You are on page 1of 17

As doenas sexualmente transmissveis so doenas

provocadas por bactrias, fungos e vrus e que se transmitem por contacto sexual ntimo, quando um dos parceiros se encontra infectado. Existem vrias destas doenas, tambm conhecidas por doenas venreas, sendo de salientar a Sfilis, o Herpes genital, a Hepatite B, a SIDA, a Candidase e a Gonorreia.

A SIDA (Sndrome de Imunodeficincia Adquirida) uma doena provocada pelo vrus VIH (Vrus da Imunodeficincia Humana). Este vrus introduz-se no organismo humano, podendo permanecer inactivo (as pessoas chamam-se seropositivas), ou activo, destruindo o sistema imunitrio da pessoa. Um indivduo infectado com este vrus pode contrair e desenvolver infeces muito variadas ou mesmo certos tipos de cancro. A SIDA ainda no tem cura, sendo mesmo mortal.

Apenas alguns desenvolvem, ao serem contagiados, os primeiros sintomas, muito parecidos com a gripe (febre, transpirao e debilidade geral) e em cerca de 30% dos casos verifica-se tambm um inchao dos gnglios de pescoo, axilas e virilhas. Estes pacientes no associam este mal-estar com a SIDA, pensam que se trata de um forte resfriado ou esgotamento. Se o inchao dura 3 meses, quase podemos estar seguros que essa pessoa portadora do vrus.

Como bvio, a nica preveno no ter relaes sexuais com portadores do vrus da SIDA. Como isto impossvel de se saber, na maioria dos casos - por vezes, nem o prprio portador sabe que a tem - a nica preveno possvel utilizar sempre o preservativo.

Partilhar lminas Partilhar escovas de dentes

Relaes homossexuais

Relaes heterossexuais

Tatuagens

Da me para o feto, partilhar seringas

Partilhar copos e talheres

Contactos sociais

Picadas de insectos

Beijar

Trocar roupa

Sexo seguro

Uma infestao de sarna que causa um prurido persistente na pele.

A presena de piolhos pbicos vai ser notada em pouco tempo, uma vez que causam prurido persistente na regio pbica. No entanto, podem infestar outras partes do corpo como o peito e barba nos homens (por norma no infestam o couro cabeludo).

A principal forma de transmisso o contato sexual, mas pode ocorrer atravs de roupas, lenis, toalhas e vasos sanitrios que estejam infectados.

Troque de roupas intima diariamente. Faa o mesmo com a roupa de cama e de banho todos os dias; Lave as roupas em gua quente ou mande lav-las a seco se no puderem ser imersas em gua; Procure certificar-se de que todas as pessoas da famlia esto tomando os mesmos cuidados

Os medicamentos usados para a combater a escabiose devem ser aplicados nas reas afetadas (pbis, coxas, tronco, axilas, etc.) duas vezes seguidas e depois de sete dias novamente. A aplicao deve ser feita localmente e repetida entre sete e dez dias depois, para combater os ovos que ainda no haviam eclodido.
O objetivo da primeira aplicao eliminar os insetos adultos; o da segunda acabar com aqueles que ainda no haviam eclodido na primeira aplicao. Quem vive na mesma casa do portador de pediculose pubiana deve receber tratamento preventivo.

Como pode ser prevenido? A melhor proteco uma boa higiene pessoal, e evitar o uso de toalhas usadas, lenis ou roupas. Obviamente o preservativo no oferece nenhuma proteco neste caso pois no cobre os pelos pbicos.

http://clubedasaude.no.sapo.pt/dst.htm http://www2.huberlin.de/sexology/ECP4/html/pubic_lice_i.htm l http://www2.huberlin.de/sexology/ECP4/html/pubic_lice_ii.ht ml http://www.medipedia.pt/home/home.php?mo dule=artigoEnc&id=493

Hlder Nunes
Maria Joo Pacheco Salom Nunes

You might also like