You are on page 1of 32

Qumica Descritiva :

gua A gua uma molcula fortemente polar.

O processo inicia-se por meio de um compressor, no qual o ar submetido a uma grande presso, e no condensador o ar transferido para a gua, no liquidificador o ar se expande e resfria, e reciclado, e quanto mais ele resfria-se mais rpido ele estar pronto, na temperatura necessria para se liquefazer.

Macromolculas (H2O)n: so molculas de gua que se juntam. Ponte de hidrognio: uma ligao entre um ou dois tomo de oxignio e dois de hidrognio, essa ligao de carter eltrico. gua dura: quando h na gua sais de clcio e magnsio, bicarbonato e sulfatos dissolvidos nela. Pelo fato de conter os sais de clcio e magnsio ocorre formao de precipitados como os sais sdicos de cidos graxos, por isso, ela no produz espuma com sabes.

Nas caldeiras a gua dura forma uma crosta de sais de clcio, o que resulta em exploses.

Porm, a gua dura possui a vantagem de ser calcificante de ossos e dentes.

Carbonato de clcio (CaCO3)

Amolecimento da gua dura - dureza temporria: gua que contm bicarbonatos, e se aquecido, precipita CaCO3, e por filtrao eliminado, e para eliminar a dureza pode-se adicionar Ca(OH)2.

- dureza permanente: gua que contm sulfato, para amolecer essa gua preciso passa - l por uma camada de zelito ou permutita (mineiral). O zelito uma resina que atua como trocadora de ons. Observe:

Outra possibilidade eliminar pela adio de NaCO3.

- gua pesada: possui xido de deutrio, e parecida com a gua ordinria em suas propriedades qumicas, porm diferentes nas fsicas.

Deutrio o istopo do hidrognio, que possui 1 prton, 1 nutron, 1 eltron. gua potvel gua potvel para se beber, ela no deve ter microorganismos. Ela pode conter quantidades pequenas de sais, e ar dissolvidos, lembrando que ela deve ser lmpida. Para tornar gua de um rio potvel necessrio que o tratamento obedea o seguinte processo: - adio da mistura de sulfato de alumnio, e hidrxido de clcio. - Floculao Ocorre uma reao entre o sulfato de alumnio e o hidrxido de clcio: Observe: Al2(SO4)3 + 3Ca(HO)2 2Al(OH)3 + 3CaSO4 O hidrxido de alumnio no solvel em gua, por este fato, ele forma um precipitado gelatinoso que forma flocos no qual esto presas as partculas slidas em suspenso. - decantao ou sedimentao: os flocos sedimentam-se (afundam) em um tanque. - filtrao: contendo areia nesse filtro, as partculas retm as impurezas. - clorao: para eliminar os microorganismos adiciona-se cloro (Cl2). - fluoretao: para proteger o esmalte dos dentes e diminuir a probabilidade de cries, adiciona-se sal de flor. As partes constituintes da Terra Podemos analisar o planeta Terra se pensarmos em suas divises: 1) Ncleo internos (slido) 2) ncleo externo (lquido)

O interior da Terra A estrutura interior da Terra formada por trs camadas principais: -Crosta Terrestre: Representa apenas 1% da massa do planeta. Sua origem ocorreu a partir do resfriamento do magma; sendo, portanto, a camada superficial. Podemos dividir a crosta terrestre (litosfera) em trs camadas diferentes: - camada sedimentar superficial: constituda por rochas sedimentares que, em certos lugares pode atingir vrios metros de espessura, j em outros desaparece. - camada grantica intermediria: constituda por rochas cuja composio semelhante ao granito. Essa camada tambm chamada de Sial. - camada basltica inferior: bastante semelhante ao basalto. tambm chamada de Sima. -Manto: Trata-se de uma camada intermediria situada acima do ncleo. Tem uma espessura aproximada de 2.900 km, sua composio de rochas ultra bsica. Boa parte dos fenmenos que afetam a crosta terrestre tem origem na parte superior do manto. * Magma uma matria em estado de fuso (pastoso), que constitui boa parte do ncleo e do manto. -Ncleo: Parte mais interna do planeta. Pode ser dividido em ncleo externo e interno. O ncleo externo, comporta-se como liquido apesar de sua composio metlica, admiti-se que seus componentes esto em estado de fuso. Estende-se de 2.900 km at 5.100 km. O ncleo interno vai desde 5.100 km at o centro da Terra. O ncleo da Terra constitudo por ferro e nquel. A temperatura atinge a 4.000/5.000 C. A atmosfera da Terra constituda de gases que permitem a passagem da radiao solar, e absorvem grande parte do calor, emitido pela superfcie aquecida da Terra. Esta propriedade conhecida como efeito estufa. A atmosfera a camada de ar ou envoltrio gasoso que cobre a Terra. Acima de todas as outras camadas, e envolvendo o nosso planeta, fica uma camada de ar: a atmosfera.

Observe a tabela sobre os elementos na crosta terrestre

Composio da atmosfera terrestre

Os gases mais abundantes na atmosfera terrestre N2 (78%), O2(21%), Ar(0,9%), CO2 (0,03%)

Se considerarmos o nmero total de tomos, teremos 63% de H; 25% de O; 10% de carbono; 1,4% de N; 0,25% de Ca. Halognios Caractersticas Na natureza no ocorrem livres: F2 gs amarelo claro Cl2 gs verde-amarelo Br2 lquido vermelho I2 slido preto de brilho metlico, ele sublima a 184C, fazendo surgir vapor violeta. At2(stato) = slido radioativo artificial.

A ordem decrescente dos receptores de eltrons : F2>Cl2>Br2>I2 O inverso a reatividade dos ons haleto (X-) como doadores de eltrons: I->Br->Cl->FO on (I-) prende o eltron mais externo, mais fracamente que o on cloreto (Cl-) pelo fato que o on (I-) ser maior. Cl2 + 2I- I2 + ClBr2 + 2I I2 + 2BrCl2 + 2Br- Br2 + 2ClS possvel retirar o eltron do F- por via eletroltica, pelo fato de que no h energia o bastante para retir-lo. O cloro produz ons cloreto e hipoclorito,quando reage em gua (0,1 mol/litro), porm ele pouco solvel.

O cido hipocloroso (oxidante) formado na gua de cloro, o que faz com que o cloro seja descorante. Lembrando que o bromo reage de forma parecida. A solubilidade do iodo aumenta na presena de iodeto de potssio, pois desta forma ocorre a formao de um on complexo (triodeto). I2 + I- (I3)

Ocorre reao no cloro com bases fortes, a frio ocorre produo de cloreto e hipoclorito.

A quente formam-se ons cloreto e clorato:

Preparao

O gs cloro mais denso que o ar.

. Hidrognio

Gs hidrognio e poeira

Caractersticas O hidrognio o menos denso de todos os elementos, ele incolor e inodoro. O hidrognio considerado um combustvel do futuro. Quando esta em combusto libera certa quantidade de calor quase trs vezes mais calor do que no combustvel de gasolina com aproximadamente 20% de etanol. H2(g) + 1/2O2(g) H2O (l) + 68kcal Preparao industrial Para que se possa obter o H2 se gasta (R$) muito no processo. Existem diversas pesquisas a fim de obter o H2 pela gua, para ser mais econmico. E por esse motivo que dizem que o H2 pode ser o combustvel do futuro. - reao do carvo com gua

Essa mistura denominada de gs dgua, composta por CO e H2, sendo assim um combustvel industrial. - processo de Lane

possvel recuperar o Fe, mas para que isso ocorra preciso utilizar gs dgua para reduzir Fe3O4.

- eletrlise da gua

- preparao em laboratrio

O gs hidrognio sendo preparado em laboratrio.

Oxignio Caractersticas O oxignio um gs que se atrai por im, incolor e inodoro, porm, quando est no estado lquido da material ele azul plido. Preparao industrial 1) Eletrlise da gua

2) Liquefaes e posteriores destilaes fracionadas

Preparao em laboratrio

cido ntrico Caractersticas O cido ntrico incolor, seu ponto de ebulio 86C, ele tambm um cido forte e oxidante, possvel mistur-lo em gua independente da proporo. Preparao a) Laboratrio

b) Industrial - processo de arco

Ocorre uma decomposio do HNO2 quando aquecido.

Por este fato que existe cido ntrico na gua da chuva com relmpagos. - oxidao da amnia (Ostwald)

importante sabermos que o NO reciclvel. Propriedades qumicas O cido ntrico bastante flexvel, pois ele funciona com metais e no-metais na reao, e qualquer situao com substncia oxidante, na reao com metais nobres e no-nobres , liberando assim H2. - cido ntrico condensado 1- Com metais nobres

2- Com metais menos nobres

- cido ntrico diludo

1- Com metal nobre

2- Com metal menos nobre

Com no-metais:

- gua-rgia composta por uma mistura de HCl e HNO3, concentrados, na proporo de 3: 1. Ela reage com ouro e platina.

O complexo se decompe quando gua evapora isso ocorre pelo aquecimento.

Esquema das obtenes dos cidos ntrico e sulfrico

cido sulfrico Caractersticas O cido sulfrico um lquido incolor, viscoso, oxidante, possui densidade de 1,84g/cm3, no se aconselhvel adicionar gua, quando se dilui o cido sulfrico, pelo fato de que o calor liberado faz com que a gua evapore rapidamente. Preparao A princpio de preciso obter o dixido de enxofre: S + O2 SO2 (queima de S) 4 FeS2 + 11 O2 2 Fe2O3 + 8SO2 (ustulao de pirita) Ustulao: o aquecimento de minrio em contato com ar. Se o enxofre de sulfeto reagir com oxignio na ustulao, ir resultar em dixido de enxofre. Aps o primeiro processo oxida-se SO2 a SO3:

possvel oxidar dixido de enxofre de duas maneiras: Processo das cmaras de chumbo O chumbo considerado um material menos nobre que o hidrognio, e por formar sulfato insolvel, se tornando aderente ao chumbo, ele no diretamente atacado pelo cido das cmaras. Observe: Pb + H2SO4 H2 + PbSO4 E como catalisador utiliza-se o xido de nitrognio (NO2):

Possui baixa concentrao o cido que foi produzido (60%). Processo de contato Por pentxido de vandio ou por platina finamente dividida que a oxidao catalisada.

O cido sulfrico fumegante ou leum formado pela absoro do trixido de enxofre pelo cido sulfrico.

Diluindo o leum em gua, observe:

No mais moderno processo de contato, produzido um cido de alta concentrao, e apresenta o maior rendimento.

Propriedades - cido sulfrico diludo: cido forte Quando reage com metais no-nobres libera H2. No possvel que ocorra uma reao com metais nobres.

- cido sulfrico concentrado a quente um forte agente oxidante Neste caso no ocorre liberao de H2, ele s reage com metais nobres, o ouro e a platina no so atingidos pelo H2SO4.

Excelente agente desidratante

possvel produzir carvo se adicionarmos cido sulfrico concentrado em acar.

- reage com sais, deslocando cidos volteis

Aplicaes 1- utilizado na indstria do petrleo para retirar impurezas da gasolina e do leo. 2- usado na fabricao de explosivos 3- usado como eletrlito na barreira de chumbo. 4- Tambm usado na fabricao de outros cidos. 5- Na indstria fertilizante, para converter o fosfato normal de clcio insolvel em fosfato cido solvel.

Amnia ou gs amonaco Caractersticas solvel em gua, se for a 20C e 1atm, um volume de gua absorve 700 volumes de amnia, ele no possui cor, mas tem odor caracterstico. Preparao a) Laboratrio Sal de amnio com base solvel. b) Industrial - destilao seca de hulha - processo Haber-Bosh

H < 0, um processo exotrmico, usa-se uma presso muito alta para favorecer o rendimento que de at 1000 atm, o catalisador utilizado para aumentar a velocidade, onde a temperatura usada de at 400C. Aplicao - refrigerao - preparao do cido ntrico - fertilizantes Para obter o cido ntrico, deve-se primeiro fazer a oxidao da amnia. Enxofre Caracterstica Na natureza o enxofre surge de duas formas, no estado livre e no estado combinado (sulfetos: galena: PbS; cinbrio: HgS; pirita: FeS2; sulfatos: gipsita: CaSO4. 2 H2O; barita: BaSO4).

Enxofre de uma regio vulcnica

Trs formar alotrpicas, so admitidas: - enxofre rmbico ou alfa (cristalino estvel abaixo de 95,5C) - enxofre monoclnico ou beta (cristalino, estvel acima de 98,5C) - enxofre amorfo (plstico, no-cristalino). Temos S8 nos ns do retculo:

A figura mostra uma queima de um combustvel fssil, e um procedimento para evitar a liberao de SO2 na atmosfera. Utiliza-se calcrio em p, ele se decompe o que resulta na produo de CaO, que combina com o SO2, resultando na formao de CaSO3. Extrao de enxofre Processo Frash Esse processo est relacionado injeo de vapor dgua superaquecido no depsito de enxofre que o funde, neste processo o enxofre forado a subir para a superfcie sob presso. Nitrognio Caractersticas O nitrognio menos solvel em gua que o oxignio, um gs incolor e inodoro, ele forma mais ou menos 4/5do ar, lembrando que ele no muito reativo. Preparao a) Laboratrio

b) Industrial a liquefao e destilao fracionada do ar. Alcalinos e alcalinoterrosos Na camada de valncia os alcalinos possuem 1 eltron e os alcalinoterrosos 2 eltrons. Obteno Se tratando dos metais alcalinos, podemos dizer que eles so adquiridos na natureza em forma de ons monopositivos, lembrando que os mais opulentos so: *sdio; *potssio. J os mais raros so: *ltio; *rubdio; *csio. J o frncio como se no existisse. Eles so solveis em gua. Por exemplo: Eletrlise do NaCl fundido. So mergulhados no NaCl eletrodos inertes de platina ou carbono. 2Na+ + 2e- 2Na 2Cl- 2e- + Cl2 Propriedades qumicas Ocorre deslocamento de hidrognio, quando os metais alcalinos reagem com gua, pois so muito reativos. Exemplo: 2 Li + 2 HOH 2 LiOH + H2 No possvel que ocorra a reao dos alcalinoterrosos, pois eles no reagem com gua a frio, o metal protegido pela base que no solvel.

Alumnio O alumnio considerado o mais opulento dos metais, pode ser encontrado nos silicatos complexos de alumnio, onde devemos saber que sua extrao totalmente antieconmica. Obteno importante sabermos que o alumnio adquirido atravs do minrio bauxita atravs da reduo eletroltica. Esse processo denominado Hall Heroult. Ctodo: Al3+ + 3e- Alo nodo: 2O2- 4e- + O2

Pelo fato de consumir muita energia eltrica durante o ponto de fuso do Al2O3, a criolita serve para diminuir a temperatura.

O alumnio se reduz facilmente, o que facilita a obteno de outros elementos. 2Al + Fe2O3 Al2 O3 + 2Fe + calor
Cobre Esse elemento pode acontecer no estado nativo e combinado: Calcopirita CuFeS2 Calcosina Cu2S Covelita CuS Cuprita - Cu2O Tenorita CuO e outros... Obteno necessrio fazer a ustulao do minrio concentrado por flotao,para que surja o cobre a partir do sulfeto. 2 Cu FeS2 + 5O2 2 Cu + 2 FeO + 4 SO2 Desta forma ele possui quase 100% de pureza, para que ocorra a purificao do cobre utiliza-se nodo feito de cobre impuro e ctodo de cobre puro, em uma cela eletroltica.

Ferro Para conseguir ter o ferro necessrio reduo de minrios. Os mais importantes minrios que constituem o ferro so: hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4). Obteno O ferro no pode ser produzido em estado puro, pois ele impuro. Ele adquirido atravs do minrio de ferro, calcrio e coque nos fornos altos que continuamente funcionam. O forno funciona da seguinte forma: - o minrio de ferro, calcrio e coque so colocados na parte superior; - pela parte inferior colocado ar ou oxignio; - e no fundo no fogo deposita-se o ferro fundido. Redutor siderrgico o monxido de carbono, que se forma na reao: 2C + O2 2 CO + energia Os xidos de ferro so diminudos em vrios estgios, isso decorrente do monxido de carbono.

Imagem da corrida do ferro

Hidrxido de sdio O hidrxido de sdio recebe o nome comercial de soda custica, sua preparao industrial por eletrlise em soluo aquosa de NaCl .

O NaOH aparece quando a gua evaporada.

Essa composio (NaOH) bastante utilizada nas indstrias txteis, de papel e de detergentes, a partir da gordura animal com o hidrxido de sdio. Sem que ocorra a decomposio dos hidrxidos dos metais alcalinos eles podem ser fundidos, porm, os outros no, pois eles se decompe atravs do calor resultando em outro xido.

Mg(OH)2 MgO + H2O 2Fe(OH)3 Fe2O3 + 3H2O Ligas As ligas so misturas de metais. Por exemplo: Lato: liga de Cu e Zn Bronze: liga de Cu e Sn Ao: liga de Fe e C Geralmente o carbono no ao, est entre 0,5 e 1,5%. A Folha de Flandres, ou lata, o ao totalmente recoberto com pelculas de estanho.

O Ferro Doce a liga de Fe e C. lembrando que geralmente a porcentagem do carbono bem menor que 0,5%. Obteno de outros metais Reduo com carvo

Ustulao de sulfetos O metal adquirido atravs da ustulao de sulfeto.

O xido do metal fornecido pela ustulao de sulfetos de metais mais reativos, para obter o metal, devese fazer a reduo do xido com carvo.

Sais importantes Cloretos Quase todos os sais que possuem o nion Cl- so solveis em gua, porm com exceo de:

- obteno do HCI (nome comercial: cido muriptico)

- obteno do gs cloro, gs hidrognio e da soda custica por eletrlise de sua soluo aquosa.

- obteno de metal alcalino por eletrlise gnea

Carbonatos

Os carbonatos so todos os sais que contm nion CO2-3 so solveis em gua, menos dos carbonatos de metais alcalinos e NH+4. Alguns carbonatos ocorrem na natureza, por exemplo: CaCO3 (calcrio, calcita, mrmore), e eles se decompem por aquecimento.

Por aquecimento decompe-se o bicarbonato de sdio (NaHCO3):

Nitratos So os sais que contm o nion NO-3 e que so solveis, alguns ocorrem na natureza, como o NaNO3 (salitre-do-chile), KNO3 (salitre). Observe algumas reaes:

Sulfatos So os sais que contm nion SO2-4 e so solveis, menos o CaSO4, SrSO4, BaSO4 e vrios sulfatos ocorrem na natureza, por exemplo, CaSO4 . 2 H2O. Silicatos O silcio considerado o segundo elemento mais opulento na crosta terrestre. (SiO2)n a formula da slica, que no possui uma molcula de SiO2. Em maior quantidade pode-se encontrar a slica em forma de areia, e em menor quantidade em forma de cristais de quartzo grande. A ligao da slica da seguinte forma, cada tomos de slica est ligado a 4 tomos de oxignio, e cada tomo de oxignio est ligado a 2 de silcio, ou seja, os silicatos normalmente apresentam grupo tetradrico Si4-4, eles podem se ligar entre si e formar algumas cadeias lineares, espaciais e anulares.

Se forem compartilhados quatro tomos de oxignio, eles formaram alguns arranjos tridimensionais. O terceiro elemento mais presente na crosta terrestre o alumnio, e normalmente esto como,

aluminatos (AlO3+3) e aluminossilicatos. A frmula do silicato expressa como uma mistura de xidos, pelo fato de sua frmula ser muito complexa. Vejamos um exemplo: Mica (aluminossilicato): K2O. 3 Al2O3 . 6 SiO2 . 2 H2O ou KAl3H2Si3O12 Feldspato (aluminossilicato): K2O . Al2O3 . 6 SiO2 ou KAlSi3O8 Vidro Para que surja o vidro comum necessrio uma mistura de areia (SiO2), calcrio (CaCO3) e soda ou bauxita (Na2CO3), essas mistura colocada em um forno prprio para esse tipo de atividade, a uma temperatura de mais ou menos 1500C: Observe:

O vidro pode ser considerado um lquido super-resfriado, porm com uma grande viscosidade

You might also like