You are on page 1of 1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CINCIAS NATURAIS DISCIPLINA: GENTICA GERAL PROFESSOR: MAXIMILIANO COELHO MACHADO AS BASES

FSICAS DA HEREDITARIEDADE CROMOSSOMOS 1. Nmero de Cromossomos: Nos organismos mais desenvolvidos, cada clula somtica (qualquer clula do corpo, excluindo-se as clulas sexuais) contm um conjunto de cromossomos herdado do lado materno (fmea) e um conjunto de cromossomos comparveis (cromossomos homlogos), herdados do lado paterno (macho). O nmero de cromossomos nestes dois conjuntos denominado nmero diplide (2n). O sufixo refere-se ao conjunto de cromossomos e o prefixo indica o grau do plide. As clulas sexuais ou gametas, que contm a metade do nmero de grupos de cromossomos encontrados nas clulas somticas, so designadas como clulas haplides (n). Um genoma um grupo de cromossomos correspondente ao grupo haplide de uma espcie. O nmero de cromossomos em cada clula somtica o mesmo para todos os membros de um determinada espcie. Pr exemplo, as clulas somticas humanas contm 46 cromossomos, as do gado 60, as da ervilha 14, as da mosca-da-banana 8 etc. O nmero diplide de uma espcie no tem nenhuma relao direta com a posio da espcie, no esquema filogentico de classificao. 2. Morfologia do Cromossomo: A estrutura dos cromossomos torna-se mais facilmente visvel durante certas fases da diviso nuclear, quando os cromossomos esto altamente espiralados. Geralmente em um genoma os cromossomos podem ser distinguidos uns dos outros pr diversos critrios, inclusive os relativos ao comprimento, posio de uma estrutura chamada centrmero que divide o cromossomo em dois braos de comprimento varivel, presena e posio de reas ampliadas denominadas protuberncias ou crommeros, presena de minsculas partculas terminais de material cromtico denominadas satlites. Um cromossomo com centrmero mediano (metacntrico) (Fig. A), tem braos de comprimentos aproximadamente iguais. O submetacntrico (Fig. B), o centrmero est um pouco deslocado do centro, do que resulta que um brao ligeiramente maior que o outro. O acrocntrico (Fig. C), o centrmero fica quase numa extremidade, de tal sorte que o cromossomo parece um bastonete, sendo difcil distinguir-se o minsculo segmento de brao que fica alm do centrmero. Se um cromossomo tiver seu centrmero numa das extremidades ou muito prximo, denominado telocntrico (Fig. D). Cada cromossomo do genoma (com exceo dos cromossomos sexuais) numerado consecutivamente de acordo com o comprimento, iniciando-se com o cromossomo mais longo.

3. Autossomos versus Cromossomos Sexuais: Nos machos de algumas espcies, incluindo-se a espcie humana, o sexo est associado a um par de cromossomos morfologicamente diferentes um do outro (heteromrficos), denominados cromossomos sexuais. Estes dois cromossomos geralmente so designados pr X e Y. Os fatores genticos existentes no cromossomo Y determinam o sexo masculino. As fmeas tm dois cromossomos X, que so morfologicamente idnticos. Os membros de quaisquer outro pares de cromossomos homlogos so morfologicamente indistinguveis; mas so geral e visivelmente diferentes de quaisquer outros pares (cromossomos no homlogos). Todos os cromossomos - com exceo dos cromossomos sexuais - so denominados autossomos.

You might also like