes ...............................................27 Anexo IV: Relato do performer Flvio Rabelo, durante uma das aes Estranho, um cara comum...................................................................58 Anexo V: Plantas com descries de algumas aes dos Festivais de Apartamento ...............................69 2.3 A performance como ao miditica ..............30 Concluso .............................................................33 Bibliografia ...........................................................36 Anexo I : Entrevista com Marcos Gallon..............40 Anexo II: Entrevista com Marina Abramovic ...............................................................................43

IV

Resumo

Resumo: O objetivo desta dissertao de mestrado analisar a relao cada vez mais estreita entre a chamada performance art e os fenmenos comunicacionais. Em alguns exemplos que fazem parte do corpus da pesquisa como o Festival de Apartamento e a srie "Estranho, um cara comum", de Flavio Rabelo , as clssicas dicotomias entre artista e pblico, obra de arte e fato cotidiano parecem cada vez mais hibridadas. Tendo em vista a natureza muitas vezes inclassificvel destas manifestaes, a sua presena no jornalismo cultural praticamente inexistente, assim como nos editais de fomento arte. Neste sentido, identificase um outro tipo de fenmeno, diferente da clssica definio de performance que a identificava como um exemplo de hibridao entre diversas linguagens artsticas. A hiptese desta pesquisa a de que a performance aproxima os campos da arte e da comunicao, de modo a questionar os limites entre estas duas reas de conhecimento. Como grade terica, foram estudados autores como Boaventura de Souza Santos (2008), Giorgio Agamben (2009), Katz e Greiner (2005; 2010), Schechner (1970), Cohen (2002; 2004) e Thompson (2008). A metodologia consiste em uma pesquisa bibliogrfica e na anlise dos exemplos que constituem o corpus da pesquisa. O resultado esperado uma modesta colaborao com uma ampla discusso terica que vem sendo amadurecida desde os anos 1970 em pases como

os Estados Unidos e a Alemanha, mas ainda se mostra bastante insuficiente no mercado editorial brasileiro. Palavras-chave: jornalismo cultural, curadoria, performance, comunicao.

Abstract

Abstract: The objective of this masters dissertation is to analyze the narrower and narrower relation between the so-called performance art and the communicational phenomena. In some examples which are part of the corpus of this study such as the Apartment Festival and the series Estranho, um cara comum, from Flvio Rabelo the classic dichotomies between the artist and the public, object of art and daily fact appear more and more hybridized. Considering the nature often unclassifiable of these manifestations, their presence on the cultural journalism is practically inexistent, as well as in the edicts to stimulate art. In this way, another type of hybridization is identified, different from the classic definition of performance which identified it as an example of miscegenation among different artistic languages. The hypothesis of the study is that the performance crosses the areas of art and communication in such a way as to question the limits between these two areas of knowledge. For the theoretical grid authors such as Boaventura de Souza Santos (2008), Giorgio Agamben (2009), Katz e Greiner (2005; 2010), Schechner (1970), Cohen (2002; 2004) and Thompson (2008) were studied. The methodology is supported on the bibliographical research and on the analysis of the examples mentioned above. The expected result is a modest collaboration to the theoretical discussion which has been maturing since the 70s in countries such as the United States and Germany, but is still incipient among us Brazilians.

Key Words: cultural journalism, curatorship, performance art, communication.

VI

Breve nota sobre a organiza o da dissertao

Em Maio de 2010, cumpri o meu exame de qualificao no Programa de Estudos Ps-

concluso de sua disciplina (Fundamentos da comunicao: comunicao) dissertao. A mobilidade de escrita e leitura, oferecida por caixas de texto ao invs de notas de rodap, foi uma tentativa de contemplar os vaivens dessa pesquisa. Os tpicos numerados abaixo so os bastidores da escrita e a explicao para algumas escolhas de diagramao. 1. As pginas estaro, quase sempre, dispostas teorias num culturalistas formato-teste para da a

Graduados em Comunicao e Semitica. Foi um presente generoso dado a mim pelas professoras Wania Storolli e Helena Katz, com o qual contribuiu de maneira no menos generosa minha orientadora, Christine Greiner. Entre muitas sugestes valiosas, uma delas tornouse to instigante quanto aterradora: Helena Katz, com a meiguice e sabedoria que lhe so prprias, tratou de promover uma imploso das minhas crenas acadmicas de ento. A professora sugeriu a criao de uma escrita que permitisse ao leitor experienciar, de alguma maneira,uma imerso nas idias que venho discutindo. Uma forma mais afim arte de apresentar o contedo da dissertao. Eu no tinha a menor idia de como faz-lo, mas decidi aceitar a proposta instigante. Depois de buscar por teses e dissertaes com maneiras prprias de apresentao, pedi ao professor Amlio Pinheiro a quem agradeo pela abertura e confiana que me permitisse realizar a

horizontalmente e o texto ocupa duas colunas com um espao entre elas a ser preenchido, quando necessrio, com caixas de texto. 2. As caixas de texto, sempre conectadas a

uma palavra, geralmente vm complementar algo que se tenha mencionado no corpo do texto, ou oferecer links onde se buscar mais informaes sobre a palavra destacada em negrito. So como notas de rodap, com a diferena de estarem, quase sempre, na mesma altura do texto. Por isso, trazem a possibilidade de serem consultadas de modo concomitante, alm de provocar um exerccio de

VII

leitura diferenciado, que insiste na simultaneidade e efetiva as conexes. 3. A diviso dos captulos est marcada por

faixas coloridas com o ttulo de cada um. 4. As pginas dobradas so plantas baixas, nas

quais esto relatadas algumas aes das sete edies dos Festivais de Apartamento.

VIII

Introduo

O tema desta pesquisa a performance tratada como meio de comunicao. Partimos da


a noo de ao performativa mais ampla que a de performance artstica: todos ns performamos mais do que sabemos performar... a vida cotidiana, religiosa ou artstica consiste em grande parte em rotinas, hbitos e ritualizaes e de recombinao de comportamentos previamente exercidos (Shechner, sem ano, sem pgina). Em distintas bibliografias, situa-se o happening (acontecimento) em oposio performance, sendo o primeiro uma verso menos elaborada ou mais espontnea da segunda. O happening, para alguns autores, teria sido a forma de experimentao que, decantada, daria lugar performance, resultado da maturao da obra e do artista. Thase Nardim, em Allan Kaprow, performance e colaborao: estratgias para abraar a vida como potncia criativa(2009), oferece uma interessante viso sobre o happening como forma artstica autnoma e organizada.

dana, performance e teatro) tm a propriedade de acontecer em negociao com pblico, havendo maior ou menor abertura para sua entrada. Porm, por menor que sejam as separaes entre obra e pblico, no se pode repeti-la sem que sem que haja modificaes. Ao menos nas primeiras experincias da performance, o apelo e destaque ao irrepetvel, entre outras propostas de experimentao,

constatao de que determinados circuitos artsticos precisam se valer de algumas brechas

(comunicacionais, mercadolgicas e curatoriais) que coexistem com um modo de organizao hegemnico para se sustentar. Neste exerccio, estes circuitos acabam por estabelecer, eles mesmos, os canais necessrios sua fruio Este comportamento nas artes, alm de implicar em conseqncias polticas, parece dividir, seno deslocar, a importncia da obra de seu resultado para o percurso, troca e alteraes s quais est sujeita em sua veiculao no meio. As manifestaes que realizam seus prprios canais de veiculao e sustentabilidade no so sempre artsticas. Desde j, preciso esclarecer que nosso discurso se firma na delimitao de

buscavam compreend-la como acontecimento: ao que faz algo (materiais, tempo, espao, pblico, performer) passar de um estado (material, de humor) a outro.
o performer um operador de transformaes entre inumerveis cdigos mveis e um conjunto de mensagens compostas por signos mveis baseados nestes paradigmas. A atividade de artistas da performance resulta, conseqentemente, numa verdadeira catlise de elementos, numa transformao de cdigos lbeis em mensagens lbeis (GLUSBERG, 2003, p.78).

Neste vis, a performance se apropriou das vrias contribuies das vanguardas, bem como retomou antigos rituais. As informaes advindas da prpria arte, do cotidiano e da biografia do artista foram processadas e assim traou-se o que viria a ser, ainda hoje, uma arte em construo. Esta disposio provocou mudanas nos parmetros comumente utilizados para situar e caracterizar a arte: o modo de fazer, os locais de sua realizao, a mensura do valor da obra, no so realizados a

performatividade que, a nosso ver, apresentam este carter e, algumas vezes, escapam do campo artstico. O conjunto de prticas compreendidas como artes presenciais (e que aqui estamos considerando

Ver anexo I, entrevista com Marcos Gallon, curador da Galeria Vermelho, a primeira galeria brasileira com um espao dedicado performance art.

01

contento seno caso a caso, de maneira relativa. So vrios os aspectos que contribuem para a indisciplinaridade da performance no sentido da ampliao das zonas de contgio. Dentre eles, o fato de ela ser uma arte prioritariamente corporal. E neste ponto, necessrio dizer com que entendimento de corpo esta pesquisa lida. A teoria corpomdia de Katz e Greiner (2003, 2004, 2005) traz uma importante contribuio para o nosso enfoque da performance como meio de comunicao. J em seu ttulo, h uma discusso acerca da diferena entre as mdias comuns (digitais, impressas, televisivas) para a mdia corpo. Ao invs de grafar-se corpo e mdia de maneira separada, a opo por dizer corpomdia numa s palavra ressalta, justamente, que o corpo no mdia do mesmo modo que as mdias comuns. As mdias comuns no se alteram devido informao processada a (uma TV no muda de estado de acordo com o teor da notcia), enquanto o corpo mdia pela possibilidade de trazer em si as alteraes produzidas (e que produz) pelo (no) meio onde se insere.

Como detectou Muniz Sodr em Antropolgica do Espelho (2002), quando a estratgia de pesquisa da ordem da radicalidade do trans (referindo-se s famosas redes transdisciplinares), acaba virando indisciplinar. Um campo que propriamente um atrator ou buraco negro para onde se projetam as substncias originais da Histria (GREINER, 2005, p. 11).

Por esta razo, ao tratarmos a performance como meio de comunicao, nos parece pertinente faz-lo em duas esferas: uma do mbito do registro e divulgao das aes performativas em questo, e

qualquer que seja a maneira pela qual somos levados a remanejar (ou espremer para extrair a substncia) a noo de performance, encontraremos sempre a um elemento irredutvel, a idia de presena de um corpo. Recorrer noo de performance implica ento a necessidade de reintroduzir a considerao do corpo no estudo da obra. Ora, o corpo (que existe enquanto relao, a cada momento recriado, do eu ao ser fsico) da ordem do indizivelmente pessoal. A noo de performance (quando os elementos se cristalizam em torno da lembrana de uma presena) perde toda pertinncia desde que a faamos abarcar outra coisa que no o comprometimento emprico, agora e neste momento, da integridade de um ser particular numa situao dada (ZUMTHOR, 2000, pp.45-46).

outra que diz respeito ao carter comunicativo do corpo nas performances selecionadas. A abordagem do objeto artstico como transitrio e da arte como no tendo mais o local de sua concretizao, entra em acordo com uma concepo de corpo tambm sem delimitaes precisas. Um corpo que circula entre situaes de representao artstica (teatral, de dana) ao mesmo tempo em que reinventa aes que compreendemos como

cotidianas, esmaece estes limites sem se apoiar inteiramente de todo em nenhum dos aparatos. Ainda assim, talvez como uma tentativa de oferecer modos mais pragmticos de lidar com a
O corpo no um meio por onde a informao simplesmente passa, pois toda informao que chega entra em negociao com as que j esto. O corpo um resultado desses cruzamentos, e no um lugar onde as informaes so apenas abrigadas. com essa noo de mdia de si mesmo que o corpomdia lida, e no com a idia de mdia pensada como veculo de transmisso. A mdia qual o corpomdia se refere diz respeito ao processo evolutivo de selecionar informaes que vo constituindo o corpo. A informao se transmite em processo de contaminao (GREINER, 2005, p.131)

arte, observa-se um determinado modo de faz-la, apreci-la e difundi-la. Mesmo entre artistas, elegem-se obras que so de "bom tom" prestigiar. Este procedimento resvala, muitas vezes, tambm para a imprensa na hora de optar pelos eventos que "vale a pena" cobrir e criticar.

02

Nossa motivao ao realizar esta pesquisa destacar na pretenso de um modelo central e totalizador, que conta com diversos canais de manuteno, sua ineficcia em alcanar a

identificar na srie Estranho, um cara comum, um exemplo deste tipo de organizao no

institucionalizada. Nesta srie, o performer instalase sob marquises de igrejas geralmente habitadas por moradores de rua, denominando a si e a eles como "estranhos".
Eugnio Bucci, em A imprensa e o dever de liberdade (2009) alerta para o modo amalgamado como se do o jornalismo e a indstria do entretenimento. O jornalista aponta ainda as consequncias dessa amlgama para a liberdade de cobertura dos eventos culturais. Este um ponto a que retornaremos.

homogeneidade. Pretendemos sublinhar uma viso que supe outras formas de fruio da arte e do pensamento crtico. No interior de um sistema baseado em resolues que lidam com a arte de maneira pragmtica, otimizada, com caractersticas mais prximas de um modelo industrial que artstico, surgem aes que o desestabilizam sem afront-lo. Elas coabitam com ele e dispensam o aval de "autoridades" da cultura para validar a sua existncia. H iniciativas em diversos lugares do mundo, burlando o estabelecido. Estas iniciativas no buscam apoio ou retorno financeiro de forma direta, apresentando-se como contrrias maioria das motivaes que, num regime capitalista, vem se tornando cada vez mais naturais. A fim de estabelecer um recorte condizente com a dimenso de uma pesquisa de mestrado, optei por estudar alguns trabalhos de Flvio Rabelo, por

Atravs de um jogo de

perguntas e respostas (no necessariamente verbais) travado com os moradores, o artista prope algumas inverses acerca dos elementos que os separam de ns, ditos cidados comuns. Outro exemplo analisado o dos Festivais de Apartamento, que ilustra o deslocamento de algumas manifestaes do campo das artes para o campo comunicacional. Estes so exemplos de performances que se organizam principalmente atravs da internet. Sua premissa realizar-se nas casas de artistas que estejam dispostos a abrig-los, e acontecem sem que haja curadoria: a seleo dos trabalhos feita segundo a ordem de inscritos e de acordo com o nmero de trabalhos comportados pelo local de sua realizao. Os exemplos acima mencionados so amostras de um comportamento que no deve ser classificado

03

exclusivamente com aes da performance (o gnero artstico), mas como agenciadores de novas redes dentro da rede mercado/arte/mdia,
A idia de criar uma zona autnoma em que se suspenda, mesmo que momentaneamente, o controle sobre a vida, que fuja gide do biopoder uma forma de resistncia que tem sido largamente utilizada. A desordem no prevista, a indisciplina dos corpos, abala as estruturas da sociedade de controle. Os corpos esto se tornando por demais indisciplinados, anota George Monbiot. A oposio, tal como proposta, exige uma renovao constante de tticas e aes j que o capitalismo atual apresenta, como uma de suas caractersticas mais latente, a capacidade de incorporao de suas partes dissidentes (OLIVEIRA, 2007, p.34).

congregando artistas e pblico das mais diversas formaes e objetivos, conectados, entretanto, por algum propsito momentneo, quase sempre

gerador de uma experincia de pico, onde o controle sobre a vida se suspende por alguns momentos. Este tipo de rede acaba por configurar-se como um modo de resistncia possvel numa poca em que o poder continua se instaurando de maneira imperial. As redes de artistas, utilizadas com este objetivo, configuram-se como importante agente na

No Imprio j no existe mais lado de fora, o globo foi subsumido em sua lgica. O poder imperial distribudo em redes, por meio de mecanismos mveis e articulados de controle. O biopoder descreve aspectos centrais do conceito de Imprio. Caracteriza-se fundamentalmente pela ausncia de fronteiras: o poder exercido pelo Imprio no tem limites. O Imprio difere do imperialismo que exercia o domnio sobre o territrio, sobre suas riquezas e sua administrao a partir de um centro territorial de poder. O Imprio constitui-se no com base na fora e sim na sua capacidade de mostrar a fora como algo a servio do direito e da paz. O objeto do seu governo a vida social como um todo, e assim o Imprio se apresenta como forma paradigmtica de biopoder (Ibid., p.46)

formulao de um contexto pluralista.

04

1. Festivais de Apartament o

Os Festivais de Apartamento so uma apropriao dos Apartament Festivals: eventos que tiveram sua maior expresso na dcada de 80, quando foram criados. Eles se estenderam at 1995, acontecendo periodicamente em cidades do Canad, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Itlia, Frana e Holanda. Idealizados pelos neostas, os Apartment Festivals eram reunies feitas nas residncias dos artistas envolvidos, ou em prdios barbaramente tomados e ocupados por vrios dias, revelia dos sndicos ou moradores. Mais de uma vez, os neostas foram removidos apenas mediante a ao da polcia. Estas reunies transitavam entre festas e pequenas mostras de trabalhos ento mal vistos pelos rgos de arte considerados srios. Entre outras
Movimento artstico nebuloso quanto aos seus propsitos e do qual quase no se tm registros. Algumas informaes podem ser encontradas no livro Assalto Cultura: utopia, subverso e guerrilha na (anti) arte do sculo XX (Conrad Editora, 1999), de Stewart Home, sob a perspectiva do autor, que se inclui e satiriza o grupo.

norte-americana e europia na da dcada de 80. Os neostas sustentavam uma imagem sem regras, o que dificultava sua entrada em

determinados circuitos. Sua arte era vista como pouco sria, ou ainda, como uma maneira de ironizar a produo ento vigente. Os Festivais de Apartamento, como recriados em 2008, lidam com uma situao outra: em nosso tempo existem os circuitos de arte que admitem, por exemplo, performances irnicas, ou de cunho denunciador. H, inclusive, os lugares em que elas so bem-vindas. Porm, atravs de diversos mecanismos entre os quais, curadorias e coberturas jornalsticas duvidosas tambm estes circuitos estabeleceram os seus favoritos e os modelos que um artista deve seguir para estar entre eles. Perseguir estes modelos ou mesmo alcanlos, quase sempre, inclui o esvaziamento do discurso do artista. No estamos afirmando que toda eleio curatorial ou divulgao jornalsticas seja nociva arte, nem descreditando os profissionais destas reas as

proposies que iam de anrquicas a bemhumoradas ou infantis, os neostas, eram

simpatizantes do plgio criativo, e foi nesse sentido que, em 2008, um grupo de artistas do interior do estado de So Paulo decidiu retomar algumas de suas idias. A retomada no poderia ser literal, uma vez que a situao no Brasil hoje diferente da

indiscriminadamente.

Compreendemos

05

diferenas e especificidades entre estas profisses. A confluncia entre elas est no fato de ambas terem a possibilidade de escolher a que trabalhos dar visibilidade, e este um ponto crtico. Os critrios de eleio de uma e de outra se do, comumente, por anlises exteriores obra ou mesmo pela ausncia de anlise. Alguns

preciso que o artista disponha de documentao de seus trabalhos para certificar que os concretizou outras vezes. Como os festivais no contam com apoio financeiro, admitir artistas jovens ou

experientes no uma premissa. Os neostas se mantiveram enquanto grupo, com pouqussimas alteraes entre seus integrantes, e os Apartment Festivals eram encontros deste grupo de artistas, onde aconteciam as mostras de trabalhos. Eles no estavam interessados em tecer redes para
Os jornalistas no buscam informaes quando querem, mas fazem parte do cronograma da indstria. Eles que se subordinam aos horrios da indstria. Quando vieram as fuses entre empresas de entretenimento e empresas jornalsticas, essas relaes promscuas adquiriram um significado material muito mais slido. A maneira como o marketing dos estdios absorveu e incluiu em sua agenda prpria a agenda do jornalismo ou, em outras palavras, o modo pelo qual o marketing deixou de ser um objeto a mais no campo abrangido pelo jornalismo e se transformou no campo dentro do qual o jornalismo se insere.. o que se verifica no o capital do jornalismo englobando o capital do entretenimento, mas exatamente o contrrio. H muito tempo a indstria do entretenimento sabe que seus negcios no acabam onde comea a imprensa, mas prosseguem para dentro dela, atravessam-na e se realizam mais adiante, para alm do jornalismo. H, assim, uma analogia entre o fluxo dessas velhas influncias do marketing sobre a imprensa e o fluxo dos capitais que se fundem (BUCCI, 2009, pp. 38-39).

profissionais pautam-se no retorno imediato que promover determinadas obras pode render a si ou aos rgos a que esto vinculados, ou, ainda, nos afetos (positivos ou no) criados com os artistas, obras ou discursos. Por motivos que sero melhor explicados adiante, a divulgao dos Festivais de Apartamento, embora se d prioritariamente atravs da internet, tem a preocupao de se restringir a canais especficos. Como mencionamos anteriormente, no h

que outros artistas se juntassem a eles. Embora os Festivais de Apartamento tenham sido retomados tambm a partir de um grupo de artistas, eles estiveram, desde o incio, interessados em relacionar-se com outros artistas. Este um fator que delineia nossa postura enquanto artistas e organizadores do evento. Os encontros, realizados no estado de So Paulo, faz seus acordos e comunicados, em sua maior parte, atravs da internet. Muitos dos participantes no nos conhecem (no h uma marca ou logotipo fiador de nossa respeitabilidade), e se deslocam at os festivais com seus prprios recursos.

curadoria em suas edies, o que contribui para que tenhamos artistas das mais diversas formaes, incluindo aqueles que esto fazendo suas primeiras incurses no campo da performance. Na maioria dos editais, pouco comum que artistas iniciantes sejam admitidos: para receber apoio,

06

natural que possa haver, entre os inscritos, dvidas quanto realizao do evento at que esteja, de fato, acontecendo. Por esse motivo, assim como os Apartment Festivals, as edies que organizamos so numeradas: para que se explicite a continuidade delas. Com isso, esperamos reforar a lgica tcita de que se houveram algumas edies anteriores, aquela para que estamos abrindo inscries tambm se realizar. Em corroborao, mantemos um cuidadoso registro com fotos, vdeos e descries das aes no blog do festival. Embora posta em prtica de modo bem menos ousado (ns pedimos permisso, samos no dia seguinte pela manh, e nos responsabilizamos em devolver a residncia tal como conhecida antes de sediar um festival), a principal idia neosta revisitada por ns a de realizar aes artsticas sem, necessariamente, estarmos amparados por espaos que se consagraram como adequados arte (galerias, teatros, museus, etc.). No se trata de estar contra estes espaos ou de querer super-los, mas de abrir uma nova possibilidade. Tudo comea pela falta de espao:
No vamos nos ater a definir o lugar da arte. O limiar entre o pblico e o privado abrigou manifestaes artsticas das mais diversas, da Commedia dellArte, aos saraus do sculo XIX. A meno s galerias, teatros e museus se faz apenas a ttulo da nuvem de especificidades que estes espaos trazem em torno de si. Expor/apresentar-se neles significa ter passado por uma srie de procedimentos institucionais que, se no elaborados de maneira idnea, redundam na manuteno de alguns modelos e, conseqentemente, inviabilizam a existncia de outros.

antes de retomar os festivais, estvamos, de certo modo, impedidos de trazer a pblico os trabalhos que nos so caros. At este momento, realizaram-se sete edies do evento, e elas tm acontecido, em mdia, a cada seis meses. Nossa proposta realizlas a cada vez que um artista disponibiliza sua casa para receb-las. Por isso, o evento adquiriu carter itinerante, passando pelas cidades de Rio Claro (2008), Campinas (2008, 2009), So Paulo (2009) e So Jos do Rio Preto (2010). Faremos novamente a trilha de cada uma de suas edies, possivelmente aos saltos. Segui-la dessa forma parece ser o modo mais honesto de traduzir o que tem sido estas reunies em seu caracterstico inacabamento.

07

I Festival de Apartament o Sechiisland

Em 2003, os artistas Jos Roberto Sechi e Thiago Buoro criaram um nome pra servir como um cabide. Eles e os artistas amigos que,

eventualmente, precisassem de um (para participar de eventos artsticos, por exemplo), ou que estivessem se reunindo ocasionalmente, podiam se dependurar sobre o nome AcompanhiA. AcompanhiA, no sentido de no-companhia teatral, j que o teatro (e principalmente o teatro local) trazia em si uma srie de convenes que no lhes interessavam. Servindo aos seus propsitos, o AcompanhiA, abrigou diversas formaes at o que viria a ser o I Festival de Apartamento, assim batizado posteriormente. Era uma noite na qual a Sechiisland, a casa do Sechi, seria ocupada com duas aes coligadas, uma dele e outra de Rodrigo Emanoel Fernandes. E, uma vez que a casa estivesse aberta e houvesse pblico, tambm estavam convidados os amigos com trabalhos a mostrar. A divulgao no foi extensa, pois havia entre os conhecidos o hbito de freqentar a Sechiisland, ao menos nos dias de inaugurao das micro-exposies. Havia, desde

A idia e primeira apresentao do AcompanhiA foi em 2003. A princpio nos inspiramos num grupo alemo da rede de arte postal chamado "No-Institut", ento veio a idia de um grupo que no fosse um grupo ou que negasse a condio de grupo, uma companhia negada pelo prefixo A (Sechi, por e-mail, em 23 de setembro de 2010).

Arte Postal existe enquanto o objeto est se movendo de um ponto a outro. Pelos correios, artistas enviam e recebem envelopes customizados com selos prprios. No Brasil, Paulo Bruscky foi um dos primeiros artistas a participar desta rede ainda ativa.

ento uma lista de endereos eletrnicos, para onde o convite foi enviado, sugerindo, como entrada, uma garrafa de vinho que seria bem-vinda, mas no obrigatria. Da parte dos idealizadores dessa noite, a seqncia em que as duas aes aconteceriam foi estabelecida, antes de qualquer outro motivo, pelo desejo de fazer com que o pblico (ento formado por freqentadores da casa e, portanto, familiarizado com ela) se deslocasse pelos cmodos numa

O artista Jos Roberto Sechi converteu sua casa em um ponto nodal de uma rede de artistas postais. Da Sechiisland a Ilha de Sechi, com a populao de um s homem, conforme declarado pelo artista , chegam e partem correspondncias de todo o globo, contendo os mais diversos materiais. Atualmente, a casa abriga tambm uma biblioteca formada por catlogos, programas e livros de artistas, alm de funcionar como espao de pequenas exposies, a Sechiislands Micro Galery.

trajetria diferente da habitual. O marco destas aes estaria no modo como aconteceram mais do que nas proposies artsticas, preponderncia ou na filiao esttica dos artistas: elas se deram em festa, com suas propriedades tpicas (bebida, msica, dana, encontro). Cada ao, diluindo-se em maior ou menor grau, por

Meio bastante utilizado pelos artistas postais, estas edies so feitas artesanalmente com materiais diversos, e contm desde poemas visuais a cpias reprogrficas de retratos. Tambm podem ser construdos sobre edies industrializadas, atravs de interferncias ou aproveitando seu encadernamento.

vezes, comportou-se como mais um evento prprio da festa. O nivelamento entre ao artstica e festa cria certa indistino participantes. entre Esta os atuantes e os demais

caracterstica

acentuou-se

conforme as edies do festival, num nvel tal que

08

tornou-se bastante comum uma ao adquirir contornos diferentes daqueles imaginados pelo performer a partir da interveno do pblico. Uma importante conseqncia desta noite foi a criao de um endereo on-line onde foram dispostas as imagens (em fotografia e vdeo) do que aconteceu: as motivaes no eram outras alm de estarmos instigados pelo evento, pelas
Tornando o Eu o alvo de todos os investimentos, o narcisismo se dedica a ajustar a personalidade atomizao sorrateira engendrada pelos sistemas personalizados. Para que o deserto seja vivel, o Eu deve se tornar a preocupao central: a relao est destruda, mas pouco importa, j que o indivduo est apto a se absorver em si mesmo. Assim, o narcisismo, em uma circularidade perfeita, adapta o Eu ao mundo que o gerou. O adestramento social no se efetua mais pelo constrangimento disciplinar e nem pela sublimao, mas, sim, pela auto-seduo (LIPOVETSKY, 2005. p.37).

possibilidades abertas por ele e por haver muito de Narciso em ns. O blog ficou a cargo de Rodrigo, que, entre ns, tinha maior habilidade com as ferramentas da internet, e levou o nome do grupo AcompanhiA. Pela vontade de que existissem outros, o evento foi nomeado I Festival de Apartamento Sechiisland (21/06/2007).

09

II Festival de Apartament o Sechiisland

O blog criado para ser uma plataforma de registro das aes que aconteceram no I Festival de Apartamento, passou a desempenhar tambm o papel de divulgao. A partir de sua inaugurao, a cada vez que uma edio se projetava, fazamos um post com o ttulo de Chamada/convocatria, com a inteno de atrair artistas e pblico. Assim, o Festival de Apartamento sofreu uma fuso com os meios comunicacionais: alm de ser um espao efetivo de apresentaes de trabalhos cuja aceitao restrita, o evento admitiu uma funo anterior de informar aos interessados sobre cada nova edio. Algo como um expediente com data, local e especificidades da mostra. O blog atinge aos interesses no s dos performers, mas do pblico, e em mais de uma vez, teve seu post copiado para a agenda de outros canais relativos performance, constituindo-se num claro exemplo de manifestao artstica que subsiste a partir da criao de seus prprios meios. Sob influencia dos resultados positivos do primeiro festival, organizou-se uma segunda noite festiva. A Sechiisland receberia duas artistas que, de frias no
A Bienal Internacional de Performance Deformes acontece no Chile, sempre em outubro, e congrega artistas e pesquisadores de reas como filosofia, sociologia, arquitetura. O evento est em sua terceira edio. Mais informaes em: http://bienaldeformes.blogspot.com.

Brasil, decidiram conhec-la. A chilena Viviandran, a argentina Valria

Coitamich haviam conhecido Sechi durante a Bienal Deformes. A presena das duas artistas, aliada empolgao diletante causada pelo evento anterior, nos motivou a por em andamento o II Festival de Apartamento Sechiisland (09/02/2008), utilizando mais uma vez o espao da micro-galeria.

10

III Festival de Apartament o Pennsula Dran

A performer Viviandran, aps ter participado da segunda edio dos festivais, teve a iniciativa de realizar, em sua casa, no Chile, o III Festival de Apartamento Pennsula Dran (10/06/2008). Esta foi a primeira vez que o sufixo que comumente acompanhava o ttulo Festival de Apartamento teve alteraes. O motivo dessa mudana refletia algumas diferenas de concepes entre ns a artista que agora sediava o evento. Viviandran defendia a idia de que os festivais tivessem, de algum modo, a assinatura de quem os sediasse, mas, mesmo assim, mantivessem a numerao seqencial, tornando claro que se tratava do mesmo evento. Enquanto que ns gostaramos que eles fossem algo virticos. Tnhamos, ma mesma intensidade, receio e vontade de sermos roubados na idia Festival, e no assinassem a autoria do roubo, ou se, caso assinassem, o fizessem somente indicando o lugar em que aconteceriam. Nenhum de ns conseguiu ir at o Chile, devido s condies financeiras do grupo. Ainda assim, dispusemos no blog do Grupo AcompanhiA as
Estvamos ento bastante influenciados por idias de nomes coletivos, como Monty Cantsin, e conseqente ausncia de autoria. Para maiores informaes, ver Assalto cultura: Utopia Subverso Guerrilha na (Anti) Arte do Sculo XX, de Stewart Home

nicas formas com que pudemos conhec-lo: as fotos que nos foram enviadas, e as descries das performances. Este festival nos levou discusso bastante delicada no campo das artes, e mais

especificamente dos artistas, sobre autoria: a idia Festival de Apartamento no tem dono, e pode ser posta em prtica por quem se interessar em faz-lo. Embora seja algo bastante restrito se comparado a outras manifestaes, e por isso proporcionalmente menos sujeito s alteraes empreendidas por seus interlocutores, a idia Festival de Apartamento no tem dono nem status acabado. Dentro de sua particularidade, est sujeita ao uso que seus praticantes fazem dela e, portanto, passvel de transformaes constantes. O modo como o Grupo AcompanhiA resolveu faz-lo apenas uma possibilidade, e o nome dado ao evento no o que singulariza a experincia: existem eventos

semelhantes por todo o globo nomeados de outra forma e, as vezes, sem nomeao.

11

IV Festival de Apartament o Sechiisland (em Campinas)

O IV Festival de Apartamento Sechiisland (em Campinas) (09/08/2008) denota, desde o ttulo, algumas de nossas incongruncias. o primeiro organizado por ns fora da Sechiisland, mas mantm seu nome no ttulo, ainda que tenhamos aceitado a contragosto o nome Pennsula Dran. O fato que acreditvamos a Ilha de Sechi pudesse nos oferecer, alguma credibilidade atravs das possveis associaes que os possveis artistas interessados fariam. ramos bastante inseguros de nosso trabalho e do prprio festival, e optvamos por nos abrigar na extensa experincia de Jos Roberto Sechi. Porm, o argumento no qual quisemos acreditar era de que, posto dessa maneira, o nome esclareceria aos visitantes do blog que ramos os mesmos envolvidos nos festivais anteriores, e que, do Chile ele voltaria ao Brasil, mas migraria de casa e cidade. Se antes o Festival era feito entre artistas e freqentadores conhecidos, neste momento ele passa a acontecer de maneira mais ampliada e, em conseqncia, com uma formatao mais rgida.

Para a organizao do IV Festival de Apartamento, algumas questes, com as quais no tnhamos tido de lidar nas edies anteriores, tornaram-se importantes. Como desta vez ele seria sediado no distrito de Baro Geraldo, em minha casa, o mais provvel seria que atrasse alguns de meus conhecidos. Todavia, no se poderia desconsiderar que a Unicamp situa-se neste distrito. A

universidade abriga diversos cursos e, entre eles, um Instituto de Artes. Assim, certamente,

funcionaria como aglutinadora de pessoas dos mais diversos lugares e formaes. Este quadro nos levou a supor que no momento em que postssemos no blog a chamada/convocatria, e espalhssemos esta informao por mala-direta, no se poderiam prever quais pessoas se interessariam em fazer parte dele e, menos ainda, de que formas. A princpio, pela maneira como o evento aconteceu at ento, este deveria ser mais um divertido dado, com o qual lidaramos com a mesma

despreocupao, diletantismo (na acepo mais positiva da palavra) e leveza dedicados a outros impasses. Porm, esta era uma abertura maior do

12

que as nossas possibilidades de lidar com ela e, por precauo, criamos uma ficha de inscrio cujo link encontrava-se no corpo do texto feito para a chamada/convocatria, disponvel no blog. Estas fichas deveriam preenchidas pelos performers e enviadas a ns pelo endereo eletrnico do grupo com at uma semana de antecedncia da data estabelecida para o festival. Elas seriam a maneira que encontramos para estabelecer alguma ordem para as apresentaes, ainda que permanecesse o propsito de que o festival fosse, por suas prprias vias, uma grande festa. Otimistas, e imaginando que o nmero de performers interessados pudesse exceder a nossa capacidade e a da casa para receb-los, foi a primeira vez que nos deparamos com a questo curatorial: eleger ou no performers em detrimento de outros? Em caso afirmativo, por que critrios? poca, o nico de ns razoavelmente confortvel no terreno da performance era Sechi, que h muito participava de festivais internacionais, alm de ter leituras e extenso material filmogfico a respeito. Ainda assim, nenhum de ns estava interessado em
A essncia da festa: cara a cara, um grupo de seres humanos coloca seus esforos em sinergia para realizar desejos mtuos, seja por boa comida e alegria, por dana, conversa, pelas artes da vida. Talvez at mesmo por prazer ertico ou para criar uma obra de arte comunal, ou para alcanar o arroubamento do xtase. Em sua, uma unio de nicos em sua forma mais simples, ou ento,... um bsico impulso biolgico de ajuda mtua (BEY, 2004, sem pgina). A invocao do princpio da precauo de que voltarei a falar adiante na relao com os fenmenos que no se conhece ou se conhece mal e na ao sobre eles no constitui, por isso, uma renncia ao saber ou interveno, mas, pelo contrrio, a assuno de um risco especfico, o de pr prova nossas convices e a nossa ignorncia sem reduzir o que se desconhece ao que j se sabe e sem proclamar a irrelevncia do que no podemos descrever por o desconhecermos (Santos, 2008, pp. 149-150).

definir sequer o termo performance. Mesmo hoje, tendo nos debruado um pouco mais sobre este universo, podemos concluir que, conforme avanamos neste terreno, mais

encontramos aes muito diferentes entre si e que se abrigam sob esta nomeao. De todo modo, a questo das categorizaes de gneros artsticos nunca foi uma prioridade para ns, e decidimos, deliberadamente, no fazer curadoria. Havendo maior nmero de inscritos, o critrio para a participao passaria a ser a ordem das inscries. A experincia de organizar os festivais nos ajudou a perceber que o que define o quanto uma ao est ou no adaptada ao festival no o gnero ou a classificao a que se presta, mas a versatilidade e, sobretudo, as discusses que geram. Por sermos um festival pequeno, no temos tcnicos e equipamentos disposio. Entretanto, mais do que restries, estas condies abrem possibilidades. Trata-se de uma escolha (prtica, mas tambm conceitual) no comportar propostas dispendiosas e priorizar aquelas que se permitem realizar com menos recursos.

13

Ademais, o prprio festival, a combinao de pessoas presentes em negociao com as aes acaba por fazer sua curadoria. Em tempo: no h um pleito no qual as aes estejam sujeitas anlise. Mas existem aquelas que mobilizam mais participantes, ou os mobilizam de maneira mais significativa. Algumas aes se realizam em intenso trnsito corpo-ambiente. Neste contexto, o corpo do performer se evidencia, deixando que se destaque justamente a comunicao daquele que performa com o seu entorno, evidenciando a sua condio de mdia.
O corpo no um meio por onde a informao simplesmente passa, pois toda informao que chega entra em negociao com as que j esto. O corpo um resultado desses cruzamentos, e no um lugar onde as informaes so apenas abrigadas. com essa noo de mdia de si mesmo que o corpomdia lida, e no com a idia de mdia pensada como veculo de transmisso. A mdia qual o corpomdia se refere diz respeito ao processo evolutivo de selecionar informaes que vo constituindo o corpo. A informao se transmite em processo de contaminao (GREINER, 2005, p.131)

14

O IV Festival teve doze inscritos, e nenhum performer foi impedido de participar. Como previsto, 50% deles estavam vinculados Unicamp, quase todos ao Programa de Ps-Graduao em Artes. Os outros 50% ramos o Grupo

AcompanhiA, alm de Gilio Mialichi, performer de Araraquara e Viviandran, com uma participao em vdeo. Luana Muzille e Jos Carlos Pires formavam ento a produtora o Sua Fsforo Arte, e, gentilmente, equipamento produzir um

registraram profissional.

festival inteno

com era

documentrio a respeito, mas a proposta no ganhou espao entre nossos afazeres.

Posteriormente, este material foi editado por Alexandre Sanches (Banderas) e disponibilizado no blog. Afora detalhes to desinteressantes quanto

inexplicveis e que no poderiam ser relatados sem incorrer no deselegante tom de "mexerico", a partir do IV Festival, o grupo AcompanhiA passou por um violento racha, deixando de existir. quaisquer relaes.

15

V Festival de Apartament o So Paulo/Ipira nga

Por seu interesse no funcionamento do festival, Thase passou rapidamente de anfitri a

aqueles com necessidade de apresentar-se o quanto antes, ocupados com outros afazeres fora dali. Assim, os primeiros e os ltimos trabalhos foram vistos por poucas pessoas. Um nmero pequeno de
http://www.infodanca.com

organizadora, junto comigo e Rodrigo. Ela trouxe novo flego e expandiu o alcance do festival para os circuitos de arte ao enviar divulgao para canais como Infodana, Artesquema e Coro.
http://www.corocoletivo.org http://www.artesquema.com

performers permaneceu durante todo o evento, e o pouco pblico que compareceu esteve, via de regra, acompanhando um amigo que se apresentaria, e foi embora junto com ele ao trmino da apresentao. A casa que sediou este festival, embora fosse uma propriedade particular, era comumente utilizada para ensaios teatrais. Por isso, dispunha de duas salas com cho emborrachado, e este ar de ambiente preparado para a arte nos levou a acomodar a maioria das performances a. Isso dificultou a aproximao entre os presentes. Como eram muitas aes, enquanto uma se realizava, outra se preparava na sala oposta. De forma que o pblico ia de uma sala a outra para acompanh-las, sem brechas. O carter festivo do festival ficou dificultado tambm pelo modus operandi da cidade: como uma maldio, a casa esvaziou-se quase que por completo conforme se aproximava a meia-noite, j

Abandonamos o antigo blog do AcompanhiA, refizemos todo o seu contedo sob o nome de Festival de Apartamento, e seguimos organizandoos, segundo a seqncia numrica. Agora

http://festivaldeapartamento.blogspot.com

trabalhvamos de forma autnoma, receosos que estvamos com a idia sermos um grupo ou coletivo. O V Festival de Apartamento So Paulo/ Ipiranga (14/03/2009) teve 23 performers que, sem as condies ideais, decidimos acomodar, movidos pelo desejo de no deixar artistas sem participar. Porm, do ponto de vista da troca, facilitada pela situao da festa, esta edio foi um tanto frustrante. Para dar conta de todas as apresentaes, tivemos que iniciar as apresentaes s 16h. A este horrio, poucos dos performers haviam chegado, e havia

16

que muitos dos presentes dependiam de transporte pblico e este horrio de fechamento do metr. Sob a tica da indistino entre performers e pblico e da partilha, este foi um festival pouco profcuo. Quase no houve quem tivesse levado sua garrafa de vinho para dividir, o que tambm no auxiliou na diluio entre artistas e participantes. Sem que percebssemos ou pudssemos fazer algo a respeito, o festival foi captado por dispositivos, conforme entendido por Agamben (2009). Os dispositivos cumpriram a funo produzir sujeitos orientados para o bem, no sentido de funcionalidade. As pessoas, combinadas s
os dispositivos visam, atravs de uma srie de prticas e de discursos, de saberes e de exerccios, criao de corpos dceis, mas livres, que assumem a sua identidade e a sua liberdade de sujeitos no prprio processo do seu assujeitamento. Isto , o dispositivo , antes de tudo, uma mquina que produz subjetivaes e somente enquanto tal e tambm uma mquina de governo (AGAMBEN, 2009, p. 46).

organizadores e est fortemente vinculado aos humores e disposies de quem os freqenta. Uma vez reunidos pela proposta dos Festivais de Apartamento, seus participantes e as circunstncias que criam, adquirem uma vida prpria. O objetivo diluir a relao entre pblico e performer, o que nem sempre acontece.

circunstncias, optaram por permanecer dentro de um modelo de festival que no oferecesse riscos, de suposta preservao de suas identidades, ao invs de diluir-se na idia festival. Isso no quer dizer, contudo, que a V edio no teve qualquer aspecto positivo, nem a crtica se dirige aos trabalhos apresentados ento. Trata-se da constatao dos revezes includos na realizao destes eventos, que exemplifica como o andamento dos festivais independe dos propsitos de seus

17

VI Festival de Apartament o Campinas/ Baro Geraldo

Geraldo/Campinas (26/09/2009)

voltou

a ser

A intensificao da vontade decorre da leitura polifnica da realidade, prpria da ecologia de saberes. Esta leitura torna possvel a emergncia de um factor subjectivo que, aliado s tendncias objectivas, ganha fora para confrontar o destino e fazer emergir uma possibilidade auspiciosa, mesmo que dbil. O que est em causa a formao de uma espontaneidade que incide sobre a realidade constituda com o objectivo de fundar uma vontade desconstituinte e reconstituinte. No se trata de passar por cima das barreiras da natureza das coisas ou da natureza humana. Trata-se antes de identificar nessa natureza uma fora criadora espera de ser identificada (Santos, 2008, p.165).

VI

Festival

de

Apartamento

Baro

trata-se da primeira insero de um rgo oficial no evento, o que nos levou a algumas discusses. Aps o festival, as duas performers nos propuseram a escrita de um projeto conjunto para lev-lo a Alagoas. A proposta nos pareceu interessante, e logo o Ministrio da Cultura abriu edital que contemplaria, justamente, aos festivais. Isso o

realizado em minha casa, e contou com a ajuda expressiva de Alexandre Sanches, que passou a ser outro integrante auxiliando na captao e edio das imagens. Em consonncia com a maneira solidria como os festivais vinham acontecendo, ele conseguiu o emprstimo de cmeras filmadoras e operou-as. Nos entremeios dessa e da edio anterior, passamos a participar da plataforma de
http://performancelogia.blogspot.com

Aqui basta recordar que enquanto no conhecimento-regulao, a ignorncia concebida como caos e o saber como ordem; no conhecimento-emancipao, a ignorncia concebida como colonialismo e o saber como solidariedade. medida que a modernidade ocidental, enquanto paradigma scio-cultural, reduziu as possibilidades de emancipao s compatveis como capitalismo, o conhecimentoregulao adquiriu uma total preponderncia sobre o conhecimento-emancipao e neutralizou-o convertendo a solidariedade numa forma de caos e, portanto, de ignorncia e o colonialismo numa forma de saber, e, portanto, ordem. Neste processo, a cincia moderna, inicialmente um tipo de conhecimento entre outros, assumiu uma preponderncia total, reclamando para si o monoplio do conhecimento vlido e rigoroso. O que ocorreu com a consagrao da epistemologia positivista e a descredibilizao de todas as epistemologias alternativas (Santos, 2008, p.155).

possibilitaria a

compra de

equipamentos,

pagamento de ajuda de custo e, qui, de hospedagem para os performers. Comeamos a escrever o projeto, mas no o levamos adiante por nos dar conta do que representaria o fomento de um edital. Improvvel, mas no impossvel, poderamos nos deparar com as indicaes, sutis ou no, sobre que aes poderiam ser postas frente ao logotipo do Ministrio. As mudanas pelas quais passaria o festival fariam dele um evento parecido com qualquer outro. Seria, sem dvida, a sobreposio de um formato. Qualquer suposto potencial do evento em

performance Performaceloga, que repassa aos performers associados cada um dos eventos que recebe. Foi tambm a primeira vez que recebemos performers de outros estados: Minas Gerais e Alagoas. Mary Vaz e Charlene Sadd se beneficiaram de ajuda de custo para as passagens que as trouxeram a So Paulo, de onde seria mais fcil chegar a Campinas. A Secretaria Municipal de Ao Social de Alagoas ofereceu-lhes o auxlio em troca do qual, ambas fariam apresentaes de seus trabalhos em eventos da Prefeitura. Ainda que indiretamente,

desestabilizar a realidade seria perdido em prol de uma submisso inevitvel ao mercado. No se trata

18

se enaltecer a falta de verba, mas de tomar um cuidado especial para no deturpar os objetivos da proposta em funo de prioridades econmicas. Essa orientao mltipla da realidade algo caro a ns e, por sua prpria conformao mutvel, traz alguma dificuldade em propagar-se. Porm,
a estratgia que devemos adotar no nosso corpo a corpo com os dispositivos no pode ser simples, j que se trata de liberar o que foi capturado e separado por meio dos dispositivos e restitu-los a um possvel uso comum (AGAMBEN, 2009, p. 44).

enquanto ainda parece possvel, e cientes da contradio deste ato, fizemos a escolha de manter a informalidade da organizao do festival, com o que acreditamos fazer alguma fora na direo de exercit-la.

19

VII Festival de Apartament o So Jos do Rio Preto

Preto (20/02/2010) foi, a nosso contragosto, divulgado no jornal local. Embora a redatora da matria tivesse as melhores intenes, o resultado foi um texto confuso, que atraiu inscries duvidosas. Compareceram os donos da cultura da cidade, exibindo nmeros de DRT e sobrenomes, preocupados em nos esclarecer sobre sua

para que a obra sature a rede, preciso que seja reconhecida por um signo de identidade. preciso, ento, que se repita. Que faa eco de si mesma. Entre inovao e repetio obrigatria instala-se ento uma espcie de desgaste, no de seu talento estamos supondo que o artista o tenha -, mas de sua exposio cegante, exaustiva, sobre a qual nenhuma exibio ou operao de descoberta pode mais ser feita (CAUQUELIN, 2005, pp.77-78).

O VII Festival de Apartamento So Jos do Rio

promovido pelos canais referidos, assente na possibilidade de colocar os pares em contato. O pblico de um jornal atendido segundo sua possibilidade de compra - porque atrelada notcia est o anunciante se seu poder aquisitivo no for suficiente, eles no estaro representados no jornal, e as notcias no sero direcionadas aos seus interesses. Ainda assim, considerando-se a parcela apta, a notcia se faz da maneira mais generalizante e abrangente, de forma a alcanar o maior nmero de clientes, com vistas a traar relaes entre o j conhecido (ou mesmo o senso comum). Para tal, guardam-se os nveis de redundncia necessrios aderncia de uma notcia. Assinaladas as devidas diferenas uma vez que o autor esteja se referindo aos agentes de movimentos sociais, e ns s aes performativas , vale

Entende-se por cnone literrio na cultura ocidental o conjunto de obras literrias que, num determinado momento histrico, os intelectuais e as instituies dominantes ou hegemnicos consideram ser os mais representativos e os de mais valor e autoridade numa dada cultura oficial (Santos, 2008, p. 71).

importncia e, conseqentemente, indagando o nosso papel. A tenso estava claramente estabelecida por sua compreenso de que a presena do festival tivesse o propsito nico de afrontar os cnones que postulavam. Sua tentativa hipcrita de participao serviu somente ao propsito de proclamarem sua hierarquia. O episdio est aqui relatado por funcionar muitssimo bem como argumento restrio da divulgao do festival a canais prioritariamente acessados por artistas. Em tempo: no se trata de imaginar esta parcela de pessoas como algo superior, mas de de ressaltar o aspecto de

compartilhamento

interesses

supostamente

Os agentes dos movimentos sociais, quando pertencentes a camadas sociais que no tm acesso aos bens de consumo, a despeito de integrarem o amplo espectro de telespectadores, no fazem parte da audincia com poder de compra mnimo. Como o consumo serve de baliza para o modo como a publicidade na TV dialoga com o telespectador, esse pblico que no chega a ser consumidor potencial termina por se ver estigmatizado, diante da tela, como uma subplateia: os mais pobres no so vistos como compradores pelo anunciante. Por desdobramento quase que automtico, por mais que os editores de televiso creiam no contrrio, esses segmentos no so convidados a serem interlocutores do discurso jornalstico da TV. (BUCCI, 2009, pp. 128-129).

mencionar a segregao miditica pontuada por Bucci (2009). Os interessados em performance so poucos (se posto em escala com o pblico geral), e com interesses especficos. Como ocorre com a

20

produo artstica em geral, a cobertura na grande imprensa costuma ser tmida ou inexistente. Esta postura corrobora com uma certa lgica mercantil, segundo a qual, a existncia de um fenmeno no se atesta seno por sua exposio miditica. Observa-se um exemplo dessa lgica mercantil na crescente ateno que a mdia tem dedicado a Marina Abramovic. Marina foi uma das primeiras artistas a ser reconhecida como performer. Ela ajudou a difundir a arte da performance pelo mundo, a tal ponto de afirmar que deseja fundar um Instituto de Performance e este levar seu nome porque Creio que sou uma marca, como jeans ou coca-cola, e pelo meu nome, Marina Abramovic, as pessoas vo saber que ele sobre performance em geral, seja vdeo, msica, teatro ou dana. Atravs de inmeras exposies, livros de registros, artigos e pesquisas publicados sobre seu trabalho, Marina adquiriu o direito de ser reportada pela grande mdia. Ainda que as apresentaes da artista carreguem uma aura de excentricidade, seu trabalho tem atravessado geraes, adquirindo respeitabilidade e constncia suficientes para ser
Leia a entrevista completa no Anexo II Ver anexo III

noticiado. O coroamento dessa consagrao se d em sua presena no MOMA Museum of Modern Art (NY). Situado numa regio turstica, o MOMA nada tem a ver com o circuito de iniciados, formado somente por pessoas ligadas arte. Do mesmo modo, a proposta da artista para este espao pode ser entendida pelo jornalismo cultural e que esse entendimento no seja tomado como sentena absoluta com o didatismo e a redundncia que lhe so caros: Marina selecionou jovens artistas para refazer alguns trabalhos de sua trajetria.

Retrospectiva.

Reperformance.

Turismo. So

palavras que garantem a primeira pgina dos cadernos culturais pelo mundo, alm de algumas notas em outros cadernos supostamente

relacionados. Nos trabalhos que estamos pesquisando, a

mencionada taxa de redundncia necessria saturao da rede insuficiente. A segregao, ento, passa a ser de outra natureza, mas ainda existente. Por isso importante que se criem os prprios canais.

21

As edies do festival indicam haver uma comunidade produtora e consumidora (por falta de
http://www.gazonadearte.com.ar (visite com as caixas de som ligadas)

melhores palavras) de performance, ainda que localiz-la seja tarefa um tanto quanto difcil. Este talvez seja o paradoxo que, ao mesmo, tempo lhe confere ostracismo e marginalidade e a libera para agir de maneiras singulares. Por habitar os entremeios das linguagens artsticas, da visibilidade miditica , a

performance acaba estabelecendo, ela mesma, novas redes dentro da rede mercado/arte/mdia, congregando artistas e pblico das mais diversas formaes e objetivos. Porm, preciso que haja afinidades ainda que momentneas entre eles. Como os Festivais de Apartamento, existem diversas organizaes semelhantes no mundo: a Bienal Deformes, no Chile, o Zona de Arte, na Argentina, Openart no Reino Unido, Platoon na Alemanha so apenas alguns exemplos proliferao de um saber que se auto-sustenta por contaminao.

http://blog.platoon.org

http://www.open-art.org.uk

22

2. Estranho, um cara comum

H hoje um consenso sobre insero dos meios de comunicao de massa nos aspectos mais

organizao que congrega mdia, arte e mercado. Estas so posturas que funcionam como uma espcie de rudo paralelo e desestabilizador. Tratam-se, segundo Santos (2010), de

Cultura-mundo significa fim da heterogeneidade tradicional da esfera cultural e universalizao da cultura mercantil, que se apodera das esferas da vida social, dos modos de existncia e da quase totalidade das actividades humanas. Com a cultura-mundo, alastra-se por todo o globo a cultura da tecnocincia, do mercado, dos media, do consumo e do indivduo com ela toda uma srie de novos problemas, no s de mbito global (ecologia, imigraes, crise econmica, misria do terceiro mundo, terrorismo, etc.), mas tambm existenciais. A cultura globalitria no apenas um facto, mas, ao mesmo tempo, um interrogao profunda e inquieta sobre si mesma. o mundo que se transforma em cultura e a cultura em mundo: uma culturamundo (LYPOVETSKY, 2010, pp. 13-14).

generalizados da vida, incluindo aqueles que se relacionam aos nossos valores e subjetividade. Os media detm a disposio de toda produo sgnica inerente ao homem. Eles passaram a regular a veiculao, criao e a legitimao da cultura. No, claro, sem se expor a uma espcie de caos e imprevisibilidade daqueles contedos que no se deixam captar facilmente. Conforme pontuado por Lypovetsky (2010), a cultura tornou-se moeda, e seu valor de troca algo com que os Estados passam a se ocupar cada vez mais, dado que, tambm dela, depende sua hegemonia. Sob este ponto de vista, a cultura travestiu-se em cultura-mundo. Porm, longe de ser irreversvel ou impossvel de transpor, mesmo lanando mo de mecanismos que alcanam e saturam nossa percepo, a culturamundo tem sofrido interferncias substanciais ao longo dos anos. Alguns exemplos esto na autonomia dos artistas, na criao de redes informais, e em sua resistncia a um modo de

emancipaes sociais (no plural, porque diferentes umas das outras), que prevem igualdade em operaes cuja diferena pretende nos inferiorizar; e diferena, quando a igualdade tem por objetivo nos descaracterizar. O poder revolucionrio da arte residiria em sua colaborao com este projeto.
Trecho retirado de entrevista com o autor no site O Globo. A verso integral pode ser lida em: http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2010/07/23/boa ventura-de-sousa-santos-fala-sobre-rap-global-310530.asp. Acessado em 12/01/2011.

Neste panorama, passamos a entender a arte, e em especial a performance, como um fenmeno sobretudo comunicacional. Nos interessa sua habilidade em tecer conexes entre seus pares e, a partir destas conexes, produzir diferenas e igualdades em lugares e lgicas estabelecidos. A partir deste deslocamento, nos debruamos sobre o tema e, mais especificamente, sobre o trabalho de Flvio Rabelo. A escolha por este artista passa, inegavelmente, por alguma afinidade esttica ou de discurso. Todavia, estamos considerando tambm as estratgias que seu trabalho utiliza para assegurar sua subsistncia. A srie Estranho, um cara

23

comum, tem indcios do tipo de comunicao cara a esta pesquisa. O performer utiliza-se de um modo de comunicao no coercitiva e que se concretiza a partir da disposio do outro em lhe dar espao. Este tipo de trabalho no se constitui seno entre pblico e perfomer, que ento se tornam pares.

24

2.1 Trajetria

Antonio Flvio Alves Rabelo inicia suas aes em 2004, junto aos Saudveis Subversivos, coletivo inspirado pelo livro Dirio de um corpo a corpo pedaggico e outros elementos da Arte-Educao (1999) do arte-educador Marco Camarotti. Seu livro postula que toda educao deveria ser uma saudvel subverso, e os Saudveis Subversivos, por acreditarem na arte como agente transformador, pretendem provocar reflexo atravs de suas aes. Membros deste grupo somaram-se a membros da Cia. Sentidos/ NACE Ncleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cnicas e Espetaculares, da UFAL e da Cia. Do Chapu, formando o que viria a ser a Cooperativa de Performance, ncleo onde Flvio Rabelo passou a estudar elementos a serem desenvolvidos em sua pesquisa artstica e acadmica. O trabalho no ncleo previa co-criao assim como a troca entre as pesquisas individuais. Nos seus encontros promoviam-se discusses sobre textos relacionados performance e Arte
http://ciadochapeu.blogspot.com http://www.nucleo.ufal.br/nace A solido como contingncia fatal da condio humana uma abordagem marcante e recorrente em toda a obra desse autor que em sua narrativa concisa, onde s h espao para o vocbulo exato, para a frase curta e essencial, traa a luta do ser humano pela afirmao de sua prpria individualidade. Os seus personagens so guerreiros solitrios contra os obstculos da vida; lutando isolados, vidos de si mesmo, num contexto social onde o egosmo decorre dessa impossibilidade de comunho com o prximo (RABELO, 2006, p. 36). www.saudaveissubvesivos.org A performance Cho de Graa, ou poo da pedra, foi elaborada para a exposio O Cho de Graciliano, realizada pelo SESC - SP, Governo do Estado de Alagoas atravs da Secretaria Executiva de Cultura, na Fundao Pierre Chalita, no ano de 2003 (Rabelo, 2009, p.65).

conduo de treinamento de ator segundo a pesquisa de cada um, e as elaboraes prticas que emergiam deste processo tinham a colaborao de todos (Rabelo, 2009, pp.63-64). Paralelamente aos encontros com a Cooperativa de performance, o performer convidado para criar uma performance coletiva a ser apresentada numa exposio em homenagem ao escritor alagoano Graciliano Ramos. Neste trabalho, onde cuidou do roteiro e encenao, a leitura de Vidas Secas do mesmo autor, acabou definindo alguns rumos do processo criativo. Na busca pela traduo da obra literria para a ao cnica, o estado de solido (Ibid., p.62) dos personagens de Graciliano Ramos direcionou a pesquisa da Cooperativa de Performance. Para investigar este estado, Flvio destacou algumas caractersticas do livro, como, por exemplo, a sntese dos dilogos. A ausncia de condies to bsicas quanto a nutrio cria, nas personagens, uma falta de habilidade para o dilogo e para a nomeao do mundo ao redor. Desta maneira, elas constroem 25

Contempornea. Os integrantes se revezavam na

mundos prprios e autorreferenciados. Nestes universos ensimesmados, os eventos mais

sendo desde ento. (Ibid, pp.71-73). Com estas inquietaes e este direcionamento, o performer encontra ou se d conta da presena de Coruripe, morador de rua que, durante anos, ocupou a marquise da Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, em Macei. Como a figura deste morador tivesse reunido ao redor de si as diversas questes a serem deglutidas pelo performer e includas em suas aes, podemos compreend-la como o detonador da srie Estranho, um cara comum.

importantes, que serviriam para nortear sua anlise do outro, no passam pela troca. Isto contribui para que a qualidade das relaes travadas a beirem escassez. procura dos equivalentes gracilianos no meio urbano e contemporneo, o coletivo passou a observar os moradores de rua de Macei, cuja semelhana se estabelece pelo nomadismo, feridas, fraqueza e silncio (Ibid, pp.69-71), que tambm redundam em estados solitrios. A aproximao com moradores das ruas leva o artista a constatar a determinao do nosso olhar em ignorar ou diluir os chamados mendigos como parte da arquitetura ou quaisquer outros elementos urbanos que tomamos o cuidado de evitar. Disso decorre sua pesquisa feita de leituras e
Os desdobramentos da srie Estranho, um cara comum, bem como outras sries do artista, podem ser encontrados em filmes, fotos e textos, nos seguintes links: flickr: flickr.com/photos/flaviorabelo picasa: picasaweb.google.com/flaurabelo e picasaweb.google. com/estranhocorpoestranho blogs: estranhocorpo.blogspot.com e flaviorabelo.wordpress.c om

especulaes sobre a cegueira, sobre o estranho e o comum, somado ao interesse em explorar estados de solido. Neste estgio da pesquisa, o performer comea organizar tarefas a serem cumpridas solitariamente e no dentro do coletivo, como vinha

26

2.2 Estranhas aes

conforme observado por Bey (2004) e retomado por Oliveira:

Para esta ao, o performer instala-se frente a uma igreja e inicia a primeira tarefa: trocar sua roupa comum por peas que podem sugerir a

A sublevao temporria o que se abre como possibilidade, experincias de pico que se mostram, em rpidos momentos de suspenso, como a vida pode ser vivida de forma diferente. O levante uma ao de independncia cuja experincia gera uma mudana substantiva no sujeito. O potencial da vida cotidiana est em cena: a socialidade cotidiana eminentemente cultural (Oliveira, 2007, p. 33).

elementos que constroem a figura. Isso causa uma curiosa inverso do nosso hbito de no ver, desestabilizando momentaneamente alguns padres de comportamento a que estamos acostumados a recorrer. Um breve, mas eficiente levante. Durante a ao, (que nessa srie , em mdia, de dez horas) o performer permanece sentado, olhando em torno, oferecendo o espelho e experimentando o ponto de vista de quem se torna invisvel ao habitar as caladas e cantos da cidade. Algumas vezes, o performer usa um pedao de carvo para desenhar no cho, l trechos do livro ou dorme. So aes cotidianas que, estendidas no tempo e deslocadas de contexto, transformam-se em aes performativas cotidiana, fetichizando um a experincia sublime ao

caracterizao de um mendigo. Para isso, ele utiliza peas que aderem pele, semelhante s meiascalas femininas. O performer usa estas peas como blusa e como cala (sobre a qual veste outra, de tecido). Em sua cabea tambm posta uma destas peas, cujas mangas so dobradas como num chapu e, sobre ela preso um saco plstico na cor preta. Geralmente o performer usa luvas que deixam mostra as pontas dos dedos, e fita isolante em algumas partes do corpo (dedos dos ps e olhos). Sentado, o performer traz consigo, entre outros objetos, um velho relgio quebrado, um exemplar de Desobedincia Civil, um pedao de carvo e um espelho. A este espelho est relacionada outra de suas tarefas, que a de mostr-lo a quem passa. A ao causa estranheza no s porque o suposto mendigo tem a mo estendida no para pedir, mas para oferecer algo, mas porque, uma vez que olhamos, vemos nossa imagem refletida nos

dando

recorte

espao/tempo dirio (Cohen, 2004, p. 04). Para compreender a (in)diferenciao entre aes performativas e aes cotidianas, vale retomar a formulao de Schechner. Como mencionado no captulo anterior, este autor/ artista tem um entendimento amplo do que seja performance. Para
Sem ano, sem pgina.

27

ele, todos somos performers: performamos nossas profisses, nosso jantar em famlia, nossa conversa ao telefone. Assim, ser performer tem a ver com exercer um comportamento restaurado: algo que no indito, que estamos reproduzindo, mesmo quando no sabemos de quem o estamos copiando ou em qual situao o aprendemos. Segundo ele, todo comportamento restaurado. Entretanto, ainda h espao para a criao, atravs da combinao de pedaos de comportamento. Nisso consistem as vanguardas e performances artsticas: combinar comportamentos de modo inusual ou ainda no experimentado restaurado). Assim, uma ao performativa seria culturalmente aceita como tal. Ou seja: no existe ao performativa em si, ela est sempre relacionada ao contexto. Consequentemente, pode deixar de slo conforme os valores e anseios da poca. Neste sentido, h uma relao intrnseca entre o corpo, tal como entendido pela teoria corpomdia, e o meio. O corpo (sua performance) e o ambiente (o contexto em que se insere), so co-dependendes, e (comportamento restaurado

Se o que apresenta valor no a obra objetivamente aprecivel, mas um procedimento com o pblico, tal valor depende da experincia dos prprios participantes, portanto de um dado altamente efmero e subjetivo em comparao com a obra fixada de modo duradouro. Torna-se impossvel at mesmo definir a performance por exemplo, o limite a partir do qual haveria meramente um comportamento exibicionista e extravagante. O ltimo recurso no pode ser outro seno a compreenso do prprio artista: a performance aquilo anunciado por aqueles que a apresentam. O posicionamento performativo no se pauta por critrios prvios, mas por seu xito na comunicao (LEHMANN, 2004, p.227).

os signos (culturais) que emanam dessa operao so Na transitrios: srie estabelecem-se, um cara desfazem-se, comum, a

recombinam-se. Estranho,

recombinao de comportamentos passa pelo descompasso causado pela figura bem nutrida do performer, ocupando o lugar geralmente dedicado ao morador de rua. Neste contexto, sentar-se, ler, dormir aes que realizamos cotidianamente , numa situao de partilha, oferecido pela rua, tornam-se aes performativas. A presena do performer no impositiva, no sentido de que no convoca interao: por sua passividade, existe apenas para quem lhe dirige o

Alguns eventos so performance e outros, no exatamente isso. H limites para que algo seja performance. Porm, virtualmente tudo pode ser estudado como se fosse performance. Alguma coisa performance quando o contexto histrico-social, as convenes e a tradio dizem que tal coisa performance. Rituais, brincadeiras, jogos e papis do dia-a-dia so performances porque convenes, contexto, uso e tradio dizem que so. No podemos determinar que alguma coisa seja performance a menos que nos refiramos a circunstncias culturais especficas. No h nada inerente a uma ao em si mesma, que a caracterize ou a desqualifique como sendo performance. Pelo ngulo de observao do tipo de teoria da performance que proponho, qualquer coisa performance. Mas sob o ngulo da prtica cultural, algumas coisas sero vividas como performances e outras no; e isto ir variar de uma cultura ou de um perodo histrico para outro... Ser ou no ser performance independe do evento em si mesmo, mas do modo como este recebido e localizado num determinado universo (SHECHNER, sem ano, sem pgina).

olhar, ou para aqueles que, involuntariamente, compe uma comunidade que encontra seu sustento na rua. Assim, o performer sublinha e revisita a figura do estranho. Os estranhos, via de regra, so aqueles que no nos do tempo ou meios para categoriz-los, e, portanto, a quem devemos evitar. Caso no seja possvel, devemos estabelecer com eles um encontro breve, no qual nos comprometamos o

28

menos possvel. So os bodes expiatrios de uma poca com aspirao ao controle e vigilncia: estrangeiros, potenciais perturbadores da ordem (BAUMAN, 2001, p.48). Aqueles contra quem esperamos a devida observncia por parte do poder pblico, para que no interfiram no nosso direito de ir e vir, e se garanta a segurana de nossos corpos e posses (op.cit: p.45). uma exigncia social (genuna) que os estranhos mantenham-se localizados e sob controle, para que as pessoas de bem possam ir e ver sem o risco de ter seus corpos e posses violados pelo tipo de cio e improdutibilidade que representam. O estranho um retrato do tempo perdido, no otimizado ou convertido para o lucro. E, assim sendo, carrega a possibilidade usurpar aquilo de que as pessoas de bem conquistaram, atravs do emprego funcional de seu tempo e corpo. A caracterstica ociosa que costuma ser considerada preguia ou depresso pelas pessoas de bem encontra-se tambm na arte, e no tempo
No encontro de estranhos no h uma retomada a partir do ponto em que o ltimo encontro acabou, nem troca de informaes sobre as tentativas, atribulaes ou alegrias desse intervalo, nem lembranas compartilhadas: nada em que se apoiar ou que sirva de guia para o presente encontro. O encontro de estranhos um evento sem passado (BAUMAN, 2001, p.48).

mas criativa e fundamentada. A performance e as artes presencias, no geral, lidam ainda com nveis de permanncia apenas da ordem do registro foto e filmogrfico que, em si, so outros trabalhos, diferentes daqueles que aconteceram imersos nas circunstncias do momento. As maneiras de empregar o tempo na arte so mais familiares ao comportamento dos estranhos da rua. E se no se pode localizar e controlar os artistas por sua propriedade de perturbao da ordem das coisas pode-se, ao menos, buscar ignorar determinadas aes ditas marginais, da mesma maneira como se ignoram aqueles que habitam as caladas.

diferenciado de que necessita para produzir um objeto ou uma ao, obviamente no pejorativa

29

2.3 A performanc e como ao miditica

Este trabalho foi realizado nas cidades de Macei (AL), Salvador (BA), Penedo (AL) e Londres (UK), entre os anos de 2005 e 2008. Em algumas vezes houve encontros e dilogos com moradores de rua ou com transeuntes registrados em um caderno e num gravador de voz que o performer mantinha nestas ocasies. Todas estas aes contaram com a presena de uma equipe
por intermdio da linguagem que se estruturam no somente os grupos humanos, mas ainda a apreenso das realidades exteriores, a viso do mundo, sua percepo e sua ordenao. Assim, apagase pouco a pouco a presena positivada de uma realidade dada pelos sentidos, os sense data, em favor de uma construo de realidade de segundo grau, at mesmo de realidades no plural, da qual a verdade ou a falsidade no so mais marcas distintivas. o mesmo que dizer que a rede de informaes cujos princpios esboamos determina, constri um mundo e a maneira como podemos abord-lo, tecido diretamente com a linguagem de redes... Significa que as intenes dos sujeitos, a intencionalidade no sentido de vontades ou desejos prprios a um sujeito cede a vez inteno nica de utilizar a linguagem para comunicar, pois a sintaxe, o lxico em uma palavra, as regras da linguagem se encarregam do restante... O que significa, entre outras coisas, que o desenvolvimento de linguagens artificiais e o uso cada vez mais generalizado delas alteram nossa viso da realidade. Constroem, pouco a pouco, um outro mundo (Ibid, pp.63-64) Ver anexo IV

o estabelecimento de uma imagem de urgncia e de assertividade construda pelos noticirios: para onde se dirige uma cmera, certamente h algo a ser destacado. A performance utiliza-se de mecanismos

semelhantes aos da mdia comum, mas estabelece outros tipos de comunicao. As aes

performativas acabam por denunciar seu contexto cultural, social, econmico, ao mesmo tempo em que admitem a mutabilidade inata deste contexto agindo politicamente ao revisit-lo e alter-lo (e a si) a cada vez um pouco, a cada vez estabelecendo novos links para sua leitura e atualizando informaes no corpo do performer. Neste trnsito, as conexes possveis entre o performer e o meio extrapolam o territrio prprio da arte em direo a um esmaecimento tambm dos limites arte/vida, ou de arte e comunicao, estabelecendo um lxico prprio.

responsvel por fazer fotos e vdeos. Estas formas de registro, que so feitas por outras pessoas, detonam uma reao diferente nos passantes: o Estranho seria to invisvel quanto a arquitetura ou os pombos. Porm, quando os passantes percebem que a cmera est filmando ou fotografando, sua figura desperta interesse e ganha importncia. A presena da cmera torna a situao digna de uma ateno diferenciada. como se tal presena eliminasse a alteridade prpria ao Estranho, a quem se deve evitar e legitimasse algum trao comum entre o pblico e aquele que est sendo filmado; algum elemento que certamente o interessa para o qual no seria perda de tempo direcionar o olhar. Esta postura denuncia

O incremento vertiginoso dos mecanismos de comunicao no mais novidade. Cada vez mais sofisticados e numerosos, tm-se submetido competio internacional e passaram a funcionar com uma necessidade social: esto encarregados de assegurar, ao mesmo tempo, o nvel tecnolgico no qual se reconhece uma sociedade desenvolvida e a unicidade dos grupos sociais em vias de desagregao. A tecnologia se encarrega ento de dois princpios essenciais: o do progresso e o da identidade (Cauquelin, 2005, pp. 57-58).

Ao se instalarem no cotidiano como fenmeno social e comunicativo, as novas aes

performativas entram em negociao com as habilidades e competncias, criando conexes que

30

no so mediadas pela grande mdia e, portanto, no se validam ou se pautam por ela, mas fortalecem o que Greiner (2009) tem chamado de microcomunicaes. Estas micro-comunicaes so as comunicaes que no se veiculam na grande mdia, mas nascem do corpo e se organizam a partir de pequenas reconfiguraes sociais. Performances como Estranho, um cara comum, que se colocam entre transeuntes, tm um poder de insero subliminar e atuam como uma mdia cuja ao parece invisvel. Porm, assim como outras mdias, podem causar pequenas alteraes na nossa viso da realidade. Estas alteraes, antes de serem positivas ou negativas, so importantes agentes na formulao de um contexto pluralista onde esto previstas diferenas e igualdades, de acordo com a fruio da autonomia nas artes. Do ponto de vista de Santos (2010), sobre o poder revolucionrio das artes, podemos dizer que a srie Estranho, um cara comum, conserva este vis ao retomar o potencial artstico da rua. Desde os Mistrios e Autos religiosos, passando
considero que a presena do corpo que d visibilidade ao pensamento e por isso torna-se cada vez mais valorizada nas experincias de arte contempornea cujo objetivo tem sido, prioritariamente, expor pensamentos e no produtos ou resultados estticos a serem rapidamente consumidos ... Alm disso, proponho identificar a presena do corpo a partir do que chamarei daqui em diante de micromovimentos de interface, ou seja, os movimentos que se organizam na passagem entre o dentro e o fora do corpo. Isso porque justamente nesta passagem que podem ganhar visibilidade, no momento intersticial quando comeam a se dar a ver mas, muitas vezes, ainda no so reconhecveis com clareza (GREINER, 2010, pp. 93-94).

pela denncia bufonesca, o artista e a rua sempre estiveram em consonncia. Porm, retom-la, contemporaneamente, quando a dividimos com uma srie de outros estmulos (visuais, sonoros, tteis) cuja maior parte buscamos ignorar, uma maneira de prover diferenas iguais, ou de igualdades diferentes. Esta ao performtica paradoxal. Para um olhar desatento, a figura do estranho pode ser posta em igualdade entre aqueles que vivem ou obtm seu sustento na rua. Porm, trata-se de uma ao elaborada com funo artstica, e no de

subsistncia, e, numa anlise um pouco mais elaborada, a figura se destacada do contexto e se diferencia. O resultado desse jogo de oposies converte-se numa estratgia de emancipao social, promovido por uma breve, mas relevante, desestabilizao em nossos parmetros para a regulao de nosso entorno. A cultura-mundo e sua tentativa de homegeneizao perde fora nesses acordos, ao esbarrar nas pequenas subjetividades expostas, que singularizam lugares e pessoas. 31

Concluso

A reconhecida definio da performance como a arte de hibridar as outras artes parece ter cado por terra. O que se convencionou chamar de

momento em que uma verso da obra, agora virtual, pode ser acessada por aparelhos fixos ou mveis, no mais se restringindo a um local

performance tem atravessado transversalmente as reas de conhecimento da comunicao e das artes, evidenciando assim limites cada vez mais tnues entre elas. As aes performativas sofrem recortes, snteses e edies de todo o tipo, sendo traduzidas em meios comunicacionais. Aes transformam-se em

(prdio/galeria/teatro) especfico e com a funo de receber apresentaes. O esprito do nosso tempo est embebido de teor comunicacional. comum que se registrem e se difundam imagens do banal ao sublime,

indiscriminadamente. No seria diferente com a performance, que parece ter encontrado na eterna renovao da rede uma forma de sobrevivncia. Mas no h s benefcios nesta eterna renovao. As informaes duram pouco, e deixam atrs de si uma quantidade significativa de resduos. Porm, o que se processa na rede, mesmo nas transmisses em tempo real, so tambm resduos performticoscomunicacionais. A fora de comunicao da performance est no encontro e o encontro, nas artes, precede, por exemplo, a criao e insero das identidades nas redes sociais, que configuram a chamada sociedade de mdia. As manifestaes que analisamos no fogem a isso. O blog do Festival de Apartamento tem dupla

postais, quadros, udios, so analisadas em forma de texto em jornais e revistas impressos ou eletrnicos, blogs, sites. infindvel a quantidade e a variedade de arquivos de vdeo e foto que se encontram na internet. Esta hibridao entre artes e comunicao cria ainda uma terceira via de apreciao e difuso: estes arquivos, quando descolados do contexto de apresentao, carregam um pouco do

acontecimento que lhes gerou. Entretanto, no poderiam deixar de considerar a atualizao promovida pelo novo contexto que os abriga. Tal contexto acaba se reorganizando a partir do

33

funo: a de relato e a de chamariz. So funes para algo posterior, e para algo anterior sua realizao; mas as noites destes festivais se efetivam na partilha entre aqueles que esto presentes no momento de sua realizao. Assim tambm, a srie Estranho, um cara comum, tem sua maior conexo no encontro com os que passam, os que moram ou os que se sustentam da rua. Mesmo que tenha rendido imagens e anlises a seu respeito. Em ambos os casos, o carter comunicativo do corpo que parece ter maior eficcia. Este tipo de comunicao subversiva por natureza. Vale lembrar que o corpo difere dos meios de comunicao de massa por no ser uma mdia que permanece intacta independente das informaes processadas a. O corpo se afeta e afeta seu entorno, continuamente. S podemos supor que as informaes com que negociamos tendam a ganhar complexidade de sentidos. Uma vez que o corpo seja unidade integrada, e que nem sempre tenhamos conscincia das informaes que est processando, as possibilidades de

interpretao da mesma informao so mltiplas. Muitos e mutveis so os fatores que entram em questo para determinar a escolha de uma faceta dos acontecimentos. Modelos que se pretendem unnimes no so afeitos ao corpo. A eleio de frmulas que atestam ou descreditam notcias, cuja prtica est em estreita relao com a tica e responsabilidade do jornalismo cultural, esmorecem em contato com a mediao corpo-ambiente. Por isso a opo pelo vis corporal para tratar de questes polticas no campo da arte me atraiu. H outras maneiras de fruio da arte e do pensamento crtico e elas so organizadas pelo corpo no trnsito com o ambiente. possvel usar os media como maneira de encontrar pares e fortalecer circuitos restritos que no teriam espao de divulgao e cobertura. No me interessa incorrer numa perspectiva tradicional e equivocada, na qual toda forma de arte cooptada pelos meios de comunicao de massa fenece. Isso porque, o espao para as artes na mdia, de fato, no se refere somente aquelas formas que admitem se

34

rotular como entretenimento, como o caso da performer Marina Abramovic que nunca produziu entretenimento para o grande pblico mas est na mdia. preciso, portanto, reconhecer que o critrio de visibilidade outro, ou seja, refere-se a estratgias de visibilidade. A hiptese desta dissertao de que tudo pode se transformar em objeto da comunicao. No caso especfico de Abramovic, a despeito da pesquisa desenvolvida pela artista, os seus produtos artsticos tornaram-se produtos miditicos, por exemplo, ao serem citados em vdeo de entrevista com a pop star Lady Gaga.
http://www.youtube.com/watch?v=EVY4Whayw0s Acessado em 10 de Maro de 2011;

35

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA AGAMBEN, Giorgio. O que o contemporneo? E outros ensaios; [tradutor Vincius Nicastro Honesko]. Chapec, SC: Argos, 2009. BARRETO, Ivana. As realidades do Jornalismos Cultural no Brasil. s/d. Disponvel em <http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_07/08IVANA.pdf>. Acessado em: 17 de maro de 2009. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Lquida; traduo, Plnio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

BEY, Hakim. TAZ: Zona Autnoma Temporria; [tradutor Renato Rezende]. So Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2004. BUCCI, Eugnio. A imprensa e o dever de liberdade. Contexto, So Paulo, 2009.

CAUQUELIN, Anne. Arte contempornea: uma introduo; [tradutora Rejane Janowitzer]. So Paulo, SP: Martins Fontes, 2005. COHEN, Renato. Work in Progress na cena Contempornea. So Paulo: Perspectiva, 2004. ______________. A Performance como Linguagem. So Paulo: Perspectiva, 2002. GLUSBERG, Jorge. A arte da Performance. [Tradutor Renato Cohen]. Editora Perspectiva. So Paulo, 2003. GOLDBERG, Rose Lee: A arte da perfomance: do futurismo ao presente; [tradutor Jefferson Luiz Camargo. So Paulo: Martins Fontes, 2006. GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. So Paulo: Annablume. 2005. ________________. O corpo em crise: novas pistas e o curto-circuito das representaes. So Paulo: Annablume, 2010.

36

HOME, Stewart. Assalto cultura: Utopia Subverso Guerrilha na (Anti)Arte do Sculo XX.So Paulo: Conrad Editora, 2005. LEHMANN, Hans-Thies. O Teatro Ps-Dramtico; [tradutor Pedro Sssekind]. So Paulo, SP: Cosac Naify, 2007. LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade ps-moralista: o crepsculo do dever e a tica indolor dos novos tempos. Traduo: Armando Braio Ara. Barueri-SP: Manole, 2005. __________________; SERROY, Jean. A cultura mundo: resposta a uma sociedade desorientada. Edies 70, Lisboa/Portugal, 2010.

MARTN-BARBERO, Jess. Dos meios s mediaes: comunicao, cultura e hegemonia; [tradutores Ronald Polito e Srgio Alcides]. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. NARDIM, Thase Luciane. Allan Kaprow, performance e colaborao: estratgias para abraar a vida como potncia criativa. Campinas, SP, 2009. Dissertao (Mestrado em Artes), Universidade Estadual de Campinas, Unicamp SP. OLIVEIRA, Lcia Maciel Barbosa de. Corpos Indisciplinados. Ao Cultural em tempos de biopoltica. So Paulo: Beca, 2007. RABELO, Antonio Flvio Alves. A dialtica dos processos criativos na Performance; Estranho, um cara comum. Maceio, AL. 2006 ____________________________,Corpoestranho, - corpo multirrelacional: paradoxos dos processos criativos. Campinas, SP, 2009. Dissertao (Mestrado em Artes), Universidade Estadual de Campinas, Unicamp SP. SANTOS, Boaventura de Souza. A gramtica do tempo: para uma nova cultura poltica. So Paulo: Cortez, 2008. SCHECHNER, Richard. O que performance. No site: Hemispheric Institute Instituto Hemisfrico de Performance e Poltica: http://hemi.es.its.nyu.edu/courserio/perfconq04/materials/text/OqueePerformance_Schechner.htm. Acessado em 10 de Setembro de 2009.

37

SODR, Muniz. As estratgias sensveis: afeto, mdia e poltica. Petrpolis, RJ: Vozes, 2006. TIBURI, Marcia. O aluguel de nossos olhos e ouvidos. 25 de dezembro de 2008. Disponvel em <http://colunas.gnt.com.br/pinkpunk>. Acessado em: 25 de maro de 2009. ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepo, Leitura. [trads. Jerusa Pires Ferreira, Suely Fenerich]. Educ. So Paulo, 2000. SITES:

Entrevista com Boaventura de Souza Santos: http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2010/07/23/boaventura-de-sousa-santos-fala-sobre-rap-global-310530.asp. Acessado em 12/01/2011 Bienal Deformes: http://bienaldeformes.blogspot.com/, acessado em 11 de fevereiro de 2010. Festival de Apartamento: http://festivaldeapartamento.blogspot.com, acessado em 11 de fevereiro de 2010. Openart: http://www.open-art.org.uk/, acessado em 11 de fevereiro de 2010. Platoon: http://blog.platoon.org/home/0/viewentry/427/PLATOON.BERLIN.html, acessado em 11 de fevereiro de 2010. Site Oficial de Stelarc: http://www.stelarc.va.com.au/, acessado em 11 de fevereiro de 2010. Site oficial de Orlan: http://www.orlan.net/, acessado em 11 de fevereiro de 2010. Zona de Arte: http://www.gazonadearte.com.ar/, acessado em 11 de fevereiro de 2010. Infodana: http://www.infodanca.com, acessado em 11 de fevereiro de 2010.

Artesquema: http://www.artesquema.com, acessado em 11 de fevereiro de 2010.

38

Coro: http://www.corocoletivo.org, acessado em 11 de fevereiro de 2010.

Festival de Apartamento: http://festivaldeapartamento.blogspot.com, acessado em 04 de fevereiro de 2011.

Saudveis Subversivos: www.saudaveissubvesivos.org, acessado em 11 de fevereiro de 2010.

Nace: http://www.nucleo.ufal.br/nace, acessado em 11 de fevereiro de 2010.

Companhia do Chapu: http://ciadochapeu.blogspot.com, acessado em 11 de fevereiro de 2010.

Imagens e documentos sobre o performer Flvio Rabelo: flickr.com/photos/flaviorabelo, acessado em 04 de fevereiro de 2011.

picasaweb.google.com/flaurabelo, acessado em 04 de fevereiro de 2011.

picasaweb.google.com/estranhocorpoestranho, acessado em 04 de fevereiro de 2011. estranhocorpo.blogspot.com, acessado em 04 de fevereiro de 2011

flaviorabelo.wordpress.com, acessado em 04 de fevereiro de 2011.

39

Anexo I

Entrevista com Marcos Gallon, curador da Galeria Vermelho, gentilmente cedida por e-mail em 02/2010. Ludmila Castanheira: Qual era o contexto em que vocs julgaram importante fazer um espao dedicado performance? Isso se deu por causa da demanda dos artistas no Brasil, ou por observar o crescimento de trabalhos de performance em outros pases?

artistas da mesma rea ou com outros backgrounds, estabelecendo uma rede de contatos.

Ludmila Castanheira:Vocs observam alguma mudana nos trabalhos recebidos durante os primeiros anos de existncia da Galeria para hoje? Quais seriam as mais substanciais?

Marcos Gallon: As duas primeiras edies do evento contaram com aes de artistas convidados.

Marcos Gallon: A Verbo surgiu, em 2005, como uma plataforma para acomodar os trabalhos na rea de performance dos artistas representados pela Vermelho, ou seja, a partir de uma necessidade interna. Desde 2002, quando a galeria foi criada, trabalhamos com artistas jovens cujos trabalhos se desdobram em vrios formatos e mdias. A performance um deles. o caso de Maurcio Ians, Lia Chaia, Andr Komatsu, Cris Bierrenbach e Marco Paulo Rolla, entre outros. Razes como as que voc menciona acima contriburam para a criao do evento j que s faria sentido cri-lo como um campo de encontro e de dilogo entre

Apenas em 2007 abrimos um tipo de edital para receber propostas do Brasil e de outros pases. A partir da comeamos receber um grande nmero de projetos. No creio que tenha ocorrido uma transformao representativa no contedo dos trabalhos. Acho que a maior diferena diz respeito ao pblico. Nas primeiras edies, tenho a impresso que o pblico no sabia muito bem como se relacionar com os contedos.

Ludmila Castanheira: Em So Paulo, alm da Galeria Vermelho, h o curso de Artes do Corpo na PUC-SP com especializao em Arte da

40

Performance como rgos oficiais com foco nesta linguagem artstica. Este panorama de discusso influencia recebidos? de alguma maneira os trabalhos

ao entorno ainda possvel. Isso ocorre por vrias razes, mas acho que a principal o fato da performance ainda no ter sido totalmente

absorvida pelo mercado.

Marcos Gallon: Sim. Como mencionado acima, todas as instncias influenciam na criao de uma plataforma de discusso acerca da Arte da Performance.

Ludmila Castanheira: Pode-se falar num risco de enquadramento dos trabalhos em modelos que foram estabilizados ao longo da histria?

Marcos Gallon: Enquadrar sempre arriscado. Se Ludmila Castanheira: De que nacionalidade a maior parte dos trabalhos inscritos? voc se refere ao processo de criao, sim, ao lado do artista, acho natural que jovens criadores se espelhem em experincias anteriores. Nesse sentido Marcos Gallon: Brasileiros. possvel perceber, a partir dos projetos que recebemos, certas tendncias, ou melhor, esferas de Ludmila Castanheira: H algum teor poltico nos trabalhos, ou sua proposio hoje est mais no mbito esttico? discusso, como performances que partem de idias ancestrais, mitolgicas para abordar o estatuto do corpo na atualidade. Por outro lado, se voc se refere aos trabalhos apresentados, portanto, ao Marcos Gallon: A maior parte dos projetos tem contedo poltico. Essa uma caracterstica que est associada histria da performance. A meu ver, a performance um dos mbitos onde a crtica processo que seleciona as aes posso te dizer que essa no uma questo que permeia nossas escolhas. Trabalhamos com o material que chega

41

at ns. Nosso papel apresentar um recorte das criaes na rea, disponibilizar espao para que elas aconteam. No cabe a ns criar conceitos. Esse o papel da crtica.

42

Anexo II

Folha de So Paulo 17/11/2010 - 07h30

Leia a entrevista de Marina Abramovic na ntegra


PUBLICIDADE

FABIO CYPRIANO DE SO PAULO

Marina Abramovic possui uma energia contagiante. Aps sua consagrao na mostra "A artista est presente", no MoMA, ela segue cheia de projetos, como a nova mostra "Back to Simplicity", que ser aberta amanh (18), na galeria Luciana Brito, a pea "The Life and Death of Marina Abramovic", com estreia prevista em junho do prximo ano, e o Instituto de Arte da Performance, que ser aberto em 2012, perto de Nova York. Ela ainda quer trazer a retrospectiva do MoMA para o Brasil, assim como a nova pea. Leia sobre tudo isso a seguir:
Letcia Moreira/Folhapress

43

A performer Marina Abramovic, que abre a mostra "Back to Simplicity", posa para foto no Hotel Fasano, em SP

FOLHA - O que significa "Back to Simplicity", que o ttulo de sua mostra? MARINA ABRAMOVIC - Porque isso foi simplesmente necessrio! A exposio no MoMA foi uma retrospectiva de tudo que j fiz e, ao mesmo tempo, uma nova performance. No comeo havia duas cadeiras e uma mesa e, no final, decidi tirar a mesa e ficaram s as cadeiras. A performance durou trs meses e, aps tanto tempo, ela criou vida prpria. E eu comecei a pensar em tantas coisas da minha vida, e, voc sabe, a gente faz tanta merda em nossa vida, estamos cercados por tantos conceitos, tantos projetos e coisas desnecessrias, coisas que a gente coleciona, coisas que a gente quer, que eu realmente senti uma imensa necessidade de voltar natureza, isso , retornar a uma certa ritualizao do cotidiano, como aproveitar o ato de beber um copo de gua, segurar uma ovelha. Sabe, eu sempre me senti como uma ovelha negra, que no pertencia a nenhum lugar. E quando segurei a ovelha negra foi timo, mas a precisava de uma ovelha branca e acabei segurando tambm um bode. A eu quis dormir embaixo de uma rvore, ou

44

ento descascar cebolas ou batatas. Esse tipo de coisa que ns esquecemos, porque estamos to envolvidos com consumo, uma sociedade que nos faz cada vez mais querer mais e mais, que agora eu quero menos. Na abertura do catlogo de sua mostra em SP h um "Manifesto sobre a vida do artista" [Leia ntegra no final desta entrevista]. Ele recente? Ele muito importante. Eu j o escrevi h uns trs anos. Manifestos so muito importantes para mim. Muitos artistas j produziram manifestos: os futuristas, os dadastas, os artistas do Fluxus. Mas, de certa forma, manifestos ficaram fora de moda. Eu realmente acho que manifestos de arte so importante, porque de certa forma eles apontam para as novas geraes condies e perspectivas de questes morais que a arte deve respeitar como no se tornar um dolo, ou no superproduzir seu trabalho, ou no se comprometer, coisas que acredito. Uma das facetas em sua carreira que voc no s produz obras, como se preocupa muito em refletir sobre a arte em geral. Eu acredito que eu sempre estou pensando na funo da arte, eu acredito que a arte um servio para a sociedade, com uma funo muito mais ampla que apenas produzir trabalhos de arte. Eu vejo isso como uma responsabilidade e, nesse sculo, mais que nunca. E uma dessas responsabilidades com as novas geraes de artistas. Quando se alcana um certo grau de conhecimento e experincia importante transmitir esse conhecimento e essa experincia. Ser egosta no uma forma de atuar, preciso, incondicionalmente, pensar nas novas geraes. Essa uma das razes porque agora penso em meu legado e quero criar esse Instituto de Arte da Performance. Mas ele no ser uma fundao, porque seno seria para glorificar meu prprio trabalho e esse instituto no sobre meu trabalho, mas sobre artistas produzindo seus trabalhos. Ele s ter meu nome porque eu creio que sou uma marca, como jeans ou coca-cola, e pelo meu nome, Marina Abramovic, as pessoas vo saber qual ele sobre a performance, em geral, seja vdeo, msica, teatro ou dana... verdade que l voc s vai apresentar trabalhos com mais de seis horas de durao? Sim! Existem muitos centros de performance no mundo e a especificidade do meu sero trabalhos de longa durao, porque eu realmente acredito que apenas esse trabalhos tm a capacidade de mudar o artista ou quem o observa. Se voc faz uma ao de uma hora, voc ainda est atuando, mas depois de seis horas, tudo desmorona, torna-se verdade essencial. E para mim, esse tipo de verdade muito importante. Posso dar um exemplo muito simples: pegue uma porta e abra ela constantemente, sem entrar ou sair. Se voc faz isso por trs, cinco minutos, isso no nada. Mas se voc faz isso por trs horas, essa porta no mais uma porta, ela um espao, o Cosmos, se transforma em outra coisa, transcendente. Em todas as culturas arcaicas, rituais e cerimnias eram repetidas sempre da mesma forma e existe um tipo de energia que fica alocada nessa repetio que afeta tambm o pblico. Isso s se consegue em performances de longa durao.

45

Esse seu raciocnio me faz lembras que muitos dos artefatos usados por essas antigas civilizaes eram apenas utenslios ritualsticos, religiosos, mas agora so denominados artsticos... Acho que isso um grande equvoco, porque acredito que o grande princpio da arte que ela uma ferramenta. Se arte algo que s trata de um objeto, ela perde sua funo. A arte tem que ser uma ferramenta para conectar ou questionar ou criar conscincia no pblico, como qualquer outra coisa. H uma tima entrevista de Andr Malraux, quando ele era ministro da Cultura, na Frana, com Picasso, acho que nos anos 1950. Ele perguntou a Picasso porque ele tinha tantas mscaras africanas e ele respondeu que as mscaras eram muito importantes porque elas eram a chave, a ferramenta para os humanos se comunicarem com as foras divinas, com os espritos, o desconhecido; e ele queria aprender a fazer o mesmo com suas pinturas. Eu acredito que a performance tambm uma ferramenta, e por isso os objetos, eles mesmos, no tenham valor. Quem tem valor o processo e quando voc passa por uma experincia, existe a transformao. Ento a arte est completa. Mas para mim, arte fora de contexto e sem propsito, arte pela arte no alcana ningum. Em sua exposio em So Paulo h registros de trabalhos feitos nos anos 1970, reconstrudos agora. Como voc os classifica? Eu no os reconstru, na verdade eu simplesmente nunca havia revelado esses negativos e eu tenho um imenso arquivo. Nos anos 1970, quando fizemos nossas performances, ns a registramos como documentao, memrias. Mas nunca os vendi. Eu realmente acredito que a memria do pblico precisa ser ativada, porque pouca gente viu aqueles trabalhos e agora eu os estou mostrando. Na biografia que foi publicada recentemente, consta que voc comprou todo esse arquivo do Ulay, verdade? Sim, verdade. Quando nos separamos, ele ficou com tudo e isso foi um inferno! Ento foram necessrios seis anos para eu conseguir tudo de volta e ainda no foi um bom acordo, porque de tudo que eu vendo, ele fica com 20%, e como as galerias ficam com 50%, eu s fico com 10% a mais. S que eu quem trabalho um monte, em revelar, moldurar, organizar mostras... No prximo ano voc prepara uma pea com Robert Wilson, "The Life and Death of Marina Abramovic", certo? Ela a continuao de uma nica pea que tenho feito e que sobre minha vida, "Biografia". Comecei em 1989, com Charles Atlas, e a cada cinco ou seis anos, eu a refao com um novo diretor, e eu cedo todo meu material, sem nenhuma condio. Eles tm a liberdade de fazerem o que quiser com minha histria, alterar a cronologia, o que quiser. Eu no posso vetar nada. E uma coisa que estou exercitando muito em minha vida abrir mo do controle.

46

Isso faz parte, inclusive, de minha idia de reperformance, que dar a possibilidade a jovens artistas de refazerem minhas performances, como eu refiz sete performances em "7 Easy Pieces", no Guggenheim, em 2005. Essa a nica forma da performance ter vida longa, seno elas so apenas matria morta nos livros. E abrir mo de controle no algo fcil para um artista, porque sempre dizemos meu trabalho, minha obra. Com a direo do Robert Wilson, o Willem Defoe ser o narrador e o Antony, do Antony & The Johnsons, est fazendo a msica. Voc quer mostrar essa pea no Brasil? Sim. Se algum me convidar, eu venho correndo! Meu maior sonho se divide em dois: trazer a retrospectiva do MoMA para c e tambm essa pea. Eu tenho a sensao que a jovem gerao de artistas aqui realmente admira meu trabalho e eu adoro o Brasil, j vim muitas vezes, me sinto muito emocionada e at j fiz muitos trabalhos aqui. Como voc avalia sua retrospectiva no MoMA? Houve algumas crticas por conta das reperformances. Voc viu os vdeos delas com seus estudantes, o que achou? Sabe, eles no eram meus alunos. Meus estudantes europeus no puderam ir porque no conseguiram visto de trabalho para os EUA, l eles so muito rigorosos com isso. Tive que fazer um novo casting l! Mas eu sou totalmente contra s crticas reperformance, porque muito fcil criticar. As pessoas precisam ter uma nova viso sobre isso porque afinal algo novo mesmo e diferente do que eu fiz nos anos 1970. As pessoas so diferentes, as circunstncias so diferentes. Muito gente tem nostalgia ou apreo pelo vintage. Eu estou de saco-cheio do vintage! Eu quero fazer performance honestamente e ter sempre uma nova vida! E por isso estou abrindo mo do controle. Manifesto sobre a vida do artista Marina Abramovic 1 a conduta de vida do artista: - o artista nunca deve mentir a si prprio ou aos outros - o artista no deve roubar idias de outros artistas - os artistas no devem comprometer seu prprio nome ou comprometer-se com o mercado de arte - o artista no deve matar outros seres humanos - os artistas no devem se transformar em dolos - os artistas no devem se transformar em dolos - os artistas no devem se transformar em dolos

47

2 a relao entre o artista e sua vida amorosa: - o artista deve evitar se apaixonar por outro artista - o artista deve evitar se apaixonar por outro artista - o artista deve evitar se apaixonar por outro artista 3 a relao entre o - o artista deve ter - o artista deve ter - o artista deve ter - o artista deve ter artista e o erotismo: uma viso ertica do mundo erotismo erotismo erotismo

4 a relao entre o artista e o sofrimento: - o artista deve sofrer - o sofrimento cria as melhores obras - o sofrimento traz transformao - o sofrimento leva o artista a transcender seu esprito - o sofrimento leva o artista a transcender seu esprito - o sofrimento leva o artista a transcender seu esprito 5 a relao entre o artista e a depresso: - o artista nunca deve estar deprimido - a depresso uma doena e deve ser curada - a depresso no produtiva para os artistas - a depresso no produtiva para os artistas - a depresso no produtiva para os artistas 6 a relao entre o artista e o suicdio: - o suicdio um crime contra a vida - o artista no deve cometer suicdio - o artista no deve cometer suicdio - o artista no deve cometer suicdio 7 a relao entre o artista e a inspirao: - os artistas devem procurar a inspirao no seu mago - Quanto mais se aprofundarem em seu mago, mais universais sero

48

- o artista um universo - o artista um universo - o artista um universo 8 a relao entre o artista e o autocontrole: - o artista no deve ter autocontrole em sua vida - o artista deve ter autocontrole total com relao sua obra - o artista no deve ter autocontrole em sua vida - o artista deve ter autocontrole total com relao sua obra 9 a relao entre o artista e a transparncia: - o artista deve doar e receber ao mesmo tempo - transparncia significa receptividade - transparncia significa doar - transparncia significa receber - transparncia significa receptividade - transparncia significa doar - transparncia significa receber - transparncia significa receptividade - transparncia significa doar - transparncia significa receber 10 a relao entre o artista e os smbolos: - o artista cria seus prprios smbolos - os smbolos so a lngua do artista - e a lngua tem que ser traduzida - s vezes, difcil encontrar a chave - s vezes, difcil encontrar a chave - s vezes, difcil encontrar a chave 11 a relao entre o artista e o silncio: - o artista deve compreender o silncio - o artista deve criar um espao para que o silncio adentre sua obra - o silncio como uma ilha no meio de um oceano turbulento

49

- o silncio como uma ilha no meio de um oceano turbulento - o silncio como uma ilha no meio de um oceano turbulento 12 a relao entre o artista e a solido: - o artista deve reservar para si longos perodos de solido - a solido extremamente importante - Longe de casa - Longe do ateli - Longe da famlia - Longe dos amigos - o artista deve passar longos perodos de tempo perto de cachoeiras - o artista deve passar longos perodos de tempo perto de vulces em erupo - o artista deve passar longos perodos de tempo olhando as corredeiras dos rios - o artista deve passar longos perodos de tempo contemplando a linha do horizonte onde o oceano e o cu se encontram - o artista deve passar longos perodos de tempo admirando as estrelas no cu da noite 13 a conduta do artista com relao ao trabalho: - o artista deve evitar ir para seu ateli todos os dias - o artista no deve considerar seu horrio de trabalho como o de funcionrio de um banco - o artista deve explorar a vida, e trabalhar apenas quando uma idia se revela no sonho, ou durante o dia, como uma viso que irrompe como uma surpresa - o artista no deve se repetir - o artista no deve produzir em demasia - o artista deve evitar poluir sua prpria arte - o artista deve evitar poluir sua prpria arte - o artista deve evitar poluir sua prpria arte 14 as posses do artista: - os monges budistas entendem que o ideal na vida possuir nove objetos: 1 roupo para o vero 1 roupo para o inverno 1 par de sapatos 1 pequena tigela para pedir alimentos 1 tela de proteo contra insetos

50

1 livro de oraes 1 guarda-chuva 1 colchonete para dormir 1 par de culos se necessrio - o artista deve tomar sua prpria deciso sobre os objetos pessoais que deve ter - o artista deve, cada vez mais, ter menos - o artista deve, cada vez mais, ter menos - o artista deve, cada vez mais, ter menos 15 a lista de amigos do artista: - o artista deve ter amigos que elevem seu estado de esprito - o artista deve ter amigos que elevem seu estado de esprito - o artista deve ter amigos que elevem seu estado de esprito 16 os inimigos do artista: - os inimigos so muito importantes - o Dalai Lama afirmou que fcil ter compaixo pelos amigos; porm, muito mais difcil ter compaixo pelos inimigos - o artista deve aprender a perdoar - o artista deve aprender a perdoar - o artista deve aprender a perdoar 17 a morte e seus diferentes contextos: - o artista deve ter conscincia de sua mortalidade - Para o artista, como viver to importante quanto como morrer - o artista deve encontrar nos smbolos da sua obra os sinais dos diferentes contextos da morte - o artista deve morrer conscientemente e sem medo - o artista deve morrer conscientemente e sem medo - o artista deve morrer conscientemente e sem medo 18 o funeral e seus diferentes contextos: - o artista deve deixar instrues para seu prprio funeral, para que tudo seja feito segundo sua vontade - o funeral a ltima obra de arte do artista antes de sua partida - o funeral a ltima obra de arte do artista antes de sua partida - o funeral a ltima obra de arte do artista antes de sua partida

51

Anexo III

Folha de So Paulo 14/04/2010 - 17h55

Conhea programas para aproveitar Nova York na primavera


MARTHA LOPES da Reportagem Local

Em qualquer poca do ano, Nova York oferece uma infinidade de passeios culturais e programas gastronmicos que entretm qualquer turista. A estao da primavera, no entanto, pode ser uma opo bastante agradvel para visitar a cidade norte-americana, que se apresenta tomada por rvores floridas e menos fria. Para quem pretende dar uma voltinha por ali nos prximos meses, a jornalista Maria Luiza Porto, que visita Nova York em abril, d algumas dicas. Confira:
Divulgao

"O Menino com Pregos nos Olhos" (foto) est na mostra que vai at 26 de abril no MoMA

52

Exposio

At 26 de abril, o MoMA exibe a mostra sobre o cineasta Tim Burton. Segundo Maria Luiza, a procura pelos ingressos to grande que a fila comea a se formar antes de a bilheteria abrir e chega a dar a volta no quarteiro. Para organizar a entrada, foram estabelecidos horrios de visitao, assim a jornalista adquiriu seu ticket s 11h e s pode conhecer a exposio s 15h. O passeio, no entanto, "obrigatrio", afirma. "O mais interessante so os itens de arquivo, os desenhos e redaes do colgio que j mostravam o humor negro afiadssimo de Tim Burton. uma verdadeira jornada atravs da mente criativa do artista", conta. Quem passar pelo local tambm pode desfrutar, at 31 de maio, da mostra "Marina Abramovic: The Artist Is Present" (Marina Abramovic: a artista est presente). O acervo rene registros de intervenes, vdeos, performances e fotografias da artista plstica. Com sorte, possvel se deparar com aes da prpria Marina por ali. Na tarde em que Maria Luiza esteve no MoMA, Abramovic ficava no ptio principal encarando os visitantes que se dispusessem a sentar de frente a ela.
The Museum of Modern Art - 11 West 53 Street, Nova York, NY. (212) 708-9400. Seg., qua., qui., sb. e dom.: 10h30 s 17h30. Sex.: 10h30 s 20h. Fechado s teras-feiras. Ingr.: at US$ 20. www.moma.org

Gastronomia O bairro do SoHo guarda alguns dos restaurantes mais charmosos de Nova York. A dica de Maria Luiza Porto o italiano I Tre Merli, "que impressiona por seu p direito altssimo, belas paredes com tijolos aparentes e iluminao indireta por conta de luminrias penduradas", conta. As mesas espaadas e os sofs de couro vermelho contribuem ainda para o estilo descolado e moderno do local. Entre as bebidas, a carta de vinhos dispe de opes de taa a uma mdia de US$ 9. Para a entrada, Maria Luiza recomenda a terrine de foie gras, a US$ 10. J para o prato principal, o visitante pode provar criaes como o ravili de cogumelos selvagens com molho de trufas, por US$ 14, ou o penne la vodca, pelo mesmo valor. O restaurante tem outras unidades na Itlia e na prpria cidade de Nova York.
I Tre Merli - 463 West Broadway. (212) 254-8699. www.itremerli.com

53

Noite Para quem no dispensa uma balada, a sugesto a Happy Ending, em Chinatown. O letreiro da entrada, que diz "Xie He Health Club", mascara o espao, mas o interior revela um clube que ocupa uma antiga casa de massagem, com as salas de sauna aparentes. Para entrar na casa de iluminao colorida e sofisticada, no preciso pagar nem encarar a temida seleo de um "door" --figura que analisa, nas casas noturnas de Nova York, quem pode entrar. A msica danante e mescla hits antigos a atuais, incluindo Michael Jackson, The Ting Tings e The Gossip. Os drinques ficam na faixa de US$ 9 e so mais um motivo para que o pblico composto por jovens de vinte e tantos anos se joguem na pista de dana at as 4h.

54

Fale com o Folhateen (folhateen@uol.com.br)


30/06/2010 - 12h50

Sentimentos de annimos do identidade a performance e blog artsticos


PUBLICIDADE

DE SO PAULO

At o fim do ms passado, Marina Abramovic fez o pblico do MoMA chorar. Em cartaz com a mostra "Marina Abramovic: A Artista Est Presente", a eslava ora circulava pelo museu ora apresentava suas performances polmicas. Acomodada em uma cadeira, Marina recebia os espectadores, que podiam sentar sua frente e engatar uma "conversa" em silncio, com o olhar. A maioria no segurava as lgrimas. O fotgrafo Marco Anelli fez retratos dos annimos emocionados, que podem ser vistos no blog marinaabramovicmademecry.tumblr.com. Ao lado de cada foto est o tanto de tempo que cada um levou para derramar lgrimas.
Divulgao

55

Visitantes choram em performance da artista Marina Abramovic no MoMA

Outro site que expe sentimentos de annimos o postsecret.com. Atualizada aos domingos, a pgina de Frank Warren mostra cartes postais enviados por leitores.

56

Todos eles contam um segredo por meio de colagens e desenhos, entre outras estilizaes. Revelaes engraadas --como a da foto abaixo-- ou mais pesadas podem ser vistas por l.
Reproduo

No site Post Secret, me de 33 anos revela amor pelo vampiro de "Crepsculo"

57

Anexo IV

Abaixo, o relato do performer Flvio Rabelo em uma das situaes em que realizou a ao Estranho, um cara comum, feito com o auxlio de um pequeno gravador que o performer portava na ocasio, e transcritos posteriormente. 1 caminho Igreja Catedral Metropolitana de Nossa Senhora dos Prazeres. Macei, Alagoas. Data: 04 de Maio de 2005 No dormi do dia trs para o dia quatro de Maio, passei toda a noite chuvosa resolvendo detalhes do figurino e objetos. So quatro horas da manh do dia quatro de maio de 2005, estou comeando a trocar de roupa para fazer a apresentao da performance Estranho, um cara comum, no centro da cidade de Macei, em frente igreja da Catedral. O tempo est chuvoso, agora deu uma parada, mas estava chovendo forte, possivelmente vai chover durante o dia. Estou calmo, estou cansado, algumas dores no corpo, isso. (...) Faz mais ou menos uns cinco minutos que eu cheguei aqui na catedral; quando eu sa de casa tava

caindo uma chuva fina, eu fui pelo Salgadinho, peguei a Avenida da Paz, dois carros da polcia cruzaram, passaram por mim, diminuram a velocidade, olharam. Confesso que fiquei meio apreensivo; no sei se sabia, se conseguia identificar se eu queria que eles parassem ou continuassem; no fizessem nada. Durante todo o caminho eu tinha vontade de chegar logo aqui. Estou sentado, est chovendo, s quem est passando pela rua so trabalhadores. A maioria no olha pra mim. E os que olham estranham, fazem cara de quem no est entendendo. Teve um cara que passou numa bicicleta e fez uma cara feia, me senti mal. Muita gente passa de bicicleta, na verdade. Mas a maioria das pessoas nem olha. Vai ser um longo dia. Um longo e chuvoso dia. Todas as pessoas caminham lentamente pro trabalho, com seus guarda chuvas e sombrinhas abertos. Poucos carros passam, muitas bicicletas. A igreja est fechada. Muita gente passa e fica olhando, virando a cabea, olhando at dobrar a rua. (...)

58

Acabou de passar um cara que fez pra mim; foi a primeira pessoa que se comunicou com algum som. Eu fiz pra ele. Ficou me olhando, tava carregando duas grandes sombrinhas, parecia um vendedor, um ambulante. (...) Acabei de ... fazer xixi nas calas. No comeo foi difcil relaxar, mas depois, achei interessante a ao, me diverti vendo o xixi descendo pela ladeira. Espero que realmente no me d vontade de fazer coco, espero que meu corpo no chegue a tanto, mesmo. (...) Aes bem tpicas: um carro parou, uma besta branca, com o vidro aberto, o cara olhou pra mim e depois virou a cara e fechou o vidro. (...) Fiquei pensando quase agora sobre arte, sobre o que a caracteriza. Mas no nos conceitos; assim: o que alm dos conceitos, pra fora dos conceitos? O que determina que uma coisa pode ser classificada como arte ou no?

As pessoas me olham sempre muito desconfiadas... muito desconfiadas... (...) Amarrei a cabea com muita fora, a meia; e a minha cabea ta comeando a doer. Acho que daqui para o final, com certeza, vai estar rolando uma dorzinha, est meio que apertado. Vou agentar o tempo que der. (...) Resolvi folgar a meia; calmamente tirei a toca de plstico, folguei a meia. Enquanto eu estou falando, as pessoas passam e me olham. Devem achar estranho; mesmo o gravador disfarado na minha mo, mas o fato de eu estar falando; enfim, a cabea deu uma aliviada. O movimento de carro aumentou, continua passando muita gente de bicicleta. Muitos trabalhadores. (...) Duas mulheres atravessaram a rua morrendo de medo. Olharam pra mim. Acabou de passar tambm um carro da TV Pajussara, parou no sinal, o motorista percebeu primeiro a minha presena, acho que ficou

59

intrigado e comentou com os outros. Todos do carro ficaram olhando e conversando, acho que cogitando possibilidades. Antes deles, passou o dono da lanchonete l perto de casa, onde eu sempre como. No olhei muito. Mas acho que ele no me reconheceu, mas tambm no tenho certeza. (...) Acho que faz mais ou menos meia hora que eu estou aqui e a situao j mudou muito. O nmero de carros aumentou, o barulho tambm. Quando eu cheguei estava tudo muito calmo; a cidade comea realmente a se movimentar. Acabei de sentir um cheiro de maconha, passou uma fragrncia de maconha; ser que tem algum perto fumando? (...) Passou um pivete cheirando cola. Ficou olhando pra mim. Parou um tempo, depois foi embora. (...) Muita gente atravessa a rua pra no passar perto, acho que com medo. (...)

Tentei deitar um pouco, mas no consegui no ficar muito tempo. Fiquei com medo que um carro viesse por cima de mim, num acidente; sei l... Realmente so muitos perigos. Tambm algum podia chegar por trs, fazer alguma coisa, no sei. Esse tipo de pensamento ficou passando pela minha cabea, sensao estranha mesmo de desproteo. De perigo mesmo. De muitas possibilidades. Muitas coisas podem realmente acontecer quando voc est na rua. Sozinho. Olhando pras pessoas. E elas no esto olhando para voc. (...) Duas ricaas passaram num carro, ouvindo uma msica religiosa. Pararam bem na minha frente. Eu fiquei mostrando o espelho pra elas; elas viraram a cara. Foi bem interessante. Bem bvio, na verdade. (...) Faz uns dez minutos que eu comecei a usar o espelho. Quando as pessoas ficam olhando pra mim eu mostro pra elas o espelho. s vezes fico parado,

60

s vezes fao pequenos movimentos e fico brincando tambm de ver o mundo atravs desse espelho. A igreja. A rua. muito bom quando inverte o plano, quando as coisas ficam de cabea pra baixo ou na lateral. Eu acabei de fazer xixi nas calas de novo. No faz nem uma hora que estou aqui e j a segunda vez. Acho que com o tempo vai diminuir. Espero... Dessa vez foi mais gostoso, me diverti mais em estar fazendo isso, no meio da rua, nas calas. O movimento continua aumentando. Agora passa todo tipo de gente, muitos carros, muitas crianas, muita gente indo pro trabalho, muita gente indo pra escola. (...) Um taxista passou e falou comigo e logo depois o taxista, ele acenou, fez um sinal de legal - e logo depois um senhor que vinha andando achou que eu tava pedindo esmola, fez uma cara de caridoso e disse: Perdoe, eu no tenho. (...)

Continuo brincando com espelho. As reaes tm se diversificado mais. Passaram dois carros da polcia, pararam, ficaram olhando. Um dos motoristas, inclusive estancou o carro quando foi sair, por que estava olhando pra c. (...) Duas loiras passaram rindo, quase batem o carro. (...) Acabou de passar um ex - aluna minha, que fez a oficina do CEFET, a off sina com Thiago. Ela no me reconheceu. (...) O tempo todo eu fico me lembrando da aula que eu fiz com o Jorge h uns dois anos atrs: A possibilidade de sentar na rua. A arte como desculpa. A possibilidade de fazer isso. Queria realmente acreditar que eu estou sentado aqui independente de eu estar fazendo uma performance ou no. E eu realmente estou aqui. Sentado. Na rua.

61

Sem desculpas. (...) Acabou de passar o menino que faz espetculo com o Gajuru, que ator. Ele olhou pra c, pra mim, mas acho que no me reconheceu no. (...) J faz mais de uma hora que eu estou aqui, estou comeando a ficar com fome. (...) So oito e vinte; eu achei que eram oito horas. Ou seja, minha noo de tempo est mais ou menos correta. O movimento aumentou, mas as lojas aqui perto ainda no abriram. As reaes tm sido bem variadas, bem variadas. Existe sempre a

Primeiro passou um menino do Espao Cultural, ele faz licenciatura, me reconheceu. Ele veio falar comigo eu acabei respondendo. Ele perguntou: o tcc? E depois perguntou quando eu ia defender. E depois, imediatamente depois, quando ele tava saindo foi chegando uma mulher e me ofereceu um ch. Disse que custava R$ 0,25, eu disse que no tinha dinheiro, o nome dela Josefa, Zefinha ou J. Ela vende caf, ch, bolo e leite pela rua. Quando eu disse que no tinha dinheiro, ela parou, pensou e me deu. Encheu um copo pra mim de ch de Capim Santo. Quentinho. Tomei dois goles e guardei um pouco. Passou uma desconfiana pela minha cabea. Engraado isso ter acontecido; a primeira pessoa que faz alguma coisa, alguma ao humana de contato, de conversa com essa pessoa estranha e mesmo assim eu fiquei desconfiado. O que ser que tem nesse ch? A Josefa perguntou por que meus dedos estavam enrolados do jeito que esto, por que meu olho estar tapado; eu disse que estava machucado. O olho ela

desconfiana, mas agora eu comeo a achar que as pessoas percebem que tem algo a mais

acontecendo. O fato de eu encar-las, de estar olhando nos olhos, por mais que esteja numa postura bem cotidiana, mas o fato de eu encarar essas pessoas nos olhos as deixa em dvida. (...) Duas coisas interessantssimas acabaram de

no se convenceu muito, ficou com cara de quem tava duvidando, insistiu.

acontecer:

62

(...) Acabou de passar um cara num carro, o carro estava parado, ele ficou com uma cara de quem est paquerando, jogando charme. Quando o carro passou, ele me cumprimentou. Ele era uma figura super interessante, bonito, cabelos grandes.

Estou com vontade de fazer xixi de novo. Meu deus, eu vou passar o dia me mijando... (...) Silvio Sarmento passou por aqui e depois de uma pausa longa disse: Isso laboratrio, n bi? parou e disse: Mas eu no vou dar esmola no. Depois passaram Jota e Eulina. Eulina ficou na dvida de quem era e disse: o Flvio? o Flvio? o Flvio!!! E o Jota saiu carregando, puxando por ela. (...) So dez horas, est comeando a chover de novo, Jota e Eulina passaram de volta, pararam, conversamos um pouco. Jota perguntou se eu era o duble do outro, me ofereceu uma moeda de cinqenta centavos que eu no aceitei. Perguntei se ele tinha um cigarro e ele disse que no. Eulina perguntou pelo outro eu disse que ele no tinha vindo. Eles riram e foram embora. A chuvinha est fina, eu estou com muito sono e a fome comeando a apertar e ainda so dez horas, ainda falta muito tempo.

Estranho, muito estranho. (...) Est comeando a me dar muito sono. Um sono, muito sono. E eu estou com vontade de fumar um cigarro. Sono e cigarro. A fome j passou. Quer dizer, est aqui, mas no forte. Agora, um sono, sono, sono, um sono, um sono, uma vontade de fumar um cigarro. (...) Eu pedi um cigarro pro cara que tava fumando num carro. Ele primeiro disse que no tinha, depois de um tempo fez um barulho, quando eu olhei, ele jogou um cigarro pra mim. Era um coroa, num carro gol. (...)

63

A minha bunda ta comeando a coar por causa da roupa molhada de xixi. Ta comeando a me dar agonia. Um cara passou e gritou: Olha o pirata! (...) J so mais de onze horas, est chovendo muito, j est chovendo a mais ou menos uns quarenta minutos, a chuva, na verdade agora est fina, mas ela constante. Estou com frio, bastante frio. Aconteceram coisas bem interessantes: desde o comeo da manh, tinha do outro lado da rua, um senhor pedindo esmola. Ele estava em baixo de uma marquise quando a chuva comeou. Mais ou menos h uns cinco minutos ele foi embora; eu estava aqui de cabea baixa, ele passou por aqui e deixou dois sacos plsticos abertos comigo, pra me cobrir. E depois disso, o Jota passou tambm e trouxe pra mim um pastel de queijo e um suco de goiaba. Foi bem reconfortante. Apesar de que eu no sei se o Jota faria isso por outra pessoa ou se ele fez s por que me conhecia, sabia, identificou que era eu. A atitude do senhor me tocou bastante. Eu estou todo coberto com o plstico, e eu coloquei

o espelho no meu p que est pro lado de fora, virado pra cima. A, acabou de passar uma senhora com um menino dizendo que o espelhinho era pra eu ver as saias das mulheres... Parou de chover faz uns cinco minutos. Est comeando a esquentar, mas eu ainda estou com frio, a roupa toda molhada. internamente aconteceram muitas coisas comigo; a chuva foi um elemento surpresa decisivo, bastante significativo. Mudou meu estado fsico,

conseqentemente mudou estado psicolgico; me perguntei o que eu estava fazendo aqui, por que eu tava aqui, para que serve, enfim, se existe algum sentido, se no tem sentido e se isso mesmo sem sentido e tudo bem. Encontrei alguns olhares que... Enfim, passamos um tempo nos olhando, algumas pessoas. Durante a chuva acabei me emocionando, tive uma sensao mesmo de sair do meu estado normal e alterar o meu estado de conscincia mesmo. As coisas agora esto se acalmando um pouco, a temperatura est mudando, estamos na metade, deve ser aproximadamente meio dia, no tenho

64

certeza. Ainda faltam seis horas, vamos ver o que vai acontecer. Acho que so duas horas da tarde, a chuva j parou faz um tempo, a minha roupa est mida ainda, mas j secou um pouco e eu no estou mais com frio. O Glauber apareceu. Antes dele apareceu a Valria, me deu uma carteira de Hollywood com trs cigarros. J fumei quatro cigarros; dois da Valria, um do Jota e um que eu pedi e o cara jogou. Ainda tenho mais dois. A Telma Csar tambm j passou por aqui, e o Jorge Shutze tambm. Nessa ltima uma hora, eu acabei fazendo um processo mais racional a partir do que eu vivi na manh que foi bem mais solitrio; tentando resgatar as sensaes que eu passei pela manh. Uma descoberta interessante atrapalhar o

O Careca passou por aqui, perguntou se eu estava precisando de alguma coisa. A Silvia e o Carlos, e algumas outras pessoas tambm. Acabei de receber vinte e cinco centavos, o cara deixou em cima do espelho. Antes desse dinheiro, j recebi um real de uma outra pessoa e cinco centavos de uma outra. Uma menina que trabalha no Teatro Deodoro acabou de passar por aqui, ela ficou super em dvida achando que me conhecia, mas no me reconheceu, s saiu dizendo: Eu conheo esse menino, eu conheo esse menino. (...) Vrias pessoas que me conhecem passaram e no me reconheceram. Vrias. Acabou de passar o Csar, coordenador do Marista. Passou uma exaluna minha do Madalena, ex-aluna do Marista, vrias pessoas o no reconheceram. da Continuei calada.

movimento natural da calada, estendendo minhas pernas, fazendo com que as pessoas tenham que desviar ou passar por cima. Nesse desvio, elas so obrigadas a descer pra pista. isso que a maioria prefere fazer, poucos so os que pulam ou passam por cima de minha perna.

exercitando

congestionamento

Diverti-me fazendo isso. Fazendo com que as pessoas mudassem o seu trajeto natural. Acho que agora no falta mais muito tempo. Passou um cara e disse: Gostei da performance.

65

E passou outra mulher, os dois tipos bem simples, e a mulher disse bem eufrica: Est representando a arte!!! (...) So duas horas da tarde, eu achei que era mais tarde. Na verdade, ainda falta muito tempo. interessante perceber como as pessoas esto condicionadas, elas reagem automaticamente, sem mesmo se dar conta do que se trata, sem nem se dar ao trabalho de ver. Elas reagem sem ver. (...) As pessoas continuam fazendo comentrios bem interessantes. Acabaram de comentar: Isso loucura pura; um outro ficou gritando: Money, Money, Money, Money, Money. Uma menina pediu pra se olhar no espelho, comeou a se olhar, depois achou que tinha que pagar, riu e saiu. Disse que tava lisa, sem dinheiro. (...) Algum comentou: Eu queria muito saber o que isso!

So quase quatro horas, eu estou com muito sono, estou deitado de lado, dando umas cochiladas, o sono est brabo. (...) So mais ou menos umas quatro e meia da tarde, a cidade est comeando a se acalmar, no chegou a fazer sol quente, mas esquentou um pouco, no choveu mais. O clima est brando, as pessoas esto saindo do centro, o movimento agora de sada. Eu estou com muito sono, e com fome. Muita coisa eu no gravei, vou ter que escrever. Muitas nuances, meu humor mudou muito, cheguei a ficar irritado, cheguei a me divertir muito, cheguei a ficar muito triste. Realmente foram muitas

mudanas de humor. Queria que seis horas chegasse logo. Queria ir pra casa, tomar banho tirar esse fedor de mijo, comer alguma coisa. (...) A quantidade de carros diminuiu bastante; s pessoas andando, andando. Quase no passa carro mais. Acho que j so perto das cinco horas.

66

Ai, meu deus, como eu estou cansado. Meu estmago chega est queimando... E esse cheiro de mijo que eu j no agento mais. Falta muito. Ainda falta muito, mas foi muito bom. Muitas coisas passaram pela minha cabea, muitos olhares diferentes, muitas formas de se estranhar alguma coisa. Estranhar como curiosidade. Estranhar com desprezo. Estranhar com afeto. Estranhar com pena. Estranhar com pnico. Estranhar... Muitos olhares diferentes; muita gente tambm no notou. Mas acho que a maioria viu, a maioria das pessoas que passou por aqui. As pessoas saem andando pela rua e ficam olhando pra trs, olhando, olhando, olhando. E teve gente que passou mais de uma vez durante o dia, e que voltou a olhar espantado. Testei meus limites fsicos e psicolgicos, as cinco da tarde o desgaste j era grande e eu no via a hora de Glauber e / ou Renata aparecerem. Estava com

sono, a cabea pesada, o estmago apertado e uma vontade de urinar novamente, mas no queria fazlo ali mais uma vez. Mas, como no podia terminar sem registro imagtico, tinha que esperar. Esperei. Renata apareceu, se aproximou, tirou umas fotos enquanto conversvamos, avisei que entraria na Catedral. L, andei em direo do altar e deitei no cho, olhando o teto-cu azul com estrelas douradas. Tive vontade de urinar ali, no altar, mas desisti por no considerar necessrio. Ouvi vozes vindas do interior, levantei e sa. Voltei pra casa um andando pouco, com mas a o Renata, silncio

conversamos

predominou. Assim que chequei, tirei a roupa e fui tomar banho. Estou escrevendo esse texto as vinte trs horas do dia do acontecimento, cinco horas aps seu trmino, e ainda me sinto alterado fsica e emocionalmente. No consigo dormir, j me alonguei, fumei, mas no relaxo. Estou sentindo a presso no olho direito por conta do tampo de fita isolante (no coloquei nenhuma proteo por no ter feito nenhum teste), as mas do rosto

67

endurecidas,

costas

doloridas,

pensamento

solto, muitas idias e lembranas. Conversei sobre o assunto compulsivamente com os amigos. Trocamos nossas impresses, tenho escutado relatos interessantes, que s atiam mais minhas energias.

68

Anexo V

6 9

7 0

7 1

7 2

7 3

You might also like